Segue o link para consulta do gastos com distribuição (TUSD fio B) da ANEEL app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTY0NWQzOGItMmQ3ZS00MWUzLTllNmMtNTA5NTYxODdhYTkzIiwidCI6IjQwZDZmOWI4LWVjYTctNDZhMi05MmQ0LWVhNGU5YzAxNzBlMSIsImMiOjR9
@djucasolar2 жыл бұрын
muito obrigado, pela transmissão de conhecimentos.
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
Nós que agradecemos, fica o convite para conhecer os outros vídeos do nosso canal e se inscrever para não perder as novidades.
@alexandreduboc91552 жыл бұрын
Seria bom dar continuidade ao assunto, não só com relação as mudanças da LEI 14.300 mas também no impacto esperado nas vendas do mercado solar
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
Bom dia Alexandre! O esperado é que haja sim em primeiro momento uma queda nas vendas, devido a insegurança momentânea, especialmente nos clientes finais que poderão esperar por mais tempo até amadurecer a ideia. Agora, a longo prazo, da metade de 2023 em diante o esperado é estabilizar. Agradecemos a sugestão para o novo vídeo.
@helitonmr2 жыл бұрын
Para os projetos protocolados a partir de 08/01/2023, que já estarão na regra gradual do Fio B, ainda será cobrado o custo de disponibilidade na conta de energia? Ou quando o consumidor gerar mais que o consumido, será pago somente o residual do Fio B e os impostos da energia que foi consumida da rede da concessionária?
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
O custo de disponibilidade vai existir sim, a duplicidade dele que foi eliminada.
@jeancarneirobarros54382 жыл бұрын
O cliente que quiser colocar mais alguma unidade consumidora no próximo ano para rateio dos créditos perderá os direitos adquiridos?
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
Jean, é provável que ele perderá os direitos sim se inicialmente for concebido como geração local. Se já for autoconsumo e vc estiver adicionando mais uma UC ficará dependendo do entendimento da própria concessionária. A alteração do percentual de envio de créditos provavelmente não ocasionará na perda do direito adquirido.
@jeancarneirobarros54382 жыл бұрын
É possível o cliente mudar de endereço e levar seu sistema para o novo endereço e manter os direitos adquiridos?
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
A mudança do endereço implica no encerramento do CUSD e desta forma também perderá os direitos adquiridos. É uma questão cinzenta que levar para justiça poderá render frutos (manter na normativa atual) mas também dependerá da argumentação e não será garantido que conseguirá.
@jeancarneirobarros54382 жыл бұрын
Projetos já gerando onde o cliente pretende realizar uma ampliação de potência acrescentando mais placas por exemplo ou mais um kit fotovoltaico ao sistema existente para aumentar a potência ele vai perder os direitos adquiridos?
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
Essa questão está em discussão na ANEEL, ainda não há um consenso de como será feito. A conversa atualmente é que a parte expandida será vista sobre a 14.300 e a parte que já estava instalada ficará na 482/687, entretanto, não se sabe como essa divisão será feita.
@saojorgeenergiasolar94612 жыл бұрын
Resumidamente, exemplifique proporcionalmente como ficará um sistema de 500kwh em uma determinada companhia (CPFL Paulista por exemplo) quanto o consumidor pagaria de tarifas a mais?!
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
Através do link no comentário fixado vc tem acesso ao custo da distribuição e a partir dele pode estimar como ficará. Lembrando que em 2023 pagará 15%, 2024 30%, 2025 45% e assim por diante. Não apenas isso, paga iluminação pública, em alguns estados incide o ICMS na TUSD. O custo não está relacionado a capacidade de geração de energia do sistema, está muito mais relacionado ao consumo do cliente e a taxa de consumo instantâneo do sistema fotovoltaico!
@praticasolar1292 жыл бұрын
Beleza!?
@PHBSolarBr2 жыл бұрын
Beleza! Se inscreve aí pra não perder as novidades.