TRABALHO DOMÉSTICO NÃO REMUNERADO: O PAPEL DA MULHER NA ECONOMIA CAPITALISTA (PART. CAROLLINE SARDÁ)

  Рет қаралды 109,391

Ian Neves

Ian Neves

Жыл бұрын

-Canal Principal:
/ históriapúblicaoficial
-Quer saber o que é comunismo, assista:
• Comunismo: princípios ...
-Assista às lives, procure /historiapublica na roxinha
-Discord da Soberana: / discord
-Redes Sociais: linktr.ee/historiapublica
Deixe o like!
Se inscreva!
Ative o sino!
Links:
elefanteeditora.com.br/cuidad...
www.marxists.org/portugues/ko...
agenciabrasil.ebc.com.br/gera...
lunetas.com.br/pl-cuidado-dom...
brasil.elpais.com/brasil/2019...

Пікірлер: 767
@veramartins1000
@veramartins1000 Жыл бұрын
Eu fiquei 10 anos trabalhando em casa,cuidando de filhos,e ouvi várias vezes tanto de homens como de mulheres q eu ñ gosto de trabalhar q sou preguiçosa.
@vivianer.2696
@vivianer.2696 Жыл бұрын
Que bom que você está por aqui Vera, dialogar e refletir sobre nossas vidas. Eu aprendo muito com a Carolline.
@veramartins1000
@veramartins1000 Жыл бұрын
Eles já são adultos e eu me separei.
@angeliecrystalarcquell4585
@angeliecrystalarcquell4585 Жыл бұрын
​@@veramartins1000 muito bem, querida Vera!
@angeliecrystalarcquell4585
@angeliecrystalarcquell4585 Жыл бұрын
O engraçado de tudo, aliás, é que não reconhecem como trabalho todo o esforço de anos que, principalmente, as mulheres tiveram para cuidá-los - literalmente deixando uma vida inteira de lado pra se dedicar à formação de uma pessoa, e ainda sem receber nada em troca.
@Vitor-pt3jk
@Vitor-pt3jk Жыл бұрын
um casal aonde a mulher trabalha e o homem é desempregado e faz as tarefas de casa, ele pode exigir uma indenizaçao da mulher ou nesse caso o feminismo nao existe?
@eerli
@eerli Жыл бұрын
24 anos! Casada com um Advogado progressista, feministo, que ganhava (ganha) muito bem, mas eu nunca soube o quanto. Professor universitário, sempre dizia que, como ganhava muito bem, e eu não, era melhor pra nossa família, que eu ficasse em casa: isso significava total dedicação a todo trabalho, incluindo passar roupas do Advogado. Separada há 7 anos, consegui estudar depois que meus filhos cresceram, comecei a trabalhar e me separei. Hj consegui um relativo "sucesso" mas já tive um AVC, cirurgia de aneurisma e agora um desgaste muito violento nos dois joelhos. Não vou me aposentar, apesar de 24 anos de serviço prestado, ouvia que não dava pra pagar o meu INSS. O Advogado irá se aposentar eu, não.
@ellispatriciasilva7036
@ellispatriciasilva7036 Жыл бұрын
😢
@rodrigobarreto2477
@rodrigobarreto2477 Жыл бұрын
É desse jeito mesmo Revoltante
@rodrigobarreto2477
@rodrigobarreto2477 Жыл бұрын
E ele deve estar lá "lutando por um mundo mais justo"
@eerli
@eerli Жыл бұрын
@@rodrigobarreto2477 sim, é conhecido pelas causas em que luta.😞😡😡
@nats7261
@nats7261 Жыл бұрын
Revoltante. Espero que você fique bem. É cheio de esquerdomacho por aí.
@maikondamiani
@maikondamiani Жыл бұрын
Bizarro como em um Estado Socialista em 1918 o debate sobre feminismo estava mais avançado do que temos em 2023 no Brasil.
@Pepe-ql9xd
@Pepe-ql9xd Жыл бұрын
A escravização da mulher é uma das bases fundamentais do capitalismo e da sociedade de classes.
@Moreirapamela
@Moreirapamela Жыл бұрын
É assustador o quanto estamos perdendo
@luandorea9210
@luandorea9210 Жыл бұрын
O brasil sempre foi de maioria conservadora, não dá para simplesmente reclamar disso hoje. Ainda mais com a influência americana. E digo mais, mesmo para os da esquerda, ainda assim é o tipo de reflexão que precisa de esforço, muito esforço. Era ela falando e eu criando 30 argumentos contra na minha cabeça, e meio que me afastando do dito, até eu me acostumar a escutar e ignorar mesmo as diversas falhas do dito, e entender a ideia, foi tenso demais. O feminismo falha muito nesse ponto, e elas, as mulheres, só falam para elas - E ainda forçam com argumentos sem sentido como o da masculinidade tóxica, que existe, mas não na maneira que elas dizem -, e mais, têm probleminha para aceitar crítica, puta q pariu. Eu já consegui discutir com um terraplanista, porém mal consigo dialogar acerca de qualquer temática dentro do feminismo, até porque muitas confundem o "lugar de fala" e ficam cagando regra sobre. Ah, e eu não sou feministo, sou quase um comuna, mas não sou feministo. Acredito em equidade, nas diferenças do sexos, e compreendo as diferentes funções em toda história da humanidade, e que há justiças a serem feitas, mas não como elas dizem que deve ser. Se foi difícil para eu assistir, quem dera para os mais próximos ao centro, e pior ainda para os à direita. Provavelmente olham para essa nina e só riem do seu discurso, consigo ver de longe isso acontecendo.
@Edson-xx2js
@Edson-xx2js Жыл бұрын
Eu tô desempregado e a minha esposa que está trabalhando atualmente, eu estou responsável pela maior parte dos trabalhos domésticos aqui de casa e digo: Não é nada fácil! É muito cansativo mesmo e ainda temos dois filhos, preferia o meu antigo emprego, fácil, fácil.
@MacaCritica
@MacaCritica Жыл бұрын
O ponto é, você acha que faz algum sentido sua esposa te recompensar financeiramente por isso, seguindo a lógica dos dois bonitos aí?
@Pepe-ql9xd
@Pepe-ql9xd Жыл бұрын
@@MacaCritica O problema é os m4ch0s quererem o "direito" de abandonar uma mulher pra passar fome na rua, depois de exigir que ela não trabalhe e não tenha sustento próprio, só porque não tem mais graça enfiar o p4 u nela. Por acaso a mulher tá impedindo ele de trabalahr ou de procurar emprego?
@MacaCritica
@MacaCritica Жыл бұрын
@@maisatm4598 a questão é que eu não escolheria entrar em uma relação assim ou assumir tal responsabilidade, mas se tem gente que escolhe... E já tem bastante tempo que os casamentos deixaram de ser arranjados. Fora que a qualquer momento a pessoa casada pode se separar, logo não há esse elemento coercitivo ou exploratório que justifique uma indenização por uma escolha burra. Portanto esse argumento do ressarcimento é inválido.
@MacaCritica
@MacaCritica Жыл бұрын
@@maisatm4598 Eu moro sozinho, eu trabalho e cuido do meu ambiente e alimentação. O que eu quis dizer é que não entraria em uma relação onde tivesse que cuidar de todo o ambiente doméstico para alguém em troca de provisão. Essa relação de dependência não me é atraente, simples assim.
@raposainvernal
@raposainvernal Жыл бұрын
@@MacaCritica Sim, com certeza.
@ryzv3240
@ryzv3240 Жыл бұрын
Acontece muito do homem querer q a mulher fique em casa cuidando dos filhos e afazeres domésticos. Aí o homem tem tempo e trabalho para aumentar seu patrimonio, depois de anos troca a mulher por uma novinha, e a mulher sai com uma mão na frente outra atrás, já com uma idade q é difícil arranjar emprego e terá q se virar para cuidar dos filhos sozinha. Tenham cuidado mulherada.
@ryzv3240
@ryzv3240 Жыл бұрын
Tbm acontece do casal ter divisão total de bens e a mulher trabalhar fora, cuidar dos filhos e ainda usa seu dinheiro para despesas da casa enquanto o homem ta comprando coisas colocando no nome da mae, e juntando dinheiro. A mulher tbm vai sair sem nada desse casamento.
@JoachimZiemssen
@JoachimZiemssen Жыл бұрын
Que se exploda
@deathstroke7049
@deathstroke7049 Жыл бұрын
Que mundo ti vive maluco, mulher q casa com homem se o homem aumenta o patrimônio durante o casamento, metade é por lei da mulher em separação, quem se "ferra" na separação é o homem, homens evitam se casar mais de uma vez pra n ir ficando mais pobre.
@joshuademoraes
@joshuademoraes Жыл бұрын
@@lauresharafi7770 😂
@tamirisoliveiraaraujo7531
@tamirisoliveiraaraujo7531 Жыл бұрын
Sim Nós Mulheres temos que ficar atentas até porque na visão de muitas pessoas e homens a mulher em casa fica desinteressante na visao de muitos e depois que passa uma vida cuidando de casa e dos filhos...os filhos grandes casam e o homem bem sucedido aproveitando a vida usufruindo e a mulher se ve Sozinha.
@querenrebeca7357
@querenrebeca7357 Жыл бұрын
Fico impressionada q em um canal comunista, depois de um vídeo tão didático sobre a questão, ter tanta gente nos comentários individualizando o problema, realmente triste e mostra q a pessoa n entendeu nada! 🔴Trabalho não é medido por recebimento de salário, tudo aquilo que é fundamental para a reprodução da sociedade é trabalho!
@claudiabcarvalho
@claudiabcarvalho Жыл бұрын
Exato! Aliás, quando a sociedade te esculacha se você trabalha e sai pra se divertir deixando seus filhos com terceiros, isso é uma escolha? Se não tem creche pública e o casal não tem dinheiro pra pagar pra cuidarem da criança, alguém tem que ficar em casa pra cuidar da criança. Isso quando o cara não é abusivo e quer impedir a mulher de trabalhar pra manipulá-la. Se todos os condenados por violência doméstica tivessem que ressarcir suas vítimas como se fossem funcionárias, eles iam pelo menos pensar duas vezes - ainda mais que esses tipos costumam ser abusadores seriais, só sabem se relacionar intimamente com mulheres com violência e opressão.
@FilipeYamanu
@FilipeYamanu Жыл бұрын
A grande verdade é que quem comenta enquanto tá vendo o vídeo é pq não tá prestando atenção mesmo
@tiagosouna
@tiagosouna Жыл бұрын
deve ser bom ganhar um salario por limpar a propria casa e cuidar do proprio filho, eu queria um salario pra ir na academia. Se é funcionaria vc ainda leva metade do bens? Vc entra numa empresa e se for demitido leva metade do patrimonio. Duvido que algum troux4 se case depois disso
@nasci_ontem
@nasci_ontem Жыл бұрын
​@@tiagosouna case-se, tenha filhos e cuide deles e da casa 100% do tempo enquanto sua esposa trabalha e, quando ela chega em casa, não mova um músculo para nada. faça durante 10 anos. depois de trabalhar assim todos os dias sem férias, sem pausa, por uma década, você volta aqui e repete isso que você escreveu.
@tiagosouna
@tiagosouna Жыл бұрын
@@nasci_ontem quer que eu obrigue minha esposa a me ajudar em casa, sendo que ela passa o dia trabalhando fora? Quer que eu exija um salário e direitos trabalhistas, sendo que ela se esforça pra pagar tudo e não ficar no vermelho, enquanto nós decidirmos que eu ficaria em casa e cuidaria dos filhos. Ou seja, pra alguém casar e ter filhos teria que ganhar no mínimo 2 mil só pra pagar seu cônjuge, além de ser muito burro
@xereta1123
@xereta1123 Жыл бұрын
minha vó quando era jovem levou chifre do meu vo mas nao separou por vergonha de se divorciar e ser corna, agr com 80 anos e ainda vivendo com ele, esta com principio de demência, ainda cuida da casa, cozinha pro meu vo, lava as roupas dele, troca a cama dele, e faz tudo como uma empregada mesmo ele sendo mais novo e saudável que ela, eu falo pra todo mundo na minha família como isso é absurdo mas as pessoas só dizem q nao tem o q fazer sobre isso, no máximo minha mae divide as tarefas com ela quando ela nao ta trabalhando, mas ninguém confronta meu avo, nem deixam ele se virar, simplesmente foi tratado a vida toda como um bebezao só por ser homem, foi cuidado pela mae, irma, esposa e filha em todas as etapas da vida, mas nunca fez nada em casa, muito menos depois de se aposentar, e as mulheres nao falam nem nunca falaram nada pra nao arranjar briga. ser mulher é 75% do tempo uma bela bosta
@R0S4N4
@R0S4N4 4 ай бұрын
Lamento mto pela experiência de vida da sua avó. Espero q ela consiga encontrar algum conforto nos filhos e nos netos.
@ellensousa89
@ellensousa89 Жыл бұрын
Sobre as creches, e válido lembrar que muitas mulheres optam pela área da educação para trabalhar pq a carga horária e teoricamente menor e tbm e possível colocar o filho na mesma escola que se trabalha. E tbm muitas mulheres abrem mão de continuar o trabalho remunerado pq é mais barato ficar em casa cuidando da criança do que ter renda e ter que pagar quer seja uma babá ou uma creche. Isso tbm faz com que trabalhos domésticos sejam barateados. Muitas mulheres acabam virando baba por necessidade aceitando pagamentos muito menores do que deveriam ser.
@vanitazudos9643
@vanitazudos9643 8 ай бұрын
Vim comentar nesse vídeo para agradecer que eu assisti ele meses atrás! Me ajudou muito na hora de fazer a redação do enem, lembrei na hora!
@rafaelacristinyd
@rafaelacristinyd 8 ай бұрын
Siim! Eu tava doida pra comentar isso assim que saísse da prova! Nunca imaginei que um repertório ia vir tão facilmente na minha cabeça kk
@Wesrame
@Wesrame 8 ай бұрын
NA HORA VEIO NA MINHA CABEÇA VEY
@studiousmedstudent9438
@studiousmedstudent9438 8 ай бұрын
Muito foda, parabéns
@felipekneip5413
@felipekneip5413 Жыл бұрын
Meu deus Ian, que isso. Uma surra de corte de uma hora pra mais, assim eu não consigo estudar pra faculdade não kkkkk
@jojoanninha
@jojoanninha Жыл бұрын
O serviço por aqui já estava atrasado.... Ai ai esse Ian atrapalhando as nossas vidas, mas é por bem
@atacadocel1942
@atacadocel1942 Жыл бұрын
Kkk, se juntar o Ian e o João carvalho do assim disse João... MDS, acho que em 4 meses assisto uma média de 8 hrs por dia mastigando as lives... As de 4 hrs do João são incríveis, 4 horas e qnd acaba bateb a depressão braba..
@Jeffsss
@Jeffsss Жыл бұрын
@@jojoanninha Também passo por isso... HUhuha Canais de comuna é a minha netflix!
@deco90014
@deco90014 Жыл бұрын
É mas é uma pena que ele abandonou o outro canal
@marianasantana8050
@marianasantana8050 Жыл бұрын
Aqui é lavando louça e ouvindo kkkkk
@josiwalerisk8
@josiwalerisk8 Жыл бұрын
Tenho um bebê de 6 meses. Trabalho fora, de manhã. Meu esposo, à tarde. Nós revezamos igualmente nos cuidados com nosso filho. Ele é um excelente pai e esposo. Porém, por alguma razão (que sabemos bem qual é) ele não tem compromisso algun com os cuidados com a casa. Acaba sobrando tudo pra mim. Ou seja, mesmo a gente se dividindo igualmente com o bebê, sigo com mais demanda pq sobre a casa e as refeições pra mim. Hoje conversei com ele sobre isso e pontuei que se eu consigo lavar, limpar e cozinhar mesmo cuidando de um bebê e trabalhando fora, ele tbm consegue. Ele disse que vai melhorar. Vamos ver. Daí agora esse vídeo apareceu pra mim....
@mariamichely2346
@mariamichely2346 4 ай бұрын
Oi, Josiwalerisk Como está hoje em dia? Depois desses 9 a 10 meses?
@R0S4N4
@R0S4N4 4 ай бұрын
Desejo td d bom a vcs.
@marisebatt8869
@marisebatt8869 Жыл бұрын
"Cuidar da casa é obrigação da mulher" ouvi isso várias vezes. É um trabalho cansativo, maçante e sem hora pra acabar e nunca acaba, todo o cuidado com o coletivo é da mulher e é uma carga muito grande que não tem divisão de tarefas, homem quando faz é direcionado a ele mesmo. Quando tem filhos aí a mulher tá presa nisso e só sai se explorar a tal "rede de apoio" que geralmente é composta por outras mulheres da família materna (geralmente a avó que já vem desta mesma cultura de exploração).
@fakenews406
@fakenews406 Жыл бұрын
Mano... Não tem benefício nenhum em ter filhos e uma família. Tu procuras um filho e só passa pela sua cabeça o trabalho que está tendo. Que ridículo! Já parou pra pensar que uma criança dá trabalho e é uma responsabilidade absurda? Se você não está disposta a dedicar sua vida na manutenção da família, então era melhor nem ter começado uma. Não tem benefício nenhum em ter família. Depois de feita, você tem que ser responsável, porque senão vai mata-la inteiramente com suas próprias mãos.
@fakenews406
@fakenews406 Жыл бұрын
Cuidar da casa também é papel do marido. A única justificativa para ele não arrumar diariamente a casa toda é que está empregado, mas é papel dele educar os filhos e cuidar da própria sujeira, no mínimo. Agora da onde tu tiraste que ele tem que te remunerar? Por que não arruma um emprego então?
@marisebatt8869
@marisebatt8869 Жыл бұрын
@@fakenews406 vc está com problemas de interpretação de texto e falta de compreensão com ironias. É homem, né? "Fakenews"
@fakenews406
@fakenews406 Жыл бұрын
@@marisebatt8869 Ironia é marcada pelo exagero, você que não sabe usar essa figura de linguagem.
@fakenews406
@fakenews406 Жыл бұрын
@@marisebatt8869 O que ser homem ou não tem haver com a minha opinião? Precisa ter experiência de causa pra falar alguma coisa? Então por que vocês defendem o comunismo se nunca viveram ele de fato?
@jojoanninha
@jojoanninha Жыл бұрын
Eu estou aqui, 20:22h de uma segunda-feira, trabalhando no home office fora do horário, com a criança pulando e correndo ao redor e pedindo água o tempo todo, depois de um dia inteiro com criança no hospital, exausta por ficar horas sentada numa UPA, andando no sol pra pegar ônibus, cansada do próprio trabalho que tive que fazer correndo, sendo mãe solo e ainda tendo janta pra fazer (sem falar do estado da casa) só consigo concordar com tudo o que foi discutido. Trabalho ouvindo criadores comunistas, mesmo que às vezes eu não consiga prestar até em tudo que está sendo dito. Isso pra que meu ódio de classe não me estagne, mas sim me impulsione à REVOLUÇÃO!
@Soviechica
@Soviechica Жыл бұрын
Forças, camarada. Venceremos porque estamos do lado certo!
@patriciacastagna3006
@patriciacastagna3006 Жыл бұрын
Uma sociedade individualista massacra as mães solos ❤ que vc tenha uma boa noite e tente descansar! Venceremos!
@marisebatt8869
@marisebatt8869 Жыл бұрын
Precisamos informar sobre a maternidade para aquelas que estão começando a vida. Eu sempre alerto sobre a carga enorme que é ser mãe mesmo com o pai ao lado. Precisamos mudar esse cenário. Acredite, ter o pai da criança com vc não muda muita coisa nessa cultura em que vivemos e isso não é aceitável, está normalizado.
@ThiagoHenriqueDS
@ThiagoHenriqueDS Жыл бұрын
Mas no comunismo seria diferente? Pelo que vi, o pessoal lá na china trabalha 12h por dia.
@CouldLetter
@CouldLetter Жыл бұрын
@@ThiagoHenriqueDS o cara não consegue criticar o próprio pais e o proprio sistema economico...é de uma passividade, uma resiliencia, uma preguiça absurda
@lyolive
@lyolive Жыл бұрын
Eu amo uma "geração mimimi", completamente bem informada, com esse nível de clareza! Vcs são necessários demaaaais!!! ❤❤❤
@deboravazabreu8270
@deboravazabreu8270 8 ай бұрын
👏👏
@kimberlyprentice
@kimberlyprentice Жыл бұрын
É incrível de que quando a pauta é feminista tem vários comentários ruins , na sua maioria de homens, alienados pelo patriarcado. Simplesmente, estão diminuindo o trabalho das mulheres, que é muito pesado, que além de cuidar da casa precisa de cuidar dos filhos sem recompensação nenhuma, enquanto, na maioria das vezes, os homens trabalham recebem seu salário e não ajudam em nada em casa e ainda assim ficam diminuindo e jogando as coisas na cara da sua esposa. A famosa família patriarcal tradicional brasileira.
@fernandoneves8125
@fernandoneves8125 10 ай бұрын
Eu quero que faça uma lei que proíba o casamento, pq não tem vantagens nenhuma para um homem casa hoje, se sexo está tão fácil pra q casar? Cada um com seus problemas.
@lenamonteiro3961
@lenamonteiro3961 Жыл бұрын
Cara, eu sou mãe solo e, até a minha filha ser contemplada na creche municipal, a minha realidade era essa. A minha sorte foi que a minha filha nasceu em 2020 e eu recebi o auxílio emergencial pq o genitor sequer quis conhecer ou registrar a minha filha, imagina se ele paga pensão. Quando ela ficava doente, eu tinha que implorar para o genitor me mandar 100 reais para comprar os remédios e pagar o Uber para levar ela na emergência. Eu ficava dependendo de contribuições de parentes e sempre tinha que ficar explicando o pq eu não conseguia trabalhar. Era o dia inteiro cuidando da minha filha e da casa e eu passei um bom tempo sem máquina de lavar.
@marceloribeiro4140
@marceloribeiro4140 Жыл бұрын
O estado ajuda muito as mães solteiras
@marceloribeiro4140
@marceloribeiro4140 Жыл бұрын
Se fosse no socialismo;se não trabalhar não come ,como disse o dono do canal .... de graças a Deus de morar em um país rico que tenha o estado assistencialista. Aliás,agradeça de morar também em um país capitalista!
@lexkimthompson3677
@lexkimthompson3677 Жыл бұрын
@@marceloribeiro4140 Ajuda demais,quase essa mulheres conseguem comprar 1 Litro de leite. Ajuda,más ñ o suficiente pra um ser humano se estabelcer no mercado de trabalho. Sabe,creche e escolas,para essas mães poderem trabalhar e se sustentar.
@lexkimthompson3677
@lexkimthompson3677 Жыл бұрын
@@marceloribeiro4140 No socialismo tem creche e escola prara as crianças,os pais e mães ficam mais tranquilos quanto aos seus filhos.
@marceloribeiro4140
@marceloribeiro4140 Жыл бұрын
@@lexkimthompson3677 600 reais pra você só compra "1 litro de leite '? Isso na Venezuela com certeza. É muito desonesto falar isso . Sou Raimundo,60 anos que pega transporte público lotado e trabalha todos os dias não ganha nada do estado,pelo contrário,ele paga por esses benefícios.
@thulio43
@thulio43 8 ай бұрын
esse video me salvou, A minha redação do ENEM foi basicamente o que aquela feminista Carolline Sardá fez de conteúdo sobre a Simone de Beauvoir e o trabalho feminino de cuidado não remunerado
@cicatrizzie
@cicatrizzie 8 ай бұрын
siim, eu também usei as referências dela como base
@cicatrizzie
@cicatrizzie 8 ай бұрын
esse vídeo me deu muito repertório na redação, tem tudo aí: contexto histórico, argumentos, proposta de solução 😍😍
@0214455
@0214455 Жыл бұрын
Recentemente estou desempregado, cuido de todas as tarefas de casa, minha esposa trabalha como estagiária em um escritório perto de casa, e mesmo trabalhando próximo do lar ela não precisa fazer absolutamente nada quando chega porque esta tudo pronto, sempre foi assim, a casa pertence aos dois, logo, quem tem mais disponibilidade cuida dos afazeres da casa, eu sei que ela poderia sim fazer algumas tarefas, mas nossa dinâmica sempre funciona a base de diálogo e negociação! Tem dias que eu fico tremendamente exausto e comento com ela "nossa to tão cansado e só fiquei cuidando da casa praticamente" e ela responde "vida, você cuidou da casa inteira e acha que isso não é trabalho? Trabalhou mais do que eu..." Consciência é algo admirável em um relacionamento!
@elainemoreira3009
@elainemoreira3009 Жыл бұрын
Precisamos de mais carollene. Você é o máximo. Sou idosa sempre tive os mesmos pensamentos como você, mas pena na minha época tivemos que ficarmos sem gritar como você e graças a internet temos como nos expressarmos. Parabéns Ian pelo trabalho completo.
@laviniacoridola1751
@laviniacoridola1751 8 ай бұрын
Quem te segue brilhou no Enem! Muito necessária a discussão. Você é gigante. Lembro que na época que postaram fiquei bem empolgada com o assunto, me rendeu muito repertório!!!
@PlantaVoadora
@PlantaVoadora Жыл бұрын
Obrigada Carol por me colocar de volta no colinho do feminismo! Eu tava afastada do movimento simplesmente por estar de saco cheio de libfem (agora eu vejo!)
@hbizraa
@hbizraa Жыл бұрын
Eu tbm kkkkkk eu não me sentia "parte" dessa galera (libfem)
@kitt3ncooki33
@kitt3ncooki33 Жыл бұрын
Oq é libfem?
@PlantaVoadora
@PlantaVoadora Жыл бұрын
@@kitt3ncooki33 oii :) libfem é uma abreviação de "feminismo liberal", serve pra diferenciar das outras linhas de feminismo q existem.
@kitt3ncooki33
@kitt3ncooki33 Жыл бұрын
@@PlantaVoadora aaaah sim obgda, mas pq elas fazem tantas pessoas se sentirem deslocadas?
@PlantaVoadora
@PlantaVoadora Жыл бұрын
@@kitt3ncooki33 como a forma de ver a questão é mais liberal, acaba individualizando os problemas. Exemplo: elas tem uma bandeira do tipo "mais mulheres em posições de CEO muda o mundo". Quando temos uma visão que integra raça, classe e gênero (feminismo interseccional), vemos q quando uma mulher tem avanço individualmente em sua vida, um status social diferente, isso é mto bom pra ela e pra família dela. Mas, de que forma isso muda a vida de mulheres q criam os filhos sozinhas, q passam fome ou sofrem violências? Então o feminismo liberal não trata das questões reais q impactam a vida de todas as mulheres, não entende q o capitalismo faz parte (ou mesmo, ele criou) da estrutura social que coloca a mulher como inferior.
@Wesrame
@Wesrame 8 ай бұрын
USEI ESSE VIDEO PRO ENEM
@juliocaetano7930
@juliocaetano7930 8 ай бұрын
Passando por aqui pra lembrar q vc deveria ter visto esse vídeo antes para fazer a redação do Enem 2023
@R0S4N4
@R0S4N4 4 ай бұрын
Só pela redação do Enem clg?
@tomilinhar
@tomilinhar Жыл бұрын
Eu vendo esse vídeo enquanto cozinho o almoço pra minha família toda sozinha 😅
@patriciasantiago3759
@patriciasantiago3759 Жыл бұрын
😂😂 eu assistindo e lavando a louça do almoço que deixei pra lavar depois
@fernandophillips2789
@fernandophillips2789 Жыл бұрын
Obrigado Carolline pela surra que você deu no Lucas Pavanato. 😎👍🏻
@RodrigoPikatron
@RodrigoPikatron Жыл бұрын
Lembrando que Pavan significa "homem pequeno"
@Jvitorcard77
@Jvitorcard77 Жыл бұрын
Impressionado como esse maluco(com estilo de passivo-agressivo) é BURRO,histérico e baixo.Não aguentou debater sem desqualificar a Carolline!
@Jvitorcard77
@Jvitorcard77 Жыл бұрын
@@RodrigoPikatron Quem nasceu pra ser Pavanato nunca será PAINATO(referência do Futebas)
@smbdlv
@smbdlv Жыл бұрын
​@@RodrigoPikatron pavan na verdade é um sobrenome italiano que significa "ar"
@smbdlv
@smbdlv Жыл бұрын
​@@RodrigoPikatron ar ou o que é movido pelo ar, algo assim.
@elainecoutinho6520
@elainecoutinho6520 Жыл бұрын
Cursando serviço social, trabalhadora da saúde como técnica de enfermagem, mãe e avó solo. Tema do meu TCC. Obrigada Carol!!
@matheusg.eplayer7912
@matheusg.eplayer7912 8 ай бұрын
esse vídeo me ajudou na redação mas quase não me lembrei do vídeo 😢 Obrigado mesmo assim
@haroldoassis260
@haroldoassis260 Жыл бұрын
É legal até vermos a origem das palavras. Patrimônio, derivado da palavra pai, significa acumulação de bens. Enquanto Matrimônio, derivado da palavra mãe, significa casamento. Ou seja, para a sociedade patriarcal, o papel do homem é acumular os bens e as mulheres cuidarão do casamento.
@grmgt
@grmgt Жыл бұрын
"PIETRA BERTONAZI É A STORMFRONT DA VILA MIX" KKKKKKKK PERDI TUDO 💀
@mariamariah69
@mariamariah69 Жыл бұрын
Frida conseguiu destaque muito maior que o marido mas quem conhece a história sabe que grande parte da dor dela (inclusive somatizada fisicamente) vinha das humilhações promovidas pelo marido Diego Rivera, extremamente abusivo
@larsvalentyne1403
@larsvalentyne1403 Жыл бұрын
Esse vídeo é meu Asmr, a dicção, a inteligência e didática dentro desse vídeo é extremamente satisfatório
@helderbatistafisheriesengi498
@helderbatistafisheriesengi498 Жыл бұрын
Preste atenção Lars. Esse seu comentário carrega em si um racismo estrutural. O Ian e a Gabrielle tem em sua fala o sotaque majoritáriamente sulista, falando em termos de análise do discurso isso pode ser um problema. Atrelar inteligência a dicção até aí tudo bem mas ao sotaque?! Cuidado com essas falas.
@larsvalentyne1403
@larsvalentyne1403 Жыл бұрын
@@helderbatistafisheriesengi498 o que o cu tem haver com as calças menó? Cheirou a fábrica da Leite Ninho antes meter essa???
@marianasantana8050
@marianasantana8050 Жыл бұрын
​@@helderbatistafisheriesengi498 calma, rede social errada kkkk acho que cê quis falar no Twitter kkkkk
@thainaramassuia
@thainaramassuia Жыл бұрын
​@@helderbatistafisheriesengi498 é Carolline, moço ;) E ele não falou sobre o sotaque não
@mariamariah69
@mariamariah69 Жыл бұрын
Mais um caso de apagamento histórico feminino: O escultor Rodin e a esposa Camille. Bem retratada no filme “ Camille Claudel, de 1887, onde mostra que grande parte das obras “dele” na real era DELA!!
@Soviechica
@Soviechica Жыл бұрын
Eu amo que no enfrentamento direto a gente tem a Carol, ela é maravilhosa. ❤
@Claudn
@Claudn 8 ай бұрын
salvando temas da redação, orgulho de ter assistido essa live.
@daikanodedaikahan
@daikanodedaikahan Жыл бұрын
É, faz sentido se pensarmos bem friamente, cuidar de um filho é um trabalho que deve ser contado como aposentadoria, pois ela está colocando um consumidor no mundo que vai ser explorado em seguida também e irá pagar impostos, se você pensar no Estado como uma empresa, o que pessoalmente acho um grande erro, mas só para compreensão. A pessoa que cuida dos filhos está cumprindo já sua função social de certa forma, entaõ achei tal projeto muito interessante.
@carol_carol439
@carol_carol439 Жыл бұрын
Não somente um consumidor mas um trabalhador também.
@daikanodedaikahan
@daikanodedaikahan Жыл бұрын
@@carol_carol439 sim, por isso falei explorado, só trabalhador pode ser explorado por meio de sua força de trabalho. Apesar de não ter deixado tão explícito.
@amandaesteves2100
@amandaesteves2100 Жыл бұрын
Meus pais são casados e seguem esse modelo tradicional, mas a diferença é que meu pai teve e ainda tem senso em remunerar a minha mãe e pagar o plano de aposentadoria. Pois meu pai viveu o sofrimento da minha avó sendo explorada, espancada e traída, tanto que, na vida de adolescência e adulta, ele e meus tios tiveram que segurar meu avó várias vezes pra proteger a minha avó. E por mais que o véio tenha se regenerado quando ficou doente e na beira da sua morte, isso não significa nada e pelo menos serviu de péssimo exemplo para o meu pai ser um homem de senso, além de incentivar eu e minha irmã focar na carreira e zero necessidade de casar tradicionalmente.
@mamede_
@mamede_ Жыл бұрын
A Sardá e o Ian juntos é tudo de bom 🤌🏻
@osvaldotrigueiro3884
@osvaldotrigueiro3884 Жыл бұрын
Fernanda concordo com você , eles até parecem um casal de irmãos , o formato de rosto é muito parecido .
@sabrina.ajuaro
@sabrina.ajuaro Жыл бұрын
Depois de conhecer os textos da Kollontai sobre trabalho doméstico eu fiquei doida pra ler Silvia Federici. Parabéns camaradas, vocês são f0das!!!!
@0214455
@0214455 Жыл бұрын
Silvia Frederic é maravilhosa, minha esposa comprou o livro " O Caliba e a Bruxa" e acabei ficando interessado, uma leitura pesadíssima, bem difícil em alguns momentos, mas muito necessário! Como homem, posso afirmar que é um livro que mudou mais ainds meus pensamentos e modo de viver, tanto sozinho quando na vida com minha esposa!
@thaisachan
@thaisachan 8 ай бұрын
Voltando aqui nesse video, quem assistiu tirou de letra a redação do enem!! Trabalho doméstico é TRABALHO
@Tulio_Fonseca
@Tulio_Fonseca Жыл бұрын
1:28:20 a carinha de admiração do Ian pela Carol me representa! 🥰🥰😍😍
@R0S4N4
@R0S4N4 4 ай бұрын
@cleiderodrigues3542
@cleiderodrigues3542 Жыл бұрын
Restaurantes populares, lavanderias populares é uma boa. Auda bastante ja, mas a caminhada ainda é longa porque o serviço doméstico não é apenas cozinhar e lavar roupas. Tem o cuidado com a criança após a creche pois em uma grande cidade como são paulo demora muito o trajeto ida e volta do trabalho mesmo com metrô, ônibus, trem. Tem a coisa de limpar a casa, de fazer lição de casa com filhos Etc Precisa melhorar as escolas, a educação, a segurança publica. Fazer a maioria dos homens entender o óbvio: Que o trabalho doméstico é deles também.
@pedrogadelha
@pedrogadelha Жыл бұрын
Boa noite Ian, parabéns pelo seu trabalho estou com vcs. Neste vídeo eu apesar de ser homem, durante os primeiros nove anos do meu casamento eu que fiquei em casa e cuidando dos trabalhos domésticos, e hoje isso está fazendo diferença para a minha aposentadoria pois não podia trabalhar por causa da minha mulher que era médica e a gente mudava sempre de cidade. Sou um cara muito a favor do feminismo e batalho sempre por isso, mas aí vejo meu caso e estou impedido de me aposentar porque durante 10 anos fui "a dona de casa" sem nenhum preconceito com isso afinal era uma divisão justa, mas hoje não consigo me aposentar por conta disso. O que vc acha que posso fazer tenho alguma chance?
@MacacoArrogante
@MacacoArrogante Жыл бұрын
Muito importante dar visibilidade a essas discussões. O trabalho da Carol é imprescindível!
@veramartins1000
@veramartins1000 Жыл бұрын
É um trabalho invisível!!
@VictorEduardo-yc5yb
@VictorEduardo-yc5yb Жыл бұрын
​@@robalex9387 Basta ajudar a sua esposa a fazer o trabalho doméstico, a mulher não é sua empregada :)
@kainlucard
@kainlucard Жыл бұрын
Assim como o cara que desce no esgoto e fica coberto de merda pra vc ter água tratada em casa.
@lexkimthompson3677
@lexkimthompson3677 Жыл бұрын
@@kainlucard Assim como o cara que toma tiro pela segurança pública de todos. Eu no caso,sou esse cara. Más é aquilo né,prefiro tomar tiro do que lavar louça. Eu gaho grana no me emprego,na minha casa,quando eu lavo a louça ñ ganho nada
@glaukb
@glaukb Жыл бұрын
Essa questão do trabalho doméstico é tão enraizado, que mesmo trabalhando em casa é difícil enxergar o próprio como trabalho. Mesmo sabendo, essa desconstrução no imaginário feminino é muito difícil também. Fora a desvalorização da mulher no ambiente de trabalho após ter filho, que uma grande porcentagem nos primeiros 2/3 anos fica desempregada. Mas muitas vezes passando pela pressão de fazer trabalho doméstico, cuidar de uma criança, e passar pela pressão de buscar uma recolocação no mercado de trabalho, tudo isso numa jornada de 24/24 por 7/7 (principalmente nos primeiros meses da criança onde sono é um luxo) e seu próprio valor dentro da sociedade é questionado. E eu também acredito que essa atribuição de jornada como tarefa feminina afeta o relacionamento dos homens com a sua família, com seus próprios filhos fragilizando conexão e contato, é a receita pra desconexão familiar. Fora a perca de individualidade feminina nesse processo.
@luannademelo
@luannademelo 10 ай бұрын
"Tu não faz nada demais, só estuda e arruma a casa" uma frase que escutei muito na adolescência 🤡 É interessante saber que minha frustração de anos atrás tem um fundamento tão bem estruturado, gostaria de ter conhecido o trabalho da Kollontai anos atrás, teria me poupado muita rebeldia 😅
@yurialves8945
@yurialves8945 8 ай бұрын
Graças a esse vídeo fiz a redação do Enem. Valeu Ian e Sardá!
@fernandophillips2789
@fernandophillips2789 Жыл бұрын
Continue com os cortes de mais de 1 hora, assisto todos os seus vídeos Ian e continuarei assistindo! 🤠👍🏻
@giseledomingues732
@giseledomingues732 Жыл бұрын
Ian admiro muito o seu trabalho e seu conteúdo e principalmente o da camarada Carolline Sarda, inclusive estou devorando a Caixa de Pandora. As mulheres feministas precisam incentivo para melhoria de suas retóricas. Já fui varias vezes pra rua e continuo indo... agora meu discurso está melhorando mas logo no início senti muito o peso do tempo que não tive de leitura...tive muitas críticas de muitas pessoas que me diziam que falo mal e que deveria voltar pra frente do fogão.... porque estava em trabalhos domésticos desde pequena e agora com quase 50...isso ainda e sempre me fez muita falta: o tempo de leitura e preparação. Enfim....precisamos mudar essa realidade porque a revolução virá pelas mãos das mulheres. Venceremos!!❤
@joshuademoraes
@joshuademoraes Жыл бұрын
"Enfim....precisamos mudar essa realidade porque a revolução virá pelas mãos das mulheres. " A ultima vez que essa ideia de "fazer revolução" foi efetivamente posta em prática, resultou em milhões de valas comuns.. Mas vai filhota, vai confrontar o capitalismo e o patriarcado opressor. Boa sorte..
@fredericofiori265
@fredericofiori265 Жыл бұрын
Carol maceta demais as antifem e os liberaleco! Ela jambrolhou o tal do Lucas. Muito boa essa Aula Magna.
@tomilinhar
@tomilinhar Жыл бұрын
Me senti o suprassumo da inteligência quando o Ian falou "temos acesso a uma miríade de textos" porque li o que significa "miriade" ontem 😂😂😂
@thainaramassuia
@thainaramassuia Жыл бұрын
E o que significa, moça? Fiquei um tico perdida
@tomilinhar
@tomilinhar Жыл бұрын
@@thainaramassuia 10 mil alguma coisa, tipo uma miríade de maçãs
@thainaramassuia
@thainaramassuia Жыл бұрын
@@tomilinhar que palavra interessante, obrigada ❤️
@vivianpereiramendes2218
@vivianpereiramendes2218 Жыл бұрын
OBRIGADA PROFESSOR QUERIDI💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
@claudiabcarvalho
@claudiabcarvalho Жыл бұрын
Falando da mulher como "o outro" - e saindo um pouco do tema do vídeo -, isso é refletido especificamente na nossa língua, onde o gênero masculino consegue ser masculino ao mesmo tempo em que é neutro, enquanto o feminino é algo relegado exclusivamente as mulheres. O português considera a presença masculina mais importante e digna de reconhecimento; basta que um grupo composto por qualquer número de mulheres tenha apenas um homem para ser referido no masculino, e isso alimenta nossas percepções estereotipadas da presença da mulher na sociedade. Se "Os cientistas descobriram a cura para da doença", o imaginário popular imediatamente assume que todos, ou quase, eram homens. E é importante lembrar que a misoginia nos deixa propensos a pensar na "cultura masculina" como algo neutro e de valor maior do que a cultura feminina. Como exemplo, eu sempre cito a forma como a mídia e as pessoas trataram duas franquias cinematográficas contemporâneas: Transformers e Crepúsculo. E até hoje existe um ramo inteiro na internet que consiste em ridicularizar obras que são voltadas para mulheres (pior ainda meninas adolescentes), mas os filmes do Michael Bay são tratados como se fossem meramente obras bestas que a molecada (meninos e homens de todas as idades) curte. Eu poderia ficar um tempão discorrendo sobre como histórias femininas e suas criadoras são marginalizadas. Quando a onda de adaptação literária no cinema se esgotou com a falência de Divergente, romances e aventuras protagonizados por mulheres foram exilados para a TV, com raríssimas exceções que só comprovam a regra. (Pra deixar claro: eu não acredito em alta ou baixa cultura, nem que um meio ou mídia é melhor que o outro, mas a indústria cinematográfica acredita, e toma suas decisões com essa crença em mente.) Enfim, não dá pra pensar igualdade de gênero sem pensar em como o português brasileiro invisibiliza e estigmatiza as mulheres e normaliza os homens, e como isso se reflete diretamente no olhar binário que lançamos às expressões culturais.
@palpitariadovitao
@palpitariadovitao Жыл бұрын
❤❤❤❤❤ Ela jantou lindamente o Pastelzinho do MBL. Lucas Pavanato é a nova Renata Barreto. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
@pedrocardoso6987
@pedrocardoso6987 Жыл бұрын
Eu tô amando ver as lives dos dois juntos ❤
@titoismael4842
@titoismael4842 Жыл бұрын
❤tenho medo da Carolline Sarda toma minha 🏡 casa pois ela já roubou meu coração ❤
@eliasaureliano2807
@eliasaureliano2807 Жыл бұрын
Como diz o tio Arvro do meteoro "Calma ela não é o banco"
@5driedgrams
@5driedgrams Жыл бұрын
Calma que ela não é o Joel Pinheiro.
@mamaomma
@mamaomma Жыл бұрын
a Carol e o Ian são tão lindos meus olhos estão ardendo de tanta luz de beleza na minha tela nuuuuu
@simonealves4691
@simonealves4691 6 ай бұрын
ISSO É FORTUNA... Conteúdo que estimula, enriquece, desperta... Bravos!
@Ana-bi8kd
@Ana-bi8kd Жыл бұрын
Caroll é foda! Nossa guerreira! Sobre esse tema eu ouvia muito a frase "a mulher é a proletária do homem", o problema é que a sociedade hoje vê o papel de mãe e esposa como uma coisa feita por amor e vocação natural, e esquecem total a dinâmica de exploração por trás disso.
@chromesilencer3463
@chromesilencer3463 Жыл бұрын
eu to simplesmente AMANDO esses vídeos de 1 hora, continue ian, continue
@glauciamsq
@glauciamsq 8 ай бұрын
Quem viu esse vídeo antes da redação do enem 2023.... ❤
@annalirocha9327
@annalirocha9327 8 ай бұрын
Ele foi indicado pra mim na quinta mas estava focada nas revisões e guardei pra ver depois, só vim ver agora... Tô bem feliz...
@Lua.escarlate
@Lua.escarlate 2 ай бұрын
🎉🎉🎉🎉🎉🎉 Eu conheço a carolzinha a muito tempo❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ e eu não consigo me perdoar por que eu não CONHECI o Ian neves na mesma época ....... 😭😭😭😭😭😭😭😭😭Conheço a carol a mais de 10 anos e não faz nem um ano que eu tive o PRAZER o PRIVILÉGIO a HONRA de conhecer esse maravilhoso IAN NEVES ❤❤❤❤❤
@flaviobarreto5463
@flaviobarreto5463 Жыл бұрын
Salve, camaradas Ian e Carol! Essa live foi antológica.
@carlanascimento3614
@carlanascimento3614 Жыл бұрын
Que maravilha essa live ! Obrigada meninos ! Depois dessa live vou tomar novos rumos na minha vida aqui ! Gratidão ❤
@danielpava
@danielpava Жыл бұрын
Uma pequena contribuição sobre o tema do salário para trabalho doméstico, estamos lendo o Patriarcado do Salário em casa e a Federici faz o seguinte ponto: - A Pauta máxima é a emancipação da trabalhadora do lar desse trabalho por meio da socialização do cuidado; entretanto. - A Pauta mínima do Salário pago pelo Estado, com sindicato para representação da classe, promove a organização dessas trabalhadoras, que hoje estão sozinhas e isoladas em suas casas, para buscar o avanço da pauta máxima. Portanto, a pauta do Salário para trabalho doméstico, jamais deve ser antagonica à Socialização do Cuidado, mas sim uma das táticas da estrategia de emancipação da trabalhadora do lar... Pois sejamos realistas, a socialização do cuidado jamais virá sem organização dessas trabalhadoras, pois é do interesse do capital a manutenção do status quo.
@elanlourful
@elanlourful Жыл бұрын
Adorei seus textos, Carol! Amei!
@Ashy.Moon.
@Ashy.Moon. 7 ай бұрын
minha mãe sempre me incentivou a estudar e não aceitar ninguém acima de mim, amien! 🙏
@fernanda3927
@fernanda3927 Жыл бұрын
nem começou mas ja comentando amo esse feat c carolzinhaaa
@DaianeLM
@DaianeLM Жыл бұрын
Adorei o vídeo. Adoro a Carol, os vídeos dela apareceram no meus recomendados recentemente.
@marialuiza-dn4yf
@marialuiza-dn4yf Жыл бұрын
cara, esse reconhecimento de criação dos filhos como tempo de trabalho é muito necessário, minha avó trabalhou a vida inteira em dupla jornada em subemprego e cuidados dos filhos e da casa e hoje não consegue se aposentar.
@ilzaclemente5448
@ilzaclemente5448 Жыл бұрын
Salve salve! Carolini! vou te seguir. Gratidão.
@wellersonoliveira5334
@wellersonoliveira5334 Жыл бұрын
Ian e Sardá, top 3 duplas comunas haha retorica em sintonia ❤
@dionescarpelli
@dionescarpelli Жыл бұрын
Excelente tema e abordagem! Espero que Carolline seja candidata outra vez. A Live me lembrou do poema de Brecht Perguntas de um trabalhador que lê.
@lucyvalmont2
@lucyvalmont2 Жыл бұрын
Carol descreveu minha vida e necessidades, de antes e de agora.
@claudiabcarvalho
@claudiabcarvalho Жыл бұрын
1918. Mais de um século depois, ainda temos que discutir isso. Nem que você tenha uma casa completamente automatizada, com o que tem de mais tecnológico hoje, o trabalho doméstico não deixaria de ser um dos mais pesados. Nos dizem que não queremos carregar sacos de cimento, enquanto eles não têm coragem nem fibra pra serem homens "do lar".
@MisterDrumsNoob
@MisterDrumsNoob Жыл бұрын
Agradeço a Deus por conhecer a Ingred apenas pelo Tiago Santinelli... Obrigado, mestre ❤
@YamiTenshi11
@YamiTenshi11 Жыл бұрын
Que prazer conhecer o conteúdo da Carol. Já estou lá nas pág dela, com vídeo engatilhado pra assistir após o término desse aqui
@joycesouza0117
@joycesouza0117 Жыл бұрын
Adoro vocês,tô aprendendo muito❤
@CarolineDAWiebe
@CarolineDAWiebe Жыл бұрын
Amo a Carol e o Ian! Carol necessária demais! Continue!! ❤ ps* mulheres trabalham em casa, trabalho invisível enquanto homens cuidam de suas carreiras, salvam o mundo e quando a mulher envelhece ainda é trocada…capitalismo patriarcal
@jamila.nutripreta
@jamila.nutripreta 11 ай бұрын
Melhor vídeo! Sigo vários canais de esquerda e ainda não tinha visto o assunto ser tratado com tanto profundidade 👏🏾👏🏾👏🏾
@HeitorS763
@HeitorS763 Жыл бұрын
Eu ADOREI o canal da Carolline sardá, eu to vendo todos os videos dela, gosto mt do conteudo
@thisanx
@thisanx Жыл бұрын
Essa é braba, tá aparecendo direto na minha TL macetando liberal
@barbaramentemelo
@barbaramentemelo Жыл бұрын
ai queria muito as refererências que eles comentaram :( ficou faltando disponibilizar o diálogo e o texto do pq nao huove grandes mulheres na arte? conhecendo carolline agora... maravilhosa! adorei
@veramartins1000
@veramartins1000 Жыл бұрын
Boa noite camaradas!!
@brake6754
@brake6754 Жыл бұрын
Cê vê a diferença, nesse ambiente ela se sente mais confortável etc
@angela2629
@angela2629 8 ай бұрын
O KZbin me recomenda esse vídeo depois do ENEM! Eu me odeio
@danielpava
@danielpava Жыл бұрын
No momento 1:08:00 a Carol faz o questionamento de quais fontes orçamentárias (impostos) viriam os recursos para pagamento pelo trabalho doméstico. Veja isso não é um questionamento válido, tendo em vista que os impostos nem são em última instância responsáveis pela disposição orçamentária. Um outro fator é que o Trabalho Doméstico seria pago unicamente em moeda corrente nacional, ou seja, bastaria esse recurso ser incluído na LDO do ano seguinte e majoritariamente esses recursos seriam utilizados para alimentação, moradia e serviços, ou seja não demandariam uma remessa de dólares para o exterior no sentido de importações, o que por sua vez evita a geração de inflação. O único entrave atual para colocar isso em prática no Brasil é a Lei do Teto de Gastos, sem ela, poderíamos criar essa política pública de remuneração pelo trabalho em conjunto com a ampliação dos serviços de socialização do cuidado, para que não se tornem pautas antagonicas como a Carol coloca.
@kellytrindade206
@kellytrindade206 Жыл бұрын
POORRAAA EU AMO ESSE COLLAB DEMAIS VAMO BRASIL VENCEREMOS CARALHO
@samuelserafim1952
@samuelserafim1952 11 ай бұрын
Simplesmente a melhor colab do Brasil comunista
@jualoiapro
@jualoiapro Жыл бұрын
A cada dia eu tenho mais certeza q eu nunca quis e não quero casar e nem ter filhos. 😂
@SrZava
@SrZava Жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@viniciusbarbosa5665
@viniciusbarbosa5665 Жыл бұрын
Nancy Fraser e Rahel Jaeggy tem um livro sobre essa temática do trabalho domestico etc
@nats7261
@nats7261 Жыл бұрын
Ótimo ponto sobre a socialização do trabalho, Sardá. Você é foda demais!
@vitoriagava7469
@vitoriagava7469 Жыл бұрын
Maravilhosaaaaa!
@brenopereiradealencarbarra5285
@brenopereiradealencarbarra5285 Жыл бұрын
Vídeo importantíssimo
@andressaviana490
@andressaviana490 Жыл бұрын
Carol Sarda é sensacional! 😊
@yasmimmatos7448
@yasmimmatos7448 Жыл бұрын
eu tô numa melancolia de férias, com a minha passagem para a turma de extensivo do meu curso ( sim, eu cai no canto da sereia de estudar no intensivo porque jurava que na graduação seria melhor para conseguir um emprego, como sabem, mesmo prejudicando minha graduação em tempo corrido, não havia vaga de emprego se eu tivesse que parar um período pra estudar...), já que, sou a jovem que fica em casa e meu irmão estuda e mãe trabalha, e cara, como tá cansativo a rotina, não consigo me concentrar para estudar até.
@andreia675
@andreia675 Ай бұрын
Show.
@Diego_C10
@Diego_C10 Жыл бұрын
Corte TOP!!!
IAN NEVES -  COMUNISMO NA PRÁTICA - KRITIKÊ PODCAST #217
3:54:55
Kritikê Podcast
Рет қаралды 730 М.
ПРОВЕРИЛ АРБУЗЫ #shorts
00:34
Паша Осадчий
Рет қаралды 6 МЛН
IAN RESPONDE: TW1TCH, ARM4S E EUROCOMUNISMO | #14
1:15:38
Ian Neves
Рет қаралды 118 М.
IAN RESPONDE: COMBATE AO RED PILL, ESPERANÇA E ESCALA 6X1 | #16
1:01:15
#43 • TERROR ANTIFEMINISTA | Com Carolline Sardá
1:42:17
SENTA DIREITO GAROTA!
Рет қаралды 36 М.
Breve história do Tibet e sua libertação
39:36
Ian Neves - História Pública
Рет қаралды 321 М.
A criação de Israel e a origem do conflito na Palestina
2:36:49
Ian Neves - História Pública
Рет қаралды 542 М.
A Venezuela é socialista? Breve história e trajetória de Hugo Chávez
1:14:37
Ian Neves - História Pública
Рет қаралды 496 М.
Por que odiamos? Ep. 4: Augusto Pinochet
1:58:58
Ian Neves - História Pública
Рет қаралды 539 М.
ПРОВЕРИЛ АРБУЗЫ #shorts
00:34
Паша Осадчий
Рет қаралды 6 МЛН