Рет қаралды 422,038
Trem da Alegria foi um grupo musical infantil criado em 1984 pelo produtor e compositor Michael Sullivan. Fez sucesso entre o público infantil e juvenil entre 1985 a 1992, o grupo lançou oito álbuns, que venderam ao todo aproximadamente seis milhões de cópias.
O grupo começou em 1984, apenas com Luciano Nassyn e Patrícia Marx, então, ex-participantes do 1º Festival Internacional da Criança exibido pelo SBT, no qual Patrícia levou o segundo lugar e Luciano o quarto. Convidados por Michael Sullivam e Paulo Massadas, a dupla gravou o disco Clube da Criança com Xuxa e Carequinha, além das participações especiais de Vanusa, Djavan, Sérgio Mallandro, Pelé,Roupa Nova, entre outros. A dupla estourou no Brasil todo com as músicas Carossel da Esperança e É de Chocolate conquistando a vendagem de mais de 300 mil cópias.
Em 1985, já formavam um trio incluindo Juninho Bill, e finalmente Trem da Alegria lançou seu primeiro LP, com muitas participações especiais e dois sucessos estrondosos: Dona Felicidade (com Lucinha Lins) e Uni, Duni, Tê (com The Fevers), contando com as participações especias de Gal Costa, Xuxa, Carequinha, Pelé e os Menudos. Este LP vendeu mais de 450 mil cópias.
No ano seguinte, 1986, o grupo aumentou com a entrada de Vanessa (que também participou do 1º Festival Internacional da Criança) e veio o apogeu do grupo. São do segundo disco duas músicas que viraram trilha sonora obrigatória das festas infantis: He-Man e Fera Neném, com Evandro Mesquita fazendo um dueto com Juninho Bill, esse disco como todos os outros trouxe a participação especial de Xuxa, assim como a do Silvinho, Roupa Nova e Joe. Esse disco foi um marco ao vender mais de 1.100.000 cópias. [2]
Em 1987, Patrícia chegou a gravar algumas faixas no novo disco, mas em seguida deixou o Trem da Alegria devido as transformações da adolescência (reaparecendo no segundo semestre do mesmo ano em carreira solo, com o hit Festa do Amor). O sucesso do grupo continuou grande com Piuí Abacaxi (com participação de Xuxa), Orquestra dos Bichos e Thundercats. Esse álbum vendeu mais de 850 mil cópias[2], nesse ano o grupo chegou a cantar no estádio Maracanã. Também houve a entrada de Fabíola ,mas esta ficou pouco tempo no grupo.
Em 1988 houve a entrada de Amanda Acosta. Assim a formação de 1988 contava com Luciano, Vanessa, Juninho Bill e Amanda que mantiveram o sucesso por todo o Brasil. É desse LP os sucessos Iô-iô, Xa-xe-xi-xo-Xuxa e os duetos românticos Pique pega-Pique esconde na voz de Luciano e Vanessa e Pra ver se cola na voz de Juninho e Amanda. Esse disco também fez um enorme sucesso alcançando a vendagem de meio milhão de cópias.
O ano de 1988 também marcou a despedida de Luciano e Vanessa do grupo,ambos já deram sinais claros de estarem na adolescência.Assim,os solos deles, De Repente Califórnia e Momento Bombom, explicaram o motivo da saída, pois Luciano tenta carreira solo e Vanessa forma dupla com Luan, seu atual marido. No ano seguinte, Rubinho é escolhido como novo integrante, e assim pela primeira vez, o Trem da Alegria teve seus integrantes na mesma faixa da idade.