Olá Isabela, sou professora de Literatura, estou usando suas resenhas para motivar meus alunos a lerem, como é difícil!!! Estou adorando o seu trabalho!!
@LerAntesdeMorrer8 жыл бұрын
Obrigada, Susy. Fico muito contente quando professores aparece por aqui comentando meus vídeos. É um grande incentivo para a continuação desse trabalho. E imagino bem como é difícil fazer adolescentes se interessar por livros... Beijo!!
@dreegxx4 жыл бұрын
@Willer Prado will o que seria o "errado" para você?
@altarasil3 жыл бұрын
@@dreegxx Ora, ser errado é ser esquerdista kkkkkkk
@celiabrainer10323 жыл бұрын
@@LerAntesdeMorrer txux57675t7xhth55uu5ýý
@frutacitrea3 жыл бұрын
@@altarasil é melhor ir se situando, você está em um canal que abomina comportamentos direitistas 👍
@gustavofarani1933 жыл бұрын
9:32 "Quanto mais me elevo, menor pareço aos olhos do que não sabem voar" - Nietzsche Amo sua assertividade adocicada com suavidade 😘
@antoniomatheus48868 жыл бұрын
Eu lembro que quando eu li esse livro no 2° ano do Médio eu realmente curtir muito.. porque eu meio que me identifiquei no major Quaresma, eu tinha um amor patriota pelo Brasil, entretanto, quanto mais eu estudo sobre o esse país mais eu decepciono, espero que os próximos governantes tenham ideias inovadores para o Brasil! Pois tá precisando.. ( Obs: Eu falei tudo isso, mas não sou tão velho assim tá certo kkkk só tenho 17 anos tenho muito que aprender, e espero que esse meu pensamento esteja precipitado)
@ismeraldomendonca54633 жыл бұрын
Observei que este vídeo foi postado há 5 anos, mas está atualizadíssimo kkk Levando em consideração ao patriotismo em que vemos hoje. Parabéns pelo vídeo!
@hortensiadap Жыл бұрын
Eu amei a sua explicação, muito obrigada! A maneira como você ensina é espetacular! 🤍
@julialima57624 жыл бұрын
Se você estava decepcionada em 2016 nem imagino o adjetivo que usaria para expressar como vc está em 2020
@annabeatrizbogea8893 жыл бұрын
vendo esse vídeo em 2021 e pensando nisso
@hflorida33 жыл бұрын
kkkkkkkkkkk
@kairenardi10552 жыл бұрын
E eu assistindo em 2022 kkkkk
@joaovictor2960 Жыл бұрын
talvez agora em 2023 ela esteja melhor kkkkk
@nathaliakarinadossantosros2661 Жыл бұрын
Eu vendo em 2023
@viniciustutos8 жыл бұрын
A ideia do Tupi-guarani é uma referencia interessante, pois é uma ideia defendida por José de Alencar!
@TheJsantosmusic4 жыл бұрын
Na verdade Lima odiava a Escola Politécnica por vários motivos. A maior frustração da vida dele foi de não ter tido o reconhecimento entre os seus colegas literatos que envoltos em preconceitos e vaidade não souberam (ou não quiseram) dá os créditos de talentoso escritor que o Lima foi na sua época e ainda assim continua sendo até hoje. Tudo o que Lima Barreto denunciou em seus romances na época em que viveu todos podemos concluir são tão atuais como nunca.
@fabianamoulin95528 жыл бұрын
Terminei de ler esse livro na semana passada e achei ótimo ! O melhor livro nacional que já li. Aprendi muito com o Policarpo
@izem4498 жыл бұрын
Isa, que resenha maravilhosa, cheia de conteúdos históricos e a música de fundo que faz uma ambientação perfeita. Parabéns pelo trabalho sempre impecável!
@marcoaureliofuriatti33894 жыл бұрын
Esta obra eu acho genial. Um verdadeiro clássico brasileiro. O que é ser normal né?
@jacquesdouglas84677 жыл бұрын
Que forma doce de explicar sobre esse livro. Muito bom !
@Jessicalibranumo8 жыл бұрын
Maravilhosa aula!! Esse é o tipo de video que poderiamos assistir o dia inteiro. Parabéns e muito obrigada!
@jorgewilliam7792 Жыл бұрын
esse video esta muito lindo, em especial a contextualização com a atualidade
@mariaeduardaoliveira33345 жыл бұрын
"cade a ordem e o progresso que vocês nos prometeram???" ate hoje a gente espera.....
@RODRIGOAPARECIDODESOUZA-u4p2 ай бұрын
Ameiiiiiiiiiiiiiiii! Usei na minha aula de Língua Portuguesa do 3º ano do ensino médio. GRATIDÃO!!!
@arethusaoliveira77442 жыл бұрын
Amo seu canal e sua forma de trazer a leitura.Tento estimular meus alunos à leitura de obras clássicas assim tão provocantes.
@Garcia93977 жыл бұрын
Conheço seu canal há pouco tempo então além de ver os vídeos recentes, tô vasculhando e vendo os antigos. Sempre evitei a leitura desse livro, desde a época do colégio, colocando ele no pedestal dos meus medos literários. Na faculdade, evitei ele de novo. Me formei e, como Professor de Física, sinto-me na necessidade de ler coisas diferentes de divulgação científica, pois essas leituras me inseriram no mundo mágico dos livros. Peguei esse livro hoje pra ler e resolvi assistir seu vídeo antes e, é incrível a forma como você fala de todas suas leituras; extremamente apaixonada. Consigo me emocionar com a forma que você expõe suas resenhas. Quando chegar aos 1001 lidos, não pare... Mude pra "N-livros pra ler antes de morrer" e continue!!! Parabéns pelo canal 😀
@LerAntesdeMorrer7 жыл бұрын
Obrigada, João Otávio.Bem vindo ao canal.Não deixe de dar sua opinião sobre os vídeos que assistir. Beijo!!
@Garcia93977 жыл бұрын
Ler Antes de Morrer ahahah que legal que você viu o comentário! Isso é algo que devo me habituar a fazer: comentar os vídeos! Mas meu like aqui é garantido, seu trabalho é incrível e extremamente necessário. Novamente, obrigado.
@alexandreferreira75837 жыл бұрын
Estava na lojas Americanas de boa e pah, vi esse livro, lembrei do canal, logo comprei, li em 5 dias, é muito bom. Que final deprimente :(
@LerAntesdeMorrer7 жыл бұрын
Um triste fim.
@JoaoBatista-bj3mz4 жыл бұрын
mas nas loja nas lojas americanas ?
@paulolopes59405 жыл бұрын
Alerta SPOILER: Gostei muito do livro, senti pena do amor de Quaresma pela sua pátria amada, levando-o a uma frustração em seu triste fim, outro personagem que tive um apreso grande, foi Ismênia, a moça que acaba morrendo de desgosto, por ser abandonada pelo noivo, e que em seu intimo nunca quis casar, sendo vitima de uma sociedade machista da época. Lima Barreto soube fazer seus personagens possuir pontos de identificação com seus leitores. Vale a pena ler pessoal!!!
@gabi34911 Жыл бұрын
Esse discurso inicial dela simplesmente TÃO atual... amei!
@daniellegoncalves19908 жыл бұрын
Adorei o link com o presente Isa! Adoro estas relacoes que voce faz! Lima Barreto sempre tem um tom meio auto-biógrafico em suas obras. Acho que assim como Policarpio, infelizmente o próprio Lima teve um fim triste. Foi um grande escritor nacional, que terminou no ostracismo e mesmo hoje não tem tanto destaque quanto outros escritores de sua época. Li há alguns anos atrás um livro chamado Recordações do Escrivão Isaias Caminha, também do Lima Barreto, e o livro é sensacional! Tbm é um pouco triste e tem um tom totalmente auto-biográfico, mas mostra muito bem a realidade do país na época, que de certa forma continua até hoje. Quando tiver oportunidade, leia-o que você não vai se arrepender, é ótimo! Bjs e parabéns pelo canal Isa! :)
@wagnerbarbosa74128 жыл бұрын
Lima Barreto era um escritor fantástico! Recomendo a leitura de Cemitérios de Vivos , que são memórias e reflexões em torno da vida em um manicômio que o próprio autor observou. Existe , segundo alguns críticos, momentos que fazem lembrar Recordações da Casa dos Mortos de Dostoievski. Enfim, mais uma ótima resenha do melhor canal sobre literatura do You Tube, abração!
@victormoreno13687 жыл бұрын
Vou começar a ler hoje esse livro Isabela vai ser o primeiro desse autor, obrigado Isabela beijos.
@robertofiorani43133 жыл бұрын
muito boa explicação! Além do que você possui muito carisma. Sim, Policarpo é nosso Dom Quixote. Há um bom tanto desse Policarpo, ou Dom Quixote, em cada um de nós. Realmente, como você notou há traços autobiográficos na obra, porém há, também, muito da vida do pai do autor, principalmente na luta contra a saúva. Isso é muito legal, é a vida real que vai fornecendo material para o escritor. O major Quaresma, embora tenha se recuperado depois, sofreu com alguns delírios e acabou sendo internado para tratamento. Esse pra mim é o grande diálogo interior da obra, onde ele reflete sobre o que é a loucura, sobre o que é o louco (isso num tempo em que a psicologia ainda estava engatinhado), tema esse sempre frequente na obra do Lima Barreto, que seria duas vezes internado no hospício, Lima sofreu muito por conta das internações, temia essa entidade, a loucura, tomasse toda sua razão, fazendo sumir seu próprio EU, transformando-o em uma espécie de coisa. Esse seu temor ia tomando forma cada vez mais devastadora, na medida em que seu próprio pai se tornou louco, tanto pior numa época racista em que se considerava que indivíduos mestiços eram mais susceptíveis a herdarem traços hereditários negativos, como, por exemplo a loucura. Parabéns pela simpática apresentação, adorei seu comentário sobre as marchinhas.
@TatianaMaluf4 жыл бұрын
Oi Isa, tudo bem? Terminei hoje o Triste Fim de Policarpo Quaresma, mais uma indicação sua. Agora terminei os livros de Lima Barreto da lista do canal até o momento. Continuo na minha meta de ler o mesmo que você. Placar até o momento: Até #15, #17, #18, #19, #25, #26, #27, #28, #30, #32, #33, #34, #35, #36, #38, #39, #48, #52, #59, #73, #90, #112, #123, #125, #180, #186, #202, #211 #FV2015: 1, 2, 3 Beijo e boa semana
@marlonhenrique33005 жыл бұрын
Embora fale pouco sobre o livro em si, gostei da contextualização que você mostrou sobre o período histórico do livro. Me ajudou muito, obg!
@arthurhenrique54164 жыл бұрын
Isso é uma resenha e não resumo.
@edsonrodrigues8868 жыл бұрын
Eu li esse livro na Escola e havia gostado muito. Sua resenha me fez querer relê-lo.
@anajoaquinadiasdemenesesan31673 жыл бұрын
Muiito obrigada, você explica muito bem e facilita bastante a compreensão a respeito do livro.
@CarolJuvenil8 жыл бұрын
Isa, adoro a contextualização histórica que você faz, além dos links com o presente. É um grande diferencial e mostra uma das mais belas funções da literatura - entender a história da humanidade. Li Policarpo há alguns anos e lembro pouco da história em si, mas o caminhar do personagem em direção à loucura e, posteriormente, à desilusão, foi o que mais me marcou da leitura. Estava na adolescência e fiquei com a impressão de que o excesso de positividade ou amor em relação a algo na vida adulta poderia fazer de mim uma pessoa patética e afastada da realidade. Lição pesada para uma pessoa nova. Só tenho uma crítica: acho que o tempo que vc dedica a falar sobre as suas impressões da escrita, história e personagem acaba ficando pouco em comparação ao tempo gasto com a contextualização histórica. Como psicóloga, acabo sempre sendo mais arrastada para o lado subjetivo dos livros :)
@largatrs10 ай бұрын
De onde a sra tirou que essas músicas foram feitas pra marchar? Elas têm esse ritmo característico porque são marchinhas e essa foi a batida desenvolvida para a percussão. Tudo era feito em compasso binário ou ternário (no caso das valsas) naquele período. Os compassos quaternários e compostos não eram tão utilizados na música popular brasileira da época.
@AdsondeMedeirosTorres8 жыл бұрын
Vc tem um dom de transformar aqueles livros chatos que a gente lê no ensino médio em algo extremamente atraente. Fiquei até com vontade de reler esse livro, mas com o olhar diferente daquele de um garoto adolescente que eu era quando o li pela primeira vez.
@douglasribeiroantunes39323 жыл бұрын
Acho que é um livro que exige um pouco de maturidade que,muitos no ensino médio(me incluo nesse grupo),não possuem/possuíam,eu já estou relendo pela segunda vez neste ano,e a cada vez fica melhor devido à quantidade de nuances sobre a época e que,espantosamente,percebo com uma nova roupagem na atualidade.Recomendo a releitura.
@GraziellyRodriguesDesigner Жыл бұрын
@@douglasribeiroantunes3932tbm compartilho desse opinião.
@vanessatenorio20108 жыл бұрын
eu amo esta historia já li muitas vezes parabéns pela resenha
@carouslight8 жыл бұрын
literatura, historia e atualidade... Só voce pra conseguir me fazer enxergar as riquezas que o brasil tem
@rosenbergoliveira8833 жыл бұрын
Gostei da resenha você exibindo muita sensualidade e sutileza para descrever a triste fim do policarpo , deu uma volta na velha e nova república , e resume achando que nós brasileiros continuamos esperançosos...
@raquelsilva24258 жыл бұрын
Resenha muito bem feita. Cada vez melhor Isa. Parabéns!
@winiciiossantos7 жыл бұрын
Que livro maravilhoso, uma história fascinante e muito boa ❤
@analuizadefigueiredosouza78518 жыл бұрын
Não era por saudosismo do Império que Lima Barreto criticava a República. Era por causa das suas incongruências, opressão, exclusões que provocava (sobretudo da população negra, recém-alforriada, e pobre). E o Lima era afetado por não ter diploma justamente porque até hoje é isso que mede o "valor" dos brasileiros. Quem não tem diploma é desvalorizado, ganha menos, tem menores de chances de conseguir um bom emprego. Se isso acontece hoje, imagina naquela época. Lima faz uma crítica debochada a essa 'cultura de papéis', que ele aprofunda em O Homem que Falava Javalês. Recomendo a leitura do trabalhos/livros da professora Carmem Lúcia Negreiros para conhecer mais sobre a obra desse escritor tão importante. Ela é especialista no assunto, acho que você vai gostar :)
@sabrinabrito39467 жыл бұрын
Ana Luiza Figueiredo Ela falou disso. Inúmeras revoltas nos primeiros anos da República, que não trouxe o que prometia... mas sim inúmeras contradições.
@lucasmisael40006 жыл бұрын
Uma contradição que você expôs, estudando história você enxerga que o que mantinha a monarquia era justamente o trabalho escravo no país. Visto que após a Guerra do Paraguai os mesmos militares que lutaram ao lado dos escravos, foram de essencial valia no processo de abolição. Os mesmos militares instauraram o golpe instaurando a república, tanto que se observa a proximidade das datas. (1888 - 1889)
@elainebrecci98895 жыл бұрын
Perfeitas colocações Ana Luiza! Lima Barreto, foi um dos nossos primeiros Filósofos Brasileiro!
@limajuniorjunior56025 жыл бұрын
@@lucasmisael4000 O partido republicano era fraco ao tempo da Monarquia. Quem derrubou a monarquia brasileira foram monarquistas que estavam revoltados contra a Princesa Isabel devido ao fato de ela ter assinado a Lei Áurea.
@seto58964 жыл бұрын
@@limajuniorjunior5602 a elite agraria dona dos escravos se rebelam contra a monarquia ja enfraquecida por problemas com igreja e o exército
@momentodefala2951 Жыл бұрын
Ótimo trabalho de LIMA BARRETO, desde sempre tentando nos alertar que POLITICA É UM MAR DE LAMA QUE TODOS QUE ESTÃO NELA CEDO OU TARDE ACABAM SE SUJANDO KKKK
@bellanine8 жыл бұрын
Sabe o que mais desanima? É sabermos que essa ordem e esse progresso continua táo arcaico quanto na criação da república.
@peixotojota Жыл бұрын
O Brasil é nosso , não deles . Ah, 2016… faz tempo . Mas a resenha como sempre ótima. 📚📕📔📘📖📓
@everton828574 жыл бұрын
Uma coisa que me deixou intrigado no livro foi quando Major Quaresma comprou seu sitio e quis ser um Empreendedor , pensou nos lucros ( não por ganância como cita Lima Barreto) pensou no Salário dos funcionários, pensou nas perdas inevitáveis, CORREU O RISCO, daí vem o ESTADO ( Governo) que não produz nada é chega no sítio sossego pra taxar com imposto nosso querido Major, quão real continua hoje isso no Brasil! O Ódio ao lucro
@karlathyalemota22058 жыл бұрын
Você faz as melhores resenhas, assisti quase todos os vídeos em um dia só
8 жыл бұрын
Olá Karla Vim Te Convidar Para Conheçer Meu Canal Se Gostar Me Ajuda Se Inscrevendo
@henryo.tenorio14118 жыл бұрын
Isa, eu já li este livro. É foi muito bom em lê-lo. Gostei muito!
@janainavidal51008 жыл бұрын
Suas resenhas são perfeitas!!!
@laurazevedo7 жыл бұрын
Suas resenhas são muito maravilhosas! Dá gosto de assistir, parabéns!!
@TransylvaniaGirl8 жыл бұрын
Aprendi mais sobre a literatura brasileira!! interessante a vida de Lima Barreto
@jonatasrodrigues82005 жыл бұрын
"Limiar mesquinho da existência"... que profundo!!!
@meirevitoria99492 жыл бұрын
Gratidão!
@_samanthamartins8 жыл бұрын
Por favor resenhe Os Sertões de Euclides da Cunha.
@imperiumotp67206 жыл бұрын
LIVRO MAIS CHATO DO MUNDO
@jhonnyjamesjohn29115 жыл бұрын
@@imperiumotp6720 Ok. É chato na sua opinião, mas há pessoas que gostam. Cada um leva de um livro a experiência que merece.
@alancosta47604 жыл бұрын
@@jhonnyjamesjohn2911 sua opinião o escambal, chato são os lixos de ficção estadounidense que ele deve gostar. Mau gosto não é opinião, é só mau gosto mesmo.
@mariaclaratrajano15694 жыл бұрын
UP
@isadora49153 жыл бұрын
@@alancosta4760 cara, tem gente que pode achar interessante. Você acha chato, mas muita gente pode gostar.
@babiedmundo8 жыл бұрын
Sou apaixonada nas suas resenhas !!! Sempre faz resenhas maravilhosas 😍
@mione58588 жыл бұрын
comecei a ler esse livro 3 vezes, na última eu QUASE terminei kkkkk. Isa, o seu canal não é só mais um canal literário no Yt, pois você tem um jeito único e brilhante de resenhar, você não só nos desixa com vontade de ler e ainda de quebra nos ensina história...te adoro!
@marizanysantos34453 жыл бұрын
Foi o que meus alunos disseram. É mais uma aula de história.
@nathaliaschramm15928 жыл бұрын
Que interessante! Sempre quis ler esse livro parece muito engraçado. Engraçado também é que ouvi o audiobook de o alienista e gostei bastante. Quero muito assistir sua resenha e que seu canal só cresça. Tchau!🐶
@jackadany80758 жыл бұрын
A cada nova resenha a Isa se supera e me faz querer ler todos esses clássicos de que sinto medo!
@jaganshihiei90833 жыл бұрын
Estou lendo esse livro agora!❕
@caionobrelisboa28036 жыл бұрын
Lindíssima resenha! Parabéns!
@Lucasperas8 жыл бұрын
Mais uma resenha incrível, recheada de cultura e informações extras! Valeu Isabella!
@leonardoparicelly76746 жыл бұрын
E... sobre o triste fim de Policarpo Quaresma????
@keycecy94685 жыл бұрын
Isso não é um resumo e sim uma resenha, ela nao vai contar o livro todo vc precisará ler!
@marizanysantos34453 жыл бұрын
Pois é. Gostei da resenha. Utilizei com os meus alunos. Mas senti que ela falou pouquíssimo sobre a obra. Já no final e muito pouco.
@cleytonguimaraes5653 Жыл бұрын
Obrigado por compartilhar conhecimento!! Excelente abordagem!! Parabéns!!
@kitcatarine5 жыл бұрын
CARAAA, QUE PERFEITAAA!!
@barbaraorlandi89264 жыл бұрын
to fazendo uma pesquisa pra fazer minha redação e já escolhi sua resenha pq ela me inspira!
@Convergencias23 жыл бұрын
Parabéns pela síntese crítica. Estou recomendando para os meus alunos. :)
@supercavalogel59182 жыл бұрын
Teve uma época q o Brasil perdeu a Copa eo Policarpo reuniu o pessoal pra bloquearem as rodovias e disseram q só iriam liberar quando a FIFA desse a taça para a seleção brasileira...
@Liloeseusamigo11 ай бұрын
Eu também imagino muito bem, ficção é melhor que a realidade.
@AndreaBaijao10 ай бұрын
Nunca o país foi tão um livro como hj .Triste! E hipocrisia reina ,bem como neste livro! Bato palmas!!!!
@corintomartins5823 Жыл бұрын
Ah, com certeza há muitos majores policarpo quaresma por aí 👆😁
@monicabeianor68816 жыл бұрын
Mulher, tu é maravilhosa...👏👏👏👏👏
@Aventurasnaleitura8 жыл бұрын
Isa, ótima resenha! Li e fiz resenha do Diário do Hospício e O Cemitério dos Vivos do Lima Barreto essa semana. Que livro! Lima Barreto foi o cara rsrs Lembro que li O Triste fim de Policarpo Quaresma na escola e desde então minha admiração pelo autor só aumentou. =)
@mariajosecerqueira98574 жыл бұрын
Eu t ambem li O cemitério dos Vivos Muito bom!
@LauraMello108 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa!
@jamille123dias58 жыл бұрын
Amo muito os seus vídeos ❤
@carloshbinda8 жыл бұрын
Gostei da vinheta no começo. Melhor do que interromper o vídeo pra passar. 👍
@matregino4 жыл бұрын
Belíssimas músicas no começo do vídeo.
@enzoallan3359 Жыл бұрын
Cara, como eu pude não conhecer este canal antes???? Vim pelo edital da PMMG. Ótimo conteúdo, obrigado!
@imy74018 жыл бұрын
Isabel suas resenhas são show de bola da vontade de pegar esse livro pra ler de novo pra definitivamente achei esse livro muiiiiito chato.
@Axloo8 жыл бұрын
Excelente resenha como sempre. Parabéns!
@natally73498 жыл бұрын
Bem o livro que estou lendo 💕
@am.i.ana.8 жыл бұрын
vc capricha nas suas edições!!!
@am.i.ana.8 жыл бұрын
Vc falou sobre a época, sobre o autor, mas faltou falar mais sobre o livro (história e características)
@fellipedeandradeabreuelima8 ай бұрын
Adoraria conversar com você sobre algumas opiniões expressas no início deste vídeo seu. Parabéns pelo canal. 🙏👏
@federicomara77138 жыл бұрын
Muito bom o vídeo, parabens Isa! continua assim!
@jeronilsonmassena64535 жыл бұрын
Vi agora o vídeo e gostei bastante, até que me inscrevi no canal, parabéns pelo trabalho
@quesiaferreira13 жыл бұрын
Você falou da era lula e meu coração chega doeu, olha o que nos tornamos agora 😔
@Kate39097 жыл бұрын
Sou fã do Lima Barreto desde 2002, quando li o seu primeiro livro o famoso "Policarpo Quaresma" (1915) Amei e como sou um homem que gosta de ler. Só não li ainda um livro de Machado de Assis mais terei essa oportunidade ainda. Gostaria de saber se essa simpática mulher já faz fez um vídeo falando sobre o " Recordações do Escrivão Isaías Caminha" (1909) Um dos meus outros favoritos...
@LerAntesdeMorrer7 жыл бұрын
Infelizmente ainda não. Do Lima Barreto só resenhei até agora Trinta Fim de Policarpo Quaresma. Beijo!!
@Kate39097 жыл бұрын
Obrigado pela resposta, e queria te informar que tenho um amigo que escreve livros assim como eu. Ela já publicou "As quatros cartas de camila e Divina Democracia" o nome dele é Lano de Andrade. Eu ainda estou escrevendo o meu primeiro e meu nome e Alexandre, prazer em te conhecer " Ler Antes de Morrer"
@LM-bs9cr3 жыл бұрын
Um ótimo livro é atual do Lima Barreto é "OS BRUZUNDANGAS ". Maravilhoso livro
@umamisantropa87008 жыл бұрын
Seus vídeos estão cada vez melhor !
@vinialves27657 жыл бұрын
Terminei de ler agr... SENSACIONAL
@domilaudino32544 жыл бұрын
Ta me salvando pro vestibular da Uerj. Só me incomodou a fala “mulato” mas fora isso a resenha continua incrível como sempre.
@gliceucamargo10546 жыл бұрын
Sensacional, muito bom, por mais mulheres assim!
@The1602948 жыл бұрын
me deu vontade de ler agora este livro.
@moysanacristina82813 жыл бұрын
Amei ❤️
@cacozinha13 Жыл бұрын
que video maravilhosoooo
@Lostardust8 жыл бұрын
Muito bom, adoro resenhas da nossa literatura. Ainda não li esse, vou providenciar meu exemplar. Só um esclarecimento sobre os atletas militares nas olimpíadas: eles fazem parte de um programa criado por Lula, em 2010, que consistia basicamente em incorporar atletas de alto rendimento às Forças Armadas, para competir nos Jogos Militares de 2011. Em troca eles recebem uma bolsa integral e patente de sargento. O contrato é por tempo limitado e, dizem, batem continência na hora do hino por determinação das próprias Forças Armadas.
@LerAntesdeMorrer8 жыл бұрын
De qualquer modo, são militares, mesmo que por tempo determinado. E militares são sempre obrigados a bater continência à bandeira, goste ou não o COI. Beijo!!
@Lostardust8 жыл бұрын
Pois é, eu particularmente acho ridículo, falha do governo que não proibiu isso. Mensagem dos jogos olímpicos consiste em paz entre as nações, pelo menos no esporte ne...por isso acho q essa atitude não cabe ali. Adorei a resenha, bjo. ps. Estudei numa escola (de freiras) onde o toque de saída era essa música. La la la la...Arghhh
@rnasousa4374 Жыл бұрын
É meus amigos ...da série:Nada se inventa tudo se copia OU As histórias se repetem, estamos aqui em 2023 como o mesmo sentimento de decepção. Não tem como obter resultados diferentes fazendo a mesma coisa!
@imy74018 жыл бұрын
Li esse livro no último ano do ensino médio. Na adaptação dele pra TV o Policarpo Quaresma foi vivido pelo Marcus Nanine.
@pri.borgesa5 жыл бұрын
Não foi o Marcos Nanine, foi o Paulo José, que também fez Macunaíma e Quincas Berro dágua.
@CanalIt8 жыл бұрын
Amo esse canal!
@anacristinadasilva93898 жыл бұрын
Ótima resenha! considero Lima Barreto um dos melhores escritores do Brasil. Policarpo Quaresma é um dos grandes livros de nossa literatura. Apenas uma correção: os avós do Lima foram escravos, mas os seus pais já nasceram livres. Beijos!
@LerAntesdeMorrer8 жыл бұрын
Segundo a biografia elaborada pela editora Companhia das Letras (na qual eu me baseei) a mãe de Lima era escrava liberta. Veja: www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02224
@suelenepereira62292 жыл бұрын
A melhor resenha do canal ❤️
@elizabetesouza94158 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa! Adoro seu canal
@NinaSuasLetras8 жыл бұрын
Isa, tenho uma edição de "O triste fim de Policarpo Quaresma" e ao ver o seu vídeo fiquei instigada a tirá-la da estante e começar a ler agora. Essa obra parece descrever lindamente o grito de um sonhador. Resenha incrível, como sempre. Beijão!
@jhenyfergama62468 жыл бұрын
amo esse livro
@PauloSantos-cg2wr6 жыл бұрын
Adorei o seu canal viu Parabéns meu nome é Anna Luísa estou usando o celular do meu cunhado pra mandar esse comentario tenho 10 anos Obrigada pela explicação