Рет қаралды 295
Neste vídeo nós conversamos um pouco sobre a aplicação da Fonética Articulatória na pedagogia vocal da #voz cantada. Ou seja, como essa área pode ajudar os cantores? Também oferecemos alguns exemplos de aplicação conforme o cruzamento desses campos.
-
SEJA MEMBRO DO VOICE LAB! Confira os benefícios no link abaixo!
/ voice lab by rubens güths
-
Contato Profissional:
e-mail: guths.rubens@gmail.com
KZbin - bit.ly/Voice-L...
LinkTree - linktr.ee/guth...
#voicelab
-
O que é que a Fonética pode trazer para o cantor, para o professor de canto e tudo mais; Pensando, também, em pedagogia de voz, pedagogia vocal, não só aplicada ao canto, mas aplicada a dublagem, teatro, e outras coisas; Como que tu entrega isso sendo aplicado diretamente? Assim na prática do ensino. Tem função?
"Tem". Olha, eu penso o seguinte. Isso vale para outras disciplinas da Ciência da voz. Vou dar uns exemplos. Eu vou responder pegando outro exemplo. "Eu estudei os formantes". Os famosos formantes. Certo? Teoria dos Formantes. No Canto Mongol (Singing Throat Mongolian), a gente tem isso muito mais enfatizado, porque eles abafam algumas frequências, e enfatizam outras através de ajuste, olha só, fonético-articulatórios: (exemplo #canto polifônico)
Conforme a gente mexe, a gente altera as frequências que ficam ressoando (essa sequencia harmônica) Isso. As frequências que ficam ressonando no nosso trato vocal. Então, no fundo tu está me dizendo, claro, me corrigi aqui se eu estiver aqui fazendo má interpretação, tu está me dizendo que, estou tentando trazer para a prática do cantor, aí vou responder à questão, tu está me dizendo que: o sujeito fez uma nota aqui (aaaaa), lá dentro, e de acordo com quem fizer, "fonética articulatória", o que ele fizer em cima ele mexe na série harmônica excitando mais algumas, abafando como você falou, excitando umas e não excitando outras, e, no final, a gente sabe que isso se chama, na #música, de "timbre".
Tu está me dizendo, então, que o cantor ele se modifica, fonoarticulatoriamente, e aí ele mexe nos formatos, é isso?
Os conhecimentos científico desenvolvidos em #voz, realmente, um dos desafios é transformar isso em didática, em comando didático, em prática didática, de modo que seja significativo. Então assim, é uma das coisas que a gente tem que ficar atento, é o fato de que: "vou pegar o código de fonética internacional e vou aplicar em aula de canto assim ipsis literis". "Ó, veja bem, essa aqui, segundo a pesquisa..." Não! O professor vai ter que "mastigar" e dizer: "Ó, tem esse modelo de som aqui, tem esse modelo de som que a gente vai seguir ó: (ââââ)"
Então, resposta: #Fonética Articulatória pode ser aplicada? Deve! Mas com que cara? Com uma cara mais didático-pedagógica. Agora, na base, É obrigação, tá... a gente está defendendo né... É obrigação do professor de canto, saber Fonética Articulatória. Porque, daí, ele consegue resolver coisas...
Então, respondendo por fim, a Fonética Articulatória mais a fisiologia biomecânica laríngea,
1) Fonética Articulatória; 2) Biomecânica laríngea, formam a base do que nós chamamos de esquema vocal. Ou, tira a palavra fora, formam a base do que a gente conhece como "Voz Humana", produzida de tal jeito, de tal jeito, de tal jeito, de tal jeito… Esse é o nosso desafio. Resposta: Sim! hahaha...
-
Royalty Free Music By
www.bensound.co...
www.youtube.co...
Sound Effects by
audiomicro.com/...
www.youtube.co...