Tudo sobre MAUS, a HQ mais importante do ocidente | Pipoca e Nanquim

  Рет қаралды 138,290

Pipoca & Nanquim

Pipoca & Nanquim

Күн бұрын

Пікірлер: 904
@denisclaudio
@denisclaudio 6 жыл бұрын
"Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo." (Bertolt Brecht)
@Roberto_Xavier
@Roberto_Xavier 6 жыл бұрын
Ótimo poema! Estão todos com esse pensamento: "Não sou gay, logo não serei afetado" ou "Não sou negro, favelado, morador de periferia, mulher, índio, estrangeiro etc" só que uma hora chega a vez e o apoio, incentivo ou simples descaso e omissão baterá à porta. Aí, malandro, será tarde demais pra chorar e gritar por socorro.
@denisclaudio
@denisclaudio 6 жыл бұрын
Se você se identificou e vestiu a carapuça, o problema não é o poema.
@denisclaudio
@denisclaudio 6 жыл бұрын
Eu sei o que foi o khmer vermelho. E você exala ódio.
@wesleys8445
@wesleys8445 6 жыл бұрын
Renato, a diferença é que o comunismo morreu a bastante tempo, ninguém acredita nele como regime ou ideologia e ninguém abandonaria o capitalismo, mas as ideias da extrema-direita tão aí, firmes e fortes, espalhadas e motivadas! Caras como Steve Bannon estão a serviço da extrema direita no mundo todo, fazendo dinheiro e espalhando o terror com caras como Bolsonaro!
@brianyoung1411
@brianyoung1411 6 жыл бұрын
O cara ali é tão abilolado, que ninguém está falando em comunismo, e o sujeito deu um jeito de inserir isso para criar uma falsa dicotomia.
@umcopodeconhecimento4605
@umcopodeconhecimento4605 6 жыл бұрын
É impressionante como o Pipoca, consegue fazer um vídeo de quase 1 hora de duração, parecer 5 minutos. Excelente trabalho novamente.
@diegodamasceno5088
@diegodamasceno5088 6 жыл бұрын
Nossa, como esse mundo é pequeno. Fui aluno no Victor no curso de história. E ele foi o único professor que chegou a trabalhar com essa mídia, lembro que estudamos Maus no curso do proprio, embora hoje eu não lembre qual matéria era. Parabéns ao pipoca por mais um ótimo vídeo, e parabéns professor por mais uma ótima contribuição a esse apaixonado por história aqui.
@Sketch5
@Sketch5 6 жыл бұрын
As pessoas precisam entender que nenhum partido, ideologia política, pensamento filosófico, detém a exclusividade da maldade. O mal pode estar presente em todos os lugares, começa devagar, aos poucos, e logo estamos considerando normal e lógico agredir o nosso próximo. Acredito que seja essa a mensagem de Maus. Acredito que seja essa a mensagem que vale. Somos iguais. Somos pessoas. Outros rótulos podem até nos definir, mas nunca nos limitam.
@RicardoPF2
@RicardoPF2 6 жыл бұрын
Excelente comentário!
@denisclaudio
@denisclaudio 6 жыл бұрын
Ninguém tem o exclusivismo da maldade, isso você tem razão. Inúmeros políticos, ao longo da história, deturparam boas ideias em busca de poder ilimitado. Mas o que diferencia o nazi-fascismo de todas as outras ideologias é a maldade em sua origem, é a criação de uma sociedade de desiguais, é a utilização explícita da violência para se chegar a um objetivo, a guerra como instrumento de uma nação e a utilização de um conceito amoral de raça. O nazi-fascismo é diferente de qualquer outra ideia política. É o momento mais baixo da Humanidade, entre tantos momentos baixos. E é por isso que com fascista não se discute, e sim isola-se da sociedade.
@iuryrodrigues29
@iuryrodrigues29 6 жыл бұрын
@@denisclaudio por isso pra mim deveria ser proibido o nazismo e o comunismo no Brasil , na Polônia é .
@wesleys8445
@wesleys8445 6 жыл бұрын
Eu concordo, e acho que não deveriam existir partidos com "comunismo" no nome, até pq, o comunismo é impraticável e ineficaz, os neo-nazi tem receio de se auto-proclamar por ser crime, mas eles estão por toda a parte, e não vejo nada mais semelhante no Brasil do que as falas de um certo candidato aí...
@rogerioaparecidopiassa5171
@rogerioaparecidopiassa5171 6 жыл бұрын
há um psicólogo que se tornou meu referencial teórico para a psicologia, Viktor Frankl, sobrevivente de Auschwitz e Dachau... ele enfatiza algo que está de acordo com seu texto, de que todas as pessoas podem ser boas ou ruins e isso se deve ao modo como responde à sua consciência, e que a imposição e valores e a intolerância favorecem o crescimento da maldade. Ótimo comentário esse seu. Muito sensato e pertinente!
@reginaalbuquerque3895
@reginaalbuquerque3895 6 жыл бұрын
Meus queridos,só posso dizer OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA. Com certeza de que esse foi um dos melhores trabalhos feitos aqui nesta plataforma. Vou compartilhar com amigos e com meus alunos (sou Professora de Teatro ). Agradeço mais uma vez e todo o meu respeito a esses Seres Humanos do Pipoca e Nanquim. 💜🌼
@allantassio6128
@allantassio6128 6 жыл бұрын
Cara tbm sou historiador, já utilizei Maus várias vezes em sala. Essa obra contextualizar vários conceitos dentro da História: Sensibilidade, Experiencia, Representações, História Oral, etc. Sem sombras de dúvida, uma obra indispensável para qualquer historiador/professor.
@cakom19
@cakom19 6 жыл бұрын
Que programa espetacular! Eu que sou um leitor assíduo de história - principalmente relacionado a regimes totalitários (Fujimori, 1964, Turquia atual, e, claro, nazismo e fascismo) - fico abismado quando converso com pessoas que relativizam tais regimes e fico indignado quando alguns xorumes da sociedade negam, na cara dura, ditadura de 64 e até o holocausto. Fico feliz de poder acompanhar o trabalho de vocês e saber que há pessoas engajadas nessa luta contra a ignorância. Muito obrigado pelo episódio, e ainda mais, muito obrigado por existirem, Pipoca e Nanquim!
@Gui.santos939
@Gui.santos939 6 жыл бұрын
esqueceu os regimes comunistas , temos um bem perto do brasil, Venezuela.
@lagarttemido
@lagarttemido 6 жыл бұрын
Só analfabetos funcionais e sem qualquer noção de história, política, direito, ética e filosofia realmente pensam que nazismo tem qualquer relação com o conservadorismo libertário.
@GabrielPereira-er9fz
@GabrielPereira-er9fz 6 жыл бұрын
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK "DITADURA DE 64"
@vitoriaassuncao7716
@vitoriaassuncao7716 6 жыл бұрын
@@GabrielPereira-er9fz E foi o que , senão uma ditadura?Será que vc não entendeu nada do vídeo?
@thiagor.9925
@thiagor.9925 5 жыл бұрын
@@meninoboladao6906 na vdd as ditaduras de esquerda, mataram 10 x mais pessoas ao redor no mundo, que as ditaduras de direita. Ambas sao execráveis, mas pq passar pano para uma e atacar a outra ? Nao deveriamos repudiar todas ?
@tavinho178
@tavinho178 6 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos do canal, sem dúvida. MAUS é a minha história favorita e vcs conseguiram explanar muito bem a ponto de me fazer ler novamente no mesmo instante em que terminei de assistir. O vídeo certo para o momento certo do nosso Brasilzão!!!
@Gyamkarlos18
@Gyamkarlos18 6 жыл бұрын
Ouvi o programa todo, em segundo plano, enquanto fazia outra parada. Q saudade dos podcasts. Programa definitivo sobre Maus.
@risan1030
@risan1030 6 жыл бұрын
"Já pensou não poder andar de mãos dadas com a pessoa que você ama?" Tristemente isso existe ainda nos dias de hoje. E tem uma galera aí querendo reforçar essa situação com argumentos negacionistas, racistas e homofóbicos. A história se repete (por conta da ignorância, lógico). Sem dúvida MAUS foi o quadrinho mais comovente que eu já li - ajudou muito em trazer minha mente para o estado atual em que se encontra. Obrigado por mais esse excelente (e necessário) trabalho de divulgação.
@_kellymarianne_
@_kellymarianne_ 6 жыл бұрын
Vim aqui justamente pra ver se alguém ia dizer isso. "Imagina vc não poder andar com quem vc ama de mãos dadas". Eu sou lésbica, não só imagino como sei.
@hianhenrique4504
@hianhenrique4504 5 жыл бұрын
Engraçado que isso aí só existe no mundo das palavras. De onde eu venho os homossexuais andam na rua de mãos dadas livremente
@j62203
@j62203 5 жыл бұрын
@@hianhenrique4504 Ainda bem amigo, significa q vc vive em um ambiente saudável
@Rodriguunh
@Rodriguunh 2 жыл бұрын
@@hianhenrique4504 eu tbm cara
@LucasRamone1234
@LucasRamone1234 6 жыл бұрын
Que programão! Acabei de terminar de assistir e devo dizer, fiquei muito feliz porque MAUS é mais do que um petardo, nem temos palavras para essa obra. Me lembro da primeira vez que li, ainda era criança (Acredito que fosse 2006/07) mas desde aquela época já vivia muito ligado com a história e cara, foi amor a primeira vista e só me tornou uma pessoa melhor com ainda mais empatia!
@daniadv
@daniadv 6 жыл бұрын
Maravilhosos! Detalhe: se fechar o olho dá pra confundir os irmãos! A voz é a mesma!
@marinasj81
@marinasj81 6 жыл бұрын
Excelente vídeo! Muito obrigada pela lucidez e bom senso de vocês em um período em que as pessoas estão destilando tanto ódio.
@jacksonmelo6658
@jacksonmelo6658 6 жыл бұрын
Parabéns mais uma vez, galera. Video irretocável. Sempre que eu comento algo sobre MAUS, penso no por que este material não é distribuído em escolas, para formação de base dos jovens. MAUS, é um dos livros mais importantes que eu já li na minha vida, e como vcs falaram no vídeo, merece uma releitura de tempos em tempos. Somos fracos e seletivos em relação a nossa história, nossos erros e acertos. Relembra-lá é necessário em tempos de conflito. Parabéns galera, abraços!
@anasammi
@anasammi 6 жыл бұрын
Tô emocionada com esse vídeo! Um papo maravilhoso sobre essa obra espetacular, e nesse momento tão propício que estamos vivendo no Brasil! Parabéns!!
@matuzalemsttiva9641
@matuzalemsttiva9641 6 жыл бұрын
Programa sensacional meu pai de 84 anos viu todo junto comigo e fez vários comentários sobre o assunto e também ficou " de cara " com a loucura de existir pessoas que negam a existência do holocausto. Abraço e parabéns a vcs
@pipocaenanquim
@pipocaenanquim 6 жыл бұрын
Um abraço grande para vc e seu pai! Valeu por assistirem!
@matuzalemsttiva9641
@matuzalemsttiva9641 6 жыл бұрын
@@pipocaenanquim abraço a vcs todos continuem sempre em frente .
@japaone1
@japaone1 6 жыл бұрын
QUE AULA senhores, é de um préstimo inestimável essa contribuição que vocês fazem nestes tempos sombrios. Grato de coração!
@HectorRiegler
@HectorRiegler 6 жыл бұрын
Essa é a melhor HQ da história!! Quando terminei de ler fiquei dias e dias refletindo a propria humanidade. Excelente vídeo de extrema importância.
@pedrobaso
@pedrobaso 6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo super detalhado. Acredito também que a obra poderia ser indicada para leitura nas escolas e discutida, para que os alunos compreendessem a História e repudiassem os terríveis atos cometidos no passado. Desconsiderando os quadrinhos do PN, sinto falta de discussões mais aprofundadas sobre quadrinhos que às vezes somente são citados no canal, apesar de saber do trabalho que dá produzir um conteúdo extenso como este. Sonho com o dia que verei os caras participando de programas de tv, porque de fato vocês são referência. Incrível como a voz do Vitor se assemelha com a do Alexandre!! Hahahahah abraços!
@davidinho00001
@davidinho00001 6 жыл бұрын
Vocês são foda! Mesmo que não conheçam diretamente seus inscritos, a relação que mantemos com vcs é semelhante à relação que os ouvintes de rádio dos anos 80 e 90 mantinham com os radialistas da época. Uma relação de proximidade, de carinho. Um abraço.
@krishnaramakama
@krishnaramakama 6 жыл бұрын
Saudações a todos do canal!!! Ainda bem que nesse programa temos um historiador de verdade, o Vitor Callari!! Bem sou leitor antigo de HQs, pois comecei a ler HQs nos anos 80 e a alguns anos sigo o Popoca e Nanquim, sempre assisto a todos os vídeos e sempre dou o joinha!! Tenho 44 anos e formação Superior em Normal Superior, o curso que substitui o antigo curso pedagógico do ensino médio; desde os meus 16 anos de idade que comecei a ler livros universitários, se bem que naquele tempo eu não sabia que eram livros universitários!! Sempre li sobre Ciências Humanas e Filosofia!! Meu objetivo aqui é fornecer indicações de leitura para aprofundar o entendimento não só sobre Maus, mas sobre o surgimento do fascismo tanto na Alemanha, Itália pré Segunda Guerra e no Brasil recentemente, pois não dá para ficar assistindo passivamente ao renascimento dessa ideologia no Brasil em pleno século XIX!! Alguns dos livros que foi indicar em qualquer curso de Ciências Sociais é obrigatório suas leituras!! São livros já traduzidos aqui no Brasil por várias editoras. Aqui vão as indicações: Primeiro, Dialética do Esclarecimento lançado em 1947 pelos dois filósofos alemães Adorno e Horkheimer que nesse livro fazem uma crítica radical ao fascismo alemão liderado por Hiltler e a Indústria Cultural, que é a autocracia midiática, que impõe as pessoas não que elas precisam saber, mas o que os oligopólios midiáticos impõe a elas!! Só que para melhor entender esse livro, recomendo a leitura primeiro de A Teoria Crítica: Ontem e Hoje da filosofa alemã-brasileira Bárbara Fraitag, que foi aluna dos dois filósofos citados acima quando estudava sociologia na Alemanha em 1962. Nesse livro ela relata desde a fundação do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt em 1922 por vários pensadores da Alemanha e outros países, como o húngaro Georg Lukács (1885-1971); e posterior entrada para assumir o Instituto por Max Horkheimer (1895-1973), Adorno (1903-1969) e outros. Esse instituto autonomo dentro da Universidade de Frankfurt, só funcionou na Alemanha até 1932; quando Horkheimer e outros membros do Instituto já tinham percebo e feitos estudos que já demonstravam que movimento fascista alemão, erroneamente chamado de nazismo, já vinha crescendo em anos anteriores e iria ganhar as próximas as eleições gerais 1933 e impor um regime totalitário, neste mesmo ano de 1932; o instituto foi transplantado uma parte para os Estados Unidos e outra parte para a França. Nesse livro é esmiuçado todo o modos operante da criação, desenvolvimento e consolidação do fascismo na Alemanha tendo com eixos de reflexão a Cultura, a Ciência e o Estado!! Desde a sua primeira edição, esse livro até hoje é reeditado sucessivamente, pois seu conteúdo trata não só de assuntos da pré e Segunda Guerra Mundial, mas de aspectos que ainda nos são atuais hoje, como a Indústria Cultural!! Só para atiçar a curiosidade, há um capítulo nesse livro intitulado Os Elementos do Anti Semitismo; pois a maioria são, senão todos os membros do Instituto na década de trinta eram judeus!!! Os fascistas na Alemanha nunca agiram e nem chegaram ao poder sozinhos, tiveram o apoio maciço da burguesia alemã, dos grandes industriais, da "igreja" católica, dos partidos ultra conservadores, das grandes corporações midiáticas!! Vale lembrar que nos campos de concentração como nos de extermínio ficavam judeus, lésbicas, gays, socialistas, esperantistas(pessoas que divulgavam, estudavam e falavam a língua universal do Esperanto, língua criada pelo judeu-polonês Luiz Zamenhof), os excepcionais em geral, velhos, mendigos, ciganos!!! Segundo as Cartas do Cárcere e Cadernos do Cárcere do escritor e filósofo italiano Antônio Gramsci (1891-1937) um dos fundadores do Partido Comunista Italiano em 1921; sendo que em 1922 houve a ascensão do fascismo na Itália, onde Benito Mussolini foi Primeiro Ministro entre 1922 e 1943; só que o fascismo italiano começou mesmo em 1915, quando foi fundado o Partido Revolucionário Fascista (PRF). Em 1924 Gramsci foi eleito legalmente deputado pela região do Vêneto, mas em 8 de novembro de 1926 foi preso pela polícia fascista, ficando preso até 1934 e passados pouco tempo de sua liberdade morreu!! Os dois livros acima tratam exaustivamente de suas reflexões no Cárcere sobre os rumos do poder na Itália e vão além da Itália, hegemonia cultural, bloco hegemônico, classe e consciência de classe, os intelectuais e a educação, o estado e a sociedade civil, revolução passiva, etc. Vale lembrar que só os Cadernos do Cárcere são compostos de 32 Cadernos com 2. 848 páginas no total. Gramsci apesar de ter falecido em 1937, sua obra é bem atual e muito estudada nos nossos dias; tendo muitas aplicações nas ciências sociais, como os conceitos de Hegemonia e Contra Hegemonia, os intelectuais e a cultura e importância das Escolas e Universidades na Contra Hegemonia. Um dos seus conceito mais conhecido ou talvez o mais conhecido, seja o do Novo Príncipe, ou seja, os novos agentes políticos que são os Movimentos Sociais, ONGs; pois no seu tempo, ele já tinha percebido que era possível fazer política fora da burocracia partidária!! É o que vemos e fazemos hoje, pois ao contrário do que a mídia monopolista nos quer condicionar, podemos e devemos fazer políticas por meio de ONGs, sindicatos, grêmios, clubes, ordens, associações de bairros, etc! Pessoal não se deixem enganar pela propaganda enganosa da Industria Cultural brasileira, pelos fake news pagos nas redes sociais tipo facebook ou youtube, onde tentam nos vender não só produtos, mas ideologias velhas, violentas, já há muito conhecidas e combatidas como o fascismo que existiu na Itália, Alemanha e no Brasil, tipo o do Integralismo de Plínio Salgado no começo da década de 30; os fascistas do golpe militar-parlamentar de 1964-1985? ; o fascismo do ex-Presidente Collor 1990-1992 e agora em pleno século XXI, a população que está sendo enganada pelas várias industrias culturais, vão eleger um Presidente militar-evangélico, que na verdade é um fascista declarado!!! Sobre o fascismo, a um excelente livro do filósofo brasileiro Leandro Konder, Introdução ao Fascismo, que não é uma homenagem ao fascismo, muito pelo contrário, Konder é um dos pensadores brasileiros que sobreviveu a Ditadura militar de 1964 e conheceu muito bem os meios de controle, censura, manipulação da mídia, tortura, sequestro, ameaça verbal, fechamentos das universidade públicas brasileiras, exílio no exterior; por isso, o livro é um dos mais importantes ao tratar do fascismo!! Ah sim, recomendo que leiam muitos outros livros, pois não dá de jeito nenhum para confiar na Alienação cotidiana midiática ou no Consenso Fabricado sobre o que é 'Certo" e o que e "Errado" divulgado toda hora nos feudos midiáticos existentes no Brasil! As editoras brasileiras Expressão Popular e Boitempo vem se destacando por trazer aos leitores brasileiros textos clássicos do pensamento Socialista com excelentes traduções e com acréscimo de manuscritos que fazem parte dos textos originais, mas que na época em que esses livros foram originalmente publicados ainda não se tinham ou não puderam serem acrescentados a esses manuscritos!! Pois é um absurdo, para não dizer um crime contra a inteligência do telespectador que em muitos telejornais, programas de "debates", sempre são defamados os conceitos de socialismo e comunismo, sem nunca citarem a fonte, o que séria no mínimo obrigatório para esclarecer o "público", o que nunca acontece. Nunca falam que desde quando Cabral invadiu Pindorama, há 518 anos atrás, esse país vive esse tempo, inserido no capitalismo imperialista mundial e de lá para cá, nosso país ainda é um que exporta matérias primas e importar produtos manufaturados!! Tanto nessas duas editoras quanto em outras editoras, os livros que citarem abaixo já são traduzidos: 1º O Manifesto Comunista de Marx e Engels de 1848. 2º Do Socialismo utópico ao Socialismo Científico de Engels de 1880. 3º A Ideologia Alemã de Marx e Engels de 1846. 4º Crítica ao Programa de Gotha de Marx de 1875. 5º Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo de Lênin de 1916. 6º A Origem do Cristianismo de Karl Kautsty de 1908.
@TheJeffvirtual
@TheJeffvirtual 6 жыл бұрын
Esse é definitivamente o vídeo mais importante dessa canal e um dos mais legais que assisti recentemente. Parabéns, Pipoca e Callari. Muito obrigado.
@RodrigoVillelaLeiaparaViver
@RodrigoVillelaLeiaparaViver 6 жыл бұрын
Maus é incrível, melhor HQ!
@miguelmonteiro6271
@miguelmonteiro6271 6 жыл бұрын
Aliás, foi graças a vocês que conheci a obra MAUS,... já comprei e adorei. Grande abraço deste fã de PORTUGAL, e continuem com o óptimo trabalho!
@jorgesilva6092
@jorgesilva6092 6 жыл бұрын
Pra mim, Maus transcende os quadrinhos. É um documento histórico e uma obra de arte tão grande e poderosa que pra mim é uma conquista histórica da modernidade. É mais que arte. Genial é pouco.
@regisdeckard
@regisdeckard 6 жыл бұрын
Vídeo SENSACIONAL!! Me fez lembrar que o lugar da minha edição não é na estante, vou emprestar pra alguém hoje.
@canalcomixzone
@canalcomixzone 6 жыл бұрын
*Nada maus, amigos!* Parabéns pelo excelente vídeo!
@danilopola3647
@danilopola3647 6 жыл бұрын
Thiago a sua série de vídeos falando sobre quadrinhos q vc precisa ler antes de votar tb está animal. Mt bom mesmo, parabéns!
@lucasguarido
@lucasguarido 6 жыл бұрын
Ótimo video, Parabéns, bem informativo. sempre tive vontade de ler esse quadrinho porém fiquei enrolando, mas agora irei comprar e le-lo com mais prazer ainda.
@thiagoarcanjo1945
@thiagoarcanjo1945 6 жыл бұрын
Como professor de História eu fico muito feliz em ver um conteúdo desse tipo no KZbin. Vou recomendar ainda mais o canal para meus/minhas alunos/as. Minha dissertação é sobre o Maus e as questões do trauma. Muito boa a pesquisa Victor Callari. Ainda pego o teu autografo no Guerra Civil Super Heróis!
@joelblanco8139
@joelblanco8139 6 жыл бұрын
Perfeito! Baita livro, baita análise! Um destaque especial para: "[...] a gente tá vendo uma história tentando ser reescrita aí, o tempo inteiro[...]".
@allanchavesp
@allanchavesp 6 жыл бұрын
Aproveitem o embalo, e transformem isso numa série, sobre as HQs mais importantes de todos os tempos. Sempre com essas análises mais profundas, e com vídeos com essa duração crocante. Dica para o episódio 2 - Gen: Pés Descalços
@mimizizizi
@mimizizizi 6 жыл бұрын
Baita idéia.
@MichelliFR
@MichelliFR 6 жыл бұрын
Parabéns equipe do PN, esse clássico nunca esteve tão atual. É bom saber que existem pessoas responsáveis e lúcidas sobre a ética e moral durante esses tempos nublados.
@murillobertolini
@murillobertolini 6 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Parabéns ao PN! Ao terminar, já deu vontade de reler. Confesso que após ouvir os relatos (novamente) na HQ, me emocionei. Grande obra, grande vídeo, grande canal, grande editora!
@GagoSPBR
@GagoSPBR 6 жыл бұрын
Excelente vídeo mês amigos. Maus talvez seja o quadrinho que realmente me fez amar esta nona arte, numa época que eu nem se quer gostava e ler!
@vitorbatista1352
@vitorbatista1352 3 жыл бұрын
Maus é o melhor quadrinho que eu já li. Foi o que me motivou a conhecer mais sobre a nona arte. Eu sempre revisito esse programa, o conhecimento dos Callari é invejável. Parabéns pessoal, conteúdo incrível!!
@jadefigueredo1898
@jadefigueredo1898 6 жыл бұрын
Muito bom, eu estava esperando um programa do pipoca que falasse sobre isso, que pontuasse o perigo da ascensão desses discursos, apesar de não ser necessariamente um canal sobre política, a gente sabe a importância de canais como esses abrirem espaço para dialogar sobre isso. É necessário também dizer que a política está em tudo, inclusive nos quadrinhos, um exemplo disso é o caráter educativo, histórico e cultural que a obra MAUS carrega. Muito bem trabalhado nesse vídeo. Extremamente oportuno vocês soltarem o vídeo nesse momento, fantástico e muito bem feito, parabéns a toda equipe!
@guilhermelopes351
@guilhermelopes351 6 жыл бұрын
Esse vídeo merecia ser exposto na parede da sala! Que coisa maravilhosa. Vocês comentaram todos os pontos mais relevantes sobre a obra, as relações entre História e a história do indivíduo, a dualidade sobrevivência e culpa, as sutilezas sobre o quão profunda e complexa é a relação familiar e os desdobramentos entre memória e vida, além de um dos retratos mais poderosos sobre todo esse horror generalizado. Sem palavras. Os comentários quanto aos perigos contemporâneos também foram perfeitos e muito pertinentes! Parabéns a todos! PS: seria muito bacana um vídeo ou uma série sobre todos esses quadrinistas citados associados à revista RAW e ao movimento underground. Muitos são nomes bastante desconhecidos aqui no Brasil e é sempre importante conhecer artistas novos.
@karenina_arch
@karenina_arch 6 жыл бұрын
Esse foi de longe o melhor vídeo que assisti no KZbin.
@Rubitosan
@Rubitosan 6 жыл бұрын
Nada como alguém com estudo e propriedade pra mostrar com fatos o que cada coisa dita e feita é no seu cerne. Sem partidarismo, os fatos falam.
@canalaleatorio4887
@canalaleatorio4887 6 жыл бұрын
Só Não Dei Mil LOPES Pq KZbin Não Permite + Esse Vídeo Foi Uma Aula De História! Esse ê Um dos Melhores Vídeos do Canal...Parabéns Rapazes👏👏👏
@c.marque77i80
@c.marque77i80 6 жыл бұрын
São poucos aqui no KZbin que conseguem falar de assuntos espinhosos sem ser engolido pelos dislikes, vcs são demais : )
@kenji1960
@kenji1960 6 жыл бұрын
Parabéns. Mais um grande trabalho!!! Acho que Joe Sacco mereceria também uma resenha, uma análise padrão P&N.
@carlosalmeida8197
@carlosalmeida8197 6 жыл бұрын
Nossa!! Que vídeo maravilhoso!! Conheci vcs e sou inscrito no Canal apenas desde Junho/18, mas tenho assistido VÁRIOS vídeos. Vcs são espetaculares! Já vi outros canais sobre quadrinhos no youtube, mas NENHUM se compara com vcs!! Sensacional!! Vida longa ao PN!!!
@ppdrro
@ppdrro 6 жыл бұрын
9:39 "você não poder ser visto de mão dada com quem você ama na rua"
@afilosofiadacoisa9280
@afilosofiadacoisa9280 6 жыл бұрын
Esse programa foi realmente incrível, parabéns Bruno, Daniel e Victor pela análise e comentários fundamentados sobre a obra e a forma como ela é construída estética e narrativamente. Difícil hoje em dia algo desse porte. Mais precioso ainda é a mensagem que passa MAUS tão atual e atemporal, nos alertando para o perigo do discurso de ódio tão comum em nosso país HOJE EM DIA. Como disseram no video, existe tanto faciscismo na esquerda quanto na direita, e o pior que sempre contaram com o discurso pautado em pseudo verdades e engodos revestidos de nacionalismos e de moral berrante, quando na realidade era apenas um discurso que representava o próprio interesse racista e de intolerância que sempre desejou no intimo expor. A HQ Maus expõe muito bem isso. Esse discurso quando encontra terreno fértil, vira erva daninha e contagia pessoas propensas ou não a aquiescerem a esse argumento que mistura rancor e ódio, transformando pessoas em animais, pela simples anulação imagética do outro fazendo analogias com animais ditos "irracionais". Imagina quando esse discurso trás a religião de estéio, lembremo-nos que tanto protestantes quanto católicos silenciaram diante das atrocidades e discurso pouco cristão de Hitler. E penso que seria um assunto muito extenso para vocês ainda comentarem no programa, mas quando li MAUS senti que havia ali uma conversa desse tipo que flertava com uma analise sobre a religião e a questão judaica de sempre serem eternos ESTRANGEIROS NO MUNDO SEM SUA TERRA, além também de já ser customeiro desde a idade média serem coagidos a abdicarem de sua religião por sua condição de ser estrangeiro em terras estranhas ao próprio povo judeu. Muito devido a isso os judeus tradicionalmente serem vistos pelos nativos da região como intrusos em suas terras e portanto estrangeiros que não mereciam confiança e muito menos abrigo. Isso não é muito diferente da nossa herança ocidental, pois, vale ressaltar, os relatos dos gregos praticarem uma espécie de controle eugênico, como no caso dos espartanos e até em Atenas (berço da civilização) separar crianças doentes de crianças sadias, o destino desses primeiros era ser jogado no fosso da cidade ou de um penhasco para garantir a sobrevivência do mais forte, além do próprio grego não ver com bons olhos os estrangeiros. Bem vou parar por aqui, disse beeemmmmm mais do que pretendia, fiz isso por que o programa foi além da minha expectativa, parabéns Bruno Zago, Daniel Lopes e Victor Callari, vocês são ótimos"
@crossy44
@crossy44 6 жыл бұрын
Na primeira vez que li esse quadrinho(2014) pensava que era uma coisa muito desconhecida, pois todos meus colegas não sabiam de sua existência. Mas com o passar do tempo fui descobrimdo que esse quadrinho revolucionou toda as histórias em quadrinhos; e com esse vídeo percebo que ele fez mais do que revolucionar, ele ajudou a fazer dos quadrinhos o que eles são hoje! Parabéns Pipoca e Nanquin pelo maravilhoso vídeo
@FantasmaBrasil
@FantasmaBrasil 6 жыл бұрын
Programa excelente. Lembrei-me do livro "Imagens apesar de tudo" que trada das únicas fotos das câmaras de gás tiradas por membros do Sonderkommando e de como houve a tentativa de deslegitimar sua importância. Parabéns, PN. E obrigado.
@yurikloh7721
@yurikloh7721 6 жыл бұрын
"Aqueles que não aprendem com o passado estão condenados a repeti-lo."
@mather1985
@mather1985 6 жыл бұрын
Parabéns mais uma vez! Admirando cada vez mais o trabalho de vocês, admirando vocês cada vez mais! Mostrando que a gente pode se posicionar, defender o que é certo, sem abdicar do nosso trabalho.
@Xandbrum
@Xandbrum 6 жыл бұрын
pensei, 52 minutos, não vai dar pra ver tudo agora, comecei e.... estou agora no minuto final hhaha como conseguir parar de ver um video fabulosos desse
@CavernaDoMorcego
@CavernaDoMorcego 6 жыл бұрын
Show de bola, como sempre. Recentemente eu estive uma conversa com amigos aqui em Curitiba e fiquei assustado com alguns pensamentos de ignorância em relação aos discursos de ódio. Ouvi coisas como: "pessoa tal falou isso de cabeça quente", "e a corrupção do outro partido?", "mas isso já acontecia antes, a mídia está aumentando demais", "o outro partido é violento também". Ainda, recentemente li um artigo falando sobre o direito no nazismo e achei essa parte importante: "O totalitarismo naquele país foi se alastrando lentamente, ocupando casa a casa pelo silêncio, pelo comodismo, e por argumentos que se expressam hoje como, por exemplo: “o outro lado também é violento”; “eu não sou responsável por isso, foram só meus seguidores”; “mas e a corrupção dos judeus?”; entre outros usos." Enfim, a história está aí para nos alertar... mas triste ela estar sendo ignorada.
@luizhalen
@luizhalen 6 жыл бұрын
Pode, pf, dizer o nome do artigo? Obrigado!
@CavernaDoMorcego
@CavernaDoMorcego 6 жыл бұрын
@@luizhalen Segue: www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/o-que-foi-o-direito-nazista-18102018
@hugocarvalho4283
@hugocarvalho4283 6 жыл бұрын
Obrigado, TB!
@luizhalen
@luizhalen 6 жыл бұрын
@@CavernaDoMorcego vlw!!!
@rogerioaparecidopiassa5171
@rogerioaparecidopiassa5171 6 жыл бұрын
Cara... Ótimo artigo. Muito bem escrito e nos lança uma luz no momento sócio-histórico do presente, além, é claro, de contextualizar MAUS. Passei o link pra diversos amigos, buscando o debate e o pensamento crítico acerca do nazismo. Excelente indicação.
@socofoguete
@socofoguete 6 жыл бұрын
*Vocês perceberam que o Callari tá meio diferente hoje?*
@JoaoLuis-zr4ig
@JoaoLuis-zr4ig 6 жыл бұрын
Virou esquerda ele, achei q fosse direita "FACISTA"
@izaquequinino17110
@izaquequinino17110 3 жыл бұрын
@Quando você for ler os Comentários eu vou estar lá! óbvio que não, né.
@eltonsantino167
@eltonsantino167 Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo abordado neste livro que vcs abordaram para explicar com Detalhes os acontecimentos. E que o holoscaustro nunca mais si repita!!
@thiagosem
@thiagosem 6 жыл бұрын
Como professor de história, fiquei arrepiado quando li e muito emocionado com o vídeo. E é duro para nós vermos pessoas tentado negar ou reescrever esse período tenebroso da história pra justificar coisas injustificáveis. Aos fãs do PN, acredito que essa editora não seria possível num regime desse porte ou parecido. Ou vocês acham mesmo que Cannon com tantas tetas ou Alan Moore, um bruxo, seria mesmo autorizado a ser publicado? Continuem com vídeos excelentes.
@FranzoiDrawings
@FranzoiDrawings 6 жыл бұрын
Show de bola pela discussão!! Por coincidência, acabei de abrir a caixa que recebi da Amazon com meu exemplar de MAUS. Valeu PN.
@lucaseugenio6604
@lucaseugenio6604 6 жыл бұрын
Vocês poderiam fazer um '' Tudo Sobre Calvin And hobbes'', por favor. Adoraria ver vocês falando
@jcfloresdebrito
@jcfloresdebrito 6 жыл бұрын
Parabéns PN,acompanho vcs a pouco tempo mas já virei fã!!! Parabéns pela coragem,parabéns pela integridade!!! Não podemos ficar em cima do muro!!!
@SirEponymous
@SirEponymous 6 жыл бұрын
Uma salva de palmas! Vocês se superam a cada dia. MAUS é uma obra ímpar e o tratamento que foi dado à ela foi extremamente digno. Parabéns pelo trabalho bem feito e cuidadoso, que honra as hqs como uma das várias formas de expressão da emoção, do pensamento e da arte.
@pipocaenanquim
@pipocaenanquim 6 жыл бұрын
Não associamos ao seu candidato em nenhum momento. Votar 17 não faz de você um fascista. Mas fazer discurso de ódio, seja contra quem for, inclusive eleitores do 17, é inadmissível.
@rodrigothomas5616
@rodrigothomas5616 6 жыл бұрын
Esse video e otimo!!! Eu amo essa Hq, tanto que fiz meu TCC no curso historia com base em Maus. Esse quadrinho e foda!!!!
@Spiandorin
@Spiandorin 6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo desta obra prima, necessária hoje e sempre.
@pelotows
@pelotows 6 жыл бұрын
Vídeo muito pertinente! Além de ser uma das melhores HQs que eu já li na minha vida, é um atestado sobre as atrocidades que o ser humano pode fazer. E, quem sabe, esse vídeo também possa iluminar a mente dos que desejam que um ditadura militar volte a governar nosso país... Abraço a vocês e muito sucesso!
@gibiografia
@gibiografia 6 жыл бұрын
Nunca um programa foi tão feliz em ser feito, porque este momento no qual vivemos precisa que lembremos constantemente das atrocidades que o ser humano já cometeu em nome de ideais mesquinhos. Obrigado PN!
@renatofv7577
@renatofv7577 6 жыл бұрын
Parabéns P&N! Esse vídeo é um marco na história do canal. Assim como a HQ Maus esse vídeo deve ser revisitado de tempos em tempos. Um lembrete dos horrores de uma época que não pode jamais ser esquecida.
@erikstellet
@erikstellet 6 жыл бұрын
Esse vídeo veio em boa hora, no momento em que vivemos existe pessoas que querem a volta de partidos que conseguem fazer coisas fora de qualquer parâmetro como: a união de idéias comunistas com o nazifascismo, aparelhamento do estado, controle da mídia e divisão do país em classes ... e triste demais ver o país nessa situação. Ótimo vídeo, senti muito o peso da história a partir da interlocução de vcs, espero poder comprar logo! A palavra fascismo virou um xingamento qualquer, estão esquecendo o peso da palavra e os sofrimentos vividos ... independente dos lados e preciso que as boas pessoas estejam alerta pois como Martin Luther King citou: Eu não tenho medo do grito dos "maus", mas sim do silêncio dos bons! *Obs: Escrevi esse comentário durante o vídeo rsrs
@wiru.studio
@wiru.studio 6 жыл бұрын
pt nunca usou exercito contra opositor, vc quis dizer do perigo NAZISTA DO BOLSONRO que faz discurso de exterminio de minorias, armamentismo civil e desinformação com fraude eleitoral via tecnologia deepweb
@erikstellet
@erikstellet 6 жыл бұрын
Rapaz acho que vc precisa aprender a interpretar melhor, eu disse "partidos" e não se acusa ngm de algo que não se tem provas. Aprenda a não ser vassalo de políticos, eles são seus empregados e não seus patrões!
@alexsandrosb9570
@alexsandrosb9570 6 жыл бұрын
@@wiru.studio acuse-os do que vc é. Não existe santo, não seja ovelha de político.
@WilianVentura
@WilianVentura 6 жыл бұрын
@@erikstellet Cara. Não são acusações infundadas. O Bozonaro apoia deliberadamente a Ditadura militar que foi sim um momento cruel da nossa história. Não há como negar a corrupção, porém também é importante ressaltar que o cara apoia idéias fasciatas SIM e não faz questão de esconder isso no discurso dele. Além disso o Bozonaro fez parte do PP e do PSC. Ambos com mais denunciados pela lava-jato que o PT. Veja bem.
@erikstellet
@erikstellet 6 жыл бұрын
A justiça justiça tem provas contra ele? Cabe a justiça fazer seu trabalho! A balança tem que pender para o lado certo doa a quem doer!
@carlosmatheus8379
@carlosmatheus8379 6 жыл бұрын
Que vídeo importantíssimo, ainda mais nesses tempos sombrios que estamos vivendo! Eu já vi e li tantas obras sobre o Holocausto, mas nenhuma supera Maus, uma obra-prima entre as obras-primas. Parabéns pelo conteúdo altamente relevante!
@rafaelkremespedroso6572
@rafaelkremespedroso6572 6 жыл бұрын
Vocês podiam refazer o vídeo sobre Watchmen, mais ou menos parecido com esse, porque vcs evoluíram muito de lá pra cá.
@QuandoDecidiPensar
@QuandoDecidiPensar 6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo PN! Acredito que em todos nós precisamos ter uma certa dualidade, ser capaz de ver e entender os dois lados da moeda. E independente do candidato político de alguma pessoa, para ser de um lado, você precisa conhecer o outro. Maus como várias outras histórias precisam ser apreciadas e servem para mostrar que certas obras ultrapassam seu próprio âmbito.
@jorgelima6568
@jorgelima6568 6 жыл бұрын
Como não li Maus ainda, só adiantei o vídeo e deixei o joinha. Mas me parece uma obra muito pertinente para os dias de hoje. É importante conscientizar as pessoas. Quadrinhos são muito mais do que parecem.
@johnkennedyalves8162
@johnkennedyalves8162 6 жыл бұрын
JORGE LIMA foi o quadrinho que me fez ver que gibi não era só historias infantis e despertou mto meu interesse pra essa midia. Mto bom, leia o quanto antes. Eu particularmente fiquei mto triste dps de ler pq realmente choca.
@demolidorg2848
@demolidorg2848 6 жыл бұрын
Vai ler então ótima HQ
@jlmlpow
@jlmlpow 5 жыл бұрын
Essa HQ é emocionante, ler e não derrubar lágrimas, é impossível. Indico sempre. Parabéns pelo vídeo PN e o Callari Historiador. ! Abs.
@rodrigolourencosoares
@rodrigolourencosoares 6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Este vídeo que tem ser visto e compartilhado por todos
@marcellesilva291
@marcellesilva291 2 жыл бұрын
eternamente grata à minha professora de história do ensino fundamental, dona Carmen, por me emprestar o livro. comprei o meu em 2019, é o meu preferido
@renatocosta7408
@renatocosta7408 6 жыл бұрын
Maus já estava na minha lista de compras para a black friday próximo mês, mas agora mal posso esperar para ler. Mais um vídeo apaixonante. Vcs são demais!
@gm4743
@gm4743 6 жыл бұрын
Meu vídeo preferido do canal. Uma análise profunda com uma qualidade que só vejo no PN. Parabéns galera.
@ffabiobarross
@ffabiobarross 6 жыл бұрын
Ótimo programa, valeu por compartilhar conhecimento!
@demolidorg2848
@demolidorg2848 6 жыл бұрын
O Victor Callari é um MONSTRO NO ENSINO
@patricialainne3253
@patricialainne3253 6 жыл бұрын
O vídeo é longo, porém necessário adorei muito informativo.
@IsaiasJunr
@IsaiasJunr 6 жыл бұрын
Só posso dizer obrigado pelo vídeo, precisamos disso, principalmente dessa reflexão final. Maus é emocionante, uma das melhores HQs da coleção e nem sei mais o que falar... obrigado mesmo galera do PN, cada dia me torno mais fã de vocês.
@tiagobarros5666
@tiagobarros5666 4 жыл бұрын
Uma vez um rapaz escreveu em um grupo de WhatsApp, acerca de Maus: "Os leitores de quadrinhos estão divididos entre os que leram e os que ainda não leram Maus." Passado algum tempo, depois que eu li a obra, entendi o porquê da frase. As coisas que mais me impressionam em Maus, além obviamente, da própria história: 1 - a maneira como ela é contada, fazendo um uso brilhante de metalinguagem. Nós acompanhamos a história de Vladeck em paralelo com a história de produção da própria HQ. Achei isso genial demais. 2 - A extrema sagacidade de Vladeck, tb citada no vídeo. O homem era de uma inteligência absurda e uma vontade de sobreviver, que se pode dizer, sobre-humana. 3 - este último ponto é delicado e pode parecer polêmico, mas está lá na história para quem quiser ler. Não obstante todo o preconceito e opressão que Vladeck sofreu, Spilgeman não se furta em expor sem reservas, o racismo do pai em relação aos negros. Mas, apesar dessa mácula no caráter de Vladeck, que de fato é reprovável, peço que não evitem a obra por esse detalhe, pois tem a função de crítica de Spilgeman ao pai. Nada mais resta comentar sobre a obra a não ser "se não leu, leia".
@zonepg5793
@zonepg5793 5 жыл бұрын
Obrigado por me apresentar esta obra de arte que no mínimo deveria ter um livro desses em cada biblioteca do Brasil principalmente nas escolas
@allantassio6128
@allantassio6128 6 жыл бұрын
Mais uma vez parabéns meu amigos, por esse belíssimo trabalho, só desejo sucesso cada vez mais para vcs.
@liel.mangaraviti
@liel.mangaraviti 6 жыл бұрын
Nossa ! Essa edição de metamaus é maravilhosa! Se lançar aqui espero que mantenham essa qualidade toda! Se fosse lançada por vcs eu sei que seria perfeito!
@willssilva
@willssilva 6 жыл бұрын
Acabei de ler hoje pela manhã cedo a revolução dos bichos, já quero um vídeo sobre!!!!
@pipocaenanquim
@pipocaenanquim 6 жыл бұрын
Boa ideia!
@willssilva
@willssilva 6 жыл бұрын
:0!!!!pega porra, ansioso
@chibichibix
@chibichibix 4 жыл бұрын
Up!!
@RafaSantos1327
@RafaSantos1327 6 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Realmente utilidade publica. Continuem com este ótimo trabalho.
@puma.
@puma. 6 жыл бұрын
Vídeo primoroso sobre essa HQ ímpar! Parabéns rapazes do PN e Victor Callari, essa foi a melhor análise que já vi sobre a obra, de suas várias camadas e aspectos que são sim muito relevantes até na atualidade, com o preocupante revisionismo histórico dentre outras coisas. Maus certamente devia ser leitura obrigatória nas escolas!
@romullovieira5704
@romullovieira5704 3 жыл бұрын
Quando vocês lançaram esse vídeo eu fiquei fascinado nele, queria muito ler maus de qualquer jeito, como eu era e ainda sou estudante não tinha grana para comprar, mas surgiu uma oportunidade e pedi de presente. Hoje a tarde terminei de ler ele e foi a melhor leitura da minha vida. Obrigado por me apresentar essa que hoje é minha obra favorita, agora vou buscar mais conteúdo em quadrinhos📚♥️.
@marcosmoura2942
@marcosmoura2942 6 жыл бұрын
Ótimo vídeo rapaziada. Não conhecia essa obra,obrigado por me apresentar. Só faltou o Alexandre.
@CarlosRoberto-up3tz
@CarlosRoberto-up3tz Жыл бұрын
O melhor quadrinho que já li. Lição de vida para toda a vida.
@palomalima.m
@palomalima.m 6 жыл бұрын
Preciso reler Maus depois desse vídeo. Parabéns pela dedicação, pessoal! Sei que teve muito estudo para fazer um conteúdo nesse nível de qualidade. Lembro que, quando li Maus pela primeira vez, algo que muito me impressionou, e que ressoa com muito do que estamos vivendo hoje, é que o ser humano parece não aprender com seus erros: mesmo o pai de Art tendo sofrido todo o preconceito dos Nazistas, sofrendo tudo o que sofreu, ainda consegue ser preconceituoso após tudo isso. Achei incrível que o Art Spiegelman não tenta fazer de “Maus” aquela clássica dicotomia entre bem e o mal, presente em boa parte das obras que tratam do Holocausto/Segunda Guerra Mundial. Enfim, obra incrível, que colabora para os horrores que aconteceram na Segunda Guerra não sejam esquecidos, mas que também nos lembra que esses horrores não nos abandonaram completamente, infelizmente, e que devemos combatê-los diariamente.
@aracelicarniel2506
@aracelicarniel2506 3 жыл бұрын
gostei pra caramba desse vídeo!! vou iniciar a leitura de MAUS e estou sentindo que ja amei ele mesmo antes de começar!!
@LeandroSouza-iv9qh
@LeandroSouza-iv9qh 6 жыл бұрын
É claro que tem muita gente nos comentários falando que não existem pessoas que promovem discursos de ódio e que querem a volta do nazismo, esses não entenderam a obra, porque se tivessem entendido conseguiriam associar o que está nela com a realidade brasileira. Essas pessoas são as mesmas que tentaram ensinar religião pro papa, economia pro The Economist e o significado das musicas do pink floyd pro próprio compositor. Parabéns pelo vídeo, está sensacional como sempre!
@gheiderich
@gheiderich 6 жыл бұрын
Agora vc foi no ponto!
@mariadiomar5646
@mariadiomar5646 6 жыл бұрын
Muito bom seu comentário. Só se prepare para as "ofensas" do tipo: "esquerdista", "comunista", "socialista" etc.
@AlxLuizetti
@AlxLuizetti 6 жыл бұрын
Quem vive a realidade atual sabe que disseminação do ódio só vêm da esquerda provocativa em que uma facada em um candidato de direta é só um exemplo disso.
@LeandroSouza-iv9qh
@LeandroSouza-iv9qh 6 жыл бұрын
+MARIA Diomar já começaram kkkkkkkkkk mas -diferente deles- eu não levo à sério argumentos com fonte no whatsapp
@sergiobatista8409
@sergiobatista8409 6 жыл бұрын
LIL GUMMIES Obg por ilustrar o final do video aonde o Bruno fala sobre "querer justificar o seu lado jogando a culpa no outro lado..."
@robertokimura
@robertokimura 6 жыл бұрын
Obra fantástica!! Primeira HQ de minha coleção que minha mãe leu e adorou. Gostei muito do programa.
@samaraalves9594
@samaraalves9594 6 жыл бұрын
Muito importante, o posicionamento de vocês frente a tanta intolerância e discursos de ódio. Obrigada por não esconderem sua opinião e expressa-la logo com uma obra clássica e que mostra fatos de uma grandeza e peso imensuraveis. Muito orgulho.
@87LeandroAndrade
@87LeandroAndrade 3 жыл бұрын
Esse quadrinho é excelente, já tinha há uns anos, mas só fui ler recentemente. E mais uma vez, um ótimo vídeo do Pipoca, muito obrigado, pessoal!
@gabrielcallari2
@gabrielcallari2 6 жыл бұрын
Video fantástico e necessário. Já vou garantir minha edição do Maus. Estava enrolando há tempos. Depois de um vídeo desses vou tomar vergonha na cara. Estamos vivendo tempos sombrios e é assustador perceber o que podemos encontrar. Parabéns meninos e obrigado por mais um vídeo incrível!!!
@saulollb
@saulollb 6 жыл бұрын
Maus foi meu primeiro quadrinho. To lendo sandman no momento, e com uma enorme lista pela frente. Excelente videos caras!
@QuadroemBranco
@QuadroemBranco 6 жыл бұрын
Vídeo importante! Já tem um lá no canal sobre Maus (aliás, se não me engano vocês usaram uns trechinhos dele, né? lembro de legendar aquelas manifestações supremacistas que vocês usaram num momento do vídeo bem assim, por baixo da legenda original do vídeo em inglês) e pretendo fazer outro de uma nova perspectiva. Nos dias de hoje, o assunto “Maus” não vai se esgotar tão fácil.
@pipocaenanquim
@pipocaenanquim 6 жыл бұрын
Muito obrigado!! Sim, a edição usou alguns vídeos pra ilustrar o papo, todos estão listados no fim da descrição. Seu vídeo é FANTÁSTICO, curtinho, informativo, coeso e com uma puta mensagem no final. Seu canal é excelente demais, a gente adora! Valeu por acompanhar o PN também!
@heisenbergw.w3986
@heisenbergw.w3986 4 жыл бұрын
Cara roubando visualizações.
@arianeleite4039
@arianeleite4039 6 жыл бұрын
Preciso reler Maus!!! Vocês são maravilhosos! Gravem maissssss!
@robsongomes7165
@robsongomes7165 6 жыл бұрын
Eu tinha comentado no Instagram do Danielzinho que o Maus ficou com minha ex-esposa na partilha de bens do meu divórcio... Tive que comprar outro exemplar na Comix esse fds depois de ver esse vídeo só pra poder reler.
@marcelusandre9892
@marcelusandre9892 6 жыл бұрын
Sou professor, e uso Maus em minhas aulas sobre Nazifascismo, uma obra incrível! Belo vídeo, necessário, atual, façam mais!!! Grande abraço
@barbarasiqueira660
@barbarasiqueira660 6 жыл бұрын
Maus é um quadrinho espetacular e sinceramente, eu não entendo como existem pessoas que não gostam dessa obra prima. Elas devem ler de novo porque leram errado. Logicamente não é o melhor quadrinho do mundo, mas está entre os melhores, e tudo que falam de bom sobre ele é verdade.
Enceinte et en Bazard: Les Chroniques du Nettoyage ! 🚽✨
00:21
Two More French
Рет қаралды 42 МЛН
Cheerleader Transformation That Left Everyone Speechless! #shorts
00:27
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 16 МЛН
PIPOCA E NANQUIM - Inteligência Ltda. Podcast #1080
3:03:20
Inteligência Ltda
Рет қаралды 167 М.
Ciência, quadrinhos e cinema com Alexandre Linck (Quadrinhos na Sarjeta)
4:02:25
Os Raros Gibis de Natal que Hoje Valem uma Fortuna
57:01
Pipoca & Nanquim
Рет қаралды 15 М.
Revolução Francesa | Aula Completa
3:33:13
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 443 М.
CLÓVIS DE BARROS FILHO - Mais que 8 Minutos #271
1:27:25
Rafinha Bastos
Рет қаралды 240 М.
Tudo sobre os 25 anos do selo VERTIGO, da DC Comics | Pipoca e Nanquim 328
58:32
Enceinte et en Bazard: Les Chroniques du Nettoyage ! 🚽✨
00:21
Two More French
Рет қаралды 42 МЛН