No caso de colocar um trecho de uma música em um livro, precisa pedir autorização para a gravadora?
@Eduardomedeiros80922 сағат бұрын
Olha, se formos nos preocupar com todos os grupos que se doem por algum assunto, não se escreve mais ficção.
@l.montessant437223 сағат бұрын
Prezados! Humor aumenta a chance de sucesso? Se sim, estou feliz! 😊😊😊Se não, estou feliz também! 😊😊😊 Com humor, a vida sempre é melhor! Até na montanha russa, a gente decide se quer gritar ou sorrir, nem que seja de desespero kkkk Claro, estou no último grupo! 😂😂😂 Abraços, mestres! Abraços escritores! Abraços leitores! 🎉🎉🎉
@josuepereira752723 сағат бұрын
Sim, esse elemento é bem importante para literatura
@aguadoce63992 күн бұрын
Ler ficção e fantasiosas anedotas faz parte do entretenimento,tende a proporcionar lazer, diversão e há verossimilhanças entre a ficção e a realidade . Penso eu.
@escrevaseulivro2 күн бұрын
*Você já parou para pensar na verossimilhança das suas histórias? Compartilhe nos comentários o que mais te chamou atenção nesse vídeo e como você trabalha a lógica interna dos seus textos. Queremos saber suas ideias!*
@josuepereira752723 сағат бұрын
Já tentei fazer o protagonista se encontrar com novos personagens no mesmo episódio, mas fugir da lógica. Nesse caso, os novos personagens eram os novos protagonistas para coexistir com o atual. Nesse mesmo episódio, tinha um festival acontecendo onde os personagens recém chegados estavam. O personagem principal estava em casa, estudando. Como pode? Como seria possível? Não sei.
@luciamartini82172 күн бұрын
A tipologia ficaria melhor se o designer não tivesse usado o copia e cola nas letras T e C do ticosta cruz.
@RaffinhaX3 күн бұрын
Política tbm é algo que afasta o público seja orientação (direita ou esquerda) ou partidária.
@JDFox-po7pp3 күн бұрын
11:30 No filme "De Volta Para o Futuro", já sabemos o final, mas sempre ficamos tensos
@RicardoFlor03 күн бұрын
A Metaforse de Kafka elabora uma situação dai não me parece ser necessário um climax. O conjunto da obra, ou aquele aspecto que mais toca o leitor é o climax.
@escrevaseulivro3 күн бұрын
É verdade! 😊
@MariaWhite613 күн бұрын
Olá Sidney e Laura, Onde posso ler a resenha de Décio Machado sobre Torto arado?
@escrevaseulivro3 күн бұрын
substack.com/@deciomachado
@dan_massil39913 күн бұрын
Boa tarde! Acho que o Décio fez a resenha de "Salvar o Fogo" não de Torto Arado
@MariaWhite613 күн бұрын
@@dan_massil3991Boa noite! Ah, sim, entendi, e onde eu posso ler essa resenha?
@sakurabaLP3 күн бұрын
1:52 - Ou seja, isso não é uma editora, apenas uma GRÁFICA! Acho mais honesto a pessoa ter humildade e admitir que de editora sua empresa tem é NADA! Editora paga para seus autores por suas obras + royalties das vendas, e não pra serem atravessadora de gráficas... 🙄
@leoinquieto3 күн бұрын
Lembra dos volumes da Vagalume eu tenho e adoro ate hoje gosto de ler. Tenho 40 anos... Nao acha que definir demais o nicho tira tbma possibilidade de outras pessoas lerem o seu livro?
@CleitonSantosNavesPeixoto4 күн бұрын
Boa no, vcs são ótimos
@escrevaseulivro4 күн бұрын
📚 Qual tema você acha mais complicado de abordar na escrita de livros: sexo, violência ou religião? Conta pra gente nos comentários! Queremos saber como você lida com essas questões na sua história. 👇
@claudioamaral78634 күн бұрын
Laura e Sidney, boa noite. Estou em fase de publicação do meu quinto livro: Meus Escritos de Memória. Obrigado pela possível citação.
@escrevaseulivro4 күн бұрын
Sucesso!
@pedrinho314 күн бұрын
Podia avisar quando vai dar spoiler. Assim, a pessoa pode escolher ver o vídeo depois de ler o livro. Fica a dica.
@marciogildecarvalho93294 күн бұрын
O melhor final que eu li foi no livro "A jovem Marquesa - Fé e liderança"
@alexandregolovanevsky5134 күн бұрын
Já publiquei alguns livros tanto de forma independente como com editoras profissionais, de nome inclusive, não existe livro barato e nem editora que faça um grande trabalho de marketing para vender, a não ser que seja um autor de best-seller que vende milhares de cópias e se pague pelo volume. O Clube de Autores é uma plataforma incrível que facilita demais para o autor, tanto no processo de publicação quanto para subir nos marketplaces. Nenhuma editora divulga e faz marketing para o seu livro, ao menos que seja para um autor comercial que as grandes editoras tenham interesse. Sou grato ao Clube de Autores, é uma ótima plataforma, preços bem ok e não tem quantidade mínima para impressão. O que traz a matéria não tem conexão com a realidade de autores independentes ou sem espaço marcado nas prateleiras de grandes livrarias.
@Outonna5 күн бұрын
Recentemente reli a Trilogia Tormenta, obra de alta fantasia do Leonel Caldela. No último livro, O Terceiro Deus, o clímax é bem satisfatório: é uma batalha final épica, após looonga preparação, recrutamento de aliados (que vão de exércitos, dragões, até semideuses), e com o protagonista finalmente encontrando o vilão, que por quase 800 páginas sempre estava um passo a frente. Uma coisa interessante do clímax em livros físicos - e que acho que os autores tem que se atentar - é que o leitor o tempo todo tem noção a que altura a história está. É um pouco frustrante perceber que a medida que as páginas restantes diminuem, ainda faltam muitas tramas a se resolverem. Podem taxar como cousa de gente simplista, mas não gosto de final mal explicado ou muito aberto
@escrevaseulivro5 күн бұрын
Qual foi o melhor clímax de um livro que você já leu? Compartilhe com a gente nos comentários e inspire outros escritores!
@TheAlexandreAguiar5 күн бұрын
Os livros da série Millenium. Começou com Os Homens que Não Amavam as Mulheres, com viradas e plots sensacionais. Os clímaces deles, então, são fabulosos.
@Cat-y3o5 күн бұрын
O hot claramente é mais preferido para o público feminino. Terror, suspense, policial voltado para o público masculino. Mas claro existe as existe as excessões.
@christiancesar76515 күн бұрын
Todo mundo tem que tomar no cu, para que as luxuosas livrarias possam se dar bem. A Cultura até no online dela só vendia coisa cara, a Só Raiva também
@rosildapires88516 күн бұрын
Se alguém quiser podemos nos unir neste propósito e um ajudar um ao outro eu falo de quem realmente teve um passado de muito sofrimento.Podemos fazer um grupo.
@rosildapires88516 күн бұрын
Tenho uma história de muito sofrimento e meu sonho é escrever um livro.
@Fernando.Kfouri6 күн бұрын
👍🏻
@JDFox-po7pp6 күн бұрын
2:00 "não tenho paciência pra quem tá começando"
@JDFox-po7pp6 күн бұрын
Levar doces pra vovozinha doente? Eu especulo que a mãe da chapeuzinho queria matar a véia e ficar com a casa! 🧐
@Luciana-pi9lp6 күн бұрын
Ninguém nem sabe que escrevo hahaha
@JDFox-po7pp6 күн бұрын
Putz kkkkk. Como pode uma sinopse dessas mds?
@esterr.15966 күн бұрын
Melhor conselho! Quando você mostra, o que não falta é pitaqueiro e invejoso.
@escrevaseulivro6 күн бұрын
Fato!
@luciamartini82177 күн бұрын
Fiz essa besteira. Nunca mais. Agora estou editando o livro, cortando loucamente. Logo vou solicitar a leitura crítica da Laura.
@escrevaseulivro7 күн бұрын
Cortar é essencial. 😄
@luciamartini82177 күн бұрын
J. K. Rowling morou em Portugal, e lá era exibido o Castelo Rá-tim-bum. Ela, em entrevista, comentou que assistia, achava muito interessante, e admitiu que se inspirou no programa brasileiro.
@escrevaseulivro7 күн бұрын
Uia só! Valeu pela informação mais completa!
@l.montessant43728 күн бұрын
Prezados. Ser original eis a questão! Fico pensando... se o autor conseguiu ganhar vários prêmios sobre um arado torto, imagino que ganhe um Oscar quando conseguir desentortar kkkk Abraços mestres! Abraços escritores! Abraços leitores! 🎉🎉🎉🎉
@escrevaseulivro7 күн бұрын
Valeu pela risada! 😊
@l.montessant43727 күн бұрын
@@escrevaseulivrokkkkk Abraços, mestres!
@maruzaassis80468 күн бұрын
Tiro porrada e bomba 💣 kkk Laura como sempre, sempre certa. Rs ... mas, concordo com vários pontos do Sidney tbm kkkk
@franciscojunior_escritor8 күн бұрын
Sidney você que é um mestre poderia me tirar uma dúvida? As fontes do Google fonts são livres de direitos autorais ou seja free, senão onde posso encontrar fontes livres de direitos autorais quero usar em alguns trabalhos.
@escrevaseulivro8 күн бұрын
Alô Francisco. Pode usar as fontes sim! São free. Você também pode pegar fontes no site dafont.com (nem todas são free, então vc precisa analisar caso a caso).
@iedadias95758 күн бұрын
Obrigada!
@yaracardozo92099 күн бұрын
Laura, achei meu público para romance com terror. Adultos! Me sinto melhor em criar as situações e vi que mais adultos estão compreendendo melhor meu enredo do que os mais jovens, abaixo dos 30.
@ArianooGrande9 күн бұрын
Gostei do debate de hj, kkk muito bom. Eu concordo com a Laura.
@LeonardoPereiraLeonardo9 күн бұрын
Eu discordo sobre ter que já conhecer sobre, para escrever um livro. Estudar não é criar conhecimento? Eu quero escrever uma história que se passa na Alemanha, eu preciso ser alemão? Preciso ter vivido tudo o que um alemão viveu para falar de Hitler? Eu preciso ser o autor Timus Vermes para ter escrito "Ele está de volta", eu acho que não, hoje a internet te ajuda e muito a você entender, viver a experiência de outras culturas sem mesmo ter ido lá, HOJE DÁ LAURA!!!!!! rsrsrs
@escrevaseulivro9 күн бұрын
É verdade, a internet ajuda muito! 😄
@LeonardoPereiraLeonardo9 күн бұрын
Por que esse fator limitante em escrever para um público alvo? Não dá para só escrever? Essa é uma pergunta que sempre me fiz. Sei lá, quando penso em limitar fico pensando em como estou descartando possíveis leitores para o meu livro.
9 күн бұрын
@LeonardoPereiraLeonardo não é escrever por escrever, nesse caso, eles estão falando de escrever para garantir que vai vender. Você pode escrever de forma livre e sem pensar no público alvo, mas a tendência do ponto de vista financeiro é não atingir grande público e grande venda. Pq ou uma parte não vai entender ou uma parte não vai imergir na história. Mas escrever de forma livre também pode ser uma boa, principalmente quando entra num meio fantástico e você tem um bom conceito, pode ganhar um público que ainda não existe ou criar um nicho
@meupcnovo9589 күн бұрын
Eu concordo com a treta!
@LeonardoPereiraLeonardo9 күн бұрын
Na discussão eu fico com a tetra rs
@laurabacellar9 күн бұрын
😂
@dcmsr3609 күн бұрын
Briga, briga, briga, briga, briga....
@neotropic9 күн бұрын
Laura, você está certa. Pesquisa não é tudo.
@LeonardoPereiraLeonardo9 күн бұрын
Corrigindo, pesquisa rasa não é tudo.
@rayangelo55679 күн бұрын
Laura está certa, geralmente esse raciocínio do Sidney ocorre com autores do sudeste escrevendo sobre o nordeste. Eles pensam que pesquisar, ou que quer que eles entendem por pesquisa, basta para ambientar e escrever histórias que se passam em algum dos noves estados da região ou com algum personagem proveniente da região, mas lhes escapam as nuances todas. Aí o resultado é um clichê, estereotipado, a lá novela da globo com atores sudestino performando um sotaque que só se fala no Projac.
@LeonardoPereiraLeonardo9 күн бұрын
Legal, então todo carioca tem que escrever sobre favela e carnaval.
@rayangelo55679 күн бұрын
@LeonardoPereiraLeonardo nossa, teu comentário já reproduz um estereótipo. E no Rio só existe isso, irmão?! Se quer escrever sobre pessoas e realidades distintas da sua, tenha o mínimo de brio, viaje, conviva com pessoas, leia o que as pessoas dessa realidade escreveram e produziram.
@rayangelo55678 күн бұрын
@@Nekrausus pode ser uma impossibilidade por condições materiais mas viajar NUNCA é um exagero. No fim, esse conhecimento do autor define mt da qualidade da sua obra.
@carlosadrianogarcia4459 күн бұрын
Eu concordo com o Sidney. Para conhecer o público, tu podes sim pesquisar em redes sociais, Google, etc, para entender quais os conflitos mais comuns, os hábitos, o sotaque desse grupo. E, sim, tu podes usar isso para escrever.f
@escrevaseulivro9 күн бұрын
*E você, já pensou para quem escreve seus livros? Compartilhe nos comentários qual público você gostaria de alcançar e como isso impacta a sua escrita!*
@l.montessant43729 күн бұрын
Prezados. Vou conquistar meus leitores assim...."Compre meu livro e garanta a minha gratidão e simpatia eternas!" kkkkk 😂😂😂 Xiii....isso não é a melhor técnica, melhor mesmo tentar outra propaganda: "Compre meu livro e ganhe um yatch! ...e como nota de rodapé....nem que seja a foto de um! 😂😂😂 Brincadeira à parte, com os leitores é imprescindível ter clareza, honestidade, respeito e simpatia! Abraços, mestre! Abraços escritores! Abraços leitores!
@escrevaseulivro9 күн бұрын
Valeu, Montessant!
@l.montessant43729 күн бұрын
@@escrevaseulivro Abração, mestres! 🎉🎉🎉🎉
@joaocandidomartins9 күн бұрын
Acho que quando você é jovem, você entende perfeitamente situações que não viveu, você consegue entender que o K está sendo processado e isso tem reflexos no cotidiano dele. Não há acusações concretas, mas ele é acusado e sofre pressões, ninguém é muito confiável, tudo gira em torno do processo, a vida inteira do cara passa a girar em torno do fato de que ele está sendo processado. Ele é um réu 24 horas por dia e cada pensamento do cara, mesmo que sobre outros assuntos, tem ao fundo essa sombra. Você consegue entender, mesmo sendo jovem e nunca tendo vivido essa experiência. Até que, um dia, anos depois, você acompanha uma situação dessas na vida real: algum amigo é processado ou você mesmo passa a ser processado por algum motivo nebuloso ou injusto. Aí a leitura tem outro peso, você entende de verdade o que aquele cara está sentindo. Com o filtro da vivência (mesmo que indireta) os diálogos se tornam cortantes, devastadores. Outro livro que causa impacto na releitura com a idade mais avançada é O encontro marcado, do Fernando Sabino. Meu amigo, que é dono de um sebo, disse que entre os anos 80 e 90 o que sustentava os sebos eram esses livros na linha Barbara Cartland, Julia, Sabrina, etc. E, se tinha disco de vinil, as trilhas de novela da globo. Hoje, o que mais se procura em sebos são palavras-cruzadas.