No video

Você Escolheu #30: Dois Irmãos (Milton Hatoum & Fábio Moon + Gabriel Bá) | Tatiana Feltrin

  Рет қаралды 45,082

tatianagfeltrin

tatianagfeltrin

Күн бұрын

Пікірлер: 149
@alidabh
@alidabh 8 жыл бұрын
Importante dizer que esse livro está na seleção de 1001 livros pra ler antes de morrer...
@vanessasuemi9722
@vanessasuemi9722 7 жыл бұрын
Incrível! Acabei de ler o livro todo, e a minha "repulsa" pelo Omar cresceu a cada página. Hahah Que escritor maravilhoso!
@jercyoliveira4822
@jercyoliveira4822 7 жыл бұрын
Vanessa Suemi não só pelo Omar, mas pela Zana tbm!
@misstaylorxd
@misstaylorxd 8 жыл бұрын
Sou de Manaus e quando li o livro fiquei muito surpresa e contente com a história dessa época em particular. Quem conhece Manaus sabe que nas escolas só se fala do período da "Belle Époque" que foi até 1910, e depois, se conhece pouca coisa, anos 1920 em diante. É interessante ressaltar a história do incêndio da Cidade Flutuante que o autor conta no livro. Isso é a única coisa que eu lembro do livro hoje hahahaha...Preciso relê-lo :D Tem um outro autor aqui do Amazonas, Samuel Bechimol, que tem vários livros sobre a cidade nesta época 1920 - 1970 (acho). Tive a chance de ler um uma vez e fiquei muito feliz em conhecer um pouco além do que vi no colégio.
@briciolira1
@briciolira1 8 жыл бұрын
kkkk verdade. É muito bom saber, Manaus é mais do que extração da borracha e zona franca.
@umbertoneto18
@umbertoneto18 8 жыл бұрын
Um puta livro. O tanto de sentimentos que ele desperta ao longo da leitura e ainda depois dela... Minha história é muito longe da que é contada. Mas sem dúvidas é um livro que mexe com a gente.
@sergiob8873
@sergiob8873 8 жыл бұрын
"Cinzas do Norte" é tão bom quanto.
@celi_BS
@celi_BS 8 жыл бұрын
Decerto.
@Luan1993Augusto
@Luan1993Augusto 8 жыл бұрын
+Sergio Benatti A maioria dos leitores consideram Dois Irmãos melhor, mas eu estou entre a minoria que prefere Cinzas do Norte. A impressão que tenho é que a maioria das pessoas gosta mais daquele que for lido primeiro. Os dois livros são muito parecidos em termos de linguagem, ambientação e mesmo no tom geral da história (já que são ambos dramas familiares bastante melancólicos). Por isso, como eu li Cinzas do Norte primeiro, Dois Irmãos não foi tão impactante.
@sergiob8873
@sergiob8873 8 жыл бұрын
São livros de muito silêncio.
@patriciamoraes9511
@patriciamoraes9511 7 жыл бұрын
Eu achei cinzas do norte até melhor!
@carviiss2805
@carviiss2805 6 жыл бұрын
Esse livro me encomodou tanto q eu achava q tinha odiado a historia pq eu tinha raiva de todos os personagens... hj quase dois anos depois eu to com vontadede de ler de novo... o livro é bom sim e te faz ter varias emocoes nao boas mas isso o torna incrível
@CostaFefis
@CostaFefis 8 жыл бұрын
Li este livro ano passado e ele "ficou" comigo por semanas... história muito forte. Achei excelente.
@canalemdialogo
@canalemdialogo 8 жыл бұрын
Oi Tati. Também sou apaixonado por este livro do Hatoum, e gosto principalmente da formação do personagem Nael, que na minha opinião é ponto central da história. Também indico Cidade Ilhada do autor. Um grande abraço. Jeferson Barbosa
@mitymaia1
@mitymaia1 8 жыл бұрын
Tati, quando li esse livro quis muito te enviar, inclusive com um dicionário de palavras e expressões locais... Amei vc ter lido e estar divulgando nossa cultura.
@arturvillaca3054
@arturvillaca3054 8 жыл бұрын
legal! tive ler essa obra na disciplina de Estudos temáticos de Literatura Brasileira no curso de Letras da UFMG.
@anakaroline6468
@anakaroline6468 7 жыл бұрын
Li esse livro e estudei muito ele para o vestibular da universidade estadual do Amazonas. Apaixonada!
@anneharllelimadasilvamorae5209
@anneharllelimadasilvamorae5209 7 жыл бұрын
Comprei e não consegui desgrudar, livro perfeito !
@MundosImpressos
@MundosImpressos 8 жыл бұрын
Tati, eu sou absolutamente apaixonada por esse livro. Pra mim o Milton Hatoum é o melhor autor contemporâneo do Brasil. Li durante minha graduação de Letras e até hoje eu me lembro da história com extremo carinho. Ainda não li a HQ então não sei comentar sobre, mas sobre o livro... É de uma maestria sensacional. Gosto muito da sensibilidade do autor, e a maneira delicada com que ele descreve até mesmo momentos de raiva. É tocante. É como se as palavras tivessem vida, fazendo com que a história se torne ainda mais real. Amo isso na Literatura. A capacidade de ela retratar a realidade, e esse livro é um ótimo exemplo. Fora isso, não sei se conhece, mas um outro ótimo autor brasileiro atual é o Fernando Bonassi. Ele tem um talento absurdo para retratar a realidade, sobretudo a que todo mundo tenta esconder. Dá uma chance pra ele! Te indico "Subúrbio", que é extremamente perturbador, mas de uma maestria literária tremenda.
@amarimarques
@amarimarques 8 жыл бұрын
Legal a resenha, Tati! Na entrevista de lançamento da HQ na livraria cultura do conjunto nacional, o mediador (esqueci quem era agora) perguntou se o fato de eles serem irmãos gêmeos atrapalhou ou ajudou na hora da adaptação. Eles responderam que primeiro era bom deixar claro que a relação deles não era igual à do Yakub e do Omar hehehehhehehe mas falaram q sim, q o fato de eles serem gêmeros e de eles conhecerem muito bem os mitos sobre isso (o fato de que acham eles uma coisa só, q tem q fazer as mesmas coisas, ou serem opostos etc) ajudou muito na hora de entender a relação dos gêmeos no livro :D
@daniricke
@daniricke 8 жыл бұрын
Li esse livro anos atrás e amei. Logo em seguida li Cinzas do Norte do mesmo autor e AMEI também. Leia quando puder, Tati.
@JoaoBatistadaSilvaNeto-vg1lu
@JoaoBatistadaSilvaNeto-vg1lu 4 ай бұрын
Como a Tati não fez vídeo de Cinzas do Norte, do Milton Hatoum. O melhor livro dele, sem sombra de dúvidas!!!
@ramonsoares3263
@ramonsoares3263 8 жыл бұрын
li só a HQ,pretendo ler o livro mais pra frente E é tão bom ver a minha cidade sendo representada na literatura
@andreribeirodoprado6466
@andreribeirodoprado6466 4 жыл бұрын
Tatiana como se falou tem problemas sim as famílias concordo com você e um mais chato que o outro lá tios parentes você é mais legal que todos sua família e minha família
@_thiagojesus_
@_thiagojesus_ 7 жыл бұрын
Livro espetacular! Estou no ensino médio e os professores exigiram que os alunos fizessem uma apresentação teatral baseado na obra Dois Irmãos! Haja visto a intensidade das emoções sentindas durante a leitura interpretar esta obra literária não será nada fácil. Li também "Cidade Ilhada" e "Orfãos do Eldorado" do mesmo autor (MiltonHatoum) e também são incríveis!
@_thiagojesus_
@_thiagojesus_ 7 жыл бұрын
UFAM e UEA estou chegando!!!🎓🎓🎓
@brianvinicius1549
@brianvinicius1549 8 жыл бұрын
Oi, Tati... A adaptação pra Tv vai sair em formato de minissérie e conta com a direção de Luiz Fernando de Carvalho, mesmo diretor das adaptações "Hoje é Dia de Maria", "Capitu", "Meu Pedacinho de Chão"... Então acredito que podemos esperar algo bem interessante... Bjs
@nosferatubr9753
@nosferatubr9753 8 жыл бұрын
Li a HQ e vou ler o livro. Como moro na região (pertinho de Belém) posso dizer q os irmãos foram muito competentes em retratar as coisas do Norte, como as embarcações, arquitetura, os rios, a vegetação (vc nota as folhas das mangueiras, dos açaízeiros, etc.). Trabalho primoroso. Mas é uma adaptação, não dá pra ser completa como a obra original, mas adiciona quando "mostra" o cenário. Além de que, a narrativa gráfica deles é incrível. Talvez o caminho mais natural seja ler a HQ primeiro. Talvez.
@giutelles4919
@giutelles4919 8 жыл бұрын
Me lembrou Esaú e Jacó do Machado :D
@amandadamasio9317
@amandadamasio9317 8 жыл бұрын
Tati, nunca tinha ouvido falar dos dois irmãos quadrinistas antes, pesquisei sobre e achei o trabalho deles fenomenal! Vi uma coisa que te deixaria muito animada: eles estão adaptando um conto do Neil Gaiman! Vai ser lançado no EUA logo.Se ler isso, te desejo tudo de mais lindo e que você consiga ler essa HQ nova hahahaha beijosss
@italoandrade9023
@italoandrade9023 8 жыл бұрын
Que bom que vc gostou Tati!! Sou daqui de Manaus e simplesmente amooo essa obra!! Recomendo, do mesmo autor, a obra "Cinzas do Norte" :)
@isabelaoliveira9270
@isabelaoliveira9270 7 жыл бұрын
Desde que ouvi falar do livro tive interesse em ler. Parece interessante, é bem o tipo de história que eu curto. Tenho muito interesse em ler a versão em quadrinhos e até fiquei empolgada com a série da globo, mas desanimei por que ouvi dizer que o Caua Reimond vai interpretar os gêmeos.
@laurenutts
@laurenutts 8 жыл бұрын
Gente adoro esse autor acabei lendo na faculdade, acho incrível ter um autor assim da minha cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!
@lidolendo
@lidolendo 7 жыл бұрын
li o livro recentemente e gostei muito também, Tati! Emendei a HQ na sequência mas parei rs acho que tive a mesma percepção que você... vou dar um tempinho e ler mais pra frente. E que historia boa... a mae me deixou extremamente perturbada rs bjoooo
@eduardopaschoalino282
@eduardopaschoalino282 8 жыл бұрын
Gravei um podcast sobre esse livro, e foi um dos meus episódios favoritos, meu colega quem trouxe ele pra pauta e eu me surpreendi muito, fui ler o livro sem esperar nada e achei maravilhoso!!! É um livro incrível!!!
@AnaBeatriz-yv9zv
@AnaBeatriz-yv9zv 8 жыл бұрын
um dos melhores livros que li ano passado... ja tenho outras obras do autor na fila de espera, muito boa a escrita dele
@celi_BS
@celi_BS 8 жыл бұрын
Anseio que logo possa contemplar "Cinzas do Norte" .
@AnaBeatriz-yv9zv
@AnaBeatriz-yv9zv 8 жыл бұрын
Celi B. já adicionei na lista de metas desse ano :D
@maria_mapas
@maria_mapas 8 жыл бұрын
Eu adorei esse livro, uma das minhas melhores leituras de 2015
@camilacapparelli2751
@camilacapparelli2751 7 жыл бұрын
Gosto bastante de Dois Irmãos, mas Relato de um Certo Oriente é, para mim, o melhor livro do Milton. O narrador, ou melhor, os narradores são "descobertos" através de pistas que eles mesmos colocam. Muitíssimo interessante.
@EgnaldoLopes
@EgnaldoLopes 8 жыл бұрын
Indico muito o Relato de Um Certo Oriente. Realmente Milton Hatoum é ótimo. A Minissérie da Globo está prevista desde quando fizeram Capitu, mas o projeto ficou parado um bom tempo; agora me parece que sai (direção do ótimo Luiz Fernando Carvalho).
@alexhenrys
@alexhenrys 8 жыл бұрын
Mais um vídeo delicioso! Amo seu canal, Tati.
@souzapedrothiago
@souzapedrothiago 8 жыл бұрын
Adorei teus comentários sobre a obra! Seria legal você citar o trabalho de arte que demandou muita pesquisa sobre a história de Manaus e arquitetura da época. Ótimo vídeo!
@marcelittchu
@marcelittchu 18 күн бұрын
Terminei de ler essa semana. Livraço!
@ofelipemendonca
@ofelipemendonca 8 жыл бұрын
Conheci esse livro no finalzinho do ano passado e desde então morro de vontade de lê-lo, será com certeza uma das minhas leituras de 2016. Achei essa premissa super bacana e parece ser um livro que pode gerar várias reflexões. Abraços ;)
@cleubermarques1
@cleubermarques1 8 жыл бұрын
Olá, Tatiana. Não conheço nada ainda do Milton Hatoun, mas programei o "Cinzas do Norte" dele para esse ano de 2016. Acompanho assiduamente o seu canal e gosto muito do seu jeito de resenhar livros. Você procura sempre contextualizar as obras, trazendo para nós, seguidores do seu canal, muitas e boas informações adicionais. Parabéns!
@patricialuckmann1181
@patricialuckmann1181 8 жыл бұрын
Esse livro foi um dos melhores q já li (gostei bastante dos outros livros dele, em especial o Cinzas do Norte) e agora comprei a HQ. Milton Hatoum é genial! Adorei o vídeo Tati!
@marcusbeto
@marcusbeto 7 жыл бұрын
No lançamento, já ganhou uma crítica super positiva na revista veja, que era uma revista muito relevante na época
8 жыл бұрын
Adorei as tuas considerações sobre o livro. Li ele bastante recentemente e divido algumas das tuas impressões sobre ele. Foi meu primeiro contato com Hatoum e, com certeza, vou procurar outras obras do autor para ler. Cheguei até ele por indicação pois me interesso pela temática da imigração. Falando disso, tu teria alguma sugestão de livros sobre isso?P.S.: Cheguei faz pouco no teu canal, através da Maratona Minduim e estou adorando cada vídeo, minha listinha de livros pra ler está aumentando consideravelmente conforme assisto teus vídeos novos e antigos!
@louisemoraes7351
@louisemoraes7351 8 жыл бұрын
Adorei o video e gostei muito desse livro tbm. principalmente a narrativa.
@alinecorrea7812
@alinecorrea7812 8 жыл бұрын
comprei o livro depois que eu vi o seu vídeo e achei totalmente incrível! história é dura e sem meias verdades, uma família mt disfuncional e, para mim, me pareceu mt crível, real.Eu adorei a forma como o autor cria os personagens, cheios de camadas, mostrando o lado bom e ruim de todos eles. Uma coisa que realmente me agradou foi o fato de ser em Manaus...Sair desse eixo rio-sp... consegui "ver" a cidade e me surpreendi com um número sem fim de palavras que desconhecia...um vocabulário local msm, com toda a riqueza e influência indigena na nomenclatura de animais, árvores, rios e outras coisas que até então não tinha visto. O país é tão gde e por vezes esquecemos dessa riqueza não mensurável que é nossa língua
@leticiabonfim1
@leticiabonfim1 6 жыл бұрын
Comecei a ler um livro novo do Milton Hatoum que também fala da ditadura, mas se passa em Brasília (de onde eu sou então é muito legal ler).
@neferayesha
@neferayesha 7 жыл бұрын
Estou assistindo a minisserie e apreciando muito o enredo..È uma historia complexa, dramatica, onde pode-se identificar elementos velados de uma relaçao erotizada da mae com o filho..Omar foi criado sem limites e a tolerancia demasiada aliada à impunidade com as atitudes dele, acabaram por gerar um rapaz desequilibrado, destrutivo e obsessivo.. Um monstro que destroi a relaçao familiar e o contexto em torno dele..Não sei como vai ser o final, mas a história é bem impactante e ao longo dos capítulos foi se acentuando o desequilibrio emocional dos personagens, cada qual em um grau de intensidade..
@Melhorprofe
@Melhorprofe 8 жыл бұрын
Esse livro parece ser incrível! Fiquei doida pra ver as duas versões dele!
@caiosnake9460
@caiosnake9460 2 жыл бұрын
Maravilhosa abordagem da obra. Muito diferente de "Ler antes de...". Aqui temos um resumo profundo somado à abordagem dos efeitos psicológicos da obra. Parabéns!
@maylange
@maylange 7 жыл бұрын
Tati, assisti a esse vídeo assim que vc o postou e imediatamente o coloquei na minha lista para 2016. E agora que acabei de lê-lo precisava voltar aqui para te agradecer pelas suas resenhas e indicações, vc nunca decepciona rs Não conseguia desgrudar os olhos do livro! Leitura maravilhosa. Com certeza lerei outras obras do Milton Hatoum.
@amandacoelhoos
@amandacoelhoos 3 жыл бұрын
Quero muito ler esse livro, já vi a missérie da Globo e gostei bastante
@andreadossantossouza43
@andreadossantossouza43 8 жыл бұрын
Sou de Manaus e gostei muito de vc ter comentado esse livro, já o li e me chama atenção da descrição da cidade antiga para quem mora aqui consegue verificar isso muito bem.
@barbarabianchirolim5188
@barbarabianchirolim5188 8 жыл бұрын
"tipo Ruth Raquel" tive que pesquisar porque mulheres de areia não era da minha época hahahahahha
@m4rthe
@m4rthe 8 жыл бұрын
Aqui é Manaus!
@marianamarins7334
@marianamarins7334 8 жыл бұрын
Miga, amo tanto seus vídeos e como você sempre fala de livros que nunca ouvi falar que chego a considerar fazer um "Desafio de Leitura Tatiana Feltrin" hahahaha
@victoreduardo9593
@victoreduardo9593 3 жыл бұрын
Dois Irmãos é um romance de Milton Hatuna Matata que conta a história de uma família libanesa em Manaus completamente desestruturada, acompanhando sobretudo a trajetória de dois irmãos gêmeos com hormônios a flor da pele e como eles devastaram as própias vidas e arruínam a vida de todos ao seu redor. O livro de época, que vai de 1920 a 1980, tornou-se um grande sucesso da literatura brasileira contemporânea porque exibe ao leitor médio algo que o brasileiro mais adora na vida: Ver barraco na família dos outros. O estilo de escrita que mais parece roteiro de novela das 8 (não a toa o livro foi adaptado como minissérie da Globo) também é outro ponto positivo, pois como nas novelas, é tudo uma grande enrolação onde nada acontece, apenas vemos a vida infeliz de todos personagens progredindo até todo mundo morrer de velhice na mais completa melancolia e frieza espiritual. ENREDO: O livro conta a história de uma família, que embora libanesa, se parece muito com qualquer família tradicional brasileira, o que cria uma empatia com qualquer leitor que consegue se identificar com os vários personagens abordados, pois tal qual o sucesso de Chaves se dá por essa identificação com o espectador, em Dois Irmãos conhecemos a trajetória de uma família de um pai ninfomaníaco, uma mãe louca, dois irmãos que se odeiam até a morte, uma irmã caçula que é uma solteira encalhada, uma índia empregada que é tratada como capacho pelos amos e o filho da empregada que é um puta de um simbionte alienígena bisbilhoteiro e portanto narrador da história, além de uma série de personagens secundários totalmente críveis, como vizinhos fofoqueiros e entrujões, travestis de pau mulato, prostitutas e professores que são espancados sem dó até a morte. Há três linhas temporais. Na primeira conhecemos como o jovem Halim e a jovem Zana se conheceram, algo envolvendo muito vinho e gazais de abbas (deve ser algum viagra libanês), e como os dois pombinhos se tornam uns tarados pervertidos que só sabiam transar o dia inteiro, mas isso até o pai de Zana morrer e ela já dar os primeiros sinais de ser uma desequilibrada que não sabe fazer luto. Foi graças a isso que Zana teve a ideia GENIAL de ter filhos, a pior decisão de toada a sua vida, estragando a vida do casal por toda eternidade. globoplay.globo.com/v/5566575/?s=0s Na segunda linha temporal e a que é mais abordada no livro, conhecemos a trajetória dos filhos de Halim e Zana, os gêmeos Yaqub e Omar e como ambos fazem de tudo para ficarem o mais longe possível de sua família insuportável. Halim é insuportável de propósito, sonhando com o dia em que possa ficar novamente somente com sua esposa Zana em casa e possa comê-la em paz sem filhos atrapalhando, mas como um desses filhos é um vagabundo (Omar) que não sai de casa, Halim é fadado a uma vida de infelicidade. E na terceira e final linha temporal, todo mundo já está velho e todos estão morrendo de velhice na maior melancolia. Yacú é por fim revelado como um macho alfa sociopata e frio espiritualmente que é desprovido de compaixão ao próximo e conquista sua vingança contra o irmão que termina feito um miserável. Yaqub é tão frio e calculista que convenceu Nael, o narrador da história toda, a retratar Omar como um cretino que teve um final merecido, conseguindo terminar o livro até como herói. PERSONAGENS: * Yaqub - Gêmeo mais velho, nasceu com essa doença mental, a frieza espiritual e a sociopatia, e claramente é o personagem mais odiado e temido do livro, não a toa sua família o envia pra roça mais fodida do Líbano onde ele foi obrigado a viver por 3 anos quando adolescente, e sempre que possível o envia para as cidades mais distantes de Manaus (o que não é lá tão difícil assim, já que aquela cidade fica longe de tudo). Seus traços psicopatas, todavia, só pioram com esse tratamento recebido por seus familiares, então ele come e se casa com a mulher que o irmão queria (A Tal da Lívia), trata os pais com desdém os comprando com doces raros e não fica passando a mão na bunda da Rânia, que é o que aquela conservadía mais ama receber e tem sonhos molhados com isto. O único por quem parece ter uma afeição real é o narrador do livro, o Nael, mas no final descobrimos que Yaqub apenas comprou Nael para escrever uma história onde ele parecesse o mocinho e Omar o vilão. * Omar - Gêmeo mais novo, é o único personagem normal da história toda e portanto o mais injustiçado de todos. Ao contrário de todos os outros personagens do livro e desta família, que são todos um bando de puritanos hipócritas, Omar é o único que sabe o que é a vida e ao contrário de todos os outros não está preocupado com as tradições conservadoras e familiares que tentam impor a ele. Só quer saber de se embriagar sem limites e fazer sexo com prostituta sem camisinha. globoplay.globo.com/v/5574375/ globoplay.globo.com/v/5587142/?s=0s as vezes se aventurando até com pau mulato (por quem se apaixonou intensamente, inclusive e virou pescador por alguns meses). Seu único defeito é ser um pouco atrevido e vida loca. globoplay.globo.com/v/5569090/?s=0s globoplay.globo.com/v/5571725/?s=0s globoplay.globo.com/v/5571739/?s=0s mas quem nunca quebrou uma garrafa na cara do próprio irmão infringindo-o uma cicatriz pro resto da vida? globoplay.globo.com/v/5566579/?s=0s Mas como esse livro é sobre caos, trevas, pecados, ódio e tristeza e não sobre paz, luz, compaixão com o próximo, amor e alegria, Omar tem um fim trágico, sozinho na chuva, preso, desempregado e cheio de Trevas em sua Vida. globoplay.globo.com/v/5592372/?s=0s * Zana - Mãe dos gêmeos e de Rânia, em sua juventude só queria saber de transar com o namorado em todos cômodos de sua casa, mas depois que teve os filhos transformou-se numa louca varrida incestuosa que só faltou é transar com Omar. Mas pelo menos soube criar bem os filhos, fazendo-os odiar uns aos outros eternamente, ensinando a todos seus vizinhos como NÃO criar seus filhos. globoplay.globo.com/v/5566543/?s=0s * Halim - O mais pobre coitado de toda a história, porque ele definitivamente não queria o destino que teve para a sua vida. O seu único sonho era poder transar com Zana a vida inteira até morrer. Era só realizar as suas fantasias sexuais, comer, comer e na hora de gozar por pra fora e gozar no chão e pisar em cima, não haveria erro nisso. Mas sua esposa cismou que queria estragar essa vida de sonhos colocando filhos baderneiros na casa. globoplay.globo.com/v/5592346/?s=0s Como Halim não queria filhos, nunca se preocupou em educá-los, sonhava com o dia que eles se matassem logo e assim pudesse voltar a só transar com Zana. Mas isso nunca aconteceu e ele chega na velhice onde morre broxa com amargura. globoplay.globo.com/v/5589869/ * Rânia - Filha mais nova e aparentemente a única pessoa responsável nessa família de malucos por ser aquela que trabalha para sustentar a casa (ao contrário de Yaqub que trabalha para sustentar a si próprio e seu plano de vingança). O seu único defeito é ficar atiçando os machos das redondezas, inclusive mostrando os pés calçados com salto alto pro Nael, mas nunca deixando nenhum deles comê-la. Acabou então como uma solteira encalhada. * Domingas - Escrava indígena dessa família que está ali apenas para ser uma pobre coitada mesmo, até estuprada foi. Em nenhum momento do livro é mencionado a palavra "salário" para justificar os desmandos que ela sofre naquela casa. globoplay.globo.com/v/5569095/ * Nael - Filho da empregada e o narrador da história. Trata-se de um baita de um bisbilhoteiro que não sabe cuidar da própria vida, está sempre observando o que os outros estão fazendo, ao invés de arrumar algo de útil para ele próprio fazer. É, todavia, o único personagem não barraqueiro da trama, porque ele é daqueles que fica apenas observando os desejos sexuais e os barracos, especialmente os criados por Zana e Omar, para assim escrever seu livro.
@fabianelima8
@fabianelima8 8 жыл бұрын
Tati nesse ano eu estou me dedicando principalmente a literatura nacional. Mas li ou comprei apenas aqueles autores já consagrados. Você me instigou a conhecer um autor contemporâneo. Obrigada ;-)
@lucilenecenabarbosa3660
@lucilenecenabarbosa3660 8 жыл бұрын
Fui apresentada a Milton Hatoum por um amigo aqui em Manaus que ama esse livro e também comecei a amar a escrita do autor. Quero ler agora a HQ, só estou com medo de me decepciona...
@larieh100
@larieh100 8 жыл бұрын
ei menina. o q tu faz aqui kkk
@lucilenecenabarbosa3660
@lucilenecenabarbosa3660 8 жыл бұрын
+Larissa lustosa Oxi garota, sou uma menina que ama livros e vejo tudo sobre kkkkk
@deniseestachamando
@deniseestachamando 8 жыл бұрын
Ainda não li nada do Milton mas tenho muita curiosidade. Muita gente fala bem de sua obra e ele já ganhou o prêmio Jabuti várias vezes. Mais vontade ainda agora :)
8 жыл бұрын
Tatiana, cheguei agora no teu canal e já estou inscrita, porque adorei a tua leitura sobre este livro. Li "Dois irmãos" pela primeira vez em 2009, ainda na graduação em Letras, e me apaixonei. Com o teu vídeo, deu vontade de reler. Vou colocar de meta pra 2016 :)
@DMSJMSJD
@DMSJMSJD 7 жыл бұрын
Oi, Tati! Caso vc assista a minissérie, vc pode fazer um comentário a respeito, falando se ficou fiel ao livro e tais? Espero q sim 😍 rs beijos!
@misstaylorxd
@misstaylorxd 7 жыл бұрын
sim vdd!
@LucasSilva-kh3gm
@LucasSilva-kh3gm 7 жыл бұрын
a minissérie é bem fiel ao livro, inclusive as narrativas e falas; o que varia é alguma ordem cronológica, mas que não altera muito...
@DMSJMSJD
@DMSJMSJD 7 жыл бұрын
Lucas Silva Depois vc pode falar se o final foi fiel também, Lucas? Sem spoilers, por favor rsrs
@amandamatoso1787
@amandamatoso1787 8 жыл бұрын
noooossa! Fiquei super interessada em ler esse livro agora! amo seus vídeos :)
@cristianebaratelli3847
@cristianebaratelli3847 8 жыл бұрын
essa foi a minha melhor leitura de 2015, com toda a certeza. Senhor livraço!
@Navegandoem
@Navegandoem 8 жыл бұрын
Me interessei, vou ler assim que puder!
@psicoross
@psicoross 8 жыл бұрын
Sou manauara e li esse livro para o vestibular, preciso reler e comprar a HQ! Que bom que foi escolhido! Espero que VC leia mais obras do Milton Hatoum! Ótima análise Tati 👏👏👏👏 curto mto seus vídeos!
@Ramon19111997
@Ramon19111997 7 жыл бұрын
Voltando pra ver esse vídeo depois de saber que vai estrear uma minissérie baseada no livro! (:
@MairaBotelhoo
@MairaBotelhoo 7 жыл бұрын
UEA 2016 Tamos aqui.
@josedeoliveira6513
@josedeoliveira6513 8 жыл бұрын
Só de ver você falando, já tenho vontade de ler de novo.
@denisoliveira4895
@denisoliveira4895 8 жыл бұрын
Tatiana é demais! :)
@leilaaraujo723
@leilaaraujo723 8 жыл бұрын
Adoroooo esse canal! Agora falando do livro... Me senti ouvindo a descrição de Esaú e Jacó do Machado de Assis... Muita semelhança no cerne da história e os dramas de uma família com gêmeos que não se dão... Porém M. De Assis coloca os 2 pra se apaixonar pela mesma mulher que por conseguinte tbm se apaixona pelos 2... Ela, faz a gente ficar assim como no do Milton sem saber se gosta do gêmeo 1 ou do 2... Até a forma de o narrador ser alguém próximo que observa a história... No caso de Esaú e Jacó temos o Aires que é uma pessoa de dentro da família e até intervém em alguns desentendimentos dos gêmeos... Dando até uma pitadinha de curiosidade no leitor para ler depois "Memorial de Aires"... Mas vou tentar ler algo do Milton, gosto de aproveitar o que há de bom de autores contemporâneos.
@Helenna112
@Helenna112 7 жыл бұрын
Tô assistindo a minissérie,pelos cenários e por ser em Manaus , dá a maior vontade de ler😃
@Colburnn
@Colburnn 8 жыл бұрын
Fiquei tão feliz que esse livro ganhou o você escolhe e adorei seu video sobre ele.
@keyseanesilva
@keyseanesilva 8 жыл бұрын
Fiquei tão feliz pela Tati ter gostado desse livro. Eu li em 2005 pra um vestibular aqui da minha cidade (que por sinal é Manaus) e é um livro bem famoso por aqui. Sugiro que a próxima leitura seja cinzas do Norte, viu?
@leticiabonfim1
@leticiabonfim1 6 жыл бұрын
SPOILER. O pai nem queria ser pai... via todos os filhos como intrusos e pra piorar a mãe era apaixonada por um dos gêmeos. Aí ficava difícil....
@LendoaEstante
@LendoaEstante 8 жыл бұрын
Sempre tive curiosidade para ler esse livro, mas não imaginava que fosse assim. Lerei mais pra frente, bju!!!!
@leonardobernardes2883
@leonardobernardes2883 8 жыл бұрын
Gostei de conhecer mais um autor nosso :) Tati, adorei o vídeo, sempre trazendo muitos pensamentos. Como sou do Rio, sempre hesito em ler livro sobre outros estados (bobo, né?). Porém seu vídeo de encantou, mas acho que o enredo não cabe a mim no momento. Não quero mais famílias tristes, por enquanto. Ótimo vídeo, te adoro!
@jonataschagas5999
@jonataschagas5999 8 жыл бұрын
"Puxando a sardinha" kkkkkkk adoro ela!
@miguela.akelneto9626
@miguela.akelneto9626 8 жыл бұрын
Acho incrível tudo que o Milton escreve, é até difícil decidir qual é meu livro favorito! É super da hora ler as partes que se passam em praças, ruas ou algum lugar conhecido aqui de Manaus ... conhecer a cidade deixa muito mais prazerosa a leitura... eu me sentia parte do universo da história! Sobre a Ditadura eu indico o "Cinzas do Norte", nesse essa questão é mais explorada. Achei o vídeo maravilhoso assim como o canal, continue assim! Se vc quiser fazer outros vídeos sobre as outras obras do Milton... sinta - se à vontade ! Vc já possui algum outro livro dele?
@carolmouravieira2258
@carolmouravieira2258 2 жыл бұрын
Li por causa de uma atividade da faculdade. Simplesmente gostei muito, e é possível a gente realmente se envolver com os sentimentos dos personagens a ponto que não querer parar de ler kk. Outra coisa que me deixou bem empolgada na leitura é que sou manauara e moro próximo de onde se desenvolve o livro, próximo ao Centro da cidade, então alguns bairros e locais ainda existem com esses nomes como Mercado Adolpho Lisboa, o Rodway, bairro do Educandos, a escadaria... Muito massa!
@brunaosasco
@brunaosasco 8 жыл бұрын
Tati já foi pra minha lista!!! quero muito ler os 2.
@NerdQuest
@NerdQuest 8 жыл бұрын
Um amigo fez justamente isso de ler a HQ logo após o livro e me contou exatamente o que tu falou no vídeo, coisa que eu não senti por ter lido direto a HQ.
@julianopenha2019
@julianopenha2019 8 жыл бұрын
tati você é o máximo
@claucoelho
@claucoelho 7 жыл бұрын
Li o livro Tati, e adquiri a HQ. achei diferente imensa, mas adorei! 😘
@saragraciana6267
@saragraciana6267 8 жыл бұрын
Essa foi a minha última leitura de 2015 e eu amei. Como você falou Tati, é um dedo na ferida de muita gente rs nos faz pensar em muita coisa e eu fiquei com vontade de socar a cara da mãe deles hahaha Vou procurar a hq que eu nem sabia que existia rs Beeijos linda 😙
@paragrafosparagrifos2511
@paragrafosparagrifos2511 8 жыл бұрын
Colocando na lista em 3... 2... 1...
@ellenvitoria4215
@ellenvitoria4215 8 жыл бұрын
Finalmente vídeo novo, né Dona Tati???
@livrosoverrated
@livrosoverrated 8 жыл бұрын
+Ellen Vitória Ela postou vídeo no domingo, como assim finalmente? Isso deve dar nos nervos de quem faz vídeos
@ellenvitoria4215
@ellenvitoria4215 8 жыл бұрын
+livrosoverrated primeiro eu faço vídeos e não consigo ficar um segundo sem fazer os mesmos e segundo eu disse isso pq eu sou realmente fã da Tati e fico esperando ansiosamente um vídeo novo Entendeu, ou quer que eu explique mais???
@ComparandoLivrosLilica
@ComparandoLivrosLilica 8 жыл бұрын
Amei a temática de Dois Irmãos. Ainda não li nada com essa perspectiva de rejeição familiar como contemporâneo. Só fantasia. Interessante. Mais um +1
@veemente
@veemente 8 жыл бұрын
Ler a HQ depois do livro,vai sentir faltas de detalhes mesmo,normal.Gostei do vídeo e o livro e a HQ parece ser muito bons.
@beatrizcavalcante3410
@beatrizcavalcante3410 8 жыл бұрын
Tati, gostaría que lesse os livros da Lionel Shriver, especialmente o "mundo pós aniversário" que não é tão famoso quanto precisamos falar sobre o kevin, mas é muito bem escrito. Espero que goste dela. beijos
@helenkaiper9395
@helenkaiper9395 8 жыл бұрын
Tati, adoro teus videos! Fico sempre no aguardo do video novo! Hehe um beijo grande! :)
8 жыл бұрын
Tati, você já leu O quarto fechado, da Lya Luft? É tão fantástico!
@leticiabonfim1
@leticiabonfim1 6 жыл бұрын
Esse livro é muito bom!
@ellenvitoria4215
@ellenvitoria4215 8 жыл бұрын
Interessante que todos os livros que eu escolho não são os escolhidos
@josefaduarte6736
@josefaduarte6736 8 жыл бұрын
Tati, se tiver a oportunidade, leia o livro de crônicas dele. Chama "um solitário à espreita". Recomendo.
@brunacezario23
@brunacezario23 8 жыл бұрын
Tati, esse ano vai fazer mais uma parte dos melhores livros da vida? Adoro suas indicações, beijinhos.
@camilalazarim4523
@camilalazarim4523 8 жыл бұрын
Tati, faz a resenha de Duna! Por favor! (procurei e não encontrei no seus videos)
@CorreNina
@CorreNina 8 жыл бұрын
Tatinha, eu li "2 irmãos" apenas em quadrinho e, honestamente, não gostei tanto! Porém, todo mundo fala muiito bem do livro do Hatoum e tenho muita vontade de ler. Bêjo :*
@alodiabo
@alodiabo 8 жыл бұрын
que legal um autor bom aqui da terrinha. fiquei curioso em ler e saber mais sobre a ditadura aqui e eu sempre pergunto aos meus familiares mas ninguém sabe responder
@claudioaugustomartins9035
@claudioaugustomartins9035 7 жыл бұрын
vou comprar o livro Dois Irmão + HQ Dois Irmãos a Mnisserie em 10 Capitulos de Luiz Fernando Carvalho com Grande Elenco
@Rodrigo_Oliveira.
@Rodrigo_Oliveira. 8 жыл бұрын
Tati, já leu A Mulher que Escreveu a Bíblia, do Moacyr Scliar? É da Companhia das Letras também. Já comecei a ler umas duas vezes, mas sempre passo outro livro na frente. O início é bem interessante.
@MichelleLiberalesso
@MichelleLiberalesso 8 жыл бұрын
Ótima resenha, Tati. Esse livro está na minha lista do ano, espero ler loguinho! ; ) Bj
@jessicamoliveira
@jessicamoliveira 8 жыл бұрын
Será minha próxima leitura!
@isadoravarottotrestambores
@isadoravarottotrestambores 5 жыл бұрын
eu tambem tenho Feltrin como sobrenome haha
Люблю детей 💕💕💕🥰 #aminkavitaminka #aminokka #miminka #дети
00:24
Аминка Витаминка
Рет қаралды 662 М.
Parenting hacks and gadgets against mosquitoes 🦟👶
00:21
Let's GLOW!
Рет қаралды 13 МЛН
7 Days Stranded In A Cave
17:59
MrBeast
Рет қаралды 97 МЛН
Happy birthday to you by Tsuriki Show
00:12
Tsuriki Show
Рет қаралды 12 МЛН
DOIS IRMÃOS - FUVEST - Profa. Dra. em Literatura pela USP, Miriam Bevilacqua
28:06
Biblion - Miriam Bevilacqua
Рет қаралды 10 М.
Milton Hatoum no Programa do Jô
25:53
Karl Krazuz
Рет қаралды 19 М.
A Montanha Mágica (Thomas Mann)
30:10
tatianagfeltrin
Рет қаралды 203 М.
O irmão | Milton Hatoum
51:33
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 6 М.
Milton Hatoum é o entrevistado do Trilha de Letras
27:48
TV Brasil
Рет қаралды 3,4 М.
...E o vento levou (Margaret Mitchell) Livro + Filme | Tatiana Feltrin
22:46
Verity (Colleen Hoover) | Tatiana Feltrin
42:21
tatianagfeltrin
Рет қаралды 69 М.
DOIS IRMÃOS | FUVEST | Milton Hatoum | Resumo + Análise
38:09
Leio, Logo Escrevo
Рет қаралды 34 М.
Люблю детей 💕💕💕🥰 #aminkavitaminka #aminokka #miminka #дети
00:24
Аминка Витаминка
Рет қаралды 662 М.