No video

Vitorbikes e família na Requalificada Ecopista do Vouga entre Sernada e Vouzela 2022

  Рет қаралды 1,167

Vitor Santos

Vitor Santos

Жыл бұрын

Vitorbikes e família na Requalificada Ecopista do Vouga entre Sernada e Vouzela
Á anos que se fala na requalificação da ecopista do Vouga e nos milhões previstos para o efeito . Ora, quando soubemos que ecopista já tinha sido intervencionada e que estava pronta , logicamente pensamos que finalmente haveria bom piso até Vouzela , em vez de "carreiro " em terra , e grande parte do percurso quase fechado pela vegetação, como cheguei a constatar por algumas vezes em que fiz o percurso , após a retirada da linha férrea . Ficamos então desejosos por conhecer os melhoramentos , até porque , com esses melhoramentos , seria possível fazer-me acompanhar pela esposa e filho . Planeamos então uma pedalada até Vouzela para o respetivo almoço , optamos pelo "Forno do Rei" , pela esplanada e podermos estar junto das bikes , e daqui uma palavra de satisfação em relação ao atendimento e serviço prestado , que bem que soube uma vitelinha no forno.
Bem , voltando ao inicio, partimos então da ainda, estação de Sernada do Vouga e.... poucos metros depois , ficamos surpreendidos pela positiva , dada a nova ciclovia criada e que nos levaria até ao chamado KM 0 , pensamos .... espetáculo !!!... assim , sim !!! com este piso vai ser um " tirinho" até Vouzela !! . Para nossa desilusão , 13 kms depois , a partir de Cedrim , surgem realmente sinais evidentes de intervenção , mas o piso deixou de ser asfaltado e passou a ser em BRITA CELINDRADA !!!! ora , neste tipo de terreno, as ervas daninhas levam facilmente e sempre a melhor , juntamente com um inverno mais rigoroso , o piso vai facilmente ficar irregular, em um ou dois anos depois , se não existir manutenção ( vai sair cara ) , vai rapidamente ser tomada pela vegetação e vedada a qualquer uso turístico , e por isso ficará como estava antes da dispendiosa requalificação.
Claro que os BTTISTAS até acham que é preferível terra ao asfalto, e não se importam do estado ou condição do piso , mas esta ecopista , nestas condições não corresponde á definição de ecopista . Ora, o que são ecopistas ? segundo o instituto Português do Património :
"Ecopistas é a designação em Portugal para Vias Verdes. São vias de comunicação autónomas, reservadas a deslocações não motorizadas e que permitem percursos turísticos, desportivos, educativos e de sensibilização ambiental, para a prática de passeios pedonais, em bicicleta, cadeira de rodas, patins e outros meios de mobilidade suave.
Socialmente inclusivas e ecologicamente sustentáveis, as Ecopistas são concebidas num quadro de desenvolvimento integrado, que valorize o meio ambiente e a qualidade de vida, e que cumpra as suficientes condições de largura, inclinação e qualidade de pavimentação, de forma a garantir uma utilização em convivência e segurança por parte de todos os utentes, independentemente da idade e condição física dos mesmos.
A utilização dos caminhos, canais e vias ferroviárias desativadas constitui um suporte privilegiado para o desenvolvimento das Vias Verdes (Declaração de Lille, para uma Rede Verde Europeia, 12 de setembro de 2000). "
Temos bons exemplos como: a ecopista do Tâmega , do Dão , do Minho e outras que se tornaram famosas por corresponderem á definição de ecopista .
Por , isso ,é realmente triste que os milhões não tenham sido suficientes , espero que não tenha sido por em Portugal , em qualquer obra isso já ser habito acontecer , os milhões são sempre insuficientes , derrapa-se largamente sempre para além do engenhosamente orçamentado !!.
Nesses milhões não ouve lugar para uma simples colocação de sinalética orientativa , continuamos em Oliveira de Frandes , sem saber onde encontrar novamente a ecopista !!!
concluindo .... o passeio é fantástico , desporto na natureza , vistas deslumbrantes , infraestruturas tuneis e pontes históricos ... que os milhões investidos continuam por não honrar :( em meu ver a obra de requalificação é positiva , mas não eficaz , dada a natureza do piso , cuja degradação será evidente a curto prazo , invalidando os milhões gastos , espero estar enganado , mas poderei comprovar com novo video a efetuar no próximo ano com nova pedalada por este percurso. espero que tenham gostado do video . até uma próxima pedalada
Music: Motivational Day
Music by: Audio Coffee from Pixabay
Direct link: pixabay.com/mu....
Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)
Music: You Can Do More!
Music by: Lemon Music Studio Pixabay
The direct link with the license: pixabay.com/mu....
Happy Corporate Project Long
cdn.pixabay.co...
GoodBMusic

Пікірлер
Vitorbikes na ecopista do Vouga  entre Sernada do Vouga e Vouzela
14:46
Magic trick 🪄😁
00:13
Andrey Grechka
Рет қаралды 35 МЛН
ECOPISTA DO VOUGA - Explorando a Natureza em Portugal
22:03
Cadê a Bike?
Рет қаралды 2 М.
Camino de Santiago - Camino Portugués 2024: Oporto - Santiago de Compostela en bicicleta
53:34
Pela Ecopista do Vouga
16:01
Sergio Villasboas pedalando por aí
Рет қаралды 60
✅ Ecopista do Vouga
19:21
Pedaladas Sem Fim - Susana F
Рет қаралды 790