VIOLÃO COM OU SEM UNHAS? ASSISTA A ESTE VÍDEO E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

  Рет қаралды 11,248

FERNANDO VIEIRA

FERNANDO VIEIRA

Күн бұрын

Пікірлер: 86
@gilferreira2869
@gilferreira2869 4 жыл бұрын
Gosto muito da prática do uso dos dedos...tenho unhas bastante resistentes, qto ao fator de se quebrar, mas se gastam com facilidade, então vou dividindo entre a polpa da carne das falanges dos dedos e as unhas, é um som mais opaco, mas traz em si, uma suavidade sonora que me agrada, mas espero que as "unhas cresçam"...valeu FERNANDO pelas informações e orientações. Paulinho Nogueira, foi meu primeiro mestre no estudo da harmonia, com o seu método...
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
É isso aí, muito bacana. Valeu!
@kutrakutra
@kutrakutra 4 ай бұрын
Gostei imenso, você passa muito bem a mensagem, um abraço
@eduardonassaro5066
@eduardonassaro5066 4 жыл бұрын
Obrigado pelas dicas! Sempre toquei violão sem unhas compridas. Comecei a deixar crescer para conseguir tocar a rumba da andaluzia.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
Show de bola! Parabéns
@eduardonassaro5066
@eduardonassaro5066 4 жыл бұрын
@@fernandovieirajazzguitar Obrigado. Ps: ainda não consegui ... Kkkkkk
@edgarluiz234
@edgarluiz234 6 жыл бұрын
Tendo começado a estudar recentemente, e buscando pesquisar bastante percebo que não é uma questão de “pontos fora da curva” ou violonistas acima da média. Sem dúvidas Paulinho Nogueira (professor do Toquinho) e Toninho Horta, são ímpares. Mas se pesquisarmos um pouco no histórico do instrumento tivemos; Fernando Sor, Tárrega, Emilio Pujol, (como grandes gênios sem unhas). Embora sejam a minoria - ainda hoje - existe um grupo significativo de pessoas tocando em alto nível sem unhas, não somente o repertório clássico-romântico do período Tárrega, mas em distintos gêneros (até o Ritche Kotzen no rock pesado que é um baita virtuoso agora está tocando sem unhas! Particularmente gosto pouco de ouvir violonistas que tocam com unhas, ainda como estudante inicial observo que poucos conseguem tirar um som aveludado como David Russell. A questão é... já se estabeleceu um consenso pós-segoviano da pedagogia do instrumento. Muitos violonistas acostumados largos anos com uma estética sonora metálica, velocidade, rasgueios do som das unhas vão comparar quem toca sem unhas e não vão encontrar essa sonoridade que já estão habituados. As unhas estão mais para o cravo, e sem unhas estão mais para o piano e a harpa. E quem toca sem unhas e já experimentou as duas maneiras, ainda que inconscientemente sabe disso. Tanto amadores quanto experts que tocam sem unhas sabem que fizeram uma escolha estética em sua sonoridade! Para mim tem sido impactante a reação de surpresa positiva ver estudantes que ficaram por largo tempo fechado na pedagogia das unhas se depararem com a sonoridade de uma viola barroca, alaúde, e guitarra romântica. Ainda com a internet aí disponibilizando tanta variedade de informação, quebrar um paradigma já estabelecido é bem difícil! Principalmente em círculos como os acadêmicos, ou você mora na Europa e toca música antiga com instrumento de época, ou você toca com unhas. O pessoal não é muito aberto a escutar algo distinto do que já estão acostumados! No mundo tão abrangente do som realmente não existe monopólio da verdade, e música não é só volume e velocidade! Pude trocar poucas palavras com Fábio Zanon (que toca com unhas em altíssimo nível) e ao final cheguei numa resolução mais madura sobre a questão da execução e dos contextos históricos, e decidi pela estética sonora sem unhas. Como a proposta é compartilhar segue uma pequena lista que vim pesquisando tanto de amadores e recitalistas que tocam ou já tocaram muito bem sem unhas. Abraços e bons estudos... Aleksandr Varlamov Anibal Arias Anna Kowalska Anne Mari Hagen Brigitte Zaczek Candô Daniel Fortea Elly van Munster Emilio Pujol Emma Maleras Fernando Sor Francisco Tarrega Hector Garcia Jelma van Amersfoort Joan Manuel de Zaldùa Jose Miguel Moreno Josefina Robledo Juan Mercadal Kacper Wierzchos Manuel Cudebo Nigel North Renata Tarrago Rob MacKillop etc.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 6 жыл бұрын
Edgar Luiz muito boa contribuição aqui para o canal. Vai servir para ampliar a discussão trazer o contraponto. Particularmente prefiro tocar com unhas, mesmo por que já toquei sem elas antes e não alcancei os resultados que queria. Depois vou dar uma pesquisada nessas pessoas que você listou para ouvir o som delas. Obrigado e sucesso na sua jornada como violonista.
@edgarluiz234
@edgarluiz234 6 жыл бұрын
Grato pela atenção em responder prof. Fernando! Certamente na sua experiência de tocar sem unhas não deva ter encontrado uma abordagem didática adequada por parte de seus professores e também se deparado com a escassez de material profundo e maduro sobre o tema. Isto vem acontecendo comigo há meses. Meu ponto de partida foi simples..., vendo vídeos de apresentações de alaúdistas, viola barroca, teorba, vihuela e guitarra romântica, percebia de imediato que não era somente o timbre do instrumento e a linguagem do gênero musical; mas que tinha algo na mão direita que até então não estava acostumado a escutar! Penso que compartilhar a informação é essencial; e um bom professor, por melhor que seja na sua técnica, dificilmente consegue passar ao aluno aquilo que não teve experiência. Segovia em um dos muitos documentários sobre sua arte diz que a ÚNICA maneira de tocar o instrumento é com unhas. Na biografia de Segovia diz que ele foi autodidata, mas a coisa não é bem assim, ele teve uma formação musical acadêmica muito sólida e também foi aluno de Miguel Llobet. Sendo portanto uma linhagem direta da escola de Tárrega. Apesar da linguagem do romantismo tardio, Llobet seguiu mais na linha do G. Aguado tocando com unhas, diferente do Emilio Pujol que foi bem parcial sobre a questão do toque sem unhas. Pesquise um vídeo da Virginia Luque tocando sem unhas, não dá para negar que ela toca num nível alto! E Virginia foi aluna de Segovia. Penso que o professor deve ter cuidado, atenção e presteza ao apresentar possibilidades ao estudante, e se ele deseja tocar sem unhas deve ter abertura para saber investigar o repertório e contexto histórico mais adequado ao desenvolvimento musical. É paradoxal desenvolver um trabalho num violão de tampo Double-top e sonoridade homogênea e objetiva com muito volume e cordas de fibra de carbono tocando com unhas: Tárrega, Fernando Sor, etc. Porém, encontramos muitos casos assim no KZbin, acredito que por falta de orientação do professor e boa vontade em pesquisar e compartilhar informação. Meus parabéns pelo canal, pela seriedade de seu trabalho e seus vídeos têm me ajudado muito. Que Deus te ilumine sempre em bom caminho. Abraço fraterno.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 6 жыл бұрын
Edgar Luiz muito bacana seu ponto de vista e pesquisa que vem realizando. Acredito sim que a música não se resume ao volume e nem só ao som que se tira do instrumento, mas como o foco deste vídeo foi esse, e como o resultado de se tocar com unhas, na grande maioria dos casos, tem sido mais satisfatórios, ainda não me convenci a gostar da sonoridade só de poupa de dedo. No meu caso, tocar sem unhas faz me tirar um som muito inferior ao que consigo com elas. Mas acredito que exista sim pessoas que conseguem se satisfazer e encontram sua sonoridade sem ela. Obrigado pela contribuição e quantidade muito boa de informações que tem trazido ao canal. Abração e bons Söns!
@gabrielizumi5933
@gabrielizumi5933 5 жыл бұрын
Edgar, seu post tem um ano já, seria interessante saber se continua tendo a mesma opinião, uma vez que disse que estava começando nos estudos do violão clássico. Eu tive a mesma opinião que você no passado, por uma questão muito mais estética, porém o timbre que se tira do instrumento com unhas é muito mais rico, na minha opinião. Eu pessoalmente encontrei um caminho, uma identidade, que para mim funciona muito bem, tocar com a carne, mas deixo minha unhas grandes o suficientes para que ao tocar com a carne a unha bata na corda e o som que tiro desta forma para mim é muitíssimo interessante. Discussão muito enriquecedora! Abraços.
@Alvilee
@Alvilee 7 жыл бұрын
Eu tenho algo a acrescentar sore o Toninho Horta. Vi uma vez e me lembrei agora que ele disse que prefere violões espanhóis, justamente porque, como ele mesmo fala, "o som vem". Então está resolvido. Ele precisa de um violão de extrema qualidade para tocar sem unhas. Em violões inferiores o som não seria assim tão bom sem as unhas. Obrigado novamente e sempre, professor. Te demos muito trabalho... É impressionante como vc se dedica com amor e afinco. Devemos todos reconhecer e agradecer. Alguém que tem o desejo de ajudar assim ao seu próximo é mesmo alguém diferenciado. Queria ver no mundo mais e mais pessoas assim. Grande exemplo.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Muito obrigado pela força e palavras de sempre. Eu estava comentando agora pouco que já usei as duas maneiras, sem unhas e depois com unhas e a diferença foi gritante para a minha técnica, hoje em dia quando acontece alguma coisa que preciso cortar as unhas, parece que eu volto a ser iniciante, não sai nada. Grande abraço e muito obrigado mais uma vez!
@mrocco11
@mrocco11 7 жыл бұрын
Suas dicas são OURO pra quem quer evoluir no instrumento! Parabéns por essa bela iniciativa!
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Marcos Nunes muito obrigado pelo Feedback! Abraço e sucesso!
@HMFHelio-Mendes
@HMFHelio-Mendes 7 жыл бұрын
Sem unha o som sai mais aveludado e limpo, com unha o som tem mais ataque e mais recursos. Então é questão de preferência, eu,particularmente sempre toquei sem unhas, na época quando estudava meu professor me incentivou a tocar sempre assim. Embora eu não tenha preferência quando assisto um instrumentista, desde que a música seja bem executada, inclusive pode usar dedal ou até mesmo palheta. Valeu pelo vídeo!
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Obrigado por comentar e por isso trouxe os exemplos dos violonístas no vídeo, para que cada um tire suas próprias conclusões. Eu já experimentei as duas formas e quando corto as unhas parece que volto a ser um iniciante, não sai nada. Valeu!
@franciscoalves5067
@franciscoalves5067 3 жыл бұрын
Excelente vídeo sobre o assunto
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 3 жыл бұрын
Muito obrigado! Abraço
@franciscoalves5067
@franciscoalves5067 3 жыл бұрын
@@fernandovieirajazzguitar opa!.. tamos juntos
@BOOsustinho
@BOOsustinho 4 жыл бұрын
Parabéns! E muito obrigado pelas dicas.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
Obrigado!
@777renno
@777renno 4 жыл бұрын
A unha permite um controle muito melhor do volume. Infelizmente, a profissão que escolhi não me permite deixar elas crescerem, mas a diversidade de sons aumenta muito certamente
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
Concordo. Valeu!
@Vlogatarregaofc
@Vlogatarregaofc 12 күн бұрын
Boa tarde! Prof. As minhas unhas são fracas, gostaria de saber como colocar unhas postiças, e se não faz mal colar em cima das unhas natural? Porque tocar sem unhas para mim não dá,prefiro as unhas ! Comprei seu curso uns anos atrás! Parabéns Deus abençoe 🙏
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 12 күн бұрын
@@Vlogatarregaofc acho que são boas, só tem de tomar cuidado ao colar essas unhas, mas o maior perigo são as joias de gel...essas eu não usaria pois acaba enfraquecendo mais ainda as unhas que tem.
@josenadson8358
@josenadson8358 4 жыл бұрын
Eu gosto de tocar com unhas media . Nem muito compidas ne muito curtas. Eu uso o toque misto unhas e poupa. Eu gosto de um son mais cheio. Sem sair muito fa boca do violao. Para que saia um son bonito e nao tocar com muita força. Tocar mais leve.
@gertzpalma
@gertzpalma 4 жыл бұрын
Valeu!
@josenadson8358
@josenadson8358 4 жыл бұрын
Sim o lixamento é importante. Para a as unhas nao eganchar nas cordas.
@malvigui5772
@malvigui5772 7 жыл бұрын
Olá Professor! num video anterior sobre unhas, você disse que lixava todas elas por cima tirando o esmalte natural. Dessa maneira, elas iriam crescer mais duras! (isto é: como você falou,comigo funciona) depois desse procedimento, você passa alguns produtos tipo bases ou fortalecedores sobre elas? PARABÉNS !! SEUS VÍDEOS SÃO EXELENTES!! ABRAÇOS!.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Não passo nada, mas parece que foram ficando duras com o tempo e sempre cuidando da alimentação e contato com o sol para produzir a vitamina D, se não me engano. Mas é claro que assim como os cabelos, cada um tem um tipo de unha particular. Obrigado pelo comentário e por assistir aos vídeos.
@JFMartins-zyz60mgz
@JFMartins-zyz60mgz 7 жыл бұрын
Acompanho de há algum tempo a história do violão. O que é apontado como exemplo de tocar sem unha (e exemplo raro) é o Paulinho Nogueira. O uso da unha é tão fundamental que é tratado nas obras do Carllevaro. O Penezzi tem um vídeo falando sobre a importância do uso das unhas bem polidas e a qualidade do som. Voce está com toda a razão professor. Para finalizar, para as pessoas que tem dificuldades devido a problemas com as unhas a D`adario vende kit de unhas de acrílico que ajudam muito aos violonistas. Pesquisem. Eu já fiz a experiencia de tocar sem unhas. Só me trouxe dificuldades. Abraços.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
João Martins muitíssimo obrigado pelo seu enriquecedor comentário e se for possível gostaria de te pedir o favor de copiar e colar seu depoimento neste meu vídeo aqui: kzbin.info/www/bejne/e5ulna14ittkbZY Será muito proveitoso para aqueles que ainda não experimentaram as unhas e estão em dúvida baseando-se em exceções como o Paulinho Nogueira e o Toninho Horta. Abração e obrigado mais uma vez.
@JFMartins-zyz60mgz
@JFMartins-zyz60mgz 7 жыл бұрын
Em tempo, como estava trocando as cordas de meu violão, confundi o fabricante de kit de unhas para violonistas. A propaganda que vi foi da Savarez: Savarez Nail Kit.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
João Martins muito legal, pode ajudar quem quiser usar e não tem uma unha boa. Valeu!
@bernardomarinho1952
@bernardomarinho1952 4 жыл бұрын
Unha ou sem unha n define o músico, devido a música não ser só técnica. Porém unha facilita mt pro violão. Primeiro pq a força aplicada é mt pouca pra tirar som e sem unha não. Ou seja sem unha limita a velocidade para solos. Eu toco as vezes com unha e as vezes sem. Vejo a diferença grande. Por ex. Tocar flamenco pra fazer solos rapidos sem unha é mt mais dificil que com unha; com unha tocou na corda já sai som. Tocar em regiões agudas como por ex da 7 casa em diante na primeira corda sem unha já é mais dificil. Se alguém tiver dúvida. É só executar brasileirinho sem unha e com unha, verá a diferença.
@carlosbrowncarlos3438
@carlosbrowncarlos3438 7 жыл бұрын
Você e muito bom sabe muito parabéns
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Muito obrigado Jose! E se precisar de algo estou aqui para ajudar no que eu puder. Abraço!
@carlosbrowncarlos3438
@carlosbrowncarlos3438 7 жыл бұрын
Só falei a verdade cara eu vivo na frente do PC no youtube pesquisando e ater agora as suas dicas são as melhores que já vi sem falar de que você toca muito parabéns e obrigado pelos videos
@gabrielferreirasantos7042
@gabrielferreirasantos7042 5 жыл бұрын
Depende do estilo tbm no violão classico é obrigatório o uso das unhas
@Nerd.cachimbeiro
@Nerd.cachimbeiro 4 жыл бұрын
Nem é mano. Procura por Francisco tarrega.
@tododuro781
@tododuro781 4 жыл бұрын
TO FICANDO VELHO E AINDA NÃO RESOLVI SE TOCO COM UNHA OU SEM UNHA...MINHA LUTA COM AS UNHAS JÁ VEM DE ALGUM TEMPO, ELAS CRESCEM E FICAM FRÁGEIS, QUEBRAM, JÁ USEI GEL, UNHA POSTIÇA MAS DEPOIS DE 3 DIAS SOLTAM.. FICO MEIO FRUSTRADO O SOM COM AS UNHAS PRA MIM É MELHOR DE EXECULTAR.
@pedroreis6316
@pedroreis6316 3 жыл бұрын
Praticamente todos violonistas eruditos antes de Segovia (Sor, Giuliani, Tarrega) tocavam sem unha, o que era mais viável e interessante com cordas de tripa; depois de Segovia, com a introdução do náilon virou consenso o oposto, tocar com unha, dadas as vantagens que descrevo a seguir. Você pode tocar sem unhas e ser tão bom quanto quem você quiser, não precisa ser gênio para isso, apenas necessitam de uma forma de tocar um pouco diferente, não se limite por isso! Querendo saber mais assistam o vídeo de Bradon Acker "I cut off my nails" e "Gut string" Com unha (quanto maior a unha mais acentuadas essas características e vice-versa): 1º) maior variação de timbre entre ponte e 12ª casa 2º) timbre mais metálico, brilhante 3º) mais agilidade 4º) maior dificuldade em dinâmica de menor volume 5º) maior facilidade em dinâmica de maior volume Sem unhas: 1º) menor variação de timbre entre ponte e 12ª casa 2º) timbre mais doce, opaco, redondo 3º) menor agilidade 4º) maior facilidade em dinâmica de menor volume 5º) maior dificuldade em dinâmica de maior volume
@raerox5824
@raerox5824 7 жыл бұрын
Para mim, as unhas quase pontudas, mas concavas, de 1,2 cm deram o melhor timbre. Não arranham nem distorcem o som. O mais suave, aveludado, que consegui tirar das unhas. Além da extrema mobilidade, de uma liberdade que os dedos puros, em seu timbre aveludado teriam muito esforço para alcançar. Eu deixo a unha do polegar, igualmente comprida e concava, lixada o suficiente no canto para sobrar dedo para poder usar o polegar com e sem unha.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Rae Rox muito obrigado pelo comentário. Abrs
@paulotagliani6874
@paulotagliani6874 4 жыл бұрын
Seu videobé otimo. Obrigado. Apenas uma humilde sugestão...vc gasta muito tempo se auto explicando deixando o vídeo muito longo.
@lucividal3798
@lucividal3798 7 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos! Então o certo é lixar as unhas da esquerda para direita?
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Se for destro e estiver olhando as costas da mão direita, sim, exatamente. Valeu!
@nazaromartins8500
@nazaromartins8500 5 ай бұрын
As unhas faz muita diferenca
@nazaromartins8500
@nazaromartins8500 5 ай бұрын
Eu estudei violao Classico eu deixar um pouco de na mao direitafaz a differencia minhas unhas que muito j
@vincentevangogh4312
@vincentevangogh4312 7 жыл бұрын
Troquei o rastilho por osso e deixei a unha grande, lixada conforme dica em outro seu vídeo. O resultado é outro som, outro instrumento. Muito legal. :)
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
vincente vangogh obrigado pelo seu comentário, será muito proveitoso para todos. Se puder comentar já no outro vídeo, vai ajudar muito e ficarei imensamente agradecido, porque acho que algumas pessoas não entenderam o propósito do vídeo e estão fazendo uma espécie de competição depreciativa e confundindo as coisas. Muito obrigado e um abraço!
@vincentevangogh4312
@vincentevangogh4312 7 жыл бұрын
Oxi, o povo crica da internet huhu. É assim mesmo, a´te vou lá ver qual é a treta huhu. O seu vídeo teve muitas dicas de ouro. quem nao quiser aproveitar paciência. que seja feliz haha. Só sei que eu tava me batendo com meu violão faz um tempo que o som nao tava do meu agrado, achei que as cordas eram falsificadas até; Depois das alterações recomendadas ficou muito top. obs: inicialmente coloquei rastilho de osso, mas deixei a peça muito baixo e quadradão (som estalado) e depois eu vi que o correto é deixar ângulo pra corda fazer força pra baixo em direção ao tampo. Aumentei um pouco a altura, coloquei esse angulo, polí a unha (realmente só lixar não é o suficiente) e agora o som ficou muito bonito e mais fácil de tocar porque a unha desliza melhor e usa menos força pra obter o som com mais volume e característica bem diferente do que se nao tivesse feito as mudanças. Obrigado por compartilhar o conhecimento em! :) o/
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
É isso aí, fico feliz em saber que você conseguiu alcançar esse resultado e vou continuar postando vídeos dessa série e sempre mostrando minha maneira de estudar. Eu estava comentando agora pouco que já usei as duas maneiras, sem unhas e depois com unhas e a diferença foi gritante para a minha técnica, hoje em dia quando acontece alguma coisa que preciso cortar as unhas, parece que eu volto a ser iniciante, não sai nada. E realmente só lixar não basta, tem de polir também. Grande abraço e obrigado pelo comentário!
@renanb8641
@renanb8641 7 жыл бұрын
Muito bom!
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Valeu Renan!
@alexandrecarrilho7873
@alexandrecarrilho7873 4 жыл бұрын
Faltou citar o Tarrega
@bartolomeusenna2257
@bartolomeusenna2257 5 жыл бұрын
Quem estudou violão em academia, Grandes escolas de músicas como EMB, conservatórios ou universidades sabe o valor das unhas nis estudos, nas interpretações.
@Nerd.cachimbeiro
@Nerd.cachimbeiro 4 жыл бұрын
Depende da escola q vc segue. Francisco Tarrega tocava sem as unhas
@dompedroii6964
@dompedroii6964 4 жыл бұрын
Você toca com unha ou sem unha? Garotos de 13 anos: Não sabia que na palma da mão tinha unha kkskskkskskskskk Birrrl
@edror91
@edror91 3 жыл бұрын
nos
@edror91
@edror91 3 жыл бұрын
sa
@LuisGabert65
@LuisGabert65 7 ай бұрын
Eu, particularmente detesto som de violão sem unha. Violonista clássico simplesmente não existe. Sou fã do Paulinho Nogueira, a única coisa que me incomodava era o som que ele tirava. Romero Lubambo também toca muito mas tem um som sem muito controle. O Toninho Horta é o que tira, na minha opinião, um som mais agradável. Claro que todos são músicos excepcionais!
@wilsonsiqueira6980
@wilsonsiqueira6980 10 күн бұрын
Tem diferença entre clássico e popular. Os com unha tocam clássico e os sem unha o popular.
@LuisGabert65
@LuisGabert65 10 күн бұрын
@wilsonsiqueira6980 E, na sua opinião, por quê isso acontece?
@uberlanpeixoto661
@uberlanpeixoto661 9 күн бұрын
Amigo, o Romero Lubambo toca sem unha?
@LuisGabert65
@LuisGabert65 9 күн бұрын
@@uberlanpeixoto661 Sim
@hevertonrocha7707
@hevertonrocha7707 7 жыл бұрын
Muito bom o canal parabéns, ganhou mais um inscrito!
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Muito obrigado! Um abraço e sucesso em sua jornada musical!
@Nerd.cachimbeiro
@Nerd.cachimbeiro 4 жыл бұрын
Pra galera q fica falando asneiras tipo "ah, violão classico tem q ser c unha" um dos maiores violonistas q é estudado sempre em qlqr conservatório q se preze tocava sem as unhas. FRANCISCO TARREGA.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
São raras as exceções...fora ele quem mais?
@Nerd.cachimbeiro
@Nerd.cachimbeiro 4 жыл бұрын
@@fernandovieirajazzguitar toninho horta
@Nerd.cachimbeiro
@Nerd.cachimbeiro 4 жыл бұрын
@@fernandovieirajazzguitar oq eu quero dizer é q n podemos ficar nessa de melhor ou pior. Segovia é um dos poucos violonistas q eu conheço q usava o mindinho nos arpejos . É melhor? É pior? Vai saber, cada um toca com oq mais lhe agrada
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
@@Nerd.cachimbeiro Toninho Horta não toca violão erudito.
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 4 жыл бұрын
@@Nerd.cachimbeiro E o que eu digo e ensino é que não se deve olhar para a exceção. São pontos fora da curva e a maioria dos alunos não vão alcançar um bom desenvolvimento técnico e sonoro sem unhas bem lixadas e polidas adequadamente.
@crezioaraujo5254
@crezioaraujo5254 2 жыл бұрын
Sou violonista não consigo tocar sem unha nem 5 minutos
@larissadiasprado7655
@larissadiasprado7655 7 жыл бұрын
Eu apoio unhas grandes, Pontudas, Da Uma Sonoridde maior rítmica, Mais também apoio a preferência de cada um
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Larissa Dias PRADO obrigado por comentar!
@carlosbrowncarlos3438
@carlosbrowncarlos3438 7 жыл бұрын
Eu concordo com você com unhas e outro som, fica bem mais bonito tem muito nego ai que não tem o que falar e fica falando merda
@fernandovieirajazzguitar
@fernandovieirajazzguitar 7 жыл бұрын
Valeu pelo seu comentário, será muito proveitoso para todos. Se puder comentar neste vídeo kzbin.info/www/bejne/e5ulna14ittkbZY , vai ajudar muito e ficarei imensamente agradecido, porque acho que algumas pessoas não entenderam o propósito do vídeo e estão fazendo uma espécie de competição depreciativa e confundindo as coisas. Muito obrigado e um abraço!
@jonprado2557
@jonprado2557 Жыл бұрын
Tarrega tocava sem unhas
@mikepapa8178
@mikepapa8178 4 жыл бұрын
Me dá um coração ae
@brunovernaglia503
@brunovernaglia503 4 жыл бұрын
N dá pra ouvir nada camarada
@bartolomeusenna2257
@bartolomeusenna2257 5 жыл бұрын
Na minha opinião Paco não foi Maior que o Raphael Rabello, principalmente no violão solo.
@gambarusso
@gambarusso 3 жыл бұрын
Valeu!
COMO ALCANÇAR UM SOM PODEROSO NO VIOLÃO
30:39
FERNANDO VIEIRA
Рет қаралды 11 М.
É MELHOR TOCAR VIOLÃO COM OU SEM UNHAS?
4:01
Luciano Morais
Рет қаралды 4,7 М.
Как Я Брата ОБМАНУЛ (смешное видео, прикол, юмор, поржать)
00:59
Twin Telepathy Challenge!
00:23
Stokes Twins
Рет қаралды 130 МЛН
黑天使只对C罗有感觉#short #angel #clown
00:39
Super Beauty team
Рет қаралды 9 МЛН
Long Nails 💅🏻 #shorts
00:50
Mr DegrEE
Рет қаралды 18 МЛН
Yamandu mostra como faz suas unhas.
10:47
Yamandu Costa
Рет қаралды 368 М.
Jazz Band Covers Nirvana On The Spot (ft. Ulysses Owens Jr.)
15:11
TOP 80 GREATEST GUITAR INTROS
14:22
Paul Davids
Рет қаралды 14 МЛН
COMO ESTUDAR FRASES E APRIMORAR SEU FRASEADO.
33:15
FERNANDO VIEIRA
Рет қаралды 46 М.
Edu Falaschi - Rebirth part. Fabio Lima (Vera Cruz Tour, Curitiba)
6:38
bGd | Fernando Sor - First Grand Sonata Op.22 COMPLETE (for Guitar Solo)
21:42
belgrade Guitar district
Рет қаралды 25 М.
Como lixar as unhas para tocar violão.
17:32
Ulisses Rocha - Guitar
Рет қаралды 18 М.
ESCALAS MENORES - POR QUE EXISTEM 3 TIPOS?
27:58
FERNANDO VIEIRA
Рет қаралды 35 М.
#8 Conversa de violonista: dicas práticas sobre unhas.
11:16
Luciano Morais
Рет қаралды 4,7 М.
Как Я Брата ОБМАНУЛ (смешное видео, прикол, юмор, поржать)
00:59