Meu pai a vida toda leu e deixava no trem os livros para alguém pegar e deixava um bilhete eu achava tão incrível
@Alice-nr8df2 жыл бұрын
Que incrível, ficou como uma ideia de algo a se fazer para mim
@samyj2 жыл бұрын
que lindo
@macomaltauro982 жыл бұрын
Demais!
@taniafrigieri22032 жыл бұрын
nossa, que lindo!!! Muito incrível msm ❤
@suerdavsouza2 жыл бұрын
Que atitude mais lindaaa 🥰
@aquecida2 жыл бұрын
Pam, eu sou de Pernambuco e faz dez anos que mudo com frequência de estado. Hoje, eu digo que uma mala comporta toda a minha vida e o kindle comporta o mundo inteiro. Ter liberdade é o que mais me aquece. Muito lindo isso, Pam! "Histórias guardadas não mudam o mundo"
@aquecida2 жыл бұрын
@@acervodavicky o tempo nos prepara e isso é mágico. Então sonhe e realize no teu tempo. Não existe nada melhor que viver ao nosso próprio modo.
@acervodavicky2 жыл бұрын
@@aquecida amém, recebo! 😊🥳🎵🎶❤️
@literaturashow90892 жыл бұрын
Eu não consigo desapegar dos meus!
@aquecida2 жыл бұрын
@@literaturashow9089 eu comecei doando aqueles que não voltaria a ler. Depois fui me acostumando a comprar e-book.
@adriancabraldelira22622 жыл бұрын
Eu tenho pavor só de pensar em ler Kindle kkkkkkkkkkkkk, mas boa sorte pra vc que curte
@cherrysubmarine2 жыл бұрын
Eu acho que há um exagero hoje em dia, gerado inclusive pelos influenciadores mostrando aquela montanha de livros novos todo mês. Eu estou montando a estante dos livros da minha vida, quando leio um que não gosto passo pra frente. Gostei do vídeo.
@mrsapplehead2 жыл бұрын
Nossa, eu só consigo imaginar a felicidade das crianças dessa escola na biblioteca que você doou, porque foi exatamente assim que a minha história de leitora começou. A biblioteca da minha escola era bem pequena e a cada livro novo que aparecia era uma alegria sem fim. Uma atitude linda e inspiradora. Eu já tinha uma admiração enorme por você e agora essa admiração aumentou muito mais ❤️
@AmyThePandy2 жыл бұрын
Não sei pq mas eu tô bastante emocionada com o seu comentário… talvez pq eu tbm lia bastante de biblioteca da minha escola pública e nunca tive condições de comprar… estou iniciando minha estante este mês, já tenho 10 livros e eu sei que quando a hora chegar, tbm irei deixá-los ir para um lugar especial… talvez a minha antiga escola
@danniledger2 жыл бұрын
Você é tão responsável, dá gosto consumir conteúdo de gente assim. Parabéns por se apegar aos seus valores!
@RasGust2 жыл бұрын
Parabéns por essa decisão, Pam! A gnt cobiça tanto o objeto-livro e se vê tão imerso nessa lógica de consumo que o propósito da leitura vai se perdendo. O que inicialmente era um prazer vai aos poucos se tornando um gatilho de ansiedade e deixando a gnt mais preocupado em ter do que ler. Tanto na situação de não possuir condições de ter livros e ficar preso nos produtores de conteúdo comprando/recebendo/mostrando num quase culto ao objeto, quanto na situação oposta quando você se vê com livros em casa, disponíveis, mas eles não são lidos nem aproveitados por outra pessoa; em ambas as situações parece que tem um ar sufocante que te pressiona a seguir um determinado fluxo. É ótimo pra refletir o que a gnt busca com a leitura, e o quanto um livro se esvazia quando ele vira um enfeite. Tá sendo incrível acompanhar todo seu processo de amadurecimento.
@apamgoncalves2 жыл бұрын
É exatamente isso!
@ContraoSistema12 жыл бұрын
Exatamente. Eu sentia essa ansiedade de ter que ter o livro na estante. E esses vídeos de bookshelf e recebidos só aumentava ainda mais minha ânsia de ter, acabava que eu não aproveitava o que já tinha, já lia um livro pensando em obter o próximo. Desapegar do objeto livro está sendo libertador pra mim, pois agora não sinto mais essa ânsia de ter que tê-los, pois o melhor eu já tive: a experiência da leitura e a aprendizagem que fica.
@RasGust2 жыл бұрын
@@ContraoSistema1 Isso! Eu tbm passei pela mesmíssima situação. Eu lembro que era uma ansiedade constante, e hoje eu consigo aproveitar muito mais os livros que eu leio. Inclusive passei até a preferir ler em formato digital. Consumir os vídeos da galera mostrando e recebendo livros me dava a ilusão de que eu queria ler, quando na realidade o sentimento que provocava em mim era o de justamente ter aqueles livros; e ainda mais era um sentimento ruim que só alimentava essa ânsia que vc bem falou.
@abigailarrudacordeiro27072 жыл бұрын
Disse tudo
@jessrodrigues93432 жыл бұрын
Dou ponto. Finalmente alguém que não fica estimulando o consumismo em forma de "amor pelos livros"
@ContraoSistema12 жыл бұрын
Exatamente. Amor pelos livros é simplesmente ler e não necessariamente ter.
@jessrodrigues93432 жыл бұрын
@@ContraoSistema1 né isso. Eu parei de seguir toda essa galera "de livros" no KZbin é só ostentação e gastação sem necessidade. Só gera consumismo nas pessoas.
@claudiabenedy2 жыл бұрын
Nota-se tanto o seu amor pelos livros. Mesmo deixando ir. Amor é deixar ir também 💜
2 жыл бұрын
❤
@camillacosta5462 жыл бұрын
❤️
@bellanine2 жыл бұрын
Eu já tenho o habito de doar livros, de passar livros pra frente. Mas, eu ainda gosto de ter minhas estantes e estou totalmente confortavel com isso. Acredito que essa sua atitude tenha a ver com vovce, com o seu agora, com a sua vida e tá tudo bem com isso, afinal de contas, voceprecisa se sentir bem com voce mesma. Da mesma forma, que tá tudo bem as pessoas gostarem de ter suas estantes, seus livros. O importante sao as pessoas estarem bem com elas mesmas.
@enyamo2 жыл бұрын
isso!!
@2006Nana-v8y2 жыл бұрын
Exatamente!
@Suzani2012 жыл бұрын
Pam, eu chorei quase do início ao fim. Você faz muita parte da minha história como leitora. Conheci vc no blog depois no youtube e eu me identificava muito com vc. Minha família não tinha dinheiro para comprar livros então eu comecei a trabalhar desde muito cedo. E comprava tudo de livros era uma alegria muito grande. Era uma conquista para mim, um patrimônio. Mas desde que entrei na faculdade para cursar engenharia, eu passei a não ter tanto tempo, eu continuava lendo, principalmente no ônibus. Mas aquilo de ter livros já não era uma necessidade. Quando comecei a planejar para fazer intercâmbio, cogitei vender todos. Pois não poderia levar comigo. E é misto de emoções, pq eu tinha uma dependência quase que emocional com meu livros, eles representam minhas lutas diárias, e quem sou hoje. Mas era o conteúdo deles que realmente me mudou. Ter livros que não são lidos não transformar ninguém. Novamente Pam, vc me inspira muito.
@leticiaamorim67302 жыл бұрын
assim quando comprei meu kindle, doei todos os meus livros. Doei para a minha escola, foi nessa escola que comecei a gostar de ler, e tudo isso por que nessa escola tinha livros atuais e maravilhosos. Quis retribuir e doei uns 100 livros para essa escola.não me arrependo, sei que varias outras crianças vão ter acesso a essa biblioteca e poderão gostar de ler. Um bom leito é aquele que lê , não aquele que tem uma estante cheia.
@Luana-ph1nh2 жыл бұрын
Lembro que fiz isso na pandemia e foi um alívio pra mim, mesmo tendo várias pessoas julgando. Comecei a ler em biblioteca pública. Imagino a alegria de quem vai ler esses livros
@henriquehenriks2 жыл бұрын
Pam, você acabou de girar uma chavinha na minha mente. Toda vez que vou arrumar a estante me deparo com livros que eu nem lembrava que tinha e que eu não gostei, aos poucos fui reparando que ter esses livros me traz um sentimento de angústia e esse vídeo acabou me ajudando a resolver esse problema, vou doá-los.
@rosasouza80582 жыл бұрын
Bacana ver a Pam falar: ela tem uma consciência do que está rolando com ela, de como ela está se sentindo com os acontecimentos. É uma vibe muito bacana
@brunacunha78642 жыл бұрын
Me emocionei com o seu relato inicial, pq era EXATAMENTE o que acontecia comigo. O presente de 15 anos que pedi foi um livro e, mesmo com esforço, uma emergência surgiu e meu pai não pôde comprar. E o que aconteceu foi que à medida em que me tornei financeiramente independente, comecei a acumular livros (digo acumular, pois vários não foram lidos até hoje). Já desapeguei de muitos desde que comecei a perceber que lendo digital eu aproveitava melhor o tempo e leio mais mais. Ainda tenho apego a alguns, mas entendo o seu sentimento e decisão.
@kathleenvilarim73202 жыл бұрын
Em nome de todos que vão ter acesso aos seus livros nas bibliotecas: OBRIGADA ❤ Até recentemente eu dependia da biblioteca municipal da minha cidade para minhas leituras (nem falo da escola pq só tinha livro de criança criança msm), só recentemente que conquistei condições de comprá-los. Arrasou ❤
@maryanaoliveira8642 жыл бұрын
Quando era adolescente tinha essa mesma vontade, de ter uma estante de livros enorme, mas depois de ler muito e ver a quantidade de pessoas que não tem condições financeiras de leitura, essa vontade desapareceu. Tenho o pensamento de que livros são para ser lidos, essas histórias que me emocionaram, podem e devem emocionar outras pessoas.
@LelaTiemi2 жыл бұрын
Eu tenho uma estante linda lotada de livros, não faço nem mais ideia de quantos livros tenho, acho que mais de 500 livros. Mas mudei de país e tive que deixar para trás. Tá lá, na casa da minha mãe, e eu leio pelo kindle apenas agora. Sinto que tá na hora de doa-los, pq não vou conseguir trazê-los para cá onde vivo e não faz sentido deixá-los guardados quando alguém poderia estar lendo-os.
@BrunaMartiolli2 жыл бұрын
pam, que video lindo. Eu nunca tive essas estantes enormes e por muito tempo percebi que por isso não poderia ter um canal sobre livros. Vim pra portugal e tudo piorou, pq ai sim que fiquei sem livros haha e esse estereotipo é 100% real. Por isso e por muitas outras coisas acabei diversificando meu conteúdo aqui até me encontrar meio nos vlogs e meio no booktube.. mas, com certeza o seu vídeo tem 100% o meu apoio. Entendo perfeitamente e hoje tenho zero apego aos livros, uso muito os q trabalho p vestibular e favoritos, mas também não me vejo construindo uma biblioteca, pelo contrário, quero meus livros circulando... não faz sentido pra mim livro parado. Seu vídeo foi um abraço. Obrigada.
@apamgoncalves2 жыл бұрын
Bru 🥹❤️
@livro98682 жыл бұрын
Um dos vídeos mais importante que já assisti na vida, parabéns pah, eu não queria criar um ig literário pq não tenho estante tenho pouquíssimos livros, até pq prefiro ebooks, e isso me impedia, justamente pelo que vc falou de achar que pra falar de livros na internet tem que ter uma estante enorme, ainda tenho esse sonho, mais jamais vou sair comprando só pq tava na promoção ou livros que não tenho vontade de ler e deixar eles aqui parados, eu agora leio em ebook e se for muito bom, compro um pra mim ter físico.
@ilanarafaely2 жыл бұрын
Esse video me desbloqueou memorias. Quando mais nova eu também não podia comprar muitos livros de uma vez. Lembro que eu fiz "um acordo" com o meu pai que todo mês ele me daria um valor para que no final do ano eu pudesse comprar uns 5 livros de uma vez (e eu me sentia no paraiso). Depois que comecei a trabalhar também gastava todo o meu dinheiro em livros, era de 10 a 15 por mês (comprava no extra, ponto frio etc que na epoca eram entre 10 e 20,00). Chegou em 2015 eu estava com cerca de 600 livros, minha familia se mudou e eu lembro do esforço de todo mundo para me ajudar a carregar esses livros. Além dos que eu comprava eu também tinha alguns de sorteios, os que ganhava de presente de amigos/familiares etc. Em 2016 eu li o livro da marie kondo e ali foi meu começo para o desapego. A parte que ela diz de só ficar com coisas que te façam feliz, tirei os livros que tinha lido e não tinha gostado, os aleatorios que eu ganhava em sorteios, os que eu comprava em promoção mas não tinha a menor vontade de ler. Me lembro que tirei quase 1/3. Me mudei mais duas vezes e decidi que ia tirar mais. E com isso fiquei só com uns 30. Hoje eu tenho cerca de 50/60 livros, umas 3x no ano compro os livros (até pq hoje eu tenho outras prioridades) que eu to muito afim de ler mas só fico com aqueles que eu amei e tenho vontade de reler. Lembro que comprei verity, li em dois dias, não gostei e no dia seguinte coloquei para doação. Não fiquei com aquele apego de "ah, mas é livro novo, comprei agora etc" MELHOR SENSAÇÃO. Amo quando olho minha estante e só vejo os favoritos e não mais aqueles que só estavam lá para fazer volume. Ps: terminar de ver esse video e dar uma olhada porque sempre tem aquele livro que poderia sair.
@mariacarolina37872 жыл бұрын
Dá para ver na cara da Pam o carinho que ela tem com a história dela com os livros, mas ainda assim ela está doando tudo! Uma maturidade e responsabilidade em ajudar quem acompanha sobrenatural. Por isso que é uma das minhas preferidas
@aline58762 жыл бұрын
Aff dá até vontade de chorar pq entendo demais esse lance de pedir um livro por ano pros pais anos atrás. Achei linda sua atitude ❤️🥰
@debora582 жыл бұрын
A Pam combina muito com o essencialismo. 🌼 Imagina o tantão de pessoas que vão ler esses livros agora. Que coisa mais linda! Quando ela fala sobre não poder comprar naquela época, eu me vejo ali e revivo aqueles sentimentos. Parabéns Pam, sempre um ser em movimento e evolução! 💙
@arthurfs13692 жыл бұрын
Eu fiquei até emocionado no vídeo porque vejo seus vídeos desde minha pré-adolecencia e sim, quando criança via sua estante e meu sonho era ter aquilo, e aos poucos pedia de aniversario um livro que você indicava (minha maior conquista tinha sido "a lista do ódio"), e aos pouco fui montando uma mini estante que tanto sonhei, mas o eu de hoje meus livros ficam lá encalhados e tem tantas pessoas que queriam tanto só ler aquilo, rotacionar os livros é tão libertador, estou aos poucos doando
@mateusin2 жыл бұрын
a pam é o nivel de empatia com o mundo que eu quero alcançar!
@eveliseciriaco57682 жыл бұрын
Como é bonito ver a sua evolução 😍 As pessoas tem processos de amadurecimento diferentes, passam por vivências diferentes e fico feliz ao ver essa visão diferente da maioria dos criadores de conteúdo por aqui. Eu comecei minha vida como leitora de biblioteca e sebos, então meus livros sempre tiveram uma rotatividade. Lógico que também sonhava com uma estante grande, mas também comecei a perceber como manter os que tenho entre mudanças de casa, de cidade, de rotina... Não estou no ponto de doar todos eles e acho que sempre vou querer manter os mais especiais, mas gosto da ideia de não ter tantos livros parados. Obrigada pela sinceridade nesse vídeo!
@davirodcz2 жыл бұрын
Para mim é até um pouco estranho esse apego pelos livros físicos que vc tinha e a maioria dos leitores também tem. Acredito que em grande parte seja por eu ter me iniciado no mundo dos livros com um Kindle, que recebi de presente de aniversário da minha mãe, então por este motivo, esse saudosismo e apego por livros físicos nunca existiu para mim. Foi bastante interessante acompanhar todo seu raciocínio durante o vídeo Pam, sobre como foi difícil para vc ter seus primeiros livros e a sua satisfação por tê-los. É isso, parabéns pela coragem de sua decisão ❤️
@tatycosta12392 жыл бұрын
Também sou leitora de Kindle, mudou minha vida de leitora ! Tenho pouquíssimos livros físicos
@leituradatarde2 жыл бұрын
@@tatycosta1239 idem tbm, leio muito pelo kindle... tenho muito pouquinho livros físicos 🫶❤️
@carviiss28052 жыл бұрын
Você nao tem idéia do quanto essa sua atitude me toca pam. Eu sempre fui adepto de e-books, mas sempre me senti um leitor inferior por nao ter muitos livros físicos. Ate que um dia eu percebi que dos poucos livros físicos que eu tinha, só um eu li até o final. Foi quando eu percebi que os e-books funcionam melhor pra mim. E ver hj os e-books sendo cada vez mais enaltecidos e vistos como livros tbm pelos canais no KZbin é maravilhoso. Confesso que me emocionei muito essa semana quando vc fez os stories falando dessa sua decisão. Vc é maravilhosa
@angelamontte2 жыл бұрын
oi, Pam. estou em lágrimas (mais uma vez, já li o seu texto) por me ver na sua história. você foi uma das primeiras pessoas da internet que comecei a acompanhar, então crescer vendo a sua evolução, percebendo o quanto eu amadureci junta, foi preciso vir aqui deixar registrado o quão importante você foi/é para mim. todo mundo que ama livros quer ter muitos livros, então você ter chegado incentivando a compra consciente, o empréstimo nas bibliotecas, o desapego até daqueles mais especiais, o incentivo a leitura de e-book me transformou. hoje quando eu olhos pros meus livros, sei da luta que foi consegui-los, o momento que estava vivendo ao ler cada história, (a loucura que fiz com o 1° salário), mas estou muito mais aberta para repassá-los, mesmo que sejam marcantes demais. é sempre necessário alguém abrir esse diálogo nas redes sociais, porque parece que é uma competição de quem tem mais. a cada dia tenho trabalhado o desapego dos livros físicos e é transformador, mesmo eu sendo uma apaixonada por eles. só queria dizer que você é uma inspiração. sucesso sempre, Pam ❤
@eduardosantos032 жыл бұрын
Que vídeo e conversa deliciosos. Faz um tempo que eu também venho perdendo o prazer de acumular livros físicos no meu quarto; isso foi reforçado mais ainda quando adquiri meu Kindle e como a praticidade dele me atendeu as necessidades. Não deixei de ler livros físicos, continuo sentindo prazer em ter o livro em mão, mas essa obsessão em ter, guardar e acumular está se indo e estou bem com isso. Enfim, é sobre se entender, desapegar e compartilhar.
@karolpaixao32912 жыл бұрын
Parabéns, eu era tbm aquela criança que aguardava o Natal, adquiri os meus livros do Harry Potter assim , lembro que no penúltimo livro (eu e a minha irmã somos leitoras) minha mãe só tinha dinheiro para comprar uma edição e eu li em voz alta para a minha irmã. E eu estava longeeee de ter tantos livros quanto vc , mas em 2018 eu resolvi me desfazer de todos , hj só leio de forma digital e todo mundo ficou horrorizado na época , mas eu tbm tenho essa agonia de coleções , de ter muito de uma coisa.... Parabéns
@karolineraraujo2 жыл бұрын
A satisfação de acompanhar tantos anos o teu trabalho e ver em você tanto amadurecimento, consciência social e coerência. Tenho muitaaaaa admiração por você, Pamzinha 🫶🏻✨✨✨✨
@jelibrelato2 жыл бұрын
é tão inspirador ver a tua coragem em tomar essas decisões, tua paixão pela leitura e não por objetos, e principalmente a tua autenticidade em fazer o que vem do coração, e não apenas para seguir a massa, ganhar seguidores ou dinheiro ✨ 💛
@sarinhagameplaysXD2 жыл бұрын
Ai Pam, tô diminuindo meu consumo de livros físicos, apesar de eu gostar do livro ser algo tangível eu valorizo muito o ato de ler em si! Esse negócio das estantes lindas é tão verdade, vejo muito nas redes sociais e fico pensando que, talvez se eu tivesse uma estante, eu teria mais perfil, esse aesthetic de leitora
@saravastos2 жыл бұрын
EU SOU IGUALZINHA VOCEEEEEEE AMEI ISSO! ACUMULO DE MEMORIAS PRA QUE? Eu talvez seja minimalista e você também. Ter o que se é necessário. "Histórias guardadas não mudam o mundo."
@jhe30898 ай бұрын
Pa, quando eu vi esse título na primeira vez achei que vc era doida kk. E hj voltei pra assistir ele pq estou com a msm sensação
@apamgoncalves8 ай бұрын
🫢
@BeatrizTellis2 жыл бұрын
Isso faz muito sentido com você Pam. Acho incrível esse seu estilo mais desapegado e me inspiro muito
@andressabufulin496 Жыл бұрын
🌻 muito obrigada pelo vídeo, muito importante para que se evite o acúmulo pelo acúmulo, os objetivos em geral devem ter um finalidade em nossas vidas e não somente ocupar espaço e tempo para manutenção! Admiro muito sua atitude e a parabenizo!
@laizamaral2 жыл бұрын
Eu precisava TANTO ouvir isso. Não ter uma estante enorme e ter vários livros físicos tá me travando muito de começar na internet, eu sinto que não estou à altura.
@edycunha10152 жыл бұрын
Monta um painel com frases tiradas de livros,e faça seu vídeo,viu só não é uma instante atrás de você que vai te definir como Leitora,tem uma menina no KZbin que ela fez um painel com mapas ficou giro....força menina
@camillacosta5462 жыл бұрын
Já até me inscrevi no teu canal. Vai, que vai! ❤️
@laizamaral2 жыл бұрын
@@edycunha1015 obrigada!!! Vou fazer sim!
@laizamaral2 жыл бұрын
@@camillacosta546 obrigada ❤️❤️❤️
@andreia6332 жыл бұрын
Não consigo descrever como esse vídeo falou comigo. Nada me dá mais desespero de ver os livros que eu tenho em casa, que eu comprei faz anos e ainda não li. O quanto eu sou satisfeita por ler livros no Kindle. Já passei anooos sem ler livros e só lendo fanfics do AO3 (cada hora de uma coisa diferente) que foi o que me fez aprender a ler em inglês. Amo papelaria, amo ver os livros físicos novos nas livrarias mas só não ligo mais o TER livro com estar aproveitando aquelas histórias. Nunca nem tive uma estante grande e bonita ainda, mas feliz que não precisei chegar a tê-la pra conseguir chegar a isso e aproveitar tanto a experiência de ler. Obrigada por esse vídeo 💙
@leticiabatista85252 жыл бұрын
Pam, seu relato foi incrível para mim. Te acompanho desde meu fundamental ( e olha que terminei o superior), sempre me identifiquei muito contigo e teus gostos, sua reflexão me deixou bastante pensativa e tive que levar as questões para minha terapia pq n consigo parar de comprar livros e compro acima da minha velocidade de leitura
@anasouzadasneves77252 жыл бұрын
Eu acho que hoje eu consumo livros de uma forma muito mais saudável por sua causa. Não compro mais um monte de livro só pq tá na promoção, compro o que eu realmente vou ler no momento ou em curto prazo.
@LuanaSouzaBebeuaLua2 жыл бұрын
Assistir esse vídeo me fez lembrar de mim mesma. Com 14 anos senti vontade de começar a comprar livro, e era angustiante pra mim não conseguir fazer isso. Com 19/20 anos, comecei a ganhar meu próprio dinheiro, e era absurdo o tanto de livro que eu comprava - porque estava barato, porque UM DIA eu queria ler, porque tenho que completar coleção… fora que na época eu produzia conteúdo para o booktuber, e recebia vários livros de editoras hahaha. A pandemia contribuiu para esse consumo exacerbado, porque eu me sentia muito mal, e comprar me dava aquela alegria momentânea
@KarinaLima__2 жыл бұрын
Chocada com esse vídeo. Sempre olhei a sua estante e sempre foi um sonho ter uma, aliás é um sonho até hoje, mas como você disse a gente muda e as prioridades também. Adoro a sensação de querer muito ler um livro e comprar ele e já começar a ler, me traz a sensação e a alegria da leitora que eu era quando me apaixonei por esse mundo.
@lisandramaria28712 жыл бұрын
Nunca cliquei tão rápido em uma notificação 😮
@rayannelucena20702 жыл бұрын
Eu acompanhei toda a mudança e acabei seguindo também. A vontade de ter todos os livros que queria ler e ter uma biblioteca particular e agora eu só guardo os livros que me trazem uma memória afetiva e leio mais em ebook.
@janillealexandrejp2 жыл бұрын
Pam, que vídeo sincero. Fiquei bem feliz de ouvir seu relato. Me identifico bastante com ele, sou alguém que não acumula muitos livros e costumo doar. É importante focar na leitura e em estratégias que te façam bem.
@mfmachadobello2 жыл бұрын
Fico feliz pela sua atitude, comecei a acompanhar o seu canal através da resenha do livro "Flores para Algernon" onde você faz uma resenha muito emocionada, relatando a sua experiência com o livro e com o seu irmão, de como as pessoas agiam com indiferença em relação a ele, também me emocionei nessa resenha, e esse livro é um dos vários que transformam e agregam ao final da leitura. Obrigado Pam por ser tão autêntica com os seus sentimentos e o honesta com o seu público.
@thayssilva49572 жыл бұрын
Pam, é maravilhoso te acompanhar, a sua conexão com a leitura, o que você passa para nós. Me relaciono tanto com isso de quando adolescente, por questões financeiras, pedir livros em datas comemorativas, no meu caso era no aniversário. Já tem um tempinho que tenho um conflito de sentimentos ao olhar pra minha estante, entre manter os livros ou lhes designar novos lares. Obrigada por compartilhar!
@thatatar2 жыл бұрын
Sua sabedoria me admira, Pam. Amei entender todo o processo pra você chegar nessa decisão. Me fez refletir muito. Obrigada por isso ❤
@nicolerodrigues55012 жыл бұрын
Parabéns pelas decisões que vem tomando, Pam. Acompanho seu canal há 7 anos e é tão bom ver seu crescimento pessoal e profissional❤️ É incrível que existam pessoas como você no booktube, responsável pelo conteúdo que produz e que pensa em como de fato pode impactar a vida de outras pessoas. Muito importante seu vídeo, trouxe a tona muitos assuntos que precisam ser debatidos. Hoje livro é algo muito mais de status, de quantos você tem ou consegue ler por mês, do que pela experiência de leitura em si e foi reconfortante ter alguém para falar sobre. Inclusive conheci a BibliON por sua causa e tenho lido muito por lá. Obrigada mais uma vez, Pam💜
@rebeccagommes55084 ай бұрын
Querida, esse é a primeira vez que vejo seu vídeo. E vou te dizer que essa atitude de doar os livros já lidos, faz que eu acredite na humanidade. Deus te abençoe
@cavalheri1galdeano2 жыл бұрын
Estou cheia de orgulho por você ter tomado essa decisão. E também estou me sentindo representada, pois eu penso a mesma coisa a respeito dos livros físicos. Inclusive, tenho uma história muito parecida com a sua (senão igual) sobre essa trajetória com os livros. Também vivi a minha adolescência nos anos 2000, onde ter livros era um artigo de luxo. Há alguns anos eu também doei todos os livros que eu tinha na estante (e eram bem poucos). Entreguei para uma biblioteca comunitária e foi uma experiência mágica. Os únicos que mantenho na estante são os livros da coleção de Harry Potter, porque estou sempre revisitando as páginas. Parabéns pela atitude!
@chaIamet2 жыл бұрын
pam, eu assisti esse vídeo em vários momentos do dia hoje e realmente foi como um processo ver tudo isso, eu te acompanho desde 2014 (tinha 12 anos!!) e naquela época (me apaixonando por leitura), eu queria muito ser booktuber, e esse vídeo teria feito mais sentido pra mim. No entanto, to feliz demais de te ver dessa forma, “histórias guardadas não mudam o mundo”. Seu trabalho é incrível.
@ketlenpeixoto95082 жыл бұрын
Alguns meses atrás eu dei todos os meus tb, precisei mudar e só trouxe os que eu estava lendo. Libertador!
@ranielegrangeiro60722 жыл бұрын
Acho que eu sei exatamente que sentimento é esse, eu tenho a ideia de que um livro só é um livro quando está sendo lido, enquanto estiver parado em uma estante ele é apenas um objeto decorativo. Esse desapego com os livros é muito bom, sempre vai ter alguém que adoraria ler tal livro e não tem condições de comprar. De vez em quando faço um limpa na minha estante e faço uma doação.
@rafaelagb2 жыл бұрын
Eu amei 🥰 Ultimamente eu notei que, toda vez que compro um livro físico, eu me arrependo. Hoje eu estou muito mais adepta aos livros digitais e são muito mais feliz com meu kindle. Entendo muito a sua sensação de alívio porque eu também me sinto aliviada demais quando dou algum livro meu para alguém. Me emocionei com você 😪
@marinabortolucci73062 жыл бұрын
Assinar sua newsletter foi a melhor coisa que fiz nos últimos tempos!! Amo demais!!
@MrLidiaPimenta2 жыл бұрын
É um pensamento muito libertador, atualmente tenho 417 livros físicos e me sinto igual a você sobre a ansiedade pra ler o tanto de livro que tenho que as vezes eu só deixo de ler, e olha que eu nem trabalho com internet, porém eu ainda não tenho essa coragem de desapegar, tô só deixando de comprar as dezenas de livros que eu comprava praticamente todo mês
@jff9892 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos, Pam! Quanto amadurecimento. Se bem que, sempre foi a sua essência.💜
@monicamachado81062 жыл бұрын
Linda atitude, sobre o início da sua paixão pela leitura sei muito bem como era. Eu ficava na lista de espera para ler os livros novos na biblioteca da minha escola
@Jade.mp4_2 жыл бұрын
Eu sou essa menina que não consegue comprar livros físicos, me viro com promoções de ebook e leio oque posso em epub no celular , sonhava com estantes enormes cheias de livros mas desde que comecei a seguir você percebi uma coisa que é tão óbvia mas nem tanto que o importante de ser leitor é de fato ler ! absorver a leitura e curtir um livrinho ao invés de ler pra ter vários livros , isso realmente fez sentido pra mim abriu meus olhos e se encaixou tão bem com a minha realidade , obrigado por isso Pam você sempre me faz sair da minha zona de conforto desde sugestões de livros que eu nem sonharia em ler experimentar ler e amar até esses pensamentos sobre as coisas. Obrigado por continuar abrindo seu coração pra gente isso é importante demais :) ♡
@enquantoissoleio2 жыл бұрын
Com a criação do canal eu aumentei muito a quantidade de livros que compro por mês. Ver esse tipo de vídeo me faz repensar e ir com calma para não comprar só por comprar. Amei Pam 💛
@vanessaeven2 жыл бұрын
Depois que descobri o app do Kindle não tive mais vontade de comprar livro físico. Uns poucos livros que eu tinha aqui levei pra um Sebo esse ano, porque estava me incomodando o acúmulo. Também ficavam ocupando espaço e eu tinha raiva sempre qnd ia limpar minha prateleira com aqueles livros que eu já tinha lido e nem pegava mais. Parabéns por essa decisão! Imagine que não foi fácil.
@thaynahpaiva26892 жыл бұрын
Gente, entendo muito esse sentimento, a gente acaba se apegando muito e eu tinha muito toc. Fiz o mesmo com uns 20 livros meus e é muito difícil desapegar porque faz parte de uma atapa da sua vida, comecei a comprar os meus com o primeiro salário, então é complicado. Hoje só compro o que realmente vou ler, e só continuo com ele se for ler novamente
@jpc8652 жыл бұрын
Da pra ver o brilho nos olhos quando a Pam conta sua história como leitora
@jacsmaciel Жыл бұрын
Que maravilha KZbinr consciente. Estou vendo muitas pessoas estimulando o consumismo. Com esse vídeo me deu vontade de desapegar um monte de tralha aqui em casa.
@glendan98102 жыл бұрын
penso que somos apenas o que guardamos na alma e o que sentimos no coração!! se desapegar do que é apenas material faz bem pra nossa evolução tanto psicológica quanto espiritual ♡ ta lindo ver esse seu processo pam
@apamgoncalves2 жыл бұрын
🥰
@luisacanazarro68852 жыл бұрын
Tô amando esse tipo de conteúdo seu Pam, muito importante falar sobre isso pq as vezes nós damos tanto valor pra quantidade e deixamos de lado a qualidade e o verdadeiro significado da leitura. Fada sensata 💖💜
@matheussoarescoelho432 жыл бұрын
é por isso que admiro muito você! te acompanho desde 2015, e meu coração enche de emoção vendo você mudar em relação a muitas coisas🥰🦋✨aprendo todos os dias com você!
@felipealisson2 жыл бұрын
Parabéns por essa decisão, Pam! Eles te fizeram muito feliz por um tempo e agora vão fazer muitas outras pessoas felizes também.
@Patricia-sc3tb2 жыл бұрын
Parabéns Pam! Minha história é parecida com a sua. Tenho mais ou menos a sua idade, e no interior da Paraíba onde eu morava livro era caríssimo! Não existia internet para comprar livro, e eu lia na biblioteca da minha escola. O primeiro livro que li nessa biblioteca foi Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Me apaixonei ali por literatura. Quando comecei a trabalhar, comecei a comprar livros TB, mas muito pouco, pq eles continuavam artigo de luxo. Em 2015 me mudei com minha família para Sevilha, Espanha, e tive que doar toda minha biblioteca! Avião não carrega peso. Mais de 300 livros! Saí distribuindo entre os amigos. Em 2016 retornei ao Brasil, comecei minha faculdade de Letras em uma Federal, hoje sou Professora de Português com muito orgulho e amor. Leio por ano em média 50 livros de literatura, fora os livros técnicos da minha área. Desses 50 livros, comprados, em média só gosto de uns 30, então no fim do ano eu sempre faço sorteio dos livros da minha biblioteca entre os meus alunos. Eles amam! E eu fico feliz por ser essa pessoa que está incentivando o hábito da leitura entre eles. Hoje minha biblioteca só possui uns 200 livros, porque eu só fico com aqueles que realmente gosto.
@AnaMaria-qx6lv2 жыл бұрын
Adorei isso. Vejo que tem canais hoje que de 10 vídeos, 7 é sobre compra de livros. E é estranho pensar nisso.
@pausapraleituras2 жыл бұрын
Pam, você é inspiradora! Não me vejo desapegado de todos os meus livros atualmente, mas te ouvi dizer sobre tirarmos da vida o que não faz sentido me fez pensar sobre muitas coisas que ainda guardo aqui. Te desejo tudo de melhor na caminhada 💟
@cynthiamarques2872 жыл бұрын
Bastante desapego, eu não conseguiria, mas entendi sua decisão e como foi pensada e coerente com sua evolução. Parabéns!
@marinaraleao2 жыл бұрын
Eu comecei a fazer uma coleção de livros por volta de 2013, 2014 foi um ano muito bom pra mim. Mas lá em 2019 descobri sobre minimalismo e todo o propósito dele e isso mexeu comigo, as primeiras coisas que vendi/doei foram meus livros. Hoje leio e vendo/troco. Os que tenho aqui, dois foram presente e guardo (O Perfume e Razão & Sentimento) e dois que ainda não li Torto Arado e Jardim Secreto. Me sinto livre de não acumular e leio quando sinto vontade e só o que eu gosto. Eu lembro do vídeo que você mudou pra esse ap. Me identifiquei muito exatamente por isso, a mudança em você me chamou atenção.
@lucassousa18352 жыл бұрын
Eu me identifiquei tanto com essa conversa. Com TODA essa conversa, Pam. Te admiro muito!
@machadosk8skate2 жыл бұрын
Te acompanho desde a época do fundo com as estantes, que vídeo surpreendente! Achei a atitude muito legal, mas quando olho pra minha estante não consigo pensar em me desfazer dos meus livros, isso funciona diferente pra cada pessoa e acho legal ver que essa decisão fez bem pra você o/
@Marukesu2 жыл бұрын
Eu fiquei nessa encruzilhada dos livros assim que me mudei. Ao sair da minha cidade natal levei alguns livros e a maioria ficou na casa da minha mãe. Na primeira viagem que fiz de volta para visitar fiz questão de despachar os que não faziam mais sentido. Nisso, como morava em outro estado e finalmente ganhava meu dinheiro fiz minha coleção de livros, mas perto da pandemia começar tive que me mudar para outro estado e levar todos os livros. Foi uma mudança infernal. Então lhe entendo bastante quando você diz que livros pesam, Pam. Depois de 4 meses me mudei novamente de estado e nesse ponto foi tudo brusco. Deixei minha coleção toda na casa do meu sogro. Já faz 2 anos que não vou no estado. Nesse tempo eu evito ao máximo adquirir livro físico até pq criei o habito de ler no kindle. Hoje em dia aquela vontade da adolescência de ter uma estante repleta de livros não me representa mais. Senti na pele o quanto é custuoso financeiramente ter livros físicos em mudanças e espero nunca mais passar por isso. Fora que dá uma sensação de poluição visual do caramba, para mim. Gostei bastante do seu vídeo para entender mais a mudança que você fez do cemairo. Lembro da época das estantes e que isso me fez te acompanhar. Ver a sua mudança e saber que ainda consegue trabalhar com livros é inspirador.
@kimi9180 Жыл бұрын
ATITUDE INCRIVEL, eu sempre vejo pessoas comprando mais de um do mesmo livro para absolutamente nada e sempre tive uma dor no coração, por que eu tbm nn tive mt acesso a livros e infelizmente a minha infacia e adolescencia eu vivi na pirataria ou nos livros doados e só depois de mt tempo eu comecei a ler realmente oq eu queria, ver pessoas guardando varios livros sem proposito algum, sem querer ler ou colecionar, só pra ter mesmo, me dá uma tristeza enorme porque aquele livro poderia ser o local seguro de uma adolescente ou criança. não sou contra quem gosta de manter seus livros, mas se puder e querer doe e faça o dia de alguém mais feliz!
@limac082 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo. Eu sempre quis ter uma estante com vários livros, mas não pude ter quando solteira. Depois que casei, consegui ter, mas hoje já estou repensando sobre isso. Tenho espondilite e limpar e arrumar esses livros dá muito trabalho. Levo 3 dias pra deixar tudo arrumado. Parei de comprar os físicos, exceto aqueles que não tem versão digital. Estou priorizando a leitura dos digitais até porque quase nunca releio um livro. Aí ficava encostado aqui. Aos poucos, eu estou doando os meus também. Parabéns pela iniciativa. 👏👏
@OMSCamila2 жыл бұрын
Eu super te entendo Pam! E graças a você vim tomando a mesma atitude, já doei mais de 100 livros de uma vez para uma prima mais nova, costumo doar para amigas e até deixo no metrô, porque aqui em São Paulo, na linha amarela, tem um projeto para doar e pegar livros. Hoje eu também até reflito muito mais antes de comprar, pensando exatamente que livros quero de fato na minha estante.
@aproveitopraler86012 жыл бұрын
Exato. Temos que fazer oq pra o momento esteja do nosso interesse. É se sentir bem na decisão. Tocar pra frente.
@rafaelassilva_2 жыл бұрын
Eu admiro a Pam pq ela faz e fala tudo aquilo que a gente pensa. Ela toma a iniciativa e eu gosto muito disso. Parabéns pela atitude, mas, principalmente, pela exposição de motivos, porque eu acho que isso vai fazer muita gente pensar a respeito de tudo que tu disse, Pam.
@jacquelineoliveira89652 жыл бұрын
Amo seus conteúdos! Com estantes ou sem estantes sempre será um prazer estar aqui com Você! ❤️
@apamgoncalves2 жыл бұрын
🥰❤️
@analimatraducoes2 жыл бұрын
Tão bom ver uma mulher tão inteligente falando 🥰 Eu conheci o seu trabalho através da página de MJ fan q tu tinha trocentos anos atrás no Twitter. Muito interessante ver seu desenvolvimento como pessoa ❤️
@agdasalles48072 жыл бұрын
Parabéns por isso Pam! Venho trabalhando isso na minha cabeça há algum tempo também. E esse vídeo só me deu mais um empurrão sobre doar também. Você é muito evoluída. Também tinha muitas dificuldades financeiras para adquirir livros como você disse. Sua história com o livro é parecida comigo. Muito obrigada! Até dezembro vou pensar para quem doar.
@giovettorelloo2 жыл бұрын
Que orgulho de você Pam, te acompanho a muito tempo e ver a sua evolução e a sua caminhada é muito bom, parabéns pela decisão! E é isto, não é porque você está fazendo que outras pessoas tem que fazer, cada um é cada um, cada um tem o seu tempo e as suas conquistas
@sarasbardelottogermann4492 жыл бұрын
Pam, como vc é inspiradora e tem um coração maravilhoso. Como é bom te acompanhar!!! Te admiro muito.
@glenda_abtibol2 жыл бұрын
Ansiosa por esse vídeo 💜. Amo sua newsletter. Sou Educadora e favor do acesso à Leitura, infelizmente em uma país que não valoriza e incentiva políticas públicas voltadas a isso , temos inúmeras pessoas que não possuem acesso a um livro. Quando trabalhei na Biblioteca Pública da minha Cidade, pude perceber que temos de incentivar as pessoas lerem. De uns 2 anos para cá, parei de comprar livros físicos por inúmeros fatores, quero continuar investindo na minha Leitura e influenciar as pessoas a lerem
@tainajr27 ай бұрын
Que vídeo interessante! Penso de forma muito semelhante. E obrigada por dizer essa questão de que para produzir conteúdo literário não é necessário uma estante enorme. Até porque isso não significa que a pessoa lê muito, só que tem muito...
@helenalaredo86372 жыл бұрын
Esse vídeo precisa muito chegar em uma “influencer” que chama Mariana Moura. Me deparei outro dia com essa inconsequente e meu Deus nunca vi tanto absurdo na vida. Essa menina com certeza tem sérios problemas psicológicos, compra centenas e centenas de livros, inclusive de coleções quem nem tem o primeiro, fica entuchando em todo e qualquer espaço, não consegui assistir um vídeo inteiro dela, que me foi recomendado, de tão abismada com a ganância e consumismo de uma menina tão nova. E chega a ser assustador as pessoas comentando nos vídeos como queriam ter esses livros, como a estante cheia é um acontecimento, uma grande conquista. Quando hoje me deparo com seu vídeo, com esse desapego de alma. Que coisa maravilhosa. Espero de verdade que esse vídeo chegue nas pessoas consumistas que só veem objetos e não realmente o propósito de um livro.
@ContraoSistema12 жыл бұрын
Credo, nesse ponto já parece idolatria.
@ericacardoso67522 жыл бұрын
Você é uma das pessoas que eu sigo mais sinceras quanto a si mesmo. Isso é admirável, Pam.
@Mcheese-MC2 жыл бұрын
Eu ainda não terminei de assistir o vídeo, mas ainda sim me indentifico muito com o sentimento do porque de querer tanto os livros físicos, pessoalmente não tenho o desejo pela estante cheia, mas consequentemente por comprar os livros ela preenche muito rápido. So fui poder ter meu primeiro livro aos 13 anos e por 4 anos seguintes todos os livros que tinha eram presentes de amigos ou familiares, quando ganhei minha primeira bolsa da universidade foi o que eu mais comprei foi livros, tenho um apego emocional muito grande ao meus livros, inclusive já sendo tema para minha terapia. Engraçado que nesse momento o preço dos livros ficaram novamente quase impossiveis de encaixar dentro do orçamento, mas o desejo de comprar livros em mim permanece, mas com muito mais cautela. Ainda hoje tenho muito receio de emprestar meu livros ou coisas do gênero, mas a partir dos vídeos tanto aqui do canal quanto da Bel, tento ressignificar um pouco isso. Acho que além, sua decisão não precisa da aprovação dos inscritos, mas eu achei pessoalmente muito bonito. Acho que não tem outras palavras, é um sentimento e admiração que não cabe nos comentários. Acabei me emocionando escutando o vídeo enquanto escrevia o comentário e acho que já sei o tema da próxima terapia rsrsrs
@CV-jv6ic2 жыл бұрын
Pam, te entendo. eu tenho uma estante pequena e ja penso a anos em doar me sinto muito consumista e desperdício de tanto conhecimento parado. livros que eu amei ler ou que não gostei mas certeza que outros amariam. livros podem mudar a vida e a percepção de alguém e todo esse conhecimento parado da muita angústia sem contar a poeira e o tempo que leva pra limpar. vou pensar em formas de doar todos meus livros obg pela confirmação que eu precisava (realmente era algo que eu ja queria fazer)
@mateusin2 жыл бұрын
depois dessa decisão estou com mais vontade de acompanhar o canal 🥺❤️
@veronicatoledo13172 жыл бұрын
Amei seu depoimento, me identifiquei demais!! Eu sou uma leitora que também começou numa época dificil em um família que tinha poucos recursos e hoje graças aos livros encontrei minha vocação como bibliotecária e muitos dos meus livros pessoais já foram doados para familiares e instituições... fico mais feliz quando eles ajudam alguém.
@jjainee2 жыл бұрын
Emocionei-me muito ao assistir seu vídeo, pois me reconheci em grande parte de suas palavras. Leio livros emprestados da biblioteca do município em que moro, pois não posso comprá-los ainda. parabéns por sua nobre iniciativa. 🥰😍
@palomarizzon2 жыл бұрын
Oi Pam! Eu simplesmente amei seu vídeo e resolvi comentar um pouco sobre esse assunto. Me identifico muito com as coisas que vc comentou, desde esse desejo de querer ter uma estante até o sufocamento com a quantidade de exemplares, e já faz quase 2 anos que decidi parar de comprar livros. É claro que comprei um ou outro desde essa decisão, mas foram livros que eu realmente queria e em uma quantidade infinitamente menor. Tenho priorizado ler os que já tenho e fazer trocas em sebo sempre que possível. Também estou fazendo algumas doações dos livros pra amigos que sei que vão gostar, e ta dando super certo. Eu não sei se chegarei nesse ponto em que vou doar todos, mas eu já fico feliz em ter essa consciência de que livros foram feitos para serem lidos e não acumulados.