Minha mãe estudou no EJA, fez vestibular, passou e terminou a graduação com 40 anos. Hoje ela trabalha no que se formou e ganha mais dinheiro do que os que falaram para ela que estudar era perca de tempo. A educação muda vidas!
@melissa5623 ай бұрын
No que ela se formou?
@h4wk9253 ай бұрын
Ela trabalho com o que?
@henriquesmarinho1033 ай бұрын
@@rafaelrasley5667 no que ela trabalha, 40 anos ?
@patriciabs87033 ай бұрын
@@henriquesmarinho10340 anos são os novos 30…assim como 30 são os novos 20, devido ao aumento da expectativa de vida das pessoas, e obviamente pelas condições e dificuldades em que se encontram a geração Y
@lozandreswilliam18632 ай бұрын
Em que ela ss formou?
@Davi-123 ай бұрын
Não vale não gente, não façam, fiquem nesse Papinho de empreendedorismo e me dêem menos concorrência ☺️.
@thiagosilvadequeiroz56003 ай бұрын
Aiai...é engraçado, mas sinceramente, é preocupante kk
@mandaaakkk3 ай бұрын
REAL KKKKKKKKKKKKKKK
@gianyrodrigues30693 ай бұрын
juro
@gilsonsoares70093 ай бұрын
Quer dizer que tu prefere trabalhar pros outros do que ter teu próprio negócio ??
@Davi-123 ай бұрын
@@gilsonsoares7009 Sim, sim, meu próprio negócio vai ser vender miçanga na praia.
@yeahhvini3 ай бұрын
Há 10 anos atrás eu assistia os vídeos da Débora sobre redação do enem. Em 2018 eu fiz o enem e obtive nota 900 no enem graças aos vídeos que ela postava. Finalizei o curso superior em farmácia sem nunca precisar pagar uma mensalidade. Hoje já estou formado, sou farmacêutico, pós graduado e garanto que VALE A PENA! Invistam nos seus estudos, e você mudará sua história
@AlinePereira-d3r3 ай бұрын
A educação muda vidas, então estudem!!!!
@ramonflexa38973 ай бұрын
Fiz até pós e não mudou nada, provavelmente, sou mais qualificado que vc e tenho menos oportunidade
@antoniodepauloportelaribei86103 ай бұрын
@@ramonflexa3897 Faculdade só serve para estudar para concurso só isso.
@Davi-123 ай бұрын
@@AlinePereira-d3r Não abra os olhos deles! Me deixe com menos concorrência!
@Davi30388498443 ай бұрын
@@antoniodepauloportelaribei8610 é só pra isso mesmo, infelizmente. Só entrei no mercado de trabalho concursando, nunca fui chamado pra entrevista nenhuma. Odie1 essa m3rda de federal, me forcei a terminar. Levei 27 anos pra ter meu primeiro emprego e formal q é quase a idade média q o brasileiro conseque emprego formal q é 28,6 anos. Isso é tempo demais, mundo de merd4.
@uandersonleal12203 ай бұрын
@@Davi-12kkkkk
@Enricopoze3 ай бұрын
Não vale a pena mesmo, gente, quero pouca concorrência no concursokkakakkkk Amo estudar, amo esfregar na cara de gente sem noção que desvaloriza nossa educação
@px87053 ай бұрын
O cara que estuda não tá nem aí pra concorrência!!
@AbraaoTeixeira-ys9kv3 ай бұрын
@@px8705 Eu agora
@Enricopoze3 ай бұрын
@@px8705 Vc q pensa
@lagoadopato3 ай бұрын
Resumindo, estuda por status
@Enricopoze3 ай бұрын
@@lagoadopato status? Não seja ridículo
@faribeiro24623 ай бұрын
Uma frase muita dita e muito real.. "Tem Muita gente formada por aí, e desempregada (ou fora da sua área) da mesma forma de quem não tem diploma." Eu concordo, e conheço pessoas nessa situação. Fazer uma faculdade é importante, porém, não é tudo.
@ramonflexa38973 ай бұрын
fato
@janderson83823 ай бұрын
Nem deve ser, uma vez que cada pessoa é um universo. Lembrando que é necessário estar presente, participar com mais profundidade do que somente aula e casa.
@gustavomeira65703 ай бұрын
Sou recém formado e vejo muito isso. Mas também vejo que eles tem algo em comum: só estudavam. Faculdade é um ambiente de networking e aprimoramento em milhões de segmentos, não só estudos! Se você só estudar, vai ter sempre alguém que estudou e se aprimorou em projetos e pesquisa que vai chamar mais atenção que você.
@vitoriavasconcelos45683 ай бұрын
Isso. Tem que ser estrategico ao escolher uma profissão e ter uma visao de aplicação real do que esta estudando e possa dar retorno. E estudar nao significa so ter curso universitário. Pra saber aplicar dinheiro tem que estudar. Pra abrir um negocio e fazer ele andar tem que ter o minimo de noção de mercado. Estudar o que te beneficia. Pra girar o capital tem que ter um início. Se a pessoa sai do zero ela precisa da garantia de renda inicial que é facilitada pela educação.
@eduardaamello_2 ай бұрын
@@gustavomeira6570infelizmente fazer mais do que "só estudar" (cumprir tudo o que está no programa do curso) na faculdade acaba sendo privilégio e não é a realidade de muitos. Me formei em Direito na Federal do meu estado e tive que trabalhar/fazer estágios do início ao fim da graduação, o que me impediu de frequentar vários grupos de pesquisa e extensão que eram em horários incompatíveis com isso e etc. Além de já morar sozinha, ter que cuidar de casa e ter sofrido c problemas de saúde mental que me deixaram no modo economia de bateria e um burnout no fim do curso. rs Terminei mal e odiando. É complicado, acontece bastante.
@geraldogondimneto42943 ай бұрын
Débora, foi assistindo o seu canal na época da pandemia, que meu sonho de me formar como professor de História foi ressuscitado, de lá pra cá vc virou uma das minhas ídolas na profissão, eu me formo em Maio de 2025 se tudo der certo, obrigado pelo seu trabalho no KZbin e que um dia eu possa te conhecer para agradecer pessoalmente.
@erikasantos52463 ай бұрын
Que linda! Parabéns. ❤
@mirai5883 ай бұрын
Eu também quero cursar história!!! Amo de paixão desde o meu 4º ano ❤
@karinatelesjs4083 ай бұрын
Se faz necessário descontruir essa fala de que nãpo vale mais a pena fazer faculdade... Em um cenário tão caótico que vivemos no Brasil, a unica arma que salvará essa nação é a Educação e é por isso que eu incentivo tanto as pessoas a fazerem simmmmm FACULDADE, a não desistirem da educação. Eu tenho muito orgulho de ser a primeira da minha família a fazer faculdade, já recusei muitas ofertas de emprego com salários bons e etc, pois os mesmo iriam interferir nos meus estudos e recusei todas. Pois, não iria abrir mão dos meus estudos, por causa de emprego. E hoje eu posso afirmar que vale muito a pena investir nos estudos. E hoje, sou muito feliz por ser formada e concursada e tudo isso foi graças a faculdade... Gente, não desistam da Educação, não desistam de cursarem uma faculdade.
@Davi30388498443 ай бұрын
@@lucax_xdiploma é só pra concurso
@lucax_x3 ай бұрын
@@Davi3038849844 e o pior, você tem que fazer vários concursos para ser aprovado em 1 a concorrência hoje é brutal
@predadorbr21123 ай бұрын
@@Davi3038849844 em resumo ele so ta servindo pra isso mesmo no Brasil
@orthojac2 ай бұрын
bla bla bla... a unica questão é: a profissão/carreira que escolhi exige faculdade? se sim: o mercado absorve todos os formados? se sim: o salario medio satisfaz meus interesses? se sim para todas, faça...se não, repense tudo
@SDAZ0073 ай бұрын
Vou ser professor de História e você é minha inspiração
@mirai5883 ай бұрын
Uma das minhas também ❤
@hulkinteligente99083 ай бұрын
Você corre sérios riscos de ser pobre. Cuidado.
@patriciabs87032 ай бұрын
@@hulkinteligente9908Quero ser pesquisadora. Tenho interesse em áreas específicas que envolvem história e cultura, mas sei que não ficarei rica, e devido a falta de investimento pelo Estado talvez nem assalariada…mas ainda assim preciso tentar, não me vejo estudando outra coisa.
@thiagosilvadequeiroz56003 ай бұрын
É necessário sair dessa visão ''empreendedora'' de que a faculdade é perda de tempo, isso acontece devido ao foco intenso que é colocado na questão financeira, como se o conhecimento que você ganha não importasse, só o salário, que é importante(não nego), ninguém quer passar fome, porém, é uma experiencia gratificante que coopera na formação da cidadania, você só vê essa conversa de que universidade não vale a pena, ser direcionada as classe mais baixas, por coachs sem noção, enquanto isso, pagam cursos para seus filhos estudarem, não caiam nessa conversa. Ótimo vídeo, Debora!
@thiagosilvadequeiroz56003 ай бұрын
@@lucax_x Olá, colega, compreendo sua situação, realmente a fome não espera 4 anos, mas essa é uma situação de escolha onde não a como ganhar, é sintoma da desigualdade no Brasil, é entre o ruim e o péssimo, mas se existir o mínimo de possibilidade, estude, nem que for outro curso.(P.S: Eu também faço técnico em ADM! Foi assim que adquiri interesse em estudar novamente.kk)
@lucax_x3 ай бұрын
@@thiagosilvadequeiroz5600 então posso arrumar um emprego, cuidar dos meus pais e ser feliz em outra cidade onde ngm saiba meu nome e possa recomeçar. e triste que tudo no fim seja sobre networking e envolva a grande possibilidade de virar uber no fim. me sinto frustrado, triste mas a vida é assim mesmo....
@thiagosilvadequeiroz56003 ай бұрын
@@lucax_x Poxa, colega, existem outros cursos além desse, fora que o ensino técnico abre algumas portas, esse medo que você sente é super normal, faça o que for viável pra você a longo prazo. Boa sorte
@Marcos33d3 ай бұрын
A melhor coisa é trabalhar por conta própria, porque, se a pessoa for muito fora da curva, ela fica rica trabalhando para os outros. Caso contrário, ganha um burnout ou um problema psíquico dos bão.😂
@marcio99_3 ай бұрын
@@thiagosilvadequeiroz5600 faculdade se você não aplicar esse conhecimento adianta nada
@idfchae84123 ай бұрын
O canal da Déborah atualmente é um espetáculo, eu nem imagino a dificuldade de pesquisar, roteirizar, colocar seu conhecimento em palavras simples e ainda editar um vídeo inteiro. Óbvio que a equipe é incrível, não sei se ela conta com a ajuda de mais pessoas além de um editor, mas como foi pedido a opinião sincera sobre o tema do vídeo, eu tive que tirar um momento para expor esse agradecimento. Muito obrigada por usarem uma pesquisa tão recente como a do Google, que trouxe até exemplos de situações que melhorariam o sistema da educação no país, mas o que mais ne chocou foi a revelação do pedido negado da faculdade em Minas Gerais. Não fiquei nem um pouco surpresa pelo fato, mas sim por ter sido a 1° vez que ouvi falar no assunto.. infelizmente a negligência na educação é algo previsto, é um projeto intencional, assim como antes, poucas coisas mudaram. Hoje, te prometem empreendedorismo e dinheiro, porque sabem que uma população distraída com dinheiro e posses não se dá conta de que não obtiveram o VERDADEIRO e mais forte poder: o conhecimento e questionamento. Não é a toa que quem estuda nunca mais consegue voltar atrás. A sua mente e percepção de mundo mudam demais.
@ananiasmoreirajunior99933 ай бұрын
Débora, você é a melhor pessoa que temos nesse Brasil contemporâneo, no quesito fofoca de gente mørt@ haha. Suas aulas e didática são incríveis! Quando se transparece o amor pela profissão, o ensino é diferenciado. Feliz dia dos professores! 👩🏻🏫🤓✅
@engajado13 ай бұрын
Os colonizadores portugueses sabiam que se investisse em escolas e universidades aqui poderia eclodir em revoluções, pois um povo esclarecido e criativo podem causar mudanças e afetar interesses dos poderosos. Enquanto o nosso vizinho Peru de colonização espanhola, fundou à primeira universidade das Américas, São Domingos -1538, em Lima.
@orthojac2 ай бұрын
para de falar m3rda... a 1a foi em 1808 (medicina na bahia) e depois mais oito faculdades durante pedro I e pedro II
@sofiarezende_3 ай бұрын
conhecimento é poder pessoal!!! estudar é um privilégio! o Brasil precisa de pessoas que acreditam na educação como forma de mudar vidas! vou ser professora, você é minha inspiração Débora!❤
@orthojac2 ай бұрын
depende... conhecimento de sociologia, biblioteconomia, assistencia socia e quase todos os cursos de humanas será tempo e dinheiro jogados no ralo...
@luisalberto725373 ай бұрын
Se não tiver riqueza financeira pelo menos vai ter riqueza de conhecimento, recomendo a todos fazer faculdade
@marcio99_3 ай бұрын
Adianta nada se não aplicar esse conhecimento
@Davi30388498443 ай бұрын
@@marcio99_só desgaste e conhecimento nem pra estágio serve
@lucax_x3 ай бұрын
e eu vou fazer o que com a riqueza de conhecimento ? enfiar na minha barriga e na do meus pais e irmãos para eles não morrerem de fome?
@marcio99_3 ай бұрын
@@lucax_x pois é
@predadorbr21123 ай бұрын
conhecimento e importante so que tem alguns detalhes nisso conhecimento nao bota de dinheiro no seu bolço conhecimento nao bota comida na messa de ninguem conhecimento voce pode obter com livros mesmo faculdade te da um cinhecimento teorico sem nenhuma aplicabilidade
@vitoria.caroline3 ай бұрын
Apesar de ter dificuldade de entrar no mercado de trabalho, ter ensino superior me abriu portas. Não sei como seria a minha vida sem.
@anaangelica57343 ай бұрын
Débora dando aula como sempre
@priscilatentem49813 ай бұрын
Que vídeo NECESSÁRIO, foi a exemplificação de que o óbvio precisa sim ser dito! Débora e equipe, vcs arrasam d+!
@luiz_gadelha3 ай бұрын
Eu sempre me compreendi como artista. Meu sonho era ser ator, cantor, compositor. Nasci em Natal, no Nordeste brasileiro. Uma cidade muito pequena e ser artista era impossível a menos se nascesse rico e a família bancasse o sonho no Rio de Janeiro/São Paulo. Não era nem de perto meu caso. Então sempre fui pra escola não querendo ir pq não tinha nada interessante pra mim la. Nunca tive aula de artes, nem teatro, nem musica. Nada. Demorei muito pra sair do ensino fundamental. Fui reprovado muitas vezes mas consegui e pude ser artista. Sou o que sempre fui ha 28 anos porém não consegui estabilidade financeira. Esse ano vou tentar o Enem. Tenho 48 anos e sei que posso recomeçar ingressando pela primeira vez num curso superior. Esse canal é uma preciosidade. Além de muito conhecimento acessível, é um canal jovem, dinâmico e com pensamento no que importa, com senso crítico e inteligência. Grato Débora ❤
@vitoriabarbosa23053 ай бұрын
Espero que vc consiga entrar no curso que você quer! Tudo de bom para você ❤
@jessicacovichio24263 ай бұрын
Te acompanho desde meu 1 ano do ensino médio, consegui acompanhar sua trajetória e é incrível ver que, oq vc fala, vc mesmo aplicou na sua vida. ❤
@SabinodaRochaOliveira2 ай бұрын
Adorei seu vídeo, Débora! Se possível, gostaria muitíssimo que você pegasse as muitas coisas que ficou sem citar e criasse um novo vídeo, uma "Parte 02". Obrigado pelo seu tempo em criar esse conteúdo de alta qualidade !
@iriscruz18073 ай бұрын
CARACA!!! Obrigada, profa maravilhosa!!!
@angelosilvanno3 ай бұрын
Concordo, mas, comparando o aprendizado no KZbin com o da universidade, diria que, no KZbin, vocês têm amor pelo que fazem. Isso torna o conhecimento mais leve e agradável.
@Abobrinha-l9i3 ай бұрын
Sempre fui estudiosa, esse ano uma colega disse que fazer faculdade e estudar é perda de tempo, que não vale nada e me fez acreditar nisto, parei de estudar e fui a ladeira a baixo. Hoje entendo que cada um tem sua opinião, mas a minha sempre sera que vale a pena sim estudar .
@catitse23 ай бұрын
Video perfeito em meio a esses papinhos coach de nao fazer faculdade! Todos os meus colegas do ensino medio que caíram nessa ladainha não conquistaram absolutamente nada hj, 7 anos depois
@kassioluiscs3 ай бұрын
Viva a Educação do Brasil e a quem se compromete por ela!
@douglasmarques6546Ай бұрын
Concordo com você Débora. A educação transforma vidas, sou testemunha de muitas pessoas que tiveram suas vidas mudadas por causa dos estudos.
@terezacristina42283 ай бұрын
A faculdade é muito além do diploma, é uma experiência única e que te transforma como pessoa (se você levar a sério). Eu sempre sonhei em me formar, fui a primeira pessoa a me formar da minha família e as vezes me pego pensando e fico tao grata pelo meu eu do passado ter feito faculdade já kkkkk
@patricia30oliveira3 ай бұрын
Vou contar minha experiência e o porquê você deve fazer uma faculdade, cursos ou tecnólogo. Eu trabalho desde os 12 anos como operadora de caixa, hoje tenho 27 anos e cansei de ganhar um salário mínimo, fui muito acomodada, saí da escola e demorei a ingressar na faculdade, quando entrei pra jornalismo fiz só 1 anos, passou um tempo fiz 1 semestre de Letras e esse ano iniciei Pedagogia porquê não aguento mais ganhar pouco e ser humilhada, então decidi que vou ter esse diploma sim, pois pelo menos ganharei mais.
@DouglaXMiguel3 ай бұрын
O importante é ter pelo menos 2 opções de trabalho. Ninguem merece passar por certas situações e sentir que aquele é o único caminho possível. Não desiste, vai valer muito a pena.
@Davi30388498443 ай бұрын
@@patricia30oliveira eu nunca consegui emprego sem faculdade, e com faculdade não consegui entregando currículo sem concursar
@geovanaironeide86393 ай бұрын
Passei na UFMG, para o curso dos meus sonhos. Frequentei as aulas por 3 semestres, mas não pude dar sequência literalmente por ter uma defasagem escolar extensa, por ter estudado em escola pública e por não ter tido o ensino médio durante a pandemia 😢. As pessoas "desvalorizam" o ensino superior, pq sabem que é difícil se formar, então tentam " diminuir " a importância da faculdade
@marcio99_3 ай бұрын
@@geovanaironeide8639 se fosse difícil não teria tanta gente formada e desempregada
@mirai5883 ай бұрын
@@marcio99_depende muito de qual profissão está procurando também
@sthepcorms67473 ай бұрын
@@marcio99_Existem cursos mais fáceis que outros, assim como existem faculdades mais rigorosas que outras Comparar adm ou educação física da Estácio com uma Matemática Computacional da USP por exemplo é ridículo
@sthepcorms67473 ай бұрын
@@marcio99_Pesquisa quantas pessoas se formam em ADM na Estácio E depois pesquisa quantas se formam em matemática Computacional na USP, e veja se o mercado realmente está formando tanto assim
@patriciabs87032 ай бұрын
Como assim ?? Eles que cancelaram a sua matrícula, ou você que viu a necessidade de desistir?
@Beafernandasouza20 күн бұрын
Débora voce é sensacional❤ Eu faço Pedagogia,estou no meio do curso acabando este curso ja começo Psicologia, para mim pessoas que dizem que nao vale a pena fazer faculdade não tem propósito, por que além da educação mudar vidas, você é inspiração na vida de pessoas, eu espero sendo professora muda a realidade dos meus alunos e facilita o acesso a informação que estou adquirindo com meus estudos.
@deividenovas62683 ай бұрын
Muito bom o vídeo ❤
@jamillyemilly99813 ай бұрын
"ninguém te tira o conhecimento" Alzaimer : 🧐
@coguya83242 ай бұрын
TDAH:🧐🧐🧐
@MrMarcosalbano3 ай бұрын
😊O Brasil Começou com a Vinda de Dom João VI em 1808. No Império havia somente Faculdades Necessárias para o Governo. Medicina, Engenharia e Direito por exemplo. A Universidade é a maior invenção do homem. Mesmo assim tem seus problemas. Vídeo excelente! Parabéns!
@mirai5883 ай бұрын
Débora Aladim, esclarecendo minhas ideias desde 2020❤
@giselerocha7462 ай бұрын
Débora, sou nova inscrita e vim em busca de mais conhecimento sobre principalmente a história de nosso país. E através do seu vídeo de 2015 muito bem explicado, resumindo o que foi a ditadura militar no Brasil, me inscrevi no seu canal. Gostaria de agradecer a você por compartilhar seus conhecimentos e estou adorando maratonar seus vídeos! 🥰
@patriciapabula56493 ай бұрын
Excelente contribuição, professora! Obrigada!
@JhonatanLealst3 ай бұрын
ARRASOU PROF ❤❤ adoreiiii
@naii983 ай бұрын
Pobres façam concurso e dps faculdade, ngm consegue estudar de forma eficiente dependendo dos pais ou de auxilios do governo. Acho faculdade importante, mas acho burrice ignorar o mercado Brasileiro de hoje em dia. Não tem emprego, ser classe média e conseguir emprego por indicação é mole, é mt fácil nessas condições dizer pra priorizar a faculdade.
@Davi30388498443 ай бұрын
concordo, eu por não ter faculdade, só fui conseguir emprego com 27 anos e teve q ser com faculdade e concurso pq o diploma não me deu nenhuma contratação por currículo.
@leonardopereira63443 ай бұрын
Esse é o conselho que eu dou para os adolescentes que estão saindo do ensino médio e querem fazer Enem. Eu falo pra eles, façam um concurso público de nivel médio para garantir o emprego e estabilidade aí depois, façam a faculdade que quiser. Existem varios concursos de nível médio, por exemplo o TJ- SP ou vários concursos de prefeituras que pagam muito bem. Acredito que para um Jovem de 18, 20 anos que esteja começando a carreira agora passar num concurso público de nivel médio é uma grande vitória, então façam concurso e depois faça faculdade.
@babyrori57543 ай бұрын
Gente essas pessoas que dizem que nao vale a pena estudar são as mesma que colocam os filhos nas melhores escolas . É UM FATO! CONHEÇO VÁRIOS AQUI NO MEU INTERIOR.
@MariaBraz-p2m10 күн бұрын
Vale muito a pena, eu estou pensando em fazer o IFRN e depois que terminar acho que vou fazer faculdade, obrigada pelo vídeo Débora vou seguir suas dicas!
@laianesousa18173 ай бұрын
A Educação muda vidas, jamais vou me arrepender de ter estudado!🤗💜👏
@davidfa36852 ай бұрын
Vale a pena. Se desistir, você estará procedendo exatamente como os Dominadores querem!
@gleisonmarques44003 ай бұрын
Eu sou professor e pedagogo e amo as universidades públicas e a educação. E sim gente, a educação muda tudo, às vezes não de forma abrupta, mas muda, nosso pensamento, vida pessoal, local onde vivemos etc. Porém, há aqui no Brasil uma dificuldade enorme de entrar e permanecer na Universidade. Meu sonho atualmente é trabalhar na Universidade e trazer mais e mais pessoas pra esse lugar. O mundo muda a partir da ciência e a ciência é feita nas universidades, mas falta muito investimento. Vejam aquilo que é mais importante pra você na hora de escolher um curso. Eu adoro educação, por isso fiz pedagogia e aqui onde moro tem muito emprego, mas amo psicologia e farei um dia se Deus quiser.
@lucax_x3 ай бұрын
@gleisonmarques4400 há um mês iniciei a o curso de letras português, tô bem em dúvida de continuar ou não. moro no nordeste onde a realidade de emprego é bastante ruim! não sej onde encontrar grupos com alunos ou professores ou discentes que estão se formando em locais do brasil. no momento estou passando fome, e eu acho que se tornou uma visão minha, limitada é claro. A FOME NAO ESPERA 4 ANOS! hoje tô pra largar o curso e arrumar um emprego, mesmo que seja sub, a fome não dá pra esperar, dormir em uma cama quebrada e acordar com dores não pode esperar 4 anos, ver seu pai desempregado e sua mãe se acabando no trabalho não pode esperar, até esses 1 mês essa é a visão que tenho. ps- sou técnico em adm. e tenho alguns cursos na área e mesmo assim desempregado. daí o medo de se repetir o mesmo com letras português.
@josianedias9243 ай бұрын
Disse tudo!! Os coach falam tanto de empreendedorismo, más empreendedorismo não é pra todos, meus alunos mesmo acham que empreender sem estudar da super certo, sem lê um livro, sem fazer um curso. 🤡 O que os ricos ensina para os pobre, “não estude trabalhe muito”
@mariaeduardadesouzadossant1052 ай бұрын
Hoje em dia existe faculdade de empreendedorismo.
@caronlinexcx3 ай бұрын
Minha mae sempre falou sobre isso de "nao vale a pena fazer" mas assim...nunca acreditei nisso. Faculdade pode não ser tudo mas é aquilo de "se ja esta com, imagina sem" Alem de ser uma porta de entrada pra quando a pessoa quer fazer concurso
@gabbypinheiro87643 ай бұрын
Tenho 26, meus colegas de escola que fizeram faculdade, estão todos empregados. Eu não fiz, tomei no rabo. Se eu quiser um emprego, só me sobra sub-emprego. Meus colegas podem não ter ficado rico, mas estão bem melhor que eu. Faculdade é o novo ensino médio. Se tornou obrigatório. Já tentei empreender, mas não funciona como os gurus de empreendedorismo vendem. Se vc vem de baixo e não tem dinheiro pra investir é muito difícil conseguir ganhar dinheiro empreendendo com bolo de pote, miçanga, trufa, manicure, lojinha de bairro... Pq são esses os empreendimentos que o pobre pode fazer na maioria das vezes. Vou me preparar pro Enem 2025. Tentar entrar numa faculdade que me permita pelo menos um concurso público. Os salários e a carga horária de um concursado me interessaram muito. Ou vou fazer uma faculdade que seja mais generalista, que eu possa ter mais opções para enviar meu currículo. Não sei bem ainda o que, mas vou avaliar bem antes de decidir. Para não ficar mais uma década na miséria, como estive, e estarei até concluir a faculdade.
@DouglaXMiguel3 ай бұрын
Mete um curso tecnólogo online de 2 anos por 150 reais mensais ou tenta pegar uma porcentagem de bolsa no Educa Mais Brasil. Esquece esse lance de faculdade renomada e só verifica se o curso é autorizado pelo MEC. Depois disso presta concurso ou faz vários cursos e pós na área para engordar o currículo. Tá difícil demais até pra quem estuda, imagina pra quem tá sem formação. Levanta a cabeça e vai com coragem.
@ricardomartins2753 ай бұрын
Faz pedagogia, é um curso fácil, tem vagas pra concurso público (como professor, como pedagogo, como técnico em assuntos Educacionais, como agente de apoio, etc). Tô fazendo pedagogia ead, de graça numa universidade federal. É a minha terceira graduação.
@DouglaXMiguel3 ай бұрын
@@ricardomartins275 Não sabia que pedagogia era tão versátil assim. Eu fiz o tecnólogo de 2 anos com bolsa de 100% pelo Prouni mas já tenho 3 pós graduações e mais de 10 cursos na minha área de atuação. O importante é começar, dar o primeiro passo e seguir melhorando constantemente.
@natanaelinacio9830Ай бұрын
@@ricardomartins275 Qual universidade você faz ?
@vitoriabarbosa23053 ай бұрын
Acho q tbm uma das grandes barreiras para o ensino superior é justamente a falta de instituições universitárias, especialmente as gratuitas. Onde moro existem diversas escolas e muitas pessoas se formam todos os anos, mas só temos duas universidades públicas com pouquíssimas vagas por curso. Tanto que sempre passam pessoas das mesmas escolas para essas universidades. Um dos meus maiores problemas com o vestibular é que ele passa a sensação de que se você não entra no curso é pq vc é burro, mas a verdade é que não há vagas proporcionais para a quantidade de formandos do ensino médio. O que é assustador porque algumas pessoas só conseguem ter ensino superior com instituições privadas que são pagas e geralmente quem tá nelas é quem menos tem recursos
@AlinePereira-d3r3 ай бұрын
Terminei meu ensino médio ano passado, mas continuo estudando pra passar e vou conseguir se Deus quiser 💜🙏
@MestreRodolfãoАй бұрын
Tô apaixonado!😍
@Sidney.S.A3 ай бұрын
Adorei o video! E concordo muito com o que foi dito, no meu caso o interesse em fazer faculdade surgiu devido a mundança de vida que imagino que conseguirei e principalmente por não ter dito um parente próximo com ensino superior.
@samuelsantos-fp7tn3 ай бұрын
Oi Débora, esse ano comecei a faze faculdade de TI através de um vestibular social que a prefeitura do meu município fez em parceria com uma universidade particular de Guarulhos. Já sou formado em 2 cursos técnicos. Como pessoa formada em Quimica, eu sugiro aos seguidores: 1- faz faculdade para vc poder trabalhar legalmente na profissão que escolheu, ou um curso técnico. 2- invista na sua educação financeira para não repetir o ciclo da pobreza. 3- leia livros de vários gêneros. 4- faça networking quando fazer graduação.
@henritanteh3 ай бұрын
Educação é poder! Eu acho completamente descabido a afirmação de que "não precisamos aprender mais nada, porque já está tudo na internet". Agora, temos também a inteligência artificial que pode fazer coisas no nosso lugar, mas nem sempre com maestria (ainda). Mas, gente, me desculpem se o que eu vou falar parecer pesado, mas se a gente não precisa aprender mais nada, então melhor a gente se ***** e deixar os robôs viverem no nosso lugar. Do que adianta ter tanta informação disponível, mas não querer dominar nenhum conhecimento? Aliás, isso leva ao contrário: quem não tem conhecimento, É DOMINADO. O vídeo tem ótimos apontamentos e espero que as pessoas se liguem e não deixem de estudar pra não se arrepender no futuro.
@marcelohiago67553 ай бұрын
Se está difícil para quem estuda e faz nível superior, imagina para quem não faz... 🤦🏻♂️🤦🏻♂️
@yarlekarine98523 ай бұрын
Eu amo estudar, jamais acreditei nesse discurso que ensino superior não vale mais a pena.
@iracemaaraujodocarmo2833 ай бұрын
Entrei pra faculdade ja com 38 anos de idade no curso de História só pelo , diploma e pelo conhecimento , mas tive muita dificuldade pois é um curso muito difícil , acabei trocando e não quis voltar deu abandono foi ate o sexto período faltou 14 materias e o TCC, mas enfim bao eu sei o quanto ia ser complicado pra terminar terminar 😢.
@joyceoliveira86033 ай бұрын
Ta dificil, mesmo estudanto pra caramba e com cursos que tenho e na faculdade ta complicadissimo de encontrar um estágio.
@LucasSantos-hw9sk3 ай бұрын
Oi! Sou professor de Geografia e também tive essa dificuldade em ter a primeira oportunidade, afinal, querem profissionais com experiência mas quem está iniciando não tem isso. Um fator que ajuda nisso é mobilizar seus contatos da faculdade, ter boas relações com os colegas na medida do possível. Pois geralmente um deles consegue entrar no mercado de trabalho e através dele você pode ser indicado e ter sua oportunidade inicial...
@Davi30388498443 ай бұрын
@@LucasSantos-hw9sk quase ninguém ajuda, e só tem vaga pra escola pública pra interior que uma colega minha me informou dando meu celular. Perguntei pra um colega meu se tinha vaga na escola de idiomas dele e ele nem respondeu.
@ricardomartins2753 ай бұрын
Se com estudo, o povo acredita em pseudo ciência, terra plana e cloroquina, imagina se não estudar. 😅
@victornogueira1113 ай бұрын
Oi Débora, tudo bem? Estou cursando história tbm, moro na Bahia, estou no último semestre da faculdade faço online pela unopar ganhei uma bolsa de 100% pois tirei uma ótima nota no Enem, amei os estágios, fundamental 1 e 2, ensino médio, até EJA eu fiz, já estou substituindo alguns professores aqui na minha cidade, pego o diploma agora no final de novembro, já apresentei meu TCC estou aguardando a nota, tô amando muito fazer história. Sempre quis ser professor, fazer alguma licenciatura aí fiz o Enem sem muito confiança e acabei ganhado a bolsa de história ❤
@amdg363 ай бұрын
De que adianta se matar de estudar para terminar sua vida como motorista de Uber? Sem menosprezar os motoristas de Uber, mas acho que fazer uma faculdade é uma realização custo x benefício que não deve ser generalizada. Diploma universitário deve caber dentro de um projeto profissional pessoal como um meio e não um fim em si mesmo. A universidade se banalizou no dia em que o ensino superior passou a ser usado como bandeira política de partidos políticos para "ascenssão social das classes vulneráveis". Diploma nunca deveria ser instrumentalizado como ferramenta para politicagem e demagogia. E hoje muitos jovens estão entendendo isso.
@graziela98813 ай бұрын
Saber interpretar uma informação dada é parte de competências que podem dizer se uma pessoa será bem sucedida ou não, portanto esse pode ser o caso de jovens que "caem" em falácias. Na verdade não há falácias, é a sua própria interpretação que as cria. Universidade não deve ser reduzida à um diploma universitário, é uma construção e associação de conhecimento técnico, habilidade interpessoais, networking, entre outros. Também deve ser interpretada dentro de um contexto, ela não é o ÚNICO fator a ser considerado no sucesso profissional, existem outras variantes em jogo como momento econômico do país, habilidades profissionais do egresso, entre outros. Me cansa ver pessoas reduzindo uma universidade a uma posição profissional, claro que ela tem de ser levada em conta, mas sabe qual é a diferença entre alguém que dirige Uber com diploma de Direito/Engenharia e alguém que dirige Uber sem esse diploma? Quando sair um concurso, quem tem diploma está habilitado a fazê-lo, bem como mesmo que não queira seguir a área de formação, pode empreender como Uber de maneira mais inteligente e com mais recursos de conhecimento que uma pessoa que não tem esses diplomas.
@marcio99_2 ай бұрын
@@graziela9881 muito bla bla bla bla... Não tem concurso pra todos e pra piorar o desgaste mental
@MartaGonçalves-g1fАй бұрын
Conhecimento é poder !
@gianyrodrigues30693 ай бұрын
Não conta, Débora!!! Não pode aumentar nossa concorrência hahahahaha, deixa eles acreditarem que faculdade hoje em dia é perda de tempo
@MateusGarces06233 ай бұрын
Eu moro numa cidade no interior do Maranhão, com uma educação bem complicada e uma péssima qualidade de vida. Minha vó não sabe ler, minha mãe tem um monte de problemas, tanto por ter que trabalhar como faxineira e outros trabalhos que envolviam levantar peso quanto pela falta de acesso a saúde de qualidade, ninguém da minha família tem um diploma. E eu nesse momento me encontro com sérias dúvidas sobre se e o que cursar, se vou ter um bom emprego, e ao mesmo tempo lido com minha preguiça e vontade de só ficar no celular. Mas lá no fundo, a gente sabe: mesmo que o mundo não seja justo e nem mesmo a educação seja a garantia de uma vida melho, ela é a única que te eleva como pessoa
@h4wk9253 ай бұрын
Belo texto!!
@danifrazao63123 ай бұрын
Estou me formando em história, gostaria que fizesse um vídeo sobre como começar trabalhar na área
@Jbezerrakh4kh3 ай бұрын
Vocês que não são autistas. Estudem. Se vc for autista, pense bem. Pq a escola nao quer saber de vc não viu.
@deivissonvitordossantosoli64483 ай бұрын
Vale a pena sim, embora a faculdade, atualmente, não seja garantia de uma vida bem sucedida, ainda é o único meio de uma pessoa desfavorecida conseguir algum tipo de ascensão econômica nesse país desigual que vivemos.
@L..5073 ай бұрын
Primeira pergunta: por que você estuda? Segunda pergunta: por qual razão você está escolhendo estudar esse curso nessa faculdade? Terceira pergunta: você ainda quer fazer esse curso nessa faculdade? Ou prefere escolher outro curso? Ou outra faculdade? Ou até nenhum dos dois?
@peso8441Ай бұрын
Não vale a pena hoje em dia se vc quiser ganhar dinheiro.... agora se quiser seguir um sonho, aí sim vale a pena!!!
@alannyp.s3 ай бұрын
Passei na ufmg não pude ir pq é integral e não tenho apoio financeiro suficiente...
@eduardasouzaviana49963 ай бұрын
😢😢 muito ruim né
@HudsonGouvea-f1t3 ай бұрын
Qual curso?
@bruna-dq6vh3 ай бұрын
Normalmente as federais oferecem vários auxílios, não desiste!
@alannyp.s3 ай бұрын
@@HudsonGouvea-f1t Fisioterapia
@alannyp.s3 ай бұрын
@@bruna-dq6vh É muito burocrático além de não ser certeza que vc vai conseguir...
@danteyomashiro4183 ай бұрын
Eu, acho que o excesso de ofertas e o problema, não tem emprego para todo mundo, e discordo quando ela diz em relação a contatos, por que estas oportunidades são relativas a um pequeno grupo, que tem acesso a estes contatos, e a maioria são herdeiros.
@LucaoleiteАй бұрын
fica parado entao e aceite o subemprego
@mirai5883 ай бұрын
O triste é esse país enfiar na cabeça dos jovens que não vale a pena. Enquanto lá fora, só se dá bem quem estuda
@PriscilaBezerra-b1s3 ай бұрын
Vídeo muito bom!
@100spoilerTV3 ай бұрын
Não! Experiência profissional vale MIL VEZES MAIS mais que diploma. Hoje em dia, vivemos o fenômeno da "super qualificação", ou seja, candidatos que assustam empresas por seu excesso de estudo. O que acontece é que essas empresas subentendem que essa pessoa exigiria um salário incompatível com o que gostariam de oferecer para suas vagas.
@DanielSteinkellner3 ай бұрын
"Tem gente bem sucedida que não fez faculdade, que não estudou muito". Mas será que todos os profissionais que trabalham pra essa gente não são bem qualificados? Se não, que demitam todos os engenheiros, cientistas, programadores, analistas, contadores que estudaram em boas escolas e universidades pra ver se essa gente rica continua enriquecendo sem explorar o conhecimento e mão de obra dos outros. É de uma estupidez achar que conhecimento é perda de tempo. Que época sombria!
@Dressa03013 ай бұрын
Educação muda vidas !
@kallelaraujo86203 ай бұрын
Aqui na minha cidade tem vários formados, trabalhando em caixa de supermercado, atendente de comércio etc... Uns 12 anos atrás chegou uma moça com um currículo formada em Biomedicina pedindo emprego na loja de foto q eu trabalhava🤷
@marcilenealves49893 ай бұрын
Uma coisa é ter o diploma, outra é vc ter o conhecimento necessário para ser aprovado nos processos seletivos/ concursos, disponibilidade e interesse em mudar de cidade ( caso seja aprovada), condições e vontade de trabalhar como autônomo, etc...O diploma não é garantia, é só um sinal de que vc passou pela universidade, o que fazer com ele depende de cada um.
@lucax_x3 ай бұрын
@@marcilenealves4989 há um mês iniciei a o curso de letras português, tô bem em dúvida de continuar ou não. moro no nordeste onde a realidade de emprego é bastante ruim! não sej onde encontrar grupos com alunos ou professores ou discentes que estão se formando em locais do brasil. no momento estou passando fome, e eu acho que se tornou uma visão minha, limitada é claro. A FOME NAO ESPERA 4 ANOS! hoje tô pra largar o curso e arrumar um emprego, mesmo que seja sub, a fome não dá pra esperar, dormir em uma cama quebrada e acordar com dores não pode esperar 4 anos, ver seu pai desempregado e sua mãe se acabando no trabalho não pode esperar, até esses 1 mês essa é a visão que tenho. ps- sou técnico em adm. e tenho alguns cursos na área e mesmo assim desempregado. daí o medo de se repetir o mesmo com letras português. são motivos como esse que me motivam mais ainda a largar a universidade
@gleisonstanlley21343 ай бұрын
A primeira universidade do país não foi a UFRJ, mas, sim, a UFAM.
@sr.aleixoso62863 ай бұрын
Podem te tirar absolutamente tudo, mas jamais vão conseguir tirar seu conhecimento. Sua formação define o tipo de profissional que você será, não vai em papinho de influencer pq a realidade deles é diferente da sua. Estudem, estudem mais e quando cansarem, continuem estudando.
@lucax_x3 ай бұрын
há um mês iniciei a o curso de letras português, tô bem em dúvida de continuar ou não. moro no nordeste onde a realidade de emprego é bastante ruim! não sej onde encontrar grupos com alunos ou professores ou discentes que estão se formando em locais do brasil. no momento estou passando fome, e eu acho que se tornou uma visão minha, limitada é claro. A FOME NAO ESPERA 4 ANOS! hoje tô pra largar o curso e arrumar um emprego, mesmo que seja sub, a fome não dá pra esperar, dormir em uma cama quebrada e acordar com dores não pode esperar 4 anos, ver seu pai desempregado e sua mãe se acabando no trabalho não pode esperar, até esses 1 mês essa é a visão que tenho. ps- sou técnico em adm. e tenho alguns cursos na área e mesmo assim desempregado. daí o medo de se repetir o mesmo com letras português.
@sr.aleixoso62863 ай бұрын
@@lucax_x Você tem uma vida absolutamente injusta, mas ainda te digo, se parar, vai acabar se arrependendo, 4 anos passarão do mesmo jeito, a diferença será que você não terá uma formação. Procure um jeito de conciliar. D~E uma pausa, tranque por um semestre ou dois, mas desistir? Não desista, vai te fazer bem lá na frente. Cada um tem uma cruz para carregar, algumas são infinitamente mais pesadas que outras, mas o fim compensa, confie em mim.
@lucax_x3 ай бұрын
@@sr.aleixoso6286 eu não posso trancar. faço pq eu gosto até aqui. é pq tenho que dar orgulho aos meus pais. mas eu não consigo mais ver fome ao meu redor, dor, e sofrimento. hoje estou com depressão e tomo remédios controlados aos 18 anos. eu só perdi tempo até aqui
@lucax_x3 ай бұрын
@@sr.aleixoso6286 sempre quis ser o bom moço, fazer diferente em uma familia com parentes de pessoas envolvidas com o sub mundo do crime ou do job. e acabei ficando assim. do que adiantou ter estudado e chegado até aqui? gastado dinheiro em busao, e tantas coisas. hoje eu vou de bike pra universidade 40min de bike.
@lucax_x3 ай бұрын
@@sr.aleixoso6286 eu tenho medo é de se passarem os 4 anos e eu ver meus pais e irmãos se definharem na fome. e perder mais tempo ainda. ainda descobri que tudo se baseia em networking para piorar. enfim, a vida. alguns conseguem e hj moram em casas boas, tem um carro e podem viajar pra algum lugar legal nas férias, outros fazem como eu. assitem essas pessoas serem felizes.....
@bhiancalopes653 ай бұрын
Achei cirúrgica! Muito bom
@camillydias89653 ай бұрын
Faculdade vale a pena pra kct!! Sou a primeira da minha familia a fazer um curso superior, estou na metade do curso de nutrição :) e sim, todos nos sabemos como é dificil o mercado de trabalho, mas tudo vem de conhecer bem ele e saber seu objetivo, eu oor exemplo, sei que meu sonho é empreender na minha area, e durante o curso, procuro coisas que vao favorecer esse empreendedorismo no futuro
@gilsonsoares70093 ай бұрын
Nossa você é muito educada (Contem ironia )Só que não né filha como pode uma futura nutricionista com esse palavreado "kct" não é só você muitos "estudantes " falando "meu '" "mano " " foda " esses sãos a geração Nutella dos profissionais de hoje e olha que sou jovem mas com esses "médicos " "farmacêuticos" e "nutricionistas" não vamos pro buraco.
@rihsol3 ай бұрын
@@gilsonsoares7009 ela está em uma ambiente de linguagem informal apenas com o único intuito de dar a opinião
@gilsonsoares70093 ай бұрын
@@rihsol Aí que você se engana meu caro !!!Uma coisa é falar informalmente outra coisa é falar palavrões .Não confunda falar informalmente com falar errado ou falar gírias e palavrões .
@leticiafreitas47233 ай бұрын
@@gilsonsoares7009 "e a pia cheia de prato pra lavar..."
@William.souza12343 ай бұрын
Estou no primeiro ano do Ensino médio e estava precisando ouvir isso ❤🙏
@brauliofaria57533 ай бұрын
Acredito que ajuda até mesmo a empreender. Basta olhar pra você que hoje é uma professora empresária, certo, Débora ?
@maccelso3 ай бұрын
O discursinho besta e medíocre de que "faculdade não serve pra nada" é simplesmente o discurso fácil do comodismo. Facílimo de ser seguido.
@advmairabrito2 ай бұрын
Eu sou da seguinte opinião e posso ser crucificada por isso, mas lá vai: "Uma pessoa que não depende dos pais, no modo negativo de se analisar, ou pelo lado benéfico tal seja, uma pessoa que não tem ajuda financeira dos pais ou familiares vai recair sobre ela uma responsabilidade muito diferente do que a daquela pessoa que conta com todo apoio financeiro dos pais e da sua família. Uma pessoa que tem que trabalhar, ganhar seu dinheiro, porque senão ela não toma nem a cerveja dela no final de semana, não viaja, não compra sua roupa, não compra seus luxos, ela vai correr atrás de trabalhar e ter sua grana porque tudo depende exclusivamente dela. Ela não tem ajuda de ninguém. E em algumas profissões mais tradicionais isso é visto como um sinal de responsabilidade, de seriedade, de maturidade, não porque a pessoa está fazendo isso porque ela gostaria de estar fazendo ou porque ela quer de livre e espontânea vontade. Mas porque ela precisa e ela vai lá e faz. Enquanto isso, uma mesma pessoa que está tendo todo o apoio de um familiar, dos pais, pelo lado financeiro ela pode ter uma vida mais leve. E isso leva à impressão de que essa pessoa é uma pessoa "encostada". É como se os outros enxergassem essa pessoa como alguém que não levasse a vida à sério simplesmente pelo fato de que ela não está desesperada pra trabalhar porque ela tem de onde tirar o dinheirinho dela pro final de semana, pra investir em alguma iniciativa, em algum projeto... etc. Só que essa pessoa fica sem credibilidade. Nisso eu te falo, seguindo essa linha de raciocínio: Isso vale para profissões em que a narrativa é de uma galera "working class". onde toda a narrativa é construída a partir de um ponto em que se possa falar "eu vim do zero, eu vim do nada, e a partir do trabalho, a partir do exercício da minha profissão eu mudei de vida".... são pessoas que querem construir uma narrativa de superação de terem vindo de baixo para terem se tornado "alguém" na vida ou ter conseguido alguma forma de ascensão social a partir do trabalho. Em contra partida você tem outras profissões que são o oposto: no Caso de Profissões como Design de Moda. No Design de Moda, a narrativa é oposta. Quanto mais privilégios você tiver, mais abonado você for, mais influente você for, mais rico, mais lindo, mais magro, mais isso, mais aquilo melhor vai ser pra você. E não uma narrativa de superação. E sim uma narrativa de glamourização. de ser melhor do que os outros, de ter mais do que os outros, de se sobressair. São forças antagônicas e dicotômicas nesses universos das profissões tradicionais, como o Direito e de uma profissão como Design de Moda. Continuando.... tendo esses dois escopos em vista que de um lado eu tenho um discurso da working class, e do outro um discurso da glamourização eu entro no debate da valorização das profissões. Vamos pegar Design de Moda. Não é valorizado no Brasil. Nunca foi. Porque no Brasil não existe cultura. Além de não existir apreço pela cultura cursos como Design de Moda e Design Gráfico por exemplo que também não é valorizado (isso da valorização eu me refiro quanto aos clientes na hora de você fechar orçamento) são cursos voltados para pessoas que serão seus clientes que sejam pessoas ricas, pois elas valorizam esse tipo de serviço. Ou pessoas ricas ou se você for trabalhar na Europa. Porque aqui no Brasil se você for trabalhar com Moda ou Design Gráfico você não será um profissional valorizado. Na hora que você for fechar um orçamento para um cliente, o cliente muito provavelmente irá falar "Meu primo, do periquito, do papagaio, faz igual ou melhor e cobra 10 reais e ainda faz no Canva". Ou seja, não há valorização desses cursos no Brasil simplesmente porque no Brasil não existe a cultura valorizada para o Design Gráfico, a Moda, a Arquitetura. O mesmo está acontecendo com o Direito. O Direito só não está totalmente avacalhado porque precisamos da Carteira da OAB para exercer a Advocacia. Porque se não fosse por isso, se qualquer um pudesse Advogar, ou qualquer um que tivesse feito o curso de Direito pudesse ser Advogado sem ter que passar no Exame de Ordem, estaria tão avacalhado como o Design Gráfico está. Com certeza apareceria o tio Zé da esquina dizendo pro Advogado: "Meu primo, do periquito do papagaio faz igual ou melhor cobrando 10 reais". Ou pior! O próprio tio Zé da Esquina faria o serviço do Advogado. Ou seja, o problema nunca foi a faculdade em si. O acesso à Educação. Muito embora eu acredite piamente que a banalização do acesso à Educação tendo como bandeira "Educação é um Direito de todos" mas esse Direito é exercido às custas do bolso da Classe Média e da Classe Média Alta que banca não só a sua própria mensalidade mas como a do coleguinha caloteiro que pega empréstimo estudantil porque o curso que ele quer fazer ele não tem condições de pagar, nunca teve e o Estado nunca leva calote.... quem tá pagando o curso desse camarada somos nós e todos sabem disso... é o que fez desvalorizar cada vez mais inúmeras profissões. Nem o Advogado mais é valorizado nesse país. Nem o Designer. o Designer nunca foi. Nunca teve uma Entidade de Classe que o protegesse. Agora, uma profissão antes prestigiada como a do Direito indo pro ralo porque justamente você viu cada vez mais inúmeras pessoas que não tinham condições de cursar Direito fazendo o curso - e de graça - numa particular..... O reflexo é esse: Desvalorização da profissão. Discurso da "working class". Discurso da Superação. Discurso do "vim do zero". Enquanto na verdade as pessoas no meu ponto de vista deveriam fazer o curso mesmo que cabem no bolso delas. Se não podem pagar pelo curso do sonho delas então estude e faça na Federal. Faça na pública, mas não venha fazer às custas dos outros na particular. Na realidade a culpa pela desvalorização, paradoxalmente, não é do capitalismo, mas sim, do comunismo que levantou a bandeira de "Vamos abrir a educação para todos à qualquer custo".
@advmairabrito2 ай бұрын
A análise apresentada no texto aborda uma perspectiva crítica sobre a desvalorização de algumas profissões no Brasil, como Advocacia, Design de Moda e Design Gráfico, com uma comparação entre o discurso de "working class" e a glamourização de outras profissões. O argumento principal gira em torno de como certas profissões acabam sendo desvalorizadas, especialmente em comparação com outras áreas e em função de diversos fatores, como a falta de estrutura de apoio financeiro, a banalização do acesso à educação, e a falta de reconhecimento e valorização profissional. Aqui estão alguns pontos adicionais que podem ajudar a entender outras causas que influenciaram a desvalorização da Advocacia no Brasil: Excesso de Profissionais no Mercado: A proliferação de faculdades de Direito no Brasil, com um alto número de vagas oferecidas sem a devida exigência de qualidade, gerou um volume elevado de profissionais formados, o que intensificou a competição e reduziu as oportunidades de trabalho bem remuneradas. Com o aumento da oferta de advogados no mercado, a profissão acaba perdendo valor econômico, pois a competição se torna intensa e, muitas vezes, desleal. Baixa Qualidade de Ensino em Muitas Instituições: O acesso à educação de Direito no Brasil muitas vezes é feito sem exigências rigorosas de qualidade, o que acaba formando profissionais que não estão completamente preparados para o mercado. Isso resulta em uma grande quantidade de profissionais com qualificação insuficiente, o que também contribui para a desvalorização da profissão. Percepção do Público sobre o Direito: A profissão de advogado enfrenta um estigma em certos setores da sociedade, que muitas vezes a vê como um recurso “de última instância” para problemas pessoais ou empresariais. Isso impacta a forma como a profissão é percebida e, consequentemente, desvalorizada em relação a outras áreas. Exigência de OAB e Desigualdade de Status entre Advogados e Outros Profissionais de Direito: A exigência da carteira da OAB para exercer a advocacia e as dificuldades para aprovação no exame são vistas por muitos como um filtro necessário, mas, ao mesmo tempo, excluem uma parcela de profissionais que poderiam contribuir para a área, gerando uma percepção de barreiras burocráticas que inibem o exercício da profissão. Fatores Econômicos e Políticos: No Brasil, o setor jurídico é altamente influenciado por fatores econômicos e políticos. Questões de corrupção, excesso de processos judiciais, lentidão no sistema judiciário e uma percepção geral de que o sistema jurídico serve a interesses próprios, ao invés de servir à justiça e ao bem comum, têm um efeito negativo sobre a imagem da advocacia. Esses pontos, somados aos elementos mencionados no texto (como falta de valorização cultural e baixa remuneração), contribuem para a visão de desvalorização da profissão. O texto apresentado, portanto, cobre uma análise coerente, mas pode se beneficiar ao incluir esses fatores adicionais que reforçam as causas históricas e estruturais dessa realidade.
@GabrielaFerreira-i9b3 ай бұрын
Em uma país em que a população é super igonante, vem um pessoal falar para não fazer faculdade. Uma hora isso vai dar m3rd4.
@AbraaoTeixeira-ys9kv3 ай бұрын
É pra ter menos concorrência kkkkk
@ramonflexa38973 ай бұрын
Acredito que nas capitais o salário desvalorizou demais, se vc não escolher um curso que não tenha demanda, infelizmente, vc será mai um desempregado
@felipe579843 ай бұрын
Pelo menos na area de TI se você conseguir entrar na area e se manter po uns 2 anos, vai compensar como um plus mas fazer e ter que esperar 5 anos mais 1 de estágio pode não ser o mais inteligente a curto prazo. Mas saiba que você tem que fazer é uma questão de segurança financeira porque abre portas ser professor, concursos e aumenta as suas chances de contratação em empresas que pagam bem caso seja demitido, não da pra simplificar mas a longo prazo é vantajoso mas hoje em dia existe muitos caminhos não existe ordem fixa pra quem tem força de vontade que é o meu caso depois de 9 anos na area comecei a fazer porque agora to bem de vida e quero me manter a frente e ganhando bem.
@felipe579843 ай бұрын
A quem é novinho faz, aproveita antes que você fique ganancioso e comece a ganhar grana e seu boletos sejam gordos, se pode começar certo comece, agora se for igual eu que não tive papai e mamãe pra pagar cursinho, faculdade e tive que ir para o exercito e depois atendimento ou seja não é privelegiado tem que pagar seu proprio aluguei busque caminho mais eficientes mas lembre-se uma hora tem que tapar esse buraco da pra postergar até chegar na fora na gringa mas se baixa um decreto aqui que vi recentemente se não tiver graduação tu vai se lascar pequisa que agora o TAXAD tá masacrando o pobre.
@Ciel-dv7mx3 ай бұрын
Uma coisa muito importante de se ver antes de fazer uma faculdade é olhar se tem muita gente querendo entrar em uma faculdade x ou y, se tiver é bom pensar que talvez quando vc se formar o mercado pode estar saturado de pessoas com aquela formação e assim dificultando conseguir um emprego, principalmente se sua faculdade não tem muito renome, acredito que isso que tenha acontecido com os engenheiros por exemplo, que viraram piada por um monte virar uber
@henriquesiqueira6733 ай бұрын
Faculdade e bom, se fizer do jeito certo (Arrumar o estágio e se destacar da concorrência), de fizer do jeito errado (Ficar apodrecendo por 4 anos) aí realmente vai dar ruim
@henriquesiqueira6733 ай бұрын
Tem muito guru de curso de internet, que vendem uma realidade maravilhosa, que vc vai ficar rico se comprar o dito curso, que vai aprender a vender. O problema e acreditar que o caminho de empreender sem dinheiro e fácil (sendo que e a maior burrice que existe).
@iagogabriel63613 ай бұрын
jogo do tigrinho tá aí pra mudar vidas 🤡🤡
@maizena95763 ай бұрын
Acontece que as pessoas distorcem a ideia da faculdade achando que a função dela é dar dinheiro. O dinheiro quem faz é você, a faculdade tem função de estudar e te tornar um PROFISSIONAL para ai ir atras de trabalhar e conseguir seu dinheiro. Você pode fazer um curso considerado como "curso que da dinheiro" (tipo medicina e direito), mas ser um aluno completamente medíocre e se tornar um pessimo profissional e ser muito mal sucedido, até porquê se forma muita gente por ano nesses cursos e dentre essas pessoas, existem muitas que realmente se dedicaram para se tornarem bons profissionais. Se você faz faculdade só para conseguir um diploma achando que ele faz milagre, é melhor não fazer mesmo
@predadorbr21123 ай бұрын
tem gente que faz porque pai e mae obriga mesmo kkkkk
@marcio99_2 ай бұрын
@@maizena9576 falou nada com nada
@Davi30388498443 ай бұрын
Terminei a minha mofando nesse centro de humilhação por um diploma e essa m3rda só serve pra concurso público, quase nenhum lugar tá contratando só no currículo sem "quem indica".
@marcio99_3 ай бұрын
O que você quis dizer com centro de humilhação?
@Davi30388498443 ай бұрын
@marcio99_ pq o esforço é mt grande pra terminar e ficar sem nada, na minha faculdade quase nunca teve professor suficiente e isso atrasa demais o curso
@diogobuy3 ай бұрын
qual curso você fez?
@Davi30388498443 ай бұрын
@@diogobuy licenciatura em letras inglês e português
@wenosmouramoura5573 ай бұрын
Fiz faculdade e n vejo essa vantagem toda, seria melhor ter focado em um concurso ou empreender em alguma área
@marcio99_3 ай бұрын
Qual sua área?
@Davi30388498443 ай бұрын
6:36 faculdade é tenebroso de sair d+. Eu até perdoaria os abusos de trabalhos acadêmicos dos profs se pelo menos eu tivesse um emprego garantido depois de terminar. Tem faculdade federal q vc nem terá opção de opção de terminar no tempo mínimo pq não tem prof suficiente no quadro e aí vc tira notas boas em uns trabalhos super grandes e inúteis e isso não é reconhecido em nada. E o network? faculdade é uma rede de egoísmo cada um por si, quase ninguém ajuda ninguém. Quem for ser professor, eu desrecomendo fortemente o curso de letras portugues e inglês, não tem a ver com a profissão e é insuportável de chato. Emprego garatindo de conseguir é só passando em concurso,
@AZM...26113 ай бұрын
os argumentos dela foram muito romantizados, se a faculdade não for na área de tecnologia ou para fazer concurso de ensino superior é bem provável ser perda de tempo, hj em dia cursos profissionalizantes valem mais a pena. faculdade já foi um diferencial no tempo do papai e da mamãe, atualmente fazer faculdade é algo inflacionado.
@h4wk9253 ай бұрын
Cadê seus argumentos? Ela trouxe diversos dados, e você?
@goodcupcake26793 ай бұрын
Perda de tempo pra *você* , né?
@AZM...26112 ай бұрын
@@goodcupcake2679 claro que sim, pois sou de família humilde e optei por estudar para concurso público, inclusive este ano fui aprovado em um concurso federal...
@ramonflexa38973 ай бұрын
Fiz engenharia, faço mestrado em Engenharia Civil e na capital onde moro não tem demanda pra mim. Infelizmente, tenho que descordar de você, pois pra mim o diploma está sendo um pedaço de papel
@marcio99_2 ай бұрын
@@ramonflexa3897 muito tempo de estudo pra nada
@paviniidiomas44993 ай бұрын
"Ninguém pode tirar isso de você- AVC, doenças cognitivas😊
@gleisonmarques44003 ай бұрын
@@paviniidiomas4499 really? 🙄
@ManiadeReflexao3 ай бұрын
Eu acredito sim na educação e acredito também que muda vidas. Porém, é muito difícil conseguir entrar numa faculdade, mas acredito também que não é impossível. É meu sonho, mas tá difícil, tô com 43 anos, mas às vezes penso em desistir viu.
@lucas-j7f9o3 ай бұрын
Primeiro eu passei em um concurso público básico mas me mantém de boa agora vou fazer um tecnólogo EAD
@luisfernandobrasil01993 ай бұрын
Não sabem o que querem fazer da vida, então experimentem a universidade, vai te ajudar a descobrir um caminho bacana