Acredito que o maior desafio do dia 2 de Abril é falar para pessoas fora da comunidade do autismo - pessoas que não tem contato com esse tema diariamente. Então espero que este vídeo consiga alcançar outros públicos também por aqui no KZbin :)
@pauloaugustofenix7 ай бұрын
assistindo o video e fiquei bolado aqui 7:56... qual a do Sonic?
É um meme que viralizou no Twitter. Está ao final do vídeo :)
@pauloaugustofenix7 ай бұрын
@@chimurawill é por ele ser azul? ainda estou confuso ^^
@valentina_fox987 ай бұрын
Boa noite Willian, tenho 13 anos, sou autista e durante todo meu processo até o diagnóstico seus vídeos ajudaram muito a minha familia a entender o que se passava comigo, que bom que voltou a postar.
@chimurawill7 ай бұрын
Que legal, Valentina. Fico bem feliz em saber disso. Espero que tenha gostado desse vídeo também, e que os próximos continuem te ajudando de alguma forma!
@fabyanaNery7 ай бұрын
Vou fazer 41 anos e na minha época tinha uma sala isolada de todos com estás crianças. Sabe aquela criança de óculos de duas cores que aparecia de vez em quando ou o rapaz nervoso raro de ver? Então, eu sei desta sala porque já estive nela e minha mãe não gostava e brigava pra por na normal. Só que na época eu não entendia nada, até porque ela escondeu o autismo de mim. Então fiquei sem saber porque a professora não deixava eu brincar com as outras crianças e nem pegar os brinquedos. Não sabia porque os adultos me chamavam de estranha e pedia pra professora não deixar eu chegar perto dos filhos deles. As próprias professoras me achavam um porre me deixando sozinha no corredor da secretaria por horas. Além do bullying de dizer na frente de todos que eu não seria nada na vida. Descobri quando meu irmão fez faculdade de psicologia, no último ano ele começou a questionar minha mãe pois ele também ia nas terapias e as lembranças passou a fazer sentido neste momento. Ela custou a dizer e foi aí que várias situações de família e até na igreja passou a fazer sentido. Mais levei uns 4 anos a frente pra entender de fato isso e até me entender. Posso dizer que foi libertador descobri que tenho autismo. Antes eu já estava num estado depressivo gigantesco onde engolia seco tudo que o povo reclamava de mim, e no esforço enorme de deixar quem eu era pra ser o que os outros idealizou e achava certo por várias vezes quase dei fim de mim mesma. E muito fácil dizer que não tem e que e frescura, mas até o modo como um autista se veste incomoda as pessoas, e inacreditável! Então descobri isto fez eu retornar ao meu eu e tocar um f0d@-s3 nas pessoas que incomodavam até com um simples mexer de mão meu.
@nails_n_nature7 ай бұрын
Que absurdo tudo o que você passou, as funcionárias da escola ao invés de acolher eram a que mais tinham preconceito.
@felipemontanez5 ай бұрын
Obrigado pelo relato, você não imagina mas a maior diferença entre TEA (adulto) e uma pessoa típica, é a coragem!
@IRACEMASAN5 ай бұрын
Oi, Willian! Sou psicologa, no FAA, com filho autista e atendendo autistas e familiares (inclusive esposas) de autistas. Cheguei hoje ao seu perfil e estou comendo os vídeos para indicar. Você é muito claro! A explicacao sobre o TPS é clarissima.
@chimurawill4 ай бұрын
Seja bem vinda ao canal!
@lucbas1717 ай бұрын
tinha saído sem curtir, voltei e fiz questão de curtir
@liliflores1015 ай бұрын
eu tenho grande problema com lugares cheios, sala de aula quando fica muito agitada, mas eu amo escutar música bem alta em fone de ouvido
@Rogerio21937 ай бұрын
Willian, vou tentar escrever numa tomada só. Nos outros comentários ou mensagens que já te enviei eu sempre apagava, reescrevia e às vezes eu sentia que nem conseguia falar direito. Eu recebi o diagnóstico tem alguns meses e, mesmo tendo passado pelas avaliações já com essa possibilidade ventilada, recebi o diagnóstico com uma dificuldade que surpreendeu até a mim. E isso para falar até para pessoas próximas. É muito complicado explicar a vida toda sob uma ótica em que a gente entende melhor o que acontecia. Eu sofri muito bullying no colégio, até de ser agredido fisicamente e, recentemente, passei por uma situação no trabalho em que descobri que meus comportamentos foram catalogados pelo meu setor como um indicativo para licença compulsória e para posterior dispensa do cargo que eu exercia, o que fez com que eu precisasse ser recebido em outro local. A inclusão envolve uma certa saída de zona de conforto, e acho que isso ainda é muito pontual. E muitos autistas têm justamente o marco "custo" nas coisas que fazem. São pessoas que, muitas vezes e até por sobrevivência, desenvolveram competências esperadas num contexto social típico, na velocidade típica, mas de um modo que custa muito à pessoa no espectro, o que acaba gerando ou aumentando isolamento e comorbidades. O modo sóbrio como você trata a questão é e vai ser sempre um benefício para quem está no espectro e para os conviventes. Espero que, dentro do que for bom e saudável para você, você produza mais e mais conteúdo. Você é extremamente precioso a ajuda muita gente. E ajudou muito a mim. Obrigado.
@chimurawill7 ай бұрын
Obrigado por compartilhar aqui um pouco da sua perspectiva, Rogerio. Também tenho a mesma percepção, sobre o que você disse sobre custo!
@felipemontanez5 ай бұрын
Obrigado pelo relato!
@Rogerio21935 ай бұрын
@@felipemontanez Eu que agradeço por ler, Felipe!
@PauloRicardo-kp8qw4 ай бұрын
Tbm sou autista, Rogério. Muito importante o seu relato! Parabéns pela firmeza e continue assim. Tamo junto!
4 ай бұрын
@Rogerio2193 Eu me identifiquei tanto com o teu comentário! Recebi o diagnóstico há pouco mais de um ano e meio e também sinto muita dificuldade em falar sobre ele até com pessoas muito próximas. Penso que seja justamente por ter me esforçado tanto por tantos anos pra mascarar as minhas características e, mesmo com os mais altos "custos", sempre dar um jeito de entregar o que era esperado de uma pessoa típica. Eu não sabia que era autista, então não percebia que estava mascarando e suportando além da conta, mas o fato é que me gerou uma depressão profunda. Agora estou bem, mas sigo sentindo que isso me isola ainda mais socialmente, porque me parece que as pessoas ao meu redor não só não vão entender a minha condição, como vão (e isso já aconteceu) em sua maioria questionar o diagnóstico, o que é algo que em certa maneira me incomoda muito. É quase como uma síndrome de impostora de "eu não vou conseguir provar que essas coisas são reais porque elas acontecem só na minha cabeça". Enfim... em relação aos vídeos do Will, também são valiosos pra mim, principalmente lá no início do processo do diagnóstico. Eu tive muita dificuldade de encontrar vídeos sobre autismo de pessoas que eu sentisse que eram parecidas comigo e os vídeos do Will me trouxeram essa identificação. É sempre uma alegria quando sai vídeo novo hehehe
@sedesantosporqueeusousanto47687 ай бұрын
Tenho um sobrinho chamado *Conrado,* ele tem 6 anos e eu fui a primeira pessoa a perceber alguns traços de autismo nele, mas te afirmo, é uma benção em nossas vidas, amo a sinceridade, autenticidade, e inteligência que tem. Ter um autista na família é sinal que Deus nos abençoou em ver o mundo de uma outra forma, E de uma forma bem melhor.♥️♥️♥️♥️
@karenfornari28597 ай бұрын
Senti falta dos seus vídeos! Sei q vc estava estudando e cuidadndo de vc, mas sua voz neste assunto é muito importante.
@amandamarton43687 ай бұрын
Pois é.... tomei conhecimento sobre o autismo em 2000 pela TV, na hr me identifiquei.... como falava somente sobre crianças achei que não era comigo, meu tempo tinha passado, passado 24 anos , veio o prejuízo, ansiedade, depressão e nunca consegui trabalho. Diagnóstico autismo moderado, esquizoafetivo aos 43 anos.
@felipemontanez5 ай бұрын
Que legal qualquer forma de expressão!! Comigo foi parecido, hoje tenho 45 anos
@NINAYELLOW47 ай бұрын
CREIA YAUSHA ESTÁ VOLTANDO ALELUYAUH AINDA DÁ TEMPO PESQUISE SOBRE E ESTUDE OBRIGADA DE CORAÇÃO YAUH ABENÇOE A SUA FAMÍLIA ASSIM SEJA ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@DarcicleyLopesАй бұрын
Isso não existe, cara, desencana. Melhor você se preocupar com a família, os estudos, alguma atividade profissional e até mesmo lazer.
@user-fi5mn8vj1jАй бұрын
@@DarcicleyLopesmano, a crença dela é a crença dela e tua crença é tua crença.
@DarcicleyLopesАй бұрын
@@user-fi5mn8vj1j Você está errado em dois aspectos: 1° não é questão de crença; 2° você não a criticou por empurrar a religião em coisas que não tem nada a ver, mas me critica por alertar quanto aos problemas do fundamentalismo religioso, ou seja, ao tentar me criticar, você acaba cometendo uma hipocrisia.
@tiaodocajuru47917 ай бұрын
Força aí pra todos nós. São muitos momentos difíceis, "pequenos" problemas na visão dos outros, mas que para nós são muito cansativos porque são frequentes e pra sempre.
@chimurawill7 ай бұрын
Exato. Acredito que o ponto chave é entender que esses "pequenos problemas", ocorrendo frequentemente, em todos os contextos, formam uma bola de neve para problemas generalizados bem maiores.
@bookrockandcoffee6 ай бұрын
Eu sendo autista e amando metal extremo, não tenho hipersensibilidade auditiva e realmente não é critério para ser autista.
@user-fi5mn8vj1jАй бұрын
eu também não tenho hipersensibilidade sensorial de nenhum tipo, isso parece uma característica bem rara em nós. edit: eu pesquisei e vi que apenas 10% não possuem hipersensibilidade sensorial.
@abiliosantos25076 ай бұрын
Caso não existisse você eu NUNCA teria ido buscar ajuda profissional e SEMPRE teria me achado "estranho". AMO muito o seu conteúdo e continue, vc foi essencial na minha vida e tenho certeza que para muitos outros!
@jujuteixeira1007 ай бұрын
Com todo amor e respeito que todos merecem
@The_Knight_ofc7 ай бұрын
N tankei o sonic ali KKKKKKKKKKKK
@chimurawill7 ай бұрын
Ufa, que bom que alguém captou essa parte do humor kkkk
@The_Knight_ofc7 ай бұрын
@@chimurawill kkkkkkk
@hermanojunior16417 ай бұрын
Mas por que Sonic? Eu não entendi a ligação, tô curioso agora
@lucasantonio24303 ай бұрын
@@hermanojunior1641 eu tambem nao entendi, porque ele é azul ?
@arlenesaleslins54003 ай бұрын
É um meme do twitter que fala que pra atrair a atenção de um autista, é só colocar o sonic no post @@lucasantonio2430
@zuik63457 ай бұрын
Oi, Willian, fico feliz em ver que você postou mais um vídeo, gosto muito do seu canal (até estou pensando em fazer um em um estilo mais adolescente, não vejo esse tipo de representação no Brasil, exceto por alguns vídeos duvidosos no Tik Tok). Um assunto que gostaria que fosse bem explicado sobre o autismo é como a depressão e a ansiedade afetam esses indivíduos, eu mesmo me vejo em uma péssimo situação já há um tempo. Vi dados na gringa medonhos sobre como uma grande parte dos suicídios são realizados por autistas. Bom, acho esse tema bastante interessante e necessário.
@chimurawill7 ай бұрын
Acredito que os vídeos duvidosos do tiktok existem porque os elementos que os tornam duvidosos são os mesmos que permitem eles fazer sucesso e alcançar mais pessoas (sensacionalismo, generalização, conteúdo apelativo). O caminho de uma representatividade fidedigna muitas vezes é "chato", sem tanto prestígio, não ganha tantos likes e dá muito mais trabalho de se produzir algo bom. Entretanto, acredito que com o tempo, o público vai adquirir uma certa maturidade e esses conteúdos não irão mais fazer tanto sucesso como hoje fazem (exemplo: matéria do fantástico sobre TDI).
@ednasoares6267 ай бұрын
Olá William, assisto todos os seus vídeos, rico os conteúdos, tenho filho autista, e quando vi seus vídeos aumentou minha esperança que meu bb pode seguir uma vida de sucesso. Parabéns.
@nails_n_nature7 ай бұрын
Você podia trabalhar com narração de livros, sua voz é muito agradável!
@RIcardo-sx4jw7 ай бұрын
Autista, ele ? 🤔
@semnome2077-q7p6 ай бұрын
@@RIcardo-sx4jwé
@adrianedos49707 ай бұрын
Que bom te conhecer Willian, que foi através da Bibi Bailas que eu adoro. Tenho um sobrinho autista e tenho acompanhado vários profissionais "sérios" para entender melhor o TEA e ajuda-lo da melhor forma. Adorei seu vídeo. Já estou te seguindo e obrigada por sua contribuição. Abraço
@SeventhSon.2 ай бұрын
Boa noite Wilian , sou professor do Município de Pinhais no Paraná e sou autista , um vídeo maravilhoso!! Parabéns 🎉🎉🎉❤❤❤
@chimurawill2 ай бұрын
Que legal! Já palestrei por aí
@marciadaros57627 ай бұрын
Que bom ter você de volta! Ver você é como ver meu neto no futuro ❤
@MMiler7 ай бұрын
Você se comunica muito bem e é muito agradável e relaxante assistir seu vídeo. 👏🏻😎👏🏻
@chimurawill7 ай бұрын
Obrigado! Minha esposa é fonoaudióloga, e me dá uma ajuda neste sentido haha. O microfone também ajuda.
@Puppy_HannahBangwife5 ай бұрын
descobri que tenho autismo de suporte 1, já desconfiava de ter algo parecido. Descobri seu canal e estou aprendendo bastante sobre mim. Por exemplo eu tenho hiperfoco sobre a segunda guerra mundial e também quando era pequena tinha hiperfoco no Titanic, mas naquela época ninguém desconfiava de eu ter autismo. Parabéns aos seus vídeos!
@HeuwhrhshdhHeiwheisbqjdrje7 ай бұрын
Feliz c seu retorno. Descobri por agora que tenho asperger, e confesso que minha cabeça está toda atrapalhada. Seus vídeos tem me ajudado muito. Obrigado e continue seu trabalho. Não esquente c pessoas de cabeça pequena. Por gentileza, pense em nós que precisamos de ajuda, e não temos p onde recorrer p fato que vc sabe qual eh. Deus abençoe
@heloisa2002Күн бұрын
William te conheci agora, e já me inscrevi no teu canal, pfv não pare! Estou sendo, neste momento, investigada com possível TEA, e teu conteúdo é incrível!! Vc recomenda alguns livros de neurociência ou sobre o TEA? São meus "hiperfocos" (rsrs), amo essas coisas!
@Shovelheadnandao7 ай бұрын
Que bom que você voltou a fazer vídeos.
@glossonauta7 ай бұрын
Excelente!
@Jap8207 ай бұрын
Amei sua fala! Resumindo nossa luta nesse vídeo ❤ Seria tão bom se houvesse essas práticas que ocorrem durante este mês pelo menos a cada três meses como trabalho de conscientização da população. Se passa esse período e tudo cai no esquecimento. O mais triste é que existe a lei para PCD mas na prática só Jesus na causa.
@chimurawill7 ай бұрын
Tentei fazer um vídeo para levar essa mensagem a outros públicos, também :)
@oivanmotta7 ай бұрын
Achei incrível, super informativo. Lembrei também, que poderia ser falado, do personagem Newt Scammander da série Animais Fantásticos, o próprio ator falou que se inspirou no TEA. E outra coisa, a dificuldade de diagnóstico em adultos, que já estão habituados a mascarar. Eu mesmo só comecei a desconfiar aos 35 anos. E já ouvi de neurologista que “é impossível você ser autista, porque é casado e tem 3 filhos”. Mas sim, sou. E seguimos na batalha.
@chimurawill7 ай бұрын
Verdade, boa referência. O problema de gravar vídeos é que, muitas vezes, as melhores ideias só aparecem depois de ter publicado o vídeo hahaha.
@user-fi5mn8vj1jАй бұрын
eu sou autista, mas eu nunca encontrei um igual a mim. eu não tenho nenhum tipo de sensibilidade sensorial e posso entender ironias, sarcasmos e todos os recursos de linguagem naturalmente. resumindo, eu não tenho duas das principais características de uma pessoa autista, mas eu tenho dificuldade de olhar nos olhos e um pouco de dificuldade social. eu tenho 21 anos e sou da área da Segurança Pública. Sou GCM.
@ideias-legais12 күн бұрын
Você tem laudo de autismo?
@carolinaannehalliwell32747 ай бұрын
Obrigada por mais um conteúdo sobre autismo, Will! Você é sempre muito didático, preciso e acertivo em suas colocações. ❤🧩 (Só um adendo: Eu me identifico demais com o Sheldon de TBBT, tanto que em casa só eu entendo e apoio os pontos de vista e atitudes dele na série 😅).
@chimurawill7 ай бұрын
Quando fui diagnosticado, meu irmão disse: "ah, então é por isso que as vezes você parece com o Sheldon?" kkkkk
@CanalCoruja7 ай бұрын
Bom dia Willian fiz alguns vídeos falando sobre futebol e autismo, tenho autismo infantil f84.0, esse último foram de times que fizeram camisas de autistas : Tuna Luso, Necaxa , Goias , etc.
@Alan-sb3uj6 ай бұрын
Que bom que você voltou, Willian! Assisto desde que se chamava "Um Canal Sobre Autismo". Estou maratonando seus vídeos e vi que sumiu um que tinha antes, era "20 coisas sobre mim", algo assim, hahaha. Faz um vídeo falando da sua alimentação e da seletividade alimentar, ainda não encontrei esse assunto no canal. Você é o primeiro autista que vejo reconhecendo que existem diagnósticos incorretos de autismo, muitos xingam quando se fala isso ou até defendem autodiagnóstico.
@chimurawill6 ай бұрын
Você é a definição de "público raiz" do canal, então haha. Mas acho que deve estar confundindo, nunca fiz um vídeo sobre "fatos sobre mim". Serei o primeiro autista a ser cancelado por criticar diagnósticos arbitrários.
@Alan-sb3uj6 ай бұрын
@@chimurawill Hum, devo estar confundindo mesmo kkkk
@consuelo29444 ай бұрын
William, fico feliz por vc voltar a postar. Gosto muito da forma como vc aborda esse assunto. Obrigada
@carol.estudantenutri7 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo! Foi um dos vídeos mais esclarecedores e diretos no quesito desmistificar várias questões relacionadas ao autismo. Parabéns. Muitas pessoas gastam tempo demais preocupadas em decidir qual copo usar, sendo que nem água tem para beber, infelizmente.
@jujuteixeira1007 ай бұрын
Você é uma esperança na minha cabeça que ela tratando vai ter um futuro diferente...
@jujuteixeira1007 ай бұрын
Minha netinha é autista
@adhelipe6 ай бұрын
william boa tarde,eu sempre quis ser programador,tenho 10 anos,você motivou a fazer programação,eu sou autista também,que deus te abençoe,meu sonho e ser programador,quero criar jogos e mods pro minecraft,tchau,que deus te abençoe,você e minha motivação,que deus te abençoe te ilumine te guarde amém.
@chimurawill6 ай бұрын
Que demais! Te desejo muito sucesso na sua trajetória!
@eutanatuss7 ай бұрын
Excelente👏👏👏👏
@renatazampronio66006 ай бұрын
Excelente,você é muito necessário, obrigada e aguardando novas publicações.
@gilenadauriol53547 ай бұрын
Estava sumido que bom que está de volta , as suas explicações ajudam muito as pessoas entenderem mais sobre o autismo 👏👏👏!
@raquelpribeiros7 ай бұрын
Excelente vídeo. Corajoso, lúcido e competente. Não estou no espectro, mas queria compreender melhor. Adorei entender mais sobre a condição, através da sua fala. Hoje vou vestir azul. 💙💙💙💙💙💙💙💙
@chimurawill7 ай бұрын
Seja bem vinda ao canal! Fico feliz que o vídeo tenha alcançado o propósito 😊
@raquelpribeiros7 ай бұрын
@@chimurawill eu quem agradece! Hj eu vesti azul e disse às pessoas o porquê 😊
@genildamaria383224 күн бұрын
eu tenho um neto autista e o seus vídeos ajuda muito a entender o autismo
@daianadaia13646 ай бұрын
Gosto muito dos seus vídeos pois tenho um filho autista com 12 anos o Daniel obrigada pela atenção Daia de Mairinque interior de São Paulo obrigada
@karinemuniz92467 ай бұрын
Que bom que voltou a postar! A 5 anos quando recebi o diagnóstico do meu filho, teu perfil me ajudou bastante. Obrigada.
@paulokevincarro7 ай бұрын
Boa tarde meu amigo eu desejo um feliz dia do autismo para todos os autistas Deus abençõe todos vocês.
@luciananogueira28837 ай бұрын
Willian, muito obrigada por seu trabalho de conscientização. ❤
@giovanigda14006 ай бұрын
Autismo com suporte 01.. Já os outros níveis a Situação muda completamente.. Devido as diversas dificuldades...
@iagoleandro26667 ай бұрын
Obrigado
@Kirihikari2 ай бұрын
Saudades de você William ❤️
@rachelmariacamposmenezesde31777 ай бұрын
Boa tarde. Excelente vídeo, William Parabéns e muito obrigada!
@RonaldAraujo7 ай бұрын
Excelente, Chimura! Obrigado por disseminar informações de valor, dessa maneira dinâmica! Sucesso!!
@IsaacAngeloSilva-qi4pn7 ай бұрын
Eu sou autista com orgulho e não gosto de quem rótula a gente e uma condição não doença
@thorbrnaarea83033 ай бұрын
Muito bom seu vídeo, como sempre.
@rosaliamaues5527 ай бұрын
Legal, voce voltou a postar. Gosto muito dos seus conteúdos!
@AC-rj6mj7 ай бұрын
muito esclarecedor. Parabéns!
@canaldosirmaosfortes73775 ай бұрын
Me ajuda , faz um vídeo sobre habilidades sociais em adolescente nível um
@gustavopereira_127 ай бұрын
Muito obrigado pelo vídeo
@marillyandrade2400Ай бұрын
Como vc era na infância e adolescência como era seu comportamento? Vc ficou com ansiedade e depressão na adolescência? Meu filho é super inteligente, sempre tirou notas boas e sempre foi muito retraído, na adolescência com 17 anos ta deprimido e ansioso. Ele fico muito triste e irritado por não conseguir fazer amizades. Ele tem muitas coisas do autismo leve. Eu como mãe tou sofrendo com isso é ele ainda não teve diagnóstico, ele ta tomando escitolopram, se deu bem nos primeiros 15 dias. hoje não mais. Sofre muito por não conseguir fazer amigos.
@robertosantos83427 ай бұрын
Obrigado pelo o vídeo! Nós que temos que falar sobre transtorno de desenvolvimento, eu tenho transtorno de Dispraxia
@verenasantana53784 ай бұрын
Qual é o médico que faz o diagnóstico de autismo?
@neilmafarias39927 ай бұрын
Parabéns mas uma vez pelo seu vídeo já compartilhando com minhas amigas, seus vídeos são muito esclarecedor, muito obrigado Wil assim posso ajudar meu neto de 15 anos
@chimurawill7 ай бұрын
Muito obrigado por compartilhar! Espero que ajude a conscientizar suas amigas :)
@carinhoporplantas92407 ай бұрын
Por causa de pessoas que são diferentes mas que não tem nenhuma dificuldade ou sofrimento atrelado a isso, as pessoas que sofrem por serem neurodivergentes sendo autistas de nivel 1, o chamado autismo leve, não encontram apoio. Muito triste isso.
@neidealves456114 күн бұрын
Qual exame é feito prá ser um autista preciso saber qual é
@andrelobo36257 ай бұрын
William voce e muito inteligente e nos abriu o entendimento sobre o autismo,gratidao
@ozeaslucas98387 ай бұрын
Parabens ao excelente conteúdo apresentado neste canal.
@barbaramarques45196 ай бұрын
Também já "sofri" muito preconceito por saber falar bem
@luizav7 ай бұрын
Sempre ótimas reflexões!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
@HITALO1717 ай бұрын
Vou compartilhar e muito obrigada por tudo.
@chimurawill7 ай бұрын
Agradeço muito, Hitalo!
@NoelSantos47117 ай бұрын
Querido Willian, me perdoe vou apenas expor minha opinião. Ao meu ver, o nosso país não possue ou mesmo não tem interesse de melhor aproveitar profissionalmente os portadores do espectro autista. Muita gente boa, inteligente, focada, empenhada, porém que não tem oportunidade. Admitir que é portador do autismo, é quase que um suicídio profissional. As pessoas simplesmente não falam sobre isso. No final das contas, somos tratados como alienados e esquisitos.
@chimurawill7 ай бұрын
Em minha percepção, infelizmente vejo que ainda existe uma percepção muito equivocada sobre autismo e diversidade em empresas por aqui. Já ouvi relatos semelhantes ao que você expôs no seu comentário. Realmente nem sempre é uma decisão tranquila revelar o diagnóstico.
@NoelSantos47117 ай бұрын
Obrigado por come tar o meu comentário. Foi muito gentil. 😊
@anacarolinacassini5 ай бұрын
Olá, Willian, não tem nada a ver com o tema do vídeo, mas vc ja assitiu o filme Código Infernal (Mercury Rising) com o Bruce Willis? Assisti há muito tempo, quando ainda era criança. Foi esse filme que me fez conhecer o autismo. É um filme muito bom, pelo menos eu gosto muito. ☺️
@cremildacanuto90287 ай бұрын
Maravilhoso!
@andressa_priv6 ай бұрын
mastigação me incomoda demais, me deixa muito irritada
@SaraTrivium7 ай бұрын
Obrigada por mais um vídeo.
@layzlaliberato7 ай бұрын
William, eu também sou autista e sofro este tipo de preconceito,mesmo tendo dois laudos de pessoas diferentes.
@lwdystardust6 ай бұрын
Eu concordo com vc, mas vc também não acha que discussões como "qual deveria ser o símbolo do autismo" e "qual deveria ser a cor do mês do autismo" são discussões válidas? De fato, são banais se comparar ao que é mais urgente de ser discutido, mas no caso da cor, é por conta que a escolha da cor azul foi porque achavam que autismo era mais comum em meninos, e se associou a cor azul à meninos. Porém, hoje em dia se sabe que isso é incorreto, e vem tendo um movimento para fazer o autismo em garotas se tornar mais visível. Acredito que o pensamento sobre a cor se refira a essa mudança. E com o símbolo do autismo é a mesma coisa, de fato eu concordo que cada um tem que usar o símbolo que quiser, mas também acho importante a reflexão do porque o símbolo do quebra-cabeca ter surgido, por conta de acharem que autismo é algo muito difícil de ser decifrado e que autistas precisam ser "concertados". Não é uma ideia muito legal. Enfim, acho que todas as pautas devem ser discutidas, mas concordo que não deveríamos dar mais espaço à pautas menos importantes, e esquecer as mais urgentes.
@chimurawill6 ай бұрын
Obrigado pelo comentário produtivo. Também concordo que todas pautas são válidas de se discutir - desde que a atenção entre pautas mais urgentes e menos urgentes estejam desbalançeadas (como foi o ponto principal que critiquei no vídeo, você também concordou). Sobre a discussão "cor do mês do autismo" ser azul porque se achava que autismo era mais comum em meninos, alguns pontos: 1) Isso de fato é uma verdade, autismo é mais comum entre meninos. Estamos notando agora que não é tão comum quanto pensávamos que era - mas não significa que não seja mais comum entre meninos. 2) Ainda que seja mais comum entre meninos, concordo que não necessariamente azul seria a cor ideal por este motivo. Entretanto, em minha interpretação pessoal, não acho que mudar a cor que representa o transtorno traria ganhos significativos para uma conscientização maior sobre autismo em mulheres. Nas redes sociais, por exemplo, me parece o caso de que existem muito mais mulheres autistas falando sobre autismo do que homens. Se fosse para escolher hoje, talvez não seria uma boa ideia escolher azul - mas dado que já foi escolhido e popularizado, não vejo como grande vantagem mudar. Sobre a discussão: "símbolo do autismo": símbolos podem ser resignificados. Não é uma verdade absoluta de que o símbolo do quebra-cabeças HOJE representa a "complexidade do transtorno e todo sofrimento que isso acarreta para o indivíduo diagnosticado". Especialmente aqui no Brasil, não acredito que pessoas que usam o símbolo do quebra-cabeças atribuíram esse significado - e provavelmente nunca se quer teria esse significado se não fosse a problematização na Internet. Se aceitarmos que autismo ser representado pelo símbolo do quebra-cabeça é um grande retrocesso, então devemos condenar mães, pais e outros autistas que tatuaram este símbolo? Devemos voltar aos representantes do poder público e explicar que o símbolo deria ser redefinido? É um grande esforço para que a sociedade em geral, que nada sabe sobre autismo, se concientizar o mínimo que seja - lutar para mudar representações simbólicas certamente atrapalhará o progresso. Eu poderia concordar que seria necessário essa mudança caso conseguisse enxergar que o símbolo de fato traz grande prejuízo para os autistas - mas realmente não tenho essa leitura.
@NoelSantos47117 ай бұрын
Parabéns pelo Canal e pelo vídeo. ❤
@genildamaria383225 күн бұрын
gosto muito dos seus vídeos
6 ай бұрын
Fala Willian, pergunta do seculo: Nintendo ou SEGA? Ksksk abraço
@rosanecosta45307 ай бұрын
Quando minha filha era pequena eu ficava apreensiva com a questão do aprendizado, se ela iria conseguir acompanhar as crianças da faixa etária dela, mas quando chegou a pré-adolescência e adolescência eu vi o abismo que existia na questão da interação social. Enquanto é criança a gente não imagina o quanto a dificuldade na interação social, o despreparo e falta de empatia das escolas/professores e colegas irão prejudicar e o impacto significativo que terá na vida da pessoa com autismo. As escolas e os professores não estão preparados para lidarem com as questões corriqueiras que acontecem em sala de aula, como por exemplo: trabalho em equipe, minha filha sempre ficava sem equipe, nunca colocavam ela quando formavam as equipes, parece que os professores estavam cegos e surdos em sala de aula que não viam e não ouviam nada, ela tinha que ir falar com o professor que não estava em nenhuma equipe... enfim, são tantos problemas no dia a dia escolar que eu escreveria um livro aqui. Ela era excluída naturalmente, o pior é que a impressão que eu tinha é que os colegas e professores muitas vezes nem se davam conta do que estavam fazendo, aquilo era tão banal que parecia imperceptível aos olhos deles. Essa "inclusão" (de mentira) na realidade não existe na maioria das escolas, na verdade as pessoas não estão preparadas para acolher, o amor ao próximo é tão raro de se ver nas escolas, infelizmente. No ensino médio foi pior ainda, é cada um por si. Muitos professores jovens que não tinham um pingo de paciência nem pra ouvir o que minha filha tinha pra falar. Sendo bem sincera eu só contava os dias pra que ela concluisse o ensino médio, porque todos os dias era uma queixa dela e eu já estava cansada demais de ir nas várias escolas que ela estudou pra mendigar a tal "inclusão".
@chimurawill7 ай бұрын
Obrigado por compartilhar essa história, Rosane. Infelizmente já vi muitos relatos assim. Costumo dizer que a principal coisa que aprendi na escola foi como evitar a escola. Porque eu também só contava os dias para acabar.
@rosanecosta45307 ай бұрын
Willian, obrigada por responder! Continue com o seu trabalho, você é um rapaz muito inteligente e comunicativo, acho que a sua missão é dar voz as pessoas com autismo. A minha filha também estava muito desmotivada a ir pra escola, vejo que com você acontecia o mesmo. Ela dizia que era ignorada, quando chegava perto de um grupinho e começava a falar simplesmente alguns saiam, ou não deixavam ela falar, só faltavam mandar ela calar a boca ou sair dali, era nítido que eles não faziam questão nenhuma que ela participasse da conversa e ela percebia e sentia tudo isso. Era como se ela estivesse invisível, ela chegou a me falar isso diversas vezes. Minha filha é muito inteligente, ela sempre conseguiu interagir muito bem com as pessoas mais velhas, já com os mais jovens e principalmente pessoas da mesma idade dela essa interação sempre foi mais difícil, não só pelos assuntos dela não serem os que a grande parte dos jovens gostam de conversar, mas pela falta de empatia, tolerância e paciência das pessoas mais jovens. Deus te abençoe, siga com o seu canal, ele ajuda muitas pessoas, muitas famílias. Parabéns!👏🏻👏🏻
@savioluizv7 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo. Continue o bom trabalho
@roseagraciada78967 ай бұрын
Se for pela cor, o Pocoyo representa melhor do que o Sonic.
@IgorEduardo-bf8gr7 ай бұрын
William, um cérebro de uma pessoa autista, mesmo que em matéria de QI ela seja mediana, possui uma forma diferente de lidar com o conhecimento? Eu faço apresentações no colégio. Meus colegas me disseram que muitas vezes não conseguem me acompanhar nos raciocínios, pois, segundo eles, quando não entendem uma única parte, se perdem em todo o resto das minhas explicações. Não tenho inteligência acima da média, mas mesmo assim tenho esse problema.
@chimurawill7 ай бұрын
Acredito que é acurado dizer que autistas em geral podem ter uma forma diferente de "fazer raciocínios". Também as dificuldades que podem se apresentar ao acompanhar raciocínios pode ser diferente entre pessoas autistas em comparação a pessoas típicas. Depende muito de qual nível de prejuízo na linguagem o sujeito autista em questão teria.
@IgorEduardo-bf8gr7 ай бұрын
@@chimurawill Pois é. Acho também que no meu caso seria mais a dificuldade de adaptar o discurso aos ouvintes (já que eles dizem que eu explico como se eles já soubessem do que eu estou falando). Enfim, obrigado pela resposta.
@deretti3477 ай бұрын
autistas muitas vezes captam detalhes que os outros não olham mas não prestam muita atenção na figura como um todo, muitas vezes eles precisam de um apoio visual que materialize um trabalho (por exemplo se o professor explicar como fazer uma crônica ou um artigo de na aula de redação eles aprendem melhor se tiver um exemplo) e muitas vezes eles tem um foco bem melhor pra fazer uma pesquisa profunda holística em vez de várias pesquisas superficiais, tipo pra mim que sou autista se eu tenho que fazer um trabalho de história eu gosto de saber tudo desde a economia, cultura, arte e tal em vez de fazer vários trabalhos de povos diferentes mais simples, esse ultimo é conhecido como hiperfoco e é do deficit de atenção mas um monte de autista em deficit de atenção. Eu não acho que é uma questão de inteligência, é mais se a aula e a organização se adequa ao modo como autistas funcionam. (obs, eu tô desconsiderando o autismo mais pesado, em que muitas vezes a pessoa realmente não consegue se comunicar e tal)
@xDistroxCxNxSx7 ай бұрын
Sim eu lembrei demais do Rayman que eu assistia demais com meu irmao
@robertaassumpcao7 ай бұрын
Seu conteúdo é incrível, parabéns! ❤
@palomasantos44137 ай бұрын
Estava esperando um vídeo seu!!1
@daianadaia13646 ай бұрын
Pro meu filho não existe inclusão e sim exclusão e horrível o que uma mãe de um autista passa só a gente sabe como e agora o Dani trocou o dia pela noite Daia de Mairinque interior de São Paulo obrigada pela atenção Daia
@dacueba-games7 ай бұрын
O mundo não foi feito pros neuro-divergentes. Só quem é sabe os desafios.
@chimurawill7 ай бұрын
Tenho um shorts que faço uma reflexão sobre isso kzbin.info1zwPXIDwWhI
@augustopereira60457 ай бұрын
Hoje lembrei de vc em uma consulta que precisei p SUS. A atendente que direciona ao psiquiatra, me falou c a cara mais levada que meu problema era falta de Deus no coração, e pouca fé. Vc acredita?
@MeChamoJulia7 ай бұрын
Oxe? Porque botaram o sonic? 😅 Tava sentindo sua falta, Willian! Também sou uma autista e fiquei muito feliz ao ver que têm muitos famosos que também estão dentro desse guarda chuva ☔🌈
@chimurawill7 ай бұрын
Um meme recente no Twitter viralizou, ele colocava o Sonic como o símbolo "adequado" do autismo haha. Gostei da piada, daí aproveitei para colocar na thumb :)
@MeChamoJulia7 ай бұрын
@@chimurawill Ah, foi mal! Eu não sou muito boa em entender piadas 😅👍🏻
@c0dezin7 ай бұрын
amei
@selmaralopes85123 ай бұрын
Cara descobri um tdah não sou autista mas me identifiquei muito cheguei nesse video por causa dos aspectos que no caso me deparei que o que eu estava passando era uma rigidez cognitiva, faz um ano do meu diagnóstico ser neurodivergente não tem sido fácil uma aventura tenho muitosss aspectos novos que era algo que eu tratava com normal sempre me identifiquei com personagens neurodivergente mais acha estranho ate o adiagnostico agora tudo faz aentido.
@chimurawill3 ай бұрын
Seja bem vinda!
@rachelaca71867 ай бұрын
Nao consigo diagnóstico. Estou bem desesperada.
@chaloecomim30197 ай бұрын
Excelente conteúdo 👏👏👏
@Carol-qt1ix7 ай бұрын
Muito bom o vídeo
@cehcici6 ай бұрын
sou autista, diagnosticada ano passado aos 17 anos