Tríades em Contexto
24:54
3 жыл бұрын
2/2 é igual a 4/4? Ai, ai, ai!
12:58
Brincadeira Rítmica Interativa
4:20
Armaduras e escalas relativas!
19:03
3 жыл бұрын
Entendendo as escalas relativas!
15:27
Пікірлер
@jacksonf.ribeiro9359
@jacksonf.ribeiro9359 3 күн бұрын
Olá, professora, tudo bem ? A prova teórica da Escola de Música de Brasília para o técnico em instrumento/canto contrabaixo elétrico e guitarra é Discursiva ou objetiva (múltipla escolha) ?
3 күн бұрын
Jackson, após ser aprovado na prova prática, vem a prova escrita. Normalmente, ela é objetiva; podendo ter alguma que tenha que responder, mas sempre uma resposta curta do tipo: qual é a relativa menor de dó# maior? Resposta: lá# menor. Nunca tem respostas longas, dissertativas. Em outro momento, vc tem que percepção: ouve alguns acordes e tal e identifica o que quer que eles peçam. Como vc é do popular, não tenho certeza que acordes eles trabalham, se só a tríade ou com as sétimas. Tem sido assim há anos. Estou aposentada de lá faz 2 anos. Pode ter modificado alguma coisa, mas bem pouco, creio eu. Boa sorte!
@marcosmetanoia
@marcosmetanoia 8 күн бұрын
O acorde de 5a aumentada é categoria maior ou tem uma categoria própria?
6 күн бұрын
Boa pergunta. O acorde de 5a aumentada é um acorde maior (já que tem sua 3a. maior) com a 5a aumentada.
@marcosmetanoia
@marcosmetanoia 8 күн бұрын
Parabéns aula maravilhosa
@corretoraregimararodrigues8222
@corretoraregimararodrigues8222 11 күн бұрын
Além da inversão seria legal ensinar como a pessoa chega na conclusão da qualidade da inversão para ter certeza que se trata do intervalo menor e maior
11 күн бұрын
É isso aí. A aula, a qual ensina a qualidade dos intervalos é essa: kzbin.info/www/bejne/qoq9oJKLmpusfqcsi=woZZMCheSasITQNX.
@AparecidoAlvesvivi
@AparecidoAlvesvivi 16 күн бұрын
Por que a senhora chama B de t não é c d e f g a b ?
14 күн бұрын
Boa curiosidade. Vc tocou em 2 assuntos: 1) no início da era cristã, as notas musicais eram chamadas por letras: A, B, C, E, F, G. Desde a sistematização na notação musical conduzida pelo Papa Gregório (Itália), as notas receberam os nomes que conhecemos hoje: dó ré, etc. Que, aliás, são sílabas iniciais de uma oração católica. A ideia era facilitar o solfejo. Desde então, usa-se as notas dó, ré, etc, em vez das letras. Alguns países não latinos continuaram e continuam ainda hoje a chama as notas pelas letras, a exemplo dos EUA, Inglaterra, etc. Com o desenvolvimento da harmonia, para nós, de língua latina, foi mantido o dó - ré para as notas, mas as letras para os acordes. Dessa forma, pra nós, músicos de língua latina, si é uma nota e B é um acorde: si, ré# e fá#. Essas letras são chamadas de acordes e nunca de notas, isso do ponto de vista acadêmico. Quem toca popular, usa para notas e acordes. Na minha sala de aula, eu proíbo. Só pode usar as correspondências acadêmicas. Mas fora da sala de aula, não me importo e entendo as preferências. 2) o método Kodály, que era húngaro, resgatou para o método de solfejo as notas dó -ré, etc. NO entanto, a grafia das notas foi reduzida para d-r-m - f -s - l , ou seja, só a primeira letra da nota (isso facilita o ditado musical). Como sol e si possuem a mesma inicial, foi convencionado por Kodály que s seria o sol e para o si, escolheu outras inicial, a letra T. Daí, o Ti.
@paulovazvaz9254
@paulovazvaz9254 27 күн бұрын
Linda explicação magnífica parabéns 🎉
25 күн бұрын
10 na prova! Êeeeeee!
@SorrisoXXT
@SorrisoXXT Ай бұрын
Quando o conteúdo é bom não precisa pedir pra agente se inscrever! Excelente!
Ай бұрын
Ah, qta gentileza! Muito obrigada!
@ChristianCarvalho7
@ChristianCarvalho7 Ай бұрын
Muito obrigado! Curti, inscrevi e acionei o sininho! rs.
Ай бұрын
Valeu! Muito obrigada!
@Betofrota.
@Betofrota. Ай бұрын
Perfeita sua alula professora!
Ай бұрын
Ah, que bom, meu querido! Muito obrigada! Desejo sucesso nos estudos!
@denioluz8216
@denioluz8216 2 ай бұрын
Agora ficou fácil entender o que é tonal e modal. Obrigado pela excelente aula!!
@luismarcospereira5762
@luismarcospereira5762 2 ай бұрын
Professora para o ciclo de qartas(é o mesmo raciocínio em bemois )4 e 5 mesma armadura menor e a nota de início com sua relativa (nota de perto é homônima/grau modal?,e tons afastados ?são em 1 a mais ou c c# bem diferentes
2 ай бұрын
Acho que entendi sua pergunta. Tanto faz pensar em 4as ou 5as, as notas serão sempre as mesmas. A distância das escalas vizinhas corresponde a 1 acidente a mais e o outro a menos em relação à tonalidade principal. E o que não for tonalidade vizinha é afastada. Será que respondi?
@Yagamimurilo
@Yagamimurilo 3 ай бұрын
Mano, credo, fazia tempo q eu não assistia uma aula tão ruim
2 ай бұрын
Que lamentável, meu querido! Mas tem muitas boas aulas no universo do YT. Seguramente, vc haverá de achar uma que contemple seus anseios. Bons estudos pra vc!
3 ай бұрын
Siga para a segunda parte do vídeo: kzbin.info/www/bejne/fWGalHx_l6ZoiZYsi=2e1RDRoNVzSs4i_g
@uilsonroberto1759
@uilsonroberto1759 3 ай бұрын
boa noite prof como fazer para estudar terceira série do método pouzzoli ritmo parte 1 e2 Pag 22 aula 21; obrigado sou seu seguidor conto com sua ajuda boa noite professora
3 ай бұрын
A 3a série tem 2 vídeos. Nesse que vc assistiu agora, foi apresentanda a estrutura do estudo, dos ritmos que precisam ser trabalhados. Ao se compreender o que foi explicado, deve-se acessar a 2a. Parte do vídeo, que está na descrição. Lá, eu faço junto com vc, vc estuda junto comigo, podendo acelerar ou atrasar a velocidade do vídeo para aprimorar seu domínio. Vou deixar o endereço fixado em um comentário. Bons estudos. Qq coisa, volte aqui. Use qq sílaba para estudar o ritmo. Abração carinhoso.
@uilsonroberto1759
@uilsonroberto1759 4 ай бұрын
boa noite prof quais são os benefícios de estudar solfejo pelo método pouzzoli melódico conto com sua ajuda sou seu seguidor obrigado professora
4 ай бұрын
Que pergunta boa! Obrigada! O solfejo refere-se à sua relação com a própria prática musical. Existem vários métodos de solfejo. É comum em sua maioria treinar pedaços das escalas - os graus conjuntos; intervalos das escalas - 5as, 8as, 3as. ; e ainda os arpejos. Esse conteúdo deveria permitir que vc pudesse solfejar qualquer melodia, já que a melodia é justamente um recorte de alguma escala. Dessa forma, é válido treinar cantar e tb ouvir (ditado musical) qualquer proposta neste sentido, ou seja, das escalas e arpejos. O Pozzoli melódico proporciona a esse treino. Você pode aproveitar para, desde a primeira lição, cantar as notas, cantar com números (praticando os graus) e ainda cantar os tons homônimos, ou seja, o que for menor, cante maior e vice-versa. Muito importante sempre sentir a tônica. Caso você se perca, retome a tônica, faça uma breve escala e refaça o trecho, no qual você se perdeu. Quando eu comecei a cantar, eu cantava tudo: cantei o Bona, cantava as peças que eu tocava no piano; eu gostava muito de cantar. Na minha opinião, não existe método ruim. O que ocorre é você se identificar com a proposta. Caso você se identifique, lhe seja fácil, você vai obter sucesso e logo cantará muito bem. Abração fortão. P. S. Se ainda com dúvidas, me pergunte.
@harleysenpu
@harleysenpu 4 ай бұрын
Muito obrigado pelos videos me ajudam muitoo 🙏🙏 Poderia continuar com as lições sobre as demais notas “ ti , fa, … ???? Por favor🙏
4 ай бұрын
Combinado. Vou fazer uma aula.
@harleysenpu
@harleysenpu 4 ай бұрын
🤩🤩🤩🤩 Superrrr !!! Obrigadoo🙌
@cpompeu004
@cpompeu004 4 ай бұрын
Gostei!!! Melhor explicação da internet
4 ай бұрын
Gentileza sua! Muito obrigada! Qdo precisar, é só chamar!
@RubensNeiva
@RubensNeiva 5 ай бұрын
Adorei!
4 ай бұрын
Venha qdo precisar e tiver dúvidas tb. Estou por aqui. Bons estudos! Beijão!
@CelinaLerner
@CelinaLerner 5 ай бұрын
Que legal a dica dos tons homônimos! Obrigada
5 ай бұрын
Disponha, meu anjo! Beijão e bons estudos!
@franciscodias2169
@franciscodias2169 6 ай бұрын
O modo Frígio começa em Mi e o Dórico em Ré, você apenas inverteu...mas tá valendo. Parabéns, ótima aula! 👍😍
6 ай бұрын
Hahahahahaha. Eu sou danada pra trocar os nomes. Vc tem razão. Alguns vídeos, eu consigo corrigir com texto. Outros, nem percebo que troquei. Ainda bem que tem músicos atentos como vc! Obrigada!
@desouzafelipe
@desouzafelipe 6 ай бұрын
Excelente explicação, gostei muito! Nota 10. Obrigado!
6 ай бұрын
Que demais! Obrigada! Entendo que qdo o professor é nota 10, é sinal que o estudante tb é! Bjão!
@allanmus805
@allanmus805 6 ай бұрын
A melhor professora de teoria musical de Brasília 🎉🎉🎉🎉❤
6 ай бұрын
Ah, qta gentileza! Muito obrigada e um super beijão!
@allanmus805
@allanmus805 6 ай бұрын
😍😍💖🫂
@adrianoholanda2524
@adrianoholanda2524 7 ай бұрын
Muito Bom
7 ай бұрын
Conte comigo!
@enilalves
@enilalves 7 ай бұрын
Professora suas explicações são magníficas, ajudaram demais. Obrigada
7 ай бұрын
Acho sempre que o sucesso depende dos 2 lados! Parabéns pelo aprendizado! Bjão!
@rejanecarvalho1072
@rejanecarvalho1072 7 ай бұрын
Gostei muito professora de sua aula.
7 ай бұрын
Venha sempre, anjo!
@Abdômentrincado
@Abdômentrincado 9 ай бұрын
Professora cm eu sei qual e o grau da escala na armadura de clave
9 ай бұрын
Depende se a armadura é de bemol ou sustenido. Para cada tipo, existe uma informação. Se vc busca saber o tom de uma escala com 1 sustenido, no caso, fá, ande uma nota acima: sol; neste caso, sol maior. Se deseja saber a tônica do tom menor, ande uma nota para trás, no caso, mi: mi menor será escala. A presente aula trata exatamente dessa informação. Assista mais uma vez e vc terá discernimento. Pratique algum exercício, pode ser até suas partituras mesmo. Lembre-se que não existe 'o grau da escala', já que a uma escala possui 7 graus: I, II, III, IV, V, VI, VII. Será que ajudei?
@raphaelcarascosa4930
@raphaelcarascosa4930 9 ай бұрын
MUITO BOMMM! Toco violino e tenho um ouvido relativo e ouvido interno razoavelmente trabalhado, tive mais facilidade para solfejar com as alturas propostas, porem a adaptação da leitura estou trabalhando.
9 ай бұрын
Preste atenção no desenho que o intervalo faz; busque memorizar o desenho. Tb pode pensar nas claves de dó. Associe um dó relativo e leia os intervalos. A prática da leitura antecipa a audição interna, ou seja, ao ver o intervalo, o ouvido interno já soa. Abracitos e bons estudos!
@thaisacosta6459
@thaisacosta6459 9 ай бұрын
Perfeitoooo 👏👏👏
9 ай бұрын
💕🌹
@marialuzinetegalindoleite8377
@marialuzinetegalindoleite8377 9 ай бұрын
9 ай бұрын
💓💓💓
@josuedeassisassis7875
@josuedeassisassis7875 10 ай бұрын
Que aula boa
10 ай бұрын
Disponha, querido! Bons estudos!
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Na universidade, tentaram me explicar, mas não era possível compreender, se as notas são as notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, mas não consigo fazer nada, ale´m dela mesmo, Escala de Dó Maior, como isso pode ser as notas musicais? Impossível e aí buscava entender o problema, até que descobri em Bach, o Temperamento Igual é afinação e tudo é feito pela Afinação e não pela Escala de Dó.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
O modelo que nos ensinaram é complicado, nada se encaixa na teoria, se é para forma as Escalas, as notas caem de paraquedas, já na segunda Escala, seguindo os ciclos das quintas (Sol Maior) o Fa# cai de paraquedas, ou seja, cai da Escala Temperada Igual que é a afinação da Moderna Música do Ocidente
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Alice, não é uma crítica a sua aula, foi muito bem dada, mas a um modelo errado de explicar a teoria musical. Só há uma forma de fazer todas Escalas da Música, pela Escala temperada Igual e usando de forma ascendente e descendente. Obrigado e uma boa noite
10 ай бұрын
Imagina, colega, aceito críticas de bom grado, pois desenvolve o diálogo. Eu não entendo é quando vc fala em escala temperada igual. A escala de dó maior é temperada. Desde o cravo bem temperado que as tonalidades são temperadas. Todas as escalas são temperadas. Não entendo seu desgosto com dó maior em contraposição a uma "escala temperada igual". Que escala seria essa?
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 10 ай бұрын
Não minha linda, A Escala Temperada Igual é a Escala Temperada Igual, a outra é a Escala Diatônica de Dó Maior e não Temperada@
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 10 ай бұрын
@ Não foi, só veio a partir de 1772, a música até meados do século XIX era estudada e tocada por vários temperamentos os desiguais e o igual, por exemplo, havia desiguais que tinha as terças temperadas e as quitas justas. O Temperamento Igual é a possibilidade dos intervalos de semitons serem diferente matematicamente e serem iguais auditivamente, onde as quartas foram alargadas e as quintas foram mais curtas, ou seja, as quartas são alargadas e as quintas mais curtas, para evitar a Quinta do Lobo. O problema é que dessa forma os alunos não desenvolvem plenamente o ouvido, já que não é apresentadas. no início, todas as notas musicais, é dito que as notas são as notas da Escala de Dó Maior e ai não há como desenvolver o ouvido de escutar 12 se a educação musical é por 07 notas. Os meus professores da universidade tinham o ouvido podres, os professores das escolas de m´suica do Recife também, a maioria foram meu colegas na Universidade Federal de Pernambuco, mas não poderia ser diferente, não há como desenvolver a percepção de 12 dessa forma.
10 ай бұрын
@@treinandoseuouvido Eu busquei rapidamente na internet sobre a escala de qual fala. Trata-se dos semitons, do ajusto simetrico entre cada semitom. Um assunto explorado por físicos e matemáticos. Embora exista abordagens à escala cromática ou cromatismo nas aulas de teoria, seu estudo não compõe os livros de solfejo mais conhecidos no Brasil, creio que se deva ao fato de que a perspectiva cromática foge do sistema tonal ocidental, ou seja, o músico precisa reconhecer as funções: tônica, dominante e subdominante, tanto teórica quanto auditivamente. Vi no seu canal que vc toca violão. Como o instrumento é todo trasteado em semitons, talvez derive disso sua preferência pelos semitons ou escala temperada, como denomina. No meu caso, minha formação é toda erudita e acadêmica. Fui professora da Escola de Música de Brasília por 31 anos e sempre na teoria erudita. Temos tb um uma teoria voltada pra música popular. Pode ser que algum colega conversasse melhor com vc sobre métodos de aprendizagem baseados na escala temperada igual. Abração.
10 ай бұрын
@@treinandoseuouvido a minha fonte principal; eu uso outras tb, mas tenho uma preferência pelo História da Música Ocidental - Grout e Palisca. Seguindo uma perspectiva cronológica, os autores relatam a evolução sofrida pela música desde a Grécia antiga até os nossos dias, inserindo-a sempre num contexto mais abrangente da cultura ocidental. Com inúmeras ilustrações e repleta de referências musicais, algumas delas resultantes de investigações recentes, esta obra é um instrumento indispensável tanto aos estudiosos como ao público interessado pelo tema trazendo, além dos pormenores mais técnicos, exemplos acadêmicos e elementos de estudo, uma narrativa histórica e biografias dos criadores musicais do Ocidente em todas as épocas. A teoria musical atual é baseada na música escrita. Ainda hoje tem-se práticas de música instrumental com microtons - música experimental, música oriental e tal - mas é um estudo que foge à teoria musical ocidental, originada nas sistematizações teóricas dos monges cristãos, com destaque para Guido d'Arezzo.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Todas as 24 Escalas Harmônicas só podem ser feitas através da Escala Temperada Igual, ascendente e descendente. Jamais poderá fazer outra Escala Harmônica, apenas com as notas da Escala e Dó Maior, temos que pensar pelas notas musicais e não apenas pelos intervalos. Por isso que o ouvido dos músicos são atrofiados.
@MarquesAlice
@MarquesAlice 11 ай бұрын
A exposição do vídeo refere-se à estrutura diatônica, então baseada em relações intervalares. Mais do que notas absolutas, a música é relacional. Principalmente o solfejo se apoia nas relações intervalares, fundamento que permite a percepção em qq escala. Evidentemente que alguém pode se relacionar com a música, com a prática musical de acordo com o conhecimento que se tem, assim como a própria relação e modo de praticar a música, expressar sua musicalidade. Tudo é válido. As questões teóricas, principalmente as mais fundamentais, não são tão precisas como se pode pensar, tendo em vista a ausência de registros históricos. Muitos conhecimentos resultam de convenções, deduções, entre outras condições que sustentam o sistema musical ocidental, notadamente pautado sobre a escala maior e menor, e suas variações. Sim, sempre dentro do contexto de temperamento. Não sei se consegui dialogar dentro dos seus parâmetros teóricos. Em todo caso, agradeço seu comentário.
11 ай бұрын
Respondi pelo meu canal pessoal. Sou Alice Marques.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
As notas não têm nenhuma importância nessa explicação, por isso que os alunos têm dificuldade de percepção auditiva
@MarquesAlice
@MarquesAlice 11 ай бұрын
Meus alunos não têm dificuldade de perceber. São bem afiados. Em todo caso, a aula em questão foca o aspecto teórico. A abordagem para o solfejo e consequente percepção possui condução diferenciada da teórica.
11 ай бұрын
Respondi pelo meu canal pessoal. Sou Alice Marques.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Ok Alice, infelizmente foram assim que nos ensinaram e se reproduz de forma errônea@
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Dificuldade de escutar um acorde e dizer qual é o acorde, toar uma nota e dizer a nota, tocar uma música e dizer a tonalidade. Isso se diz que é quem tem o ouvido absoluto, não é quem tem o ouvido treinado, porém tendo a Escala de Dó Maior como parâmetro é quase impossível que as notas nãosão importantes.
10 ай бұрын
@@treinandoseuouvido Cada músico tem seu próprio processo de aprendizagem e sua própria história de aprendizagem. Uns aprendem de ouvido, outros possuem uma base muito simples; outros avançam mais em um aspecto ou em outro; um outro sabe mais tal coisa e menos outra coisa. Não importa, sabe? O importante é a pessoa ser feliz, ser capaz de se expressar musicalmente de acordo com seu modo de ser. Se a pessoa toca seu violão e sente prazer mesmo sem saber teoria ou percepção, não faz diferença se ela está satisfeita com isso.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
A matriz é a Escala Temperada Igual, a Escala de Dó Maior é apenas a Escala de Dó Maior, não serve mais para nada e para o Modo Menor não serve para NADA.
11 ай бұрын
A escala de dó maior, assim como a de lá menor foram as primeiras escalas diatônicas, compostas por notas naturais e são as matrizes do sistema tonal ocidental. Até então, não havia sustenidos e bemois. Caso tenha interesse, eu tenho aulas explicando o surgimento dos acidentes nas escalas. Somente com a evolução do hexacorde, das propostas de solfejo de Guido dArezzo é que o sistema tonal atual foi desenvolvido, tendo então resultado nas 24 escalas diatônicas atuais. A escala cromática não é tonal, pois não apresenta tônica. Qq outra escala além da maior e da menor é considerada exótica, não sendo nativa do sistema tonal.
@BompartoSilva
@BompartoSilva 11 ай бұрын
Obrigada pela aula
10 ай бұрын
Disponha, meu anjo! Um beijinho! Só uma coisa: seu nome é Bomparto? Preciso te contar uma coisa, mas só se vc me responder! 🤭
@rafaelsiza
@rafaelsiza 11 ай бұрын
excelente!
11 ай бұрын
Maravilha!
@heliomonte7277
@heliomonte7277 Жыл бұрын
Parabéns professora, o meu professor em 1971 ensinava desta maneira , NT 10
Жыл бұрын
Que massa! Significa que as didáticas marcantes se perpetuam. Bjão!
@silvanamariar.aresnegraosi5234
@silvanamariar.aresnegraosi5234 Жыл бұрын
Uma dúvida: a síncope só se caracteriza com a ligadur ou pode ser substituída por um poto de aumento?
Жыл бұрын
Sim, pode ser substituída pelo ponto. Entretanto, caso use o ponto, tenha o cuidado de preservar os tempos fortes visíveis. Ao eliminar as figuras dos tempos fortes, dificulta-se bastante a leitura dos músicos. Para manter os tempos fortes em evidência, o ideal é usar ligaduras.
@franciscocavalcantefrancis2498
@franciscocavalcantefrancis2498 Жыл бұрын
Uma aula muito boa, conceitos explicados com muita clareza
Жыл бұрын
Obrigada, Francisco! Conte comigo para suas dúvidas! Bjão!
@francisC3
@francisC3 Жыл бұрын
Excelente aula
@MarquesAlice
@MarquesAlice Жыл бұрын
🥰🥰🥰
@valmirbarbosaminhasmusicas1948
@valmirbarbosaminhasmusicas1948 Жыл бұрын
Síncope ou síncopa no samba? kzbin.info/www/bejne/n2LJnnyPfauthc0
Жыл бұрын
Samba: o exemplar mais brasileiro de síncope! Vale a pena assistir seu vídeo!
@osoriocampos1908
@osoriocampos1908 Жыл бұрын
Professora, a Senhora é Fantásticaaaaaaa -- Muitíssimo obrigado mesmo. Minha filha de 16 anos estará estudando por seus vídeos ...
Жыл бұрын
Que gracinha! Fico gratificada em saber disso. Fala pra ela que pode contar comigo e se tiver alguma dúvida, gravo um vídeo só pra ela ou respondo por aqui mesmo, caso seja simples. Um bjão pra vcs!
@fernandocavalcante9883
@fernandocavalcante9883 Жыл бұрын
Parabéns Professora..A didática fez toada a diferença....100%
Жыл бұрын
Ô, meu querido! Que bom que vc e eu temos a química da aprendizagem! Conte comigo! Bjão!
@joseliahernandez4298
@joseliahernandez4298 Жыл бұрын
Adorei!!!
Жыл бұрын
Então, manda ver, Joséliaaa! Bjão!
@Lincoln-jw6hp
@Lincoln-jw6hp Жыл бұрын
Nota dez mestra.
Жыл бұрын
Maravilha, Lincoln! Arrase nas síncopes e contratempo!
@lankamodaintima
@lankamodaintima Жыл бұрын
Sabe muito. Parabéns.
Жыл бұрын
Obrigada! Sei um tanto, mas como ainda falta... Abracitos!
@feliznojazz
@feliznojazz Жыл бұрын
Minha mente quase explodiu agora. rs.
Жыл бұрын
Ufa! Por pouco, então! Estudar doi às vezes! Ainda mais síncopes! Bons estudos! 🌻
@adaltonquadros7335
@adaltonquadros7335 Жыл бұрын
Oi. O solfejo apura a percepção para que a gente possa tocar e tirar músicas de ouvido? No caso.... Seria o melhor treino de percepção musical? Muito obrigado. Que Deus te abençoe❤❤❤❤❤❤
Жыл бұрын
Comentário perfeito. É isso mesmo. Bons estudos.