Engraçado como as coisas são relativas né. Ela fez um vídeo dizendo o quão se sente pra trás, e ela conseguiu morar só, conseguiu estudar, sabe falar inglês e etc. Eu tenho 29, sou atendente de telemarketing, ODEIO meu emprego, não tenho a mínima previsão de quando vou sair de casa e nem conseguir ingressar numa faculdade. Eu só queria ter uma vida como a dela. Não é desmerecendo o sofrimento dela, só estou mostrando como as coisas são relativas e cada pessoa tem um tipo de sofrimento
@leticiamv2 ай бұрын
Verdade, tô quase na mesma
@chorumelas2 ай бұрын
Aprendi uma coisa que me tirou desse ciclo depressivo. Independente do que vc faz e ganha, seja feliz com o que tem. Esquece esses papos de golpistas de internet, que morar com os pais e ser CLT é coisa de fracassado, etc. Viva a vida, mesmo com pouco dinheiro, aproveite os seus pais enquanto sao vivos, sua familia, vá em lugares que gaste pouco ou nada, não falta lugar assim, como parques, trilhas, montanhas, florestas, rios, praias, etc... e apenas viva o presente, pois pensar somente no futuro só faz mal e deixa a gente em uma eterna prisão mental, cheios de ansiedade e depressivos por "nao estar" conseguindo as coisas. Eu passei em concurso publico fazendo trilhas na floresta da tijuca, emagreci 30kg nisso, caminhava sozinho estudando com fone de ouvido, tudo baixei gratuitamente na internet para escutar no fone, basta adaptar que um dia tu passa na faculdade ou em cargo publico, se for essa sua vontade é claro.
@mesterorange81812 ай бұрын
@chorumelas obrigado e parabéns pelas conquistas!!!!
@ravel74712 ай бұрын
Mano trabalhei 1 ano e meio com telemarketing, muito ruim, dei meu máximo pra sair o quanto antes disso, hoje sou programador mas caso eu seja demitido vou procurar algo MT longe de telemarketing por que ninguém merece
@annejustino34762 ай бұрын
e eu só queria ter pais pra ter pra onde ir, caso fique sem renda
@jumutano2 ай бұрын
Minha mãe morreu em 2022, a melhor coisa que eu fiz foi desistir por 2 anos e passar um tempo com ela, no começo me cobrei muito por vergonha mas hoje eu fico feliz demais de ter "fracassado"
@guimeph2 ай бұрын
Passei por algo semelhante, minha mãe morreu início de 2020, não por covid, mas por algum motivo eu tinha decidido ir morar com ela em 2018, tinha 33 anos, larguei emprego bom e fui morar no mato com ela, fiquei fazendo uns bicos de dev pra ajudar no mínimo, foi a melhor decisão que eu podia ter feito, como disse foi meio do nada, mas passar os últimos qse dois anos ao lado dela antes dela ir, depois de 18 anos longe de casa, inexplicável. Passei por deprê pos isso tudo, tô falido e num emprego ruim hj, mas foi minha melhor decisão.
@moacirs.deazevedo-hy3db2 ай бұрын
@@guimeph Cuido da minha que está no fim de sua vida. Gostaria de ainda estar trabalhando, mas fiz a escolha certa, tal qual você. Valorize seu tempo dedicado a ela. Muitos em secreto, serão sempre seus admiradores pelo seu gesto.
@alanroberto80582 ай бұрын
Sinto mto por sua dor. Meu pai faleceu em 2022 tbm.
@damypororoca15572 ай бұрын
Eu também passei por algo parecido. Meu pai teve câncer e eu preferi dar um tempo nos estudos pq eu tava muito mal. Ele faleceu e eu tive q enfrentar uma depressão fudida com luto. E depois tudo ficou mais difícil. Depois de 10 anos... só agora eu me sinto bem.
@re4hdmodlifeinhell1444 күн бұрын
Fez certo meu amigo
@luccasfariaoliveira74022 ай бұрын
tenho 33 e tenho um emprego de escala 12/36. isso me deixa numa situação melhor. Mas eu não conquistei muitas coisas mas eu tenho pessoas. E gente precisa de gente. Só um ser humano pode resgatar o outro. tomo meus remédios e isso me ajuda, e estou bem. E vivo um dia de cada vez. pra você que lê, Deus te abençoe e cubra de alegria. Sempre há um tempo pra gente.
@marciacioran5422 ай бұрын
Nessa idade ? Que remédio vc toma?
@SimplesmenteLucao2 ай бұрын
Amém 🙌❤️
@luccasfariaoliveira74022 ай бұрын
@@marciacioran542 eu tô bem. Vou me casar e acredito na vida. Os remédio são detalhes.
@marciacioran5422 ай бұрын
@@luccasfariaoliveira7402 vc vai se casar?
@ritagalvao38492 ай бұрын
Tenho 30, às vezes sinto que poderia fazer muito mais, ter conquistado muito mais, mas o lugar que estou já é muito bom. E, de fato, o que me deixa mais feliz nesta vida são as pessoas que estão comigo e todo o amor que dou e recebo.
@rachel_dawn_amber2 ай бұрын
pandemia tirou 2-3 anos das nossas vidas, quem é jovem deixou de viver experiências formativas e agora tem que lidar com o que sobrou, e se sentir constantemente atrasado
@re4hdmodlifeinhell1444 күн бұрын
Imagina o que o capitalismo já tirou
@Spyworion2 ай бұрын
Com 35 anos, divorciado, morando com meus pais... Concursado, com a guarda do meu filho e sustento a casa. Foi tudo como planejei? Longe disso... Mas aprendi a ser grato por tudo que tenho.
@IvisLorran2 ай бұрын
Seu filho vai ter lembranças com os avós, perto da família, sem necessidades. Todas bençãos pra sua família, irmão
@guim492 ай бұрын
Tô na mesma situação...
@felipeandrade12167 күн бұрын
Pois é. Isso que falta Nela: ser grata.
@FilipeBrandaoRibeiro2 ай бұрын
Tenho 25 anos, esse ano de 2024 passei no concurso da prefeitura da minha cidade pro cargo de Auxiliar de serviços gerais, eu sou o cara que limpa o chão... Desde então uma angústia que eu sentia nunca mais me afetou, não ganho um dinheiro que dá para realizar todas minhas vontades materiais mas consegui voltar pra faculdade e estou cursando pedagogia na federal. Só do meu trabalho não gerar lucro a pra ninguém (trabalho em uma casa de acolhimento) já me sinto muito mais feliz. Quero ser produtor musical, tô juntando dinheiro pra fazer um curso, a única coisa que espero da vida é que um dia eu consiga transformar oq eu sinto em música. Desapegar de conquistas materiais me deixou muito mais feliz!
@martins_brunac2 ай бұрын
Parabéns pela sua simplicidade e sucesso na caminhada! 😊
@FilipeBrandaoRibeiro2 ай бұрын
@@martins_brunac obrigado Bruna, que sua caminhada seja repleta de vitórias 🙏🏾
@caioso22 ай бұрын
Vc não precisa de um curso pra ser produtor musical, basta um pc, um fone e força de vontade. Tem tudo que vc precisa de graça na internet
@FilipeBrandaoRibeiro2 ай бұрын
@@caioso2 Entendo esse pensamento amigo, mas um bom curso organiza de forma metódica tudo que vc encontra na Internet de graça... E considerando que eu estudo e trabalho, isso seria uma vantagem enorme pra min que teria que conciliar sonho e sobrevivência!
@caioso22 ай бұрын
@@FilipeBrandaoRibeiro Não é pensamento, é minha realidade. Eu produzo música desde 2014 e aprendi tudo de graça. Até cursos q vc compra, tem de graça. Falo isso pra te motivar, não espere ter dinheiro pra um curso e ai então ir atrás do que vc quer, sendo que vc pode começar agora
@anacarolinasilvadejesus68902 ай бұрын
Olha Luidi, me senti contemplada com a sua fala. Eu sempre fui muito estudiosa, porém ninguém da minha família tinha terminado nem o colegial. Aí me tornei mãe muito jovem, com 21 anos, e aos 26 anos entrei para uma faculdade. Minha família quase morreu de orgulho! Realizei meu sonho e sou cientista da área de biotecnologia. Sou pobre e vou morrer pobre... A sensação é meio frustrante, mas é isso. Eu tenho mestrado, doutorado e tô concluindo a segunda graduação e continuo contando o dinheiro da mortadela. Ahh, tenho 39 anos.
@pedroferreira56302 ай бұрын
O sentimento da nossa geração é basicamente que estamos atrasados. Me sinto assim o tempo todo. Tenho 35, casado e com filho pequeno, tô no pós-doutorado e ate consigo pagar as contas e sobreviver. Mas aquela estabilidade que nos foi prometida tá muito, mais muuuuuito longe. Isso é meio desesperador, mas temos que seguir.
@joaom8662 ай бұрын
Tô com 27 anos e o meu mental oscila entre uma esperança absurda e um sentimento de fracasso iminente. O que mais me pega nessa fase da vida é ver que tenho menos amigos. Nos últimos 2 anos, meu ciclo diminuiu DRASTICAMENTE. Eu procuro valorizar quem tá ao meu lado, mas eu confesso que tenho dificuldade de lidar com a realidade de que eu não sou, como eu pensava ser, um cara com muitos amigos e muito querido. Talvez eu nem seja tão querido para muitas pessoas, e aí tu trava o sistema legal.
@guilhermeknappe46622 ай бұрын
Normal gente, meus amigos ricos continuam ricos, os classe média também e os pobres também, com raras exceções. A ideia de mudança de classe social é uma falácia, o ruim da nossa geração é que as redes sociais e os malditos coaches ainda passam a ideia de meritocracia e que algum dia teremos aquele carro de luxo ou aquela mansão, como se essas coisas fossem importantes na vida. Fiquem com sua família, seus animais de estimação, curtam as coisas simples. A vida não é uma corrida, e a gente acreditou e acredita em muita coisa ainda que nem sequer faz sentido. Todo mundo tem sucesso em estar mais um dia nesse planeta, em conseguir resistir a todos os problemas e adversidades. Parabéns pra gente.
@mariacarolinadelara2 ай бұрын
39 anos, voltei pra casa da minha mãe e pago com a alma o aluguel do meu espaço. Me formei em Moda, atuei como designer gráfico e hoje sou confeiteira de doces veganos... parece que tudo que eu fiz e me dediquei não me levaram pra lugar algum! Me sinto numa areia movediça! Em 2019 minha vida estava se alinhando, mas a pandemia me derrubou de uma forma que só pela misericórdia...
@NathLiaMarques2 ай бұрын
Te levou para muitos lugares. Pensa que você viveu várias vidas e não uma só. Cada caminho que você trilhou foi uma vida, uma experiência e que isso tudo moldou e molda quem você é.
@ronnybenodri93952 ай бұрын
Nossa …msm idade e msm coisa comigo…eu me sinto um verdadeiro fracasso
@thiagofelipe18632 ай бұрын
36 anos, sem emprego e sem perspectiva de melhora. Parece que fazer planos não serve de nada, pois a vida vai lá e destrói tudo
@mariacarolinadelara2 ай бұрын
Se juntar todo mundo a virada de ano no caps vai ser incrível! Sinto que fomos todos enganos por filmes e a realidade veio pra jogar a gente no chão. Como que levanta se o capitalismo cobra algo impossível na economia atual?
@robertaavila47442 ай бұрын
Pelo menos você voltou pra casa da sua mãe. Eu tenho 38 e nunca saí 🤡
@vcosta952 ай бұрын
Tenho 29 anos, moro com meus pais, desempregado, sem amigos e obviamente sem namorada rsrsrs, sou grato por ter um teto, mantenho uma rotina de estudo para ocupar a cabeça, mas é difícil ter esperança quando tudo em sua volta vai desmoronando, que todos os esforços que você fez e faz pra ter uma vida melhor não te levam a nada, são tantas decepções que hj já nem dói mais (ou finjo que não dói), a pior parte é não dormir direito com tantas preocupações e ao acordar sentir, tristeza, angustia e fingir que está tudo bem pra não preocupar meus pais. Não consigo vislumbrar um futuro bom pra mim, tenho certeza que vou morrer sozinho, só queria construir algo pra mim, me sentir minimamente realizado, ter um pouco de afeto. Desculpa utilizar isso aqui como desabafo kkkkk, mas não tenho muitos pessoas para conversar.
@sherryholtter28402 ай бұрын
Sinto muito pela sua situação! Sei que não precisa de discurso de incentivo agora, mas sinceramente: em 2018 eu vivi uma sucessão de traumas, foi o pior ano da minha vida. Não entrei na faculdade, não tinha dinheiro, dependia dos meus pais (com quem vivia brigando), meu ex me largou e um mês depois tava com outra, uma pessoa que eu gostava muito se suicidou, só consegui emprego como telemarketing e passava 6 horas do meu dia levantando cedo pra ser xingada, perdi 5 quilos e pensava em suicídio. Corta pra 2024, me formei em jornalismo (e fiz um tcc contra o suicídio, dando voz as famílias), vou casar com o melhor cara que eu conheço, consegui vir morar sozinha, tô na pós já. Quando a gente tá sofrendo, parece que tudo acabou e que não tem mais pra onde correr, mas sinceramente: a vida sempre se movimenta, apesar da dor, a vida é muito maior que nós. Uma coisa que me ajudou muito foi terapia, caso você ainda não faça, verifica a disponibilidade na UBS perto da sua residência ou a possibilidade de atendimento social nas faculdades de psicologia da cidade. Te desejo muita sorte e força!
@m4rk1772 ай бұрын
Força brother, passei por algo parecido com o que vc está passando e tenho certeza que também irá melhorar pra vc. Com 29 anos Hoje em dia vc aí da tem uma vida pela frente camarada... Enfim, pode parecer clichê, mas essa má fase irá passar. Tenta focar em algo que vc goste e alguém que vc ama de vdd...
@ebcoutinho2 ай бұрын
Força irmão! Foca nas coisas que você tem, seja grato por elas, pelo teto, pela vida dos teus pais, pelo banho quente, pelo alimento e pela cama confortavel. Focar no que temos e cultivar a gratidão alivia o peso de estar nessa situação. É o primeiro passo para sair desse estado mental, eu sei disso, já estive ai!!! Que Deus estaja contigo e seja tua luz em meio as sombras!
@RmR_332 ай бұрын
É só uma fase ruim..usa esse tempo sem trabalho e estuda pra algum concurso de prefeitura que são fáceis..o importante é não se conformar.
@lari58552 ай бұрын
Cuida dessa parte do teu sono porque isso destrói qualquer ser humano! Se não puder ir ao médico agora, procura por higiene do sono, são hábitos que todo psiquiatra manda a gente ter pra dormir bem, e ajuda mais que muito remédio, posso garantir kkkkk
@felicioferreiramneto21102 ай бұрын
Eu acreditei que bastava sair bem nas provas, fazer uma faculdade que o resto aconteceria naturalmente, foi ai meu erro.
@papagaiomatuto2 ай бұрын
seu, o meu e de milhares e milhares de pessoas mas era o que nos venderam durante anos e anos a fio, mas a realidade é outra
@girlJB1002 ай бұрын
Eu tbm kkkkk só fiz estudar e tenho o q? Nem emprego.
@MM-cb7hm2 ай бұрын
a coisa mais importante que uma pessoa tem que ter no brasil é os contatos certos. é ter qi como dizem
@gatirenan2 ай бұрын
kkk depende a faculdade, medicina é assim, por enquanto
@Guilhermechomp2 ай бұрын
Uma geração inteira foi enganada por esse discurso
@luloureiro29212 ай бұрын
Minha geração que tá com 40 então…n tinha nem internet pra gente ouvir alguém que refletisse algo, era só ouvir os pais e os avós e ser comparado com os outros. Sensação de fracasso acorda e dorme comigo.
@fabianamatano25122 ай бұрын
@@luloureiro2921 Bingo!! Isso me dói muuuuuito. Só aprendi bobagens com familiares q nunca me aceitaram. E só queriam empurrar seu viés de mundo goela abaixo. Somando isso com questões de economia / política de um país, dá ruim pra gente $.
@guilhermerls22722 ай бұрын
Pois é, e dizem q "antigamente era melhor" rs. Nesse aspecto não era não! E aí de vc se "saísse da rota"... Se tivesse uma opinião diferente... Era MASS4CRAD0(A). Bom, até hj né, porém hj há uma liberdade maior, podemos escolher como vamos viver.
@PatriciaOtero-p9uАй бұрын
Exatamente. Os sentimentos são muito parecidos, mesmo em gerações diferentes. A gente tb precisava sair da escola e entrar na faculdade...casar e ter filhos e a tal linha reta. Não tinham metade das opções que a geração dela já tem, é uma questão de saber lidar, é foda. Tb não estou desmerecendo o sentimento dela, mas assim é a vida.
@flavialuiza76012 ай бұрын
Nasci em 86, Fiz faculdade pelo prouni com bolsa integral, o que foi uma surpresa para a minha família, pois achavam que eu seria caixa de supermercado e hoje sou servidora pública no tribunal superior do trabalho
@davidtt3141Ай бұрын
Fez com quantos anos moça?
@felipebastos75392 ай бұрын
Eu amo ler os comentários aqui e ver que eu não sou o único. Mas me sinto muito depressivo hoje em dia (tomo medicação pra pânico e depressão) mas o que mas sinto peso é como se eu não tivesse utilidade. Me sinto sozinho e desconectado da realidade. Parece que é muito esforço pra nada. Tipo pra que?!!! Meus pais já morreram, meus irmãos já são mais velhos que eu, sou solteiro, questiono meu gênero. Eu só tenho minha gata pra criar… eu sempre penso se eu morrer ela vai morrer de fome em casa… Mas é isso aí, muito esforço pra nada.
@eb1234able2 ай бұрын
Cara, eu me tornei um professor de inglês , história, geografia e acabei sendo empresário , hoje tenho 70 anos, e ainda continuo tocando a minha vida, vendo o que consigo deixar prá meus filhos, um beijão pra todos
@giovannapereira78572 ай бұрын
Obrigada por compartilhar ❤
@SE_aventurandonamoto3 күн бұрын
Naquele tempo tudo era mais fácil velho Zé ruela
@kyandi55822 ай бұрын
Minha mãe hoje tem 45 anos, passou 24 anos presa num relacionamento abusivo onde meu pai não a deixava estudar e trabalhar, 100% dependente dele. Ela conseguiu sair desse relacionamento faz um ano, hoje ela está se formando no EJA, trabalhou como açougueira, e agora está querendo fazer seu curso e quem sabe fazer a faculdade. Ela é a minha maior fonte de inspiração, e nada pra ela está acabado. Não é como ela queria, como ela sempre me diz, mas ela é muito grata por todas as oportunidades. ❤
@lobodosmares0072 күн бұрын
a culpa é exclusivamente dela. Aceitar um cara abusivo é idiotice.
@farmarxista2 ай бұрын
Para as pessoas que se sentem mal, q falharam e tudo mais, que mais cometeram erros do q acertos e que estão sozinhas deixo uma frase que surgiu na minha mente em um momento muito depressivo que passei: "Ainda não construí para mim um belo jardim, mas por onde passei plantei sementes de bondade" Ainda temos tempo, ainda temos pessoas boas e ainda temos um belo mundo por ai... Continuem em frente.
@auroraenough-s3f2 ай бұрын
❤️
@AnderçoumItauskk2 ай бұрын
❤❤
@MaiconSantos-gl7uz2 ай бұрын
Lindo na teoria mas na prática quero ver
@pedrotrindade31042 ай бұрын
perdi meus pais em 2022. Depois que terminei o ensino médio em 2019 comecei a alimentar um sentimento muito grande de frustração a cada vez que eu nao passava no vestibular. Minha mãe foi diagnosticada com câncer terminal e passei o tempo todo com ela e cuidei dela ate o fim, até o último suspiro (literalmente). Tambem pude estar no fim da vida do meu pai ao lado dele, tudo isso com pandemia rolando. Entrei na faculdade logo depois disso e hoje eu sei que teria pouquíssimo tempo pra isso estar com eles. Foi duro, mas tudo na sua hora.
@felipeaugustodias6812 ай бұрын
Meus sentimentos meu amigo. Sua história é muito bonita e se orgulhe disso, você tem muita força dentro de si.
@Dani28R2 ай бұрын
Muito foda isso cara, eu também quero demais cuidar dos meus parentes até o último dia, tenho um privilégio muito grande deles serem as pessoas mais amáveis da minha vida e quero retribuir isso até onde eu conseguir
@matheusaguiar99322 ай бұрын
Deus te proporcionou isso, ele sabe o momento certo de tudo
@onça_pintuda9992 ай бұрын
Força man 💪
@Lisn7772 ай бұрын
Boa sorte na sua jornada!
@SVictor112 ай бұрын
O problema de sentir que a vida passou e que não conseguiu completar nada, é olhar para o futuro e não ter esperanças que as coisas irão melhorar...
@EvandroSiol2 ай бұрын
6:14 Nossa, nos anos 90 eu era tão pobre que com 15 anos eu achava que só teria um computador aos 30, depois de juntar dinheiro (o crédito não era fácil pra pobre), pois custava uns 5X salários do meu pai, faculdade custava uns 3. Eu não tinha perspectiva alguma de futuro, me imaginava fazendo trabalho braçal apenas. A tecnologia evoluiu rápido, os preços baixaram, e aos 19 comprei um notebook. Mas tive que pedir demissão do telemarking e ainda precisei emprestar R$200 pra comprar à vista, pois nenhuma loja me vendeu parcelado. Fiz ENEM, ganhei bolsa 100% do PROUNI e minha vida mudou... o notebook foi essencial para o estudos. Mas 99% dos pobres que conheci, continuam basicamente no mesmo lugar financeiro de dificuldade, exploração no trabalho, etc. Ou seja, meritocracia é uma farsa, o pobre que sai da miséria é uma excessão, não uma regra. E mesmo quem sai, ainda tá em desvantagem com o rico, que sempre teve tudo do bom e do melhor. É uma competição desleal, o capitalismo é feito pra gente se f0d3r. Eu sei que Faculdade hoje não é mais garantia de sucesso, mas ainda é uma vantagem. Então continuem na luta, estudem e se radicalizam à esquerda.
@leonardomarques76962 ай бұрын
Meritocracia, É EXALTADA E FESTEJADA NO(Ainda)brasil. prefiro chamar BOSTIL E SEU PUBLICO ídem.
@JohannesKepler80902 ай бұрын
No que se formou amigo?
@EvandroSiol2 ай бұрын
@@JohannesKepler8090 em Publicidade, jovem. Mas eu fugi da área, pois agência de publicidade é muita exploração. Hoje trabalho com design de serviço.
@Marcelo1945able2 ай бұрын
Bravo. Comentário perfeito. Ver que alguém sabe reconhecer quem o ajudou é gratificante.
@patriciafreitas19742 ай бұрын
Tenho 39 anos desempregada, sem filho, sem marido e ainda morando com minha mãe também estou me sentindo perdida na vida, podia ter conquistado mais mas não consegui mas ao menos Deus me deu pais maravilhosos e sei que tudo nessa vida é passageiro portanto não desistam
@lidianegoncalves69152 ай бұрын
Fico tão triste em pensar que tipo, como assim não é só a gente querer? Como assim mesmo nós nos esforçamos nós não vamos alcançar? É tudo tão difícil, o que aconteceu sabe? Não tinha que ser impossivel, e hoje ter o mínimo é praticamente inalienável.
@stn4181Ай бұрын
29 anos, morando com minha mãe e meu irmão mais novo -perdi meu pai há dois meses-, desempregado, estudando pra concurso mas... Sem grandes expectativas. Depressão é um peso na minha vida há pelo menos dez anos.
@sidneymorais2 ай бұрын
Tenho 42, faço 43 semana q vem (21 de outubro). Desempregado, com a mensalidade da escola de minha filha atrasada. Vários cursos feitos, várias faculdades iniciadas e abandonadas (geralmente porque nao tinha condições de pagar, eu abandonava) e hoje estou mais uma vez estudando, fazendo faculdade pública graças ao Prouni. Infelizmente estudar e ter problemas, como se preocupar com as contas a pagar não é nada fácil! Uma consulta particular pra avaliar minha sanidade mental (psiquiatrica) é mais de 700 reais aqui em Salvador... Então sigo em frente, tentando sobreviver.
@mariaeduardadesouzajeveaux34162 ай бұрын
vai dar bom! só paramos quando morremos!!!
@Razi82-zg5mq2 ай бұрын
Meu psiquiatra cobra 350 na consulta e o cara é muito fera, professor da Federal daqui. Se tiver interesse responde que passo o contato.
@mcmiterio2 ай бұрын
se vc já tem 43 anos seguindo firme e forte, então não vai desistir nunca. Força, foco e fé, parceiro. 🙏
@marcio6032 ай бұрын
Procura o pessoal do coletivo Soberana. Eles tem um grupo de psicólogos q atendem de graça ou quase. Vale muito a pena!
@karinealmeida88062 ай бұрын
siiim , eu participo desse programa e é muito bom. Basicamente você paga o que pode. Caso queira mais infos, chega junto aqui Sidney. Um abraço.
@rafadordolini2 ай бұрын
@12:02 Discordo totalmente dessa falsa memória. Meus pais passavam perrengue, mas só meu pai trabalhando conseguia tankar uma casa e comprar uma nova ainda melhor. Duvido fazer isso hoje.
@And_Fel-wq7yl2 ай бұрын
É o trecho da música do Renato Russo, "Tempo Perdido": "O que foi prometido, ninguém prometeu." Essa frase sempre me pega, a gente tem ideia de que fomos prometidos tanta coisa no futuro, mas quem prometeu? Que todo estudo, esforço, dificuldade seria compensado... Mas quem cobrar pela promessa?
@leoaraujo30212 ай бұрын
Quem prometeu? A TV, internet, Hollywood, Globo, SBT, Record, NEOLIBERALISMO. E se vc não conseguir? A CULPA É SUA. É o que eles dizem.
@chicolin10212 ай бұрын
@@leoaraujo3021 exato!!
@And_Fel-wq7yl2 ай бұрын
@@leoaraujo3021 Sim, porém é apenas fumaça, no fim não tem quem vá pagar pela promessa.
@rhuanrizzi2 ай бұрын
@@And_Fel-wq7yl Não cobre de si mesmo e já vai estar ótimo, pq o pior nem é todas essas promessas terem sido mentiras, é a voz na sociedade à nossa volta e na nossa própria cabeça dizendo que a culpa é nossa por termos "fracassado" em alcançar algo que nunca foi nem possível. A vida já é desgraçada demais sem esse peso extra enorme nas costas
@fumalyson2 ай бұрын
@@leoaraujo3021 nos sabemos que o sistema de certo modo promete isso mas como vc cobra o sistema dps? kkkkk, vc n cobra, e como vc mesmo disse, o sistema aponta o dedo na tua cara e te chama de falho.
@mariaedileiabarbosamarinho58422 ай бұрын
Não é só você Luige. Eu nasci em 78 e quando terminei o ensino médio em 97 tive que começar a trabalhar, só ingressei na faculdade em 2009, fiz curso técnico incentivado pelo boom dos biocombustíveis e a Lava Jato levou embora, hoje eu estou com quase 46 anos cuidando da minha mãe acamada, desempregada e sem esperanças
@karinaroque18672 ай бұрын
Tenho 35 e há 2 anos tive um diagnóstico de câncer de mama e voltei a morar com a minha mãe. Sofri por um tempo um luto por uma vida que eu tinha. Graças a Deus fiz o tratamento e hoje estou em remissão e priorizando minha saúde. Estou em fase de transição profissional e enxergo o apoio da minha mãe fundamental para a reconstrução da minha nova vida!
@adr-plump2 ай бұрын
Esse ano vai completar 10 anos que trabalho com telemarketing. Iniciei e larguei várias universidades e vivo com depressão há anos. Fui diagnosticada há uns 5 anos (e nem consigo continuar o tratamento). Provavelmente, minha depressão é proveniente de alguma outra questão não diagnosticada, mas dinheiro sempre será um problema. Eu já morei sozinha, fui morar em Sampa e passei bastante perrengue sem contar nada para minha família. Acabei voltando para casa. Todos os meus trabalhos me provaram o quanto eu sou substituível (implícita ou explicitamente). Entre idas e vindas, agradeço por ter uma mãe que, apesar de não compreender toda minha esquisitice, me aceita como sou e me deixa viver aqui (com meus dois gatos). No ensino médio, larguei o técnico integrado no ano da minha formação e entrei no EJA para concluir o ensino. Atualmente, iniciei um curso de engenharia de software, mesmo sabendo o quanto fui chamada de burra minha vida escolar inteira, e mesmo tendo achado impossível entender lógica de programação lá no ensino médio. Treze anos depois, estou calmamente aterrorizada, começando o primeiro trimestre e pensando: "Queria pelo menos concluir e entender 50% de tudo que estudar", "Será que estou jogando no lixo o pouco dinheiro que ganho?", "Será que meu trabalho atual não vai me mandar embora, e eu vou ter que largar tudo quando estiver super feliz no curso?", "E se na minha ida ao dentista eu descobrir que preciso pagar por uma obturação mesmo escovando e passando fio após cada refeição?". O capitalismo é uma bosta. Só serve para aterrorizar nossas cabeças (enquanto meu chefe pergunta sobre a possibilidade de reduzir meu salário, só para depois postar foto em aula de yoga e sound therapy). A vida é difícil pra caralho. Meu chefe nem é ruim, comparado aos outros que já tive. Pelo menos estou feliz que meus gatos estão saudáveis. Feliz também por ter tempo para uma caminhada de 30 minutos, já que trabalho de casa. Contudo... sempre suavemente aterrorizada com o dia de amanhã.
@erickalves37952 ай бұрын
Se te interessar, pesquisa por shark academy da aoop cloud solutions, empresa de tecnologia que tem esse programa pra iniciar a carreira como desenvolvedor servicenow
@atiadobatman2 ай бұрын
Eu aprendi a desenhar com 37 anos, hoje com 44 já estou transicionada profissionalmente de professora de escola pública para Desenhista profissional
@rodrigoat_2 ай бұрын
Nossa, tem alguma referência de curso de desenho gratuito ou acessível? Eu queria desenvolver um pouco a habilidade de desenhar, eu sou péssimo! Nem quero atingir nível profissional não, só aprender um pouco mesmo
@elzamyamamoto2 ай бұрын
q lindo! tô com 38anos pensando em mudar. Obrigada por dividir
@taferoli2 ай бұрын
Que trajetória interessante. Eu sempre gostei de desenhar e cheguei a pensar seriamente em me dedicar a uma carreira na ilustração, mas o impacto que a inteligência artificial generativa está tendo no mercado aniquilou de vez a minha fé nessa possibilidade - de tal forma que desde 2022 que eu não pego um lápis para desenhar. Tô só recalculado rota e amargando arrependimento pela minha procrastinação.
@caos8132 ай бұрын
Carai..... parabéns
@atiadobatman2 ай бұрын
@@rodrigoat_ Eu não fiz nenhum curso pago, foi tudo gratuito na internet. A primeira coisa que eu recomendo é que você procure (aqui no KZbin mesmo) vídeos tutoriais ensinando os FUNDAMENTOS do Desenho para iniciantes. São 7 fundamentos (que eu chamo de "disciplinas") e você mesmo vai montando o seu cronograma de estudos, um fundamento por mês por ex, vendo os vídeos e sempre desenhando o que vê ali, praticando o que aprendeu. Se você de repente pretender se tornar profissional, tem que desenhar TODO dia. Comece com 10 minutos por dia e nem precisa ter terminado o desenho, mas faça esses 10 mins sem falha. Hoje sou até professora de novo, mas dou aula particular de Desenho para crianças na minha casa.
@vinnyaragorn2 ай бұрын
Eu não tive crise dos 30, e estou chegando aos 40 sem pensar nessa crise. Aprendi lidar com meus vícios, aliando com o esporte (atletismo em nível amador), e atingi de fato um balanceamento. Não, ainda não tenho casa própria, mas tive tantas pequenas vitórias que não acho justo não me vangloriar delas. Logo logo, com foco e leveza as coisas vão acontecendo.
@risadaworld2 ай бұрын
Eu desde criança sempre soube o que queria fazer, e acredito que a maioria tbm sabe o que quer. O problema é a necessidade de deixar seus sonhos de lado pra conseguir se alimentar e pagar contas
@omariscovoador74862 ай бұрын
Eu tenho 24 anos, trabalhei como caixa de supermercado por 2 anos e meio e depois saí e fui trabalhar como auxiliar de logística separando peça de carro, ganhando mal mas pelo menos não trabalhava de final de semana, agora graças ao meu inglês consegui entrar numa escola de idiomas como recepcionista, e no meio disso tudo conheci o amor da minha vida e estamos esperando um filhinho para o começo do próximo ano! Graças a Deus estou conseguindo ganhar um pouco melhor hoje, economizei um tantinho de grana e pretendo morar com ela num futuro próximo e formar minha família, não está sendo fácil mas aos poucos vamos levando
@edson42252 ай бұрын
Tenho 33 anos, formei engenheiro agrônomo em 2015, ano do desastre, resultado, o maximo que consegui na minha profissão foi vendedor de uma loja de produtos agropecuarios. Tive depressão forte, alcoolismo e hoje acredito que realmente a realização profissional é para pouquíssimos.
@czz15121 күн бұрын
Eu tou quase me formando nessa área e todo mundo que sai da minha faculdade tá conseguindo esse teu mesmo cargo. Tou querendo fazer uma pós e concurso. Tou com 27 anos.
@czz15121 күн бұрын
Você ainda trabalha nessa área, colega?
@augustorodrigues19042 ай бұрын
Um estudo mais aprofundado sobre o mal que o Instagram fez a sociedade , se explica muito pouco sobre precarização da vida em si como um todo e se mostra o tempo inteiro a vida de 1% da população e é óbvio que vai ter um contraste enorme e uma frustração maior ainda .
@leonardomarques76962 ай бұрын
Esse DEMÔNIO(Que o Brasil ABRAÇOU)CHAMADO INSTAGRAM, DESTRUÍU E ESTÁ DESTRUÍNDO O BRASIL! o resultado é essa geração frustrada e que não sabe o que um simples abraço. quanto mais, uma vida a 2(relacionamento)? aí, me vem esses VAGABUNDOS DESSES XANDS AVIÃO, SAFADÃO DO FORRO(que de forró NÃO TEM NADA)e esses funkeiros, incentivando a solteirice. o buraco é bem mais embaixo e a imprensa, tem MUITA CULPA.
@thalitareay27672 ай бұрын
EXATAMENTE!! É Muito louco o efeito dessa comparacao pelas redes sociais. Eu sou uma pessoa que tive muita sorte (e bencaos) no meu caminho. Tenho 33 anos e moro na Irlanda. Tenho um emprego incrivel como funcionaria publica e ganho bem, casada com um otimo parceiro ha 8 anos e sem filhos por escolha nossa. Tenho casa propria e carro, viajamos 5 vezes por ano pra outros paises. Sei o quanto sou abencoada e como tive sorte na minha vida, mas mesmo assim me comparo com pessoas que vlogam cada dia em um pais fazendo mochilao e viagens numa segunda feira e olho pra minha vida e me deprime viver essa rotina de ratinho na roda sem ter liberdade pra fazer essas coisas. Sei que pareco ridicula de me sentir assim, mas realmente essa cultura de rede social tem uma influencia enorme no nosso psychological mesmo a gente entendendo os efeitos e causas, entao imagina pra essa geracao que jah cresceu com isso entendido como o normal????
@cognitiveblur2 ай бұрын
Eu com 27 anos to iniciando numa carreira, moro sozinha num quartinho emprestado kkk mas tenho minha mobilia minha geladeira e sei la, podia ser pior sabe.... só quero ter mais estabilidade financeira e emocional daqui pros 30
@ArielHarto2 ай бұрын
Existe toda uma cultura que prega que adultos de verdade não vivem com os pais. No mundo dos relacionamentos, se propaga que é vergonhoso homem ainda vivendo com os pais. É revoltante ouvir isso, considerando a realidade de milhões de brasileiros E brasileiras. O que não falta nesse país é gente com capacidade pra exercer trabalhos impecáveis, mas que dificilmente vão conseguir o mínimo de dignidade financeira e saúde mental ao mesmo tempo, por conta desse sistema horroroso que vivemos. Sério, se afastem de pessoas bravateiras que não têm o mínimo de consciência de classe e empatia, se puderem. Elas só ficam estimulando o pior nos outros, numa competitividade inútil. A última coisa que você precisa é de alguém te lembrando o quanto sua vida é difícil.
@Helena_Hartmann.2 ай бұрын
Mas é verdade,eu só virei adulta quando perdi meus pais kkkkkkkkk
@ArielHarto2 ай бұрын
@@Helena_Hartmann. Eu lamento, Helena. Claro que perder os pais te exige se tornar uma pessoa adulta o quanto antes. Mas tem muita gente retornando para a casa dos pais depois dos 30, quando ainda os tem, e ainda permanecem adultas responsáveis. Procuram ajudar nas despesas, no cuidado da casa, estão presentes quando precisam, enfim. Creio que não é o "morar com os pais" que define o que é ser adulto ou não, e sim se você lida com as responsabilidades dessa fase da vida de forma madura ou não.
@moonyjuli2 ай бұрын
mano isso foi uma coisa que eu aprendi com a minha psicóloga muitos anos atrás: casa deles, regra deles moro com a minha mãe e não importa se eu divido o aluguel e pago as contas de água e luz sozinha, a casa é dela e ela que manda. virar adulto 100% mesmo necessita de independência e não é o que a gente tem na casa dos pais, porque querendo ou não existe uma hierarquia, não é como morar com amigos ou namorado, os papéis sociais são diferentes e você acaba ficando numa posição sem poder fazer suas próprias decisões... eu pelo menos entendo que é isso que a galera fala quando pontua que morar com os pais meio que te torna "menos adulto" ou coisa assim, não é nem não ter as responsabilidades, mas não ser 100% dono da sua vida
@numberpi54732 ай бұрын
A sua verdade não é a verdade de todos@@Helena_Hartmann.
@rodrigolopes64352 ай бұрын
@@Helena_Hartmann. Lamento pela perda. Sim, isso é um forte fator para um amadurecimento precoce, mas não o único. No meu caso foi a paternidade "precoce" para os padrões atuais. Eu fui pai com 23 anos e só consegui sair de casa com 27, quando me formei, mas o que eu considero meu ponto de virada para o amadurecimento de fato não foi ter saído da casa deles, mas sim, a paternidade mesmo. E tenho certeza que há outros fatores de amadurecimento. Fico imaginando, aqueles jovens no leste europeu e oriente médio, lutando uma guerra insana, vendo seus companheiros trucidados em campo de batalha, que tipo de homens eles se tornarão quando acabar a guerra e só consigo ser grato por não precisarmos amadurecer dessa forma horrível.
@leandro38252 ай бұрын
"Sem pódio de chegada ou beijo de namorada, eu sou o cara...".
@eduardomoraeslima34162 ай бұрын
esquerdola
@sonicplays87402 ай бұрын
Eu mesmo, me chamou?@@eduardomoraeslima3416
@udy132 ай бұрын
Graças a Deus da geração Z pra frente a gente não tem esse problema. Só regresso, só derrota. De 2014 pra frente é só desgosto.
@CarlosAlexandre-pi2pb2 ай бұрын
Aos 30 anos, só queria poder voltar a morar com minha mãe. Que já partiu à 13 anos. E deixou a casinha dela, que caso precise, posso voltar pra lá.. sem ela, mas com um teto.
@giozaos2 ай бұрын
eu já fiquei bolado primeira vez que vi esse vídeo, com você comentando... me deu uma vontade de chorar enorme, realmente como se vc soubesse do peso que tenho nas costa
@washingtoncostasilva6252 ай бұрын
Tive muita sorte com os caminhos que tracei e soube jogar com as cartas na mão. Sou de origem pobre (classe D ou classe E, sei lá), mas o básico e essencial nunca me faltou: tive teto, tive comida, tive o que vestir e com muito sacrifício (dos meus pais) estudei em escola particular: não tinha livros ou tinha usado e tinha que apagar, herdava mochila da minha irmã, ia de bicicleta ou de ônibus, não tinha lanche (via todos comprando e eu só olhando, as vezes levava de casa quando fazia o fundamental maior) e escutava meu pai dizer: "Estude, estude e estude para tirar o pé da lama. Pois minhas unhas já estão ficando pretas". Sempre gostei de matemática e tinha vontade de fazer engenharia, mas onde morava não tinha e fui cursar o que havia da área de exatas: licenciatura em matemática na Federal e bacharelado em computação na Estadual (sim, em minha época era comum fazerem dois cursos ao mesmo tempo). Me formei e logo passei num concurso para professor de matemática da rede municipal de uma cidade vizinha, depois aproveitei a raspa do tacho do governo Dilma em 2014 para financiar minha casa pela Caixa Econômica (Minha casa, minha vida) e hoje tenho uma vida razoável: não sou rico, mas não passo necessidade e levo uma vida digna com minha família. Mas hoje vejo que as coisas estão mais difíceis e não sei o que seria de mim nesses tempos. Minha solidariedade a essa juventude chegando e sofrendo no mercado de trabalho, pois a precarização chegou a níveis extremos.
@marius86682 ай бұрын
Recomenda alguém a fazer Licenciatura, para não morrer de fome?
@washingtoncostasilva6252 ай бұрын
@@marius8668 Não, recomendo alguém fazer licenciatura se tiver prazer em ensinar. Pode não ganhar um rio de dinheiro, mas ao menos uma vida digna pode ter.
@marius86682 ай бұрын
@@washingtoncostasilva625 obrigada, estou fazendo bacharel em biologia mas cogitando mudar para Licenciatura por ter um mercado melhor (mesmo sendo ruim o de bacharel é péssimo)
@laislima27232 ай бұрын
@@marius8668 Estou na mesma situação
@vladtheimpaler6662 ай бұрын
Os planos foram por água a baixo assim que eu comecei a planejar
@cristiane11092 ай бұрын
Lembro que aos 8 anos já pensava que não chegaria aos 30 anos. Não sou capaz de projetar nem a curto, médio ou longo prazo. Sou de 88, lembro que existiam muitas crenças de que algo terrível aconteceria na virada dos anos 2000.
@leonardomarques76962 ай бұрын
Crenças essas que NÃO SE CONFIRMARAM!
@fumalyson2 ай бұрын
@@leonardomarques7696 malditos! só fizeram mentir pra galera, nem pra ser real D:
@vickyrolim52602 ай бұрын
Eu também tinha essa noção de que eu iria morrer antes dos 20, tinha literalmente expectativa nenhuma de vida.
@WeynneL2 ай бұрын
Era o bug do milênio. Quando o calendário marcasse 00 por causa da chegada dos anos 2000 os computadores iriam bugar e o mundo iria acabar.
@cristiane11092 ай бұрын
@@WeynneL o Bic do milênio era mais um papa do final dos anos 90. O que estou falando é das profecias religiosas que acho que eram do Nostradamus. Até os evangélicos disseminaram essa profecia.
@diofcarvalho2 ай бұрын
A galera hoje na casa dos 30 pegou um pais explodido. Pegaram dos 20 aos 30 um pais explodido, justo em sua fase que voce vai trabalhar, crise atras de crise!
@antonio.19992 ай бұрын
Eu tenho 25, cresci com essa promessa do sucesso após a faculdade. O que aconteceu é que eu deixei de ser alienado e entendi o sistema que vivemos, fora que escolhi um curso que os profissionais são desvalorizados desde a época de estagiário. Hoje, tô quase me formando, sem certeza nenhum de emprego e fazendo concurso de tudo que é coisa. Outra coisa é que a faculdade fudeu meu psicológico, que já não era bom e aí a faculdade + algumas exp com pessoas eu hj sou ansioso e deprimido. Hoje, o que me faz estar aguentando é dar algo de bom para minha mãe. Moro com minha mãe e parece que hoje isso é um crime, que o certo é tu sair de casa pra ter pão com merda na geladeira pra comer, mas pagar de independente.
@GabrielMiranda-vn5qw2 ай бұрын
tenho 26, fiz 4 anos de psicologia e hoje trabalho num escritório de montagem de mdf... tá tudo mt maluco, mt rápido, mt solto...
@deyvid14lobo2 ай бұрын
Eu me identifico muito com a fala do Luide... Nasci em 1991, meus pais não chegaram nem mesmo no 6 ano do ensino fundamental.... Nossa perspectiva era "arrumar um emprego" e seguir a vida.... Comecei a trabalhar aos 15 anos ... Como a maioria dos meus amigos... Inicialmente pensei que não seria possível fazer uma faculdade.... Mas me tornei um mecânico de refrigeração e com um salário melhor, tive a possibilidade de cursar faculdade... Hoje sou professor da rede pública... Sou muito grato ao Fies.... E obviamente aos meus pais que me incentivaram. Tudo é uma questão de perspectiva.
@Marcela_Queiroz2 ай бұрын
Amigos, a culpa não é nossa das coisas serem como estão sendo. Eu estou caminhando pelas beiradas para conseguir terminar minha faculdade, mas tenho esperança de que um dia conseguirei passar em um concurso e que vou conseguir melhorar a minha vida e da minha família. Estamos juntos. Não se sintam sozinhos. ❤
@JohannesKepler80902 ай бұрын
vdd isso
@occ422 ай бұрын
Se você se acha velho, hoje é o dia que você esta mais novo pelo resto da sua vida.
@katiusciateixeira78912 ай бұрын
caramba
@paulovictor89092 ай бұрын
Você lê pra comentários e pensa: é, as coisas não estão boas e nem vão melhorar... Finais felizes não são pra todos, infelizmente
@rodrigorodrigues19272 ай бұрын
Tenho 24 e me sinto perdido assim desde de 2021. Sinto que minha vida estagnou, enquanto vejo colegas da minha idade muito mais decididos daquilo que querem para suas vidas.
@fernandocastillo34272 ай бұрын
vish, ta novasso. Continua no teu próprio caminho. Se precisar, elimina redes sociais, que são opressoras do "sucesso"
@auroraenough-s3f2 ай бұрын
Steve Jobs aos 30 foi mandado embora da própria empresa que fundou! Acho que sim, é assustador recomeçar aos 30, mas não significa que a jornada será a mesma pra todas e a pessoa que aos 30 está no fundo do poço pode trabalhar no modo hard e estar na melhor fase aos 35-40! Dói pra kct, mas temos que acreditar!
@fernandocastillo34272 ай бұрын
n ligue pra exemplos de Jobs, Gates. Tudo playboy e picareta ainda. Alias, o que é esse sucesso de ficar passando a perna nos outros? Esse é o sucesso? Beem duvidoso. Siga seu caminho e não ligue pra exemplos MENTIROSOS.
@matheussalesresende96262 ай бұрын
@rodrigorodrigues1927 não pense no que quer apenas pule de cabeça em algo. Sartre falou uma vez '' não existem escolhas certas, vá e viva as consequências'' , mais ou menos isso. sucesso é relativo.
@feshii2 ай бұрын
meu mano, além de cada um ter seu tempo pra sentir e perceber as coisas, muita coisa é as pessoas contando mentiras pra se sentirem menos fracassadas... dito isso, espero que vc seja mais gentil consigo mesmo e consiga se encontrar, tmj
@glrmcoutinho2 ай бұрын
Respeito muito a história dela. 🙏🏼🔥
@belsdea2 ай бұрын
Tenho 28 anos e me sinto exatamente assim. A única coisa que tive sucesso até agora foi o meu casamento. O meu diploma é de enfeite.
@cynthiacordeiro2 ай бұрын
Esse vídeo e as suas palavras chegaram onde tinham que chegar, Luide. Você não sabe o bem que me fez hoje e, por consequência, pra minha família. Um grande abraço e obrigada 😊
@LuaSilva322 ай бұрын
Me sinto fracassada profissionalmente, sou formada em pedagogia,porém nunca consegui emprego na área e isso afeta todas as outras áreas da minha vida porque quem não trabalha não tem dinheiro,quem não tem dinheiro não sai,quem não sai não socializa,quem não socializa não faz amizades e por aí vai. Discordo quando é falado no vídeo que dá tempo de fazer algumas coisas depois dos 30 pq quem decide isso não é a gente,por exemplo,pra realizar estágios a pessoa tem que ter no máximo 24 anos,quem mora com os pais com 30 sofre muito preconceito diante da sociedade etc
@PsyMaloqueiro2 ай бұрын
Adoro esse tipo de video do luide, falando da vida, gostaria que tivesse mais
@francielleferrari2 ай бұрын
Mais uma formada e desempregada aqui. Tenho 26 anos e sem perspectiva nenhuma de conquistar algo. Ainda por cima, me formei em um curso que simplesmente não tem procura nenhuma no mercado de trabalho, não tem piso salarial e nem pode prestar concurso (a PIOR decisão da minha vida e que durante o curso a gente não se toca). Demorei mais de um ano para encontrar emprego (que me pagava um salário mínimo e meio). Entrei em uma depressão horrível depois que fui demitida (sem justa causa) do meu último emprego fichada, porque fiquei mais de um ano e meio sem conseguir arrumar absolutamente nada. "Teu currículo é muito específico". Na metade desse ano consegui um freela meio que fixo e meu namorado, que conseguiu estabilidade em um bom emprego, tá me dando uma força pra trocar de profissão. Tenho alguns privilégios, como meus pais poderem me acolher, mas também não posso me dar ao luxo de "ser sustentada". Mas não é fácil ver as pessoas ao teu redor noivando, casando, conquistando coisas, tendo filhos, etc. e tu tendo que voltar pra faculdade...
@keilaronchi55762 ай бұрын
O problema é q nós mesmos nos reduzimos materialmente; valorizamos muito mais os bens materiais, o sucesso profissional e financeiro... não q isso não seja bom, mas na minha opinião é secundário. Quem hj em dia fala em virtudes? Quem hj em dia fala em família e o valor da amizade? São poucos.
@ericoteschminotto35502 ай бұрын
"30 anos, a idade do sucesso." ~ De Repente 30
@pedroviniciusdonascimento61342 ай бұрын
Ora, enquanto a pessoa está entre os vivos, há esperança: porque é melhor um cão vivo do que um leão morto. (Eclesiastes 9,4)
@kassandrasantos65362 ай бұрын
9:12 Bah, que verdade foi dita! Na maioria, estamos melhor que nossos pais na nossa idade. Só que ninguém pensa que a diferença é que hoje, com a globalização, temos uma noção bem mais ampla sobre a desigualdade social, sempre com a sensação de inferioridade. Assim, nossos pais não tinham com quem se comprarar porque na "bolha deles" (bairro, vila...) os vizinhos tinham uma padrão de vida semelhante. Quando "se comparavam", nossos pais olhavam para trás, de onde vieram e os pais deles, muitos analfabetos, criados na pobreza (realidade de meus avós), então nossos pais eram "um degrau" acima. Hoje (em nossos íntimos) não nos comparamos com nossos pais, mas sim com pessoas que estão em degraus beeem mais elevados que nós. Os parâmetros mudaram...
@player_02812 ай бұрын
Eu com 33 anos nas costas. E não conquistei nada na vida. Principalmente família. E isso me machuca muito. Nunca me indentifiquei tanto com um vídeo.
@Rickyrollingyou2 ай бұрын
Eu me sinto desconfortável aos 30 anos por que não sinto estabilidade econômica/social/individual. Sem essa estabilidade não tem como ter uma perspectiva boa pro futuro. Solo fértil pra depressão bolada.
@julianamarx22 ай бұрын
Quanta gente fracassada aqui, abraço pessoas dessa fracassada aqui de 40 anos.
@fabriciomilanese16582 ай бұрын
kkkkk to aqui com 39 tendo essa crise agora e vendo esse povo tendo crise aos 30 😂
@Ikaro_SC2 ай бұрын
Cara, eu vou ter q baixar o vídeo e fazer cortes desses conselhos pro meu status, minha parceira passa esse dilema todos os dias e não há palavra que eu diga que faça ela mudar de ideia, mas o Luide tem uma oratória tão boa, ele é tão vivo em cada palavra q me da esperanças a casa conselho
@MrAndrei15022 ай бұрын
Fiz 30 anos mês passado igual a moça do vídeo. 14 desses 30 anos, trabalhando em escala 6x1. Comprei casa, porém estou absolutamente esgotado. Nao tenho faculdade, então sei que se parar de trabalhar, já eras... o mundo é cruel, mas viver dia a dia é essencial. DIA A DIA. Nunca esqueçam disso.
@AnderçoumItauskk2 ай бұрын
Só de você seguir o caminho da paz da alma, evitando fazer mal aos outros, intrigas, brigas, desrespeito, ter uma mente aberta, aprender, persistir, reconhecer erros, ter uma boa educação, você já é um vencedor nesse mundo corrompido. Fracassar é desistir sem antes tentar...
@elderleon18442 ай бұрын
com 30 anos meus pais moravam com os pais deles, meu pai n conhecia a minha mãe e minha mãe com 30 anos veio ter nossa casa mas pq o governo deu pra ela rs! nunca tive nada que não fosse os meus pais ajudando e isso eu agradeço demais mas agora não sei como retribuir o favor
@annejustino34762 ай бұрын
Pois é, tudo o que eu queria era que eu e a minha mãe tivéssemos pra onde voltar caso a gente fique sem emprego. Infelizmente, a gente convive todo dia com a pressão de que a qualquer momento a gente não terá pra onde ir.
@cajureh2 ай бұрын
Ninguém planeja ser um fracasso, do que acontece infelizmente a vida é desta forma
@arauj_tata2 ай бұрын
tenho 29 anos. Não fiz faculdade, mas trabalho em uma empresa pública do Estado, como assistente administrativo na secretaria de saúde... não ganho muito mas não me falta absolutamente nada. Sou casada e meu marido tbm não tem faculdade e trabalha no ramo da tecnologia, é auto didata. Ele ganha mil a mais que eu. Moramos de aluguel ainda mas creio que com os pés no chão e estabilidade vamos conquistando nossas coisinhas aos poucos. Graças a Deus temos saúde e família. Não consigo me sentir fracassada de jeito nenhum.
@brenosinni12662 ай бұрын
É Foda! eu fiz 30 este ano e, assim como ela e muitos outros, não tenho nada. ela pelo menos tem um emprego e mora sozinha. Eu me formei em 2019 e até hj não consegui um emprego. sei q tive algumas decisões ruins pq se meu irmão conseguiu ser doutor aos 30 e estar morando fora, eu tbm poderia ter conseguido algo, mas sei q errei e talvez ter só estudado tenha sido meu maior erro. Eu estudei tanto q hj mal consigo sentar pra estudar pra concurso, minha única saída para independência financeira. Eu ouvi alguém falar q a pior forma de ser pobre é estudando, e hj eu confirmo. A gente absorve conhecimento e cria consciência, mas tudo isso só nos torna tristes. Não vejo melhoras significativas para a classe pobre no brasil, até pq a maioria sequer tem consciência do lado ao qual pertence. Vivo um dia de cada vez e, na verdade, ter chegado aos 30 é uma surpresa pra mim. Se eu chegar aos 35 será ainda mais surpreendente. No fim, desejo que a vida de todo mundo possa melhorar o mais rápido possível.
@rodrigolopes64352 ай бұрын
Não desanime, meu caro, a vida pode te reservar uma surpresa boa na próxima esquina. Eu saí de casa com 27 anos e passei apertado de grana com minha família até meus 35. Acabei de fazer 37 e no quesito financeiro só me estabilizei nos últimos 3 anos. Tu é jovem, pelo jeito bem esclarecido, então, cabeça erguida, espinha ereta e mãos a obra. Se tiver família, aproveite-os, demonstre seu amor por eles, cultive boas amizades, se acredita em Deus, honre-o, pratique caridade sempre que possível e talvez daqui uns 5 anos, se tu não for tão lento para aprender quanto eu, tu descobrirá que condição financeira não é atestado de sucesso como ser humano. Fique em paz, meu irmão, e que Deus te abençoe.
@brenosinni12662 ай бұрын
@@rodrigolopes6435 Olá! Muito obrigado pelas palavras. Eu não acredito em deus, mas assumo q seria mais fácil se acreditasse. A válvula de escape q escolhi foi a arte, q é o q ainda me dá um pouco de esperança. Eu estou tentando outras possiblidades na busca pra mudar de área, mas até nisso precisa-se de dinheiro e, por acaso, tenho pai e mãe q me ajudam. Acho q isso tbm faz a gente continuar né... tem gente q nem suporte familiar tem. Eu agradeço o seu apoio moral e fico feliz que a sua vida tenha melhorado. Te desejo tudo de bom!
@brenosinni12662 ай бұрын
@@rodrigolopes6435 Obrigado pelas palavras! Eu não acredito em divindades mas assumo que seria mais fácil se tivesse um a seguir. A minha válvula de escape é a arte, q é o q me dá um pouco de esperança. Eu estou tentando fazer alguma transição de carreira, mas até pra isso exige-se dinheiro. O lado bom é q posso contar com me pai e minha mãe ainda, diferente de muitas outras pessoas. mas é aquilo, uma luta... Eu agradeço pelo apoio moral e fico feliz que a sua vida tenha melhorado. Te desejo tudo de bom!
@jeandread2 ай бұрын
Tô feliz e agora me sentindo realizado. 40 anos, autodidata, casa própria, e aposentado esse ano devido a uma doença, com um salário mínimo... Mas tenho onde morrer de fome em paz.
@lubatistetti2 ай бұрын
eu precisei voltar pra casa da minha mãe aos 34 anos... no começo o sentimento de fracasso foi grande tbm, mas foi a melhor coisa q fiz por mim. e isso mudou completamente oq eu qro pra minha vida: se antes eu sempre quis sair d casa e ficar longe, hj oq eu mais quero é voltar pra lá!
@caiocavalcanti39232 ай бұрын
eu to com 27 e vivi praticamente a vida dessa moça ,a diferença é que eu cuidei da minha vó idosa dos 21 em diante ,ta dificil não se sentir um fracassado , tenho 2 diplomas não consigo gerar renda com nenhum dos 2 , é quase como uma morte solitaria ,oq o luidi fala é mt verdade o fato de a gente ter vivido varias versões do brasil diferente aumenta mais a frustração
@edu-loto2 ай бұрын
MANO ... até quem mora nos EUA passaram por crises durante os anos 80 e final dos anos 2000. Se eles passaram por isso pq a gente não passaria ? É óbvio que eles tem mais estrutura que o Brasil ... mas mesmo assim... quem tem mais de 40 sabe exatamente o inferno que foram aqueles PLANOS ECONÔMICOS que lascaram com as nossas vidas😢. E graças a DEUS os anos 80 e 90 passaram ... ... e hoje tenho um teto pra morar e dinheiro pra coisas básicas ❤
@glaucolessa69022 ай бұрын
Luide, emocionante esse vídeo. Eu não tenho muito o que dizer. Esse e o do 6x1. Não estou num momento tão difícil (apesar dos obstáculos que vira e mexe surgem na vida adulta), mas quem dera eu tivesse ouvido essas coisas 5, 10 anos atrás. Continue fazendo esses vídeos. A nossa geração não precisa só de consciência de classe, mas de autoestima pra buscar os próprios direitos. Obrigado mais uma vez.
@Eerickscsouza12 күн бұрын
Voltar pra casa dos pais é o sentimento de que fracassamos em um processo. Infelizmente é algo que é imputado em nossa mente muito cedo... Mas como muito bem posto... A vida não é uma linha reta e contínua. Acho que somado aos dias de hoje onde vemos como funciona a vida das pessoas de maneira muito feliz nas redes sociais só piora isso. Sou muito feliz e grato por ter tido meus pais quando me separei, mesmo que tenha sido por 1 ano após me separar. Esse ano eu entrei em depressão e se eu tivesse ido viver sozinho em um apartamento... Talvez eu não estivesse aqui. Ter essa noção quando estamos passando por esse processo, que é sim danoso, é bem difícil. Se vc tem a oportunidade disso... Se sinta abençoado!
@ocodemim2 ай бұрын
a profissão de professor no brasil merecia mais atenção
@AnaBebeaVolpato2 ай бұрын
Eu tenho 23 e já me sinto perdida, tem gente da minha idade que tem casa, tá casando, se formando, parece que eu to sempre pra trás
@Duartiee2 ай бұрын
com o tempo para mim fez sentido de que isso não importa tanto ou não pode ser a sua principal preocupação, e sim perceber que você só precisa estar a frente de si mesma. O mundo da gente não é perfeito, mas a gente sempre pode deixar o mundo melhor para alguém perto da gente.
@matheuslopesdeoliveira84522 ай бұрын
Não seus amigos que tão muito pra frente, não se sinta inferior
@marciacioran5422 ай бұрын
Casando e tendo casa? Que horror...vc acha isso bonito?
@SimasTurboMeloLeite12 ай бұрын
Eu tenho 19 anos e me sinto o esterco do cavalo do bandido.
@arthurjannuzzi89072 ай бұрын
Não se iluda, isso sempre ocorreu. A maioria termina em dívidas inacabáveis, casamentos frustrados etc. Vai no teu tempo, curte o processo das coisas e não se compare com outras pessoas. Quando fiz meus 22 anos vi vários ex colegas comprando casa com o cônjuge, carro e afins, algum tempo depois separaram e aí que vem a dor de cabeça.
@erisonevs2 ай бұрын
A vida é muito dura. A gente trabalha 6 dias folga 1, ganha muito mal com bets e tigrinhos doidos pra roubar seu dinheiro. Nesse 1 dia fe folga a gente tem que dar atenção pra família e tentar aproveitar o máximo mesmo estando esgotado
@audreytiffanys2 ай бұрын
Isso de fica vivo é a maior roubada, a gente é jogado nesse mundo por escolha de outras pessoas e é obrigado a ficar aqui ate morrer.
@GinaLands2 ай бұрын
Eu segurei o choro com o que você falou sobre os pais. Estou fazendo doutorado sanduíche (obrigada governo lula) e sonhava em fazer algo assim e com o bônus de não morar mais com os pais. Estou aqui a 7 meses e morrendo de saudades deles, até das brigas 🥹 25:41
@fabiolinodasilva92502 ай бұрын
Eu tenho tido muito sucesso em colecionar fracassos. 😂😂😂
@MrAgorati2 ай бұрын
Lulu, eu ja tinha visto esse video por sugestão mas na hora pensei que você seria a pessoa certa para reagir a ele. Não por mim mas isso engloba tanta coisa e tanta gente e tantas situações. Fique com Deus.
@rapharibeirobp2 ай бұрын
Cara.. Quando você falou "Não ter pra onde voltar...", bateu pesado aqui.
@prcpatricia2 ай бұрын
chorei vendo esse vídeo, me identifiquei totalmente.
@rodoctor12 ай бұрын
É incrível como, apesar das décadas passarem, das formas de trabalho e comunicação mudarem, os anseios e as angústias humanas permanecem os mesmos. Agora, com 35 anos, consigo olhar para mim aos 30 com um distanciamento que antes não tinha. E, dessa nova perspectiva, percebo as coisas de outra forma. Um dia, ela também vai entender que não fracassou. Que tudo o que aprendeu, todo o conhecimento que acumulou, tem um papel importante na construção de quem ela se tornou. Até as frustrações fizeram parte desse processo. Cada erro, cada desvio, contribuiu para essa jornada, e tudo faz sentido agora.
@charles_secundarista2 ай бұрын
no tv247 em um dos programas chamaram um cara pra falar dos alugueis de imoveis,o convidado disse q em 2001-2 a idade media de quem tava comprando a 1*casa era de 25,se lembro bem oq foi dito em 2022 passou para 42 a 1*casa,sim nossa geracao esta em situacao pior,ao mesmo tempo q no passado haviam problemas haviam alternativad hoje as velhas alternativas nao funcionam
@mastgt41722 ай бұрын
ainda há tempo...de se ferrar mais na vida kkkkk
@jvcsenemix78412 ай бұрын
Nossa me compartilho muito do ponto de vista dessa moça. Sinceramente, deletei Instagram. Essa comparação, esse lifestyle que a gente é exposto todos os dias na internet é muito tóxico cara. Eu como ela sempre me senti pra baixo e nos últimos dois anos fiz mt esforço pra me destacar e se reconhecido. Na verdade desde novo trabalho e busquei isso. Csra nos últimos meses fui dominado por um crises de ansiedade. Comecei a tomar remédio. Percebi que o que realmente me faz mal é essa comparação que essas redes sociais malditas ficam expondo a gente. A gente ve colega de faculdade e trabalho supostamente numa posição sempre superior. Pessoas com privilegios diversos, vantagens... Desde que abandonei as redes me sinto bem melhor. Principalmente pelo tempo que eu gasto no meu dia. Estou aproveitando meu dia estudando muito e jogando video game, que é uma coisa que me trás a minha infância/adolescência de volta. Protejam-se amigos. Ficar expondo sua vida em rede social nao vale a pena
@rodrigoat_2 ай бұрын
Essa conversa de que voltar pra casa do pais ou ainda morar com eles é sinal de fracasso é papo de coach arrombado ou de meritocrata... Existem contextos diversos pra isso acontecer, obviamente uma pessoa "encostada" que não quer nada com a vida é algo negativo, mas será que essa pessoa não está com algum problema mental? Muita gente confunde depressão com preguiça... E como o Luide falou, às vezes o convívio familiar é bacana, qual o problema de morar com os pais? Aí ficam colocando na cabeça das pessoas que tem que sair de casa, aí vai lá a pessoa gastar uma grana com aluguel e despesas, passar um monte de aperto desnecessário só pra performar algo que a sociedade fica colocando como o certo... O rolê é aproveitar o convívio da família e ir aprendendo coisas pra quando precisar estar sem ela conseguir se virar, muito melhor do que aprender "pela dor", passando perrengue e sofrendo...
@CesarSantos6092 ай бұрын
Se o Luide acha q ter nascido nos 80 e crescido no 90 era símbolo d n lidar com o conceito d perspectiva d futuro profissional, imagina p q quem nasceu nos 70 e cresceu nos 80. Isso d "n debate sobre o futuro" meio q define o q foi crescer nos 80.
@juliocesarlimaorguissa7412 ай бұрын
Exatamente, principalmente no interior,na minha cidade só tinha fazendas e batalhões do exército.
@giulianemenezes39422 ай бұрын
Eu me identifiquei com ela em relação a depressão presente desde a adolescência, a ansiedade social, os poucos amigos e a frustração também. Mas, gostei dessa percepção de que o mínimo movimento que nós fazemos em busca de uma melhora já é algo. Porque eu pelo menos não costumo ver assim. Preciso internalizar isso.
@allinycalixto71042 ай бұрын
Acho massa quem tem familia que apoia, que ajuda. A minha só diz que não vou ser nada, que eu sou a causa da minha avó sofrer, da morte dela. Tô achando tão triste meus irmãos e mãe me ligarem e eu revirar os olhos, pq só ligam pra resolver problemas, nunca pra saber como tô. Me tratam com uma rispidez e como se eu fosse a pessoa mais burra do mundo. Assim minha vontade real era sumir e desaparecer, pq nenhuma conquista minha pra eles interessa, mu aniversário não comemoram e pouco se importam. É ruim tá nesse ambiente de não sentir que chegou em algum lugar, mas pior ainda é vc não ter uma familia que dá suporte. Não tô querendo comparar ou hierarquizar sofrimentos, mas é que eu queria pelo menos um apoio, suporte, é tão ruim estar perdida, trabalhando que nem uma cachorra, sem conseguir realizar nenhum sonho e ainda não ter amor, carinho, suporte de onde deveria vir. Vou fazer 30 anos próximo mês e a real ao mesmo tempo que queria curtir e comemorar, eu vejo que não tem nada a comemorar. Chegar aos 30 anos pra mim só significa que eu estou sobrevivendo tempo demais aos meus próprios pensamentos. E real eu não consigo ver um futuro, tenho muito medo de chegar aos 60 e eu olhar pra trás e só sentir desgosto da minha vida. E se eu ainda tô aqui é por causa do meu noivo, pq minha avó já se foi, então eu poderia fazer qualquer coisa com a minha vida e ela não iria morrer por isso e tampouco iriam me culpar. Na real, pensando em fazer concurso e ir trabalhar o lugar mais longe possível, talvez perto da familia do meu noivo, ali eu sinto conforto e acolhimento.
@codornadogado2 ай бұрын
Estude, passe no concurso( ou arranje um emprego em outra cidade/estado ) e vá viver longe da sua família tóxica , se afaste deles e você vai ver sua vida fazer um 180° graus , experiência própria.
@fcipreste12 ай бұрын
Muito bom o vídeo dessa menina e muito bom o seu react. Voltar para os pais que te querem bem não deve ser enxergado como fracasso. A vida é cheia de altos e baixos, não existe curva ascendente o tempo todo.
@NickolasCamargoskt2 ай бұрын
eu estou com 34 anos, e estou vivendo um dos piores momentos da minha vida. mas decide focar em algo que me fa bem, é muito dificil de achar algo, eu quero muitas coisas e ao mesmo tempo não sei o que quero. eu to muito cansado de todos os dias sentir uma forte ansiedade. a senssão de fraco é forte mas com coragem e com cuidado eu consigo