Uma reflexão sobre a bronca de João Carvalho nos ateuzinhos militantes chatos pra C@R@LH@

  Рет қаралды 4,933

Iluminismo Pós-Moderno

Iluminismo Pós-Moderno

Күн бұрын

Пікірлер: 148
@derick1110
@derick1110 Ай бұрын
Olha, eu perdi minha esposa, a mãe de meu único filho. E o ateísmo me ajudou, na verdade. Por não buscar uma justiça ou motivo pros acontecimentos, pude aceitar melhor o ocorrido. Ainda é triste pra caramba e o único momento que me senti 100% foi em sonhos com ela, mas nunca me ocorreu migrar pra uma religião. Essa forma de ver o mundo é muito íntima pra mim, não largaria pra sustentar ilusões. Enfim, acho que essa aceitação de que somos ateus enquanto está confortável é pacifismo demais. Permita-se confiar que sua forma de ver o mundo é mais firme e mais importante pra você como indivíduo. Há muita profundidade e pessoalidade na descrença também.
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 14 күн бұрын
"Enfim, acho que essa aceitação de que somos ateus enquanto está confortável é pacifismo demais" Acho que não foi isso que ele quis dizer. Pelo que entendi, nós, como humanos, vamos pensar em vida após a morte e deus quando a gente passar por esse tipo de situação. Eu sou ateu, mas quando meus pais morreram eu comecei a pensar muito em vida após a morte pq, claro, é reconfortante. Se disser que não é mentira. Eu quero acreditar que meus pais estão vivos em outro plano/dimensão. Eu QUERO acreditar. CONSEGUIR acreditar é outra coisa. Continuo sendo ateu e, eu nem considerava a vida após a morte, entretanto, um certo dia eu esbarrei com uma teoria quântica de Stuart Hameroff(anestesiologista) e Roger Penrose(simplesmente o camarada que descobriu os Buracos Negros junto com Stephen Hawking) sobre como a mente funciona e, de quebra, ela(a teoria) pra ser consistente, a consciência não pode morrer após a morte do cérebro pois - a mente - funcionaria de forma quântica e, tudo que é quântico, é informação, e a informação nunca é destruída segundo a física quântica. Mais tarde descobriram que os Buracos Negros de fato destroem tudo, exceto as informações contidas "na coisa"(luz por exemplo). A luz é destruída no Buraco Negro, mas a informação não. E a consciência seria informação segundo a teoria deles. A teoria só foi levada a sério por causa da participação de Penrose e, mais tarde ela foi ganhando força conforme o que eles disseram foi de fato sendo descoberto. Aí a comunidade científica passou a aceitar a teoria. Até agora 14 das 16 teorias levantadas por eles foram comprovadas por cientistas. Ou seja, não acredito em deus mas levo em consideração essa teoria científica pq... é ciência.
@derick1110
@derick1110 14 күн бұрын
@iuryrodrigues3853 Cara, uma coisa é dizer que a dor e o desespero faz com que a gente se apegue a coisas ridiculamente improváveis. Mas por exemplo, em nenhum momento eu cogitei que a consciência se manteria. Essa noção de essência que se mantém não entra na minha forma de ver o mundo. Quando você fala que é natural, você dá a entender que é inevitável e... Não é. Tentativas de se consolar sim, mas a forma de tentar não. No meu caso, quando ela morreu eu tive vontade de ver o corpo dela com a esperança de, dado que o cérebro morre aos poucos, que ela escutasse um último "eu te amo". Mas cogitar manter a consciência ou existência, não. No máximo desejar que essas crenças fossem mais que meras ilusões.
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 13 күн бұрын
@@derick1110 "coisas ridiculamente improváveis." Isso é cientificismo. É isso que o Daniel critica até em outro vídeo: kzbin.info/www/bejne/rKCTY4uHgsx7oLs
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 13 күн бұрын
@@derick1110 "coisas ridiculamente improváveis." Isso é cientificismo. É isso que o Daniel critica até em outro vídeo: kzbin.info/www/bejne/rKCTY4uHgsx7oLs
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 13 күн бұрын
@@derick1110 "No meu caso, quando ela morreu eu tive vontade de ver o corpo dela com a esperança de, dado que o cérebro morre aos poucos, que ela escutasse um último "eu te amo"" Só até os 15 minutos. A audição é o último sentido a morrer. Eu não me despedi dos meus pais com palavras pois sabia que eles não iam ouvir.
@AndreBiza
@AndreBiza Ай бұрын
A maioria dos comunistas converte o materialismo histórico na sua religião, e isso é um enorme problema. No ocidente, discute-se Deus apenas do ponto de vista das religiões abraâmicas. Esse Deus sempre será problemático porque ou Ele não é onipotente ou ele é mau. Os comunas não entendem a relação dialética entre materialismo e religião, que o Daniel chama de "religare", pra diferenciar. Todo ser humano precisa de uma cosmogonia que explique a origem da vida e a mortalidade. Os chineses são amplamente ateus, mas praticam taoísmo de Estado. Ninguém fala nisso, mas a medicina tradicional chinesa e a acupuntura tem origem na filosofia taoista, que é um tipo de religião. As religiões dármicas do Oriente costumam ser consideradas atéias, mas as suas ontologias sobre a origem da consciência e da vida são todas metafísicas e não fisicalistas. O grande problema de um ateu é quando ele acha que o fisicalismo (que é um dogma) é a única explicação racional para a vida. E ainda têm a pachorra de tratar os religiosos como ignorantes. Isso é um grande problema porque isso inclusive limita e prejudica o pensamento científico. Além disso, o que é ainda pior, a direita assume o papel de fonte espiritual hegemônica pra atender às necessidades naturais que as pessoas têm do religare e da cosmovisão.
@PRINCIPIOSELEMENTARES
@PRINCIPIOSELEMENTARES Ай бұрын
Mds... "Religare" p se diferenciar? Que loucura...
@AndreBiza
@AndreBiza Ай бұрын
@@PRINCIPIOSELEMENTARES Pra separar a religião do teísmo, colega! Com um pouquinho de boa vontade e mente aberta, vc consegue entender.
@wennlys
@wennlys Ай бұрын
No ano passado eu descobri uma doença autoimune e venho lutando contra ela desde então, o ateísmo me ajudou muito a lidar com isso. Eu cresci em lar cristão e nos momentos onde eu mais precisei eu me sentia um lixo completo, não entendia como uma realidade poderia ser tão ruim tendo sido feita por um deus bom. Precisei me privar de diversas experiências na adolescência e tudo isso culminou na minha saída da religião. Quando eu comecei a aceitar que a vida é essa merda aqui mesmo e não existe um sentido metafísico por trás de tudo, ficou muito mais fácil de lidar com a realidade. Hoje eu lido com duas doenças autoimunes (uma gerou a outra) e depois de ter passado por internações, inúmeras idas a emergência, 14 vacinas em um ano (sem contar os exames de sangue, odeio agulha) , tuberculose e 1 ano sentindo dor constantemente todos os dias, aceitar a realidade tal qual ela é me conforta muito mais do que a existência de uma entidade superior que estaria cuidando de mim. Não tenho ódio da religião, só me sinto muito melhor sem ela apunhalando minha consciência.
@RENATASOLE
@RENATASOLE Ай бұрын
Isso mesmo. A vida é essa merda aqui e agora. Tenho fibro e sinto dor TODOS os dias. As vezes o dia todo. Isso já faz quase 18 anos. Sou a favor da 3utanásia e suic!d!0 assistido.
@A_MaisMalevola
@A_MaisMalevola Ай бұрын
Sem falar que td de errado é culpa do indivíduo e td de bom é dado pela graça de deus. Não tem como defender um deus que se diz bondoso e justo mas cria um planeta e o coloca nele seres que vão sofrer desde o seu nascimento até a morte sem terem feito nada de mal para ninguém e esse mesmo deus coroa pessoas más com uma vida abastada e longevidade.
@ellokobaalpnc
@ellokobaalpnc Ай бұрын
Essa temática é muito boa e os debates muito importante, eu me aproximei do marxismo e sou marxista graças ao ateísmo, porém antes eu era aquele ateu chato de internet que acha que descobriu toda a origem das opressões, qndo na vdd havia achado somente um aspecto delas, hj em dia continuo ateu porém após fazer matérias na ciência da religião me abriu muitas abas mentais que estamos me levou a questionar essa postura do ateu chatão. Hj em dia estudo os textos bíblicos na academia hahaha
@TjmDr
@TjmDr Ай бұрын
Mas o ateu chatão é o que mais conhece as religiões e as estuda
@edisone.7212
@edisone.7212 Ай бұрын
Claro que você deve conhecer o Canal Estranha História do Henrique Caldeira. 😊
@edisone.7212
@edisone.7212 Ай бұрын
​​@@TjmDrNa verdade todo ateu que conheço nunca foi ou é chatão! A propósito também não acredito em deus!😊
@edisone.7212
@edisone.7212 Ай бұрын
Ótima análise, Cidade!👏🏻👏🏻👏🏻
@laffaalvares
@laffaalvares Ай бұрын
O Jorge Amado era comunista, ateu, mas tinha forte ligação com o Candomblé. A música de Caetano Milagres do Povo é em homenagem a ele e tem a ver com uma conversa entre os dois. Jorge Amado disse em certa ocasião a Caetano que ele era ateu mas já havia visto milagres ligados à espiritualidade. Então a questão é uma coisa diferente. Ateísmo não é necessariamente uma descrença nas energias espirituais que às vezes podem estar ligados à uma própria materialidade meta-física. Creio que a religiosidade que afasta a materialidade é exatamente essa que você diz. Aquela que tem projeto de poder, através de uma politização, como a Teologia do Domínio, e não uma abordagem política da religião enquanto direito à existência e à liberdade de culto.
@chekitatheanimatedskeptic6314
@chekitatheanimatedskeptic6314 Ай бұрын
Na prática, historicamente e estatisticamente, parece haver uma relação muito próxima entre condições de vida aceitáveis (como países com wellfare state) e diminuição da quantidade de pessoas que se apeguem a crença, porém, ainda é complicado dizer se essa correlação é de causa e efeito ou não. Ao meu ver é muito provável que seja uma relação de causa e efeito, porém, temos que nos perguntar quanto tempo vamos ter que esperar, ou o quanto tempo vamos ter que lutar por causas materiais para tentar lutar pela liberdade mental e existencial das pessoas? Ao meu ver até mesmo quem é chato em relação ao seu ateísmo militante de internet ainda é algo válido e contribui mais positivamente do que negativamente, pois acaba levando as pessoas a um incômodo mental do tipo que a comédia (como do Porta dos Fundos) que leva as pessoas a pensar. Já que nossas escolas e universidades (com poucas exceções no caso das mais ligadas a humanidades) não ensinam as pessoas a pensar, estes "ateuzinhos chatos" são os poucos na internet que algumas pessoas terão contato de fato com alguma discussão existencial ou de sentido para suas vidas, portanto, é contraproducente ficar criticando estas tentativas ao meu ver.
@JoaoBatista-ur3tx
@JoaoBatista-ur3tx Ай бұрын
Eu entendo que o ser humano é um ser que busca um sentido na vida. E nessa busca por sentido e por respostas criou-se a filosofia, a religião, a arte e a ciência. Todas são expressões do espírito humano.
@sabrinadutra1162
@sabrinadutra1162 Ай бұрын
Religião não ser necessária como massa de manobra. Mas sim por experiência individual.
@Miry2.5
@Miry2.5 Ай бұрын
Pq crer ou não crer precisa ser uma questão? Para mim essa é uma não questão a ser debatida. Na minha perspectiva a fé, seja ela qual for, está muito embasada na experiência subjetiva dos seres humanos.
Ай бұрын
vídeo essencial
@lupusexperience
@lupusexperience Ай бұрын
Professor, e o discordianismo como entra nessa história? (livro principia discord pdf) Numa outra linha, sugiro a leitura do "Franceses, Mais um Esforço se Quiserdes Ser Republicanos", Sade
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Ай бұрын
Uma ética sadiana❤
@MahBarreto1
@MahBarreto1 Ай бұрын
Precisamos urgentemente do seu debate com o João carvalho em relação a aquele vídeo que você fez de um escritor pós moderno. Eu não entendo nada de pós modernismo e acho que seria muito bom um debate dentro da linha marxista com um marxista pós moderno e um marxista.
@Felipeportas1
@Felipeportas1 Ай бұрын
Daniel, depois da uma olhada no react que o Bruno Reikdal fez do seu vídeo. Seria massa demais aprofundar esse debate
@demiquele1786
@demiquele1786 Ай бұрын
"Eu só poderia crer em um Deus que soubesse dançar” Zaratustra
@siqueirabarros
@siqueirabarros Ай бұрын
Sim, há um bom Deus que dança. E é conhecido como o Senhor da Dança, Nataraja. Shiva. Mas o fato de Zaratustra crer nele, não quer dizer que ele de fato exista...
@demiquele1786
@demiquele1786 Ай бұрын
Nem que não exista 🙂 ​@@siqueirabarros
@rodrigorafael.9645
@rodrigorafael.9645 Ай бұрын
​@@siqueirabarrosShiva é um Deva, os devas pro Zoroastrismo são do mal.
@molinabom
@molinabom Ай бұрын
Enquanto o ser humano for mortal, haverá motivos para ele acreditar em alguma religião.
@eus5203
@eus5203 Ай бұрын
Que afirmação boa, mano.
@asmtute
@asmtute Ай бұрын
Um motivo é tão bom quanto qualquer outro. Seja a morte, doenças, alegrias ou nascimento, qualquer dele pode servir como motivo para haver fé.
@personix
@personix Ай бұрын
Parabéns por corroborar a compreensão da fé como muleta emocional
@molinabom
@molinabom Ай бұрын
@@personix Sim, exato, embora talvez o termo "muleta emocional" seja um tanto pejorativo. As pessoas buscam respostas a questões existenciais nas religiões - entre outras coisas - e lidar com a morte é uma das questões mais críticas. Se eliminarmos as condições materiais que favorecem a religiosidade, ainda restarão outros motivos para as crenças, e a religiosidade não acabará. Ainda assim, vemos que em países onde as condições de vida são melhores, o ateísmo tende a ser mais forte. E a propósito, levando em conta algumas respostas à minha afirmação, talvez alguém tenha achado que eu estava defendendo as religiões. Mas não é o caso, eu sou ateu, e há muito tempo. Apenas tento entender o fenômeno da religiosidade.
@molinabom
@molinabom Ай бұрын
@@eus5203 Se tu acha que eu estou defendendo as religiões, entendeu errado.
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 Ай бұрын
Por que se incomodar tanto com o ateísmo? Se eu acreditasse na existência de uma divindade com todas as qualidades descritas pelos religiosos, o ateismo não seria minimamente interessante pra mim. Mas, pra quem acredita ou não, tudo bem. Independente disso, a vida segue seu curso. Bora viver..........
@RENATASOLE
@RENATASOLE Ай бұрын
A religião conforta mesmo. como diz uma letra do Rappa "pra quem tem fé a vida nunca tem fim". Mas eu sou ateia naturalista. Vou amar as pessoas aqui nessa única vida q existe pra mim. Perdi um filho e foi a maior dor q eu senti. Cresci numa família católica. Minha avó era beata de padre cícero. Ainda lembro das inúmeras viagens, qdo criança, q fiz com ela. Estou bem sendo ateia e devo morrer assim. Não existe a menor possiblidade de eu virar crente , de nenhuma religião.
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 14 күн бұрын
"Mas eu sou atéia naturalista" É isso que ele apresenta como um problema. O cientificismo pode ser problemático porque desconsidera outras formas de conhecimento que podem ser importantes para entender questões complexas. Além disso, a ciência nem sempre é capaz de fornecer respostas definitivas para todos os problemas e questões da humanidade. Na literatura, o cientificismo é uma característica do naturalismo, que se caracteriza por personagens e suas ações construídos por meio de um olhar exageradamente científico.
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 14 күн бұрын
Nesse vídeo ele fala melhor sobre isso: kzbin.info/www/bejne/rKCTY4uHgsx7oLs
@RENATASOLE
@RENATASOLE 13 күн бұрын
@@iuryrodrigues3853 olha, não acho q a ciência se pretende responder todas as questões da humanidade. A ciência é jovem e vai acabar jovem com o fim da espécie humana. Eu me encanto com as explicações dos fenômenos naturais, por ex. Me encanto pela busca por respostas. Me encanto por podsr ver um pedacinho do universo. Me encanto vendo um protozoário no microscópio. Me encanto pelos estudos biológicos, os estudos neurocientificos. Enfim, não acho q a ciência quer e acredita q poderá responder tudo no mundo. Nós somos insignificantes , enquanto planets, enquanto espécie. nossos conhecimentos também são. A ciência responde o q dá. E isso é bem pouco.
@RENATASOLE
@RENATASOLE 13 күн бұрын
@@iuryrodrigues3853 Olha, eu não acredito que a ciência pretende responder todas as questões da humanidade. Mesmo pq isso é impossível. A ciência é jovem e , provavelmente, morr3rá jovem. por conta do fim da humanidade, né? Eu sou das ciências humanas. Gosto dos estudos das ciências humanas, considero e valorizo. Isso não me impede de gostar das ciências naturais. Amo as explicações dos fenômenos naturais. Amo saber que existe um universo inexplorável...amo olhar um protozoário no microscópio. Amo as vacinas . Amo avanços tecnológicos. tenho 50 anos e me considero uma mulher do meu tempo. Agora , o capitalismo não permite que o pobre tenha acesso aos avanços tecnológicos de ponta. O capitalismo não permite q o pobre exista. O problema não é a ciência. O problema é o capitalismo e os projetos de poder. cientistas estão metidos nisso? claro. Mas eu ainda gosto e aprecio a ciência. ou , as ciências. Vc conhece a história de Marie Curie? conhece a históris de Hipátia? Não é legal a gente saber que a terra não é plana? não é legal a gente saber q homeopatia não é medicação? Não é legal a gente ter acesso mais fácil ao conhecimento, graças ao advento da internet? eu passava horas numa biblioteca pra fazer pesquisas simples. Não é legal falar com quem amamos pelo celular? eu sou do tempo da ficha e cartão telefonico. Definitivamente gosto das ciências.. todas. ps. por favor , adm , não apaga meu comentário.
@lucasMagrelha
@lucasMagrelha Ай бұрын
Deixo marcado aqui. O maior problema desses tipos de ateus é a generalização, eles acham que a única solução é destruir qualquer forma de religião sendo que há a alternativa de transformar essa religião internamente. Por isso eu discordo da palavra luta. Não acho que a luta seja "contra" a religião. Mas "a favor" de tornar certas ideias nocivas religiosas inexistentes. Portanto, uma transformação da doutrina dessa religião. Por isso se os marxistas se apropriarem da religião, e usarem ela para convencer o povo, seria um caminho muito mais simples. Isso não significa tornar o marxismo religioso, mas sim entender o próprio fato da sociedade funcionar dessa forma. A ideia de uma sociedade homogênea é totalmente utópica, não existirá nos próximos anos tão cedo a extinção de todas as religiões. Então enquanto esses marxistas lutarem pelo fim da religião, estarão lutando contra a própria realidade e no aguardo de quem sabe daqui a mil anos, ai sim as pessoas sejam quem sabe um pouco menos religiosa.
@glaucolima1435
@glaucolima1435 Ай бұрын
A militância ateísta ainda é muito inexpressiva diante da escala fenomenal da militância religiosa. Respeito às religiões não passa de covardia e demonstração de fraqueza.
@rodrigorafael.9645
@rodrigorafael.9645 Ай бұрын
Mas se desrespeitar as religiões vai permanecer fraco, impopular e irrelevante.
@brubo391
@brubo391 Ай бұрын
Já me fiz essa pergunta, se dá pra ser marxista e acreditar em Deus. Daí, uma resposta que sempre dou para o pessoal da católica é a do Gustavo Machado (no vídeo Para Marx, a religião é o grande problema? Canal Teologia Vermelha, tempo 14:47): "Não é incompatível ter uma religião e ser marxista. Vai ter uma tensão colocada? Vai, como outras que estão colocadas ao longo de nossas vidas ... é de um dogmatismo muito grande em achar que aquilo que a gente pensa, as concepções que a gente tem, dão conta de tudo, são uma reposta para tudo, o próprio marxismo não tem essa postura" O senso comum é cheio de contradições, as que vão ser postas entre marxismo e religião são ínfimas comparadas as outras da vida.
@red.aspect
@red.aspect Ай бұрын
Faz vídeo da cosmologia simmm
@lbzera
@lbzera Ай бұрын
O materialismo de Marx diz que as relações sociais se explicam de modo imanente, e que nessa explicação imanente se explica inclusive a gênese das concepções religiosas. Jones pode ser materialista e religioso, mas esse materialismo certamente não é o de Marx.
@augustosagrado2646
@augustosagrado2646 Ай бұрын
vc e um kara legal
@ianalmeidapinheiro8007
@ianalmeidapinheiro8007 Ай бұрын
Qual o motivo para definir Dawkins como cristão? Entendo que seria uma perspectiva funcional, o que parece coerente com o materialismo, mas entendo também que, nessa frase, falamos cristão no sentido do conjunto de crenças e não só no sentido comportamental; e o Dawkins obviamente não compartilha das crenças elementares do cristianismo.
@alejandrocuevas7831
@alejandrocuevas7831 Ай бұрын
É exatamente a linha da argumentação dele: o cara não precisa acreditar nas parada pra ser escravo de uma moral cristã. E é isso que eu sempre vi no ateísmo proselitista.
@mariaantoniamonteiro4481
@mariaantoniamonteiro4481 Ай бұрын
Abomino toda e qualuqer forma de fuga, me atenho a apenas a vida como ela se me apresenta e suas circunstâncias. Não sou ateia porque não existe descrença ou negação do que não existe. Me importa muito e vivo e pratico uma ação que esta contida em uma frase que nunca vai se tornar real ppr falta de gente sem crenças: nada acima do homem e nenhum homem abaixo de outro homem. As crenças tornam alguns homens e mulhres dependentes em todos os aspectos e outros que sabem se aproveitar dessas dependências.
@jefersonlemos4135
@jefersonlemos4135 Ай бұрын
Sobre a religião eu tenho até uma coisa curiosa, um dos motivos para eu me tornar ateu foi inclusive paradóxico, porque foi em uma época em que o cristianismo estava expandindo em uma mensagem de restringir relacionamentos lgbt com base em interpretação teológica, daí fui ser ateu para ser um bom cristão, foi bem assim que eu pensei mesmo A religião apenas se assenta sobre um número de questões subjetivas das pessoas, realmente é até uma radicalidade partir dessas questões mesmo, daí a pessoa escolhe o que é mais coerente, ainda que a escolha também tenha materialidade e condicionamento também
@danilomfable
@danilomfable Ай бұрын
Tudo é mutável, inclusive a religião.
@personix
@personix Ай бұрын
As definições desse vídeo são basicamente uma defesa da incoerência de pensamento. Materialismo religioso e ateísmo cristão KSKSK.
@siqueirabarros
@siqueirabarros Ай бұрын
*Ninguém é mais ateu materialista do que Deus.*
@DanielCaliban
@DanielCaliban Ай бұрын
Dawkins é um cristão em negação.
@eliabeoliveira9965
@eliabeoliveira9965 Ай бұрын
Ahhhh.... tá explicado kkkkkkkkkkkkkk
@alvaroxex
@alvaroxex Ай бұрын
Madalyn Murray é top
@andressaviana490
@andressaviana490 Ай бұрын
O misticismo e a mitologia só existem pra dar uma resposta, se algo pode ser respondido (mesmo que seja difícil de achar) torna as religiões inúteis. Hoje eu sou ateia pq nunca me serviu pra nada, só pra dar raiva. 🤷‍♀️ Mas respeito bastante quem tem, e por preguiça eu até prefiro que as pessoas acreditem em alguma coisa pq o contrário dá trabalho.
@GhibliHeroine
@GhibliHeroine Ай бұрын
Entre Umbanda e Candomblé, eu prefiro Umbanda porque não têm sacrificio de animais. A Umbanda tem pouco mais de 100 anos e foi fundada no início do século XX no Brasil. Pena que não acredito em deuses...se acreditasse em algo, acho que seria dessa religião também.
@chekitatheanimatedskeptic6314
@chekitatheanimatedskeptic6314 Ай бұрын
Já de cara tenho que dizer que este tipo de comentário sobre Ateísmo de KZbin não leva em consideração que polêmica é de fato uma das coisas que gera views e portanto, ser ponderado e explicar as coisas de maneira moderada e consciente basicamente faz com que você não seja visto por ninguém, basicamente. A exemplo disso eu mesmo tenho em meu canal diversos vídeos de discussão séria e ponderada sobre teologia e ateísmo com zero views e zero discussão, mas canais que fazem treta com crente em toda e qualquer situação e caricaturam crença, ridicularizam ou igualam crença a burrice, ignorancia ou a ser pobre fazem maior sucesso. Daí que vem essa impressão que no YT só tem ateuzinhos militantes chatos pra caralho.
@A_MaisMalevola
@A_MaisMalevola Ай бұрын
Sou ateia muito antes de virar marxista
@higorpereira348
@higorpereira348 Ай бұрын
Cristão ateu é foda ein...
@demolidor7638
@demolidor7638 Ай бұрын
Só ouço platitudes aqui
@brunoandrade316
@brunoandrade316 Ай бұрын
A questão é que as bases das religiões abraamicas são o poder , não só as religiões abraamicas como o monoteísmo é bem autoritário!!! Num mundo comunista perfeito ainda sim as religiões trariam problemas, homofobia, machismo, preconceitos e por ai vai . Eu sempre achei que o capitalismo é um problema e religião é outra . Se vc juntar as duas é ruim e se separar ainda serão um problema. Então acho o ateismo militante importante, e me espanta e papo de que ateu militante é "chato" quando as religiões dispoe de canais de tv, templos , estação de radios , revistas , marchas religiosas e por ai vai pra espalhar suas ideias enquanto o ateismo militante vive de migalhas . No caso falo das crenças abraamicas da qual ela praticamente monopolizou a espiritualidade. Agora mesmo como ateu acho interessante as crenças africanas, paganismo e por ai vai , é cheio de imaginação e não tem as restrições das religião dominantes. Então sim o joao Carvalho falou merda.
@andressaviana490
@andressaviana490 Ай бұрын
Nem tava sabendo desse rolê, mas o que vc falou é verdade. Sem falar que ateus são uma minoria da minoria no nosso país, ser ateu é quase crime pra muitos ouvidos. 🤷‍♀️🤷‍♀️
@brunosimioli5061
@brunosimioli5061 Ай бұрын
Algo que não gosto do Jones, pois poderia bastar a ele a autoafirmação, é a forma como ele recrimina existencias de esquerda que não sejam marxista-leninista na visão dele. Agora mesmo se envolveu em discussão infrutífera com apresentador do ICL justamente por ser mais de centro, mas já teve problema com o psicanalista Dunker, entre outros. Como se ele fosse detentor da "forma verdadeira de ser de esquerda", que inclui também contradições que são "perdoáveis", pois são as dele (como a religião e o materialismo). Eu não acho que precisamos estar tão alinhados assim, para defender um mesmo projeto razoável para a esquerda.
@asmtute
@asmtute Ай бұрын
O problema com Dunker foi ele ir palestrar em evento de sionista e rir de piada de sionista sem fazer sequer ressalva, durante um período de genocídio aberto praticado pelos sionistas. A prática é o critério da verdade; não adianta escrever que é errado e quando sobe no espaço de exposição passar a concordar. Jones não recrimina outras visões. Só é firme na sua posição (independente do espaço onde ele esteja) e defende politicamente isso. Calejon é outro exemplo, o atrito não é porque seja não radical, mas sim por defender o governo como se fosse de esquerda passando pano pra todas as práticas de direita do mesmo. Enfim, pra mim ambos o Dunker e o Calejon se doeram por terem sido cobrados por contradições em público sobre seus posicionamentos políticos. A crítica e a cobrança de Jones não são sobre as pessoas em si, mas sim sobre suas opções de posicionamento político e o cálculo que essas pessoas fazem. No nome de um diálogo difuso, de uma conciliação mística entre posições antagônicas, a verdade é que em ambos os casos citados o "encontro no meio" é a esquerda indo pra direita.
@eus5203
@eus5203 Ай бұрын
Gostei muito do título. 👏👏👏
@pedroramos5715
@pedroramos5715 Ай бұрын
A questão é que ta cheio de "ateu" com crenças em relação ao universo/mundo. Ou seja, eles tem uma própria religião, uma visão intimista das coisas e do mundo. Mesmo que seja uma visão niihilista e aleatória - é uma religião íntima. Enfim, o ponto é que não existe ser humano ateu ser humano , por default, é baseado em compilar experiências passadadas para tentar prever as futuras. enquanto não conseguirmos prever com 100% de acurácia todos os eventos futuros, é impossível um ser humano não ter qualquer tipo de crença, pela própria natureza da vida e da forma determinista como a biologia e a física agem no universo macro. Preguiça de ateísmo.... prefiro questionar as RELIGIÕES EXISTENTES como motores burgueses de controle de massas, e isso não significa que você é ateu ou não, pois ser ateu é uma discussão INÚTIL. Abraços
@iuryrodrigues3853
@iuryrodrigues3853 14 күн бұрын
"...ser ateu é uma discussão INÚTIL" "...não existe ser humano ateu" Ué.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Ай бұрын
A atea eu acredito que tem sua importância, que é organizar se. Acho mais um erro do João isso. Ele vulgariza o marxismo com essas, como naquela mancada de trazer futrica contra Foucault.
@chekitatheanimatedskeptic6314
@chekitatheanimatedskeptic6314 Ай бұрын
Na moral, maior perda de tempo e contra producente criticar os "ateuzinhos da atéia" como João faz (veja argumentos nos outros comentários). Entendo que não devemos ter preconceito contra ninguém por ter religião, mas existe uma razão para a existência de "ateus militantes chatos" e não por acaso ninguém é forçado a ouvi-los (no YT ou fora) ou aceitá-los ditando nada na política (como na bancada da Biblia e da Bala no Brasil).
@andremedeiros2991
@andremedeiros2991 Ай бұрын
João Carvalho sempre que vai falar sobre esse tópico projeta o ateu que ele era quando novo nos ateus militantes em geral, subestimando a racionalidade e importancia destes. No fundo acho que ele tem essa vergonha pela escrotidão do que fez na UDR (banda)e tenta compensar pelo que não pode ser desfeito.
@jandersonneves9744
@jandersonneves9744 Ай бұрын
Bom ponto
@blackdog3568
@blackdog3568 Ай бұрын
Materialista e religioso... pqp
@abilioneto6366
@abilioneto6366 Ай бұрын
Se a pessoa não crer na ressurreição de cristo ela não é cristã, o Dawkins não é cristão.
@igordrodrigues
@igordrodrigues Ай бұрын
Materialmente, não é preciso ter uma ciência ateia, apenas uma ciência não dogmática que esteja disposta a rever o conhecimento de livros ditos sagrados, visto que mesmo nas religiões de textos sagrados os textos são escritos por homens, sujeitos ao erro. Então é sim possível ser materialista e religioso, o conflito estaria entre materialismo e dogmatismo religioso, mas observando bem, alguns ditos marxistas se apegam ao dogmatismo dos textos de Marx ao ponto de não reconhecer diversas experiencias socialistas como tal por dogmas criados a partir da teoria marxista. Veja, não é que todo marxista seja dogmático, eu sou marxista inclusive, mas o dogma não necessariamente está ligado a uma religião, e o que atrapalha o materialismo é o dogmatismo, não a religião.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Ай бұрын
Daniel, cuidado com essa demagogia da Soberana. Soube que estão chamando evangélicos pra rezar em reuniões.
@brunosimioli5061
@brunosimioli5061 Ай бұрын
Eita, explica melhor
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno Ай бұрын
Não tô sabendo dessa. Tô com o camarada acima curioso pra saber mais sobre isso, hahaha.
@antoniofernandodiasjunior8896
@antoniofernandodiasjunior8896 Ай бұрын
espero q chamem mais
@Mao4é7bom
@Mao4é7bom Ай бұрын
Nossa que triste 😢, eu sou ateu ❤
@rodrigorafael.9645
@rodrigorafael.9645 Ай бұрын
Oq a soberana tendo oração? No Brasil??? O país mais ateu e descrente do mundo? Vamos ter q queimar eles na fogueira.
@souto-wy
@souto-wy Ай бұрын
Ateu de internet é chato demais. Quando não é um adolescente revolts sem as ideias organizadas é um aduto infantilizado. O João nada errou naquele video. Os comentários no video dele só provam o ponto dele sobre o "Ateu de internet" 😂 são tão chatos quanto os crentes arrombados, muita emoção e pouca análise filosofica-material-social do assunto...religião e espiritualidade são duas coisas diferentes
@TjmDr
@TjmDr Ай бұрын
Você não sabe absolutamente nada sobre ateismo, nem filosofia
@souto-wy
@souto-wy Ай бұрын
@@TjmDr ta bom
@rodrigorafael.9645
@rodrigorafael.9645 Ай бұрын
Essa galera n consegue engolir que religião é mais velha q o tempo, e a unica forma de fazer ela sumir é matando bilhões, e doutrinando quem sobrar.
@guilhermeaguiar4911
@guilhermeaguiar4911 Ай бұрын
@TjmDr Você não sabe absolutamente nada sobre ateismo, MUIITO MENOS filosofia.
@victoralfonssteuck
@victoralfonssteuck Ай бұрын
Eu acho que a gente tem muito a aprender com a religião. Não no sentido de mentir, manipular o sentimento dos outros e contar uma história que nunca aconteceu. Na verdade, digo que podemos aprender com a religião enquanto esse local de formação de identidades, onde as pessoas vão não só buscar conforto espiritual, mas também um senso de comunidade, de pertencimento. Por exemplo, quando a pessoa está na pindaíba, sem nenhuma opção profissional, a igreja é não só um lugar pra cuidar da fé, mas para conseguir oportunidades de emprego, de venda, de negócio etc. Eu defendo que a religião é assim porque ela é muito mais tolerante com as contradições do que as ciências e a universidade. Eu, pessoalmente, classifico a religião como um tipo de conhecimento lúdico. Lúdico no sentido de que, pras religiões, as contradições não são um problema, mas sim o objetivo principal, assim como na brincadeira infantil. O cristianismo e todas as outras religiões enxergam as contradições não como problemas a serem superados, mas como a base da sua filosofia. O cristianismo, pra mim, que fui criado católico, é o maior exemplo. É o pai, o filho e o espírito santo tudo ao mesmo tempo. Não é só duas coisas ao mesmo tempo, o que já seria um absurdo, mas três coisas. Enfim. Assim como Graham Priest, defendo que existem sim contradições reais, dialetéias, contradições verdadeiras e contradições falsas. Se você leu até aqui, ficou interessado e quer ler tudo isso de graça, basta acessar o meu blog The Brazilian Mutt ponto wordpress ponto com e é isso aí. Valeu Daniel, excelente video.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Ай бұрын
Contradiga o religioso pra vc ver😂
@victoralfonssteuck
@victoralfonssteuck Ай бұрын
@@professorluciojunior3998 não estou falando de confronto, estou falando de contradição enquanto paradoxos lógicos, contradições na lógica. No caso de confronto sim, são muito intolerantes, mas é porque enxergam nessas contradições dentro da própria crença verdades axiomáticas que não podem ser questionadas. Entendi o seu ponto, mas não refutou o que eu coloquei, atacou outro ponto, relacionado ao confronto, não contradições enquanto paradoxos.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Ай бұрын
​@@victoralfonssteuckquem tem religião tem um grupo, vc acertou nesse ponto.
@siqueirabarros
@siqueirabarros Ай бұрын
Penso que talvez fosse muito enriquecedor você, se possível, dar uma debruçada na etologia, estudo do comportamento animal. Em especial chimpanzés, gorilas, e bonobos. Talvez Karl Marx reformulasse as visões dele se conhecesse isso...
@BetoOliveira_machuta
@BetoOliveira_machuta Ай бұрын
Até Nietzsche criticava ateu (a si mesmo): assim como o crente, arvora-se detentor de uma verdade absoluta, por mera convicção. A tal VONTADE DE VERDADE. Ou seja, o ateu é aunda um metafísico.
@ThiagoFerraz-fl1bt
@ThiagoFerraz-fl1bt Ай бұрын
Qual obra o Nietzsche crítica ateu? Cite-me a obra e o capítulo, passagem, parágrafo.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Ай бұрын
Ateu metafísico por querer verdade? O que é metafísica?
@Discípuloespiritualdeproudhon
@Discípuloespiritualdeproudhon Ай бұрын
Seria incoerente da parte de Nietzsche criticar os ateus.
@BetoOliveira_machuta
@BetoOliveira_machuta Ай бұрын
@@Discípuloespiritualdeproudhon O que mais você achará em Nietzsche é incoerência. Faz parte da própria escrita dele. É , digamos, estratégico. Porra, bicho, vocês não sabem nada do Nietzsche? Sério?
@BetoOliveira_machuta
@BetoOliveira_machuta Ай бұрын
@@professorluciojunior3998 Como disse Nietzsche: "o homem prefere querer o nada do que nada querer".
@rodrigotessai8192
@rodrigotessai8192 Ай бұрын
Olha, com todo o respeito ao Jones, mas o marxismo é, por si, ateísta. São coisas excludentes. Não sou marxista.
@joaovcitor4133
@joaovcitor4133 Ай бұрын
Mano, eu fico abismado com como a cabeça das pessoas, mesmo com alta escolaridade, consegue ser confusa... Tá, Jones pode ser materialista e acreditar em Jangô, e isso não é uma confusão flagrante, sinal de que o cara tá em confusão mental. Dawkins, por sua vez, não pode defender o cristianismo, que obviamente é meio merda, mas que em comparação com o islamismo... E Fritoj Capra, really? Pseudociência patética, que formação em filosofia é essa que tão dando no Brasil, véi!
@iluminismoposmoderno
@iluminismoposmoderno Ай бұрын
Sim. O ponto central é que o mais relevante, o que norteia toda a questão não são suas questões existenciais privadas, mas a sua "moralidade" e o projeto de poder que norteia elas. E tenho certeza que você nunca leu Capra.
@5driedgrams
@5driedgrams Ай бұрын
Eu duvido que ele de fato acredita em orixás, em entidades que violam as leis da natureza e intervém na realidade pessoal dos seres humanos. Assim como o Silvio Almeida, aposto que é uma posição puramente pragmática por (1) ser uma religião de matriz africana e (2) ser alvo de ostracismo, violência e preconceito no Brasil.
@joaovcitor4133
@joaovcitor4133 Ай бұрын
Ambos os dois aspectos, descritivos/explicativos ontológicos/epistemológicos, e normativos, éticos e políticos, são relevantes, não vejo porquê escolher um como o mais relevante. A posição do Dawkins é bem mais matizada do que simplesmente um cristão, mesmo sob um ponto de vista moral. Ele é um liberal, mais pra esquerda (considerando o contexto em que ele está). Ele se disse um cristão cultural em um contexto bem específico, em que estava em jogo a influência do islamismo, óbvio que nessa briga aí, melhor ficar com nosso cristianismo domesticado do que com o islã. Sobre o Jones, eu tô com o ateu "chato: se o cara não é capaz de exercer autocrítica para evitar crenças místicas, que a pessoa sustenta por óbvio wishfull thinking e/ou mercação de pertencimento a grupo social, ela está dando ótimas razões para colocar parte da sua credibilidade intelectual em xeque.
@rodrigorafael.9645
@rodrigorafael.9645 Ай бұрын
​@@joaovcitor4133Mds, o cara compra a islamofobia colonialista dos EUA, e ainda afirma q só poder fazer parte do clube dos inteligentões se for Ateu. Kkkk parece uma paródia.
Vídeo resposta a HENRY BUGALHO: o muro é o local dos covardes
22:10
Iluminismo Pós-Moderno
Рет қаралды 8 М.
VRAU CAST: PROFESSOR JOÃO CARVALHO
57:48
Porta dos Fundos
Рет қаралды 341 М.
黑天使只对C罗有感觉#short #angel #clown
00:39
Super Beauty team
Рет қаралды 32 МЛН
Lazy days…
00:24
Anwar Jibawi
Рет қаралды 9 МЛН
Cat mode and a glass of water #family #humor #fun
00:22
Kotiki_Z
Рет қаралды 10 МЛН
Webinar: Ferramentas de Inteligência Artificial para UX
1:35:56
TheStarter | Cursos Avançados de UX Design
Рет қаралды 1,7 М.
JONES MANOEL #159 - Az Ideias Podcast
2:29:40
Az Ideias Podcast
Рет қаралды 71 М.
O Pobre de Direita, com Jessé Souza e João Carvalho
1:28:09
João Carvalho
Рет қаралды 69 М.
Subsolo #10 - João Cezar de Castro Rocha: O plano de poder da extrema direita no Brasil
2:32:13
黑天使只对C罗有感觉#short #angel #clown
00:39
Super Beauty team
Рет қаралды 32 МЛН