Eu ainda não desisti do OMV no Raspberry mas deixei em stand by porque não sei como acessar fora de casa, além disso ainda não sei instalar os containers pelo docker, ainda não percebi bem. Nesse sentido parei com o projeto e investi como vc mas eu apostei num qnap. Do que pesquisei, o servidor que vc tem a maior vantagem é vc ter aplicativos prontos para tudo da marca dele. Essa é a maior vantagem. O Qnap não tem tantos apps prontos da marca mas tem uma cultura em aceitar terceiros além do mais muito personalizado (o que pode ser uma desvantagem por dar trabalho e requerer conhecimento). Até agora muito satisfeito apesar de problemas que estou a ter por ser necessário conhecimento em alguns procedimentos mas é muito bom! Tem outras marcas interessantes. O meu tem 2 discos e 8gb de ram um celerom. É mais do que suficiente para o que quero. Basicamente fazer backups, assistir a conteudo multimedia, musica, e fazer algumas funções específicas com equipas pequenas ou usar um aplicativo de rede para isso . . Comprei com essa intenção. Mas ainda tenho muito que aprender, tem muitos serviços e conceitos que desconheço.. por exemplo, uma vez mais o docker, dá para usar mas ainda ando a apreder a instalar. A virtualização.. os servidores web, os aplicativos que permitem ter vários usuários a usa lo, como aplicativos de gestão, logistica, etc.. Não deixa nada a desejar! O TrueNas ou o OpenMediaVault é outra proposta interessante mas vc tem de pensar que eu gasto muito pouco eletricidade numa caixa que foi feita para estar ligada 24h. Esse foi um dos pontos que me fez gastar tanto dinheiro. Vc num app como o OMV tem de construir um servidor que seja tão evonomico e fiável a nivel fisico. A proposta mais obvia seria o Raspberry mas mesmo assim vc ainda tem de arranjar uma caixa para inserir os discos que tenha uma ventoinha. E tem claro de ter conhecimento em usar esses aplicativos. Pessoalmente tentei o omv para usar fora de casa mas descobri que não foi projetado para isso. Pode ter o caso de ser possível que funcione. O True Nas não sei se dá para usar fora de casa. Se vier a precisar de outro servidor vou investir num sistema open source como esses dois mas para já estou bastante satisfeito.
@UniversoVisionario2 жыл бұрын
Obrigado pela sinceridade no vídeo. Ganhou um like e mais um inscrito. Abraço e sucesso!
@SauberLab Жыл бұрын
Muito obrigado pelo feedback positivo e pelo apoio! Sucesso para você também!
@neotecnologia2 жыл бұрын
muito obrigado pelo video.. tenho um Qnap e foi bom ver o concorrente funcionando.. obrigado novamente. Pablo
@SauberLab2 жыл бұрын
Me conte uma coisa, eu nunca tive um equipamento do QNAP, eu queria comparar porém não tinha certeza. Na sua opinião, você gosta do seu equipamento? Tem os mesmos problemas que o Synology ou funciona de modo mais eficiente?
@josuepeterson2 жыл бұрын
Eu adquiri um Asustor AS1102T, resolvi adquiri um NAS devido ao consumo de energia ser bem menor do que um Pc ligado por 24hrs, ainda to aprendendo sobre o sistema e minha experiência está sendo ótima. Seria legal ver mais vídeos sobre NAS.
@UniversoVisionario2 жыл бұрын
Ta gostando? E o preço da energia? Usando o HDD próprio pra NAS a energia fica um absurdo.
2 жыл бұрын
@@UniversoVisionario nada, hd de nas não gasta mais energia
@SauberLab Жыл бұрын
Parabéns pela sua nova aquisição! Um NAS é uma excelente escolha para armazenamento de dados e backup, além de consumir muito menos energia do que um PC ligado 24 horas por dia. Fico feliz em saber que sua experiência com o Asustor AS1102T está sendo boa e que você está aprendendo mais sobre o sistema. Quanto a mais vídeos sobre NAS, o Sauber Lab tem alguns vídeos sobre o assunto. Além disso, existem muitos tutoriais e guias disponíveis online sobre como configurar um NAS e quais aplicativos podem ser instalados nele para diversas finalidades. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o seu NAS ou precisar de ajuda em alguma configuração, não hesite em perguntar. Estou aqui para ajudá-lo!
@zaqueu64362 жыл бұрын
Show de bola percebi que bem tranquila a interface para gerenciar o Synology.
@SauberLab2 жыл бұрын
Você tem razão, a interface do Synology NAS e muito bom mesmo.
@andrepessoa6082 жыл бұрын
Valeu pelo vídeo! Estou analisando a melhor opção custo-benefício aqui pra casa. A minha necessidade são as fotos e vídeos.
@SauberLab2 жыл бұрын
Como eu falei para fotos e vídeos próprios e muito bom mesmo. Para transmissão de filmes com o Plex e outra, ele e muito ruim mesmo.
@andersoncraft2 жыл бұрын
Gostei muito dessa Review!! Principalmente a informação sobre o Plex Então interessante do synology é o sistema integrado e o baixo consumo de energia.
@SauberLab2 жыл бұрын
Isso sim, se você quer garantir um sistema de baixo consumo de energia, além de ser muito estável, você ainda pode desfrutar de vários aplicativos leves.
@pontolegalsuporte2 жыл бұрын
Parabéns como sempre produzindo ótimos vídeos.
@SauberLab2 жыл бұрын
Obrigado Jean.
@lucasvictor63632 жыл бұрын
Ótimo vídeo, continue explorando, gostaria muito de um tutorial completo para iniciantes para este equipamento da Synology
@SauberLab2 жыл бұрын
Boa Idea Lucas, vou ver se monto um vídeo sobre isso logo.
@InicianteDigital2 жыл бұрын
Ele usa agora o Raspberry com o OMV. Tem imensas possibilidades! A única desvantagem que vejo tem a ver com o IP para ter acesso fora de casa.
@lucasvictor63632 жыл бұрын
@@InicianteDigital legal Davi obrigado pela observação
@allisonthiago4889 Жыл бұрын
obrigado amigo
@SauberLab4 ай бұрын
Obrigado :)
@sandiore Жыл бұрын
Queria ver como e a questao de pesquisar de arquivos na pasta raiz, como vc pode fazer nas pasta do windows
@SauberLab Жыл бұрын
Para pesquisar arquivos na pasta raiz do sistema no TrueNAS, você pode usar a ferramenta de pesquisa integrada no sistema operacional. Basta acessar a guia "Shell" na interface web do TrueNAS e executar o comando de pesquisa find. Por exemplo, para encontrar todos os arquivos com a extensão .txt na pasta raiz, você pode executar o seguinte comando: find / -name "*.txt" O find é um utilitário de linha de comando que pesquisa recursivamente arquivos em um diretório e pode ser usado com vários critérios de pesquisa, como nome, tipo, tamanho, data de modificação e outros. No entanto, tenha cuidado ao pesquisar na pasta raiz, pois pode demorar um pouco e gerar muitos resultados. É recomendável ser específico em sua pesquisa e usar critérios mais precisos para limitar o escopo da pesquisa.
@josuepeterson6 ай бұрын
Esses servidores NAS ajudam bastante, mas com os recursos de hardware e os preços não valem a pena. Tô pensando em comprar um gabinete e acessórios para montar um NAS caseiro.
@sergio-x6n1o10 ай бұрын
Fico com medo de usar e der um problema de hardware no synology, e os dados dos hds, tem alguma forma de ler fora do synology?
@Fernando-so3xc7 ай бұрын
Dois anos se passaram a opinião ainda continua a mesma, tem alguma novidade?
@FabianoRosa2 жыл бұрын
Parabens pelo seu vídeos. Comprei este servidor, mas estou passando por uma dificuldade...o finder não consegue encontrar ele na rede! Tem alguma dica??
@SauberLab2 жыл бұрын
Tente entrar no seu roteado e olhar pelo IP que está conectado a ele. Deve funcionar. Se não funcionar mesmo assim, daí você vai ter que verificar se a conexão à sua network está correta.
@enioc.soeiroesengenharia501711 ай бұрын
No caso, onde você colocaria uma pasta com fotos? O Synology Fotos consegue criar albuns baseado nas fotos dessa pasta, por exemplo?
@SauberLab21 күн бұрын
Quando voce cria o aplicativo de fotos na pasta home será gerado a pasta photos, la voce guarda todos os seus dados.
@cafecraft2 жыл бұрын
Para transcode é necessário uma GPU para fazer tal trabalho. É melhor montar uma máquina a parte para essa finalidade.
@SauberLab Жыл бұрын
Sim, para fazer transcodificação de vídeo em tempo real é recomendado ter uma GPU dedicada que suporte essa função, como as placas da série Nvidia Quadro ou AMD Radeon Pro. Em alguns casos, também é possível utilizar GPUs de jogos para essa tarefa, desde que possuam as especificações necessárias. No entanto, se o objetivo é apenas armazenar e compartilhar arquivos de mídia, uma GPU não é necessária.
@cafecraft Жыл бұрын
@@SauberLab não precisa ser uma série profissional para isso, uma gtx1050 dá conta, no meu caso uma APU dá conta tb, muitos gringos usam quadros antigas low profile, o home network de muita gente não é somente armazenar, vc pode virtualizar tudo com proxmox e entregar como container ou vmware os serviços como plex, trunas, pfsense, vpn e etc...
@helltatto2 жыл бұрын
Muito bom, eu tenho esse mesmo synology na clinica onde uso para armazenar as pastas dos clientes co. Fotos e vídeos, uso 2 HD em raid1 e agora comprei um novo synology na mesma configuração para que esse synology 1 espelhe nesse novo synology 2, a pergunta é, consigo deixar os outros 2 HDs do nas que está na minha casa apenas para gravação das fotos dos celulares da minha família sem misturar com os outros 2 HDs que uso para espelhar os arquivos do synology 1 ? Não quero misturar arquivos pessoais da minha família com os da empresa, achei que esse rapa do vídeo entende muito desse synology
@SauberLab Жыл бұрын
Sim, é possível deixar os outros dois HDs do NAS que está em sua casa apenas para a gravação das fotos dos celulares de sua família sem misturar com os outros dois HDs que você usa para espelhar os arquivos do Synology 1. Para isso, você pode criar um volume separado para os HDs da sua família e atribuir permissões de acesso a esse volume apenas para os usuários específicos. Você pode fazer isso através da interface do DSM do Synology. Basta acessar o aplicativo de Gerenciador de Armazenamento e criar um novo volume, especificando quais discos rígidos deseja usar. Em seguida, você pode atribuir permissões de acesso a esse volume para os usuários específicos da sua família que desejam ter acesso aos arquivos. Para garantir que os arquivos pessoais da sua família não sejam misturados com os arquivos da empresa, você pode configurar uma pasta compartilhada específica para os arquivos pessoais da sua família dentro do novo volume. Isso garantirá que os arquivos da empresa permaneçam isolados e protegidos contra acesso não autorizado.
@reboquebem867 Жыл бұрын
ola, temos o DS220J sYNOLOGY, porem estamos com dificuldade.. quero que usuario X, consiga fazer tudo dentro da pasta, criar modificar, renomear pastar ou arquivos...... .........UNICA COISA QUE NÃO É PERMITIDO É DELTAR ARQUIVOS E PASTAS... tentamos configurar nas opções avançadas da permissao porem sem sucesso.. consegue nos ajudar.
@SauberLab Жыл бұрын
Para você fazer isso, você tem quer fazer permissões personalizas. Você vai na parte de permissões, e coloca personalizada, e escolhe o que o usuário teria permissões.
@MiddleB0ss2 жыл бұрын
Hmm entao acaba que para um servidor de streaming local (Plex) + nuvem em casa, seria melhor um Raspberry pi 4 naquelas cases de NAS com apenas 1 ou 2 HDs ao invez de um NAS da Synology? Interessante voce ter testado isso, eu estava aqui dividido se compraria um Synology ou transformaria meu Rasp4 8GB em um NAS, quero principalmente manter o uso que aqui em casa de servidor de midia + armazenamento em nuvem local. Ate entao o Raspb4 esta dando conta, por nao ser nada pesado, mas a ideia de usar um hd nele dedicado ao inves do atual externo pode ser a solucao. Otimo video!
@julioparra44262 жыл бұрын
Eu preferi montar um servidor dedicado com o unraid como hipervisor e estou completamente satisfeito.
@MiddleB0ss2 жыл бұрын
@@julioparra4426 Tem alguma doc ou tutorial pra eu entender melhor?
@julioparra44262 жыл бұрын
@@MiddleB0ss @MiddleBAWS Tutorial mesmo eu usei o próprio youtube pra me basear. Mas a instalação é extremamente simples. Você vai criar um pen drive bootavel e colocar ele na máquina. É nele que você vai bootar toda vez que ligar o servidor. Algumas configurações iniciais de timezone e etc e tudo pronto. Adianto já que: Ele é pago. Você pode usar ele por 30 dias pra ver se gosta e depois a versão básica é 60 dolares para até 6 hds. Mais que 6 Hds você pode comprar as outras ou pagar a diferença caso já tenha comprado a básica, como eu. Pagou já era, não é mensalidade. Vale muito a pena. PQ eu escolhi ele? É muito fácil adicionar mais HDs sem ter que recriar o array igual o proxmox ou o truenas. Eu ficava me matando pra adicionar HDs, agora só instalo o HD na máquina e ele reconhece e faz toda a preparação pra incluir o HD no array. Ele chama UN-RAID pq ele usa um disco de paridade para garantir a segurança de todos os outros discos de dados. Sendo assim, você pode ter, por exemplo, 10 discos de dados e ter esses dados protegidos por um único disco de paridade. A única ressalva é que o disco de paridade não pode ser menor que algum disco de dados do array. No meu caso, eu tenho 1 disco de paridade de 8 Teras e 2 discos de 6 teras, cada um, para dados. Para mim é vantagem, pois eu garanto a segurança de até 12 teras de dados, mas tenho que sacrificar apenas 8 teras. Eu posso adicionar mais HDs sem me preocupar com quase nada. Tem uma loja gigante de dockers prontinhos pra baixar e configurar. 0 linhas de comando. Mesmo os que precisam de DB as opções já estão na própria tela na hora de instalar. Para plex, emby, jellfyn e outros é muito mamão, vem praticamente pronto. Muito prático para criar pastas e compartilha-las na rede Depois de anos de procura por um sistema pro meu LAB eu finalmente achei um que atendesse a praticamente todas as minhas necessidades.
@SauberLab2 жыл бұрын
Julio, eu nunca usei o Unraid, por isso não posso dar minha opinião sobre isso. Vou ver se dedico um tempo para testar este dispositivo, assim, posso falar mais sobre este sistema. Pelo que você me descreveu parece interessante.
@julioparra44262 жыл бұрын
@@SauberLab Eu daria uma chance pra conhecer. De todos os que eu vi foi o que mais me atendeu.
@luiizferreiraa11 ай бұрын
O Sauber é de outro país? Ele fala um pouco diferente!
@mariotayah2 ай бұрын
Pelo sotaque é do RS! Hehe
@SauberLab2 ай бұрын
Sou de Curitiba, PR, porem já faz um tempo que nao moro no Brasil, então o sotaque muda um pouco.
@jpsattitecnologia9643 Жыл бұрын
Boa noite A interface de ele é Linux ?
@SauberLab Жыл бұрын
Ele trabalha no linux, porem a interfacem nao e linux, e uma interface costomizada para o Synology
@thiagopereira24662 жыл бұрын
Olá Sauber. Tudo bem? Eu tenho um escritório de engenharia e gostaria de uma solução para guardar os arquivos e acessá-los nos meus notebook, para os arquivos ficarem todos em um local. Acha que um Synology seria interessante para mim? Serão no máximo 3 notebook acessando ao mesmo tempo durante umas 8 horas por dia. Pelo que eu vi, a principal vantagem seria a simplicidade e pela questão dos backups do HD.
@helltatto2 жыл бұрын
Vai funcionar perfeitamente pra você, terá que usar o aplicativo synology drive, e o mesmo que eu uso, irá acessar além dos notebooks pelo celular também, e possível dar permissões específicas por usuário, exemplo você tem acesso total de gravar , ler, excluir, e vc pode configurar para apenas gravarem ou fazerem leitura, além de dar todos os log e oque foi feito por usuário, e muito bom, resolveu minha vida que tinha diversos HD externo
@SauberLab Жыл бұрын
lá! Um NAS Synology pode ser uma ótima solução para guardar e compartilhar arquivos entre seus notebooks de maneira centralizada. A principal vantagem do Synology é sua facilidade de uso, uma vez que a interface de gerenciamento é amigável e intuitiva. Além disso, os backups automáticos e agendados fornecem uma camada adicional de proteção para seus dados. Com relação à capacidade de desempenho do NAS Synology, com apenas 3 notebooks acessando ao mesmo tempo, você não deve ter problemas. A maioria dos modelos Synology suportam até 30 usuários simultâneos, o que significa que a capacidade de desempenho do NAS é mais do que suficiente para sua necessidade. Outra vantagem do Synology é que ele possui várias opções de aplicativos, como o Synology Drive, que permite a sincronização de arquivos em tempo real entre os notebooks e o NAS. Além disso, você pode usar aplicativos como o Synology Office para colaboração em tempo real em documentos e planilhas. Em resumo, um Synology pode ser uma solução excelente e confiável para armazenar e compartilhar arquivos entre seus notebooks. Espero que isso ajude!
@murilo-gouveia2 жыл бұрын
Alan, tem um recurso do Windows 10 (Configurações > Atualização e Segurança > Backup > Fazer backup usando histórico de arquivos) que funciona de forma muito parecida ou igual, não sei, aos snapshots do TrueNAS e da pra ser configurado usando compartilhamentos samba. Tenho utilizado junto com meu OPV e está funcionando bem. Depois poderia fazer um vídeo com essa opção pra galera.
@SauberLab2 жыл бұрын
Ola Murilo, vou dar uma olhada nisto. Me corrige se eu estou falando errado, porém pelo que eu entendi, este sistema irá funcionar apenas para os arquivos local do seu pc, isso não irá funcionar para os arquivos da rede.
@handersonbarros72032 жыл бұрын
Consigo ele pra usar como hosting de websites?
@SauberLab Жыл бұрын
Sim, é possível usar o Synology como um host para websites. O Synology possui um pacote chamado "Web Station" que permite hospedar sites usando tecnologias como PHP, MySQL, Apache e Nginx. Você pode configurar múltiplos sites e personalizar as configurações de cada um. Além disso, você pode instalar aplicativos de gerenciamento de conteúdo como o Wordpress e o Joomla. Tenha em mente que o desempenho pode ser limitado dependendo do modelo do seu Synology e do tráfego que o site irá gerar.
@mariotayah2 ай бұрын
Eu só não entendi pra que você faz backup no Google Drive.... se eu estivesse pagando Google Drive eu não teria um NAS! Hahahah
@hpi35712 жыл бұрын
Synology atua como a Apple dos NAS. Vc pode instalar o DSM (o sistema operacional da SYNOLOGY) em uma máquina antiga sua kzbin.info/www/bejne/hX2aloKZhdVqpM0. mas é como um Hackintoch, vc deve saber (ou imaginar ;>> ) o que está fazendo. Tem uma montanha de tipos de hardware para necessidades diferentes. O problema de memória pode ser suprido com memória de qualidade, mas só testando, veja no NASCompares aqui no KZbin sobre o tema.
@SauberLab2 жыл бұрын
Concordo com você, você pode instalar o DSM em quase qualquer máquina. O problema vai ser o suporte. o que não vai existir neste caso.
@suporteinfobeto2 жыл бұрын
Uma curiosidade... este Synology NAS DS 920+ você comprou ele fora do Brasil? Alias, você em mora outro País?. Pergunto, pois aqui no Brasil o preço é absurdo!
@helltatto2 жыл бұрын
Eu comprei o meu em SP e montei uma boa configuração, o nas 4 baias 920+ ,2 HD 14tb 2 ssd seagat Red específico pra nas , 512gb Samsung evo paguei 10.5 k já configurado, empresa itec
@contatonewfacefotos6632 жыл бұрын
@@helltatto olá ...pode me passar o contato deles? não achei por esse nome
@SauberLab Жыл бұрын
No brasil e um preço bem alto mesmo, porem o consumo de energia e a estabilidade compensa o investimento. Porem não posso falar quanto iria sair um sistema dessas no Brasil.
@helltatto Жыл бұрын
@@SauberLab enviei um e-mail pra você a uma semana para ver a possibilidade de uma prestação de serviços na configuração de um NAS