OS INTERVALOS NAS ESCALAS MAIORES E MENORES

  Рет қаралды 2,139

Música em Teoria

Música em Teoria

Күн бұрын

Пікірлер: 35
@josuedeassisassis7875
@josuedeassisassis7875 2 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, muito bem explicado , obrigado
@Abenylton1
@Abenylton1 4 жыл бұрын
Show!! Obrigado professora, por simplificar e compartilhar preciosidades como deste vídeo e outros.
@raquelpalmeira8496
@raquelpalmeira8496 Жыл бұрын
Muito obrigada! Deus abençoe! Aqui de Belém do Pará.
Жыл бұрын
Um beijo com gosto de cupuaçu! Bons estudos!
@anapaulaluz7575
@anapaulaluz7575 2 жыл бұрын
Amo, simplesmente amo suas aulas! Algo gigante que se torna simples com tua explicação. Gratidão.
Жыл бұрын
Como que não vi esse comentário maravilhoso?! Ó, meu Deus! Não sei como me passou, Ana Paula! Comecei o ano com seu comentário! Obrigada demais! Bj no coração!
@anapaulaluz7575
@anapaulaluz7575 Жыл бұрын
@ Feliz ano novo! Gratidão.
@ritaaparecidapereira225
@ritaaparecidapereira225 Жыл бұрын
muito obrigada professora, essas aulas tem me ajudado muiiito.
Жыл бұрын
Estou sempre disponível pra vc. Um beijinho.
@LARANJA_MAN
@LARANJA_MAN 4 жыл бұрын
Que aula legal!
@lincolnpoesiaforroefua5611
@lincolnpoesiaforroefua5611 2 жыл бұрын
Ótima aula professora, Muito bacana sua Didática.
2 жыл бұрын
Seja sempre bem vindo, querido! Muito agradecida pelos comentários.
@jonas.byl23
@jonas.byl23 2 жыл бұрын
Excelente!!! Agora é estudar.kkk
2 жыл бұрын
Falou e disse! Bons estudos!
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Na universidade, tentaram me explicar, mas não era possível compreender, se as notas são as notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, mas não consigo fazer nada, ale´m dela mesmo, Escala de Dó Maior, como isso pode ser as notas musicais? Impossível e aí buscava entender o problema, até que descobri em Bach, o Temperamento Igual é afinação e tudo é feito pela Afinação e não pela Escala de Dó.
@jadec.magalhaes
@jadec.magalhaes 4 жыл бұрын
😇😇😇😇😇😇👏👏👏👏👏
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Alice, não é uma crítica a sua aula, foi muito bem dada, mas a um modelo errado de explicar a teoria musical. Só há uma forma de fazer todas Escalas da Música, pela Escala temperada Igual e usando de forma ascendente e descendente. Obrigado e uma boa noite
10 ай бұрын
Imagina, colega, aceito críticas de bom grado, pois desenvolve o diálogo. Eu não entendo é quando vc fala em escala temperada igual. A escala de dó maior é temperada. Desde o cravo bem temperado que as tonalidades são temperadas. Todas as escalas são temperadas. Não entendo seu desgosto com dó maior em contraposição a uma "escala temperada igual". Que escala seria essa?
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 10 ай бұрын
Não minha linda, A Escala Temperada Igual é a Escala Temperada Igual, a outra é a Escala Diatônica de Dó Maior e não Temperada@
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 10 ай бұрын
@ Não foi, só veio a partir de 1772, a música até meados do século XIX era estudada e tocada por vários temperamentos os desiguais e o igual, por exemplo, havia desiguais que tinha as terças temperadas e as quitas justas. O Temperamento Igual é a possibilidade dos intervalos de semitons serem diferente matematicamente e serem iguais auditivamente, onde as quartas foram alargadas e as quintas foram mais curtas, ou seja, as quartas são alargadas e as quintas mais curtas, para evitar a Quinta do Lobo. O problema é que dessa forma os alunos não desenvolvem plenamente o ouvido, já que não é apresentadas. no início, todas as notas musicais, é dito que as notas são as notas da Escala de Dó Maior e ai não há como desenvolver o ouvido de escutar 12 se a educação musical é por 07 notas. Os meus professores da universidade tinham o ouvido podres, os professores das escolas de m´suica do Recife também, a maioria foram meu colegas na Universidade Federal de Pernambuco, mas não poderia ser diferente, não há como desenvolver a percepção de 12 dessa forma.
10 ай бұрын
@@treinandoseuouvido Eu busquei rapidamente na internet sobre a escala de qual fala. Trata-se dos semitons, do ajusto simetrico entre cada semitom. Um assunto explorado por físicos e matemáticos. Embora exista abordagens à escala cromática ou cromatismo nas aulas de teoria, seu estudo não compõe os livros de solfejo mais conhecidos no Brasil, creio que se deva ao fato de que a perspectiva cromática foge do sistema tonal ocidental, ou seja, o músico precisa reconhecer as funções: tônica, dominante e subdominante, tanto teórica quanto auditivamente. Vi no seu canal que vc toca violão. Como o instrumento é todo trasteado em semitons, talvez derive disso sua preferência pelos semitons ou escala temperada, como denomina. No meu caso, minha formação é toda erudita e acadêmica. Fui professora da Escola de Música de Brasília por 31 anos e sempre na teoria erudita. Temos tb um uma teoria voltada pra música popular. Pode ser que algum colega conversasse melhor com vc sobre métodos de aprendizagem baseados na escala temperada igual. Abração.
10 ай бұрын
@@treinandoseuouvido a minha fonte principal; eu uso outras tb, mas tenho uma preferência pelo História da Música Ocidental - Grout e Palisca. Seguindo uma perspectiva cronológica, os autores relatam a evolução sofrida pela música desde a Grécia antiga até os nossos dias, inserindo-a sempre num contexto mais abrangente da cultura ocidental. Com inúmeras ilustrações e repleta de referências musicais, algumas delas resultantes de investigações recentes, esta obra é um instrumento indispensável tanto aos estudiosos como ao público interessado pelo tema trazendo, além dos pormenores mais técnicos, exemplos acadêmicos e elementos de estudo, uma narrativa histórica e biografias dos criadores musicais do Ocidente em todas as épocas. A teoria musical atual é baseada na música escrita. Ainda hoje tem-se práticas de música instrumental com microtons - música experimental, música oriental e tal - mas é um estudo que foge à teoria musical ocidental, originada nas sistematizações teóricas dos monges cristãos, com destaque para Guido d'Arezzo.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
O modelo que nos ensinaram é complicado, nada se encaixa na teoria, se é para forma as Escalas, as notas caem de paraquedas, já na segunda Escala, seguindo os ciclos das quintas (Sol Maior) o Fa# cai de paraquedas, ou seja, cai da Escala Temperada Igual que é a afinação da Moderna Música do Ocidente
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Todas as 24 Escalas Harmônicas só podem ser feitas através da Escala Temperada Igual, ascendente e descendente. Jamais poderá fazer outra Escala Harmônica, apenas com as notas da Escala e Dó Maior, temos que pensar pelas notas musicais e não apenas pelos intervalos. Por isso que o ouvido dos músicos são atrofiados.
@MarquesAlice
@MarquesAlice 11 ай бұрын
A exposição do vídeo refere-se à estrutura diatônica, então baseada em relações intervalares. Mais do que notas absolutas, a música é relacional. Principalmente o solfejo se apoia nas relações intervalares, fundamento que permite a percepção em qq escala. Evidentemente que alguém pode se relacionar com a música, com a prática musical de acordo com o conhecimento que se tem, assim como a própria relação e modo de praticar a música, expressar sua musicalidade. Tudo é válido. As questões teóricas, principalmente as mais fundamentais, não são tão precisas como se pode pensar, tendo em vista a ausência de registros históricos. Muitos conhecimentos resultam de convenções, deduções, entre outras condições que sustentam o sistema musical ocidental, notadamente pautado sobre a escala maior e menor, e suas variações. Sim, sempre dentro do contexto de temperamento. Não sei se consegui dialogar dentro dos seus parâmetros teóricos. Em todo caso, agradeço seu comentário.
11 ай бұрын
Respondi pelo meu canal pessoal. Sou Alice Marques.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
A matriz é a Escala Temperada Igual, a Escala de Dó Maior é apenas a Escala de Dó Maior, não serve mais para nada e para o Modo Menor não serve para NADA.
11 ай бұрын
A escala de dó maior, assim como a de lá menor foram as primeiras escalas diatônicas, compostas por notas naturais e são as matrizes do sistema tonal ocidental. Até então, não havia sustenidos e bemois. Caso tenha interesse, eu tenho aulas explicando o surgimento dos acidentes nas escalas. Somente com a evolução do hexacorde, das propostas de solfejo de Guido dArezzo é que o sistema tonal atual foi desenvolvido, tendo então resultado nas 24 escalas diatônicas atuais. A escala cromática não é tonal, pois não apresenta tônica. Qq outra escala além da maior e da menor é considerada exótica, não sendo nativa do sistema tonal.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
As notas não têm nenhuma importância nessa explicação, por isso que os alunos têm dificuldade de percepção auditiva
@MarquesAlice
@MarquesAlice 11 ай бұрын
Meus alunos não têm dificuldade de perceber. São bem afiados. Em todo caso, a aula em questão foca o aspecto teórico. A abordagem para o solfejo e consequente percepção possui condução diferenciada da teórica.
11 ай бұрын
Respondi pelo meu canal pessoal. Sou Alice Marques.
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Ok Alice, infelizmente foram assim que nos ensinaram e se reproduz de forma errônea@
@treinandoseuouvido
@treinandoseuouvido 11 ай бұрын
Dificuldade de escutar um acorde e dizer qual é o acorde, toar uma nota e dizer a nota, tocar uma música e dizer a tonalidade. Isso se diz que é quem tem o ouvido absoluto, não é quem tem o ouvido treinado, porém tendo a Escala de Dó Maior como parâmetro é quase impossível que as notas nãosão importantes.
10 ай бұрын
@@treinandoseuouvido Cada músico tem seu próprio processo de aprendizagem e sua própria história de aprendizagem. Uns aprendem de ouvido, outros possuem uma base muito simples; outros avançam mais em um aspecto ou em outro; um outro sabe mais tal coisa e menos outra coisa. Não importa, sabe? O importante é a pessoa ser feliz, ser capaz de se expressar musicalmente de acordo com seu modo de ser. Se a pessoa toca seu violão e sente prazer mesmo sem saber teoria ou percepção, não faz diferença se ela está satisfeita com isso.
Armaduras e escalas relativas!
19:03
Música em Teoria
Рет қаралды 3,6 М.
Aprenda a classificar os intervalos simples de uma vez por todas!
12:40
Música em Teoria
Рет қаралды 2,9 М.
Enceinte et en Bazard: Les Chroniques du Nettoyage ! 🚽✨
00:21
Two More French
Рет қаралды 42 МЛН
"I'm just your fool" - Buddy Johnson
3:16
Alonso Hernández Prado
Рет қаралды 5
РАЗВИВАЕМ СЛУХ - Интервалы на слух за 20 минут
23:04
Меня зовут Георгий Федоров
Рет қаралды 78 М.
Escalas Maiores: Aprenda suas variações
11:40
Michael Instrumentos Musicais
Рет қаралды 34 М.
Intervalos
26:58
Meire Brito
Рет қаралды 46
Como formar a Escala menor Natural, Harmônica e Melódica
24:56
MH Music Channel
Рет қаралды 86 М.
Music Theory For Dum-Dums 🎵 FULL BEGINNER COURSE 🎵
1:15:16
Corey Lennox
Рет қаралды 510 М.
СЕКРЕТ названий НОТ в разных странах
15:31
Меня зовут Георгий Федоров
Рет қаралды 165 М.
ESCALAS MAIORES (parte 1), TOM E SEMITOM - Entenda de uma vez por todas!
18:50