Assistindo o vídeo lembrei de uma passagem de minha vida, ocorrido no início de minha adolescência e ouvindo alguns comentários acho relevante comentar. Minha mãe sempre problemas com bebida e depois que meu pai faleceu vivemos com algumas dificuldades, em determinado dia não tínhamos nada para comer, minha mãe dizia durmam que o sono alimenta. Em um determinado momento ela.pediu que eu fosse em uma vizinha, católica, e pedisse ajuda, e ela deu minha mãe foi no mercado comprou um pacotinho daqueles de macarrão para sopa, e fez um papelão. Apenas com água e pimenta do reino. Fico pensando se aquela vizinha não tivesse dado o dinheiro por achar que minha mãe iria comprar bebida. Hoje graças a Deus tenho um bom emprego e não passo mais por essa situação, mas não esqueço minhas raízes. E mesmo na dúvida quando tenho condições procuro ajudar, deixo para Deus julgar os corações. Embora devido a situação da.minha mãe em caso de mendigos prefira comprar uma quentinha a dar o dinheiro.
@brunollopis44392 жыл бұрын
Eu prefiro não dá dinheiro.
@annealicia16052 жыл бұрын
Também, não cabe a mim fazer esse "julgamento"
@reinaldolima55592 жыл бұрын
Sou arminiano seguidor do teu canal! Parabéns pela sensatez e por não "assassinar" a hermenêutica!
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Carlos Augusto vailate tem estudos refutando os calvinista assista
@BrunoChamado2 жыл бұрын
Parabéns. Mas o que tem haver ser Arminian’s com o assunto. Achas mesmo que o Calvin’s se aplica a ideia do Granconato para isso? Usar erro de um cara para defender sua ideologia teológica é falácia.
@reinaldolima55592 жыл бұрын
@@BrunoChamado me dirigi ao Vitor! Ele é um calvinista sensato e não extremado! Assim como eu não sou um arminiano extremado! Infelizmente vi alguns calvinistas ignorando a hermenêutica para "passar pano" na insensatez de Granconato !
@cristiannobrega11952 жыл бұрын
Galera a questão não é se o Granconato generalizou ou não, a questão é que a passagem não é direcionado para moradores de rua, mas para os cristãos que tem condições de trabalhar e não trabalham, e ainda ficam as custas do outros. A passagem foi usada fora de contexto ainda que o Granconato tenha ou não generalizado.
@lucasmadson66512 жыл бұрын
Bom ponto levantado, Cristian. Além de ser uma declaração infeliz, a citação foi fora de contexto.
@GilneiMascarenhas19912 жыл бұрын
Ou seja, ele cometeu o erro do qual vive acusando os Pentecostais.
@TheOutubronegro2 жыл бұрын
De fato, você tem razão. Mas isso me faz lembrar da passagem onde Paulo proíbe o jugo desigual. Ele não estava pensando em namoro quando escreveu aquilo, mas todos aplicam ao caso sem discussão. Não seria o mesmo erro cometido por Granconato?
@guimatosabe2 жыл бұрын
@@TheOutubronegro evidentemente o erro do Granconato é pior, porque com esse erro ele enfraquece aqueles que já são fracos, em vez de mostrar piedade e compaixão pra fortalecê-los
@josueinhan84362 жыл бұрын
Exato!
@pedrogimenes11402 жыл бұрын
Cara como esse vídeo bateu de frente comigo, tenho muita coisa pra melhorar.
@donizethcardoso38612 жыл бұрын
Gostei muito da sua explicação. O que me causou mais espanto nessa fala do pastor Granconato foi a falta de sensibilidade e percepção da realidade que o país vive, ou seja, pós pandemia! Onde a situação econômica se agravou pra muitos;famílias foram despejadas de suas casas e foram morar nas ruas por não conseguirem pagar mais aluguéis , empregos foram extintos e falências aos milhares... Agora,pode existir uma máfia que explora essa questão dos mendigos? Pode. Mas, também, pode-se perceber um certo preconceito e ódio para com os mendigos, principalmentr nas entrelinhas de alguns comentários por aí.
@Emanuelemvc2 жыл бұрын
Louvado seja Deus por nos revelar sua palavra e assim não permitir que sejamos "adestrados" por homens que fazem uma tese em cima de um único versículo bíblico. Não é a toa que a Bíblia é a mãe de todas as heresias, mas não por ela mas sim por pessoas ignorantes ou mesmo mal intencionadas, levantando ideologias humanas em nome de Deus.
@samucapetro2 жыл бұрын
Obrigado por nos lembrar constantemente sobre a necessidade de ler o texto no seu contexto. É incrível como até mesmo os professores de hermenêutica que ensinam isso fazem justamente o contrário.
@raisa4082 жыл бұрын
Sempre coerente Victor. O problema é que a fala do Granconato é a de muitos cristãos. Essa ascensão da extrema direita deu voz à essas pessoas e, pior, elas têm coragem de expor de forma pública. Quem nunca teve um parente racista, cheio de preconceitos em que num almoço de família quem estava do lado não ficava com vergonha alheia....tempos tristes, que temos que ensinar o básico para alguém que se proclama cristão. Se puder e se assistiu, gostaria de ouvir a sua opinião sobre o documentário da Hillsong. Deus te abençoe Victor!
@bernardooliveira85162 жыл бұрын
Essa extrema direita é uma destruição.. recentemente,com uma convidada missionária em casa,tive o desprazer de um familiar dizer sobre como a ditadura era boa.. esse comentário me fez lembrar disso. São tempos de choro,que Deus desperte nossos corações
@allison.gabriel2 жыл бұрын
"Crente de esquerda"
@jamymoreira73792 жыл бұрын
Olá, Victor Sou nova inscrita aqui no seu canal, na verdade achei seu vídeo por acaso, pois nem estava procurando sobre esse assunto, mesmo sabendo que eu deveria. Nesse último domingo estava com mais duas irmãs falando exatamente sobre esse assunto. Elas me falaram sobre esse versículo "se alguém não quer trabalhar, também não coma" como argumento e falaram sobre um rapaz que viveu entre os mendigos... e sinceramente não concordei com as argumentações delas mas não tive base bíblica para contra argumentar kkk mas eu questionei a elas sobre aquela passagem em que Jesus fala "porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era forasteiro e me hospedastes, estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso, e foste me ver" e ainda completa com "sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos a mim o fizestes" (quem nesse mundo sabe dizer exatamente quem são os pequeninos de Deus para escolher a quem fazer esse bem?) elas disseram que queria defender os mendigos, mas o meu propósito era entender a visão delas mesmo não concordando. Enfim, seu vídeo me esclareceu alguns pontos também, obrigada!! Que Deus o abençoe em seu canal.
@gleidsonavf2 жыл бұрын
Adquiriu meu respeito. Serei membro do canal.
@miro3812 жыл бұрын
Gosto de vossa senhoria pq és sensato
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Deus.abençoe você desse canal
@eliasazevedo21682 жыл бұрын
Muitos pastores e líderes evangélicos estão influenciados por ideologias políticas e econômicas, e a interpretação do evangelho vai enviesada para apoiar as ideologias. Viver o evangelho puro e simples, exige que onosso ego se desfaça, e isso é muito difícil para nós.
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Luciano subirá tem estudos sobre os dons Espirituais
@ednabelem5882 жыл бұрын
Cada dia que passa eu vejo que temos que filtrar tudo que vemos e ouvimos, porque o mundo tá muito estranho até mesmo entre pastores
@lanasci12 жыл бұрын
Nesse texto, o Granconato passa por cima de que o texto fala de “irmãos”, mas quando é para ajudar necessitados, ele sempre se lembra de que se deve dar prioridade aos “irmãos”. O caso é que a igreja dele é composta essencialmente de classe média. Isto é, tem condições de ajudar um pouco os de fora da fé. Mas certos crentes, convenientemente, evocam e condenam a Missão Integral para não praticar a ajuda ao próximo. Acho que ainda hoje consideram a carta de Tiago “palha”. Certas interpretações refletem o profundo do coração do intérprete.
@lanasci12 жыл бұрын
*é adepto da meritocracia. Como pode ser meritocrata alguém salvo pela graça?!
@alexandrerochafisio2 жыл бұрын
2Ts 3:10. Quando ainda estávamos com vocês, lhes ordenamos: “Quem não quiser trabalhar não deve comer”. O R. N. Champlim comentando essa passagem disse o seguinte: Tanto o judaísmo como o cristianismo primitivo davam grande importância às esmolas (o que é comentado em Atos 3:2); mas essas esmolas eram dadas PARA OS QUE REALMENTE PADECIAM NECESSIDADE (grifo meu), e NÃO para aqueles que podiam prover para si mesmos, se assim quisessem fazê-lo." ____________ Calvino, que sempre fora solícito com os pobres comentando a mesma passagem diz: "A benção do Senhor está sobre as mãos do que trabalha”. É certo que a indolência e ociosidade são amaldiçoadas por Deus. Ademais, sabemos que o homem foi criado com vistas a que fizesse algo. Não apenas a Escritura nos testifica isto, mas a própria natureza ensinou-o aos pagãos. Por isso é razoável que aqueles que querem se isentar da lei comum sejam também PRIVADOS DE ALIMENTO (grifo meu) - a recompensa do trabalho. Quando, porém, o Apóstolo mandou que tais pessoas não comessem, ele não quer dizer que dera mandamento a essas pessoas, mas PROIBIRA que os tessalonicenses encorajassem a indolência delas FORNECENDO-LHES COMIDA. Calvino continua: "Paulo censura aqueles vadios preguiçosos que viviam do suor de outros, enquanto não contribuíam com nenhum serviço comum em auxílio à raça humana." Mas cabe uma ressalva aqui: Wiersbe diz que os cristãos fiéis estavam desanimados com a conduta desses convertidos negligentes que se recusavam a trabalhar. Seu argumento era: “Se eles não precisam trabalhar, então por que nós precisamos?” E como se Paulo estivesse dizendo: “Vocês não devem exasperar-se tanto pela conduta lamentável de alguns ociosos, que se sintam cansados de exercer a caridade para com os que são realmente necessitados”. Ou ainda como se afirmasse: “Não se enganem. Não deixem que algumas pessoas, as quais negligenciam seus deveres, lhes impeçam de fazerem os seus. Nunca se cansem de fazer o que é justo, nobre e excelente”. "Que a sua esmola fique suando nas mãos, até que você saiba para quem a está dando." Didaquê 1:6 Eu entendo que é possível fazer uma aplicação errada do texto. No entanto, me parece que nesse caso é possível aplicar o texto a pessoas que não querem trabalhar mas viver de forma desordenada.
@annealicia16052 жыл бұрын
Existem doenças, físicas, mentais e espirituais. E nós não temos condições de julgar as pessoas. Nossa compreensão das coisas é limitada, por isso o julgamento é feito por Deus. Eu entendo que devo fazer a minha parte, porque só vou dar conta de mim. Ajudo, e algumas vezes que por algum motivo não ajudei, me senti inquieta a ponto de procurar a pessoa para ajudar.
@alexandrerochafisio2 жыл бұрын
@@annealicia1605 o texto não se refere a nenhuma das classes de pessoas que você elencou, minha querida irmã.
@annealicia16052 жыл бұрын
@@alexandrerochafisio concordo. Me refiro a fala do pastor que tirou o versículo de contexto. E passou a ideia de a situação dos moradores de rua é justificada pela falta de trabalho, não levando em consideração diversos fatores que levaram e predem as pessoas a determinadas circunstâncias. Aliás a tônica de muitos discursos no âmbito religioso, tem sido a indiferença, falta de compaixão e muitas vezes a impiedade. Ou seja, negam Cristo, com palavras e em atos
@michelesilvadeazevedo83462 жыл бұрын
Parabéns Vitor! Seus vídeos traz alento para a igreja atual, que tem virado escárnio e sinônimo de legalismo e não a revelação do amor de Deus para a Humanidade
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Josué Brandão tem estudos sobre os milagres de Jesus assista Deus abençoe você
@silasandrade18322 жыл бұрын
Sem palavras Victor, Deus te abençoe.
@rodrigovilelamendonca51582 жыл бұрын
Podia fazer um "Passagens perigosas" com os textos que dizem "Não toqueis nos meus ungidos". É um texto amplamente utilizado pra defender a "infalibilidade" de Pastores autoritários.
@DeilsomMartinsDeSouza2 жыл бұрын
Boa !
@guimatosabe2 жыл бұрын
Eu fiquei extremamente entristecido de ler o comentário do Granconato, que eu costumava admirar. Independente do mérito do que ele falou, com certeza a forma com que ele falou me pareceu revelar alguém que não é nem um pouco familiarizado com o Jesus da Bíblia. O Jesus da Bíblia sabia que os fracos e despossuídos tinham sim os seus pecados (às vezes até pecados graves), mas Ele falava com eles de forma a fortalecê-los para que eles se reerguessem. Já o Granconato pareceu querer enfraquecer ainda mais aquele que já é fraco. Abjeto
@rosanadelgado83342 жыл бұрын
Boa noite Guilherme Abe concordo com suas palavras 🙏
@guimatosabe2 жыл бұрын
@@gabrielornellas8313 Se o Granconato tivesse dito isso poderíamos até discutir, mas o que ele disse é que "A MAIORIA DOS MENDIGOS TEM O DEVER BÍBLICO DE PASSAR FOME"
@tiagohi11382 жыл бұрын
@@guimatosabe Continua horrível o que ele disse, como pastor ele tem o dever de cuidar das ovelhas, talvez esteja com tempo demais para fazer polêmica
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Carlos Augusto vailate tem estudos refutando Marcos granconato no.programa vejam só assista
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Marcos granconato e muito arrogante
@flaviogoncalves46772 жыл бұрын
Victor fontana citando trecho de música dos racionais, muito interessante como a sabedoria popular ser usada! Mais é claro que tudo de acordo com a busca pela verdadeira interpretação da Bíblia 🙌🏾
@eduardolemos73732 жыл бұрын
Sugiro ler o livro do Yago Martins chamado A máfia dos mendigos. Yago foi viver com os mendigos, vale a pena ler para conhecer essas histórias. Parabéns pelo vídeo!
@Fonseca992 жыл бұрын
Ele tem um vídeo no qual falando sobre o livro .
@hugoleosouza2 жыл бұрын
Ele fez live com Yago sobre o livro, o que prova que o assunto é multifacetado. As questões sociais que envolvem as necessidade humanas são complexas por natureza.
@diogonogueira45322 жыл бұрын
Vai no site da Amazon e lê as comentários de quem leu o livro e verá que o livro é mais um estudo baseado em relatos de universitários e o que ele acrescenta lá é pouco relevante no que diz respeito à sua experiência.
@sorayacastro21982 жыл бұрын
Mas o Granconato não disse, em momento algum, para deixar de dar esmolas ou não cuidar dos pobres . Ele disse ao que não quer trabalhar. Claro que para chegar a esta conclusão, tem que ter sido proposto oportunidades para tirar a pessoa daquela situação e ela dizer um sonoro não, o que é bem comum. É um assunto complexo.
@BrunoChamado2 жыл бұрын
@@diogonogueira4532 Diogo baixa o livro pelo menos em PDF e leia.
@gleicilaine1002 жыл бұрын
Eu já sugeri algumas vezes na igreja que ao invés de fazer a senha de natal só para os irmãos, que fizéssemos para os moradores de rua. As pessoas ficam desconcertadas mas não compram a ideia. É triste... se a igreja não faz, quem é que vai fazer???
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Josué Brandão tem estudos sobre os milagres de Jesus assista
@emanuelsimoesjr2 жыл бұрын
O " amanhã pode ser tarde demais " lembrou-me daquele filme FEITIÇO DO TEMPO, onde o Bill Murray tenta a todo custo salvar o mendigo , sem jamais conseguir . Continuou tentando mesmo sabendo que não iria conseguir.
@snowman_brazil2 жыл бұрын
Se o interesse principal fosse Cristo, o mendigo malandro seria visto como o mais miserável dos mendigos, pois a miséria impregnou a alma. Se o interesse principal fosse Cristo, a miséria e a malandragem nos levariam a humilhação por nossa própria miséria e malandragem diante de um Deus Santo, Santo, Santo. Se o interesse principal fosse Cristo, ninguém deveria se sentir mais digno que o mendigo malandro porque trabalha e cumpre as leis civis ou morais. Nossa aparência de justiça é trapo de imundícia. Sem o Espírito operando a regeneração somos todos miseráveis e malandros. O Granconato viu tudo na miséria do mendigo. Tudo, menos o evangelho e a oportunidade de fazer Cristo conhecido. Essa publicação dele soa muito como "obrigado Deus porque não sou malandro como esse mendigo preguiçoso". Oração orgulhosa de fariseu que gosta de tornar pública a própria dignidade.
@adjancleyvidal2944 Жыл бұрын
E vale a pena lembrar que o texto fala para os de dentro e não aos de fora
@brunoralf83992 жыл бұрын
A questão é que esse versículo foi direcionado aos de dentro e não aos de fora como o Marcos Graconato usou. E não se aplica a mendigos.
@elderfaccio92062 жыл бұрын
Então Victor, boa a correção para o PR, irmão Granconato, e que Deus o perdoe pela falha exegêsica
@lucasmaia91312 жыл бұрын
Lutero no século 16 já diferenciava pobres por condição e aproveitadores ociosos, que ele chama de "vagabundos".
@RafaelSilva-oh4yv2 жыл бұрын
Muito boa análise!
@eduardosaints68112 жыл бұрын
Ja dizia o ditado.... "versículo sem contexto é pretexto pra heresia"
@ProfessorGilson2 жыл бұрын
Nunca fiz uma festa na minha casa para estas pessoas. Quando faço para parentes e amigos, e sobra comida, lembro deste texto. Na verdade sou hipócrita, escolho a passagem bíblica que quero seguir e ignoro outras. Fato. Deus tenha misericórdia de mim.
@andrekubnikneto30732 жыл бұрын
E aí o problema disso é que todas as outras interpretações dele acabo me desconfiando.. "Irmãos.." pronto, já mostra que não é morador de rua descrente..
@LucasFGodoy2 жыл бұрын
Vitor, vc poderia ter consultado o que o Pr Marcos disse a respeito disso. Parece que se baseou apenas pelo site tendencioso do Globo. Quem o acompanha entendeu o contexto e que a mensagem não foi maldosa. Veja o vídeo do Pr Rodrigo Mocellin que o próprio Granconato divulgou!
@CarlinhosAngelo2 жыл бұрын
Nao vi o vídeo do granconato ainda
@ritasilva31212 жыл бұрын
pra mim também dói falar que uma canção da década de 90 é antiga rs
@ademirsousa15022 жыл бұрын
Somos urubus rodeando . Todos Santos , só a espera que um humano imperfeito. De um escorregão , aí estamos já com as pedras e não vamos perder tempo e nem disperdiçar as pedras. A raça de víboras que somos.
@daysefontoura80182 жыл бұрын
Em primeiro lugar, discordo completamente da fala do dito pastor. Por outro lado, já fiz, muito esporadicamente, trabalho com moradores de rua. As histórias são, no geral, terríveis e muitos têm problemas sérios de saúde mental. Mas também existem os manipuladores e, infelizmente, eles são muitos. Meu marido trabalhou por quase 10 anos com codependentes e, no processo, ajudou alguns dependentes químicos. Eles mesmo contam que a grande maioria do pessoal que faz malabarismos em semáforos é de viciados. Então, meu conselho para quem quer ajudar efetivamente esse pessoal é que não saiam dando esmola indiscriminadamente para alívio da própria consciência. Mas procurem ministérios, seja ou não de sua igreja local, que estão trabalhando com seriedade para resgatar essas pessoas cuidando deles de forma integral. Se não puder oferecer a sua ajuda prática, doe para eles porque até o sustento é difícil para esses trabalhos. Perdão se estou sendo dura... Eu só queria pontuar de que há meios de ajudar efetivamente esse pessoal.
@danilosilva-qt6fb2 жыл бұрын
Crescemos pastor.
@SidneiMV2 жыл бұрын
versículo isolado é um problema mesmo!
@telancar Жыл бұрын
Fiquei pensando que para aquém dos mendigos (maiotia dependentes químicos), aproveitadores nas igrejas, temos os encostados na família
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Natã Rufino tem estudos do apocalipse assista
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Josué Brandão tem estudos sobre os milagres de Jesus assista
@rubensdutragomes41712 жыл бұрын
Foi a aplicação errada/infeliz de um texto correto...
@eduardolemos73732 жыл бұрын
Só um detalhe para ser honesto com a pessoa (Granconato) ele disse a maioria dos mendigos, não disse todos os mendigos, mas deve haver o cuidado ainda mais de um ministro do evangelho para abordar certos temas e principalmente com a Bíblia.
@joabgomes34752 жыл бұрын
Não vejo uma melhora tão significativa em esclarecer que a fala dele "só" se aplica a "maioria dos mendigos" ao invés de sua totalidade.
@eduardolemos73732 жыл бұрын
@@joabgomes3475 Só disse para ser honesto com a fala da pessoa, acredito que até na hora da crítica devemos ser leais.
@joabgomes34752 жыл бұрын
@@eduardolemos7373 Eu entendi seu comentário, sei que vc não justifica a fala do Pr. Grauconato. Mas, de todo modo, achei relevante pontuar aquele ponto.
@tiagohi11382 жыл бұрын
Então né, quando vc fala maioria, está se baseando em quê? Se eu disser que a maioria dos cristãos são hipócritas, enganadores?
@eduardolemos73732 жыл бұрын
@@tiagohi1138 Veja o vídeo do Yago Martins a respeito da polêmica se não for cabeça oca. Abraços!
@gleibson57852 жыл бұрын
Existe um princípio bíblico que não podemos esquecer: do “suor do teu rosto comerás o teu pão”. A realidade é que muitos que vivem a triste realidade da mendicância não querem trabalhar!
@marcosfilipe49002 жыл бұрын
Concordo com vc amigo. Será que o salmista é mentiroso quando diz: "fui moço e agora sou velho e nunca vi um justo desamparado ou a sua descendência a mendigar o pão" ? Isso infelizmente não é assunto pra teólogo! Só quem vive na prática é que sabe das histórias que acontecem...
@antonioa.oliveira26452 жыл бұрын
Verdade!
@teosonic2 жыл бұрын
Acho que você também não entendeu que o Pr Graconato não generalizou.
@guimatosabe2 жыл бұрын
Independente dele ter generalizado ou não, o problema é que o Granconato aplicou pra moradores de rua que ele NÃO CONHECE e que ele NÃO PASTOREIA um versículo que só pode ser aplicado pra membros preguiçosos da sua igreja que VOCÊ CONHECE e que VOCÊ PASTOREIA
@snowman_brazil2 жыл бұрын
Essa generalização é demoníaca. Essa generalização distorce o texto. Essa generalização perverte o evangelho. Essa generalização defende um valor contrário ao cristianismo. Essa generalização é fruto de valores seculares Essa generalização é Darwinismo Social. Essa generalização é injusta e indigna de estar associada à cruz e ao nome de Cristo. Esta generalização é obra da ideologia hegeliano de direita (ateia e anti-cristã) e não de uma boa leitura dos evangelhos. Não tem como passar pano pra generalização irresponsável de quem usa a Bíblia pra defender ideologia. Não tem como passar pano pra quem causa escândalo pro nome de Cristo além daqueles que a cruz obrigatoriamente causa.
@tiagohi11382 жыл бұрын
Espero que o cara que é denominado pastor já tenha sentado para conversar com um morador em situação de rua
@renanandre88572 жыл бұрын
E aí Victor, vamos marcar um debate vc e Granconato? Se quiser mando e-mail pro vejam só, seria lindo
@tiagoviado242 жыл бұрын
Ou um problema pq deveria ajudar mais alem do dinheiro
@Santi786752 жыл бұрын
Teólogo muito coerente
@gelreis23422 жыл бұрын
Victor Fontana tem um ar de quem não dorme muito ou essas olheiras são geneticamente marcantes!
@rafaelpregador12 жыл бұрын
a bíblia deixa claro que o esmolar é muito importante pra Deus, é só ver o que chamou a atenção de Deus para o centurião cornélio.
@pri-ra2 жыл бұрын
Eu estava no Supermercado esses dias, e uma menina de uns 12 anos, chegou em mim e meu marido e pediu pra nós comprarmos "mistura" pra mãe dela fazer almoço. Mas ele não quis, estávamos fazendo as compras ainda, ficava difícil, pois estávamos c carrinho e ainda não tínhamos terminado. Eu senti MTA tristeza e pensei, por que essa menina está aqui, pedindo. Ela deveria estar estudando e brincando. Eu queria ter ajudado, mas meu marido não quis.
@afonsolima45012 жыл бұрын
O Granconato pode ter falado de maneira errada , porquê muitas pessoas não entenderam o que ele quis dizer, sugiro você ler o livro do Yago Martins sobre mendigos 👍🏼
@VictorFontanaTeologia2 жыл бұрын
kkkkk Digita Victor Fontana e Yago Martins na busca. Tem três vídeos meus sobre A Máfia dos Mendigos no canal. Um deles com o próprio Yago.
@tiagoti19352 жыл бұрын
Pessoal indica livro do Iago, mais nem leram rs rs rsrs.
@adjancleyvidal2944 Жыл бұрын
Infelizmente isso é uma vergonha 😢pastores tem aos montes,qualificados, poucos !
@jandersoncaldeiramenegardo16742 жыл бұрын
Pastor Carlos Augusto vailate tem estudos bons assista
@atilamattos8772 жыл бұрын
Mas da mesma forma Vitor a maioria desses texto que você citou em favor aos menos favorecidos se aplica a igreja e não ao mundo
@sarabrito75802 жыл бұрын
Bom dia Victor Como é difícil o povo interpretar a palavra como deve ser interpretada. Passo por isso todos os domingos na EBD, mais não adianta falar e explicar ao final de cada aula...percebo todo o estudo ir por água abaixo.
@filipems70432 жыл бұрын
Perfeito. Conhecendo o "espírito do tempo", é muito provável que fala de Granconato seja essencialmente ideológica. Não condiz com o ensino paulino, nem com a prática e teologia social da igreja ao longo dos séculos. Isso é triste. Trocar o evangelho pela ideologia (qualquer delas) é fundo do poço.
@fredjason77902 жыл бұрын
Isso, o granconato foi claramente mal-intencionado.
@fredjason77902 жыл бұрын
Isso, o granconato foi claramente mal-intencionado.
@maxmau84942 жыл бұрын
Um pastor o qual eu respeito bastante fez um video concordando com a frese. Graças a Deus eu tenho uma consciência pessoal que Deus me Deus, e apesar de entender e considerar os argumentos dado pelo pastor o qual me referi acima, tenho que dizer que não concordo em não dar esmola. Por mais que eu não saiba qual o fim aquele dinheiro terá, Deus sabe o propósito do meu coração quando ajudo alguem com algum dinheiro. Fico triste, nós temos saúde, temos casa, temos trabalho, somos abençoados e não temos a coragem dar 10, 15, 20 reais para um mendigo que não tem prazer nem consolo na vida. Somos mais miseráveis do que eles. Pessoas que ganham 2,3,4 mil reais faz questão de 1 real. Mas louvado seja o Deus justo e verdadeiro que há de fazer justiça na vida vindoura. Que Ele tenha misericórdia de nós.
@jafedeoliveira81912 жыл бұрын
Boa!
@chrismi92632 жыл бұрын
Graconato é o Pelé da teologia. Calado é um poeta
@lucascoutinhorr2 жыл бұрын
Sou pentecostal e seu canal me faz querer estudar muito mais a minha bíblia e evitar certos tipos de comentários como esse que o referido pr proferiu
@antoniocampello44402 жыл бұрын
Gacronato foi muito infeliz em sua colocação cimo emvtantaa outras. Acho ele "desesperado" e extremamente moralista. Mas mesmo assim, pelos dias modernos em que vivemos cabe uma reflexao: HÁ MUITA ACAO SOCIAL PARA A QUANTIDADE DE MENDIGOS. Essa afirmação é tão verdadeira que mendigos podem "escolher" qual narmita de determinada ação social vai comer em detrimento de outra. Normalmente as ações sociais para necessitados abordam apenas a questão da fome e todas as outras áreas do universo humano são desprezadas. Tais como; alfabetização, profissionalização , comportamento, etc. É tão verdade o que falo que há grupos que se dão ao luxo de fazer ação social em outro país do que se comprometer com as carências sociais brasileiras.
@ritasilva31212 жыл бұрын
Granconato tem um jeito complicado de pregar. Particularmente, não gosto. Arrota arrogancia.
@marconeborbadeoliveira96702 жыл бұрын
É óbvio que Granconato entende o contexto de Tessalonicenses. O que ele faz é uma aplicação do texto, algo que todo pregador faz o tempo todo. Há um princípio no texto que pode ser estendido a situações diversas. Outra coisa, muitos estão tratando o Granconato como se ele desprezasse ou mesmo odiasse mendigos. Isso é preocupante.
@snowman_brazil2 жыл бұрын
Amigo, a aplicação do texto é para a comunidade da igreja, não para a sociedade. Se ele entende o contexto e ainda assim fez essa aplicação, é bem sério mesmo. O nome da pretensa "meritocracia" que ele está pregando é Darwinismo Social. Muito estranho o tanto de pastores e cristãos abraçando os valores morais do mundo e torcendo a Bíblia para defender suas ideias.
@Ricardocruzalm2 жыл бұрын
@@snowman_brazil como Darwinismo social, se Darwin viveu no século 19, e esse pensamento vem desde a reforma ?
@snowman_brazil2 жыл бұрын
@@Ricardocruzalm Leia Calvino e você vai entender que ele não fala isso. Calvino seria taxado de socialista nos dias atuais. Calvino dizia que a produção era de toda a sociedade e que ninguém deveria reter sua produção e lucros apenas para si. Pensa na loucura que seria um pastor falar isso hoje. Quanto ao Darwinismo social, a frase "mendigos tem o dever moral de morrer de fome" fala por si só. Na Bíblia, nem nos escritos da Reforma, nem a doutrina, nem os credos se ocuparam de prescrever "deveres morais". Sim, a Reforma valorizava muito o trabalho. Tanto que rompeu com a ICAR defendendo entre outras coisas que o trabalho comum era um ministério tão elevado quando o pastorado. Isso desde Huss. Os reformadores foram bastante ousados e tiveram uma visão puramente cristã a respeito do trabalho. Mas só lembrando que nem tudo que a reforma defendeu é defensável. A Reforma defendeu antisemitismo, defendeu queimar herege, defendeu teocracia, defendeu intolerância religiosa (inclusive entre protestantes). Sejamos sóbrios ao julgar estes eventos e não passionais. Os próprios reformadores teriam lutado (e de fato lutaram) para que a gente questionasse algum desvio deles. Ser um pensamento da Reforma não é um argumento neste caso. Mas a verdade é que não é um pensamento da Reforma.
@snowman_brazil2 жыл бұрын
Só mais um exemplo... Na Suiça de Calvino, o mendigo malandro não eram largado à própria miséria. Era levado até a fronteira mais perto e deportado. Um pouco exagerado, não? No entanto, qualquer um que chegasse em estado miserável na Suiça era prontamente acolhido, educado e inserido no mercado e na sociedade. A gente está longe de poder aplicar o pensamento da Reforma aqui.
@snowman_brazil2 жыл бұрын
@ONE GUITAR eu quase concordo contigo. Poderia dizer que concordo plenamente com sua conclusão. Inclusive como a Didaque. Mas isto nada tem a ver com "dever moral de morrer de fome" Quanto a aplicação do texto, não posso concordar. O texto tem contexto eclesiológico. Se quisermos aplicá-lo a sociedade é apenas pelo princípio e quanto a isso não faria oposição. E a aplicação do princípio é dever para cristãos: cristãos não devem abusar da generosidade de ninguém, nem de fora, nem dentro. O ímpio sequer crê na Bíblia, para ser devedor. Portanto, novamente, isso nada tem a ver com um "dever moral de morrer de fome".
@fernandalopesdasilvadelima802 жыл бұрын
Tem muito "E se..." Nessa história
@Ricardocruzalm2 жыл бұрын
quantos daqui trabalham ou trabalharam com mendigos pra falar que isso ou aquilo é errado ?, vocês esquecem (ou fingem esquecer) que o ser humano é pecador, acomodado, se uma pessoa se diz cristã, dá esmolas e não lança a palavra de Deus junto, está fazendo um desserviço, pois estará apenas alimentando o pecado dos outros.
@Catiane.Oliveira2 жыл бұрын
💘💘💘💘😭😩💔
@RafaelSantos-sk3ev5 ай бұрын
Primeiramente não acho que ninguém deva perder tempo ouvindo racionais, vai ter um trabalho enorme filtrando bobagens com tônica criminosa para encontrar uma ou outra frase boa, como ouvinte de racionais que fui, jamais aconselharia alguém a isso, não vale a pena. Dormi nas ruas em tempo de dependência química, convivi com todo o tipo de morador de rua, te digo uma coisa, não lembro de um único caso de alguém que não estivesse ali por escolha, alguns moravam em prédios bem no centro ( os pais no caso) e dormiam na rua, outros podiam trabalhar e preferiam estar ali, recusavam ajuda, recusavam emprego, recebiam marmitas, mas não estavam com fome, os cachorros comiam, e eu me incluo ai. A verdade é que eu era um vagabundo, a maioria das pessoas com quem eu andava eram tipos perigosos,traiçoeiros, discordo totalmente que dar dinheiro ajude de qualquer maneira, éramos sangue sugas sem nenhuma vergonha na cara. Acredito que a bíblia nos orienta a ajudar aqueles que realmente são necessitados, e para descobrir a real necessidade de alguém é preciso saber mais sobre a pessoa, mas no fim das contas é o evangelho, a palavra da cruz que transforma, um dia pregaram pra mim, falaram sobre o meu pecado e sobre eu precisar me arrepender, isso foi mais eficaz que passar a mão na cabeça e dar um trocado, sangue sugas vão suga-lo sem nenhum constrangimento, a única coisa que pode libertar alguém assim é o evangelho, é Jesus, e é o mesmo para todos. Sobre a fala do pastor Marcos, foi mal aplicada, infeliz eu diria, mas tenho que concordar que se fosse o caso, essa má interpretação cairia como um chapéu na maioria dos moradores de rua, portanto não sei exatamente se você vitor sabe do que fala ou apenas reproduz um discurso bonito, mas a realidade é mais complexa. Também percebi um desdém desnecessário ao pastor Marcos, meio que joga na cara que ele vai ensinar no vejam só, como se isso fosse algum demérito, e ai comete um erro desses, achei exagerado. Você ficou frisando que não tem nada contra ele pessoalmente, mas o seu tom jocoso denunciou o oposto, enfim, não sei, me pareceu isso. Certamente não desconsiderarei uma produção tão biblica quanto a do pastor por conta de uma frase infeliz, você citou Calvino, tanto ele quanto Lutero tiveram atitudes bem bizarras. Recentemente vi um vídeo do nicodemus dizendo que se morasse nos eua teria uma arma e se alguém invadisse seu quintal daria um tiro bem entre os olhos sem dúvida, a frase foi seguida de risos, mas deu pra perceber que não estava apenas brincando, realmente pensa assim, eu discordo, nunca vi nenhum ensino ou apóstolo adotando essa postura de zelote durante a obra missionária de pregação do evangelho, mas não vou deixar de ouvir o nicodemus, e tenho imenso respeito pelo mesmo. Portanto acho que você poderia ter discordado do pastor Marcos, sem evidenciar tanto a sua clara antipatia pelo mesmo.
@mariahjulialinharescardoso31052 жыл бұрын
O problema é a GANACIA DOS quê pensam quê pôde deixar todos " ASSIM por milênios. E não vai continuar assim. Não dessa ERA' Nova Terra falada em apocalipse que já chegou. . O termo dá dádiva/esmolas" não é Pará se vangloriar porquê o CRISTO curou o cego de Siloé por vê seu Estado de esmola e o curou. Pedro curou o pedinte na, porta do tempo porquê não tinha dinheiro ou melhor não andava com dinheiro.mas tinha o poder de CURAR dado pôr CRISTO. O CERTO É O SER QUÊ PEDE NÃO TER PENA DELE MESMO! MAIS NEM TODOS SÃO FORTES PARA NÃO TER PENA DE SE MESMOS, OU ORGULHO PARA TRABALHAR DE QUALQUER COISA " PARA NÃO PEDIR. E TEM O FATOR MISTÉRIO ESPIRITUAL DO PORQUÊ ESTÁ Na CONDIÇÃO, DE PEDINTE. PÓS ESTÁ ESCRITO ( AQUELE QUÊ CRÊ EM ME NÃO MENDINGARA.) Diz O ALTÍSSIMO CRIADOR DO UNIVERSO. É AI QUE LÚCIFER TENTA PONDO AS PESSOAS VÍTIMAS FRACAS PARÁ MENDINGAR. PÓS DIFICULDADES MUITOS PASSAM E NÃO PERMITE LÚCIFER OS DEIXAR CAI. MÁS SE ENCONTRO ALGUÉM A PEDIR DOU, O QUE TIVER E ORO POR ESSA PESSOA PARÁ SAIR DESSA SITUAÇÃO E TE FALO TEM RESULTADO PÓS NÃO VEJO MÁS ESSA PESSOA NEM PEDINDO OU QUANDO VEJO JÁ ESTÁ EM SITUAÇÃO MELHOR. UM CASO DESSE ME, ACONTECEU EM SP O MOÇO PEDIA SIEMPRE! OREI PAI ELE ESTÁ BRINCANDO!? MÁS SE TU QUISER MUDA A VIDA DELE.E SUMIU, UM BELO DIA APARECEU FAZENDO COLETA PARA OUTROS, E COM APARECIA MELHOR NÃO ESTAVA FUMANDO ESTÁVA LIMPO ORE AGRADECI AO ALTÍSSIMO E NUNCA MAIS VI TAMBÉM NÃO MORO MAIS EM SP MAIS SEI QUÊ TODOS QUÊ PASSOU POR ME PEDINDO ESTÃO MELHOR DE TUDO ! PÓS ORAR POR QUEM PEDE É A MELHOR DÁDIVA. MEU AVÔ DIZIA " DEI O PEIXE DEI O ANZOL E ENCINE À PESCAR" E DEXEM IR.
@gustavosantos976228 күн бұрын
Up
@pedrothompson19112 жыл бұрын
Olha, eu só digo o seguinte: quando eu ouvi sobre essa polêmica, sem a citação do autor da frase, juro que eu pensei que se tratava de algum "pregador" tipo aquele "vai e adultera", do meme citado. Meu Deus, gente. Sermão do monte... onde que está lá o negrito "mas óh, pessoal, antes de dar com uma mão sem a outra saber, cata o histórico do pedinte e vê se é o caso..."?
@danielrocha88202 жыл бұрын
Pois, é, mano
@GuilhermeRodrigues-qo1ys2 жыл бұрын
Olá Victor, creio que o O Granconato sabe fazer uma boa exegese de um texto e uma boa hermenêutica também, e no caso ele se esclareceu sobre assunto, e o esclarecimento é o mesmo que sua interpretação, e que está correta e que se resumi... com aquele que não quer trabalhar e deseja viver as custas de outro que não coma então e isso se aplica a cristãos e não cristãos, o livro do Yago Martins explica bem isso. O problema maior é que hoje qualquer post que nós fazemos precisamos desenhar para melhor compreensão e esse é o nosso erro. Não é só falar, mas sim explicar. Espero que as pessoas não levem pro coração esse erro do nosso irmão Granconato de não ter sido claro no seu post.
@GuilhermeRodrigues-qo1ys2 жыл бұрын
O livro do Yago Martins é a Máfia dos Mendigos
@fernandoamorim63482 жыл бұрын
Victor continue assim meu irmão!! Se até homens de Deus sinceros e preparados como Granconato "ensina" uma MERDA daquelas, só mesmo gente como você para corrigir!
@fredjason77902 жыл бұрын
Grande Victor! Obrigado por fazer esses vídeos "corrigindo" coisas que tanta gente escuta e acaba engolindo. Mas vim aqui pra dizer que o Granconato é um professor de teologia muito conceituado e respeitado. O fato de ele fazer uma interpretação tão absurda de um versículo isolado mostra que ele foi MAL-INTENCIONADO POLITICAMENTE na interpretação. Não tem a menor chance de ele não saber ou de ter passado batido o que o contexto diz e a lição real que se deve tirar à luz desse trecho. Abração!
@daniellelima72422 жыл бұрын
Eu precisei voltar o início do vídeo 3x pra poder ouvir e ouvir... Complicado! Uma coisa é o papel social do Estado (ou a ausência dele), que na minha opinião é uma fábrica de fazer pobres. E isso não é de agora 😔 Acredito que muito dessa revolta contra mendigos se deve ao fato de que em alguns ambientes conservadores se difundiu a ideia que políticas públicas de distribuição de renda deixam as pessoas acomodadas. Outra coisa é o papel da Igreja do Senhor, promovendo o Reino de Deus. E aqui, mas do que nunca, devemos nos despir de nossas convicções e imitar a Cristo. A fala do pastor foi equivocada mesmo.
@Fonseca992 жыл бұрын
Eu particularmente uso o benefício da dúvida . Se a pessoa irá usar para entorpecentes será o problema dela . Com relação a isso minha consciência está limpa .
@claudia.73 Жыл бұрын
Victor, não posso ser hipocrita. Mas não dou dinheiro não. Se a pessoa quiser marmitex, fralda ou algo do tipo, eu ajudo. Mas dinheiro não.
@fabiothiago40152 жыл бұрын
Fala extremamente infeliz desse Sr que se diz "cristão" já que para ser cristão no mínimo a caridade tem que estar no coração, e esse Sr não parece ter com essa fala anti-crista dele.
@joaopedropires7292 жыл бұрын
Penso que essa passagem se aplique a todos, tanto cristãos como também ímpios. Se essa passagem se aplica somente a crentes que não querem trabalhar, as passagens que dizem que devemos ajudar ao necessitado, se aplica somente aos necessitados que são cristãos? Não vejo seu pensamento como sendo certo, Victor. Apenas uma crítica. Te admiro. Forte abraço, irmão!
@snowman_brazil2 жыл бұрын
Não é bem isso que vc entendeu. Esta passagem é sobre eclesiologia, não sobre ética Cristã em geral. O sermão da montanha não trás excessões, várias outras passagens não delimitam pelo contexto a quem devemos fazer o bem. Mas neste caso, Paulo está falando para uma igreja e a respeito de um problema de dentro da igreja. Se o pastor quisesse defender essa ideia maluca dele, teria que se esforçar muito. Ele pegou um versículo, tirou do contexto e forçou a barra para aplicá-lo em um contexto completamente distinto, de tal forma que a interpretação dele é acaba contrariando ao resto da Bíblia. Entre a exegese dele e a Bíblia, ficamos com a Bíblia.
@joaopedropires7292 жыл бұрын
@@snowman_brazil Amado irmão, penso que o Pr. Marcos Granconato tenha feito aplicação mais natural do texto. Não entendo que ele tenha tirado do contexto, de forma nenhuma. Vejam bem se a crítica é feita, de fato, por não concordarem biblicamente ou se é apenas por nutrirem certo desapreço pelo pastor Granconato. Pelo que entendi, em nenhum momento ele quis dizer que devemos ignorar os moradores de rua ou coisas do tipo. O fato, é que MUITOS (a maioria) optam por essa vida, simplemente por comodismo. Chegaram ao ponto de preferirem viver sem teto a trabalhar dignamente e constituir uma família. A Escritura nos diz: "Do suor do teu rosto comerás o teu pão..." Gn 3.19 Portanto, meu irmão, continuo tendo com a opinião de que aqueles que podendo trabalhar, não o fazem e preferem viver uma vida miserável a custa dos outros, têm o dever bíblico sim, de passarem fome. Sendo crente ou não. Deus o abençoe.
@snowman_brazil2 жыл бұрын
Não tenho problemas em você acreditar nisso. Podemos discordar desde que ambos estejamos sendo coerentes com a Bíblia. Mas não, este versículo não pode ser aplicado para isso. Há um contexto a ser respeitado. Paulo trata de eclesiologia neste texto e não de sociologia. Você foi bem, citou outro versículo para justificar sua opinião. E eu respeito sua opinião, apesar de não concordar. Mas o que o pastor fez foi pegar um versículo sobre vida comunal da igreja e aplicar à vida em sociedade. Não, não é esta a aplicação do texto.
@AsafeBLima2 жыл бұрын
Desculpa querido, mas se o Granconato pegar esse vídeo , também vai pontuar um monte de coisa que vc falou. Não faz o menor sentido. Ninguém falou sobre não ajudar os pobres, doentes, viúvas, tem trabalhadores que realmente estão desempregados mas estão procurando emprego... Esses sim devemos ajudar, mas os preguiçosos e cheios de saúde que vivem na rua pedindo, esse não. Hoje em dia só de você catar reciclado já te dá um dinheiro pra comer. Mas muitos não querem trabalhar. Então, não venha falar que o Granconato falou besteira
@Felipe_842 жыл бұрын
Victor, você não acha que o fato do Marcos dizer, ' a maioria dos mendigos tem...' esta parte, a maioria faz referencia ao contexto do texto exposto por você? Não estou defendendo ou contra ele, só fiz uma pergunta. QUAL É A MAIORIA? Aqueles que são os sanguessuga SERÁ QUE VOCE NÃO ERROU AO INTERPRETAR A FALA DELE?
@vitormagno10502 жыл бұрын
Capítulo drez? O deputado, Sargento, Coronel, Capitão, Tenente, Pastor, Bispo e Apóstolo Isidóro vai te prender!
@josemardasilvadamasceno85422 жыл бұрын
A maldade desavergonhada de parte da "igreja".
@idenilantunes56642 жыл бұрын
Tem razão Victor....o problema é essas pessoas estarem na rua, vítimas de uma sociedade corrupta.
@daksonsc2 жыл бұрын
Oi pastor, boa tarde. Você viu o posicionamento do pastor Rodrigo Mocellin? Ele endossou a fala do pr Marcos. Fiquei com dúvida nessa questão, infelizmente. Mas minha consciência é boa no que foi falado por você.
@vanderleyferro57152 жыл бұрын
Faz-se necessário entender o que esses "pastores" realmente querem dizer para além ou para fora da bíblia. Qual a ideogia política desse cara?. O que ele acredita e defende como projeto ds um pais, de uma nação?. Lembre-se que estamos em ano eleitoral e este ano, + do que qq outro será muito difícil mesmo. O caso desse cracolado é só o início do princípio do que vem por aí. Verá/ veremos como -infeluzmente- discursos dessa natureza, desse conteúdo serão plantados e divulgados com insistência e com roupa de verdade. Pior ainda, colocarão Deus, Jesus, a bíblia nissi tudo para justificar suas falas e posicionamentos políticos-ideológicos. O verdadeiro povo de Deus terá que ficar muito atento e esperto para não cair nesses enganos. A palavra do Vitor é muito boa e verdadeira. As pessoas não entendem e não gostam de contextos, ainda mais se vai contra o que elas defendem e acreditam. Lamentável tudo isso, mas só tá começando. 😪😔😪😔
@fernandoamorim63482 жыл бұрын
Tudo que servir ao CAPITALISMO e ao EGOISMO Mocelin apoia...
@daksonsc2 жыл бұрын
@@vanderleyferro5715 acho que não estamos discutindo política aqui. É mais hermenêutica mesmo.
@tiagohi11382 жыл бұрын
Rodrigo Mocelin kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Ju_Ramos772 жыл бұрын
Nada a ver 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆
@prwesleysena2 жыл бұрын
Vindo dele, nenhuma surpresa pra mim... Mais uma pérola, fruto de sua arrogância!
@patricioferreira54952 жыл бұрын
Se isto fosse verdade Jesus nem existiria. Quando Davi estava sendo perseguido, não podia trabalhar, estava em condição de mendicância. O que ele fez? Comeu o pão dos sarcedotes, talvez antevendo uma nova linhagem sarcedotal que viria de sua semente. Também repreenderam Jesus por seus apóstolos estarem comendo ilicitamente, ele citou Davi (Marcos 2:23-27). Ora, como um livro que diz para ampararmos os idosos, desamparados e debilitados (Bom Samaritano) quando estes não estão em condições de trabalhar, cometeria uma injustiça destas? Uma coisa destas levaria os ímpios a pensarem que os cristãos são esquizofrênicos em seus discursos...
@mateuscolares44512 жыл бұрын
Três com dez dá trez kk
@Victorsamo3452 жыл бұрын
Cara como me irrita esse negócio de julgar mendigo. Sim, a pessoa pode estar mentindo, mas ela também pode estar falando a verdade! O que que custa dar uma ajuda ali no momento se vc na hora não pode se engajar com a pessoa, conversar, entender a situação e etc. Vc pode não resolver todos os problemas dela, mas o que custa dar algo só pra ajudar a aliviar aquele sofrimento ali.
@joaspeixotoneto94162 жыл бұрын
Lembrando que o MC tem um mestrado (CPAJ) na área da história da igreja. Então.....
@camilaignacio31192 жыл бұрын
Então???
@joaspeixotoneto94162 жыл бұрын
Meio que "não adiantou nada".... pra defender algo desse tipo, é mediocridade mesmo....
@devocionalexpositivo93692 жыл бұрын
Todo texto bíblico tem um contexto. Apesar disso, todo texto bíblico que fixa um princípio geral de prática pode se desprender do contexto para reger situações análogas. Plantou? Colheu. Trabalhou? Comeu. Pr Granconato está CORRETO, desde que não generalize os casos nem desencorage a caridade.
@Felipe_842 жыл бұрын
Calvino inclui mas o mesmo calvino manda embora da cidade homens que não querem trabalhar. Complementando sua fala em 20.10 minuto
@Thiagopereira-lv3bd2 жыл бұрын
Frase de chamada apelativa, n tralhou n coma! assim n dá pra começar ver o vídeo, se a Frase já sugere algo , fora da conclusão do Graconato
@jafedeoliveira81912 жыл бұрын
Filho, que vídeo!
@user-paulothe02 жыл бұрын
Tem mendigos que não tem nada de mendigos na verdade são malandros disfarçados de mendigos e eu duvido que Jesus tenha mandado da esmolas a eles
@douglasdebarros46612 жыл бұрын
A verdade é que hoje mendigo tá escolhendo o que vai comer…