Gabi, desejo expressar opinião que penso ser útil para ti. (Tenho 81 anos, estudei muito, senti muita angústia, fiz milhares de horas de psicoterapia...) Sartre é autor muito pessimista, angustiante, não contribui para a psicoterapia. Ao contrário, as ideias de Sartre levam à angústia, ao desespero e mesmo ao suicídio. "A náusea" é um dos livros mais aflitivos que conheço. "O ser e o nada" também é muito angustiante. As teorias de Viktor Frankl são muito promissoras para quem sente vazio existencial. "Em busca de sentido. Um psicólogo no campo de concentração" (disponível online) impressiona muito pela resiliência de Frankl. A terapia centrada no cliente, de Carl Rogers, também é valiosa para quem considera fundamental "ser aquilo que se é", frase de Kierkegaard que Carl Rogers considerava muito significativa, como diz em "Tornar-se pessoa", livro que, com "Terapia centrada no cliente", apresenta de modo profundo as concepções da terapia rogeriana.
@nossogabinete3 жыл бұрын
Edgar, obrigada pela sua participação. Aqui no canal, já trabalhamos com Frankl e Rogers também... Vou deixar o link pra você, caso tenha interese. Frankl e a Logoterapia: kzbin.info/aero/PLgFZ1-SO8zLzo0nF6rPN6szKiKqXwH-8G Carl Rogers: kzbin.info/aero/PLgFZ1-SO8zLxzqENySkW-vO-NRBdSWGNV
@raquelrodrigues39972 жыл бұрын
Edson adorei sua contribuição e raciocínio
@paulinho_da_viola5 ай бұрын
na minha opinião muito humilde, de apenas um estudante, acredito que a função da psicoterapia, por mais chocante que isso seja, não é de "felicitar" quem a faz, mas de sujeitá-la ao que realmente encontra e sente na realidade que vive. Sarte é realmente um filósofo nauseante. Ler suas obras trazem uma sensação de desconforto imenso (parecido com Camus, em alguns sentidos, apesar de considerar Camus mais otimista em alguns aspectos). De toda forma, o que quero dizer é que, claro, enquanto prática de SÁUDE, a psicologia deve priorizar e garantir o bem-estar dos indivíduos. Cessar a angústia existêncial é um passo para isso, e evitar suicídios é o objetivo primordial, afinal, a inexistência é provavelmente a única forma incurável de evento humano. Entretanto, Sartre trás consigo um importante lado para essa discussão: a feiura e a angústia humana. Ela é necessária. Ela existe, ela faz parte, e, para alguns, será enfrentando-a e realizando-a que será possível um entendimento honesto acerca de si. Só o que quero dizer é que entendo que as ideias de Sartre podem levar à angústia, mas não podemos afirmar que por isso ele não contribui para a psicoterapia. O pessimismo, a angústia, a tristeza, e o suicídio são temáticas relevantes para a existência, e para a gestalt humana. Para algumas pessoas, uma forma mais otimista de ver a realidade será a forma ideal de tratar e compreender a existência, mas, para outras, não. Por isso acredito que dizer que Sartre não contribui para a psicoterapia é um equívoco. Meu intuito com esse comentário é só expor minha opinião, e de maneira alguma desrespeitar ou algo do tipo. Estou aberto a ser refutado!!! kkkkkkkk Espero ter sido claro. Obrigado pela atenção!
@edgardeandradexavier5 ай бұрын
@@paulinho_da_viola Paulinho, recebi há pouco tua mensagem. Fiquei em dúvida se teu comentário é uma resposta ao que escrevi há uns dois anos ou se não tem relação com o que escrevi. Para mim a leitura de "A náusea", "O muro", "A idade da razão" e "Entre quatro paredes" foi muito angustiante e em nada me ajudou, mas outras pessoas podem ter reações muito diferentes das minhas ao lerem Sartre. A leitura de "As mãos sujas", peça de Sartre, me trouxe coragem. Admiro o personagem Hugo, protagonista da peça. Mas penso que a tese dessa peça conflitua frontalmente com a filosofia de Sartre, por razões que eu não saberia resumir neste comentário. A leitura de textos de Viktor Frankl me ajudou. Sua resiliência, sua coragem ao enfrentar campos de concentração nazistas me ajudam a ter coragem, a ir enfrentando a dor de cada hora.
@paulinho_da_viola5 ай бұрын
@@edgardeandradexavier Isso! Que surpresa que o Sr. tenha respondido agora kkkkkk, mas sim! é exatamente isso que quis dizer... muito por causa da minha história de vida e forma de ser-no-mundo, acabei vendo em Sartre e Camus explicações para a angústia que eu sentia. Identificação. Um sentimento, afinal, de não solitude, apesar da experiência enervante que é a leitura desses autores (em especial Sartre). Nesse sentido, Sartre, apesar de angustiante, me deu esperança e sentido, de certa forma. Foi o que quis compartilhar com o Sr. Não li muito da obra de Frankl, exceto, claro, o "Em busca de sentido". A obra também foi transformadora e me fez perceber a quantidade de "privilégios" que estou cercado. De toda forma, só quis compartilhar a minha experiência com as obras de Sartre. Muito obrigado pela resposta! Espero que o Sr. tenha uma ótima noite!!
@guigalemos22224 жыл бұрын
Achei interessante a parte que fala que A liberdade não é plena mas condicionada a circunstâncias históricas e que há um abismo entre querer e o poder. Lembrei do livro 21 lições para o século XXI do Yuval que ele fala sobre livre arbítrio. Ele questiona se o homem tem livre arbítrio. Ele vai dizer que depende do conceito. Se entender o conceito como liberdade de fazer o que desejar então o homem teria o livre arbítrio, se o conceito for escolher o que desejar então o homem não teria livre arbítrio. Ele vai dizer que nesse último caso nossas escolhas são produtos de milhões de neurônios que trocam entre si sinais bioquímicos. Concluindo que nos dois casos a liberdade sempre vai esbarrar em algum obstáculo seja por circunstâncias históricas seja por processos bioquímicos no nosso organismo.
@Lud-km5ni6 ай бұрын
Oi, gabi! Estou fazendo um trabalho de apresentação sobre a abordagem fenomenológica-existencial e meu professor WIlliam recomendou seu canal. Desde então estou mergulhando de cabeça em quase todos os seus vídeos!! Comecei a faculdade recentemente e seu conteúdo me trás grande clareza e despertou meu interesse nessa área. Te agradeço pelos vídeos, tenho certeza que mesmo após a apresentação deste trabalho vou continuar acompanhando fielmente hahaha
@orlandolinsjr7253 жыл бұрын
Parabéns, Gabi. Seu trabalho é muito bonito, didático e cientificamente rico e responsável. Considero vc uma orientadora profissional de muita relevância.
@nossogabinete3 жыл бұрын
Orlando, muito obrigada pela participação! Seja sempre muito bem-vindo ao NG. Bons estudos!
@renatacarvalho98304 жыл бұрын
Que maravilha termos novas aulas!
@christinevieirapereira2553 Жыл бұрын
Olá, Gabriela! Sou Christine, do Rio de Janeiro, profa de Psicologia Existencial-Humanista e gestalt-terapeuta. Em primeiro lugar, parabéns pelo nosso dia! Gostei muito do seu vídeo, é leve e com linguagem acessível. Abç
@nossogabinete Жыл бұрын
Obrigada pela companhia, Christine! Feliz nosso dia!! 🧡
@saravitoria55054 жыл бұрын
Ganhou mais um inscrito você é muito boa explicando ...
@MarciaLima-mr7cw2 жыл бұрын
Seu conteúdo me ajuda muito. Obrigada.
@nossogabinete2 жыл бұрын
Marcia, fico muito contente em saber isso! Obrigada pela sua participação.
@felipemarques78613 жыл бұрын
Olá Gabi, gostei muito do vídeo! Estou iniciando uma pesquisa sobre o existencialismo de Sartre na prática da psicologia clínica, então irei absorver o máximo de conteúdo que você trabalhar em seus vídeos. Muito obrigado por esta transmissão de saber.
@nossogabinete3 жыл бұрын
Felipe, seja bem-vindo ao Nosso Gabinete! Bons estudos!
@Isabel-20083 жыл бұрын
Muito interessante o vídeo . Gostei e acompanho . Tb recomendo !
@nossogabinete3 жыл бұрын
Andre, muito obrigada pela participação.
@beatrizhessel104 жыл бұрын
Ótima aula!! Gosto muito das ideias do Existencialismo!
@nossogabinete4 жыл бұрын
Beatriz Hessel amanhã tem mais :)
@belopet78643 жыл бұрын
se pudesse daria 20 likes...mto bom....
@nossogabinete3 жыл бұрын
Obrigada pelo carinho e participação!
@vitoriamerten66552 жыл бұрын
Gabi, estou amando te ouvir! Fala didática, clara e tão rica.
@nossogabinete2 жыл бұрын
Vitória, obrigada pela participação!
@fatimaportela52933 жыл бұрын
Excelente aula. Assistindo agora aula sobre Sartre e estou amando a forma como você expõe os conteúdos. Obrigada,Gabi! 👏
@nossogabinete3 жыл бұрын
Fatima, muito obrigada pela sua participação e por esse feedback, fico contente! Bons estudos!
@ewellynbrum21304 жыл бұрын
Aaaah! Nem comecei a assistir, mas já tive que comentar! Amo esse autor 🥰
@nossogabinete4 жыл бұрын
Ewellyn Brum que coisa boaaaa!!!! Continue por aqui!!!
@valdetefreitas16794 жыл бұрын
Muito bom!! Sou estudando de psicologia e tenho muita afinidade pela abordagem humanista. ❣️Obrigada pela aula!!
@nossogabinete4 жыл бұрын
Valdete Freitas que coisa boa! Continue por aqui!!!
@bloggyabbo4 жыл бұрын
Muito bom, irei acompanhar o canal
@monalizacatarina10284 жыл бұрын
Muito bom, especialmente pra quem viu há muito tempo fenomenologia
@nossogabinete4 жыл бұрын
Monaliza Catarina arrrrasou em acompanhar ❤️👊🏻🤝
@psicarlos_ Жыл бұрын
Gratidão por esse conteúdo, fico feliz em ver conteúdo existencial voltada para a psicologia aqui no KZbin
@nossogabinete Жыл бұрын
Toda semana temos vídeos novos, Carlos! Continue com a gente 🧡
@psicologarosipissinati57364 жыл бұрын
Amando todo conteúdo!
@nossogabinete4 жыл бұрын
Rosi Pissinati HUMANAMENTE semana q vem vai ter novidade lá no insta, viu? :)
@cristianeavilla57923 жыл бұрын
Estudo maravilhoso e super claro sobre o Sartre. Adorei 👏🏻👏🏻👏🏻❤
@nossogabinete3 жыл бұрын
Cristiane, muito obrigada pela participação! Fico contente que tenha aproveitado.
@djnatasilva53714 жыл бұрын
Obg pelo conteúdo tão rico.
@nossogabinete4 жыл бұрын
DJNATA SILVA obrigada por acompanhar!!!
@cristianapaulo9364 Жыл бұрын
Sempre importante esses vídeos!
@nossogabinete Жыл бұрын
Obrigada pela companhia, Cristiana!
@sarasauron3 жыл бұрын
Eu tô amannnndo seus vídeos ! Tem me ajudado muito!
@nossogabinete3 жыл бұрын
Sara, fico muito contente em poder contribuir! Bons estudos!
@gabriel501692 жыл бұрын
Meu ajudou muito! Obrigado.
@nossogabinete2 жыл бұрын
Gabriel, obrigada pela sua participação!
@carolinafranco89054 жыл бұрын
Amei Gabi!
@rosilenedasilvaciatti5689 Жыл бұрын
Gostei muito! Obrigada!
@nossogabinete Жыл бұрын
Obrigada pela companhia!
@laissoaresdasilva4464 жыл бұрын
É normal ficar com vontade de realizar mil projetos engavetados depois de falar de Sartre? Ahahahahh aquelas. To adorando, Gabi!
@nossogabinete4 жыл бұрын
Laís Soares da Silva soooo se contar pra prof, hahah
@claudiamelo7413 жыл бұрын
Amei esse canal, ganhou mais uma inscrita! ❤️👏
@nossogabinete3 жыл бұрын
Olá Cláudia, fico muito feliz com seu comentário. Seja muito bem-vinda ao Nosso Gabinete!!
@tanz7413 жыл бұрын
Muito bommm
@nossogabinete3 жыл бұрын
Pollyana, obrigada pela participação!
@franciscodasilvaneto78804 жыл бұрын
Ótima aula!! Parabéns 👏👏
@leticiaporto62054 жыл бұрын
Muito boa a aula 👏👏👏
@marcosjoao51614 жыл бұрын
Ótima explicação 👏🤗
@nossogabinete4 жыл бұрын
Marcos Joao você viu sobre a Jornada que iremos fazer esta semana? Deixo o link pra vc: gabifrancoal.kpages.online/inscricaojornada
@marcosjoao51614 жыл бұрын
@@nossogabinete já fiz a inscrição assim que saiu. Você acha que vou perder essa oportunidade de expandir meus conhecimentos? Jamais ❤
@nossogabinete4 жыл бұрын
Marcos Joao hahaha isssso aí! Arrrasou!
@anacarolinamoreiraalves8094 жыл бұрын
achei o livro que indicou na Estante Virtual!! os Fundamentos da Filosofia.
@nossogabinete4 жыл бұрын
Ana Carolina Moreira Alves que ótimo! Ele é muito bacana!
@anamara884 жыл бұрын
Gabi, eu ainda não consigo separar a diferença de essência para os existencialistas e para o humanistas. Vc poderia me ajudar? Por gentileza!! Seus vídeos são maravilhosos. Obrigada por essa oportunidade de adquirir conhecimento 🌻
@nossogabinete4 жыл бұрын
Oi, Ana! Ótima pergunta! Para os existencialistas seria: a existência vai construindo quem eu estou sendo constantemente... (por isso: a existência precede a essência). Não tem um fluxo definido para esse “estou sendo”... Para os humanistas teria... e faria sentido dizer, inclusive, de evolução. Para o existencialistas não tem evolução, só tem a existência... Espero ter ajudado! Fica como sugestão para próximo vídeo também!
@takefive66923 жыл бұрын
Muito bom! Li Sartre na adolescência mas não conhecia este livro! Por acaso conhece Rollo May ?
@nossogabinete3 жыл бұрын
Olá, obrigada pela sua participação! Agora, neste mês, estamos estudando Rollo May, a partir do livro "A arte do aconselhamento psicológico". Vou deixar o link dos vídeos que estudamos Rollo May: kzbin.info/aero/PLgFZ1-SO8zLxs-Lm3grkvCJ7nr2_qs03D Bons estudos!
@bartocore3 жыл бұрын
Gabi vc tem algum vídeo que explica como e por que escolheu sua abordagem?
@nossogabinete3 жыл бұрын
Olá, vou deixar dois vídeos aqui que possa te interessar: Como escolher a abordagem?: kzbin.info/www/bejne/hHeaaHx5fc5qbKc Carreira em Psicologia - Minha História: kzbin.info/www/bejne/iqetpnmcq9amgpY
@bartocore3 жыл бұрын
@@nossogabinete muito obrigado. 👏👏 parabéns pelo trabalho.
@mariacarolina12513 жыл бұрын
Olá Gabi, eu vejo muito na teoria fenomenológica como tratar pessoas com neuroses, mas e as pessoas psicóticas, por exemplo, como ajudar alguém na abordagem fenomenologica, sendo a pessoa um esquizofrênico... Me ajuda a tirar esta dúvida, desde já, grata.
@nossogabinete3 жыл бұрын
Olá Maria, alguns autores entenderão que a psicose está relacionada com um fechamento da abertura existencial... Isso significa que os sintomas, como delírios e alucinações, são possibilidades de se criar uma abertura existencial, de ampliar essa abertura existencial. Então, essa seria uma compreensão possível da psicose e, a partir disso, trabalharíamos as intervenções com o paciente. E tem a modalidade do próprio Acompanhamento Terapêutico. Vou te enviar aqui o link do e-book gratuito e de playlist de vídeos sobre AT: - e-book: nossogabinete.com/e-book/ - playlist: kzbin.info/aero/PLgFZ1-SO8zLztsaF-KnTKZg2PV3t_Jhqf
@leandrolopes950 Жыл бұрын
Gabi. muito obrigado pelo seu conteúdo. estou graduando (se deus permitir) em PSI e estou tentando compreender a identidade enquanto fenômeno. Que leituras vc me recomenda?
@nossogabinete Жыл бұрын
Penso que vale a pena você estudar Kierkegaard. Ele está escrevendo antes do movimento da fenomenologia e do existencialismo, mas lança bases fundamentais. Ele discute muito o processo do homem em fazer a si mesmo..
@franciscodasilvaneto78804 жыл бұрын
Como faço para me tornar logoterapeuta?
@zilmarquesalexandre12573 жыл бұрын
Achei o "Ser e o Nada" uma excelente obra
@nossogabinete3 жыл бұрын
Uma ótima obra de Sartre...
@eversonrossi38004 жыл бұрын
Estou em formação em psicologia e acho incrível o existencialismo. Muito bom encontrar uma psicóloga existencialista ! Também gosto muito do Camus, e da noção de absurdo, você utiliza esse referencial teórico também?
@febogoo8 ай бұрын
Ao invés de religiosa, ele menciona de um estágio ESPIRITUAL.
@FredericoRolim-k8p14 күн бұрын
O Sartre pode ser orientador de psicólogo para que este aconselhe seu paciente a incentivar sua mulher a dar para outros homens para depois relatar ao corno a experiência.