A UERJ é hoje a banca mais comprometida do Brasil em fazer as pessoas pensarem pra escrever de verdade. É uma delícia fazer essa redação. Meus parabéns ao prof. Gustavo Bernardo e à prof. Gisele pela excelente palestra.
@igorsilva39882 жыл бұрын
Concordo plenamente
@officialgirl892 жыл бұрын
Eu vou passar em nome de Jesus!
@isaacguedes96202 жыл бұрын
Bem interessante! Gostei da palestra. Espero ansiosamente em ter a rica oportunidade de obter minha vaga.
@RafaelaSilva-bi9vz2 жыл бұрын
Vai tentar qual curso?
@isaacguedes96202 жыл бұрын
@@RafaelaSilva-bi9vz Letras em língua portuguesa e literatura. E você?
@RafaelaSilva-bi9vz2 жыл бұрын
@@isaacguedes9620 ciências econômicas
@IzaTGQuel2 жыл бұрын
Excelente apresentação, muito didática
@marialuizaalvesdemoraesfon2592 жыл бұрын
Vamos que vamos!
@marialuizaalvesdemoraesfon2592 жыл бұрын
Fala vestibulandos ❤
@OtimizaRedacao2 жыл бұрын
Aula completa e secreta: argumentação abstrata! kzbin.info/www/bejne/g5uZg4KXgr-Ma6c
@vera91312 жыл бұрын
A palestra foi mais um histórico do que critério de correção em sí... extremamente abstrata. A UERJ poderia solicitar permissão de alunos e publicar na revista de vestibular redações com notas 9/10 e notas 5/6, apontando os desvios e sugerindo melhoras. Talvez um motivador seja dar isenção à tarifa da revisão, condicionada ao consentimento da divulgação.(evidente que limitando o número de isenções -sorteio?, e buscando notas de 4 ao 10) Não achei proveitosa nenhuma das palestras relacionadas à correção/elaboração da redação. Aquela sugestão/abertura para elaborar o texto usando a primeira pessoa é quase uma reprovação certa. Quem busca essas lives está realmente precisando de ajuda, pois os candidatos pertencentes à famílias com boa capacidade econômica têm acesso aos melhores preparatórios, com correções ilimitadas. (quem sabe até mesmo por avaliadores que fazem parte da banca - afinal, nenhum professor se sustenta corrigindo apenas redação do vestibular uerj).
@thainavargas90942 жыл бұрын
Certíssima. 👏
@MsKaduSantos2 жыл бұрын
Exemplificar os aspectos mencionados com redações nota 10 é fadar imediatamente o projeto deles ao fracasso. Se, por um lado, luta-se pelo fim de modelos que signifiquem o "bom" - no qual alunos reproduzem incessantemente sem nem cogitar a possibilidade de pensar sobre o tema para redigi-lo, visto que já está tudo pronto e selecionado (o que acontece no ENEM) -, mostrar redações que se enquadram nesta faixa 9/10 é, mesmo que indiretamente, criar pequenos modelos, indo contra todo o trabalhado que é feito para valorizar a pluralidade e autoria de pensamentos. Ainda que as redações se distingam entre si, os alunos identificarão, entre as expostas, modelos nos quais se inspirar e acabarão reproduzindo mais daquilo sempre, consciente ou inconscientemente. Não é nada coerente da parte deles, tendo em vista a proposta, fazer essa divulgação.
@irisgiovanini2 жыл бұрын
Concordo plenamente... Inclusive a UERJ deveria passar a dar feedback das redações por escrito, assim como no enem, pro aluno saber onde pode melhorar
@dayannamoreno65422 жыл бұрын
@@MsKaduSantos De fato acabaria com o projeto de redações totalmente singulares. Porém, acredito que é ainda pior não disponibilizar nenhuma informação a respeito de como deve ser uma redação nota máxima, ou ao menos quais erros tiram pontos. Dessa forma, pessoas sem acesso a cursinhos preparatórios e que precisam estudar sozinhas, não conseguem estudar redação por nenhum meio. É desigual.