“Certa vez, um erudito resolveu fazer ironia comigo. Perguntou-me: ‘O que é que você leu?’. Respondi: ‘Dostoiévski’. Ele queria me atirar na cara os seus quarenta mil volumes. Insistiu: ‘Que mais?’. E eu: ‘Dostoiévski’. Teimou: ‘Só?’. Repeti: ‘Dostoiévski’. O sujeito, aturdido pelos seus quarenta mil volumes, não entendeu nada. Mas eis o que eu queria dizer: pode-se viver para um único livro de Dostoiévski. Ou uma única peça de Shakespeare. Ou um único poema não sei de quem. O mesmo livro é um na véspera e outro no dia seguinte. Pode haver um tédio na primeira leitura. Nada, porém, mais denso, mais fascinante, mais novo, mais abismal do que a releitura”. Nelson Rodrigues
@davialmeida59163 жыл бұрын
Isso foi bem bonito.
@carlabolentini42503 жыл бұрын
Que lindo!
@carlabolentini42503 жыл бұрын
O padre Sertilanges no livro (rss) vida intelectual diz que devemos ler pouco e refletir muito.
@tiagogregoriodossantos37683 жыл бұрын
Será esse o segredo? Conheço poetas fenomenais no Ceará que nunca leram um livro se quer.
@católico_anacoreta3 жыл бұрын
🤔 os monges pregam não apenas a leitura mas a oração e os trabalhos manuais( Ora, lege et labora). Será esse o caminho?
@carlabolentini42503 жыл бұрын
@@católico_anacoreta o segredo é ler coisas boas mas ter tempo de por em prática. O Sertilanges recomenda a leitura de Sto Tomás durante a vida.
@tiagogregoriodossantos37683 жыл бұрын
@@carlabolentini4250 Colocar em prática as coisas que lemos? Não seria melhor fazer um ARRANJO das coisas que aprendemos nas leituras com nossas circunstâncias? Jesus lia, fazia trabalhos manuais, orava, lutava quando era preciso, tentava converter as pessoas na medida do possível etc. (Imagina ler um livro do padre Gabriele Amorth e tentar "colocar em prática" rsrsrs). Não sei se esse é o segredo, mais dos possíveis caminhos.
@carlabolentini42503 жыл бұрын
@@tiagogregoriodossantos3768 rssss
@anselmosantossampaio5780 Жыл бұрын
Palavras desse Rafael é suave, tranquila, e segura e de muita convicção. Dá gosto ouvi-lo
@JPCRR3 жыл бұрын
Caro professor, O senhor não imagina o quão feliz eu fiquei ao assistir esse vídeo. O conteúdo do que foi dito é exatamente o que eu venho pensando. Inclusive, cheguei mesmo a dizer para algumas pessoas que existe um fetiche em relação à leitura de livros e, principalmente, à literatura. Essa ideia de ler muito (um livro por semana, por exemplo) me atraiu muito no início, mas, depois de assistir duas vezes o curso dos graus de letramento e mais alguns outros cursos seus, eu rapidamente percebi que não valia de nada ler um volume imenso de coisas e não entender quase nada. Além disso, comecei a desconfiar imensamente de quem incentiva esse tipo de atitude. No que diz respeito à minha própria vida de estudos, estou seguindo os passos indicados pelo senhor nos seus cursos. Quem sabe se, em alguns anos, não chego ao passivo culto! Rezo sempre por você, pela sua família e pelo seu trabalho. Abraços!
@anapaulas.44992 жыл бұрын
O que é um "passivo culto"?
@JPCRR2 жыл бұрын
@@anapaulas.4499 É uma pessoa que sabe reconhecer todas as estruturas da linguagem utilizadas em um texto, e sabe como o autor articulou todas essas estruturas para expressar uma ideia. Para saber mais, é melhor fazer o curso do professor intitulado "Analfabetismo funcional e os graus de letramento".
@evangelhocasca-grossadavid86432 жыл бұрын
@@JPCRR irmão, eu vou fazer o curso, no próximo mês vou me cadastrar. Queria só lhe pedir um favor, como eu ainda não comecei o curso, fiquei com a cabeça bugada nesse assunto de que ler livros não é educação, se tiver como vc me dar um norte, o professor está ensinando a ler com calma sem pressa de ler um volume de livros é isso? Não sou acostumado com a linguagem do professor, se me der um pequeno norte eu vou ficar grato.
@JPCRR2 жыл бұрын
@@evangelhocasca-grossadavid8643 Acho que ele está falando que o desenvolvimento intelectual de uma pessoa não se baseia tanto na quantidade de livros que leu, mas numa série de hábitos intelectuais que se adquirem pelo exercício contínuo nas artes liberais. Quer uma dica? Estude latim. Memorize e analise Virgílio, Horário e Cícero. Esse é um grande treino intelectual.
@evangelhocasca-grossadavid86432 жыл бұрын
@@JPCRR boa irmão, obrigado. Não vou demorar muito pra começar o curso, tenho muito o que aprender.
@leopoldofg3 жыл бұрын
Estou totalmente desconfortável com essa informação. Mas sei que isso é uma verdade. Obrigado.
@lisvi62493 жыл бұрын
Eu também
@miguelherculano38063 жыл бұрын
Eu já suspeitava de algo assim... Sempre pensei que só quem lia livros que era inteligente, mas depois de alguns anos vivendo a vida fui percebendo que isso não era bem verdade.
@sempreligada8506 Жыл бұрын
Sou INFP e estou no primeiro período de Letras e Literaturas. Esse vídeo me trouxe uma resposta pra minha alma que estava angustiada com tantos textos que enfiam-nos guela abaixo.
@vitorcjesus68813 жыл бұрын
Ótimo trecho! O Gugu também fala muitas coisas nessa direção.
@silasDelta Жыл бұрын
Obrigado, professor! Nosso Deusão gigante é generoso convosco.
@brunohenrique96483 жыл бұрын
Grandíssimo Professor, tu és fenomenal. Inspira-me e me toca profundamente, é minha principal influência.
@diegoaraujocosta96583 жыл бұрын
Então eu já quero saber quais exercícios são esses!
@raphaelvazmoteiro3 жыл бұрын
Será, então, que o caminho é refletir à exaustão sobre aquilo que se toma por objeto de estudo(s)? Seria uma maneira, a meu ver, de ler menos e aprender ou tentar aprender mais.
@aleph_zero3 жыл бұрын
Eu esperava uma resposta e fiquei com mais perguntas. kkkkkk Valeu o vídeo.
@musicadoquadrivium-artedob54373 жыл бұрын
Enfim alguem que tem coragem para trazer a tona essa abordagem! Pelo menos sei que não estamos sozinhos nessa corrente!
@abraaogomesfilosofo69893 жыл бұрын
Não sei como termina essa aula, mas o RAFAEL, deixou muitas pessoas com dúvidas, bom seria se ele comentasse em outro momento algumas colocações. PARA MIM PARECE QUE ELE, QUERIA EXPRESSAR AQUILO QUE O PROFESSOR OLAVO FALA: TUDO O QUE LEMOS DEVER TER UM PONTO DE REFERÊNCIA EM NOSSA REALIDADE.
@vandonascimento95013 жыл бұрын
Parece ser isso mesmo. Ele devia ter deixado um trecho maior dessa aula, ficaria melhor compreensível.
@joaopaulosr53613 жыл бұрын
Falou tudo. Ele não foi específico. Eu acho que ele quis dizer como Salomão:"O muito estudar traz canseira e enfado" .
@RafaelFalcon3 жыл бұрын
Vocês, que estão se queixando da falta de respostas práticas, já tentaram assistir a algum outro vídeo deste canal? Recomendo “O latim não é uma língua”. Abs
@user-fx8xg8xj1y2 жыл бұрын
@@RafaelFalcon Eu quero as antigas aulas do Patreon... onde estão? Não estão no Animus.
@jeancleiton7353 жыл бұрын
Tira um peso das minhas costas esse conhecimento. Eu já tentei muito ler livros, mas realmente eu aprendo com aulas, resumindo, escrevendo, e pesquisando, e me aprofundando, com artigos etc. Mas sempre tem essa obrigação de ler livros, mesmo sendo maçante!
@kelvinwalterstefan6 ай бұрын
A educação é como ensinar um pássaro que ele pode voar, não só por causa das asas, mas pelo fato de o céu estar aberto para que o seu ser o receba de braços abertos. Ler livros é como um pássaro que olha imagens de aves voando, são signos e sinais que indicam uma possibilidade, que só se efetivam quando este passarinho incorpora os elementos essenciais e ativa-os plenamente, passando da potência para o ato. Aristóteles dizia que: o conhecimento começa com a experiência, veja que interessante, ele não disse que o conhecimento começa com textos, com Imagens, etc, mas com as experiências. No exemplo, se o pássaro ficar anos lendo livros ou vendo figuras em imagens, nunca apreendera a voar, apreendera no máximo a "invejar o vôo dos outros pássaros", agora se ele praticar realmente o vôo com quem sabe , quando ele ver ou ler sobre isso, então ele saberá exatamente o que significa voar, e da suposta inveja anterior, brota no seu âmago uma espécie de compreensão de inteligência. O livro, as imagens, os professores, etc., são símbolos que podem ou não indicar a Verdade, e neste sentido são apenas meios para o conhecimento, quer dizer; podemos apreender por meio de livros, filmes, novelas, pessoas, experiência de vida, aulas, etc., e que de fato a busca da verdade não é um meio, e sim o objeto mesmo da Inteligência.
@gabrielfaria8826 ай бұрын
Você não entendeu o que ele quis dizer. Na verdade o que ele quis dizer foi: vá estudar latim com EXERCÍCIOS para você aprender a pensar. Nem ver curso, nem ler artigo, nem fazer resumo
@veritasluxmea777 ай бұрын
incrível como esse video eh certeiro. maravilhoso
@pedrobarros27263 жыл бұрын
Rafael Falcón, Dá-nos alguns esclarecimentos, por favor! O que se deve fazer então?
@claytoncoradini69116 ай бұрын
E bem verdade que, em épocas remotas, como na Grécia, não existia grande quantidade de livros como hoje, tendo em vista que, na época, se faziam registros em papiro ou em couro das experiências feitas na vida quotidiana. A prática de se procurar conhecimento em livros e não na experiência diária, surgiu drasticamente com o surgimento dos livros o que nos levou a abandonar aquela vida de aprendizagem pela experiência prática científica.
@marciohiperativo32783 жыл бұрын
Parabéns Rafael. você entende as coisas como realmente são
@lidianecassia82193 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻Você tem toda a minha admiração
@rubyarocha30363 жыл бұрын
Olá, professor Falcón. Qual o curso que pertence esse trecho de aula, por gentileza? És o único professor no momento a guiar os passos de nossa família na educação domiciliar. Obrigado pelo seu trabalho. Conte com nossas orações diárias. Deus o pague.
@lucaslyradesouza58353 жыл бұрын
Também gostaria de saber.
@Kaguyahime-melody Жыл бұрын
Eu acho que ou é do Patreon ou dos Graus de Letramento... mas eu acho que é nesse último.
@albertohenrique62545 ай бұрын
Graus de letramento
@thiarlessoares21073 жыл бұрын
O Livro A Vida Intelectual e o Trabalho Intelectual de padre Sertillanges e Jean Guitton respectivamente são excelentes neste sentido, a leitura é uma parte, e há diversos níveis de leitura, inclusive a recreativa que pode ser abundante e não deve cansar para o resto do trabalho, é claro que deve consumir o mínimo de tempo sensato para não roubar o devido aos outros seguimentos. Acho que é uma opinião temerária não querer recomendar livros assim tão simplesmente, até porque se a pessoa não faz a mínima ideia do que ela quer estudar, ela precisa se podar nas leituras de assuntos diversos, não vejo porque se perder assim, leituras que depois vão para o brejo são normais na vida de qualquer intelectual, agora se quisermos sermos santos daí sim precisaremos de outras coisas muito diferentes do que vida intelectual de estudo e investigação, deve se separar estas coisas. O trabalho intelectual por si exige muita leitura sim, até por uma questão de compreender o que já se falou sobre o assunto. Mas isto não significa evidentemente tiro para todo lado, é evidente que se exige planejamento e pode levar tempos, o que se deve haver de antemão é objetivo. Você quer o quê com os estudos, meu filho? Vá por este caminho...
@briannazario43363 жыл бұрын
Livros seriam para a obtenção de conhecimento, e não educação, é isso? Existe uma distinção de ensino e educação, e é isso que está dizendo, correto?
@refugioverdesc3 жыл бұрын
Amo ler, desde bem pequena, certamente uns serviram de salva vida mas é Muito bom escutar o contraditório com fundamento e excelentes argumentos 👏👏👏
@karinekiepper3 жыл бұрын
Professor, entao qual a conduta de ensino que era adotada para que houvesse maior desenvolvimento mental e o estímulo da inteligência?
@kaykystt1902 жыл бұрын
Eu tmb esperei ele falar, mas foi em vão. De qualquer jeito, eu acretido que é questionar e buscar respostas. Ou seja, é você pensar.
@amandanoleto812510 ай бұрын
Algumas respostas estão no curso " Os 4 graus de letramento "
@emanon15442 жыл бұрын
Isso é uma coisa que me atormenta muito, acho que muitas vezes nós nos comparamos com leitores vorazes, que são capazes de ler dezenas de livros por mês, e nos sentimos burros. Eu, por exemplo, leio um parágrafo e fico pensando por horas no assunto (às vezes sinto que prejudica o ritmo porque a resposta está na próxima página e eu travo), mas eu penso muito mais do que leio, não sei se alguém mais se identifica, mas é um parto para eu terminar um livro. Se eu não entendo algo eu paro tudo pra tentar entender, e até acabo deixando o livro de lado. Tenho tentado lidar com essa situação, um dia eu me acho.
@KevinFelix-x1b Жыл бұрын
A melhor maneira de lidar com isso é dito no livro "como ler livros" do mortimer onde ele cita o seu problema e dá uma solução logo nas primeiras páginas. Recomendo
@dantenorio84093 жыл бұрын
onde o senhor fala sobre os exercícios mentais? eu sou aluno do latim básico, eu peguei alguns lá, como decorar trechos de poemas e recitá-los. tem mais? aceito respostas de qualquer um aqui, contanto que saiba o que está dizendo
@traderdiario4553 жыл бұрын
" a gente se perde lá dentro"... pura verdade.
@ricardoalvesbasso67413 жыл бұрын
De fato, educação não exige leitura exagerada. Instruir-se, pelo contrário, parece que sim, e muita. Ou quanto mais, mais instruído. Desde que se entenda o que se lê. Um livro não tem culpa se uma cabeça oca se choca com ele e não o entende. Porém, é difícil não apontar o livro como determinante da evolução do processo civilizacional desde os primórdios do conhecimento a partir do desenvolvimento da escrita. Em analogia, se ler bastasse para educar-se, apenas a leitura da Bíblia bastaria para ser cristão. Porém, ler não educa, exceto para os iniciados , estes podem tirar algum proveito além da instrução oferecida e quando o mote convier.
@nathegall5 ай бұрын
A reposta esta em fazer o que eles faziam , exercício mentais, memorização, recitação,reflexão e contemplação entre outros métodos que desconheço, essa é a verdadeira educação classica ou pelos menos fragmentos dela que podemos hoje apanhar...
@RafaelJesus-k6e2 ай бұрын
São Tomás de Aquino "leu pouco", mas deixou a "Suma Teologica" pra nós 😅
@aestantedoleo3 жыл бұрын
Professor Rafael Falcón não brinca de educar.
@matheusgonzaga70773 жыл бұрын
Excelente e obrigado pelo canal
@marxvalerius99855 ай бұрын
Em parte concordo, acredito que quantidade de livros lidos não define nível intelectual. Porém da forma como foi colocado dá a entender a total desnecessidade de lê-los, aí para mim é um problema. Temos que focar em poucas obras e releituras que propriamente em leituras diferentes. O ponto importante que o professor trouxe é a necessidade de agir, e isso é de extrema importância. Só se conhece a árvore pelos frutos e apenas ler sem uma mudança substancial de vida e perspectiva da vida não trará nada de útil
@lesilva91873 жыл бұрын
Aonde posso encontrar mais conhecimenos, além dos livros? Aonde o povo antigos, conseguia os seus conhecimentos?
@XistodeMaria9 ай бұрын
Boca a boca.
@iagomonaco3574 Жыл бұрын
Professor, quais são esses exercícios mentais que os antigos faziam?
@vandonascimento95013 жыл бұрын
O professor Rafael deveria disponibilizar essa aula completa, pois sozinho, esse trecho tem certa utilidade, mas de forma geral, parece mais desestimular do que contribuir, sobretudo, aos mais incautos.
@RafaelFalcon3 жыл бұрын
Pelo contrário! Se dezoito minutos já provocam tanta confusão, imagine uma hora inteira…
@zeruyamagalhaessilva30083 ай бұрын
😂😂😂 @@RafaelFalcon
@ncfb42353 жыл бұрын
Concordo que, se não era essencial antes, jamais poderá ser considerado ESSENCIAL. No entanto, assim como dar aula pela internet não era algo realizado no passado, mas hoje se mostra de grande valia, também há outros recursos que, em razão da nossa condição atual, também têm sua importância. Vejo os livros por esse prisma, especialmente considerando que não temos tantos bons mestres disponíveis para aulas ao ar livre, como no passado, e sequer pessoas mais velhas com bons conselhos. Não aprenderia, por exemplo, o que li de Wolfgang Smith por outro meio. O que aprendi é indispensável para minha vida? Provavelmente, não, mas foi um excelente aprendizado. Claro que educação não é simplesmente aquisição de um conhecimento, mas compreender a obra de Deus na Criação vai além disso. E, sim, compreender a Criação também é mais do que saber conceitos; se ignorarmos a própria Criação e o Seu Criador, a teoria será mesmo inútil. Um bom livro é o ensino de um bom mestre registrado. Mas com certeza não há Mestre melhor que o Cristo (e este, sim, essencial), por isso, é dito que a Escritura é "útil para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" -- com este único livro é possível obter a verdadeira Educação!
@ncfb42353 жыл бұрын
Ah! E também acredito que poucos livros (bons e bem lidos) são muito mais úteis que uma montanha de livros. Também sempre considerei sem sentido ler "tantos livros por ano", "tantas páginas por dia". O que importa é compreender e absorver, podendo ficar dias refletindo num único trecho, se houver necessidade. Apenas acho que é preciso cuidar para que alguns não passem a "demonizar" a leitura
@brunog.c.santucci51363 жыл бұрын
@@ncfb4235 exatamente. O livro é uma abertura para ideias que de outra forma nunca seriam transmitidas, e que muitas vezes transcendem a própria ideia do autor em sua relevância e resultados. É claro que o que importa é a reflexão e a ação feita a partir da relação de determinado livro com a circunstância e realidade do leitor. Bons livros bem lidos enriquecem a vida e o espírito tremendamente quando sabemos utilizá-los. Não me parece, inclusive, que Santo Tomás de Aquino leu poucos livros em sua vida a partir da biografia escrita por Chesterton. Provavelmente, porém, leu os livros certos, de forma certa, para cada momento de sua vida.
@brunog.c.santucci51363 жыл бұрын
@@ncfb4235 essa questão de “ler tantos livros por ano” é um tipo de vício e tendência ao vazio sim, e por isso vejo muita utilidade e razão no que Rafael fala. A leitura não é um fim em si mesma. Mas se se sabe (ou ao menos se mantém em busca) do seu objetivo, ainda que intangível e muitas vezes vago, é uma de nossas maiores armas. Sem ela, todos começaríamos do zero. Não haveria gigantes para escalarmos os ombros. Não podemos esquecer, porém, da riqueza da vida interior, da contemplação e da experiência. Mas em minha visão, se alguém faz isso já não sabia bem o que estava fazendo desde o começo, ou se perdeu.
@refugioverdesc3 жыл бұрын
👏👏👏concordo 🙏
@vandonascimento95013 жыл бұрын
A questão é que o professor Rafael deveria disponibilizar essa aula completa, pois sozinho, esse trecho, tem certa utilidade, mas de forma geral, parece mais um desestímulo, sobretudo, aos mais incautos.
@cleidifirmino61912 жыл бұрын
Professor onde posso ver a continuação dessa aula por gentileza.
@dompalmiteiro33012 жыл бұрын
Ok, então como eu começo, afinal? Vou atrás dos meus defeitos e trabalho em cima deles? busco meus interesses? Como começar a me educar?
@jeffersonmartins3583 жыл бұрын
Muito bom!!
@PauloVitor-oq7ls3 жыл бұрын
Esse vídeo veio mais pra confudir que para esclarecer. Mas acredito que tu tens o mesmo conceito que eu relacionado aos livros. Bem, o padre sertillanges dizia que os livros não possui a verdade. Os livros são apenas uma seta que aponta para a verdade, isto é, para a realidade. Ele atua como um meio para se chegar a algo, isso significa que ele não é um fim em si mesmo. Isso também dependerá do livro, pois há livros que ao invés de nos direcionar para a realidade, nos afasta. E os gregos faziam discursos sem notas. A única coisa que eles usavam para armazenar conteúdo era a sua própia memória. Eles não escreviam livros, pois tinham receio de que este substituisse a memória. E sabiam também que o apredizado não se dava somente por meio de livros, mas também por observação, reflexão, experiência, etc. Sertillanges usa até os provérbios de Salomão para apoiar a sua afirmação: A sabedoria clama em alta voz nas ruas, ergue a voz nas praças públicas, nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso (Pv 1:20). Ou seja, a sabedoria está nas ruas, monumentos, conversas, relacionamentos, centros urbanos e periferias, etc. Se o sujeito olha para uma família feliz e vê apenas uma família feliz, ele não passa de um estudante medíocre. Ali não há apenas uma família, e sim, uma grande expressão do amor humano. Em suma, há várias formas de aprender. Por exemplo, a maior parte dos nossos conhecimentos não vieram por meio de livros, mas sim, pelo contato direto com a realidade. Não tratem um livro como um fim em si mesmo!
@briannazario43363 жыл бұрын
Então o que é que devemos fazer?
@sthetatos3 жыл бұрын
Prezado, dê uma olhada no seguinte vídeo e veja se gosta. Ele tem bastante coisa no Instagram. kzbin.info/www/bejne/hHPPY6dsrtSii7s
@lunkahbubbaloo92263 жыл бұрын
Vai na inocência:" por não saber que era impossível ele foi lá e fez", seja lá o que for. É uma arte, filho, não dá para reduzir a um único princípio. É um desenvolvimento do espírito, da personalidade, da necessidade de se orientar no mundo e da simples resposta à própria existência. Queira primeiro ter amor à verdade e tudo que é bom, belo, elevado e sublime. E se decida a estudar pensando no prazo de uma vida inteira. E vai pegando o material de estudos por todas as direções e sentidos, em uma sinergia de atenção e vontade de conhecer, amar(o dom de si, um modo de ser) e se formar. Deixe o mundo passar através de você. Uma pequena sugestão: Vai no site "Contra os acadêmicos " olhe as listas de recomendações de literatura brasileira do Olavo de Carvalho, e leia as obras primas de Dostoiévski. Tenha uma boa noite. ^^
@lunkahbubbaloo92263 жыл бұрын
Kkkkkk tô rindo do meu próprio comentário.
@briannazario43363 жыл бұрын
@@lunkahbubbaloo9226 obrigado.
@brunog.c.santucci51363 жыл бұрын
@@lunkahbubbaloo9226 haha “deixe o mundo passar através de você” foi muito, muito bom. A frase passou através de mim!
@audry.gomes77012 жыл бұрын
Quais são essas práticas?
@pattoliveira Жыл бұрын
Boa tarde! Gostaria de saber em qual curso do professor se encontra o restante dessa aula? Obrigada!
@r.c.77933 жыл бұрын
Interessante!
@monicaferreira61623 жыл бұрын
Excelente! Me formei em Pedagogia "depois de velha" (perto dos 40 anos) e estou em sala de aula, funcionária pública estadual (RN), na tentativa de fazer algo a mais por essa faixa etária que escolhi abarcar, que é até os 10 anos. Se já era difícil antes, imaginem agora... com "pandemia". É a desculpa perfeita que gestores, professores, pais e alunos queriam pra abandonarem as salas de aula, sem largarem mão dos canudos!!! Mas nós vamos conseguir. Não perco a minha fé!
@gabrielmonolite2 жыл бұрын
Trecho de aula de qual curso, professor, por favor?
@RafaelFalcon2 жыл бұрын
Antigo Patreon. Assuntos como este voltarão na Academia Trivium: www.academiatrivium.org
@Iedita1 Жыл бұрын
Ufa! Ainda bem que encontrei esse vídeo. Não vou pagar, na grande livraria virtual, R$ 460,00 no livro: "A Educação do Orador: Tradução anotada do livro II da Institutio Oratoria, de Quintiliano".
@MsMrMiRafa3 жыл бұрын
O que eles faziam peofessor?
@renanvinicius42782 жыл бұрын
Eles mergulhavam na realidade!
@claytoncoradini69116 ай бұрын
Compreendo que há uma tendência a quantidade de textos e não a qualidade. Acreditar que ter mais cultura é ler mais em quantidade quando na verdade é ler bem e ler repetidas vezes o mesmo texto. Mais uma vez o homem se compara ao computador cuja função é acumular em quantidade de livros quando na verdade deve focar a qualidade na leitura.
@samuelsalvador29563 жыл бұрын
Em 12:00 min está tocando um concerto pra piano me parece, alguém sabe me dizer que concerto é?
@felipefernandes31833 жыл бұрын
Schubert - serenade
@sthetatos3 жыл бұрын
Schubert-Ständchen D957
@GaleraDiscolada3 жыл бұрын
Melhor ensinamendo do ano
@familiacampestre3 жыл бұрын
Onde temos acesso à aula completa?
@salvador8953 жыл бұрын
Que não é ler livro entendemos. Mas, é o que então? Não precisa dar um definição, contudo uma direção não faria mal.
@Tiago-it9hi3 жыл бұрын
é ficar no obscurantismo kkkkk e enrolar a galera sem dizer a real direção e cobrar por isso em cursos depois rssr.
@moacirbarbosacastro89237 ай бұрын
Pesquise sobre as artes liberais, principalmente sobre o trivium.
@henriqueferreira61452 жыл бұрын
🙏👍
@MGabrielValles3 жыл бұрын
Afinal, o que os antigos faziam? Queremos fazer tbm!
@carlosrocha33316 ай бұрын
Suponho que seja refletir. Mais do que tudo eles pensavam. Eu creio que o problema não seja necessariamente com o volume de livros que a gente lê e sim se a gente realmente absorve aquilo e como absorve. Debater, conjecturar e refletir era o que eles mais faziam.
@ronaldovalete313 жыл бұрын
Rafael, a que curso esse treche pertence?
@marcosloritelopes82963 жыл бұрын
o que a escola pública gasta com livros didáticos e literatura (muitas vezes autores duvidosos), e pedem para que o professor antes de iniciar suas tarefas que leiam algum (deleite) para os alunos, pois é, se tu ficas contrário ao plano tu és logo posto de lado, já que tu não segues o plano enfadonho da educação pública - o professor perdeu sua cátedra, agora via centro de mídias e tu tens que acompanhar as aulas por ali postas; então para que professor?
@carlabolentini42503 жыл бұрын
E se no meio disso tudo, lá no finalzinho da aula o Sr apresentasse um poema de Camões, ou Mário Quintana, uma pintura renascentista, ou arte sacra para os alunos? Com certeza o simples contato com o belo, já seria suficiente para que muitas almas fossem tocadas.
@costanetoraul13813 жыл бұрын
A aula é boa, as propagandas no meio do vídeo é que quebra.
@refugioverdesc3 жыл бұрын
Não é escolha dele, a plataforma vende anúncios e os introduz onde o algoritmo aponta ser o melhor público consumidor 👍
@ycaroovoador77443 жыл бұрын
👍👍👍👍👍👍
@murilofernandes43893 жыл бұрын
Reduzir a leitura de muitos livros à fetiche é ignorar que a causa eficiente de cada livro é uma alma humana que um dia operou com a unidade toda do seu ser para "cristalizar" por escrito certa comunicação só possível pela natureza comum e experiências análogas que temos com esse tipo de autor - isso é deixar de ver o ser humano causador da obra e sua forma própria de expressão para no lugar imaginar uma obesidade livresca meramente sensível. Demais, se os medievais liam pouco, isso parece mais se dever ao acidente do tempo, que tornava os livros caros, do que à vontade - havendo livros à disposição, só mesmo a virtude da estudiosidade, parte da temperança, refrearia a "leitura excessiva", e mesmo isso seria - como aliás ainda é - estritamente condicionado ao estado de vida da pessoa; 20 livros bastam? Talvez, seja muito se a biblioteca local não tiver nem 40 volumes, e o leitor for um fazendeiro.
@RafaelFalcon3 жыл бұрын
Você não entendeu nada.
@Emmanuejunior3 жыл бұрын
Professor , e onde está a saída para esse labirinto? Estou fazendo o primeiro módulo do seu curso de latim ( achei que fosse o mapa). Ganhei de presente da minha esposa Laura .
@carlabolentini42503 жыл бұрын
Comece o cof, o professor Olavo orienta na primeira aula. O latim é só um passo.
@sthetatos2 жыл бұрын
Prezado, sugiro a leitura do breve texto de Simone Weil, "Reflexões sobre o bom usos dos estudos escolares em vista do Amor de Deus". Você encontra na internet para baixar. É uma preciosidade. Boa sorte.
@bahshas Жыл бұрын
@@sthetatos eu nao acho que se afundar em material satanico faça bem
@sthetatos Жыл бұрын
@@bahshas Você leu o texto? De onde você tirou o "satânico"? Pior que a ignorância é a pretensão de saber.
@bahshas Жыл бұрын
@@sthetatos "simone" strike 1 "weil" strike 2 "foto da cara dela" strike 3 e esta fora! voce deve ser satanico ou realmente ignorante para levar uma satanista das brabas dessa a serio.
@brunoconte10723 жыл бұрын
👏👏
@allanpinheirodossantos53183 жыл бұрын
São Charbel Makhlouf ora pro nobis
@willianranquines3 жыл бұрын
E a solução????
@l4k5 ай бұрын
Também queria saber, então o Olavo de Carvalho e o Guilherme Freire estão errando em ler tanto?
@l4k5 ай бұрын
Acho que é atuar no mundo real, fazer, é isso.
@brunohenrique96485 ай бұрын
@@l4k o professor Olavo em vida já havia reconhecido que o que ele orientou seus alunos a fazerem (ler livros para terem um arcabouço imaginário) não só não estava produzindo frutos como não era o problema da nossa geração e sim da dele, o real problema da nossa geração é outro, é não saber ler, ou seja, absorver toda a estrutura da linguagem em ato diante de um texto literária ou técnico etc. A maioria de nós nem sabe análise sintática, semântica e captar figuras de linguagem, e irá ler e entender? Não mesmo. A respeito do Guilherme Freire, ele simplesmente pede para lerem sem saber a situação real das pessoas a quem esta orientação foi dada, e ler em traduções de "clássicos", lamento não é ler o que o autor escreveu. Jamais compreenderá Virgílio ou Cícero lendo uma tradução, por mais perfeita que seja. Abraços.
@l4k5 ай бұрын
@@brunohenrique9648 Então você, pessoalmente, não lê? E se você souber ler, ainda assim não deve ler? Deve produzir algo sem ler? Fica confuso. Estou falando de você, de mim, de pessoas que querem, não da “geração”, por exemplo, o Olavo em si, se arrepende de ter lido ou não deveria ter lido tanto?
@brunohenrique96485 ай бұрын
@@l4k O que você entende por ler? Se ler é somente decodificar as letras, neste sentido quem sabe fazer isso lê (passou pela escola, ou foi ensinado...). Se tomarmos o sentido da palavra lego, -ere vemos que trás a noção de recolher, ajuntar para si, na sua pessoa, ou seja, tomar posse de algo externo a ti, neste sentido somente quem foi Educado lê, um letrado lê, um iletrado não sabe ler. No vídeo o professor é bem claro "Educação não é ler livro", educar-se não é pegar um livro e sair lendo-o, recolhendo bibliografias excessivas, e montar um plano..., é bem óbvio que isso não é Educação real. Sobre "arrepender-se de ler", não tem a ver com o vídeo. Uma pessoa letrada, se ela poder e às vezes ter o dever, pode sim ler diversos livros sobre o que tem interesse, porque ela sabe ler (captar os sentidos, diferenciar literalidade de uma figura, tropos, etc.), uma pessoa iletrada vai se iludir e criar um fetiche em cima disso de "ler vários livros". O Olavo era uma pessoa letrada, um filósofo, como ele mesmo disse "eu nasci para ensinar". A questão do vídeo não está em "dever ou não dever ler", e sim sobre Educação, educar as pessoas.
@Arapiraca19963 жыл бұрын
A solução do problema é fazer alguma coisa, me pergunto oque seria.
@robertplant17603 жыл бұрын
Imagino eu que de início ( pegando o exemplo do cof do prof olavo) se deve praticar alguns exercícios imaginativos que vão habituando-nos a conduzir nossa mente à contemplação. Aprendendo a retirar o que atrapalha nossa inteligência de funcionar plenamente. Isso, claro, vem de um leigo no assunto, mas pelo que creio que eu já tenha aprendido de alguns bons mestres é algo nessa linha. Se o Rafael responder ajuda kkkkk
@markinnkaroba4583 жыл бұрын
Se você assistir aos curso graus de letramento do professor Rafael terá mais clareza.
@MrJnts763 жыл бұрын
Abriu-se um facho de luz em cima de mim
@mariomorais9039 Жыл бұрын
Ler livros é um perigo, tem que ter cuidado
@biaa.6091 Жыл бұрын
O q eles faziam eram as 7 artes liberais! ☺️
@audry.gomes77012 жыл бұрын
O Olavo recomendava muitos livros e até filmes Mas... como faço pra me educar?
@RafaelFalcon2 жыл бұрын
Por que você pergunta isso a mim? O Olavo deu um curso sobre autoeducação.
@ed-Broedel2 ай бұрын
O que é educação, então, professor?
@scientiaoperatur76082 жыл бұрын
A Bíblia existe no formato de livro: daí você imagina o poder de um texto. Livros são objetos físicos, mas servem para revelar o pensamento interior de alguém. Livros não são simples “suporte material” como uma cadeira ou uma xícara. Livros são pontes entre almas. Educação sem livros é pura técnica física quando não for adestramento.
@jonasmenezes91112 жыл бұрын
Não existe um intectual hoje que não seja leitor voraz!
@carmencardoso32442 жыл бұрын
Respeito a liberdade de expressão e discordo totalmente.
@terezadasilva73002 жыл бұрын
O senhor não acha que a educação tal como ela era foi perdida, e por isso, as pessoas lêem mais livros para recuperar, ou tentar recuperar, a educação que era passada de geração em geração? Como minha mãe e meu padrasto nao sabem ler, eles me educaram de maneira prática, com coisas reais. O que de mais útil que minha mãe me ensinou e que me abriu todas as portas para pensar foi admirar a natureza como obra divina. Então, para me educar, minha mãe "usou " DEus. É assim que devemos educar? Ensinar as pessoas a "verem" Deus?
@joaopaulosr53613 жыл бұрын
Eu acho que não é uma perda de tempo, porque haverá um momento para aplicar o conhecimento adquirido.Concordo, todo exagero é danoso. Então entendi , mas você não explicou, o problema é o fetichismo , e não o ler muitos livros. Poxa, é tão fácil, o problema não é ler muitos livros, e sim acreditar que só lendo livros nós iremos adquirir educação.
@carlosmassinha3 жыл бұрын
Vida de estudos para quê? O que quer se aprender? Os livros têm sentido quando através deles, por meio deles, vamos aprendendo aquilo que no fundo da alma desejamos. Quer conhecer o quê? Vou dizer algo que é o meu interesse: quando começou o pensamento científico? Quando e por meio de que processos mentais o homem começou a estudar os fenômenos e encontrou a sua repetitividade, que é a origem da ciência moderna. E entender que quando o homem foi buscar a ciência empírica faltou estofo para continuar se aventurando e compreendendo a natureza da inteligência humana e a conexão com o transcendente. Como buscar a Deus, ao Criador e buscar compreender o mundo em que existimos agora. A partir deste plano de estudos, os livros tem sentido e só tem sentido quando cada um deles permite compreender melhor o Deus infinito, bem como o mundo físico em que vivemos e a conexão de Deus com o mundo. E os livros, quando lidos e meditados, contribuem para conhecer melhor esta realidade, e produz um efeito na integração do ser humano, o ser inteiro. Corpo, Alma e Espírito, integrados. E, para concluir por enquanto, nos permitir encontrar a alegria cristã.
@fabriciofcosta43733 жыл бұрын
...Ou seja, o aluno do Olavo está o contradizendo. Gosto dos dois, mas prefiro seguir o conselho do filósofo.
@allanpinheirodossantos53183 жыл бұрын
Sanctus Pater Pio ora pro nobis
@joaopaulosr53613 жыл бұрын
Faltou exemplos práticos mais claros.
@refugioverdesc3 жыл бұрын
A ideologização do ensino destruiu a função nobre de ser professor, produziram geracoes de analfabetos funcionais, idiotas úteis, uma lástima, a meu ver! Tive grandes professores/mestres,vque ensinavam com amor e dedicação. Assistir suas aulas era um deleite 👏👏não tinha bagunça..
@senna67733 жыл бұрын
Não muito diferente do que faria a carolice patética desses tradcons, que por sinal são terrivelmente arrogantes, se tivessem poder...Dá no saco ver essa turminha de católicos, liderada por clérigos desmoralizados e comunas da "Santa" Igreja, posando de donos da verdade, atacando protestantes e suas crenças em questiúnculas ridículas (ninguém sabe absolutamente NADA sobre o transcendente, tudo invenção para controlar as massas e muita conversinha fiada, desde Constantino) ou iludindo homens jovens a assumirem responsabilidades excruciantes e sem sentido nos dias de hoje, como formar família, num mundo absolutamente degenerado, em que a mulher, pervertida ou facilmente suscetível à perversão e às influências nefastas do meio cultural, basta que queira, pode destruir a vida do homem num estalar de dedos. São ridículos, estão completamente divorciados da realidade. E não se dão conta de que são ovelhas indo ao matadouro, liderados por seus próprios pastores inescrupulosos. Conformaram-se a esse cristianismo bunda-mole, de dar a outra face e ficar com a bunda exposta na janela, em vez de fazerem a guerra. Esperam que a solução caia do céu, que venha da Providência Divina, mas do céu só cai raio, chuva e granizo. Perecerão. Não há de demorar mais do que 10 anos para que sejam completamente censurados e perseguidos por esse modelo de Estado totalitário que está se erguendo no Ocidente. E isso acontecerá com o beneplácito das autoridades eclesiásticas que eles continuam adulando, chamando de Eminência, Reverendíssima, Santidade. Taí o impostor no Vaticânus que não me deixa mentir. Vão jogar o Magistério pela janela dentro de muito pouco tempo.
@paulocesar43923 жыл бұрын
Afirmação correta: Educação não é só ler livros!!! Afirmação equivocada: Educação não é ler livros!!! "Não ler" estará sempre abaixo de "ler"!
@thiago4957 Жыл бұрын
Pelo meu entendimento a duas afirmações se completamentam
@desenvolvimentointelectual97524 ай бұрын
Você está equivocado. Além disso, foi aluno do Olavo que leu vários livros. Ou seja, por qual motivo foi aluno do Olavo, nosso maior filósofo, e verbaliza tamanha atrocidade neste seu vídeo mesquinho? Precisamos ler até aprender. E você é muito jovem e, com toda certeza, vai desfalar, ainda que futuramente, o que acabara de falar neste vídeo medíocre.
@antoniorebelo61933 жыл бұрын
Que ideia tão esdrúxula! 🤣🤣
@7jew73 жыл бұрын
Ler livros não é um exercício mental? Meu... vou nem dizer nada... Não se preocupem me já cancelei a inscrição, não sou ninguém mas eu fui muito ajudado por livros... sem fetiche.
@ReflexoesdaHistoria3 жыл бұрын
Faço minhas, suas palavras. Gente que piada . Pra mim não serve. Muito embora para outros sim, pois são impressionáveis. Rs. Mas tá bom. Tudo ainda é necessário
@refugioverdesc3 жыл бұрын
Eu também amo ler mas entendi de outro jeito, ler livros por si só, acrescenta pouco. Só quem procura , encontra! Tem que querer saber, e pra isso os livros são instrumentos valiosos mas não únicos! Nada pode impedir um ser de tentar compreender algo humano 👍
@7jew73 жыл бұрын
@@refugioverdesc Bem, no meu comentário eu apenas critico a fala dele ao dizer que "livro não exercita a mente", "ler não é educação" ... se acrescenta pouco ou muito é questão pedagógica ou pessoal de cada um. Ler por ler, pelo hábito de ler, pelo fetiche, não acrescenta nada mesmo. Agora o cara quer vender curso e talvez pense ser um Aristóteles, Socrates ou Jesus que ensina via oral e tem por autoridade sua própria palavra... claramente eu vejo que ele pensa estar no período antigo medieval...
@refugioverdesc3 жыл бұрын
@@7jew7 entendi 👍
@rick88mota3 жыл бұрын
Pelo teu modo de expressar-te, já se pode perceber que tua capacidade de discernimento é pouco desenvolvida. Vai tarde.
@liammathpinky3 жыл бұрын
Rafael, o atual ministro da educação deu declarações como " o Brasil precisa de mão de obra técnica ", " a universidade não é para todos", etc. Esse ministro não entende nada de educação , aliás o Desgoverno bolsopetista tem destruído o Brasil.
@TheAbell20293 жыл бұрын
Fazia tempo que não ouvia tanta bobagem é um só vídeo kkkk