Excelente video. Poucos videos explicam com essa clareza. Depois que assisti esse entendi o que os outros videos diziam! Obrigado
@WagnerCaetano-y9y11 ай бұрын
Parabéns ! Excelente profissional
@ruiraoli83816 жыл бұрын
Meu amigo!!! Não entendo porque as faculdades não conseguem dar uma explicação como essa. Parabéns!
@meusangueepurosempfizer12595 ай бұрын
faculdades são uma piada hj em dia, politica e idiotices...
@edu6556 жыл бұрын
Bacana a aula, porém, creio que grande parte, senão a maioria esmagadora dos estudantes , o que realmente têm dúvidas é quanto ao funcionamento na prática, ou seja, como exatamente funcionam essas ferragens. Seria interessante fotos reais de obra com esses tipos de vinculações. O mais incrível são os cursos de graduação, nos quais jamais os professores mencionam como funcionam na prática essas vinculações, parecem robôs dando aulas..
@dionideividdors45316 жыл бұрын
mesma pergunta...
@RoncatiAutom6 жыл бұрын
Edu vejo o “rei do óbvio”. Achei que vinha algo menos generalizado.
@retlerjunior6 жыл бұрын
Exatamente amigo...tomara q ele faça isso um dia!
@guhsk815 жыл бұрын
Falou tudo !!!
@julianapires.5 жыл бұрын
Resumiu minha experiência com professores de engenharia num curso de arquitetura. A explicação é sempre muito teórica. E tem que ser, claro! Mas pra quem está começando, fica muito impalpável. Eu perguntei muitas vezes sobre e pedi muitas vezes pra ver fotos porque simplesmente não entendia. Fazer os cálculos, eu entendia e fazia. Eu tive que encontrar sozinha na internet em 2013 o que era na prática o "engastado". E é super simples. Essa e muitas outras questões eu tive que me virar pra entender. E tudo bem. Aprendi bastante. O grande problema, na minha visão, é que para os professores é algo tão banal que nem entendem qual é a dúvida.
@pedrolinharesfilho90792 жыл бұрын
Entender e compreender é importante com a teoria e a prática. Excelente aula!
@ciclistasdeaco6 жыл бұрын
Felipe boa noite, você poderia fazer um vídeo explicando como seria as ferragens de ligação entre o pilar e a viga, na situação de engaste e apoiada, o vídeo deu um explicação muito boa, se puder seria bom também a parte de laje treliçada engastada e biapoiada. vlw obrigado mais uma vez.
@nascimentoilustra92286 жыл бұрын
joão marcos Estevam Exatamente, seria legal pegar um exemplo, calcular e depois mostrar o detalhamento de como ficaria engastada e apoiada
@wesleylimadasilva66046 жыл бұрын
Up. Queria muito ver como isso funciona.
@drielletassar6 жыл бұрын
Excelente! Explica de maneira simples e prática. Continuem a publicar esses vídeos, são muito bons.
@TheWmaricato3 жыл бұрын
Muito boa aula, de cara me tirou as dúvidas. Parabéns e que o canal siga crescendo mais e mais.
@Leonardocampos855 жыл бұрын
Legal! Nada melhor como uma explicação teórica unido com a prática.
@mourajrn6 жыл бұрын
Felipe, Inicialmente, parabéns pela aula, a utilização do Kit Mola tornou a mesma muito didática. Quanto a ideia de mesclar apoios fixos e engastes é importante observar que a NBR 6118 nem permite o dito "apoio fixo" (situação que não existiria restrição de rotação) para o caso apresentado no vídeo (ligação viga-pilar). Ele limita um percentual de 75% na ligação dita engastada (que se trata mais de uma ligação contínua, visto que, como você comentou não se trata de um engaste perfeito). No mais, parabéns pelo trabalho. Excelente aula!
@pesnet74 жыл бұрын
Muito bom Doutor Felipe Rodrigues no uso desses exemplares. Obrigado.
@kobuzeti Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, parabéns!!!!
@guilhermeferraz29293 жыл бұрын
Ótima explicação, compreendi legal o conteúdo 👏👏👏👍👍
@gustavohammerich74623 жыл бұрын
Muito boa explicação! Òtima didática!
@pauloportela42518 ай бұрын
Excelentes as suas explicações...obrigado. De Tianguá Ce
@alanbarbosa30634 жыл бұрын
Explicou melhor que todos os professores que já tive na graduação, obrigado!
@sergiocarvalho97556 жыл бұрын
Olá Felipe, Parabéns pela explicação!! Se possível, poderia fazer um vídeo ou postar fotos mostrando exemplos das ligações na obras, como ficaria a ferragem na pratica..?? Obrigado!
@OZANOBEZERRAGOMES2 жыл бұрын
Ótima explicação, na graduação nós ficamos um pouco confuso a respeito desse tipo de assunto, e principalmente quando se associa a sua usabilidade no dia a dia. Muito bom!
@pauloportela42515 ай бұрын
Exelente a sua aula... Fale um pouco como se comporta a vinculação " v-p",numa estrutura alta quando o número de fila de pilares ultrapassa 4... Obrigado por nos ensinar gratuitamente De Tianguá-Ce
@eronoliveira58515 жыл бұрын
A melhor didática que já vi sobre engaste, valeu Felipe, perfeito. Farei teu curso de estruturas
@josericardo81325 жыл бұрын
Vc é muito bommmm parabéns pelo vídeo
@robsonaraujo16942 жыл бұрын
Ótimo vídeo como sempre!
@luisviniciusluis53395 жыл бұрын
Parabéns pelo video, foi de uma excelente ajuda no processo de compreensão do comportamento da estrutura como um todo.
@dioneteixeira73765 жыл бұрын
Explicação perfeita, é justamente como vc falou tudo é muito vago na faculdade até que enfim alguém para explicar sobre esse conteúdo. Muito obg continue com os seus vídeos pq estão me ajudando muito.
@fenixengenharia50422 жыл бұрын
Muito bom. Parabéns!
@pedrohenriquecarneiro904 Жыл бұрын
Explicação excelente!
@jhoviz-vizualizacaoarquite72555 жыл бұрын
Seria interessante mostrar na prática como são as armaduras desses apoios. Por exemplo, digamos que eu queira engastar uma viga em um pilar, para isso seria necessário uma armadura adicional que transpasse os dois elementos, tipo uma armadura em forma de "L", deixando aquele encontro de viga e pilar como se fossem um unico elemento, aumentando a taxa de armadura naquele ponto? Seria assim?
@jesus-c6j5j2 жыл бұрын
Que Deus nos abençoe sempre!
@eduardomesquita8696 жыл бұрын
Teus vídeos estão melhorando cada vez mais. Esse, em especial, ficou muito bom! Parabéns! Continue realizando esse trabalho!
@wagnerduartemota81326 жыл бұрын
Obrigado por ter sempre levar o conteúdo sem enrolação! Parabéns por ser um professor e compartilhar seu conhecimento.
@alexandromatvicko92755 жыл бұрын
Gostei gostaria de saber o motivo que uma viga aérea abre pequena fissuras.
@dicascomoasa38644 жыл бұрын
grato pela explanação
@Gabriel-ch6gw4 жыл бұрын
Seus vídeos são ótimos!!
@eduardocouto34604 жыл бұрын
Um engaste pode ser feito por uma maior área de concreto, por exemplo, utilizando uma mao francesa. Engastes em estructuras esbeltas super armando a viga é perigoso pq ela fica sujeita a ruir sem muito aviso. Eu só considero engaste qdo uma viga "parruda" se apoia em pilares esbeltos. Nesses casos a primeira coisa a fazer é se da para colocar a viga se apoiando no maior lado do pilar para haver maior rigidez nesse caso.
@tulio.amorim_6 жыл бұрын
O kit mola, realmente, é espetacular. Na momento em que você flexionou o pórtico com engaste, já foi perceptível constatar o local onde se reforça nos pilares. Ficou excelente, a explicação foi ótima e extremamente clara.
@Fernandinho244-d7p6 жыл бұрын
Sou Mestre de obras, e técnico predial .Um abraço, seu vídeo é excelente, ótimo para quem entende E tem um conhecimento mais profundo .
@botelhoengenharia68446 жыл бұрын
Muito bom!! Parabens pelo video!
@marceloabreu47543 жыл бұрын
Boa noite amigo parabem pela explicaçoes so que seria pocivel. Vc explicar como são feito este tipos de engastes?
@pref.aracu-engenharia69563 жыл бұрын
ótima explicação!
@brunoalmeida15066 жыл бұрын
Muito didática a explanação! Parabéns.
@lucianoeisenhut85814 жыл бұрын
Excelente e esclarecedor. Parabéns!
@LuuGomesFree6 жыл бұрын
Ia pedir exatamente esse video hoje, muito obrigado por lançar (nem assisti ainda) haha
@mrbdcastro6 жыл бұрын
Obrigada por esse video!! Venho procurando informações sobre isso há tempos, mas ninguém fala exatamente o que quero ouvir. Rsrs Em um item da 6118 há uma explicação de quando rotular essas ligações, em função do gamaz e de x/d da viga. Se puder, seria muito bom fazer um vídeo falando a respeito. Faço projetos de residência até dois pavimentos e é muito comum alguns pilares com vigas engastadas ficarem extremamente armados....
@engenhariafeminina6 жыл бұрын
Maria Rita B. de Castro Se puder, assista meu canal também! Obrigada
@mourajrn6 жыл бұрын
Olá, Maria, Tudo bem? A norma não permite realmente rotular essas ligações. Acredito que para residências de dois pavimentos você não tenha problemas com a deformabilidade da estrutura, trabalhando sempre (ou quase sempre) com estruturas de nós fixos. Dessa forma, o coeficiente de redistribuição mínimo seria 0,75. Espero ter ajudado.
@mrbdcastro6 жыл бұрын
Boa tarde José! Obrigada pela resposta! Sobre o assunto, comecei a pesquisar depois que adquiri o Eberick, pois verificava que os pilares de extremidade ficavam muito armados por conta do momento negativo das vigas, até mesmo em alguns pilares de casas térreas... Há uma página da Altoqi que explica um pouco sobre o caso de rotular uma ligação: suporte.altoqi.com.br/hc/pt-br/articles/115001294234 Me embasei neles para pesquisar mais sobre o assunto... segue alguns trechos do link: "...se a estrutura for considerada como de nós fixos (γz ≤ 1.10), é possível adotar uma redistribuição de até 25%, enquanto que, caso seja considerado como de nós deslocáveis (γz > 1.10), a redistribuição não deve ultrapassar os 10%." "...caso o usuário queira aplicar uma redistribuição maior do que a especificada no item 14.6.4.3 da NBR6118:2014, deve-se verificar a capacidade de rotação plástica na região onde foi efetuada a redistribuição, procedimento especificado no item 14.6.4.4 da mesma norma." "Este mesmo item indica que caso os valores de x/d (posição da linha neutra/altura de cálculo) atendam certos limites, pode ser dispensada a verificação da capacidade de rotação plástica, de modo que o usuário poderá arbitrar um valor qualquer de redistribuição." De fato a NBR6118:2014 trata desse assunto, mas gostaria de mais comentários a respeito deste trecho da norma que é complexo para se tirar conclusões sozinha....
@danielf82056 жыл бұрын
Será q isso não daria um bom tema para uma monografia?
@antoniojunior87824 жыл бұрын
Muito boa aula. Você poderia dar um exemplo ilustrativo de como definir se a laje vai ser engastada ou se terá o apoio fixo, de uma maneira mais prática?
@joanaalmeida69884 жыл бұрын
Para fazer uma viga solta o seija não em cima de parede qual a espessura do esqueleto de ferro a distancia dos estribo e a numeração de ferro?
@jorgeluizsoares51856 жыл бұрын
Fala meu camarada. Boa noite, vc tem fotos desses tipos engaste ou apoio fixo?
@toratora717 Жыл бұрын
Sensacional… tô pensando muito em estudar engenharia… tem alguma dica? Quero focar nessas questões estruturais
@marcussoeiro36973 жыл бұрын
Onde eu compro esse modelo de estrutura apresentado no vídeo?
@theophanescamposdossantos3186 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Excelente!
@jurandijunior59176 жыл бұрын
Mano, seus vídeos e muito espetacular, parabéns 👏👏👏
@rodrigoendrice94903 жыл бұрын
BOA NOITE MESTRE, PARABÉNS PELO SEU CANAL, UM DOS MELHORES ENGENHEIROS ESTRUTURAIS DO KZbin. FELIPE, TENHO ALGUMAS DÚVIDAS, CONFORME SEGUE ABAIXO: ESSAS DÚVIDAS SERÃO CONSIDERANDO UMA CASA TÉRREA E CÁLCULOS "NA MÃO". 1. AS VIGAS, O MELHOR É CONSIDERAR BIAPOIADA OU ENGASTADA, POR SER CARGAS RELATIVAMENTES BAIXAS? 2. TEM ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA QUAIS VIGAS ENGASTAR E/OU APOIAR? 3. AS VIGAS É MELHOR ENGASTAR OU APOIAR QUANDO FOR PILARES DE CANTO? 4. SE EU CALCULAR ELAS COMO BIAPOIADA, COLOCAR ARMADURA POSITIVA E A NEGATIVA FOR PORTA ESTRIBOS, AUTOMATICAMENTE A ESTRUTURA VAI ENTENDER QUE EU APOIEI AS VIGAS NOS PILARES? 5. SE EU APOIAR MINHAS VIGAS NOS PILARES E ELES FOREM NO MÁXIMO MEDIANAMENTO ESBELTO, EU POSSO CONSIDERAR PRATICAMENTE NULO OS MOMENTOS NA HORA DO DIMENSIONAMENTO? FORTE ABRAÇO, MESTRE!
@danillovercosa91563 жыл бұрын
Cara, respondendo suas perguntas... 1) Qualquer tipo de vinculação deve seguir critério de análise do pórtico e isso envolve a estabilidade da estrutura, não é uma regra, o que você não pode fazer é considerar uma rótula no vínculo quando na verdade você tem um balanço; 2) idem item 1 3) idem item 1 4) porta estribo não é armadura negativa, é apenas porta-estribo. Não é pq ela está na face superior que ela é uma armadura negativa. Se vc considera a viga no pórtico como bi apoiada (rotulada nas extremidades), essa viga n passa momento fletor para os apoios então não tem armadura negativa e sim porta-estribo 5) se a viga transfere momento para o pilar, ele não pode ser nulo, excero se você indica uma ligação rotulada no pilar, coisa que não é indicada.
@rodrigoendrice94903 жыл бұрын
@@danillovercosa9156 cara, muito obrigado pela explicação, foi de suma importância, sucesso.
@zoka9456 жыл бұрын
Adorei o video! Apenas como sugestão, poderia incrementar o video com demonstrações práticas de como é a ligação pilar x vigas nas duas situações, quais as diferenças práticas.
@domyoshi7295 жыл бұрын
Olá Felipe. Seu trabalho é verdadeiramente uma enciclopédia em vídeo sobre Engenharia Civil. Onde todos respaldam suas dúvidas e ampliam conhecimentos. Por isso, parabéns e muito grato por suas contribuições tão espontâneas e seguras no KZbin. Mas gostaria de fazer uma observação: Aprendemos na faculdade que o engenheiro deve ser elegante, a começar pela exposição e conclusão dos cálculos, no que você é brilhante aqui; muitos youtubers, inclusive você em outros vídeos mostram as mãos quando escrevem sobre um papel em uma escrivaninha e isso parece normal; para uma voz sem rosto é melhor não mostrar nenhuma parte de seu corpo; uma pessoa sem cabeça falando coisas tão importantes não é elegante. Mais uma vez muito grato por esse seu tão importante espontâneo e brilhante trabalho em semear o conhecimento secular ao próximo.
@valsantos8766 Жыл бұрын
Tenho uma dúvida,por exemplo uma garagem 5×5 digamos q eu cheguei no respaldo pra laje mais ao invés de uma viga cinta eu deixei acabada com uma fiada de tijolinhos,eu posso fazer minhas vigas ligando -as de um pilar ao outro?
@DanyloDias6 жыл бұрын
Olá Felipe, gostaria de saber como é executado o engaste semi-rígido no canteiro de obras? Como são amarradas as armaduras? Como funciona a concretagem?
@obracivilmestredeobras Жыл бұрын
Olá Felipe,uma dúvida….a norma permite a vinculação rotulada no concreto armado,mesmo mesclada como mencionou?
@sidniramaral64584 жыл бұрын
Aula muito boa
@mpierredelima6 жыл бұрын
Também é vago que valor utilizar na constante elástica de mola para momento no engaste elástico, logo, depende do profissional que valor ser adotado nessa constante elástica de mola para momento (entrando a experiência, claro).
@matheusmarchetti6286 жыл бұрын
Esse valor da constante elástica pode ser calculada computacionalmente (FTOOL) aplicando-se uma carga unitaria e aferindo o deslocamento (rotacional) obtido. Existem equaçoes a partir do valor da rigidez da viga, tambem
@joaolucioss3 жыл бұрын
Parabéns Felipe, em 14 min explicou o que demoram 1 ano em faculdade..
@claudionorpena16785 жыл бұрын
oi Felipe boa noite onde eu encontro esse quite
@patriciaizel74673 жыл бұрын
Muito bom!!!!
@wakeupinformatica3 жыл бұрын
Show demais!
@miltonvalenciomarques9988 Жыл бұрын
Pelo o que entendi,o engaste é uma forma de se expressar, quanto a construção das vigas, que, quando a ferragem e reforçada no intuito de enrijecer a mesma,passa a ser chamado de sistema de engaste, e não necessariamente,por se amarrar ao pila como parece ser... Quando está em apoio fixo há a transferência de carga ao pilares e ao contrário, não,ou seja, a capacidade de transferência de carga, é mínima quando "reforçada pelo aço " e grande quando não. Dessa forma, dependerá do tipo de estrutura e as suas necessidades... As edificações prediais,me parece que até o térreo e são engastada e dai para cima as duas coisas... Sou leigo nisso...
@edmarferreirajunior724 Жыл бұрын
O engastamento é um impedimento de giro relativo. Quando, por exemplo, um pilar impede uma viga de girar em relação à ele. A força de impedimento, no entanto, não é devida ao aço de momento negativo, mas pela rigidez do elemento que impede o giro. Rigidez é a resistência oferecida por um corpo à uma deformação, resistência que depende da geometria (dimensões) do corpo. Um pilar magrelo (esbelto , sem rigidez suficiente) é incapaz de impedir o giro de uma viga de grande rigidez em relação à ele, mesmo que ela esteja carregada de aço para momentos negativos.
@edmarferreirajunior724 Жыл бұрын
A força peso que atua em uma viga (o peso próprio da viga, da laje e das cargas que ela recebe, por exemplo) segue para os pilares. Se segue é porque está localizada a uma determinada distância dos pilares. Quando uma força atua a uma distância do seu ponto de ação, um momento de força é gerado (momento = força x distância). Se a viga se apoia nos pilares por meio de rótulas fixas, ela gira sobre as rótulas em direção ao meio do vão e todo o momento de força gerado nela tem que ser resistido apenas por ela. Se os apoios são engastamentos, ela não gira em direção ao meio do vão e por isso parte do momento de força gerado nela segue para os pilares - e se os pilares forem também engastados nas fundações, parte desse momento gerado na viga também segue para as fundações. A transferência de cargas (força peso) para os pilares continua sendo a mesma nos 3 tipos de vinculações (rótula fixa, móvel e engastamento), o que muda é a transferência de momentos de força - uma viga engastada em 2 pilares não transfere mais carga para eles, transfere seus momentos de força. E só há transferência de momentos quando há engastamentos, e essa transferência é sempre proporcional à rigidez dos elementos.
@luizfernandocolusso85855 жыл бұрын
Parabens pelo conteúdo :)
@cristianomascena41246 жыл бұрын
Gostei muito da aula, tirou-me algumas dúvidas.
@gosenko6 жыл бұрын
Excelente aula!
@dionideividdors45316 жыл бұрын
muito massa sua explicação.... ;)
@Lucas_Noleto5 жыл бұрын
Olá bom dia...nunca vi isso anestesia e tive a utilidade de perguntar...é possível construir uma parede sobre uma viga invertida?
@douglaslima56464 жыл бұрын
Boa tarde amigo, minha dúvida é, o que seria o engaste? Seria colocar varas de ferro reforçando a parte superior da viga aonde sofre o esforça do pilar nela?
@giacomoprimon96126 жыл бұрын
Parabéns ! Ótimo vídeo!
@nazariomarques12965 жыл бұрын
gostei muito! obrigado!
@LCNX106 жыл бұрын
muito bom. faltou umas fotos de aplicações na prática.
@rodrigomartins82406 жыл бұрын
Engenheiro Felipe! Parabéns pelo conteúdo! Se puder me explique sobre a envoltória de momentos dos pilares... Inclusive tem um gráfico na sua apostila na página 118 que não entendi nada! Ficarei muito grato se puder falar sobre o assunto! Valeu abs
@RobsonNascimento956 жыл бұрын
Excelente explicação
@renatoadelino98306 жыл бұрын
Gosto deste tipo de aula .valeo
@nininhosantana65796 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo
@engenhariafeminina6 жыл бұрын
Nininho Santana Se puder, assista meu canal também! Obrigada
@enoqueengenhariadeprojetos96356 жыл бұрын
Parabéns pelo canal!!
@dorcelina0303936 жыл бұрын
Felipe, poderia fazer como fica a ancoragem da ligação, detalhamento
@aloneyrodrigues83576 жыл бұрын
Muito Bom. Parabens.
@ede14015 жыл бұрын
Ola, tenho um vao de 3,77 onde tenho que fazer uma viga bi para apoiar a laje, minha duvida é, posso apoiar essa viga no muro ou tenho que apoiar em um pilar, sendo que um lado vou ter que furar a coluna e enfiar a viga e o outro lado apoiar...agradeço a resposta
@retlerjunior6 жыл бұрын
Quando vc fala a respeito do tamanho para usar uma ou a outra vc quer dizer a partir de quantos pavimentos ou metros?
@claudionorpena16785 жыл бұрын
bem gente sou motorista não sou engenheiro apenas curioso pelo pouco que entendo de vinculacoes na pratica a diferença do engaste para o apoio e semi rígido e que o engaste da naquele ponto uma maior rigidez no elemento estrutural imagine que vc tenha uma viga com um vão de 5 metros se eu engasgar essa viga isso quer dizer que eu vou colocar armadura negativa na cabeça dos pilares na pratica o que isso faz e diminuir entre aspas o vão fazendo com que o momento fletor no Centro da viga diminua por entender que o vão diminuiu já que momento e força x distância por outro lado o aço nos pilares vái suprir o deficiência do concreto naquela região já que naquele ponto a uma tração onde o concreto na e tão eficiente quando é aplicada uma carga na viga ela tende a deformar ai que vem o papel principal dessa armadura ela evita que a viga deforme muito e se deformar temos a armadura positiva que vai trabalhar quando a outra falhar redistribuído momentos fazendo que que o apoio vire uma rótula dependendo da deformação, esse momento não dez aparece apenas muda de lugar, os pilares também ajudam muito um pilar rígido evita uma maior de formação uma estrutura bemequalizada pilares rígidos e um bom engaste posso reduzir a inércia da minha viga abracos
@alanya.oliveira5 жыл бұрын
Estava a procura de uma aula dessa...gratidão por compartilhar seu conhecimento. Oxalá que as aulas nas universidades utilizasse recursos como vc utilizou para explanar o conteudo, seria bem mais fácil a assimilação.
@tabosamusic5 жыл бұрын
é verdade , como voce ve ai , o entendimento clareia na hora . voce olha e pensa depois de muito tempo '' era isso '' caramba .
@MarCius-UranioАй бұрын
eu posso aumentar as barras de reforço em cima na engastada, mas sem continuar a barra? ex: mais 2 barras de 1.5m de 10mm, e não colocar um transpasse com uma barra de 5mm até o outro apoio?
@leanascimento84785 жыл бұрын
aula maravilhosa!
@jairodossantos96554 жыл бұрын
Olá!tuas aulas são 5 estrelas parabéns.pergunto:em uma viga de 6mts vão livre,qual ferro vc recomenda?-é dimensão do engaste?
@aprenderefazernaengenharia22534 жыл бұрын
Já calculou sua viga?
@asaphpevidor7407 Жыл бұрын
Eu achava que o que definia o engastamento eram os ganchos. Então mesmo eu amarrando os 2 elementos se não houver armadura complementar para suportar o momento negativo na viga por exemplo. A ligação deve ser considerada apoiada? E caso eu complementar a armação negativa da viga será considerada engastada ou semi-rigida? Obrigado;
@edmarferreirajunior7248 ай бұрын
Não é a armadura de momentos negativos que determina o engastamento, é a continuidade de rigidez da viga para o pilar, porque engastamento é uma ligação completa. O engastamento é sempre proporcional à rigidez da viga e dos pilares, e por isso o que há na prática é quase sempre ligações parciais, ou seja, engastamentos parciais ou semi-engastamentos, como se diz. Se não houver rigidez suficiente nos pilares que recebem a viga, pode haver a armadura negativa que for na ligação e mesmo assim a ligação tenderá para uma rótula. Na prática, quanto mais rígido forem os pilares, mais próximas de um engastamento perfeito as ligações entre viga e pilares serão. Uma viga de 20x60 cm apoiada em 2 pilares de 20x20 cm tende para uma viga bi rotulada. Mas se essa viga for apoiada em 2 pilares de 20x60 (como se a viga dobrasse para formar 2 pilares) tenderá para uma viga bi engastada em engastamento quase perfeito, porque a rigidez dos elementos é quase equivalente. Abraço!
@se_nnagaming71366 жыл бұрын
Onde consigo adquirir o kit mola para minha didática ?
@alerrandrosouzacosta38186 жыл бұрын
Boa tarde.. eu tenho uma dúvida... Eu posso construir meu baudame com treliça . Quero fazer minha só um andar.. me dar uma dica aí..
@IWANNAEMOTION5 жыл бұрын
Queria ver os cálculos!!!!!
@joaojunior43226 жыл бұрын
Excelente explicação!
@vascoambrosio77985 жыл бұрын
no 1º calculo do edificio completo aqui do canal não me lembro de ter visto alguma ligação de engaste entre viga e pilar e a consequencia disto para os mesmos pilares.
@arturdealmeidamelo35582 жыл бұрын
Professor parabéns pelo vídeo e aí já vai um "Like" pro cofre. Mas, porém, no entanto, todavia esse mesmo conceito se aplica a armação estrural, cuja estrutura é um pórtico fomado por dois pilares "l" dispostos verticalmente paralelos, um lateralmente ao outro e, sobre o extremo superior de cada pilar uma viga duplamente armada engastada, a primeira na aba frontal do pilar e a segunda na aba traseira e extremidades inferioriores bi engastada sobre uma base plana? Ou seja, neste eu diria mais precidamemte que esta viga diplamente armada está engastada ou apoiada? Só para lembrar, isso se refere a uma estrutura de prensa para fabricar tijolos que projetei e, agora estou descrevendo sua patente. Abração e muito obrigado por responder!!!
@trollerjuliano3 жыл бұрын
Estou fazendo uma viga com 7,00 de vao livre com 70 cm acabada de altura. Estou usando 5 barras de 1/2" na parte de baixo e 2 em cima com estribos a cada 15 cm. Será no apoiada em duas vigas com 6 barras de 1/2". Terá parede em cima e estou na dúvida sobre engasgar.... Pode me ajudar?
@miltonamador98243 күн бұрын
Obrigado
@colorir14043 жыл бұрын
Fico muito confuso quando vejo vigas por aí com área de aço pesada no banzo inferior em vigas engastadas. Ao me entender l, se os apoios são concretados junto e para ajudar ainda mais o pilar segue para o andar superior então considero ali um engaste. Logo a tração será muito mais solicitadas nas barras de apoio do banzo superior. Se eu estiver errado, por favor alguém me corrija, estou aberto a a prender mais sobre o assunto.
@edmarferreirajunior724 Жыл бұрын
Se é concreto armado in situ, tem que ser engaste (é determinação de norma). Acontece, no entanto, que o engaste é proporcional à rigidez (dimensões) dos pilares. Ou seja, para funcionar como um engaste de fato (fazendo bom uso dos negativos e aliviando a armadura de positivos da viga) um pilar tem que ser grande. Mas pilares grandes são caros. Além disso, a concretagem de pilares com negativos pesados de viga é também um pouco mais difícil. A norma permite a redistribuição (limitada) dos negativos para positivos, e os projetistas fazem uso disso.
@edevaldocastro57546 жыл бұрын
Felipe vc dá um show nas explicações, gosto muito de assistir seus vídeos. Aprendo ainda mais. Logo que eu me inscrevi no canal da engenharia tive uma conversa contigo e vc me falou que ia estudar a possibilidade de fazer alguma coisa tipo palestra ou algo parecido aqui onde eu moro lembra? Em Macapá no Amapá. Aí te pergunto ainda tá de pé essa ideia?
@OCanaldaEngenharia6 жыл бұрын
Sim, estou desenvolvendo algumas palestras novas assim que finalizar vou começar a divulgar!!
@l.pnascimento63826 жыл бұрын
boa noite professor,o engaste pode ser feito virando a ferragem da viga em 0,30cm na amarração da coluna.sou luiz pedro de nova iguaçu,eletrotecnico construindo minha residencia sózinho.
@anacuritiba94214 жыл бұрын
Gostaria de tirar uma dúvida vejo pessoas que concreta cinta com a lage e outras concreta a cinta depois a lage ex.precisa de uma viga aérea de 30cm.ai concreta 20cm e deixa 10 pra concretar depois com a lage isto pode?
@arcobeloconstrucoes77794 жыл бұрын
M&S O ideal é sempre concretar as vigas e lajes de uma só vez, isso garante maior robustez a estrutura! Esse método de concretagem de 2 etapas também é usual, mas não mto recomendado!
@welligtonferreira11465 жыл бұрын
Quero construir um sobrado de 6 por 10 E gostaria de saber quantos pilar devo fazer porque quero deixar em baixo livre construir só em cima
@pauloresendesan6 жыл бұрын
Excelente vídeo como sempre...dica para o próximo vídeo...casa com tijolo ecológico..parabéns..
@engenhariafeminina6 жыл бұрын
PAULO RESENDE excelente pedido. Se puder, assista meu canal também! Obrigada