É possível ser sócio investidor de uma empresa, com o nome constando em contrato social, mas sem se responsabilizar judicialmente pelas ações tomadas pelo sócio operacional?
@jorgeacavalcante2 күн бұрын
@@rafaelsousalacerda75 se está no contrato social, automaticamente tem responsabilidade jurídica, não tem relação com atividade na empresa, se está no contrato social é dono e responde judicialmente pela empresa, se as atitudes do sócio operador forem de alguma forma criminosa dentro da empresa, todos os donos respondem.
@thomazcosta-m2t2 күн бұрын
Por que o sócio investidor teria Prolabore se no exemplo ele não trabalharia na empresa?! E qual valor do Prolabore dele?!
@jorgeacavalcante2 күн бұрын
@@thomazcosta-m2t ele investiu dinheiro na empresa, então ele tem que receber algum valor por isso, pode ser somente no lucro, mas se além do dinheiro for definido um pró labore também é correto, mesmo sem ele trabalhar, basta ter um acordo entre os sócios, isso também é uma forma de recuperar o investimento.
@thomazcosta-m2tКүн бұрын
@ bacana, mas no exemplo, um Prolabore de 5 mil + lucro seria justo? A operação conseguiria pagar por isso também?! Provavelmente nesse caso deve ser um Prolabore menor do que o do sócio que executa a operação ne?!
@jorgeacavalcante22 сағат бұрын
O exemplo de 5 mil + lucro depende do negócio, não se apegue aos números do exemplo, são apenas para ajudar no entendimento, cada empresa precisa fazer as contas. Para algumas empresas ou funções, 5 mil pode ser pouco ou muito.
@thomazcosta-m2t3 күн бұрын
Muito bom! Você tem algum grupo no WhatsApp?!
@jorgeacavalcante3 күн бұрын
@@thomazcosta-m2t tem mais está pausado por enquanto. Tem o canal no Instagram, entra lá que sempre coloco conteúdo lá. @jorgeacavalcante
@allamferreira32374 күн бұрын
Como faço pra baixa
@jorgeacavalcante3 күн бұрын
tem o link na descrição do vídeo
@silenitanovatorocha3544 күн бұрын
?
@jorgeacavalcante3 күн бұрын
?
@silenitanovatorocha3544 күн бұрын
Mas não tem q cobrar dele só sobre os 60.000 q significa 50% da empresa
@jorgeacavalcante4 күн бұрын
@@silenitanovatorocha354 mas a conta é exatamente essa.
@line6175 күн бұрын
Meu sócio entrou só com o trabalho l. Eu trabalho 3 dias por semana e ainda pago tudo e ele só trabalha. Dividimos em 51% 49%. Mas não acho justo. Ele não se esforça, ele sempre faz o mínimo que é fazer drink do bar e arrumar o bar.
@jorgeacavalcante5 күн бұрын
@@line617 desfaça a sociedade, se não está sendo bom para vocês, e o que foi acordado não está sendo cumprido, compre a parte dele e siga a empresa só, ou então venda sua parte para ele. Agora se o que está acontecendo foi exatamente o que vocês concordaram, então precisam se reunir e conversar sobre isso. Tudo é negociação e conversar. Se deixar sem conversar só piora.
@Monika-tu2lk6 күн бұрын
Vou fazer sociedade com meu padrasto, eu vou entrar com conhecimento,trabalho e com uma boa porcentagem de dinheiro e ele quer pegar dinheiro no banco emprestado,pelo visto viu ajudar a pagar tbm,ele vai trabalhar acho que pra pagar as contas ,quer pegar o credito pra comprar as roupas e meu dinheiro para passagens e etc o que devo fazer pra fazer tudo certinho no papel ? Caso de brigas
@jorgeacavalcante5 күн бұрын
É ótimo que você já esteja pensando em formalizar tudo! Em situações como essa, é essencial ter um contrato bem detalhado para evitar problemas no futuro. Aqui está o que você pode fazer para organizar tudo corretamente: --- 1. Formalize a Sociedade - Contrato Social: Crie um contrato social detalhando: - Quem entra com o quê (dinheiro, trabalho, conhecimento). - O percentual de participação de cada um na sociedade. - Responsabilidades de cada sócio no negócio (ex.: ele ficará com as contas; você com a operação e estratégia). - Percentual de Lucros: Defina como os lucros serão divididos. Um modelo inicial pode considerar: - Sua contribuição em conhecimento, trabalho e capital. - O fato de ele estar assumindo a dívida do banco e também trabalhando. 2. Empréstimo do Banco - Responsabilidade pelo Empréstimo: No contrato, deixe claro quem será o responsável por pagar o empréstimo: - Se ele contrai o empréstimo no nome dele: Ele deve ser o responsável legalmente. Você pode ajudar a pagar conforme combinado, mas isso precisa ser formalizado no contrato como um "acordo interno." - Se o empréstimo for em nome da empresa: Defina no contrato que será pago proporcionalmente com os lucros, após cobrir as despesas do negócio. --- 3. Proteja Seu Investimento - Faça um registro detalhado do valor que você está colocando na empresa. Inclua cláusulas no contrato sobre: - Devolução do seu capital: Caso a sociedade termine, como e em que prazo você pode recuperar seu investimento. - Direitos sobre os bens da empresa: Se houver compra de roupas, equipamentos, ou outros ativos, documente que são bens da empresa. --- 4. Clausulas para Evitar Conflitos Inclua no contrato: - Regras para Saída da Sociedade: O que acontece se você ou ele quiser sair do negócio? Exemplo: quem continua tem a obrigação de comprar a parte do outro em um prazo X, por um valor a ser avaliado. - Resolução de Conflitos: Determine que qualquer divergência será resolvida por mediação ou arbitragem, antes de qualquer ação judicial. --- 5. Consultoria Jurídica Contrate um contador ou advogado para ajudar a redigir o contrato social e validar todas as cláusulas. Isso garante que o documento tenha força legal e proteja ambos. --- Se tudo estiver claro no papel desde o início, vocês evitarão mal-entendidos e terão uma base sólida para o sucesso do negócio. Boa sorte!
@Monika-tu2lk5 күн бұрын
@jorgeacavalcante 😱😱 Sensacional, adorei tudo Deus Abençoe 🙏 vou fazer tudo que vc mandou aí, fiquei super feliz por ter respondido rs
@celmabrasmayara113711 күн бұрын
Muito obrigado mano! Eu já perdi dinheiro de dois meses, por falta de conhecimento. 🎉❤❤
@MotoristaseCarros11 күн бұрын
Muito bom
@KetlynSantos-p6v12 күн бұрын
Que valor pagar ao socio que investiu 100% do que eu precisava que foi 6.000,00 e nao participou de nada e eu tranformei esses 6.000,00 em 200.000,00 em um ano por merito e trabalho exclusivo meu? que valor é justo dar pra ele pra romper essa parceria?
@KetlynSantos-p6v12 күн бұрын
E caso eu não rompa, qual valor justo dar pra ele de porcentagem? Ele merece mesmo tanto? Uma vez que eu que multipliquei o valor e o investimento foi pouco e eu trouxe um retorno enormemente maior? Qual o justo nesse caso?
@jorgeacavalcante12 күн бұрын
Se vocês tem uma sociedade legalmente feita, com contrato social e com CNPJ registrado na junta comercial, se você quiser tirar ele da sociedade você deve fazer o calculo atual do valor da empresa e pagar proporcional a participação dele, se ele for sócio 50% então é o valor atual dividido por vocês dois. Isso é o justo e o correto a se fazer legalmente falando. Se a sociedade de vocês for só de boca, sem contratos estabelecidos aí vai depender somente da negociação entre vocês dois, mas mesmo assim o correto a se fazer é dividir conforme o combinado no começo, pois GARANTO se tivesse dado prejuízo ao invés de lucros, você iria se esquivar ou dizer que não tem dinheiro, já que ele tinha entrado com dinheiro. Então o justo é ser justo.
@jorgeacavalcante12 күн бұрын
O valor de porcentagem já deveria ter sido definido no começo da sociedade, se não foi ainda, chame ele para conversar e fechem esse acordo, eu não posso responder essa pergunta pois não conheço o negócio, nem como foi a negociação entre vocês.
@MuriloOliveiradesouza-dl5su12 күн бұрын
Olá! Estou pretendendo montar uma empresa com mais 2 sócios, sendo o sócio 1 eu o profissional, o 2 que é investidor vai entrar com quase 90% do investimento e o sócio 3 é investidor e profissional ao mesmo tempo. A pergunta é a seguinte, como devo organizar a divisão da sociedade entre nós? Eu serei o cabeça do negócio.
@jorgeacavalcante12 күн бұрын
Vamos estruturar uma divisão de forma correta, considerando o investimento de cada um, o trabalho operacional e o papel de liderança. Estruturação da Sociedade Base da Divisão : Como você será a "cabeça" do negócio, isso pode justificar uma participação maior do que apenas o esforço profissional, porque sua liderança agrega valor estratégico e visão de longo prazo. O Sócio 2, sendo o maior investidor (90% do investimento), terá uma participação significativa, mas não necessariamente o controle da operação. O Sócio 3 contribui com uma parte menor do investimento e com o trabalho, então sua participação pode refletir essa combinação. Proposta de Divisão : Você (Sócio 1): Uma proposta pode ser entre 25% a 30% para você, dado que será o líder e responsável por direcionar o negócio. Sócio 2 (Investidor com 90% do capital): 50% a 55% seria adequado para o investidor majoritário, pois ele assumirá o maior risco financeiro. Sócio 3 (Investidor + Profissional): 15% a 20% seria uma faixa para ele, já que contribui com uma parte menor do investimento e também com trabalho. Pontos Adicionais : Poder de Decisão: No contrato, detalhe que decisões estratégicas sejam tomadas em conjunto, ou que você tenha um voto de desempate em questões operacionais, para que a gestão siga sua liderança. Pró-Labore para Profissionais : Como você e o Sócio 3 vão trabalhar diretamente na operação, é comum estabelecer um pró-labore (salário fixo) para ambos, garantindo um rendimento mensal pelo trabalho. Contrato Social : Formalizar tudo no contrato social, especificando as responsabilidades de cada um, o percentual de participação e os direitos de decisão. Para o investidor majoritário, pode ser interessante incluir uma cláusula de saída ou retorno de capital, caso ele deseje recuperar o investimento. Essa estrutura valoriza o investimento do Sócio 2, sua liderança, e o trabalho prático do Sócio 3, dando claro e equilíbrio para todos. Boa sorte com a nova empresa!
@daniellef.graciano186412 күн бұрын
Qual o app você recomenda para o envio em massa no Wts?
@jorgeacavalcante12 күн бұрын
Hoje em dia uso o BotConvesa e o Leadlovers
@entregasneto4514 күн бұрын
me ajudou bastante obrigado
@heldertrips16 күн бұрын
Jorge, muito obrigado pela aula, me ajudou bastante mas ainda fiquei com duvida. Fui chamado pra ser sócio investidor de buffet de casamentos que ja tem mais de 10 anos, mas querem reformar e vou entrar com um valor X que é bem acima do valor do contrato social deles de capital inicial, e eu irei receber 8% do lucro bruto mensalmente. Exemplo contrato social 10 mil, investimento 100mil. Como deve ser dividida as cotas e atualizado o valor do capital inicial? As cotas eu devo ficar so com 8% conforme vou receber, ou normalmente fica 50% / 50% ? Obrigado meu amigo
@jorgeacavalcante16 күн бұрын
@@heldertrips primeiro que em sociedade não se faz sociedade pelo lucro bruto, mas sim pelas cotas societárias, e não recebe lucro bruto, recebe lucro líquido proporcional a sua participação na empresa em cotas. Se vai ter um investimento, o contrato social deve ser atualizado, pois em uma eventual divisão da sociedade, legalmente será considerado apenas o contrato social. Sobre ser ou não 50%, isso não é regra, tudo é negociado, inclusive você está entrando com apenas 8% pelo que você diz
@heldertrips16 күн бұрын
@@jorgeacavalcanteentendi meu amigo, obrigado. É uma empresa ja conhecida por mim, mas sao uma empresa de familia e como eles acabam misturando os gastos eu nao entraria mesmo no liquido, apenas no bruto, eu teria acesso a conta com tudo que entrar de vendas em festas e ficaria com 8% do bruto mesmo, e ajudaria apenas a criar um site e fazer o fluxo de caixa deles pois eles nao tem hoje este controle. Entendi que neste caso eles irao precisar aumentar o valor de capital inicial deles, deixando meu investimento proporcional a 8% cotas do valor do contrato, e paralelo a isso pensei em fazer um contrato pra inserir os detalhes do combinado, acha que estou no caminho certo?
@conhecer354319 күн бұрын
Os seus vídeos são são excelentes materiais, com exemplos esclarecedores
Eu vou montar uma confeitaria ambulante, entrei com 100% do investimento, minha amg vai me ajudar na mão de obra e vendas, como saber qual a parte dela, qts porcento? Eu irei produzir e vender tbm junto a ela.
@oliveiras239821 күн бұрын
UP
@jorgeacavalcante21 күн бұрын
Oi! Vamos lá! Como você entrou com todo o investimento e também vai trabalhar diretamente na produção e nas vendas, uma boa divisão de lucros precisa refletir esses dois fatores: o capital que você colocou e o trabalho de ambos. Aqui estão algumas sugestões de divisão: Reconhecendo o Investimento e o Trabalho: Uma divisão comum nesse caso é algo como 70% para você e 30% para ela. Isso considera que: Você assumiu o investimento inicial e os riscos financeiros. Vocês dois vão trabalhar juntos na produção e vendas. Cálculo Baseado no Esforço e Investimento: Se o investimento é grande e o trabalho será mais equilibrado, uma proporção de 60% para você e 40% para ela pode ser justa. Isso considera que ela está contribuindo com esforço significativo, mas você ainda é o dono dos recursos e da estrutura. Avaliar Ajustes Futuramente: Considere fazer uma divisão inicial e, após alguns meses, reavaliar. Caso a demanda aumente ou o investimento dela na operação cresça, a divisão de lucros pode ser revisada de acordo com o que acharem justo. Formalize Tudo Faça um contrato simples para detalhar: Quem fica com qual porcentagem dos lucros. Se haverá reavaliações da divisão em algum momento. Responsabilidades de cada um no negócio. Dessa forma, ambos estarão protegidos e com expectativas alinhadas. Boa sorte com a confeitaria!
@Jilmarprovedor22 күн бұрын
Irmão ja acompanho seu canal a um bom tempo, e como vc e profissional nessa área gostaria de sua ajuda para saber se estou fazendo o certo ou errado. Em janeiro agora vou abrir uma empresa, um grupo empresarial de Prestação de serviços, e como vc sabe empresa de prestação de serviços tem vários setores e chamei três profissionais para ser meu sócios. Sócio 1 tem 40% do setor de limpeza e pró-labore porque ele vai trabalhar Sócio 2 tem 50% do setor da construção civil, porém a nossa meta e pegar grandes serviços e colocar funcionários para trabalhar Sócio 3 tem 70% do setor da jardinagem, porém ele vai entrar com os equipamentos e funcionários, e arca com todas as despesas, eu ficarei com 30% livre, porém eu fico responsável por capitar clientes, e fechar contratos e administrar essa área, mesmo agente expandindo para outros estados dos setores acima que sitei vai ser a mesma coisa os divisões. Porém vou trazer para o grupo outros setores como, limpeza de piscina, segurança, porteiro, etc.. mas não vai ter sócios nessas outras áreas, eu preparei uns contratos sociais onde explica que esses três sócios não tem direito a quaisquer participação de lucro ou direito em qualquer outro setor do grupo. E também gostaria de saber se esses sócios setorial tem que ta no contrato social?? Essa e minha dúvida, porque eles três so tem direito a seu % de seu setor, mas nada, porque eu futuramente quero trazer outros setores para o grupo
@jorgeacavalcante22 күн бұрын
Bora lá, seu caro é bem complexo do ponto de vista de CNPJs, mas tem jeito sim. Vou explicar como organizar esses contratos sociais e esclarecer a questão da participação dos sócios. 1. Contratos Individuais por Setor Setores Independentes: Cada setor (limpeza, construção civil, jardinagem, etc.) deve ter um contrato específico com seus respectivos sócios. Assim, os sócios ficam formalmente atrelados apenas ao setor onde têm participação, como você já planejou. Contratos Sociais para Setores Existentes: Nos contratos sociais para os setores onde os sócios têm participação, você deve detalhar: A porcentagem de participação de cada sócio. As responsabilidades de cada um. Que essa participação e divisão de lucros são exclusivos ao setor em questão. Isenção de Direito em Novos Setores: Especificar que esses sócios não têm direito a lucros ou decisões em outros setores do grupo é essencial e garante que suas futuras expansões fiquem livres dessas participações. 2. Você como Sócio do Grupo No contrato social do grupo, você pode estar como o sócio majoritário com direito sobre todos os setores, garantindo que você tem controle e flexibilidade para introduzir novos serviços sem interferência dos sócios setoriais. 3. Posição dos Sócios Setoriais no Contrato Social do Grupo Opção 1: Contrato Social Centralizado (Holding) um CNPJ que terá participação nos outros. Crie um contrato social principal apenas para o grupo, onde os setores (como limpeza, jardinagem, etc.) são “divisões internas” e detalhe que cada sócio tem direito apenas no seu setor. Opção 2: Contratos Independentes - Cada setor será um CNPJ diferente. Crie contratos sociais independentes para cada setor com os sócios setoriais. O grupo principal tem seu contrato separado, onde você é o único sócio. Cada modelo tem vantagens. A opção de contratos independentes, por exemplo, dá mais flexibilidade e isola os setores, enquanto a opção de um contrato centralizado simplifica a administração. 4. Expansão para Novos Setores Você terá a liberdade de adicionar novos setores (como limpeza de piscina, segurança, etc.) sem compartilhar participações. Deixe claro, nos contratos setoriais e no contrato social do grupo, que novos setores estão sob o seu controle exclusivo. Conclusão Contratos Sociais Setoriais: Garanta que cada sócio setorial está formalmente limitado ao setor em que atua, sem direito a novos setores. Flexibilidade para o Grupo: Ao ser o único sócio do grupo, você mantém o direito de expansão sem complicações. Essa estrutura vai garantir clareza e proteção para você e para os sócios, permitindo expandir o grupo sem conflito de interesses. MAS antes de fazer contratos ou CNPJs, fale com um contador e se possível com um advogado.
@Jilmarprovedor22 күн бұрын
@jorgeacavalcante irmão, muito obrigado pela sua ajuda vou seguir seu conselho, e na verdade eu não vou conseguir fazer CNPJs diferente para cada área pelo motivo que vai ser muitos custos, porém vou ser sua outra opção, vou criar uma holding, onde vai ser o mesmo CNPJ assim fica tudo em uma única marca. Assim vou administrar conforme nos contratos social é setorial, e irei deixar bem claro que sou o sócio majoritário, e podendo futuramente expandir ou adquirir outras empresas sem que eles tenham direito a esses novos setores. Também vou fazer uma conta bancária diferente para cada setor para ficar fácil as administração
@patrickresende407322 күн бұрын
olá Jorge! Ganhei convite de um socio investidor para abrir uma barbearia do zero, sou barbeiro e entraria com a mão de obra e administração da mesma, a divisão de lucros seria 50/50. Nesse caso fora a divisão do lucro devo ter um salario? Todo custo ate comecar a ter lucro seria do socio investidor ?
@jorgeacavalcante22 күн бұрын
Parabéns pelo convite! Aqui está uma análise sobre o seu caso: 1. Salário pelo Trabalho e Administração Sim, é justo considerar um salário para você, já que você estará fornecendo o serviço de barbeiro e cuidando da administração do negócio. A divisão de lucros é uma coisa, mas o salário é importante para garantir um rendimento fixo pelo seu trabalho diário. A prática comum é que o sócio investidor cobre os custos iniciais, enquanto o sócio operacional (você) recebe um salário pelo trabalho. O valor desse salário deve ser justo e condizente com o mercado, mas também sustentável para o negócio. 2. Custos Iniciais até o Lucro Normalmente, o sócio investidor é responsável pelos custos iniciais, como aluguel, reformas, compra de equipamentos, marketing inicial, etc. (ESSES VALORES DE CUSTOS INICIAIS É SÓ NOS TRÊS PRIMEIROS MESES) até o negócio ter força para pagar as próprias contas, e isso faz parte do investimento e do calculo da participação dele na sociedade. Isso faz sentido porque ele está colocando o capital para estruturar a barbearia. Os lucros, então, são divididos após cobrir todos os custos de operação mensais (aluguel, contas, produtos). Porém, esses custos de operação, após a abertura, costumam ser responsabilidade de ambos ou do negócio, não exclusivamente do investidor. Estrutura Básica da Sociedade Salário: Receba um salário fixo para a sua função como barbeiro e gestor. Divisão de Lucros: Após cobrir todas as despesas operacionais, o lucro líquido é dividido 50/50 entre você e o investidor. Responsabilidades do Sócio Investidor: Cobrir os custos iniciais até que a barbearia comece a se pagar e gerar lucro. Dica: Formalize esses pontos em contrato. Um contrato claro sobre a divisão de lucros, pagamento de salário e responsabilidades evitará problemas futuros e garantirá transparência para ambos. Essa estrutura permite que você tenha estabilidade com o salário e que ambos se beneficiem do crescimento do negócio.
@adrieleribeiro404324 күн бұрын
Boa noite, tenho uma empresa, um banho e tosa e somente 1 funcionária, eu estava querendo vender para ela, mas ela não tem condições de comprar, pensei em propor sociedade mas estou em dúvida em como fazer a divisão de porcentagem, ela da os banhos e eu busco os animais , falo com os clientes e fornecedores, porém minha vida esta muito corrida e eu não estou tendo tempo para o negócio e meu marido quer que eu venda de qualquer jeito, será que esse tipo de sociedade funcionária para mim?
@jorgeacavalcante24 күн бұрын
@@adrieleribeiro4043 já que não consigue vender pra ela, por ela não ter todo dinheiro de uma vez, você pode vender para ela te pagar com o lucro. Se essa não for uma opção, sociedade no seu caso não é bom. O melhor é fazer arrendamento. Como funciona arrendamento? Vou te responder... No arrendamento de um negócio, você "aluga" a empresa para outra pessoa por um período determinado. É como um aluguel, mas ao invés de ser de um imóvel, é de todo o negócio, incluindo instalações, equipamentos e, em alguns casos, até a clientela. Como funciona: 1. Contrato: Um contrato é feito entre o proprietário e o arrendatário (quem vai "alugar" o negócio). Esse contrato define: Tempo do arrendamento (quanto tempo o arrendatário ficará responsável). Valor mensal ou periodicidade do pagamento. Direitos e responsabilidades de cada parte. 2. Responsabilidades do Arrendatário: O arrendatário assume a operação do negócio, ou seja, ele será o responsável por tudo o que envolve o funcionamento, incluindo custos, funcionários, e atendimento aos clientes. 3. Manutenção e Lucros: Em muitos contratos, o arrendatário pode ficar com os lucros, mas também arca com todos os custos de operação. Geralmente, ele se compromete a manter a empresa bem conservada e a não fazer grandes mudanças sem autorização do proprietário. 4. Devolução do Negócio: Ao final do contrato, o arrendatário devolve o negócio ao dono. Se houve algum tipo de melhoria ou investimento no local, o contrato deve definir como isso será tratado. Vantagens e desvantagens Para o proprietário, o arrendamento é uma maneira de continuar ganhando dinheiro com a empresa sem precisar administrá-la no dia a dia. Já para o arrendatário, é uma forma de começar um negócio com estrutura já pronta, sem precisar investir do zero. Esse tipo de contrato é comum em restaurantes, fazendas, e até em pequenas lojas, mas pode ser feito em qualquer tipo de empresa. Para que funcione bem, é essencial um contrato bem elaborado, para proteger ambas as partes.
@adrieleribeiro404324 күн бұрын
@@jorgeacavalcante e como determinar o valor do arrendamento? E no caso da sociedade para ela pagar com os lucros, no caso eu só receberia todo mês ?
@jorgeacavalcante22 күн бұрын
@adrieleribeiro4043 Para determinar o valor do arrendamento, existem algumas práticas comuns que podem ajudar a chegar a um valor justo: 1. Base no Faturamento e Lucratividade Uma forma é definir o valor do arrendamento com base em um percentual do faturamento ou dos lucros mensais. Por exemplo, se o negócio fatura R$ 20 mil mensais, você pode definir uma porcentagem desse valor como o arrendamento, talvez algo entre 5% e 10%. Outra opção é calcular uma média dos lucros líquidos dos últimos meses ou anos e usar uma parte desse valor como base para o arrendamento. 2. Investimento Inicial e Custos de Estrutura Considere o que você investiu no negócio (como instalações, equipamentos, e estrutura). Muitas vezes, o valor do arrendamento reflete uma parte do retorno desse investimento, para que o proprietário possa recuperar o valor ao longo do tempo. O custo de manutenção também pode entrar no cálculo, principalmente se o arrendatário tiver que cobrir gastos com reparos ou reposição de equipamentos. 3. Mercado Local e Setor Pesquise valores de arrendamento de negócios parecidos na sua área ou setor, se houver disponíveis, para entender a média. Por exemplo, um restaurante pode ter um valor de arrendamento diferente de uma loja de roupas ou uma escola. E se o pagamento for feito com os lucros? Nesse caso, pode-se combinar que o arrendatário pague uma porcentagem do lucro ao final de cada mês. Isso significa que, em meses lucrativos, o valor seria maior, enquanto em meses mais fracos seria menor. Para sociedade com pagamento dos lucros: Se for uma sociedade em que o sócio paga o valor de entrada usando uma parte dos lucros, ele terá a responsabilidade de te repassar uma parte fixa ou uma porcentagem dos lucros mensais até quitar o valor acordado. Com o pagamento vindo dos lucros, você teria uma espécie de "participação mensal" enquanto o valor total do arrendamento não for atingido. Isso traz uma vantagem: você continua recebendo enquanto o negócio cresce, e o sócio se compromete com a meta de pagamento do investimento. Importante: Para qualquer uma dessas formas, formalizar tudo em contrato é essencial, com cláusulas que detalhem como serão os pagamentos, percentuais, e responsabilidades.
@guilherme783124 күн бұрын
Video muito esclarecedor, muito obrigado
@jorgeacavalcante24 күн бұрын
@@guilherme7831 obrigado
@JéssicaCampos-l6c26 күн бұрын
Olá, tenho uma duvida!!! Vou entrar em sociedade em uma farmácia ( tenho praticamente todos os moveis e vou trabalhar pois vou ser a Farmacêutica) e meu sócio iria entrar com os medicamentos e perfumaria de inicio e logo apos o proximo estoque iriamos comprar e se dividir para pagar os boletos!!!! Ou seja, tenho que tirar meu piso farmacêutico e apos pagaria as despesas e por último iria dividir??? É isso??!
@jorgeacavalcante26 күн бұрын
@@JéssicaCampos-l6c primeiro não tome como base o investimento em móveis ou remédio e estoque. A base deve ser em valor. Quanto em valor real você vai entrar e quanto ele vai entrar? Com dinheiro? Ou seja calcule o valor dos móveis e o valor do estoque e trabalhe com isso para chegar na divisão da sociedade corretamente. Quando ao seu trabalho, se você tira ou não pró labore, depende da negociação entre vocês. Se for tirar pró labore, o valor é um custo operacional da empresa, é tirado antes dos lucros.
@maykoncavalcante925326 күн бұрын
Olá Jorge, tenho uma dúvida. Se o investimento inicial pra abrir um negócio um dos sócios fizer um empréstimo, o pagamento desse entra como despesas fixa da empresa?
@jorgeacavalcante26 күн бұрын
Não, o pagamento não é custo da empresa, a dívida é do sócio pessoa física. A empresa não tem dívida nesse caso.
@gabrielfernandes210826 күн бұрын
gostaria de ver o vídeo sobre o planejamento empresarial no canva
@cristiano2024227 күн бұрын
ola! então tenho um projeto ja formulado e vou precisar de um investimento , essa sociedade ela e por tem limitado trata-se desses impresario entra com o financeiro e os custos em troca uma vantagem que diga-se de passagem e uma excelente proposta a qual numca mais era surgir pra eles . então orientação que vc me daria para poder proceder vamos dizer esse acordo em questão de me proteger judicialmente de um possível golpe e também que seja cumprido o acordo que foi proposto
@jorgeacavalcante27 күн бұрын
@@cristiano20242 se você está buscando um investidor, não tem que ter medo de golpe, na verdade esse medo é do investidor. Para ambos se protegerem, basta ter um bom contrato de acordo e acompanhamento por um advogado.
@MahdiSinderman27 күн бұрын
Obrigado por compartilhar informações tão valiosas! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Você poderia explicar como movê-los para Binance?
@jorgeacavalcante27 күн бұрын
🤔
@elainenunes628828 күн бұрын
Oie Jorge tenho uma jantinha a mais de 4 anos sozinha e agora minha irmã e meu cunhado querem entrar comos sócios tanto com trabalho como com investimento mais não sei como fazer essa sociedade com eles poderia me ajudar
@jorgeacavalcante28 күн бұрын
@@elainenunes6288 se sua empresa já existe há mais de 4 anos, você pode definir um valor da empresa, sabendo quanto vale sua empresa, você decide quanto dessa empresa quer vender para eles, se quer vender 50%, 30%, e por aí vai. Exemplo se sua empresa valer hoje 100 mil. E você for vender 50% para eles, então eles devem pagar para você 50 mil. Seja em trabalho ou em dinheiro
@ciceraeuamomuitoessasmusic919429 күн бұрын
Meu sobrinho colocou meu filho pra trabalhar com ele, falou que era 30 % ,ele tem responsabilidade de cuidar das coisas e trabalhar agora que descontar as despesas em cima da porcentagem...no meu ver teria que pagar 50% se for pra descontar as despesas
@jorgeacavalcante29 күн бұрын
Eu não sei qual é o caso ou como foi a negociação, nem o tipo de negócio, é muito difícil fazer uma análise sem mais detalhes, mas de forma geral CUSTO de empresa, é retirado antes da divisão de lucros, e não depois. EXEMPLO: FATURAMENTO 10 custos 5 Lucro 5 - divide entre os sócios na proporção da sociedade.
@anacecilianascimentodealme1149Ай бұрын
Boa tarde ! Eu gostaria só de investir , não quero ser sócia . Como funciona pra depois eu recuperar meu dinheiro ?
@jorgeacavalcanteАй бұрын
@@anacecilianascimentodealme1149 você quer investir em que? Em uma empresa sua? O investimento se recupera por meio do lucro.
@jorgeacavalcante29 күн бұрын
Seu dinheiro será recuperado no lucro.
@julianafeitosacouto775Ай бұрын
Sou uma nova inscrita no seu canal e estou adorando seus vídeos! Gostaria de tirar uma dúvida. Eu e meu marido queremos abrir uma loja de utilidades do lar junto com um sócio investidor. Nós teríamos que pegar um empréstimo para abrir a loja. Nesse caso, quem ficaria encarregado de pagar o empréstimo, a empresa como parte das despesas ou nós mesmos? Pois o sócio irá entrar com seu dinheiro pessoal tendo 40% da sociedade e nós 60%
@jorgeacavalcanteАй бұрын
Oi Julia, você e seu marido são responsáveis pelo pagamento do empréstimo, pois vocês estão fazendo o empréstimo como pessoa física - CPF - para investir em uma empresa, como há sociedade envolvida o empréstimo não pode entrar nos custos da empresa, pois se assim fosse o percentual de vocês deveria ser menor, pois o sócio também iria pagar o empréstimo. Neste caso você e seu marido devem pagar o empréstimo com os ganhos particulares de vocês, sejam o lucro vindo da nova empresa, ou outras fontes.
@julianafeitosacouto775Ай бұрын
@@jorgeacavalcante tem razão. Obrigada por esclarecer!
@diegolima4652Ай бұрын
Bom dia jorge ! Minha dúvida é saber qual seria a porcentagem de um sócio que vai entrar com o dinheiro e outro que já tem um estabelecimento
@jorgeacavalcanteАй бұрын
@@diegolima4652 quando você fala entrar com estabelecimento, quer dizer o que? O ponto comercial? A loja que já existe? O ponto vai ser da empresa ou vai continuar sendo do dono.
@clodoartsartesaoescultor3934Ай бұрын
🙌🙏👍☝️
@clodoartsartesaoescultor3934Ай бұрын
O primeiro,👍
@julianacaldastreinadoraАй бұрын
Só um adendo - CANVAS é uma ferramenta que te ajuda a criar o MODELO do negócio, já o PLANO de negócios - já é o planejamento. Primeiro crie um CANVAS para entender o geral do negócio. Já o Plano é o planejamento de cada departamento para ir para a prática.
@jorgeacavalcanteАй бұрын
excelente, obrigado por complementar a informação
@encontre-aqui-aoАй бұрын
cara conteúdo muito rico, valeu... só fiquei com duvida na parte em que mencionaste o contrato social que no exemplo 500mil fazer um contrato de 1milhão para o investidor no caso desejar sair receber os 100% investido (500mil).. então não ficou muito claro pra mim ai, se o contrato social for de 1milhão necessariamente esse valor deve existir na realidade ou fica apenas no papel?? uma vez que só precisa de 500mil fazer um contrato do dobro do valor no mínimo esse valor tem que ser real na empresa e se for não consigo ver qual seria a diferença pois mesmo o investidor querendo sair receberia a metade uma vez que o profissional não investiu nada... então se aprofundares um pouco mais ai agradeço, obrigado e tudo de bom pra você
@jorgeacavalcanteАй бұрын
@@encontre-aqui-ao o que entra com o trabalho, investe com trabalho, e meu exemplo não cobre um contrato de 500 mil a 1 milhão, serve para empresas com menor investimento. Com valores acima de 100 mil even necessário consultar um contador e um advogado de direito empresarial. Basicamente o que eu disse é que, se você entrar na sociedade com 20 mil reais em dinheiro, a pessoa que entrar com trabalho, tem que entrar com 20 mil em trabalho, ou seja, ela não vai receber pró labore, até cobrir esses valor de investimento para igualar. Portanto quem entra com o trabalho recebe apenas o lucro durante o período que cobre o valor de investimento.
@m38maykribeiro53Ай бұрын
Vou abri um laja jato e vou entrar com o trabalho e ele com o dinheiro, a divisão correta seria 50% a 50% ?
@jorgeacavalcanteАй бұрын
A divisão deve ser negociada entre vocês dois, se vocês acharem que está correto, então está! isso só depende de vocês dois, é uma negociação.
@m38maykribeiro53Ай бұрын
@@jorgeacavalcante obrigado meu amigo
@mssws1Ай бұрын
parabens , mano. esclarecedor .
@rejanepessoa3508Ай бұрын
Jorge se o sócio investidor quiser, ele pode pedir retirada mensal do lucro? Obrigada por esse vídeo.
@jorgeacavalcanteАй бұрын
@@rejanepessoa3508 não é apenas se ele quiser, tem que ser acordo dentre os dois, e se um sócio tira lucro mensalmente o outro também deve tirar. Mas isso não é saudável para a empresa. Mensalmente se tira pró labore.
@gilbertocaluete7493Ай бұрын
Ola Jorge, Eu tenho uma estrutura já erguida que tenho como objetivo fazer um centro de formação, na verdade ja tem uma sala terminada pelo qual demos início da formação, as outras salas faltam apenas o acabamento. No entanto vejo necessidade de ter um sócio para alavancar o negócio, mas tendo em conta que já fiz até aqui, no caso de entrar um sócio para terminar o projeto como deverá ser a divisão dos lucros? No caso de terminar o contrato a empresa tem de devolver ao sócio o valor investido?
@jorgeacavalcanteАй бұрын
Se você já ergueu a maior parte da estrutura e trouxe o projeto até aqui, faz sentido que você tenha uma parte maior da participação nos lucros, já que o sócio vai entrar agora, principalmente com o investimento final. Aqui está uma forma simples de pensar: Divisão de Lucros: Uma maneira justa seria considerar o valor que cada um está trazendo. Por exemplo, se você já fez 70% do trabalho e o sócio vai terminar os 30% restantes, uma divisão de lucros poderia refletir isso. Algo como 70% para você e 30% para o sócio. Mas isso pode variar de acordo com o que vocês acharem justo e o que ele vai trazer além do dinheiro (como expertise, contatos, etc.). Sobre a devolução do investimento: Isso depende de como vocês estruturarem o acordo. Normalmente, o valor que o sócio investe não é devolvido, a não ser que vocês combinem isso antes. Em muitos casos, o sócio recupera o investimento ao longo do tempo, através dos lucros gerados pelo negócio. PORÉM se o sócio for sair da sociedade, aí sim, você precisa pagar o valor correspondente a participação dele, para ele. É importante conversar bem e definir tudo em um contrato, para evitar problemas no futuro. Boa sorte com o projeto! tem um modelo de contrato social que pode te ajudar: bit.ly/modelo-de-contrato-social
@gilbertocaluete7493Ай бұрын
Obrigado companheiro.
@JessicaP6Ай бұрын
Ótima explicação 👏🏻 Qual profissional poderia me ajudar com planejamento de Negócio ?
@jorgeacavalcanteАй бұрын
O planejamento de negócio pode ser feito pelo próprio empresário, há muitas formas de fazer um planejamento de negócios. Modelo Canva, modelo tradicional. No site do Sebrae por exemplo tem como você solicita a visita de um profissional para te ajudar nisso, com um baixo custo de investimento, ou você pode continuar acompanhando meus conteúdos, tem alguns vídeos aqui no canal que eu mostro como fazer um planejamento de negócio.
@chakalbateradrumlukas9968Ай бұрын
Verdade
@marciocarvalho8081Ай бұрын
Qual a relacao lucro x investimento, pq toda empresa todo mes ta investindo em alguma. Coisa nova, seja na manutencoa do carro, compra de um arcondicionado novo, etc , isso faz parte de todo negocio
@jorgeacavalcanteАй бұрын
Lucro e investimento tem relação no final da divisão de lucros. Mas esses itens que você citou não são investimentos são custos operacionais. Exemplo: Faturamento 10.000 (dez mil) Custos fixos - 2.500,00 Custos variáveis - 650,00 Custos de manutenção - 1.500,00 Impostos - 1.800,00 LUCRO Líquido: 3.550,00 Desse lucro você pode reservar todos os meses 10% para criar uma reserva da empresa, essa reserva será usada em investimento (NÃO EM CUSTOS NEM EM MANUTENÇÃO) apenas em investimentos, melhorias e oportunidades. Compra de ar condicionado, manutenção do carro, outros serviços de manutenção é custo básico mensal, calculado antes do lucro.
@jonathanbiajo5186Ай бұрын
Conteúdo de alta qualidade, parabéns!
@jorgeacavalcanteАй бұрын
Obrigado pelo elogio
@marciocarvalho8081Ай бұрын
O q esses 2 socio deveriam fazer e pegar esse dinherio do lucro e comprar a parte do 3 socio e mandar ele cascar fora..
@marciocarvalho8081Ай бұрын
Muito bom, minha empresa n tem marketing e divulgacao, creciemnto no arganico e muito demorado, mais tmb fico pensando q se eu divulgar pode surgir uma demanda maior q eu der conta .
@jorgeacavalcanteАй бұрын
Você precisa começar a fazer o marketing e as divulgações, faça aos poucos e sinta o resultado, conforme for aumentando você pode contratar mais gente, não precisa fazer tudo de uma vez a ponto de não conseguir atender. Não tenha medo de crescer.
@cleaning_staff_efa6993Ай бұрын
Obrigada pela resposta, muito objetivo
@jorgeacavalcanteАй бұрын
Disponha!
@eltonalvescosta9027Ай бұрын
E se o sócio do serviço sair teria que pagar 500 mil ao sócio investidor?
@jorgeacavalcanteАй бұрын
O sócio que sai é que recebe o valor proporcional a parte dele, e não o que fica.