Parabéns Bruna! É sempre uma aula de cidadania o que vc faz...
@anjormujicadepaula41728 ай бұрын
Excelente profa
@jussaragehrke8 ай бұрын
Excelente! Obrigada!
@aclysemattos6248 ай бұрын
Muito bom! 😍
@ronaldofabiano23538 ай бұрын
Ótima ideia a de responder as perguntas. Parabéns.
@escolhiensinar8 ай бұрын
Filha sanguínea! Mae colérica! Aqui em casa é assim também!
@FiloDebates8 ай бұрын
Olá, obrigado pelo vídeo professor linda.
@megamarvadao46468 ай бұрын
A Profª Torlay é inspiração, e com muita humildade e sabedoria ela faz esse convite rumo a jornada do conhecimento.
@FernandoBetelremanescente7778 ай бұрын
Boa noite Professora BrunaTorlay !
@geraldopontes378 ай бұрын
Sou professor e estou conscientes de nossa má formação. Por isso, me esforço para fazer e ensinar o que é certo.
@sergio_ssa_ba8 ай бұрын
O engraçado é que a geração de hoje tem total acesso a maravilhossos conteudo como o de Bruna Torlay, mas preferem consumir futilidade.
@tacioleal17898 ай бұрын
Concordo, mas infelizmente isso eh resultado de uma conivencia dos pais com o incremento do dito algoritmo, q te fecha na bolha do seu perfil de consumo.
@santosalmeidajoaoherberthe23188 ай бұрын
Vivo a observar indo de trem, no ônibus, eu vejo as pessoas ipinotizadas pelo celular, eu continuo sendo alguém fora desse circo de idiotas e imbecilidade. Levo sempre comigo um livro, material obsoleto segundo os Zumbis . Estou cada vez mais fora dessa ordem.
@sergio_ssa_ba8 ай бұрын
@@santosalmeidajoaoherberthe2318 é meu amigo, é tudo simplesmente uma enorme teia(web) de aranha, onde fomos todos fisgados.. Alguns poucos conseguem se manter fora dela, esses são chamados de louco
@bsixnaiabxi8 ай бұрын
Sua geração é diferente?
@sergio_ssa_ba8 ай бұрын
@@bsixnaiabxi pode apostar que sim.. Hoje temos uma geração com acesso fácil a todo tipo de informação mas prefere consumir conteúdo e cultura inútil
@geraldopontes378 ай бұрын
Excelente vídeo!
@jaquelinecarneiro83948 ай бұрын
Sempre bom ouvi-la, professora Bruna 😊
@l2_20228 ай бұрын
Título de livro: "UMA EDUCAÇÃO PARA O FRACASSO: O colapso educacional brasileiro"
@emaxsuel8 ай бұрын
Esses dias uma mãe procurou o diretor da escola porque falei que o filho dela estava atrapalhando as aulas e influenciando negativamente os outros alunos. Ela disse que isso foi “assédio moral”. Isso é o mínimo que um professor passa em uma escola pública.
@hint78 ай бұрын
É como falava o saudoso professor José Monir no 1° vídeo sobre o livro Paidéia, o que há hoje é o ensino, que é diferente da educação como era antigamente.
@marciaprof.83538 ай бұрын
39:00 sempre vejo a dita "direita" culpar os professores pela decadência da educação. Eu, sendo uma professora de história em escola pública, vendo a Bruna se aprofundar num assunto tão complexo como o nosso sistema educacional, fico mais aliviada. Finalmente alguém percebeu a profundidade do problema.
@chelos58 ай бұрын
Estou ansioso pelo vídeo de indicação de tal editora especializadas em livros educacionais com qualidade.
@alimtorres8 ай бұрын
Mais um vídeo imperdível e impecável! Ah, se tivéssemos pelo menos 1 Bruna Torlay nas escolas e univerdades...
@suelidoliva8 ай бұрын
Sou mãe de neto que hj tem 17 anos e me debrucei em dar a melhor educação pra ele. Desde os 6 anos ele aprendeu a jogar xadrez, inglês, kumon, tocar piano e literatura, que antes dele saber ler, eu lia, e aos poucos, liamos juntos. Hoje vivemos nos EUA, e a adaptação foi fácil, e é nítido a diferença entre ele e os amigos. Não basta ser mãe, TEM que participar. Parabéns Bruna!!!!
@juliorossini91388 ай бұрын
Sensacional! Obrigado Bruna Enriquecedor Todos pais deveriam assistir
@jonhfunnybear178 ай бұрын
Amei esse vídeo! Parabéns querida Bruna!👏🏼👏🏼👏🏼🔝🔝🔝
@carlostomedacunhafilho32428 ай бұрын
Obrigado, Professora Bruna, por vossa reflexão, vós sois uma representante daquilo que deve mudar na educação não apenas no nosso país, mas em toda educação mundial.
@theo_music8 ай бұрын
12:00 Muito bom. Bruna, que tal fazer uma lista de boa literatura para indicar para adolescentes!? Ajudaria demais. Pois essa literatura de capinha colorida que a meninada tá lendo é muito ralinho.
@wagaoprof.8 ай бұрын
Bruna meu relato aqui é enaltecer sua firmeza de fala e por sermos professores, eu no meu caso, do Ensino Médio a 21 anos, me sinto contemplado com sua fala. Serviu e serve para repassarmos aos colegas e trabalhar em sala de aula cada ponto que vc dá vida em suas falas. Muito obrigado em q toda vez q vc puxa o tema educação e educação na prática vc nos dar voz, nos representa. Tive um belo bate papo no grupo do ZAP de professores colegas meus e bem restrito porque a maioria são esquerdistas e se falando de Bahia q vc bem conhece sabe q aqui é a meca da esquerda, este seu vídeo foi longe e irá longe porque ele é verdade e a verdade liberta. Mais uma vez obrigado e estaremos sim esperando os próximos e próximos e próximos. Deus abençoe vc e sua família. Como diz nosso conterrâneo da BA (Renato 38), minha honra professora 🕊️🕊️😉😉
@anamariaamaral18 ай бұрын
Bruna muito legal o que vc disse sobre os interesses de sua filha, como pais precisamos estar atentos à isto. Eu leio para minha filha Tolkien, ela tem 12 anos, e ao ler as redações dela da escola, me deu orgulho. Ela está escrevendo muito bem. Estamos bebendo dos melhores. ❤
@talissonlima6263lo8 ай бұрын
Bruna, este desabafo me motiva a continuar acompanhando verdadeiramente de perto a vida escolar da minha filha, que tenha 6 anos. Sou de São Luís-MA. Aproveitando que tu falaste que quando a coisa é seria, começa pela escolha de boas obras, estou matriculado no terceiro módulo de Convivium - curso do Ronald Robson- se puderes, convide-o para uma Live de divulgação.
@tianamorais95878 ай бұрын
sensacional ❤
@juliodindo5468 ай бұрын
Concordo em grande medida, há um problema não mencionado: o temor de gestores (que na minha cidade pelo menos recebem uma gorda gratificação e tem medo de perderem seus cargos) e as pressões das secretarias de Educação. Fui chamado atenção (na véspera da prova) pq alguns alunos reclamaram que não estavam entendendo nada (detalhe: sou professor de história e não sei o que significa "não estar entendendo história). Tive que passar pela humilhação de mostrar livro, cadernos e comparar c a prova. Resultado, fizeram prova de consulta, eu me indispus na escola e da próxima vez vai ser o que eles querem: questionário e retiro 10 questões de 15. Sem mais
@dedogato8 ай бұрын
Mto bom 😊
@fernandacrozoe99158 ай бұрын
Excelente 👏👏 realmente a Internet é uma alternativa para se fato aprendermos algo
@gpolillo8 ай бұрын
"contratar um peixe para fazer o trabalho de um pombo correio, a encomenda não vai chegar" - ADOREI
@espirituais18 ай бұрын
Independente do Curriculum do MEC....Os ""PROFEXO "" NÃO têm noção por que as crianças têm que serer alfabetizados ou aprender,,,,os alunos muito menos no máximo ter ""diproma"" e ir para uma faculdade ser militante.... OBRIGADO PELAS SUAS LIVES,,, 👏🏿👏🏿👏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿....
@JoseJr19778 ай бұрын
Sou professor de Língua Inglesa há mais de 20 anos, sendo 16 em escolas de idiomas, 14 em uma só escola. Durante esse tempo pude exercer o propósito da profissão com sucesso. Desde 2018 estou com ensino fundamental e infelizmente demoro muito mais tempo para atingir os objetivos pois os alunos estão muito agitados, pensam que seus assuntos são mais importantes do que o que o professor tem para ensinar. Além disso, se o aluno não souber bem seu próprio idioma, consequentemente outros idiomas serão estudados e aprendidos de maneira precária.
@danielenussinacio56518 ай бұрын
Bruna, minha avó obrigava os 8 filhos a escreverem pequenos trechos da Bíblia, e ainda a procurarem palavras difíceis no dicionário com a desculpa de que quem Lia a Bíblia era mais inteligente 😅, enfim, todos tem um português excelente!
@dahattans8 ай бұрын
😍😍Adoro ela brava.
@vandalmeida.30.098 ай бұрын
Bruna, vc é ótima, faça vídeos-trabalhos mais curtos.
@valvalnascimento8 ай бұрын
Só quem é professor de escola estadual no estado de SP, como eu, sabe que: 1) Os alunos vão à escola para fazer de tudo, menos estudar. 2) Professor manda o aluno sair da sala por indisciplina e a direção manda o aluno voltar, tirando a altoridade do professor, dizendo que o aluno tem direito de estudar. Enquanto bandidos e estudantes tiverem mais direitos do que deveres, o Brasil nunca deixará de ser um país atrasado e nunca deixará o último lugar no PISA. 3) Um país que tem como patrono da educação um ser como Paulo Freire, é a prova cabal de que a educação nacional é irrecuperável. A educação neste país morreu.
@marciaprof.83538 ай бұрын
Também sou professora estadual
@claudio60608 ай бұрын
Parabéns por ser sincero e mostrar a realidade da educação Brasileira. Quantos professores que fingem que a educação brasileira é uma maravilha.
@cleiantunes18 ай бұрын
MG: aqui é a mesma coisa
@adrianadesouzamartins12478 ай бұрын
Não foi só educação que acabou foi tudo
@santosalmeidajoaoherberthe23188 ай бұрын
Faça como eu, mude às regras do jogo. Faça alguma coisa ! Saia do Brasil. Primeiro lugar : 1 - os professores ou boa parte ,não tem capacidade pra ensinar os jovens de hoje. Boa parte são professores semi analfabetos . Pois , fingem que dão aula . 2- A Escola não está preparada pra receber os alunos, pois escolas públicas são cabides de emprego para governadores e prefeitos. 3- Boa parte dos alunos não querem estudar por conta da falta de motivação . Boa parte são mal educados, tem problemas familiares e o estado não tem ou não oferece estrutura pra recuperar os mesmos. 4- Os professores por sua vez, reclamam de baixo salários . 5- O Governo federal é o principal culpado disso tudo, pois não oferece educação de qualidade, remuneração que de valor para os professores, segurança e uma estrutura que possa motivar os alunos como cursos voltados para o século atual e prática de esportes.
@dahattans8 ай бұрын
Brilhante e inspiradora 👏🏾👏🏾
@lenimorais73468 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso !! Riquíssimo!!
@osagradosemmisterios24728 ай бұрын
❤amei os seus comentários. O problema da educação brasileira é a militância política nas escolas..
@marcelomerlin39978 ай бұрын
Bruna é uma gracinha...
@fabianaferreira23088 ай бұрын
Seria maravilhoso um curso de redação….
@ohistoriadorlibertario56158 ай бұрын
Professora e intelectual incrível! :)
@michaelmatias43978 ай бұрын
O Brasil precisa de fato investir de forma qualitativa na base da educação. Precisamos ter para o futuro outras formas de diversificação da nossa economia, e a informática, nanotecnologia, e IA são o futuro econômico das nações consideradas potências.
@marciosoares71078 ай бұрын
Como professor e pai concordo com tudo o que foi dito. Infelizmente, uma grande parcela dos professores é acomodada; não busca se atualizar e não aceita críticas! Os professores, dada a baixa valorização profissional, se colocam apenas como vítimas desse sistema falido sem entenderem que, sendo parte, por inaptidão, contribuem e muito para manterem esse fracasso.
@deniseloutfi78188 ай бұрын
Vão padronizar os curriculum tanto no estado como nas redes particulares
@MartaVieira-ym7bj8 ай бұрын
Vc e sensacional!Traduz com mestria tudo o que penso sobre toda essa mediocridade que e o sistema educacional brasileiro
@jussaragehrke8 ай бұрын
Quero saber sobre o Instituto Essere, por favor!
@SimõesFilho-p3s8 ай бұрын
Este video foi feito para todos os isentoes....como vc bruna.
@eduardopinheiro25468 ай бұрын
Tudo isso pode se resumir no programa "Pátria educadora"!!
@nidianeestevao32688 ай бұрын
Vou chorar! Não tenho mais tempo pra ser inteligente. Tarde demais 😢
@josefernandoreinicke84568 ай бұрын
"[…] Não admita que ninguém entre os seus súditos se destaque, não deixe sobreviver ninguém que seja mais sábio, melhor, mais famoso ou até mesmo mais bonito que a massa. Passe a régua em todos para ficarem no mesmo nível; todos escravos, todos números, todos zé-ninguém. Todos iguais.[…] C. S. Lewis (Cartas de um diabo a seu aprendiz)
@michelemonteiro1458 ай бұрын
Eu estou fazendo faculdade de Letras, e acabei de sair de uma disciplina chamada Políticas Educacionais, ali tem tudo explicado por que a nossa educação está fadada ao fracasso. O Estado se mete em tudo e engessa os professores, e por mais que os pais coloquem seus filhos em colégios particulares para melhorar um pouco a qualidade do ensino para o filho (é o meu caso), infelizmente eles tem que trabalhar para fazer o aluno ir bem no Enem ( que todos já viram como é a prova de Linguagem/Humanas) e daí por melhor que seja o professor, ele tem que encaminhar o aluno para aquele fim, isso mata o ensino. Eu fico até triste, por isso eu estudo, mas mirando em dar aula se for o caso, no Ensino Superior.
@marciapatriota42148 ай бұрын
Ela indicou um Instituto em Campinas (É Ser, Esser....). Alguém poderia me ajudar?
@elisabethfontanello8 ай бұрын
Também estou tentando localizar. É Essere mas não encontrei site, canal, nada. Nem referência nenhuma no Google.
@conceicaocosta11778 ай бұрын
Também quero saber!
@RostislavKozlowski8 ай бұрын
Muito bom!
@Larcompoucomarta8 ай бұрын
Meu marido tem um sobrinho de 12 anos que não sabe leeeeerrr ele desenha o nome,e está na 5° série, cara eu perguntei pra tia que cuida dele como ele passou de ano,ela disse que as professoras enviam a prova pra ele fazer em casa porque não podem reprovar aluno,ordem da secretaria de educação,cidade Valença no Piauí,e daí ela faz a prova,suco do Brasil
@espantube8 ай бұрын
@@perobusmaximusO ensino fundamental público não é de responsabilidade dos estados?
@elisangelamarianodeoliveir48698 ай бұрын
É isso mesmo. Não podemos reprovar! Tem pai que até pede, mas não nos deixam.
@alessandracosta68538 ай бұрын
Bruna faço afterscolling com meus filhos, com qual idade devo apresentar Machado de Assis às crianças? Na minha humilde opinião muitíssimo melhor que o Chico Buarque é Vinícius de Moraes.
@RogerRamos19938 ай бұрын
Minha opinião: Machado é para no mínimo adolescentes. Tem tanta nuance e riqueza ali que muito passaria batido se lido por crianças.
@YAMAZAK18 ай бұрын
@@RogerRamos1993 Também acho. Adolescentes bem orientados, diga-se de passagem.
@RogerRamos19938 ай бұрын
@@YAMAZAK1 Vale o mesmo para adultos -- se a pessoa só pensa em BBB, birita, bunda e bola, nunca vai ser proveitoso ler Machado.
@alessandracosta68538 ай бұрын
@@RogerRamos1993 obrigada pela dica. Meu filho mais velho tem 11 anos, poderia começar por algum conto?
@RogerRamos19938 ай бұрын
@@alessandracosta6853 O Alienista, talvez.
@elson_jf8 ай бұрын
Desde o ano passado, o professor, das escolas estaduais no Estado de São Paulo, não tem mais liberdade para conduzir o conteúdo como achar melhor. Primeiro porque, agora, a Secretaria de Educação fornece os slides com os temas e o desenvolvimento das aulas (aula a aula). Segundo, se não seguirmos os slides, prejudicamos os alunos, pois os conteúdos que aparecem na Prova Paulista (que é realizada a cada final de bimestre), são os que constam nesses slides. Não há mais a tal liberdade de cátedra. E, agora, o teórico mais falado nas "formações" obrigatórias a que os professores são submetidos (o que classifico como "lavagem cerebral") é um sujeíto chamado Doug Lemov (autor do livro Aluno Nota 10) - que utiliza 'metodologias ativas' na abordagem do conteúdo. A ideia até seria interessante, mas está cada vez mais difícil lecionar, pois os alunos estão sempre com um celular na mão, sem interesse algum por qualquer conteúdo apresentado. Além disso, para complicar ainda mais a situação, agora o Estado inovou colocando um monte de plataformas online. A ideia até seria boa, porém é cobrado uma quantidade semanal de acesso. Para conseguir isso nós, professores, temos que ficar carregando notebooks de um lado para o outro nas escolas, verificando se não tem outro professor utilizando (pois diversas disciplinas precisam utilizá-los para esses acessos - que são obrigatórios). Há escolas nas quais as salas de acesso, as quais tem computador desktop disponíveis. não comportam uma turma nem de 30 alunos.
@a7r7s388 ай бұрын
Na universidade essa liberdade é até a PG 2, pois se o aluno não passar, vai dar problema. Antes não era assim
@R-Ramos8 ай бұрын
Está ai o problema que comprometeu o trabalho do Professor Olavo impedinduo de dar os frutos que ele almejava. O estrgo intelectual da sociedade era muito maior do que ele tinha em mente. A diferença de qualidade educacional do tempo dele para o atual é abismal. Como resolver isso, não sei. Sou produto dessa educação que me gerou angústia e aflição 😅
@MaluPariz.8 ай бұрын
A qualidade técnica dos profissionais de educação é deficiente. A qualidade humana dos profissionais de educação é um misto de vingança e baixa estima.
@diegodelinda8 ай бұрын
Alguém sabe qual é a editora citada? 54:04
@leandrocabrobo8 ай бұрын
13:00. Pela faixa etária, nem Machaco e tampouco Chico; que tao Ziraldo?
@flaviamello94528 ай бұрын
Bruna, conhece a Academia Dulcis Domus?
@t.marcondes6748 ай бұрын
"O esquerdismo ideologicamente é derrotista" = Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.
@robertomacedo20418 ай бұрын
👏👏👏
@sheilasoares27368 ай бұрын
Os professores escolhem deliberadamente o método socioconstrutivistas; o professor escolhe as ideologias de esquerda, que só criam sujeitos rancorosos e revoltadas, daí esse monte de alunos agressivos por achar que são oprimidos por tudo e todos, inclusive, pelo próprio professor; professor escolhe seguir linhas freiranas, que dissolve as hierarquias, já que "ninguém educação ninguém".
@michel-historyahoje45218 ай бұрын
E você lá sabe o que acontece numa sala de aula? E você lá sabe o que os professores estão fazendo? Há quanto tu não entrea numa sala de aula? 40 anos?
@mresm7688 ай бұрын
Ainda estou aguardando com curiosidade o nome da editora que produz livros didáticos agradáveis e de qualidade!
@cristianomiller7428 ай бұрын
Brasil e o velho voo de Galinha inclusive na educação 😅👏👏
@greatsewer8 ай бұрын
Esse problema tem mais de 60 anos.
@felipeaccioly86718 ай бұрын
por isso o kumon está sempre lotado
@adrianivolpe20668 ай бұрын
Força e Fé, 😢😢😢. Pois você é ótima e merece muito mais relevância. E ela virá....acredite. ❤ É foda concorrer com a bunda da Burrita...ops,Anitta.
@eloisamariapaganipereira16358 ай бұрын
Há professores que nem sabem o que é EMENTA! KKKK
@sidneijorge56708 ай бұрын
Setor em decadencia😢
@Joao-y7o5m8 ай бұрын
O melhor é o Olavo; a terra é plana 😅😅😅
@kaduaisRod8 ай бұрын
Olá, professora! Tudo bem? Agradeço muito pelo seu conteúdo. Você tem coragem por dizer a verdade. E ela é que estamos nos tornando demasiadamente medíocres, e falar isso e citar "deuses" da turma é quase um crime. Tento sustentar e evoluir um canal sobre desenvolvimento pessoal e a educação é intrínseca. Seu material me ajuda e motiva. Obrigado mais uma vez. Seria ótimo se me autorizasse a usar trechos de seus vídeos em um um artigo ou mesmo vídeo, mas em negativo, ainda sigo agradecendo. Felicidades e bom trabalho!
@erikaromaosilva4 ай бұрын
Mas Bruna, quanto à questão de ser privada ou pública, o problema não seria que todo mundo tem que seguir um padrão do MEC? Porque não vejo o problema de ser um negócio, mas de ser um negócio que tem que seguir as mesmas regras. Tô totalmente errada?
@deniseloutfi78188 ай бұрын
Bruna , nos vídeos , não precisa gritar ….
@jaqueline_andreazzi9978 ай бұрын
Bruna, a base teórica que norteiam as práticas na sala de aula são equivocadas e são tabus, que não podem ser questionadas. 😢
@lenimorais73468 ай бұрын
Bruna vc conhece o material didático do SAS?
@loocriativo8 ай бұрын
A universidade (com "U" minúsculo que lecionei por anos....o programa era uma merrrdaaaaaaaaaaaaaa.....) logo, entre um conteúdo e outro, enxertávamos alguma coisa autoral e muito mais ligado a realidade.... do resto! (era uma prova de detran)... que porcaria.... ( ) em questão, a professora relatada pela Bruna diante da "missão" ; trabalho na perspectiva do Chico B. Poderia ser a seguinte questão: O que falta no Excelentíssimo ChicoBuarque ontem e hoje? ( ) Chega de docência do amor venceu o Ódio..chega desta %$g8J&(¨*¨9_%* ( ) Ha!! quando as escolas e universidades viraram meretriz do grupo de Gigôlo de investidores, o ensino virou um sanduiche num combo vencido ....
@julianodl8 ай бұрын
Oi Bruna. Apenas uma pequena correção. Você citou educação pública de qualidade na Europa. Bem. Posso falar pela França onde meus dois filhos foram escolarizados e te garanto que a situação é pra lá de horrível em todos os níveis. Educação muito ruim mesmo. Vou passar meu filho para um liceu semi-privado para tentar melhorar um pouco. Se quiser posso dar mais detalhes.
@alexnazareno8 ай бұрын
Tem alguma coisa batendo no seu microfone. Faz um barulhão horrível
@fechaed8 ай бұрын
chico buarque, humm E aquele Nobel de Literatura dado a bob dilan? fala sério
@felipeaccioly86718 ай бұрын
já que ela gosta de desenho tenta alavancar a matemática dela estudando geometria