Eu sempre me emociono com esses episódios que trazem personagens da cultura caiçara, da qual faço parte. É reconfortante ver que nos adaptamos e ainda existimos e resistimos... Muitas das experiências, histórias contadas pelo Luciano, reaviva saudodos momentos da minha história junto aos meus familiares, alguns já morando no céu. Adorei lembrar como eu era conhecido, como comentou o Luciano, que sou neto de Seu Danié(l) e Dona Nadir, filho de Zé Luiz, sobrinho de Beto, Nando e Alfeu, Maria Rita, Vera e primo de toda uma comunidade. Que delícia de episódio! Gratidão. PS: A ideia do Selo, é maravilhosa, genial!
@RogerPensacola4 жыл бұрын
Binho Mendes eu tbm
@pedrohcast2 жыл бұрын
Luciano é um cara bom, tive o privilégio de fazer um trabalho em um veleiro em Angra com ele. Também sou caiçara e essa nossa cultura é vida
@eduardocoen2 жыл бұрын
Muito legal mesmo, valorizar e divulgar a cultura brasileira.
@danilobelavista90996 ай бұрын
Belíssima entrevista Adriano! Mas essa rota já era feita pelos veleiros Costeiras aqui do Maranhão desde a década de 70, onde se levava mercadorias para venda e escambo em algumas ilhas da região do Caribe e traziam mercadorias como whisky e cigarros... O mais fantástico desses velejadores em suas jornadas de volta, é que não tinham GPS, ecobatímetros e essas tecnologias de hoje, que facilitam muito a navegação, considero esses velejadores verdadeiros mestres da vela. Rota muito respeitada até hoje pela turma da vela no Maranhão.
@mariastela57674 жыл бұрын
Você já visitou a sua história/estória? É sério, aliás a nossa história/estória ou melhor dizendo os capítulos da nossa história/estória são coisas sérias. Mexe com a gente, nos arranca sorrisos, lágrimas, reflexões e um turbilhão de sentimentos e emoções. Por melhores que tenham sido nossos dias, quando revivemos esses capítulos, eles sempre vêm em forma de nuvens como nos desenhos animados ou bolas de sabão. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender." Paulo Freire. Adriano e Aline, mais um episódio com informação, humor, respeito, conscientização, conhecimento, reflexão, troca...Belíssimas imagens e trilha sonora (mar batendo no casco do barco). Adriano já fui tripulante em uma canoa a vela em Jiribatuba/BA. Te digo, é simplesmente maravilhoso. Amei a imagem do Saveiro e o Farol da Barra e o seu projeto em apoiar ainda mais Vela. Luciano vi um pouco da minha história/estória no seu relato. Incrível. Parabéns!!! Gratidão, gratidão, gratidão. Até !!!! Abraços.
@joseeustaquiosilvadebarros9044 жыл бұрын
Adorei seu relato! Lindo de mais! Adriano e Aline merecem todo carinho. Viva Paulo Freire!
@mariastela57674 жыл бұрын
@@joseeustaquiosilvadebarros904 Obrigada também pelo carinho.💨⛵💓
@claudiomonteiro30564 жыл бұрын
me fez viajar no tempo quando na época de natal a porta da sala de minha casa ficava aberta para que os vizinhos , parentes , e amigos pudessem cear via a simplicidade do meu pai no ato , Luciano que bom que vc não perdeu esta simplicidade , essa essência de caiçara, conhecendo o mundo mas nâo desprezando as raizes.
@andremenezes77334 жыл бұрын
Olá!!! Usei essa contra-correnteza por duas vezes vindo do Caribe. Mas continua sempre sendo dureza. Fiz St Maarten F. Noronha em 28 dias em 2008 e 29 dias em 2010. O barco sofre muito sempre muito tensionadoem orça máxima. Estais e leme precisam estar super em dia ou se tem problema. A tripulação não pode ser amadora pois é um mês de barco muito inclinado e uso sempre de técnica de orça p longa derrota. Hj penso q não faria mais essa rota, pois o tempo gasto pode ser o mesmo q dar a volta ao atlântico. Essa rota direta do Caribe ai Brasil, já foi usada por alguns navegadores europeus em caravelas gigantes. Alguns tiveram sucesso. Descobri essa rota em livros sobre antigos navegadores e pesquisando as correntas nas publicações da marinha do Brasil. Sim, as contra-correntezas estão lá, assim como descrito no vídeo, mas é uma navegação sofrida, desgastante pessoal e material, além de se ter relativo risco se houver alguma quebra q se precise aterrar, pois a depender de sua latitude, vc cairá em pontos de terra com bancos de areia ou entre portos da Guianas por exemplo. Não foi e nem será confortável. O modelo e estado do veleiro são decisivos, assim como a tripulação. Fui um louco em fazer isso duas vezes com um amigo, profissionalmente, mas claro q houveram momentos de relex na passagem da zona intertropical equatorial. 2 dias boiando sem vento e c motor em reparo... Usei um Pearson 365 e depois um Velemar 45'. Bons ventos e parabéns pelo canal.
@viverdejava3 жыл бұрын
que figura singular esse Luciano Guerra, realmente um ser exótico e interessante! Um analista de sistemas (minha profissão) com tanto conhecimento da natureza e biologia. Uma das melhores entrevistas do #SAL, poderia fazer uma nova entrevista, já faz mais de 1 ano.
@joseeustaquiosilvadebarros9044 жыл бұрын
O som das ondas batendo no casco me levou para o mar! Ao ponto que tive de voltar uma parte do vídeo, por ter ficado prestando atenção ao som do mar, quando eu percebi não estava mais ali, assistindo e ouvindo a fala dos dois, imaginei/viajei que estava eu sentado em barco. Parabéns Adriano e Aline! Show de vídeo. Abraços.
@marcosbrasil96464 жыл бұрын
Pasou igual comigo amo pescar e esse son batendo no casco viaja qualquer un perdí un tempinho de historia kkk
@pisorno4 жыл бұрын
FANTASTICO, como siempre, cuando aparecen esos personajes que sabes entrevistar muy bien, un placer ver el #102 y correr a dejar un café. abrazo y buenos vientos.
@dmitrievivanenkokaramazovd93134 жыл бұрын
Eu tenho uma ligação muito forte com o 🌊 mar é inexplicável.
@franciscotoledopiza11674 жыл бұрын
Linda entrevista! O Luciano é uma alma elevada! Topo de levar meu barco para BIG para levarmos caiçaras velejarem. Tenho saudade de minha visita a Proverá, quando poucos velejadores iam até lá. Lugar mágico!!
@tiagobalbinot17334 жыл бұрын
Nossa. Que pessoa inteligente e querida! Parabéns Adriano por nos conceder este tipo de entrevista!
@peixotoguilherme19622 жыл бұрын
Bom dia Adriano, este episódio com o Luciano é extremamente motivador. Dá vontade de implementar uma série de ideias. Uma delas que foi levantada no episódio, que seria um transporte regional à vela para passageiros. Na hora que vi lembrei de uma época de ouro da vela surgida na região do Maine nos EUA, onde lá pelos anos mil oitocentos e qualquer coisa, surgiu o CatBoat um projeto que hoje é obviamente de domínio público, não sei se já viu uma embarcação assim, mas trata-se de um barco com boca generosa e o mastro posicionado bem à vante da embarcação, além de bolina retrátil e casco com calado mínimo, podendo chegar à beira da praia ou lago com extrema facilidade. De construção artesanal em madeira, evoluiu para madeira/fibra como é construído até hoje. Há em Massachusetts um local chamado Cape Cod, que abriga um enorme contingente dessas embarcações. No Brasil, apenas sei de uma pessoa que construiu (até onde sei) um Catboat, essa pessoa eu acabei perdendo o contato mas cujo nome ainda lembro, Carlos Kindelmann, a última notícia que tive dele, morava em Pontal do Sul, PR. Outra fonte brasilieira para este projeto é o estaleiro Madeira Mar de Floripa.O projeto desta embarcação pode crescer em escala e ganhar uma capacidade enorme de deslocamento. Referências: www.catboats.org ; madeiramarestaleiroescola.com.br/portfolio/catboat-19/ . O projeto tem meu apoio, como resido em Curitiba me disponho a buscar informações sobre o paradeiro do Carlos Kindelmann. Conte comigo.
@josehenrydacosta5794 жыл бұрын
Dos vídeos Hashtag Sal que assisti (mais ou menos uma dezena), este é o melhor pelo seu valor histórico e filosófico. A amplitude do teu olhar sem preconceito, garimpando informações do mundo náutico, abre portas enormes para a imaginação de quem os assiste.
@andersonktz78364 жыл бұрын
Seria legal ver tbem uma regata tipo do Paraná... Com os caiçaras e as antigas canoas ...seria um incentivo e um resgate da cultura
@hashtagsal4 жыл бұрын
Seria fantástico, mas aqui eles já não usam mais estas canos.
@andersonktz78364 жыл бұрын
@@hashtagsal Seria mais interessante ainda....em Minas, Sorocaba e algumas outras cidades se jaz encontros e festivais com premiação e tudo para carros de boi.... Coisa que ninguém mais usa mas tem e resgata a cultura da região... O legal disso e que pelo apelo cultural e histórico poderia se tentar algum incentivo.. eu sou Florianópolis e sei que de vez enquanto a gente acha alguém que ainda guarda no fundo de casa escondido debaixo de um monte de coisa canoas desse tipo... Feitas de um pau só, como diria meu vô (um único trono escavado, como os índios faziam)
@anarufus56023 жыл бұрын
Excelente entrevista que meu transportou para essa Ilha pela qual tenho um amor antigo. Desde a década de setenta de quando em vez estou por lá. Já perdi a conta de quantas vezes a contornei a pé. Fiquei feliz em saber do movimento q está sendo feito para resolver o problema de esgoto. Dá última vez que andei por lá, fiquei triste com o mal cheiro e a visão de valas negras existentes em diversas comunidades. Temos q cuidar deste paraíso.
@ricardoaugusto82384 жыл бұрын
Eu sou português,vivo em portugal, invejo as condições naturais que voces têm .
@heliocucatojunior23184 жыл бұрын
Adriano, uma pergunta: com toda está experiência que você está tendo com os caiçaras e com este nosso litoral maravilhoso, porquê não lançar um livro contando mais um pouco de tudo isso. Com certeza iríamos adorar. Abraços
@luizOmar07014 жыл бұрын
É uma boa mesmo, Adriano & Aline, que tal? 👏👏👏👏👏👏
@JD-zc8pu4 жыл бұрын
Livro com fotos pfv. Ia ser muito rico
@sergiomagalhaes65014 жыл бұрын
Tenho 51 anos de idade e frequento a Ilha Grade desde criança. Acompanhei de perto as mudanças na paisagem e no estilo de vida dos ilhéus. Acho que é um excelente destino turístico, porém, precisa de mais organização, principalmente de conscientização ambiental. O poder público (PM de Angra dos Reis) pouco faz para transformar o turismo em uma fonte de renda sólida e organizada. Seus vídeo são fantásticos, os assuntos, na sua maioria, são muito enriquecedores. Parabéns pelo belo trabalho e bons ventos.
@HumanoSensorial4 жыл бұрын
Adriano, que tal se a ideia fosse inversa, ao invés de levar o caiçara pra USP, trazer os professores pra aprender o que o caiçara faz, digo, fazer uma regata de canoas caiçara a vela, conduzidas pelos velejadores....certamente seria muito engraçado, didático e ainda incentivaria o caiçara a voltar utilizar esse meio de transporte
@ChefViana3 жыл бұрын
Excelente ideia, parabéns!
@rvtatuviagens4 жыл бұрын
Minha sugestão para o selo é “Vento Limpo” VL. Excelente idéia. Grande abraço e bons ventos.
@hashtagsal4 жыл бұрын
Excelente nome! Qual o seu nome? Entra lá no Fórum 😀
@hidroglassrio86004 жыл бұрын
Adriano, por favor, esqueceu de anunciar Hidroglassrio, que apresentará o pequeno Trimaran Pasquale. Bons ventos.
@hashtagsal4 жыл бұрын
Ola!!!! Eu não sabia recebi uma lista da organização 😀
Fantástica entrevista, o Luciano é realmente um cara muito iluminado, simples e verdadeiro, daqueles que dá gosto de bater um bom papo. Mais uma vez, vídeo impecável e proveitoso!
@ricardolealtavares4 жыл бұрын
Adriano, sou um apoiador pró saveiros, entrei em contato com a Associação Viva Saveiro para expor sua ideia em relação ao selo. PS. a foto de um saveiro foi tirada em uma regata João das Botas, neste dia estava lá e acabei por fazer uma matéria. Parabéns pela reportagem e proposta.
@hashtagsal4 жыл бұрын
Muito bom!!!! Tomara que eles curtam a ideia. Transmita o meu respeito ao trabalho deles 😀
@eduardorac37 Жыл бұрын
Muito legal !!! Lembro da minha adolescência quando pescava de canoa na baia de Sepetiba. Vivia da pesca, acredito que mantenho ainda alguns hábitos do Caiçara. Usar bermudas feitas de calça jeans e andar sem camisa hahahahahah poderia ser milionário, não perderia essa forma simples de viver e hoje ser quem sou. Engenheiro, pescador, mergulhador offshore, velejador e homem simples. Graças ao caiçara que aprendi a ser. Belíssima matéria !!! Parabéns!!! Um abraço caiçara hahahah com sorriso aberto e esbarrão no ombro !!!
@marialinakeil82574 жыл бұрын
Adorei a entrevista, muito legal com o Luciano aí da ilha do Abraão.Muito interessante os comentários dele, show 👍, parabéns Adriano,um abraço para Aline ⛵🔝🔝😘😘💖
@isaisa89294 жыл бұрын
Nem assisto e ja dou like kkk Abraço casal
@hashtagsal4 жыл бұрын
kkk obrigado pela confiança 😀!!! Um super abraço!
@tavaresrco4 жыл бұрын
excelente.... o tradicional se junta ao usual e se soma ao conhecimento científico.... não pode ser mais perfeito que isso.
@sergiolago61644 жыл бұрын
Muito bacana a fala sobre o amor do caiçara a simplicidade e uma coisa maravilhosa .
@sergiomarques35633 жыл бұрын
A rota Caribe ao Brasil, era desconhexida para velejadores amadores. Trafigantes negreirios e mercadores , faziam essa rota para o Maranhao no sec. XVIII. Li sobre o assunto , fiz Antigua - Sao Luis no meu catamarã 30 pés, em 1999. Varios repetiram. Muito fácil e tranquilo.
@ocaratraquinohotmai4 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos , mostrou uma história com um caiçara que parece uma enciclopédia rsrs . Show !!!
@sereiadomar51994 жыл бұрын
Luciano velejador.um anfitrião da ilha ,cara humilde experiente e gente fina ,parabéns !! Gratidão e saudações desde Paraty !! Selo vento limpo ,topo na ideia
@sandromello15874 жыл бұрын
Sensacional ,que pessoa inteligente ,agradável, exemplo para que a gente não deixe de buscar os objetivos !
@gervasiomassimellijr28334 жыл бұрын
Caramba Adriano......kkkkkk gostei muito desta reportagem...Luciano é massa...fiquem com Deus....bons ventos
@oldbarnwoodensurfboards84974 жыл бұрын
Cara, adoro essas histórias dos caiçaras. Essa cultura popular brasileira tão pouco valorizada, é muito rica e bela. Sobre a questão da modernidade dos dias atuais, que ao mesmo tempo que nos faz ter vidas super corridas e nos faz tão atarefados, é essa mesma modernidade que permite que eu tenha acesso a histórias de pessoas que talvez eu nunca vou conhecer pessoalmente. Claro que assistir uma pessoa falando através da tela do meu computador não é comparável com a possibilidade de passar um final de semana na comunidade, mas é o que eu tenho pra agora, e isso já abastece minha bateria pra encarar mais uma semana. Parabéns por mais esse vídeo!!! Sou fã do canal.
@diogolord90164 жыл бұрын
Ilha Grande e a vila do Abraão é realmente um lugar incrível, uma grande verdade que ele mencionou, e quem viaja de barco sabe que São poucas pessoas que você encontra que estão dispostas a te ajudar quando você realmente precisa, isso é uma perda pra humanidade, estamos deixando de conhecer pessoas e ter novas experiências por que não nos permitimos o diálogo com pessoas desconhecidas, preferimos baixar a cabeça e fingir que as pessoas não estão ali, o invés de olhar nos olhos delas de dizer um bom dia. Pessoas que vivem em condomínios geralmente não conhecem seu vizinho de porta , isso é um grande retrocesso das comunidades atuais.
@Semnome1-x1f4 жыл бұрын
Demais a idéia do selo! Sou hiper a favor disso! Precisamos valorizar e incentivar o transporte hidroviário, ainda mais a vela diminuindo a emissão de poluentes. Eu sou um voto a favor! Vou entrar no fórum também para ver mais informações! Boa Adriano e Aline!
@hugorafaelborges224 жыл бұрын
Sou aqui do Amapá e estou encantado pelo mundo da vela que estou descobrindo por meio do seu canal. Apesar de o meu estado estar pertinho do caribe e ter uma quantidade enorme de rios navegáveis, ainda não descobri porque a vela não é difundida aqui. Taí uma bandeira que eu poderia levantar.
@vovosrad52684 жыл бұрын
Que maravilha é esse mundo da vela cada vez fico mais fascinado com essas histórias da vontade de largar tudo e morar nesses vilarejos .
@sandromello15874 жыл бұрын
Fiquei super feliz com a questão do.uso da vela sem ser um veleiro ,eu estou muito feliz usando a vela no Bagual e agora me sinto um velejador raiz ! Obrigado vocês me incentivaram muito e continuam a me influenciar e inspirar !
@fernandofernandes55834 жыл бұрын
Rock com velejada combina demais, compartilhei antes de assistir, só pode dar rock!!! Haaaa ilha grande⛵👏🤓🤩 O abraço de sempre e bons ventos!
@hashtagsal4 жыл бұрын
Ahh aqui somos do Rock também kkk 🤘 😀
@renatonobrega54854 жыл бұрын
Parabéns! Muito boa conversa com Luciano e ele foi genial. Sou Angrense, conheço bem a ilha grande e vivi muito da minha juventude no Abraão. Quanto a canoa de vela. Acredito que o principal obstáculo foi praticamente a proibição de trabalhar uma madeira para fazer a canoa , não conheço mais ninguém que saiba, todos os passos necessário para fazer uma canoa caiçara. Sem a canoa a vela foi só mais uma passo. Fica aqui a sugestão de um vídeo sobre a fabricação da canoa aqui na baia da ilha grande.
@TheRaquelica4 жыл бұрын
Duas horas da madruga e eu assistindo Hashtag Sal. Acho que é meu 4° vídeo do dia. Conheci o canal há mais ou menos um mês e não fico sem assistir um só dia. Só fico preocupada quando eu tiver assistido todos os vídeos do canal - aguardar a publicação no domingo vai ser uma ansiedade só
@anselmosilveira21804 жыл бұрын
Ola. Eu vim do caribe no meu veleiro de nome Taihu em 1999 sozinho e nesta rota, mas a 500 milhas da costa do Brasil, saindo da Martinica direto a Natal em 25 dias cravados e deu tudo certo. A corrente contra era de 2 nos e vento nordeste mas sobrevivi. abracos.
@paulobks4 жыл бұрын
Espero ter a oportunidade de conhecer o Luciano pessoalmente numa das minhas idas ao Abraão! Muito obrigado mais uma vez Adriano pelo seu trabalho inigualável!
@bobmarino82654 жыл бұрын
Sensacional essa matéria!!PBS!... Muito legal tbm a sábia visão e a narração do Luciano, com relação com o povo caiçara!!👍
@Gustavopinto703 жыл бұрын
Belo episódio. Bom exemplo de gente esse Luciano . Obrigado.
@ricardoanjos1694 жыл бұрын
Nunca velejei, sou criado em Búzios, convivo com a natureza de infância. Barcos só a motor seria uma experiência linda. Tenho um sonho de viver a bordo mesmo sem nunca ter velejado rs. Toparia
@Nick.Biologo-Escritor3 жыл бұрын
Adriano, que episódio rico demais, se é loco. Uma aula de história, sociedade, veja, meio ambiente. Eu sempre me identifiquei muito com os caiçaras, vivia na praia no litoral sul de SP na década de 80 e 90 e tinha orgulho quando me chamavam de caiçara porque só vivia de bermuda todo queimado do sol. E essas ideias então que você teve, fantásticas. Ah como gostaria de estar aí já fazendo parte disso tudo, mas minha vez irá chegar com fé em Deus. A coisa mudou muito mesmo. Lembro na minha infância que mesmo no Boqueirão da Praia Grande de SP tinha caiçaras que pescava ainda com aqueles barcos de madeira com motor de rabeta, eu os via entrando naquele mar batendo, cortando as ondas de forma incrível. Que nostalgia. Sua pergunta final é perfeita e sinceramente acho que não tem como não perder nada, toda escolha se perde algo. Penso nisso hj, mas amanhã quem sabe? Obrigado 🙏🏼 Adriano
@danielaugustoxavier21994 жыл бұрын
A coisa mais bacana está ali no min 17 q ele fala sobre não proibir a visita de quem não tem uma puta grana pra visitar etc mais um Mochileiro tbm pode entrar isso é demais está no meu roteiro. Isso é o tipo de pessoa q está interessado em vivências e não em GANHAR APENAS DINHEIRO show 👍🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@ArturDaniloTeixeira4 жыл бұрын
Este é o cara a conhecer. Incrível!! Pessoas que nasceram e cresceram ligados ao mar e que avançaram para a vela de cruzeiro.
@silkdriverilha64603 жыл бұрын
Salve Alcântara, São Luís... Maranhão! 👐👏
@joseepifanio35944 жыл бұрын
Muito interessante essa sua ideia do selo de barco a vela. Fiquei super interessado, mais ainda por ter aparecido 2 fotos da minha cidade do coração e seus barcos a vela: Camocim, no Ceará e seus bastardos e suas canoas a vela. O Hélio Viana me confidenciou que estará na regata do Bracuhy. Vai ser legal trocarmos uma ideias sobre esse selo e muitas outras histórias. Abraço.
@leonardobraga66924 жыл бұрын
Acabei de ver o vídeo, achei a ideia do selo muito boa! Já trabalhei com mídias sociais e acho que posso ajudar de alguma forma, acredito que o projeto está no início e algumas coisas ainda serão formuladas mas desde já quero me colocar a disposição. Penso sempre em voltar a trabalhar com mídias sociais mas a urgência (mais conhecidos como boletos) me levaram a buscar algo com retorno imediato, já que precisaria refazer minha carteira de clientes no meio da crise. Me identifiquei e talvez esse projeto seja o que eu busco, algo que gere uma paixão, que me impulsione para buscar resultados que não sejam para resolver as "urgências" da vida. Ainda não sou velejador, mas tenho pesquisado muito sobre, fiz aulas de vela e acho que estou descobrindo uma nova e grande paixão. Tenho vistos alguns veleiros a venda mas é tudo ainda um sonho, mas que já nos deixa com os olhos brilhando. Ultimamente tenho, junto com minha esposa tentado mudar alguns hábitos, reutilização de produtos que antes eram descartados, redução de uso de descartáveis, entre outros. Me identifiquei muito com esse projeto e gostaria de ajudar de alguma forma.
@wagnerdias62274 жыл бұрын
Adriano, minhas dúvidas sempre são tiradas nos comentários anteriores , mas aprendi se faço comentários ajuda o canal , não posso ajudar financeiramente pois pretendo ter o meu barco , é já se foram 5 anos e ainda nada rsrs mas faço oque posso , comentar e compartilhar, muito obrigado amigo!
@ronaldogouveia30704 жыл бұрын
ola!!i Adriano, no meu ver uma das melhores entrevista agregando muita informação para o mundo da vela.
@pedrohcast2 жыл бұрын
Luciano gente fina demais, povo da minha Angrinha é demais
@alexandrealmeida28022 жыл бұрын
'Cara' legal, o mestre e capitão Luciano.
@lcbonin4 жыл бұрын
Adriano esse café é o mais gourmet da IG , cade o velejador raiz ,rs
@sergiolima2469 Жыл бұрын
No Pará, antes da proliferação do barco a motor, eram usados canoas a vela, eu viajei muito pelo Marajo nesse tipo de embarcação, tem uma vela que vocês chamam de Genoa, aqui chamávamos de bujarrona, e a vela principal, que subia pelo gurupé até o seu lugar no mastro, hoje em dia não se vê mais, infelizmente o caboclo deu preferência pro motor, pela rabeta, com isso ele saiu perdendo, pois afasta o peixe e o camarão sua principal fonte de sustento.😊
@BRUNOGCRUZ4 жыл бұрын
Tô vendo aí a história da minha família aqui na Bahia, me deu saudades!
@marcoscorrea96344 жыл бұрын
Cara... top esta entrevista... muito simpatico o entrevistado. já estou olhando como passar férias com a familia neste lugar.
@engenheiro4 жыл бұрын
Sobre o porquê não haver opções de transporte aquático em Floripa ou outras cidades, provavelmente é devido a um monte de regulações e empecilhos que o estado impõe. Desde proibição de construção de píeres, até lista enorme de obrigações que as embarcações deveriam ter. Precisamos de alguém que trabalhe em cima dessas legislações no sentido de desburocratizar e facilitar a vida das pessoas que querem oferecer esse serviço, mas que não conseguem devido às amarras existentes.
@rpivan14 жыл бұрын
Maravilhosa entrevista Adriano! Sinto a maior felicidade por ter assistido o #sal desde o comecinho. Desde o tempo em que a Aline tinha medo de velejar rsrsrs. Hoje, vc não somente incentiva a vela como também nos presenteia com cultura. Parabéns e obrigado pela alegria e emoção que nos traz.
@reneellis6566 Жыл бұрын
Bora la fazer uma regata to dentro, e um bom começo, "desmistificando a vela"
@M33-f3w4 жыл бұрын
Muito bom. Meu sonho velejar ⛵
@cort94 жыл бұрын
Aqui...na praia dos Ingleses em Florianópolis tudo isso tb e uma realidade triste....😯
@cabrazil4 жыл бұрын
Mais um ótimo episódio Adriano, muita sabedoria e sagacidade do entrevistado Luciano. Da minha parte caminho para ficar mais próximo do mundo da Vela, vou morar pertinho do Saco da Ribeira, Ubatuba.
@universodin68754 жыл бұрын
Sou um admirador de histórias, cresci escutando os contos dos meus avôs, acho que é isso que me traz sempre aqui no canal. Continue contando historias, seja elas do seu dia a dia ou de um amigo. Estarei sempre por aqui, viajando. Forte abraço.
@antonioaugustovaladares43564 жыл бұрын
Que bate papo gostoso. Deu vontade de estar presente pra poder participar. Muitas coisas eu tenho a dizer maa não dá pra fazer. Fica uma só Pra o Luciano com relação as últimas falas sua e dele. Por que vc não resgata uma regata de canoas caiçara na ilha? Acho que é por ai que começa o resgate de tudo Um geande abraço
@marciolopeslopes98154 жыл бұрын
Show de bola muito bom essa história.
@jhpadilha3 жыл бұрын
Gosto muito de ti, já assisti muitas, muitas (entrevistas)/Conversas tuas com velejadores, só no finalzinho deu uma destoada, na minha visão, no que foi questionado a validade dos valores dos caiçaras hoje, e de que os caiçaras de hoje terem um poder aquisitivo maior que no passado, oque pode ser até uma realidade, mas tirou a magia do saudosismo e do valores simplistas do passado. Mesmo assim foi demais o papo, sei que devida a mudanças na tua vida estas vindo aqui pro sul, mas quando vais para o norte , norte mesmo América Central/Norte. Um grande abraço pra ti, que encontres uma companheira que compartilhe das tuas idéias, pois és um cara d+. Sucesso em tudo que fizeres. Que os bons ventos soprem a teu favor.
@marceloversiani3 жыл бұрын
Acho que a falta da propulsão a vela tem a ver com a rentabilidade do negócio. Quando comecei a frequentar a Ilha Grande, nos anos 90, a regra era fazer a travessia de traineira. Levava uns 40 minutos. Hoje, um flexboat, leva 15 minutos. No mesmo tempo, o barco faz três viagens. Aliás, parabéns, a entrevista foi sensacional.
@wolneymateus58334 жыл бұрын
Sou filho de caiçara,e tenho muito orgulho disso! Meu pai nasceu em Guaraqueçaba PR #sal é demais!!! Bons ventos e mar calmo!🌬️
@julianomartins47503 жыл бұрын
Parabéns aos dois . Muito bacana.
@InstitutoProCanoagem4 жыл бұрын
Quando eu ainda não era do mar, fiz um trajeto no nordeste, de RN até a praia do Pipa, em PB, numa jangada super rústica, 100% à vela. Foi muito irado...rs. E ainda tinha um monte de golfinhos. Acho que qd o primeiro começar a fazer esses trrajetos à vela sistematicamente o resto vai se ligar e ir atrás.
@gabrielanderson72504 жыл бұрын
é isso ai!!! faz mesmoooooooo e cola pra cá pra floripa ensina esse povo que mora numa ilha e não veleja !!!!
@hashtagsal4 жыл бұрын
Tem muita gente que veleja bem por aí kkk. Abração 😀
@mauricioclaudio35104 жыл бұрын
Nossa que entrevista boa !!! Ele é um poço de simpatia, inteligência e ainda tem aquele carinho pelas tradições e costumes de sua vila Parabéns
@PanosaoVento4 жыл бұрын
O cara que veleja uma canoa a vela veleja qualquer coisa facinho!
@almir_2814 жыл бұрын
essa eu não sabia, que tem jacaré na ilha grande 😱 e como sempre aos domingos e já virou vício , uma dose de inspiração... 10:00... corre para o youtube para assistir o #sal ... obrigado
@jonatascorrea56774 жыл бұрын
Sensacional a ideia do selo ! Eu moro no norte (stm-Pa) que tem a cultura náutica muito em alta ainda , mas com a vela quase que extinta justamente por essa transição muito “brusca” pro motor . Até umas décadas a trás a frente da cidade era cheia de barcos a velas , ( canoas e alguns mais elaborados ) pessoas vivendo realmente disso , algo insistente hoje , alguns poucos veleiros para iatismo
@bra-germano6654 жыл бұрын
Bongiorno,SAL. Gostei dos estudos dos vetores (comum em Eng) e das correntes que Luciano falou. Tem isso na Internet ? O Luciano deveria escrever um livro sobre Ilha Grande e suas teorias naúticas. Espero um dia,conhecer esses lugares...sem jacarés !!! Valeu SAL / Hasta la proxima.
@edivaldosimao77424 жыл бұрын
Olhando esses vídeos não tem como não sair p mundo a fora pelo menos com motorhomes ou melhor veleiro..
@sandroantunes5544 жыл бұрын
Bom dia, bacana manter a tradição CAIÇARA , ABRAÃO esse local lindo que tive o prazer de conhecer, belas histórias desse povo que ama o mar e tenta manter a sua tradição, parabéns de novo!
@nivaldonicolau25174 жыл бұрын
Parabéns ao #sal! Entrevistador e entrevistado nos trouxeram um bate papo com conteúdo muito inteligente o qual nos deixa cada vez mais apaixonados pelo mundo da Vela.
@guilhermefernandes9514 жыл бұрын
Pulitico de Florianópolis só tem empresas de transporte urbano busão.⚓⚓👍
@AbarcaCriativa4 жыл бұрын
que grande episódio esse , grande convidádo , obrigado pelo v/trabalho
@atelierferreira4 жыл бұрын
Poderia passar toda essa plotagem pra gente, o caminho das pedras ! rsrsrsrsrsrs
@tatianaguaranysmattesco9414 жыл бұрын
O vídeo de hoje foi fantástico!! Nossa, agregou história de vida, com preservação ambiental, espécies introduzidas, idade da mata, história local e cultural, planejamento urbano, rotas marítimas, correntes marinhas, ventos, teoria dos vetores... uau, muito legal!!! Nota 1.000!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@VeleiroBellaMar4 жыл бұрын
Muito legal. Ja conhecia essa rota, mas foi bem explicado. Quanto as canoas a vela, em laguna SC, os pescadores ainda usam na pesca do camarão.
@davivcgarcia4 жыл бұрын
Ansioso pra conhecer vocês ao vivo no #VelaShow!
@JOTAP0WER4 жыл бұрын
Que episódio show ! Parabéns
4 жыл бұрын
Excelente... muito bom... adorei.. produção maravilhosa
@hashtagsal4 жыл бұрын
Obrigado Márcio!
@phaetheneto4 жыл бұрын
Caramba... Que episódio legal!!!!!! 👏👏👏
@Ferreira.F4 жыл бұрын
O Futuro é a sustentabilidade esse é o caminho.
@kmasfalto4 жыл бұрын
Que episódio fantástico. Obrigado
@justlittlebe3 жыл бұрын
Muito Show
@alexandremaranhao29504 жыл бұрын
FENOMENAL
@samuelalvescunha82654 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Esse negócio do selo para produtos transportados à vela é muito interessante. Posso te falar como consumidor. Daria preferência em comprar um vinho que foi transportado por um veleiro e saber que contribui com a preservação do meio ambiente do que outro qualquer.Abraço e bons ventos.!
@eomvlf4 жыл бұрын
eu adoraria aprender a velejar...mas moro no interior de pernambuco...quem sabe no futuro
@RicardoSantos-ug3bj4 жыл бұрын
Um papo descontraído, rico e compartilhado com esse "cara" fantástico, chamado Luciano! Muito abalizado e tranquilo, com uma cultura sensacional, além de inovador e incentivador da sua realidade. Parabéns por mais uma edição histórica Adriano. Fraterno abraço e bons ventos.