Рет қаралды 912,979
▼CLÍNICA de FISIOTERAPIA DR. ROBSON SITTA
(11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), SP
FAÇA PARTE DAS MINHAS REDES SOCIAIS:
▼ INSCREVA-SE no KZbin: www.youtube.co....
▼ Visite SITE OFICIAL: www.fisiositta.com.br
▼ CURTA no FACEBOOK: www.facebook.c....
▼ ADICIONE no LINKEDIN: / robson-sit. .
▼ SIGA no INSTAGRAM: / robson.sitta
FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL
Reabilitação Vestibular / labiríntica
Vertigem Posicional Paroxística Benigna - VPPB
Canal Semicircular Posterior Esquerdo do Tipo Canalitíase
Manobra de Epley
REABILITAÇÃO VESTIBULAR - VPPB
Vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB, é um distúrbio comum, que causa curtos episódios de vertigem (uma sensação falsa de movimento ou giro) em resposta a mudanças na posição da cabeça que estimulam os canais semicirculares (anterior, posterior e lateral), sendo mais comum o canal posterior do labirinto. As pessoas sentem momentaneamente (geralmente por menos de um minuto - CANALÍTIASE) como se elas ou seu ambiente estivessem se movendo ou girando, quando elas movem a cabeça. As pessoas também podem sentir náuseas e vomitar e seus olhos podem se mover involuntariamente (nistagmo).
O diagnóstico se baseia em sintomas e sinais que ocorrem durante os testes realizados no exame físico (Dix Halpike e Roll Test) do paciente. A manobra de Epley é a mais comum, entre todas as técnicas utilizadas para o tratamento, isto se deve a maior incidência de acometimento do canal semicircular posterior nas pessoas. A vertigem causa uma falsa sensação de que o ambiente e as coisas ao redor estão se movendo ou girando. Essa sensação desagradável é descrita como "tontura" ou “labirintite”pelos pacientes.
O termo “Posicional” significa que a vertigem surge quando a pessoa muda a posição da cabeça no espaço, por exemplo, estar sentada e deitar na cama ou deitada e virar a cabeça. O termo "Benigna" significa que o distúrbio não é nocivo a saúde. A VPPB afeta as pessoas com maior freqüência à medida que envelhecem, podendo afetar gravemente o equilíbrio delas, o que levaria a maior incidência de quedas e lesões com maior gravidade.
Causas:
Uma mudança na posição da cabeça, por exemplo, quando se gira a cabeça sobre o travesseiro ao acordar de manhã ou inclinando a cabeça para trás para alcançar uma prateleira alta, podem desencadear a maioria dos episódios desse distúrbio. A VPPB geralmente se desenvolve quando partículas dos cristais de carbonato de cálcio (otoconias), que deveriam se localizar na parte do ouvido interno (o utrículo e o sáculo) são deslocadas e se movem para outra parte do ouvido interno (mais comumente o canal semicircular posterior). O ouvido interno contém três canais semicirculares, que ajudam no equilíbrio. O canal posterior, ao contrário do canal anterior e do canal lateral, está na melhor posição para receber a maioria dos cristais soltos, devido sua posição anatômica e da gravidade, quando deitada durante a noite. Conforme os cristais se deslocam, geram uma assimetria entre os labirintos pelo movimento do líquido no canal quando a cabeça muda de posição. O resultado é a super estimulação de receptores nervosos (células ciliadas) dentro do canal posterior, criando uma falsa sensação de movimento ou giro. Os curtos episódios de vertigem, fazem com que as pessoas sintam que as coisas ao seu redor estivessem se movendo ou girando (vertigem rotatória), podendo ainda gerar sintomas de náusea e/ou vômito.
A VPPB pode ser assustadora e desconfortável, mas é geralmente inócua e desaparece, em alguns casos, espontaneamente. Cada episódio de vertigem dura apenas poucos segundos ou minutos. As pessoas podem ter muitos episódios em poucos dias ou semanas, após os quais os episódios, podem gradualmente ir diminuindo por si mesmos, ou necessitar de tratamento especializado com fisioterapeuta especialista em reabilitação vestibular .
Diagnóstico Clínico
O diagnóstico é clínico e será baseado na presença dos sintomas (vertigem) e sinais (nistagmo) aos testes provocativos. Os testes realizados são, o Dix-Hallpike que avalia os canais semicirculares anterior e posterior, e o Roll Test que avalia os canais laterais. O teste é positivo quando reproduz o sintoma de vertigem do paciente, associado ao sinal de nistagmo. O tempo de duração irá indicar de os cristais foram deslocados para dentro dos canais semicirculares, chamados de canalítiase, ou para dentro da cúpula, denominada cupulolítiase.
Em geral, são necessária de 3 a 5 manobras para resolução completa da VPPB, após diagnóstico preciso. A manobra
REABILITAÇÃO VESTIBULAR
Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), SP.
Fone: (11)2528.4661
Site: www.fisiositta.com.br