Рет қаралды 178
Chegada à sua 3ª edição, que sucede uma série de conversas dedicada a artistas e ativistas culturais de Moçambique, a série Uma Coleção para Amanhã - Eixo Atlântico transporta-se para 2024, com o lançamento de seis novos episódios, dedicados dedicadas a conhecer criadores de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Luciene Cabral [nome artístico Luciény Kaabral] nasceu na praia, Cabo Verde, em 2001. Começou a sua carreira de bailarina na companhia Raiz Di Polon e conheceu o coreógrafo Nuno Barreto num laboratório de investigação sobre movimento, expressão corporal e danças tradicionais. Em 2020 integra o elenco da produção do Sadler’s Wells, Fundação Pina Bausch e École Des Sables “A Sagração da Primavera”. É bailarina do Tanztheater Wupperttal, de Pina Bausch, desde 2023.
Djamilson Barreto dos Santos (nome artístico Nuno Barreto) nasceu na Praia e tem 43 anos. Bailarino há mais de uma década, é ativista cultural e faz parte da companhia de dança Raiz Di Polon. Criou e também interpreta as peças Linhas di Kommuni, Torna Liga, Dos Porta, Cisne Pretu, Stratus di Sociedadi e Izulamentu20.
Luciény e Nuno cofundaram juntos o projeto “Badju Kabu Kaba” com o objetivo de promover a dança em Cabo Verde.
«Os fios invisíveis que associam a memória do corpo às outras todas não se esgotam facilmente, foi a conclusão destes novos dez diálogos que reunimos à distância. Então, porque não espalhar a conversa do Índico para o lado do Atlântico e voltar a propor para 2023 a sistematização de uma nova coleção de conversas? Lisboa - Cabo Verde, Angola e S. Tomé e Príncipe aguardam ligação.» ― Cristina Peres
curadoria: Cristina Peres
realização: João Afonso Vaz
convidados(as): Luciény Kaabral e Nuno Barreto
captação e edição: Maus da Fita
tradução e legendagem: Margarida Bak Gordon
design: Creative Minds
apoio: Around the Tree
produção: Opart | Estúdios Victor Córdon
#opart #EstúdiosVictorCórdon #EVC20 #UmaColeçãoParaAmanhã #CaboVerde #DançaContemporânea #CristinaPeres #JoãoAfonsoVaz #MausDaFita #BadjuKabuKaba