Nossa Gabi, esse vídeo caiu como uma luva. Ando mega angustiado com essa questão da Psicologia Baseada em Evidência, tenho visto bastante sobre isso nas redes também e aparentemente parece que outras perspectivas que não se adequam aos pilares da pratica baseada em evidência são quase que invalidadas, uma vez que não conseguem demonstrar "resultados"/"eficácia" , estudos randomizados como eles dizem e etc. Espero que você continue com essa série de vídeos, pois é difícil encontrar psicoterapeutas não-comportamentais pensando sobre essas questões que envolvem a Psicologia Baseada em Evidência. Grande Abraço!
@nossogabinete4 жыл бұрын
Lucas, muito obrigada pelo seu comentário e contribuição nesse vídeo! Complicado adotarmos como único conhecimento aquele que baseia-se na ciência positivista, né?! Me conta, o que mais você gostaria de estudar e ouvir dentro deste tema? Agradeço a participação, abraços.
@FingolfinLS3 жыл бұрын
Sou estudante e gosto muito das abordagens comportamentais. E tenho uma admiração pela história da fenomenologia e forma como desenvolveram técnicas e descrições clínicas na história da psicologia. Acho que há um erro epistemológico ao chamar as práticas baseadas em evidências ou psicologia comportamental radical ou pós skinneriana de positivista. Positivismo nega o acesso ao subjetivo, às causas sociais e últimas, focando na análise do que é observável. Skinner rompeu com essa ideia, até porque o behaviorismo radical estuda amplamente emoções, sentimentos e pensamentos. A teoria cognitiva também não é positivista, pois se debruça num “mundo interno” e em habilidades sociais mensuradas por meio de autorrelato. Essas teorias não são positivistas, estão mais no campo pragmatista no caso do behaviorismo radical, ou no caso da teoria cognitiva nos estudos de percepção da gestalt, e nas filosofias do Kant, Karl popper, Thomas Kuhn e Hobbes. Não há positivismo nas ciências comportamentais e cognitivas.
@renatabeatrizrb-psicologia41132 жыл бұрын
Parabéns Gabi!! As tuas aulas me inspiram !!! Tenho acompanhado teu trabalho e utilizo teus vídeos nas minhas aulas indicando para os meus alunos !!!
@nossogabinete2 жыл бұрын
Muito obrigada pelo carinho e pelas indicações, Renata! Fico feliz em saber disso! 🧡
@renatabeatrizrb-psicologia41132 жыл бұрын
@@nossogabinete ❤️❤️
@jorgeandrade12604 жыл бұрын
Obrigado Gabi, pelos vídeos tão enriquecedores que você posta no seu canal. Sou seu fã e seguidor. Deus lhe abençoe. Gratidão por nos proporcionar conhecimentos tão bons 💗
@nossogabinete4 жыл бұрын
Jorge, obrigada pelo retorno. Fico contente que acompanha o Nosso Gabinete e aproveita o conteúdo, vamos seguir estudando juntos!
@arinebarbosa2089 Жыл бұрын
Que maravilhoso eu tinha receio em fazer clínica por já levei muito minha mãe os quadros dela era muito alterados. Fora a manutenção cara. Amei a ideia vou fazer esse curso. Eu curso psicologia.
@nossogabinete Жыл бұрын
Será muito bem-vinda, Arine! Um abraço!
@alberisgama65644 жыл бұрын
Esse barulhinho de pássaros me traz uma paz ❤
@nossogabinete4 жыл бұрын
A natureza é incrível né?!
@TerezaKlavdianos4 жыл бұрын
eu sinceramente tô amando todas as aulaaaaaas
@nossogabinete4 жыл бұрын
Tereza, fico muito contente com seu feedback! Continue aproveitando o conteúdo, se tiver alguma dúvida estou à disposição!
@cristianeavilla57923 жыл бұрын
Adorei o vídeo. Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
@nossogabinete3 жыл бұрын
Obrigada pela participação!
@lidianealves58614 жыл бұрын
Adorei a aula, era uma dúvida minha e você esclareceu, obrigada pelo conteúdo! 👏🏼👏🏼👏🏼
@nossogabinete4 жыл бұрын
Lidiane, agradeço esse retorno, fico muito contente em contribuir!
@psitamymendes2 жыл бұрын
Perfeito!
@nossogabinete2 жыл бұрын
Tata, obrigada pela sua participação! Abraços!
@mileconsultoria3 жыл бұрын
Que vídeo rico e canal incrível!
@nossogabinete3 жыл бұрын
Jamile, muito obrigada pela participação e elogio! Bons estudos!
@psicologia_e_reflexaoАй бұрын
Quando se fala que a psicologia fenomenológica tem foco na percepção, consciência e subjetividade, isso não a distingue de uma psicologia cognitivo-comportamental que se baseia em evidências, pois esses enfoques também existem na outra. O que distingue é o que é afirmado no estudo desses enfoques, como são estabelecidos esses conhecimentos e quais as formas de tratamento.
@petradicarlo68352 жыл бұрын
Bom demais ❤️❤️❤️❤️
@nossogabinete2 жыл бұрын
Pétra, obrigada pela participação.
@mariahelenasantos4854 жыл бұрын
Muito bom 😃
@nossogabinete4 жыл бұрын
Obrigada, Lena. Continuemos estudando juntas! 👊
@claralis36814 жыл бұрын
Perfeito o vídeo 👏
@nossogabinete4 жыл бұрын
Clara, obrigada! Fico contente em saber que gostou.
@sabrinamorais97473 жыл бұрын
Respondendo: Sim! Também tenho esses momentos que dá um branco! Mas sou grata por eles, é melhor do que as vezes em que ao invés do branco, vem alguma informação errada na minha memória 😂
@nossogabinete3 жыл бұрын
Hehe, bom apontamento, Sabrina.
@steliojunior73482 жыл бұрын
Muito bom
@nossogabinete2 жыл бұрын
Stelio, obrigada por nos acompanhar! :)
@lizandrarobertaoliveiraeso26614 жыл бұрын
Adorei
@nossogabinete4 жыл бұрын
Obrigada, Lizandra!
@kleversonbruno50054 жыл бұрын
❤❤
@TheMrVinizinhooo Жыл бұрын
Gabi, estou adorando seus vídeos, meus parabéns! Eu gostaria de saber se você poderia me dar uma ideia? Sou estudante de psicologia e preciso trabalhar em aula a questão de uma música/experiência de show e correlacionar com a fenomenologia, quais tópicos você abordaria para eu pesquisar e conseguir construir um trabalho legal com base nisto? Desde já agradeço imensamente pela atenção e conteúdo!
@acolherpsicolutos9 ай бұрын
Esse livro da Ana bock coloca a gestalt como 3 força, não seria a fenomenologia existencial de onde ela saiu?
@HosanaNasAlturas3 жыл бұрын
Obrigada pelo esclarecimento! Vc tem me ajudado muito. Sua didática é fenomenal, rs. Gabi, você indica alguma pós em Logoterapia que seja séria?
@nossogabinete3 жыл бұрын
Denise, obrigada pelo carinho e participação! Infelizmente não consigo te indicar :/, estou fora desse circuito da pós.
@elainemeirademorais35684 жыл бұрын
É correto dizer que a minha abordagem" é existencial fenomenológica?
@nossogabinete4 жыл бұрын
No dia a dia acabamos dizendo abordagem mesmo, pra facilitar. Mas fica essa observação: o mais correto seria dizer postura... A gente usa mais a expressão “fenomenologia-existencial”. Alguns autores vão dizer dizer que essa ordem marca o processo histórico até a chegada dessas filosofias à prática clínica.
@valeriafelix83694 жыл бұрын
Gabriela, essa resposta e o vídeo foram mt interessantes, vou adotar esse comportamento com meus pacientes qdo surgir essa situação!!!! Obrigada. Bjs
@sabrinamorais97473 жыл бұрын
Apagando umas 3 postagens do Instagram após esse esclarecimento 😂
@nayaraduarte35644 жыл бұрын
Caramba Gabi, acabei de fazer minha carta de apresentação pro SPA e acabei colocando abordagem fenomenológica :( espero que não seja recusada por isso :/
@nossogabinete4 жыл бұрын
Nayara, esse é um detalhe que muitas vezes passa despercebido. Não acho grave, hehe! Desejo boa sorte! Depois me conta.
@flor8813 Жыл бұрын
Esclaredor
@giullviera Жыл бұрын
Muita coisa né Profa. Gabi? Mas como você esquece o nome da Diva Ana Bahia Bock! Hahaha ela é sensacional! Foi engraçado desculpa! ❤️
@gustavocarneiro7063 жыл бұрын
essa associação de fazer experimentos com ciência positivista é tão errada, mas tão tão tão errada. Século XXI pessoal, vamos se atualizar.
@GeovanaMolina73 жыл бұрын
Muito bom👏
@nossogabinete3 жыл бұрын
Geovana, obrigada pela participação! Bons estudos!