Cara, o canal é SEU. Você tem todo o direito de falar o que pensa. Não se incomode com o que os outros vão falar. Hate engaja. Não aplique auto-censura. Boa sorte aí, Deus abençoe!
@LizsmoraisКүн бұрын
Vou morar na Itália, sempre tive esse sonho e, com fé em Deus, vai se realizar. Quanto aos pontos sobre se sentir excluído, isso acontece em qualquer lugar. Aqui, também sinto isso com frequência. Sou nordestina e hoje moro no Sul, e é perceptível a forma como eles veem e tratam os nordestinos. Acho que pode ser como você falou, mas existem pessoas boas. Às vezes, estamos nos lugares errados e temos a tendência de generalizar. Claro, tudo o que você falou é muito importante e sei que não é fácil estar em outro país, porque já morei em vários estados do Brasil e também senti as diferenças. No começo, sofria muito, mas hoje não sofro mais. Ah, e não desista. Às vezes passamos por várias situações que nos desanimam, mas lembre-se: tudo passa e amanhã será um novo dia. Obrigada pelos vídeos, eles têm me ajudado muito! Sucesso e bons encontros aí!
@viniportieriКүн бұрын
Obrigado! Realmente é muito individual isso tudo. sucesso pra você ❤️
@SL-rt7pw4 күн бұрын
Top o teu discurso, muito realista. Eu moro na Itália há 25 anos. Existem quatro fatores principais que não há no Brasil: Aqui a saúde pública é muito boa; as escolas e as faculdades públicas são acessíveis a todos; as cidades pequenas normalmente têm uma ótima infraestrutura; segurança. Mas existe um preço... E só vivendo aqui será possível saber se vale a pena... Eu sugiro o livro O meu país inventado da Isabel Allende , ela descreve muito bem como se sente um imigrante.
@viniportieri4 күн бұрын
Obrigado pela indicação 🙏🏻
@-Mundoincrivel4 күн бұрын
As escolas não são de graça, não existe faculdade de graça na Italia, ou seja vc estuda para ter um salario de 1.600, um eletricista no Brasil ganha mais doque isso.
@rosso1704 күн бұрын
E o poder aquisitivo?@@-Mundoincrivel
@SL-rt7pw4 күн бұрын
@-Mundoincrivel Imagino que você não more na Itália... Aqui a escola até o ensino médio é completamente gratuita, já na faculdade, paga-se um valor mínimo calculado de acordo com a tua renda. Se a tua renda for muito baixa não se paga nada. Além do mais a ensino público é muito superior ao particular. Desinformação não ajuda ninguém...
@mararubiagazzana99714 күн бұрын
A Irlanda já mudou muito , ja nao esta boa para estrageiros, ja era a situaçao de 10 anos atras
@robsonabelvlog4 күн бұрын
Morei 4 Amos em Barcelona🇪🇸, Moro atualmente em Manchester🇬🇧, e posso dizer que a vida social é super importante, e o sentimento de pertecimento é fundamental, ou seja, esteja em um libar que esteja feliz, MEU pensamento na europa é sempre pensar Que estou vivendo um intercambio remunerado. Pois MEU objetivo é voltar para o Brasil com dois idiomas, e posso dizer que a experiência vivida no exterior sempre é positiva para nosso crescimento. Abs à todos 😎
@silviaaguiar29183 күн бұрын
Morei 8 anos em Roma e voltei pra SP esse ano. Estou muito mais feliz aqui e muitas coisas funcionam melhor no BR. Concordo 100% com o que vc falou e pra mulher brasileira as coisas são ainda piores, infelizmente! Nao quero nunca mais ser vista ou tratada como fui na Itália..... Nunca mais!!!!!
@AnaFlaviablumenau5 күн бұрын
Realmente, cada um tem seus motivos para ir embora ou ficar. As pessoas idealizam demais essa história de: como o Brasil não tem igual. Tem brasileiro adaptado e feliz em todos os países do mundo. E tem brasileiro infeliz no Brasil. Cada um escolhe sua história e não deve responsabilizar os outros por suas próprias escolhas. Passei 52 anos no Brasil, fui feliz e agora quero descobrir como é viver em outro país. Escolha minha, responsabilidade minha. Não idealize demais!
@viniportieri5 күн бұрын
Exatamente Ana! Te desejo o maior sucesso 🙏🏻
@ednamsd4 күн бұрын
Idem...
@fernandosr20014 күн бұрын
É isso. Nem todo mundo que decide imigrar está fugindo de uma vida horrível no Brasil ou acha que tudo será perfeito. Eu estava há 10 anos morando em São Paulo, 12 anos na mesma empresa, e já havia morado em diversas regiões do Brasil, inclusive em Florianópolis (para mim a capital com melhor qualidade de vida) - e mesmo assim decidi imigrar. Poderia ter escolhido qualquer cidade do Brasil, voltado para Floripa ou para o interior do RS, de onde sou originalmente, mas decidi vir para Portugal. Não há glamour nenhum. É vida normal como se estivesse no Brasil, com coisas melhores e algumas piores. Não me arrependo em momento algum. Quem tiver oportunidade recomendo que faça. A vida é só esta aqui mesmo. Se um dia resolver voltar, voltarei com a experiência. Por ora não consigo pensar em viver definitivamente no mesmo lugar até morrer.
@GutoX924 күн бұрын
Eu nasci no interior do RS, na serra gaúcha, que, para muitos, é um lugar com boa qualidade de vida. Meu irmão decidiu morar e construir sua vida aqui e está feliz. Eu saí com 23 anos para a Europa, já estou há quase 9 anos fora, e penso que cada um precisa buscar aquilo que o faça feliz, seja aqui ou em qualquer outro lugar. Não existe lugar perfeito; isso é uma ilusão. Cada um tem sua vida e sua personalidade. O que é bom para um pode não ser para o outro.
@luziatriani60993 күн бұрын
Boa noite Vc incentiva mto a imigração para a Itália.Claro q todos,com ascendência italiana,sempre tem aquela amor recolhido pela Itália.E um país bonito, clima agradável,cultura rica,facilidades na vida diária etc.Em resumo um lindo país para visitar e quem sabe morar.Conntudo a vida real não é assim tão simples.Acho difícil um brasileiro como vc,conseguir instalar uma mini empresa na Europa lda mesma forma q os nossos ancestrais fizeram qdo chegaram ao Brasil.O mundo hj e diferente ,com muita tecnologia de ponta,até as guerras estão diferentes. Quem quiser imigrar se puder vá em frente mas antes de qq coisa,tenha uma profissão e estude bem o idioma local.Alguns se saem brm outros não conseguem ter o mesmo sucesso. Embora estejamos com dificuldades no país,a vida em outros países também é difícil,mas quem tem condições é deseja novas experiências não custa tentar.
@mirtesamorim46284 күн бұрын
Falando de mim, vivo no meu país 🇧🇷 estive na Itália e voltaria a passeio. No Brasil existem lugares maravilhosos pra viver eu vivo em um. TODOS OS LUGARES do mundo têm problemas e você abordou vários estando aí. Parabenizo pela sensatez! Precisamos parar de romantizar o que está fora e entender que eles, os de fora, nem sempre fazem o mesmo. Temos o nosso valor e sabemos disso.
@viniportieri4 күн бұрын
Obrigado 🙏🏻 tento ser o mais sincero possível
@rosanamesquitajussiani11054 күн бұрын
Vi uma brasileira essa semana que falou sobre a existência negativa dela e do filho de 16 anos. O garoto sofreu xenofobia na escola por parte de alunos e de um professor, mudaram do Sul para Rovigo e foi pior ainda, fizeram reclamação e nada aconteceu. Até desanimei de ir morar aí. Estou em Portugal e aqui também não é fácil.
@BeyonceItaliaHD4 күн бұрын
@rosanamesquitajussiqni1105 também vi e não só sofreu xenofobia como até tentaram justificar que era ele que deveria ter problemas 😮
@artenimccabe43544 күн бұрын
A melhor coisa é sair da mesmice, conhecer novas culturas explorar o mundo....
@clementeft4 күн бұрын
Outra coisa, não levo desaforo de etnia nenhuma, nem lá no Brasil e muito menos aqui, meu trabalho não é o mesmo, mas jamais aceito ser maltratado aonde quer que seja, também tenho dupla cidadania, grande abraço
@rosangelaoliveira86864 күн бұрын
Um mundo é mental... Caminhe para dentro... E o restante será acrescentado.... Gratidão
@deusirenesouza85924 күн бұрын
Uau Vini! Como sempre, vc muito sincero. E seus vídeos muito esclarecedores. Cara, vc nos ajuda muito.Parabéns
@Ramonfutgol4 күн бұрын
Italia não se compara com Brasil , a paz italiana é outro patamar , apesar do Brasil ter seus valores
@mirtesamorim46284 күн бұрын
@@Ramonfutgol eu comparo o Brasil com Itália sim! E não vejo o Brasil em tanta desvantagem não! Nem eles, os italianos, acreditam em tanto. Em séculos idos, daí saíram muitos, apertados em navios buscando vida melhor aqui🇧🇷, a Itália 🙏estava arrasado pela guerra! É um país cuja população só diminui mas não é tanto acolhedor com imigrantes. Esse país possui seis mil cidades vazias. É o segundo com maior dívida interna dentro da UE e cuja economia está pra ser superada pelo Brasil. Somos um país jovem (500 anos com 200 de República) ainda podemos crescer muito! Chegar no patamar que quisermos! Quando estiver aí muitos me perguntaram se eu tinha consciência de qual belo e promissor era meu país, agora pense ☺️
@lucasribeiro7074 күн бұрын
Boa sorte na caminhada Vini. As coisas às vezes tomam rumos inesperados cara, faça sua parte e a vida resolve o resto por si mesma!
@blendtrend75872 күн бұрын
As an italian that moved in UK London, after lived in Italy for 20 years I can say that you are right. Italy is great for all the things we know like art, food, culture, nature,... but lack one of the most important thing which is appreciation of the people, firstly Italy is a country that tend to judge every person a lot (the way you dress, the way you talk, the way you move,...you are going to be judge for that even if you don't know), in the second place most italians are scared you will do better than them in whatever area, this mean that you are going to be see as an opponent not a friend. Overall if happiness is discovering who you are, and being who you really are, in Italy is difficult be who you really are and so being truly happy
@crystianedomingos2 күн бұрын
Bravo, sono d'accordo con te. Le donne italiana sono gelose e hanno paura che ci rubano i suoi lavori
@savana6564 күн бұрын
Estou indo pra Itália trabalhar como enfermeira, não vou pra construir uma vida lá , só quero passar um ano ter essa experiência de morar, já fui como turista o que é bem diferente. Pra mim talvez seja um pouco mais fácil já vou com trabalho, moradia . Precisa muita coragem pra ir sem nada garantido nem consigo imaginar o tanto de dificuldade.
@rosaleinesoares2014 күн бұрын
Boa noite, Vini. Que cenário belíssimo. Valeu. Muito bem ponderado. Já morei TB Itália, 2 vzs, poucos meses, mas, tem seus pontos positivos e outros negativos. Vale a pena a experiência. E , ano que vem, volto a morar alguns meses, p fazer cidadania das minhas filhas e netos, se Deus quiser. Abraço
@yasminluz92644 күн бұрын
É sempre bom ouvir você expor suas ideia. Obrigada por mais um vídeo.
@viniportieri4 күн бұрын
Obrigado você Yasmin!
@ricnaysmit60294 күн бұрын
Vini vai em frente com seus objetivos, cara amo teus vídeos admiro muito tua coragem e principalmente a humildade das palavras que vc define a realidade vida real
@viniportieri4 күн бұрын
Obrigado 🙏🏻
@ednamsd4 күн бұрын
Te acompanho desde o início. Acho que você tem evoluído bem. Problemas e dificuldades podem acontecer em qualquer país. No Brasil, nesse momento, tá bem complicado porque a gente trabalha praticamente pra comer. Infelizmente as coisas estão ficando piores a cada dia. Claro que estar num novo país, nova cultura, deve ser bastante solitário... mas respira fundo, pense "fora da caixinha", veja todos os lados, todas as possibilidades...
@viniportieri4 күн бұрын
Boa Edna! Obrigado 🙏🏻
@caioboscolo26524 күн бұрын
Estou na Lombardia no processo da minha cidadania. Trabalho a alguns anos em uma empresa de Cruzeiros italiana, então antes de vim, eu já tenho alguma experiencia com o cidadão italiano e suas cidades. E conversando com alguns deles que eu fiz amizade eles me deram o conhecimento de que aqui na Italia não é a "mil maravilhas", tanto que ate alguns deles preferem e ate moram no Brasil. Com essa experiencia e morando aqui, e ate por meu intuito profissional e de vida eu nao me vejo morando por muito tempo na Italia. É um país muito bom para viajar, passear e ficar um tempo. Mas para morar, concordo com o que voce relata nesse video.
@Ricardo.Faidiga3 күн бұрын
Bacana Vini, gostei das análises. like OK. Sucesso aí, bravo.
@kleberbraga63134 күн бұрын
Cada um tem uma realidade de vida no Brasil e seus motivos para ficar ou deixar o país! A minha realidade era vivendo em Sao Paulo, tendo um bom salario e vivendo numa bolha. Mesmo assim eu nao me sentia bem nao me identificava com a "cultura" brasileira, a forma de pensar do brasileiro. As vezes me sentia um estrangeiro no meu país. A insegurança, o caos político alem denoutras coisas me fizeram deixar meu amado país. Pq sim, eu amo o Brasil, é minha patria, mas nao sei pq nao me sinto pertencente mais. Enfim, cada um tem seus motivos para deixar o país ou de querer voltar, cabe a cada um apenas respeitar pq existe uma vida real fora das redes sociais
@mirtesamorim46282 күн бұрын
@@kleberbraga6313 eu não conseguiria sentir pertencente fora do meu país. Eu gosto da nossa cultura, país miscigenado, rico em diversidade! Gosto de cidades do interior, moro em uma, aposentei e mudei! Onde fui fora daqui, voltaria a passeio. O melhor de ir é saber que tenho pra onde voltar. Quem não é do lugar, fará parte mas nunca será integrado totalmente por mais que se esforce! A "cultura" de onde não nasci e vivi posso absorver, mas não será minha! E haverá sempre um de lá que te fará lembrar disso! O mundo vive um caos político! Outros países do mundo se fizeram pela constância do seu povo. A Minha opinião! Desejo tudo de bom! Se foi, não critique 🇧🇷
@heloisasn98943 күн бұрын
Que vídeo perfeito. Depois de 10 anos de Europa e 3 paises, so quero voltar pro Brasil. Justamente por todos os pontos que vc colocou. E olha que hj to muito bem financeiramente. Mas esse sentimento nunca acaba, de não pertencer.
@clementeft4 күн бұрын
Compactuo com você, estou aqui a 3 anos, e sim, tem coisas boas, coisas ruins, o que faz você ficar ou não, são os objetivos, no meu caso era, saúde, segurança e educação, fui polícia 21 anos no Brasil, pedi baixa, peguei minha família e vim, mas tem um fator positivo nosso tudo, minha esposa é enfermeira, era no Brasil e é aqui, e sim, dependendo dos objetivos, vale ou não a pena, no meu por enquanto sim, mas não penso ficar aqui pra sempre...Grande abraço, uma observação: QUEM VENDE QUE AQUI É UM PARAISO, PRESTE ATENÇÃO, SÃO OS QUE VENDEM ACESSORIA, PRESTEM ATENÇÃO....
@guilherme-dh8lk4 күн бұрын
Vini, comentário muito sensato. Acredito fortemente que cada um precisa tirar suas próprias conclusões. O que te incomoda no brasil? O que voce busca fora dele? Ponha tudo na balança e tome uma decisão pensada, jamais tome alguma decisão por impulso, jamais!
@viniportieri4 күн бұрын
Exatamente! 👏🏻
@Claudia2201664 күн бұрын
Cada experiência é única, cada caminho é único e tem pessoas q se identificaram demais c a vida na Itália, ou em outro país da europa; tem pessoas q tiveram esse sentimento de deslocamento e voltaram p o Brasil, mas depois perceberam q estavam melhores na Itália, sentiram saudades e retornaram e recomeçaram a vida aí. Não dá p pegar a experiência de um e querer medir c a mesma régua . São múltiplos os caminhos, os indivíduos, as vivências...
@viniportieri4 күн бұрын
Verdade.. concordo!
@VeraVera-kq1lg4 күн бұрын
Gente mudar de país, independente do lugar é difícil, um verdadeiro desafio, outra língua, outra cultura, até a comida diferente me faz sentir falta do Brasil. Estou na Itália a 5 anos, já fiz a cidadania e tudo mais, trabalho, sou independente, mas quando cheguei foi tudo difícil sim. Te entendo quando você fala da preguiça de falar a língua daqui o tempo todo, porque gente, como é delicioso conversar na nossa própria língua, coisa que nem pensamos quando estamos no Brasil , o salário daqui não deixa ninguém rico, aqui onde estou o trabalho é braçal até para as mulheres, eu dei sorte de encontrar pessoas que são do Brasil e que abriram um negócio aqui, adoro meu trabalho, outra coisa, aqui no sul da Itália, são poucos os jovens que estudam até ir para a faculdade, e aqueles que fazem faculdade vão trabalhar em outro país da Europa, resumindo a Itália é um país turístico, a Sicília é linda , um paraíso na terra, mas ninguém vive só de beleza e praias
@Rafa-yl8no3 күн бұрын
É só ver a quantidade de pessoas que trabalha com cidadania. Isso ja diz como é o mercado de trabalho italiano. Se a pessoa ir para uma cidade bacana, tipo Sorocaba- SP e ganhar 10mil, vai ter uma vida MUITO melhor que um brasileiro no subemprego de Italia, Portugal e Espanha. E ainda consegue fazer turismo aí 1z ano se fizer questao.
@xeroxdemiqueias19 сағат бұрын
2% da populacao bostileira vive isso. Isso ja mostra a pobreza do nosso país
@samanthaabreu7824 күн бұрын
Existe uma romantização grande mesmo, mas tudo depende do que você considera qualidade de vida. Conheço muita gente que decidiu ir pra fora porque simplesmente gosta de ter iPhone e roupas caras, a pessoa trabalha 24 horas por dia lavando privada, coisa que jamais faria no Brasil e provavelmente trata a pessoa que faz aqui com desprezo, mora numa casa dividida com 10 pessoas desconhecida, mas vive postando foto no instagram e se gabando porque mora na Europa e pode ter um iPhone.
@deborabezerradasilva53043 күн бұрын
Vini , achei super válido o que você está falando , como sempre muito sincero. Parabéns 👏
@viniportieri3 күн бұрын
Obrigado 🙏🏻
@fernandaaparecidapaschoal57502 күн бұрын
Sempre, aprendendo mais com seus vídeos 🤩
@viniportieri2 күн бұрын
Fico feliz em saber 🙏🏻
@renan39164 күн бұрын
Vini cheguei em portugal em abril/22 (bem parecido com vc na italia), nesse tempo deu pra ver como é a vida por aqui, como te traram, os pontos positivos e negativos, agora em dezembro estamos voltando pro BR, na vida tudo sao fases... nao sei se sera definitivo, mas voltar nao significa que vc falhou, significa que vc foi e viu com seus proprios olhos a realidade...
@viniportieri4 күн бұрын
É isso Renan, concordo contigo
@Motta6854 күн бұрын
A maioria das pessoas aq do sul de Santa Catarina o casal vai trabalhar na Alemanha nas gelaterias trabalhando por 5 anos vem embora constrói um prédio de 3a 4 andares e nao trabalhão mais vivendo do aluguel .
@celsosantos24003 күн бұрын
Vini, os seus vídeos são ótimos. Eu admiro a sua transparência e honestidade nos seus depoimentos. Viver em outro país tem vantagens e desvantagens, acredito que mais vantagens. Por mais que a gente se encaixe na cultura do país que escolhemos para viver, de uma certa forma, nós sempre seremos estrangeiros. Porém, viver em uma cultura milenar como da Itália e da Europa, amplia os nossos horizontes, melhora a nossa cultura, isto nos torna seres humanos melhores. Vini, o Brasil é visto como um país que sempre está de braços abertos para os estrangeiros, isto é verdade para alguns perfis de estrangeiros, infelizmente, uma boa parte dos brasileiros trata muito mal os imigrantes pobre da África, Bolívia, Venezuela, Haiti, Peru. O ser humano é bem complicado, seja na Europa ou aqui no Brasil.
@EuPeloMundo_13 күн бұрын
Boa tarde. De repente posso ajudar bastante o canal com informações. Sou Italiano, Professor Acadêmico de direito Costitucional Comparado e de direito Internacional. Moro no Brasil a 21 anos e no 2025 vou me aposentar. Minha primeira ideia foi pedir Rimpatrio e cancelacão do Aire depois de 30 anos fora da Itália. Pelo que investiguei, e que é da minha necessidade (Paz, Natureza e Descanso ) a melhor opção na Mesa é ficar no Sur do Brasil (de São Paulo para Baixo), de preferência em cidades do Interior e visitar Italia e Europa de Cicloturismo 2 meses no ano (Maio, Junho). Mudou inclusive o código da estrada com Salvini. São uma enxurrada de regras absurdas que me fizeram desistir de uma moradia fixa ali. Mesmo sendo Italiano e com Recursos. Um grande abraço a todos
@Renylycka3 күн бұрын
Pois eu não penso nada, minha vida ébmuito melhor na Itália, no Brasil só tive desgosto, perdas, 0”pais perigoso, pobreza. Estive a pouco em BH, quanta gente na rua vivendo e passando fome, estive 4 anos atrás no Rio, pobreza. Vivo a 21 anos aqui, venci, tenho uma ótima vida e vou no Brasil só a passeio e de rainha, todos os anos vou e só pude gozar o Brasil morando fora.
@rondineli4 күн бұрын
Oi Vini, tudo bem? Acompanho seu canal há bastante tempo, e antes mesmo de vir para a Itália, ele já era uma das minhas principais fontes de informação sobre o país. Estou morando aqui há um ano e meio e gostaria de compartilhar minha perspectiva sobre algo que você aborda no seu conteúdo, que é a questão de se sentir discriminado ou maltratado na Itália. Mesmo não sendo fluentes em italiano, tanto eu quanto minha esposa e filhos temos tido interações muito boas com os italianos. Nosso italiano ainda é intermediário, mas raramente tivemos situações em que nos sentimos desprezados ou enfrentamos preconceito. Pelo contrário, a grande maioria das nossas interações no dia a dia tem sido muito agradáveis. As pessoas geralmente param para conversar, perguntam dos nossos filhos, querem saber como estamos, nos tratam bem e demonstram muita educação. No geral, temos apenas coisas positivas para dizer sobre a forma como os italianos nos tratam, especialmente enquanto ítalo-brasileiros. No entanto, acredito que talvez exista um fator que esteja dificultando as suas interações, e gostaria de abordar isso com muito respeito, no intuito de ajudar. Observando sua aparência, alguém que não o conhece pode ter a impressão de que você seja de origem do Oriente Médio, árabe ou islâmica. Infelizmente, com a situação atual na Europa - envolvendo crises migratórias, criminalidade e outros problemas associados à imigração - muitas pessoas têm preconceitos enraizados, o que pode influenciar a maneira como elas interagem com você. Isso, sem dúvida, torna as coisas mais difíceis, independentemente de como você se porta. De forma alguma acho que você deva mudar quem é; sua aparência e estilo são autênticos e não devem ser vistos como algo errado. Mas, honestamente, se eu não te conhecesse e te visse, por exemplo, em uma estação de trem, talvez também ficasse receoso à primeira vista, exatamente por conta dessas experiências negativas que já tive aqui, como episódios de assédio contra minha esposa e até uma pequena agressão que sofri sem nenhuma provação por parte de imigrantes. Quero deixar claro que minha intenção não é te ofender, mas sim trazer uma perspectiva pessoal para a reflexão. Acho que isso pode ser um ponto relevante a considerar, pois talvez seja essa questão que esteja impactando um pouco sua experiência na Itália. No mais, parabéns pelo canal e por todo o trabalho que você faz. Quem sabe isso também te ajude a reconsiderar um pouco sua visão sobre os italianos no geral. Grande abraço!
@angelaluiza64194 күн бұрын
Te acompanho faz tempo e te vejo como um guerreiro 💪
@viniportieri4 күн бұрын
Obrigado 🙏🏻
@chinaem3604 күн бұрын
Olá, meu nome é Maurício, moro na China há doze anos... Talvez se você for morar em uma cidade da Europa, mais internacional, onde se encontre muito estrangeiros, Talvez seja uma boa saída... pois participando de um grupo de Expats por exemplo, pode aumentar a sensação de pertencimento... Sei lá, Amsterdã? Cidades com mais imigrantes talvez seja melhor neste sentido.
@KeziaLima-v4w4 күн бұрын
CUIDE DE VOCE , TEU CARTAO DE VISITA VOCE , CUIDE , SE . FIQUE BEM , FOCU , EM TUDO .
@alicecasagrandre80743 күн бұрын
Oi Vini, tudo bem? Admiro a tua lucides, a tua visão a longo e curto prazo. Sinto a tua sinceridade em tudo que fala e faz, e continuo torcendo muito por você. Penso que toda a experiência adquirida nessa mudança radical, não impede de você voltar para o Brasil com uma bagagem cheia de novas possibilidades. O importante é você se sentir pertencente e feliz. Um grande abraço! 🎄🎄🎄🎄
@gabriellemoura47574 күн бұрын
Que video esclarecedor, obrigada pelo conteudo e sinceridade. ❤
@danielsouza5834 күн бұрын
Talvez também a pessoa não goste da Itália , mais pode gostar da Espanha ou Portugal por exemplo . O bom da cidadania , é que abre muitas portas apesar de não ser fácil imigrar . Mais uma coisa eu te garanto , por mais lindo que o Brasil seja e o país que nós sentimos em casa , infelizmente o Brasil está afundando em um buraco sem volta e acho que vale muito a pena se programar e imigrar se tiver condições.
@viniportieri4 күн бұрын
Boa observação Daniel! Obrigado
@Luth1us3 күн бұрын
Minha opinião: Viver em outro país, diferente do seu de origem, sempre trará um choque cultural. Isso ocorre porque passamos anos, desde a infância, imersos em um conjunto único de cheiros, sabores, cores, comportamentos e sons. Mudar para um ambiente diferente provoca inevitavelmente conflitos internos, incluindo reflexões existenciais. Por isso, é fundamental encarar essa experiência como um processo de adaptação, com a consciência de que não se deve cair na armadilha de comparar. As vivências são distintas e incomparáveis. Quando falamos de cultura, o tema se torna ainda mais complexo. Para defini-la, seria necessário restringi-la, já que, mesmo dentro de um único país, há variações culturais significativas (entre Norte e Sul, Leste-Oeste, etc). Isso reflete em tudo: culinária, idioma, música, interações sociais, entre outros aspectos. Moro fora do Brasil há três anos. Antes de viver na Itália, morei em Singapura. Passei por esse processo de adaptação em ambos os lugares e o encaro como um grande aprendizado. Recomendo muito essa experiência a quem tiver a oportunidade, mas sempre com os pés no chão e sem devaneios ou desculpas. ❤
@michelic.34194 күн бұрын
Mas vou te dizer, me mudei dentro do meu próprio estado e foi bem difícil, levei 3 anos para conseguir fazer amizade, pq eu não era da cidade. Existe isso no mundo, só muda a intensidade por estar no lugar onde não fala seu idioma.
@crystianedomingos2 күн бұрын
Verdade
@LizsmoraisКүн бұрын
Verdade, Micheli!
@elmariachibrasil5 күн бұрын
Imigrar é igual casamento, tem gente que gosta acha maravilhoso e outros nao. Nao tenho do que reclamar da minha vida aqui no Canada, na regiao do quebec. Acho que minha esposa é ate mais adaptada do que eu. Sempre falam de racismo, xenofobia ou sei la o que, porem podemos contar nos dedos as vezes que tivemos problemas. Eu sai do brasil por causa da falta de seguranca e aqui encontrei paz, tenho amigos imigrantes e amigos locais
@jorgealicia15293 күн бұрын
Minha mãe e meu irmão encontrou a FM no Instagram, minha mãe começou a seguir a FM e acompanhar os vídeos, minha mãe indicou para nossas primas que fizeram com a FM. O Fabian é super atencioso e assim que nós resolvemos alguns problemas que estão pendentes nós tbm faremos a nossa cidadania com a FM. Minha mãe se chama Tania e meu irmão é o Pedro, vc pode até perguntar para o Fabian deles, já era para termos feito o nosso processo, mas quando minha mãe começou a juntar os documentos ela ficou viúva e em seguida ela precisou fazer cirurgia mas no próximo ano sem falta minha mãe disse que dará continuidade com os documentos e por mais que outras pessoas falem de outras assessorias a opinião da minha mãe não muda. Lá em casa é FM, parabéns ao bom atendimento, Fabian, Michele e Dr Jimmy.
@viniportieri3 күн бұрын
Que legal Jorge! Fico feliz em ler isso! Sucesso 🙏🏻🇮🇹
@anamariacolidefreitas15234 күн бұрын
Força!!! Coragem! Deus abençoe 🙏
@crystianedomingosКүн бұрын
Depois de 1 ano e 7 meses aqui na Itália, fomos para o Brasil passar 15 dias com a família e retornamos. E esse retorno não está sendo nada fácil mentalmente, começamos a repensar se vale a pena continuar vivendo aqui. E é o que o Vini disse, tem momentos que vc passa a repensar a vida aqui na Itália, pq são tantas dificuldades, documentos, recomeçar e pegar um emprego qualque. Enfim, está sendo meio difícil.
@virginiamariadeoliveira60824 күн бұрын
O que mais admiro em vc e que vc é vc mesmo ( ficou piegas?) bjs ❤❤❤❤
@viniportieri4 күн бұрын
Não 😊 kkkk ❤️
@iuricntel8512 күн бұрын
Nenhuma experiência é individual mesmo, concordo com tudo
@caiozinhomiguelito44112 күн бұрын
Sou bem do interior de São Paulo nasci e vivo até hoje, e nem o interior mais tem essa segurança que tanto falam. Quem diz isso já tem condições financeiras excelentes ou algo encaminhado, pois cidades de interior tem pouquíssimas oportunidades profissionais e de lazer, sim a qualidade de vida com certeza é melhor que uma metrópole ou uma cidade grande de interior tipo Campinas ou Ribeirão Preto no quesito de locomoção e paz, mas é ilusão pois tudo é pacato, e precisamos encontrar trabalhos complicados com atendimento ao público como mercados, farmácias e algo do tipo. Fora que o crime está se expandindo lentamente para o interior, tornando essa coisa de segurança algo mais utópico do que verdade.
@leonardobaldo70813 күн бұрын
No Brasil tambem vivemos diariamente desafios como discriminaçao referente a raça , cor ou classe social . Nao podemos tbm glamourizar o Brasil nesse aspecto por que Com a situaçao atual do país as pessoas estao deixando de ter mais empatia e se tratar Como iguais por questao de “sobrevivencia”essa è a realidade . Um pais em que voce tem que deixar um salario minimo no mercado simplesmente para poder comer o basico e com um indice de educaçao que vai ladeira a Baixo , acho que mesmo com a dificuldade da Europa vale a pena de encarar esse desafio do que remar contra a mare no Brasil. (Minha opiniao) Abraco vini
@pigarro912 күн бұрын
Eu estou em Portugal a quase dois anos e a única coisa que me faz falta é minha família. Apesar de me sentir um estranho no ninho, não tenho vontade de voltar ao Brasil
@joker_exe70074 күн бұрын
Alguém poderia me dizer como é morar em Roma, eu e o meu irmão estamos pensando em ir ano que vem, pelo oque eu vi é um local mais aberto a imigração pois tem muito jovens ( eu e o meu irmão temos a cidadania italiana)
@viniportieri4 күн бұрын
Assista o canal da Família italiana, eles moram lá e trazem o dia a dia de Roma. No geral é meio que isso, tem bastante imigrantes e jovens. Eles dizem que Roma é o Brasil na Itália kkkkk
@isadoralima6306 сағат бұрын
Bacana Vini. E as cidades mais cosmopolitas, onde tem as grandes universidades, você sentiu alguma diferença na aceitação?
@levioliveira8224 күн бұрын
As cidades do interior do Brasil estão ficando cheias de cracudos !!!! E morar no exterior trás novas experiências!!
@marcosgalvandeoliveira87514 күн бұрын
Não preocupa Vini, pois nem Jesus Cristo agradou a todos. (Passo Fundo -RS)
@viniportieri4 күн бұрын
Valeu Marcos 🙏🏻
@Eusoufabiobacarim3 күн бұрын
Fale bem ou não, o importante é comentar😅. Heater dá muito engajamento ✨
@carlosmarins9319 сағат бұрын
Temos q ter paciencia. Moro na Europa ha 22 anos. Na Italia para se sentir integrado tem que estar num ambiente onde haja muitos italianos. De preferencia pessoas com educacao media. No meu ultimo trabalho havia muitos estrangeiros e poucos italianos sotto la media. Nesses ambientes ha muito racismo. Attualmente estou trabalhando num lugar onde sao quase todos italianos (molti sono laureati). Resultado me sinto super integrado. Anos atras fiz uma entrevista de emprego para uma compagnia area paulista Aqui na Italia e fui super discriminado. Nao sei sempre pelo fato de ser mulato ou de ser carioca.
@BeyonceItaliaHD4 күн бұрын
Se voce não falasse Italiano nunca trabalharia com telemarketing 😅
@adrianaalvesribeiro77223 күн бұрын
O Brasil não é para amadores!! Violência, corrupção e falta de oportunidades. Trabalho é trabalho e não é fácil em nenhum lugar do mundo.
@Motta6854 күн бұрын
Eu quero ir morar mais para conhecer a Europa e a Itália sei q preciso trabalhar mais já estou siente como funciona as coisas aí por isso não vou iludido .
@dbperetti2 күн бұрын
👏👏👏👏👏 concordo
@Remrodrigues3 күн бұрын
Poder de compra não encontraria em nenhum lugar do Brasil, essa parte ela não citou neh? Pq as coisas aqui estão um absurdo
@DwightCavalcanti3 күн бұрын
Excelente conversa! Realmente vai ter gente que acha o Brasil melhor. Acho que muita influência disso (que não é regra) vem de pessoas que já viveram em bairros bons, que cresceu com carro, casa própria, chegou na maioridade e teve ajuda e suporte da familia, tem muitos amigos e talvez não seja tão impactado pela injustiça dos impostos brasileiros e da má aplicação deles. Hoje trabalho com T.I., ganho mais de 20 mil, que é um pouco acima da média brasileira e to me coçando pra sair do país. Não tenho familia grande, a que tenho apoia veemente minha saída do Brasil, pelas oportunidades de uma vida melhor. Como você mesmo falou, todos vamos ter um período de turismo mas depois é uma vida normal... mas acho que essa vida normal sempre vai ser melhor que a do brasileiro médio. Não espero "vida de filme" e turismo todos os dias pelo resto da minha vida. Espero qualidade de vida, ruas limpas, seguras, saúde, um poder de compra maior, uma vida melhor. Mas é aquilo: Você pode estar no melhor país do mundo, com a melhor renda do mundo, mas não vai adiantar nada se você for pra sentir falta dos seus amigos e da sua família todos os dias. Se você espera um churrasco fim de semana com cerveja e pagode e a feijoada na casa da mãe todos os fins de semana. Saudade é algo esperado, mas você tem que ir pronto pra sacrificar isso (caso você tenha, que não é meu caso). Muito obrigado por esse vídeo!
@felipea.rorato19924 күн бұрын
Fala Viiiiini! A verdade é que somente estando em outro país, é que se pode compreender como é enfrentar os sentimentos de ser imigrante, onde existe outras culturas, língua e costumes ( vixi, e aqui cabe muita resenha kkkkk). Um detalhe importante, é que existem pessoas "boas" e pessoas "ruins" em qual quer lugar do mundo, e isso independe de ser imigrante. Falar outro idioma, é muito dificil, tenho grandes dificuldades com isso, e não é nem falta de estudo ou conhecimento, mas a teoria é diferente da pratica, e falar com um nativo é algo intimidador. Ganhar em real e gastar em euro, é furada, mas que a italia é incantadora em inúmeros aspectos, isso é um fato. Mas como sempre, vou te fazer uma pergunta fora do contexto do vídeo, mas preciso de sua experiencia kkkkk. Vamos lá, como você paga os boletos aqui? No Brasil a gente paga pelo app da agencia, com o codigo de barras, e aqui tô pagando na tabacci e a taxa de €2.50 por boleto, tá osso. Kkkkkkkk
@viniportieri4 күн бұрын
Fala Felipe, vc tem razão! Sobre os boletos, meu gás e luz é com a Enel.. eles tem um app muito bom onde vc consegue pagar pelo cartão de débito. Muito fácil e prático, mas também dá pra pagar pelo app do banco. Eu tenho conta na Sella, entao basta pegar o boleto e ir na opção lá "bollettino premarcato" algo assim, coloca os dados do boleto e paga. Não tem como fugir dessa taxa aí, pelo menos na sella eles tbm cobram pra vc pagar ali kkkkk da raiva.. Vodafone também tem opção de pagar pelo app, mas as vezes trava e eu tenho que ir pro app do banco mesmo.. é confuso no início mas vc pega o jeito!
@AlexR-j4x4 күн бұрын
Cara, acompanho teu canal, moro em bologna com meu filho e a mae dele, que acha de vir passar um final de semana aqui em bologna com sua esposa? Vocês ficam aqui em casa e a gente da uma volta e fala sobre a vida por aqui, moro em bologna desse 2017
@mqfantastica4 күн бұрын
Amo meu país. Chico Xavier é João Evangelista , ele não nasceu aqui a toa.❤
@rosacampo62224 күн бұрын
Cara super te entende,mas NAO sera O lugar que VC està morando que TB ta te deixando infeliz, os seus melhores amigos SAO sua Familia,foque nisse,os amigos italianos sao superficiais., entre Eles,nunca esquente com Isso.
@zinhosouza62254 күн бұрын
Vini... a Suíça, para alguém como vc que já é cidadão italiano, não vale mais a pena que a Itália?!
@viniportieri4 күн бұрын
Até vale Zinho, mas eu teria que abdicar dos meus projetos e viver 100% trampando pros outros, minha esposa a mesma coisa (o que ela ganha como autônoma não daria também) pois lá o custo de vida é muito mais alto
@zinhosouza62254 күн бұрын
@viniportieri Minha pergunta foi baseada nos vídeos do Canal Luba's. O custo de vida é mais alto na Suiça, mas os salários são compatíveis com esse custo mais alto. Mas acho que entendi o seu ponto de vista! Abraço!
@marcel.alessandro3 күн бұрын
Tá na cara de que ela deveria ficar realmente no Brasil. Significa que ela não tem nada a ver com a Itália, nem mesmo a cultura. Diferente pra aqueles que viveram a cultura italiana, mesmo morando no Brasil, dona moça.
@cauezinho789 сағат бұрын
Vem pra Malta 😂
@FelipePmsp182 күн бұрын
Depois de 3 meses Itália estamos voltando para o Brasil. Pra gente nao vale a pena estar na Itália. Tem vários lugares no Brasil que podemos viver bem, quase nada funciona na Italia, para ser sincero é difícil falar algo que funcionou nesses meses que passamos aqui, fora o descaso da forma que somos tratados. Uma frase que ouvi de um amigo. " Melhor ser o rei da merda no Brasil, que a bosta do rei em outros países." Na minha percepção não valeu a pena, largar tudo no Brasil, ficar longe da família e tudo mais, por algo que não é aquela coisa, nessa hora vemos que muitas coisas funcionam bem no Brasil e não percebemos.
@meu-TUDO4 күн бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻
@Motta6855 күн бұрын
Vine o problema dos brasileiros e igual o jogo do tigrinho pensam que si for morar fora do Brasil vão ficar rico 😂😂. para ficar rico tem q ir morar nos usa trabalhar de 12 a 17 horas por 5 anos e só comer farofa com ovo 😂😂😂
@viniportieri4 күн бұрын
Boa kkkkkk 😅
@ivanaaguiar26142 күн бұрын
Ser tratado de um modo diferente pq vc é estrangeiro não é normal? Até pq o nosso sentimento também é esse de não pertencimento. No dia em que o Brasileiro morando fora entender que isso é normal e tudo depende de como ele absorve cada situação,ele vai viver melhor. Já vivi muita coisa ruim e muita coisa boa por ser brasileira da pele morena. Hoje acho graça e quando quero respondo a altura com muita classe e sem perder a paciência. Ou seja,se impor da melhor forma mas com a consciência de que vc vai ser ESTRANGEIRO PRA SEMPRE. Mesmo você falando que tem ascendência italiana e bla bla bla…Se vai viver em outro país ,vá mas vá sabendo que a sua casa ,seu ponto de partida foi onde você nasceu. E TENHA MUITO ORGULHO DISSO como eles tem do país e da cultura deles. Quando vc se cruzar com alguém que acha que Brasil é só samba,bunda é futebol,estude pra dar uma boa resposta culturalmente falando.
@decarvalhocelso4 күн бұрын
Nao iria nunca ,so pra ferias
@nicolettastrada59763 күн бұрын
Che dispiacere
@mararubiagazzana99714 күн бұрын
Conheço gente que mora na italia e o filho veio para SP fazer universidade .. publica .. quem tem qualificacao boa se da bem no Brasil .. vai imigra mas sabendo que vai ser explorado morar casa razoavel mas pagando caro. A destruiçao é economica.
@raffaellaliborio20253 күн бұрын
Mas tudo isso existe até no Brasil!
@valdeniafranco78585 күн бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@cassiusconti-pj4oo4 күн бұрын
Estou a 6 meses EM uma comunidade Italiana, moro Nas montanhas, e realmente nos veem ou melhor as vezes nao nos enxergam! Jà passei por uma situazione de pedir uma informacao Pra uma senhora no supermercado e a mesma agir Como se eu fosse um leproso, se afastou! Como Aqui è muito pequeno jà topei com Ela em outros Lugares e fechei a cara...nao estou Aqui Pra Fazer amigos..no meu caso eu dizia para os meus poucos amigos no Brasile que a tendencia è o meu circulo de amizade diminuir! Apesar de ser apresentado pelo meu companheiro a muitas pessoas. Que devido ao meu casamento (gay) no comune virou motivo de muitas falas e observacoes, nota se que Aqui è Bem pequeno e o que quebrou a rotina dos moradores que no seu cotidiano è ir ao cemiterio levar flores e Ve no mural da praca se tem um avviso de falecimento foi meu matrimonio e alguns pequenos furtos que vem acontecendo e è claro fui ao centro sozinho e percebi olhares do tipo; voce è suspeito rsrs (imigrante) eu logo fecho a cara e ja aprendi xingar EM italiano..
@canal_brvlogs3 күн бұрын
Vini na boa cedo ou tarde vc vai abandonar a Itália... Pq a Itália é um pais muito burocrático e velho!!! Esse pais é bom agora a primeira crise de verdade td mundo que ama a Itália vai pular do barco... Ja morei na Itália, Suiça, Inglaterra, Escócia, Portugal, Filipinas sou calejado...
@thiagoharuka67925 күн бұрын
Cada um tem sua experiencia, em QUALQUER PAIS você vai encontrar pessoas que se deram bem e outros que não, cada um sabe o que quer da vida, a Itália é como qualquer pais , o problema é que muitas pessoas acham que os países tem que ser aquilo que elas querem, quando na verdade o certo é você se ADEQUAR ao que o pais tem a lhe oferecer, afinal não foi o pais que chamou você, foi você que resolver migrar para ele . MUITO BOM O VIDEO!!!
@viniportieri5 күн бұрын
Valeu Thiago! Concordo contigo ✌🏻
@mafaldagoes87684 күн бұрын
O que vc ainda esta fazendo aí? Tá ligado?
@ricardomagnago5334 күн бұрын
Após 6 anos nos USA eu te falo : não tenho saudades do Brasil , no tenho saudades do Brasileiro . Cada vez que vou ao Brasil me destruo em ficar naquele ambiente desorganizado com tanta gente feia e mal educada , cidades sujas motoboys , que horror. Mas a falto do convívio com a minha família e amigos está me corroendo . A única coisa que me enfraquece… então estou tentando construir mais pontes , ver eles mais vezes ao ano . Do resto eu não olho pra trás
@Vic220924 күн бұрын
Então não vá ao Brasil não sofra
@ricardomagnago5334 күн бұрын
@@Vic22092não tenho ido muito , fui em 2023 em 2024 não fui e talvez vá em 2025. Prefiro voar daqui dos Estados Unidos para a Europa e levar minha família toda do Brasil para a Europa para passarmos férias juntos . Ano passado foi portugal , este ano foi espanha e ano ué vem será Itália . Obrigado pela dica !
@Vic220924 күн бұрын
@@ricardomagnago533 claro Brasil só pra quem gosta,o mundo tão grande
@Europando4 күн бұрын
O Brasil é ruim, mas é bom ehheeheh.
@viniportieri4 күн бұрын
Resumindo é isso aí kkkk
@Europando4 күн бұрын
@@viniportieri 🙌
@RenatoMaggieri4 күн бұрын
Vini, sou ítalo descendente e tenho dupla cidadania, nasci em São Paulo e me mudei para o interior há quase 20 anos. Tenho o desejo de passar um tempo na Itália, mas quando comparo a vida que tenho hoje em Indaiatuba com os seus relatos (te acompanho desde o início do canal) fico bem desanimado, especialmente agora com essa campanha de ódio contra os ítalo brasileiros. Entendo o que a outra seguidora falou
@robsonabelvlog4 күн бұрын
Se um dia voltar para o Brasil, indaiatuba vai ser meu novo lar! Renato vc mora na melhor cidade do Brasil! Abs
@RenatoMaggieri3 күн бұрын
@@robsonabelvlog Será bem-vindo! Você mora onde atualmente?
@angelovalvassori9284 күн бұрын
Boa noite! Vamos trabalhar com exemplos. Aqui no brasil um empregador nao pode usar imagens de um funcionário que "supostamente" pega algo que não seu para demiti.lo... Na minha cidade, se acontece um acidente de trânsito nao tenho coragem de discutir por nao saber se o outro é traficante ou algo "mais".... Economia derretendo... Saúde: os medicos deixam a perna de um acidentado literalmente apodrecer para "vender" prótese... Na Itália é assim? Se um policial prende! O juiz solta na audiência de custódia? As crianças terminnam o ensino medio sabendo interpretar um texto ou sabendo a regra de tres? Responda com sinceridade pra mim poder reavaliar se meus planos... Abraço
@nuclear__fusion19003 күн бұрын
Se está bom, fique. Se está ruim vaze. Simples assim. O Brasil acabou. A única saída é o aeroporto. O resto é bla bla bla.
@TiagoFerezin_deSTZ4 күн бұрын
Olha, essa moça claramente nunca viveu no interior de verdade. Eu sou de Sertãozinho, interior de SP, e vou trazer um pouco da realidade do que é o interior do Brasil. Ela mencionou que aqui tem contato com o verde, mas isso é bem diferente do que ela imagina. Por aqui, o 'verde' é cana pra todo lado. Nada de paisagens bucólicas como na Europa. Em outras cidades do interior, como Uberlândia, onde também morei, a história é a mesma: ou é plantação ou áreas desmatadas. Além disso, o calor é insuportável. Sobre segurança, o interior está longe de ser um paraíso. Só aqui, onde moro, fomos assaltados cinco vezes nos últimos dez anos. Meu primo foi assaltado quatro vezes apenas este ano, e dois amigos meus foram assassinados por causa de celular. O interior virou terra sem lei. E mesmo que a polícia prenda, o juiz solta. Outra coisa que ela não mencionou é como o pessoal do interior pode ser fechado com quem vem de fora. Aqui, se você é de outra cidade, mesmo que seja vizinha, o povo te trata mal. Na capital, o pessoal é bem mais receptivo. E se você falar outro idioma ou até tiver um sotaque diferente, já vira motivo de chacota e discriminação. E tem mais: no interior, você não é você. Aqui você é "dos Portieri" ou da sua família. E se a sua família não for rica ou tradicional, esquece, vai ser tratado como ninguém, não importa o quanto você esteja bem de vida. Essa visão de interior que ela tem é conto de fadas. Quem realmente vive no interior sabe que aqui as coisas são bem mais difíceis do que parecem para quem vê de fora.
@Simoneemportugal3 күн бұрын
Vini, mora em Portugal a 3 anos e sua questão do idioma é ruim até aqui, vira e mexe os portugueses falam que nós brasileiros falamos errado, eles conseguem nos entender perfeitamente mas tem uns que fazem questão de falar isso, ou então eles falam que nós falamos diferentes mas, a língua é viva, é dinâmica e muda com o passar do tempo e com a interação com outros povos mas eu não ligo pra isso não. As pessoas que ainda estão no Brasil vive julgando quem saiu do país mas só entenderá se vier viver como imigrante tbm. Eu tbm percebi que muitas coisas no Brasil funcionam melhor do que aqui em Portugal mas mesmo assim, eu não me arrependo de ter mudado pra cá, num geral é bem melhor vive aqui em Portugal do que no Brasil.
@mararubiagazzana99714 күн бұрын
Claro sim chega uma hora que enche saco de falar Italiano 😅
@lgvnini3 күн бұрын
Não sei porquê não podemos nos sentir italianos, mesmo reconhecendo a cidadania italiana tardiamente. Na constituição italiana, somos italianos desde o nascimento. Então, se a pessoa passa a vida toda na probreza, e depois enriquece por casamento ou pelo trabalho, ela não pode dizer-se rica? Gente, um curso de nível superior pode durar de 2, 3, 4, 5 a 6 anos, dependendo se é tecnólogo, bacharel ou licenciatura, e a pessoa pode dizer-se médica, arquiteta, professora e o que ela quiser. Um pequeno período de estudo torna a pessoa em outra coisa, muda a vida dela, a realidade. Logo, após o reconhecimento da cidadania italiana, também nos tornamos italianos oficialmente, queiram isso ou não. Assim como o diploma e certidão de nascimento atesta a pessoa para uma profissão e herança, o documento italiano também confirma nosso sangue e cidadania, nossa história.
@ivanaaguiar26142 күн бұрын
Não sabe pq? Te respondo. Vc nasceu no Brasil? Vc é brasileiro. ponto 👍🏽
@lgvnini2 күн бұрын
@@ivanaaguiar2614 você está incomodada com um direito meu? Está incomodada com a constituição italiana que diz que quem tem sangue italiano é italiano, independente de onde tenha nascido? Sua ignorante, vá estudar. Na maioria dos países europeus, a cidadania é passada por sangue, não por território, igual o Brasil e Estados Unidos. Passou vergonha. Casa com um branco, amor. Mude-se para a Europa, França, quem sabe lá eles te dão um passaporte vermelho. Pronto, agora desenhei. Dica: estude sobre iuri sanguinis. Beijo do italiano aqui.
@paxetbonum90195 күн бұрын
que cultura brasileira? kkkkkk rebolar no funk? furar a fila? ter 5 filhos de pais diferentes?
@viniportieri5 күн бұрын
😂😂 tem coisa além disso cara, eu juro
@gasettoMarina4 күн бұрын
Eu queria que entrasse na minha cabeça quadrada a tal cultura brasileira que todo mundo fala!! Juro!! Eu tento pensar em alguma coisa e não me veem nada, o brasileiro não tem identidade nenhuma. Alguém por favor me cita um aspecto cultural brasileiro que não seja Feijoada ou Samba???? Alguém ai??
@_barbiechocolat4 күн бұрын
isso sim representa a viralatisse. aspecto em como se relaciona com as pessoas, a música incluindo sim funk pq faz parte gostando ou não, a riqueza cultural de cada região (sendo nos sotaques, culinária, etc). Gente tem que ser muito amargurado pra não enxergar o quanto nosso país é rico nesse sentido.
@paulianequeiroz34964 күн бұрын
@@gasettoMarinasou filha de paraibanos e moro no sudeste, e para mim cultura brasileira é roda de coco (uma dança que aprendi lá em Gado Bravo PB), é literatura de cordel, e é samba também. É uma cegueira dizer que não somos um país culturalmente rico. A região Norte também é rica culturalmente, então.... Não é só o funk carioca que representa todo um país. Mas essa é minha visão, respeito as demais.
@marciodomingues1664 күн бұрын
@@paulianequeiroz3496👏👏👏👏👏
@rubensdavid42244 күн бұрын
Tem gente que fala que cidade de país X da Europa é segura e bla bla bla. Aí vc vai ver e a tal cidade é um vilarejo de 10 mil, 20 mil habitantes, e o aluguel duma casa bem meia boca ou dum apErtamemto sem elevador por volta de 500 euros, e o indivíduo num subemprego ganhando 1.500 euros. Ora, cidadezinha pacata de 10 mil habitantes tem de baciada aqui no Bostil mesmo. Se pegar pra morar uma casinha de CDHU não paga nem 200 reais por mês. Se é pra morar em cidade pequena, sem estrutura, e ganhar mixaria, enfrentar invernos rigorosos e discriminação, precisa sair daqui? Rs Quero ver o camarada sair daqui pra morar em Paris, Madri, Berlin, Londres, Roma, num bom apto de pelo menos 150 m2, em bairro bom (periferia não conta), andar com roupa de grife e fazer refeições em restaurantes tops, e ganhar compatível com esses gastos. Nesse caso eu consideraria interessante imigrar, caso contrário, se for pra carregar pedra e morar sem conforto e em lugar sem estrutura fico por aqui que pelo menos o clima é, digamos...bom.
@paolabiganti51974 күн бұрын
Os italianos do sul, quando vao viver no norte da Italia, sofrem ate mais discriminação do que os estrangeiros...😢
@MarceGuto5 күн бұрын
Oi Vini, tudo bom? Vou ser bem polémico: Não gosto do Brasil, Tenho preguiça de falar portugués, Acabamos de sofrer uma tragedia aquí em Valencia, e dói muito, porque eu considero como minha Terra, Nessa vida, nem tudo é dinheiro, E não há melhor universidade na vida, que aprender a viver fora da zona de conforto. Como dizia minha mãe, o sol sai todos os días, mesmo que esteja nublado o sol está ai. Ah, e não haverá guerra. Pode mandar hate 😂😂😂 Abração
@viniportieri5 күн бұрын
Marce, respeito máximo a voce e a sua história mano! Obrigado por compartilhar a sua visão ✌🏻
@LeoCanjuba4 күн бұрын
O Brasil, infelizmente, está indo de mal a pior. Inflação alta, desvalozarização da moeda, cultura cada vez mais degradante, idolatria política, entre outros motivos. Para quem consegue se desvencilhar dos costumes brasileiros e se reintegrar em um novo, compensa ir embora.
@mararubiagazzana99714 күн бұрын
Aqui Brasil economics mente esta bem melhor taxa de desemprego esta a 6% era 12… estamos e somos pais do futuro. Europa entrando em caos politico e economicamente cara . A extreme direita que detona aqui no Brasil o bem estar mas ai ontem na Franca an extreme direita tb esta interferindo tb no caos…
@LeoCanjuba4 күн бұрын
@@mararubiagazzana9971 Eu moro no Brasil. País do futuro?? vou no mercado, as coisas cada vez mais cara, carro está caríssimo; o SUS, que tanto defendem, é uma porcaria, estou na fila de espera e já se passou 1 ano e meio desde que fui colocado na fila. Não sei que país do futuro é esse. Sem contar os impostos, todo mês querem inventar um novo. Conheço pessoas que foram para EUA, Portugal, Irlanda, Reino Unido, Noruega, Espanha; nenhum quer voltar. Vem passear no Brasil e volta dando graças a Deus que conseguiram sair.
@Vic220924 күн бұрын
@@LeoCanjubapois vai embora
@LeoCanjuba4 күн бұрын
@@Vic22092 Já estou no processo de sair, graças a Deus. Conseguir dormir sem pensar na corrupção desenfreada e no risco de alguém invadir a minha casa, como tem acontecido aqui no meu bairro, já é muito bom. aí prende o vagabundo e a justiça solta no outro dia kkkkkk. páis de merda.
@rosacampo62223 күн бұрын
@@LeoCanjuba Na verdade ninguem, gosta Do exterior, Mas ninguem quer voltar P BRASIL.,( A violencia è O fato mas terrivel Do BRASIL)è mto louco..😪 Isso.
@danielameotti87184 күн бұрын
Olha, eu concordo tbm com quase tudo, mas as cidades do interior seguras, são longe de tudo, eu já morei e sei bem. Outra coisa é que o poder de compra no Brasil tá mto ruim. Os nossos alimentos não são mais tão puros e a longo prazo pode virar um problema na saúde. No final das contas é o que tu falou, objetivo e preferências, não adianta! Hehehe Mas que é complicado viver em um lugar que a gente não se sente pertencente, aaaah e! Abraço pra vcs 😊
@viniportieri4 күн бұрын
Obrigado por deixar a sua opinião aqui, Dani! Adoro receber outras perspectivas, é assim que a gente vai aprendendo e evoluindo! Abraço 🙏🏻