Travessia cassino-chui. Caminho dos farois.

Douglas fronza

Há 1 ano e meio atrás( novembro de 2017) realizei uma das caminhadas mais empolgantes que já fiz, a travessia da praia do Cassino, considerada um dos dez trekking mais difícies do Brasil.Então só agora resolvi fazer uma edição( bem caseira e simples)dos meus vídeos dessa caminhada. e temtar passar um pouco da emoção que senti.
Foram 4 meses de preparação e logística para que essa travessia tivesse êxito. É um trekking que vc precisa estar focado mentalmente e fazer do caminho um aliado e não um obstáculo, apreciando cada momento.
Estou planejando fazer essa travessia novamente novembro(2019) desse ano, na lua cheia( a outra também foi). Vamos ver......
que esse vídeo possa ajudar e/ou empolgar mais amante de trekking a conhecer essa parte do Brasil, tão inóspita,desabitada,desafiadora mas extremamente linda e empolgante.

@maragatotrekking7638
@maragatotrekking7638 2 жыл бұрын
Bem vindo ao grupo dos seletos que realizaram essa travessia.💪🏻
@vivendoavida1009
@vivendoavida1009 Жыл бұрын
Grande Douglas! Me passou todas as dicas que precisava pra fazer a travessia de bike. Agora quero fazer a pé! Obrigado pelas dicas e boas vigens, Douglas!
@RenatoReckziegel
@RenatoReckziegel 3 жыл бұрын
PARABÉNS....👏👏👏👏👏👏👍
@RosanaJoy 5 жыл бұрын
olha eu de novo...... achei muito tri a tua postura com a caminhada... só vi vídeos onde os caras reclamam o tempo todo.. é como tu diz, fazer da caminhada um prazer e não uma tortura.... é isso aí, aproveitar ao máximo.
@douglasfronza9926 5 жыл бұрын
Isso aí Rosana a travessia é e será sempre maior que eu então aceitar a adversidade sem sucumbir e enxergar o copo meio cheio e não meio vazio e curtir o caminho , senão por quê fazer-la , não é? Eheheh valeu
@RosanaJoy 5 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 com certeza.. é que até agora só tinha visto outros tipos de vídeo.. muito grata por sua inspiração
@douglasfronza9926 5 жыл бұрын
Opa valeu foi por isso que decidi fazer esse vídeo só tinha vídeo de sacrifício e nenhum com prazer kkkk
@ale_kank
@ale_kank 3 жыл бұрын
Exatamente. Fiz semana passada preparado para o pior devido aos relatos, porém foi super prazeroso.
@receitasedicascaseiras
@receitasedicascaseiras Жыл бұрын
Que paisagens lindas ganhou mais um onscrito. Tambem tenho um.dá uma espiada lá.vou continuar acompanhado😊
@lisianebenfica8217
@lisianebenfica8217 2 жыл бұрын
Maravilhoso seu depoimento. Você se conectou com a natureza e deve a resposta :Tranquilidade e harmonia em cada passada .Parabéns 👏👏
@fronteiras_em_familia
@fronteiras_em_familia 4 жыл бұрын
Bah que massa cara, passei um tempo uma vez no Hermenegildo e me apaixonei pela região , hoje moro na Ásia e sinto saudade , quero fazer isso um dia
@igorvelho5464
@igorvelho5464 4 ай бұрын
Parabéns !!!
@robertoholanda6052
@robertoholanda6052 3 жыл бұрын
Boa tarde, foi o melhor relato que já vi na internet,. Todos que vi: apenas sacrifício e vc fez apreciando a paisagem. Peguei o seu telefone e vou te mandar uma msg para saber mais informações. Estou me preparando para fazer essa travessia e achei o seu planejamento muito bom e se permitir , queria seguir do mesmo jeito, poderia mandar todas as informações que tiver, mesmo as mais simples, pois, todas são muito importante, água, comida, peso mochila e tudo que tiver. Sou de Goiás.
@robsonkadron
@robsonkadron 3 жыл бұрын
É uma bela aventura. Estude bem o trajeto, conheça seus limites e terás uma experiência incrível. Do contrário poderá ser um martírio.... Fiz há três semanas...E o condicionamento é crucial para uma boa travessia. Abraço e boa aventura!
@juniorbigua
@juniorbigua 3 жыл бұрын
Parabéns pela travessia. Vou fazer em outubro! É uma grande aventura física e emocional no abismo horizontal!
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Legal amigo , irá gostar.
@AndersonCZardo
@AndersonCZardo 2 жыл бұрын
É você Neyber?
@wa2603
@wa2603 3 жыл бұрын
Parabéns pela coragem e consquista pretendo fazer em breve
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Opa amigo, faça sim vale a pena, e se precisar de algo só falar 👍👍👊
@douglasrichetti7631
@douglasrichetti7631 3 жыл бұрын
Parabéns. Essa travessia está nos meus planos tbm.
Bora lá 👏👏👏
@lucianopenonireispenoni4305 4 жыл бұрын
Parabéns Douglas, você foi muito bem. Tentei a travessia agora em outubro, infelizmente peguei uma grande tempestade perdi minha barraca e tive muitos contratempos que me fizeram desistir no Albardão, mas foram cerca de 150 km de muitos ensinamentos, uma experiência impar, só que faz sabe das dificuldades e superação que é esta travessia, torço pelo seu sucesso na segunda viagem. E grava um vídeo e posta para gente matar a saudade do cassino aí.
@camealcan
@camealcan 4 жыл бұрын
Oi Luciano tudo bem? Foi você que perdeu a barraca? Fiquei sabendo no Albardão. Durante essa tempestade fiquei totalmente isolado na minha barraca, uns 40km antes do Albardão.
@lucianopenonireispenoni4305 4 жыл бұрын
@@camealcan isso mesmo perdi a barraca e vários equipamentos com a chegada de uma frente fria, ela veio bem forte a ponto de fechar o porto do Rio grande por alguns dias, o vento tornava impossível manter a barraca ancorada e acabei perdendo minha casa. KKK. Mas depois que passa o susto tudo vira piada. Pretendo voltar em outubro deste ano. Desta vez mais preparado.
@fabiojoner 3 жыл бұрын
Olá Luciano! Lembra o dia da tempestade? Eu estava no Cassino em Out/19 e também passei apuros kkkk
@camealcan
@camealcan 3 жыл бұрын
@@lucianopenonireispenoni4305 Vi a tua mensagem somente hoje, fev/2021. Quando puder, se possível, me passa teu contato para trocarmos algumas ideias sobre a travessia. Eu pretendia repetir em março/2021, mas não será possível, é bem provável que fique para outubro/21.
@lucianopenonireispenoni4305 3 жыл бұрын
@@camealcan lucianopenonireis@yahoo.com.br este é meu email. Realizei a travessia em outubro do ano passado, foi tão tranquila que quase voltei para o Rio grande andado. Kkk brincadeira. Mas o tempo ajudou muito, não dá nem pra comparar o nível de dificuldade que foi em 2019.
@sempreemfrente1 3 жыл бұрын
Estou com um projeto pra iniciar em outubro desse ano, partindo de Cuiabá-MT até Chuí via Cassino. Tudo a pé mochilado. Acredito no final do ano chegarei nessa praia pra finalizar a jornada. Obrigado pelas dicas.
@douglasfronza9926 2 жыл бұрын
Rapaz isso será punk,boa sorte amigo
@sempreemfrente1 2 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 Obrigadoo. Nesse momento já percorri mais de 500km. Mas optei por vir até aqui (Sao Gabriel do Oeste) de bike com apoio. Agora sigo a pé , sozinho.
@@sempreemfrente1 show amigo parabéns e bora lá 👊👊👏👏👏
@@douglasfronza9926 obrigado
@ale_kank
@ale_kank 3 жыл бұрын
Fiz semana passada. Show de bola.
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Parabéns amigo ,vale a pena sim
@nicolasvianna6504
@nicolasvianna6504 3 жыл бұрын
Parabéns irmão, muito bom Estou me preparando p fazer em janeiro 💪🙏
@maiconpimentell8063
@maiconpimentell8063 4 жыл бұрын
Parabens meu amigo ja ganho mais um escrito
@fabiojoner 4 жыл бұрын
Belo relato Douglas, obrigado por compartilhar. Neste sábado (12/10/19) é minha vez. Abraços!!
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Opa amigo boa sorte e como eu falo soca a bota. Curta o caminho que o farol aparece. 😊😊😊
@tarsoreginini178 4 жыл бұрын
Desejo sucesso na jornada...aguardamos o vídeo
@fabiojoner 4 жыл бұрын
Obrigado@@tarsoreginini178 !! A ideia é documentar a aventura. Abraços!
@cbccorteze
@cbccorteze 3 жыл бұрын
@@fabiojoner tô aqui passeando pelos comentários, pois outubro agora é a minha vez, hehe. E aí, concluiu a travessia?
@fabiojoner 3 жыл бұрын
@@cbccorteze Tudo bem? Não consegui :( A previsão do tempo não era nada favorável mas resolvi tentar... Peguei uma tempestade na primeira noite e 24h de chuva direto, não caminhei no segundo dia, então decidi voltar, tinha só 1 dia na margem de tempo e comida. Em Janeiro vou de novo kkkkk. Boa sorte Cassio! Vai bem preparado, se precisar alguma dica estamos aí! Abraço.
@cleodomirrossi4611
@cleodomirrossi4611 4 жыл бұрын
Parabéns 👏👏👏👏👏👍
@antoniocfn9199
@antoniocfn9199 3 жыл бұрын
Parabéns camarada 👏
@sempreemfrente1 2 жыл бұрын
Finalizei a minha jornada iniciada em 09 de outubro de 2021 totalizando cerca de 3184 km partindo de Cuiaba até São Gabriel do Oeste de bike (610 km) e após a pé por uma rota bem alternativa. Finalizei pela travessia do Cassino, iniciando no dia 27/12/2021 e terminando no dia 01/01/2022. Foram 06 dias de travessias incríveis.
@douglasfronza9926 2 жыл бұрын
Rapaz ,parabéns mesmo, show, e realmente, finalizar no cassino fecha com chave de ouro. Uma travessia longa dessas quero fazer um dia também. Obrigado por deixar seu registro por aqui. 😊👏👏👏👏👊
@sempreemfrente1 2 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 sorte que na véspera comprei um carrinho para transportar a minha cargueira, caso contrário creio que não teria conseguido. Abraços
@AlexMossmann
@AlexMossmann 3 жыл бұрын
Começando a me preparar. Parabéns. Tua travessia foi uma das mais bem planejadas que vi.
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Valeu amigo. Se precisar de algo estamos aqui.
@MyBoots
@MyBoots 3 жыл бұрын
Fizemos a travessia semana passada e seu vídeo foi muito útil. Valeuzão pelas dicas. Acampamos sem querer no mesmo local, o "resort" perto do Verga. Abcao
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Sério? Bahh que top. Fico feliz e parabéns pelo desafio.
@raphaelapolinario9608
@raphaelapolinario9608 4 жыл бұрын
top
@tarsoreginini178 4 жыл бұрын
Belo vídeo, assim como a travessia. Já fiz de bike e em dez 19 vou ir caminhando. Parabéns
@RosanaJoy 4 жыл бұрын
Sucesso.
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Valeu amigo e se precisar de alguma informação estamos aí. Boa sorte e soque a bota 😊😊😊
@tarsoreginini178 4 жыл бұрын
Douglas, sem abusar da tua cordialidade, se for possível vc pode me passar os locais onde acampou. Se possuir o trajeto do gps com as marcações dos acamps.
@RosanaJoy 4 жыл бұрын
@@tarsoreginini178 oi amigo boa noite. nos primeiros 20 poucos quilômetros de caminhada tem um hotel em ruínas bem legal, tem riacho e tudo. fica 3km depois do navio altair.. depois tem os faróis e algumas plantações de pinus. se tu não for da região procura montar tua barraca com a porta de costas para o sul pois nesta época o vento é tri forte... sucesso
@@RosanaJoy valeu Rosana
@RosanaJoy 5 жыл бұрын
bah que legal... fiz uma expedição até o Albardão ( até o farol fomos de camionete com o dunes) incluindo uma caminhada de 24 km mais ou menos até a lagoa mangueira e nas figueiras. peguei um ciclone extratropical e foi pank . justamente em novembro deste ano, 2019, eu e meu namorado estamos pretendendo fazer um teste de resistência até o sarita para então programar uma ida ao albardão. quem sabe passamos uns pelos outros hein... muito tri seu vídeo. sucesso sempre amigo...
@douglasfronza9926 5 жыл бұрын
Acredito que irei sair dia 8 de novembro( lua cheia maré baixa ) com 3 amigos para refazer a travessia
@RosanaJoy 5 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 bah que tri... sucesso,, ainda estamos por decidir a data mas essa tua ideia da lua cheia foi importante pra nossa preparação. grata meu amigo. tudo de bom pra ti.. muito feliz por ti
@gianferreira565
@gianferreira565 5 жыл бұрын
Fala primo!!! se quiser um parceiro para 11/19, pode contar comigo!!
@guigo4730
@guigo4730 Жыл бұрын
Perfeitooo!!! Que aventura top!! Me tira uma duvida,qual peso i ocial da tua mochila?
@douglasfronza9926 Жыл бұрын
Valeu amigo o peso variava entre 22 a 25kg , no começo do dia eu enchia o reservatório da mochila com água, e levava mais 2 garrafas de 1 l nas laterais 1 com mistura de águas e maltodextrina e a outra com soro de rehidratacao . Preferi fazer assim para não parar muito E filtrar água toda hora. Mas ainda fazia 1 reposição de água no reservatório durante o dia. Média de líquido ingerido por dia passava de 7 l 😉😉😁
Claro que ia diminuindo o peso na medida que ia consumindo a comida mas devo ter acabado com uns 20 kg no final
@aventuradecrianca-benicioh6374
@aventuradecrianca-benicioh6374 3 жыл бұрын
Que época tu foi mesmo ?
@Canal300K
@Canal300K 3 жыл бұрын
Olá amigo. Como vc filtrou a água nos arroios? Estou indo daqui 2 semanas e tenho essa dúvida. Essa água do arroio posso utilizar tb para preparar a comida a noite?
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Bahhh legal vc irá gostar , mesmo sendo iuma época que poderá pegar entradas de frente fria e chuva ou até uma massa de ar polar. Eu usei o o filtro da sayer. Um mini filtro excelente. E a água dos arroios e geralmente boa sim . Tem uns arroios que passam por plantações de pinos que pode ter resíduos de resina, mas em geral da pra consumir sendo filtrada ou com clorin. Tem um aspecto amarelado por conter óxido de ferro mas sem problemas.
produto.mercadolivre.com.br/MLB-1601950495-mini-filtro-de-agua-sawyer-100-original-c-nota-fiscal-_JM
@michaelpereira9842
@michaelpereira9842 4 жыл бұрын
Olá, estou organizando de ir em fevereiro, gostaria de saber se tem os pontos de acampamento e/arroios no gps ? E se puder passar. Gostaria de saber também a frenquentar dos arroios para obtenção de água Desde já agradeço, e parabéns 👏🏻👏🏻
Se acaso puder, Michaelfv.pereira@gmail.com, se tiver os pontos ou qqr informação que possa ajudar, assim como o e-mail para poder ficar no albardão, agradeço
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Opa sim amigo tenho em GPS e acho que ainda tenho o email da marinha sim te mando sim
@michaelpereira9842
@michaelpereira9842 4 жыл бұрын
Douglas fronza muito obrigado, fico no aguardo
Douglas fronza bom dia Douglas, conseguiu ver os pontos no GPS ? Att
@Schneiderconcordia
@Schneiderconcordia 4 жыл бұрын
Mestre, tem lembrança de qual lua tu fez a travessia? tem algum registro do gps pra ver onde tu acampou ?
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Opa amigo na lua cheia por causa da maré é tenho sim em Gpx todo o trajeto com locais que acabei e onde é bom de pernoitar . Via watts te passo
@silviomoser
@silviomoser 3 жыл бұрын
Meu amigo, estou fazendo agora dia 07/Nov. Por causa do vento, o que vc acha de fazer o sentido inverso? Vc gravou no wikiloc? Ou poderia me mandar o gpx com os pontos de pernoite? 51998477207 grato,
@rubenssued7962
@rubenssued7962 4 жыл бұрын
Olá meu amigo .. Parabéns !!! Vou fazer esta travessia este ano estou m planejando .. Tenho uma pergunta .. Estou pensando em levar um carrinho tipo vagão p colocar minha mochila nela e puxar c uma corda amarrada na minha cintura .. Sei que não vai ser possível sempre puxala devido a variação de solo .. Ai sim colocaria minha mochila até melhorar o solo novamente .. O que vc acha é viável? Obrigado e mais uma vez parabéns! !!
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Oi amigo teoricamente arrasto é pior e as rodas deverão ser vem largas e tipo balão. Quando fiz e cheguei no albardao tinha 2 carrinhos destes que o pessoal deixou por ser ruim.
@rubenssued7962
@rubenssued7962 4 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 .. Boa .. Legal obrigado pela dica vlw
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
@@rubenssued7962 opa amigo qualquer dúvida estamos aqui.
@risoletelucas3285
@risoletelucas3285 4 жыл бұрын
Oi gostaria de saber qual o calçado ideal para fazer a caminhada
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Olá tem qiecser confortável, e com o cabedal não muito permeável pois pode entrar areia . Eu usei uma bota da Columbia, a ventralia, e principalmente que treine com o calçado pra ver onde possa machucar e daí fazer ascprotecoes necessárias.
@jovane28
@jovane28 5 жыл бұрын
Olá... precisou agendar a visita do farol Albardão com a Marinha? Pretendo fazer essa trip no verão 2020. Na real só queria a permissão de conhecer/subir o farol. Tirar umas fotos e ouvir sua história. Como faço? É só chegar ou preciso agendar/permissão pra visitar?
@douglasfronza9926 5 жыл бұрын
Olá. Para pernoitar precisa sim entrar em contato , enviar um email com alguns dados e data da pernoite . mas para visita acredito que não precisa. Claro que não custa avisa-los da visita para deixar agendado. Para entrar em contato tem um telefone da marinha da cidade de rio grande.
Telefone: (53) 3233 6322 se não mudou por esse número te darão as informações necessárias e corretas amigo . bom passeio.
@jovane28
@jovane28 5 жыл бұрын
Obrigado pela informação
@DDRThiago 4 жыл бұрын
Parabéns cara, espero conseguir fazer um dia, vc usou a guepardo trekking2? Oque achou do desempenho da barraca?
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
valeu amigo, programa e se manda , vale a pena. Sobre a guepardo ela é leve sim e pratica de montar e como uso sempre bastoes fica cômodo tem um espaço interno excelente para uma pessoa, aguenta bem um vento moderado e chuva moderada. e particularmente adoro esses modelos cadanendes.
@DDRThiago 4 жыл бұрын
Muito bom amigo, estou me prgramando, qual a data que você foi?
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
@@DDRThiago ola início de novembro. Outubro e novembro são meses bons de ir.
@DDRThiago 4 жыл бұрын
Estou pensando em ir em novembro, férias da minha mulher, obrigado amigo
@rudanimaia1811
@rudanimaia1811 4 жыл бұрын
Olá, conta ai como foi a sua preparação (física) para essa travessia.... Valeu meu querido, ótimo vídeo...
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Olá amigo já faço trekking com frequência mas sim fiz alguns treinos específicos. Pelo menos 1 vez na semana fiz caminhada de 30 a 45 km em trechos com alaltímetro variada com media de 5.5 a 6.4 km/h. Sempre com a mochila que fui na travessia com peso variando de 8 a 13 kg. Fiz uns 6 trekkings assim o resto era com kilometragem variando de 20 a 30 com uma mochila de ataque leve mesmo. Comecei a preparação uns 3 meses antes . moro em Treviso SC ao pé da serra do rio do rastro então o que não falta aqui é trilha com morro kkk
Sempre com bastões de caminhada para preservar coluna e joelho
@sinarapossas8447
@sinarapossas8447 4 жыл бұрын
Fez em novembro de novo?
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
ola sinara , não consegui ir por motivos de trabalho mas deste ano não passa kkkk.
@paulopereira49
@paulopereira49 4 жыл бұрын
Que lua que a maré fica baixa?
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
Olá Paulo, a mare sobe e desce num período de 12 horas, ou seja diariamente para 12 h subindo e depois 12 horas descendo. Mas na lua cheia essa variação é menor. Eu fui nessa lua e peguei a mare sempre baixa durante o dia. Mas vale a pena verificar a tábua da maré do local no período que irá fazer a travessia, ajuda no planejamento. 🙂
@paulopereira49
@paulopereira49 4 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 eu e minha esposa queremos fazer de moto é levar uma 3 dias bem devagar e curtir a natureza.
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
@@paulopereira49 legal só se informa na cidade se os arroios estão com nível de água que de pra passar de moto. As vezes alguns arroios estão bem cheios e a travessia de moto fica complicada
@tjesilva1
@tjesilva1 4 жыл бұрын
Parabéns pela travessia Douglas!! Foi um dos melhores vídeos que vi sobre a travessia. Estou me planejando para fazer essa travessia e queria ver se você pode compartilhar cmg por e-mail o seu percurso, paradas, km por gps. Gostaria de usar suas medições como referência para ajudar em meu planejamento. Meu email é tjesilva@gmail.com. Desde já agradeço!! Abraços!!
@douglasfronza9926 4 жыл бұрын
valeu amigo , posso te passar tudo que sei sobre a travessia sim, pode ser via wats, 48 9 84284725. fica mais facil para bater papo.
@feupanh
@feupanh 3 жыл бұрын
Que legal @@douglasfronza9926 parabéns pela travessia , você pode também me passar o percurso de GPS, com os locais , e suas referências , logística , comida, água 54991178787
@eduluft
@eduluft 3 жыл бұрын
Ótimo vídeo Douglas, muito obrigado pela generosidade em compartilhar o conhecimento! Vi vários relatos da travessia onde a principal dificuldade são as bolhas nos pés, mas percebi que os piores casos estavam com botas de trekking, o nos mais amenos estavam de tênis, o que vc indicaria? Um amigo, que é maratonista, indicou passar pomada para os pés ou até mesmo vaselina antes de vestir as meias, parece ser desconfortável a princípio, mas, segundo ele, nunca mais teve problemas com bolhas usando essa "técnica". Sua dica de ir com a lua cheia foi muito importante para o planejamento. Se puder enviar o arquivo GPS para eduluft@gmail.com, ou (45) 99921-2051 será de grande ajuda, mais uma vez, muito obrigado amigo.
@douglasfronza9926 3 жыл бұрын
Olá amigo obrigado pelo elogio, sobre tênis eu fui com uma bota da Columbia, ventralia ( acho ) perfeita e muito boa mesmo. Meias guepardo é Lupo pra trekking, e sobre bolhas , usei hipoglos e esparadrapo nos locais que sempre me sai bolhas , prevenção antes de acontecer, todo mundo sabe onde as bolhas saem então fiz proteção nestes locais
@eduluft
@eduluft 3 жыл бұрын
@@douglasfronza9926 muito bom! Meias de trekking TB são essenciais, são minha parceiras de trilha, vou trabalhar nesse princípio da prevenção como citou. Grande abraço brother e bons ventos!!
Fast and Furious: New Zealand 🚗
How Ridiculous
Пранк пошел не по плану…🥲
Саша Квашеная
Cratera cresce em ritmo alarmante na Sibéria
Record News
ME PEGARAM DE SURPRESA HOJE NO SÍTIO
Aventuras de Guto
Hans Zimmer EPIC MUSIC - Best of 1 Hour
Pierre T. Music
Atravessando a maior praia do mundo A PÉ - Documentário COMPLETO!