Рет қаралды 208
A princípio, qualquer pessoa física ou jurídica está apta a realizar importações.
Para isso, o primeiro passo é procurar um despachante aduaneiro de confiança que irá avaliar os produtos que você pretende importar, onde eles estão, e depois habilitará a sua empresa no Radar, um sistema da Receita Federal que disponibiliza informações sobre atividades aduaneiras, fiscais e contábeis. O objetivo desse sistema é unificar e monitorar todas as informações do comércio exterior brasileiro. Inclusive, é pelo Radar que a Receita Federal determina o limite dentro do qual a empresa pode operar.
Entendido esse processo, é hora de conhecer as duas formas de pagar uma importação. Uma delas é o pagamento antecipado; a outra é o pagamento pós-embarque.
Ao contrário do que muitos pensam, o Banco Central faz um rigoroso controle quando há pagamento antecipado, pois os maiores ilícitos acontecem justamente quando se adota essa forma de pagamento. Afinal, a instituição financeira não tem provas de que haverá a importação da mercadoria, somente a afirmação do importador que acontecerá a operação.
É aí que entra o papel do compliance, que é um aliado do câmbio, e não um problema. Para entender exatamente o quanto esse assunto é importante para as suas operações de importação, confira a explicação de Roberta Folgueral, head da Terra Investimentos.
Então não se esqueça de deixar o like no vídeo, se inscrever no canal e ativar as notificações para ficar por dentro.
Siga também a Terra Câmbio no Instagram: / terracambiooficial
Conheça nosso blog: blog.terrainve...
E confira nosso site: www.terrainves...
#câmbio #mercadofinanceiro #compliance