🫠🫠 O problema da educação do Brasil ñ é nos anos finais. O problema é em todo o SISTEMA EDUCACIONAL que nunca mudou. Eu vi e vivi estudantes nas universidades federais portadores da "inércia mental", com grande dificuldade em entender, interpretar e aprender. Sofrem muito. A leitura é só aquela obrigatória. Brasileiro ñ gosta de ler, portanto sua mente ñ é solta e livre e a CRIATIVIDADE se esvai. A educação no Brasil ñ forma estudantes com motivação à leitura, ñ forma pensadores, questionadores, mentes reflexivas, críticas, ávidas por informações de modo geral e mentes emancipadas. Daí sai cidadãos com a "inércia mental". Somos uma das piores educação no mundo todo ano. A educação no Brasil já nasceu um fracasso e ñ prepara para o indivíduo para mundo. A educação de qualidade começa na "Educação Infantil" já com os bebês atrás de brinquedinhos e livrinhos coloridos. A partir daí as etapas do "Ensino Básico" seguem a mesma linha e se conectam com a Pedagogia moderna, metodologias, didáticas, fundamentos, políticas educacionais, etc. Nunca se vê Paulo Freire na boca do Brasil, só fora do Brasil. Nunca se vê uma discussão sobre o SISTEMA EDUCACIONAL e a questão ñ é apenas uma etapa do Ensino Básico, mas todo o Ensino Básico. O SISTEMA EDUCACIONAL no Ceará é o único que promove mudanças, sendo referência no Brasil e Sobral é referência na ONU desde 2020 e hoje está exportando seu modelo educacional para diversos países, por intermédio da ONU e ñ se vê universidades, instituições, órgãos e outros espaços debatendo a educação no Ceará. A nossa educação até hoje somente serve como ferramenta de marketing político e ações concretas em todo país nunca aconteceram. Onde estão "os cabeças" que realmente busquem a raiz do problema, esmiúça esta raiz e distribui para uma discussão ampla a nível nacional. A população ñ possui condições para entender o quanto o problema do SISTEMA EDUCACIONAL em todo o país é a causa do problema de nosso futuro que NUNCA chegou. Nunca temos o "amanhã". Só politicagem.
@professorrobsonlima9181Ай бұрын
Evento importante e necessário para pensarmos a qualidade na Educação Infantil
@renatosassone290Ай бұрын
Excelentes reflexões!
@GiovanePazuch2 ай бұрын
Muito bom! Precisamos priorizar a educação e valorizar os professores.
@m.jerfessonvieiradasilva33993 ай бұрын
O sistema nunca foi fácil e aceitar certeza condições é aceitar o fracaso..
@m.jerfessonvieiradasilva33993 ай бұрын
O sistema nunca foi fácil e aceitar certeza condições é aceitar o fracaso..
@adriano89793 ай бұрын
Referente a um aspecto trazido pelo documentário, tenho comigo que nenhum tipo de arranjo "pedagógico-escolar" funciona se não houver um esforço do estudante para aprender. A escola não é um consultório de psicologia ou lazer, a escola é um local para a transmissão de conhecimento. Isso exige esforço, disciplina, persistência, consciência do amadurecimento para atravessar esta etapa.
@Gabiru5043 ай бұрын
E pq a depender do país tem mais ou menos crianças inteligentes? Elas já nasceram assim? E escola é transmissão de conhecimento? Definição extremamente brega e errônea Essa sua desculpinha de "escolha da criança" é preguiçosa e covarde, põem toda a responsabilidade dos adultos num ser que acabou de chegar ao mundo.
@adriano89793 ай бұрын
@@Gabiru504 Agradeço a atenção que o meu comentário lhe causou. Entretanto, qual é o seu argumento? Vejamos dois pontos que você colocou: 1) uso da falácia ad hominem 2) uso da falácia do espantalho, pois eu não disse que a responsabilidade é somente da criança, mas deve ser ensinada a ter as virtudes necessárias para o estudo. Não estamos falando de seres inertes, estamos falando de criancas de oito aos doze que devem ser ensinadas a fazerem sua parte na aprendizagem (ex.: fazer todos os dias o dever de casa). Isso é educação de verdade. Isso já está mais que comprovado no nosso cotidiano escolar e familiar. Por fim, procure engrandecer o debate com boas ideias e argumentos. Não nos faça perder tempo com frivolidades. Fiquei curioso, para você qual é a função da escola?
@Santos-cn2mv3 ай бұрын
Tanto esquerda, quanto direita não sabem como resolver o problema da Educação no Brasil. Educação não permite ideologia. Como construir um prédio, independente da ideologioa do Engenheiro, ele vai ter que fazer o que é necessário para construir um prédio.
@hugosilva47183 ай бұрын
Oi, tudo bem? Estudo magnífico. Tem a continuação desse estudo no canal ?
@pedrofeitosa81684 ай бұрын
Super interessante! Eu não sabia da meta do plano nacional de educação!
@leticiacosta95765 ай бұрын
Sempre competentes!!
@thaisangelonutri5 ай бұрын
Arrasou Caio 🎉👏🏻
@tarciacosta51975 ай бұрын
Caio e Felipe👏👏
@tarciacosta51975 ай бұрын
Parabéns dupla vocês são geniais, pensando na inclusão desenvolveram esse trabalho com excelência.
@marciarb53045 ай бұрын
Que bom ver um olhar com seriedade para a primeira infância, um caminho para uma avaliação buscando resultados mais específicos e transparentes de cada indivíduo na sua aprendizagem , possibilitando passos mais seguros no seu desenvolvimento e crescimento.
@irenemartins30885 ай бұрын
Parabéns toda equipe do LEPES, principalmente essa equipe: Alessandra, Camila Martins e Thais,pela pesquisa e montagem desse instrumento específico para Educação Infantil,dado a importância da aprendizagem pela criança nesse período ,faz necessário buscar caminhos para aprimorar a Educação Infantil. Espero que esse instrumento seja bem aplicado e os resultados sirva de discussões nas SECRETÁRIAS DE EDUCAÇÃO, juntamente com seus professores para planejamento planejamentos de acordo com a necessidade e realidade cada unidade escolar. Parabéns!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
@anapaulafebatis45485 ай бұрын
Juntos somos mais fortes!
@adnagomes2705 ай бұрын
O sentido da escola, qual é afinal? Pois do jeito que estão mostrando, me parece que o sentido e a função da escola não é o ensino. Afinal, qual é a proposta que não mostram nesse documentário?
@adnagomes2705 ай бұрын
Há, isso aí, buscar a solução, pois o debate é extenso, todos falam, mas ninguém dá o caminho, joga para quem está a dentro da escola e sala de aula. Tudo que foi mostrado no documentário não é nenhuma novidade. Teoria é bom no papel, mas na prática é totalmente diferente.
@andressasantiago70845 ай бұрын
Gostaria de parabenizar as criadoras do INAPI, sem dúvidas é um projeto inovador e proporciona de forma lúdica uma avaliação ampla, através de interações que destaca as crianças como protagonista. Obrigada Daniel Domingues por conduzir de forma tão leve e clara este bate papo no decorrer do café com LEPES. Super recomendo que assistam esse episódio❤❤ Tianguá-CE
@mariaclaramarques99315 ай бұрын
Boa noite! 🌻 Maranguape Ceará
@luccastononzanelattosimao72995 ай бұрын
Excelente.
@mayraantonelli41675 ай бұрын
Muito bom poder pensar a educação acontecendo de forma compartilhada!
@BiancaChagasdaSilva5 ай бұрын
Perfeitaaaaaaaaaaaa
@anigeratsoc73755 ай бұрын
❤nossa muito bom
@magadisse56665 ай бұрын
Além de inteligente, competente é engraçada e emana beleza!
@leticiaarruda54055 ай бұрын
Dona da política social toda!
@mayraantonelli41675 ай бұрын
Super pertinente. A escola tem o trunfo nas mãos pra colaborar no desenvolvimento saudável.
@luccastononzanelattosimao72995 ай бұрын
Exceleeeeente! Fala pertinente e fundamentada. O vínculo é essencial, e a escola é um lugar estratégico para isso!
@biancachagas1895 ай бұрын
Perfeita! 🎉
@DanieleQueiroz-u2o6 ай бұрын
Documentário valioso , representando a educação publica gritando por socorro . 😢
@sergiodmota6 ай бұрын
O Estado se enfraquece cada vez mais por não cuidar de seus profissionais, especialmente os professores.
@paularosiska7 ай бұрын
Está difícil assumir a verdade, né? Não há mais reprovação na rede municipal de São Paulo. O prefeito aprova todo mundo por decreto. O desempenho melhorou?
@nadiabarros9146 ай бұрын
Boa noite! Como é " Aprovar por Decreto"
@kauageimevitor27767 ай бұрын
Depois que paulo freire virou patrono da educaçao acabou o estudo ,as crianças vao p escolas para serem doutrinadas simples assim
@rubensstv7 ай бұрын
É muito discurso para evitar a realidade: LIBERTINAGEM E FALTA DE INTERESSE.
@jacquelinedossantossilvalima7 ай бұрын
Gostei demais do documentário espero que venha a continuação "Esquecidos 2".
@erikacristinabessa85957 ай бұрын
Todo professor para mim tinha que ser primeiro pedagogo. Sou professora de área. N aminha formação tive a disciplina de Psicologia da educação. Sou formada em Licenciatura Plena em História. Ao longo da minha jornada como professora senti a necessidade de ser pedagoga. Ser pedagoga ensina justamente acolher, ter um olhar total do estudante e entender muito do comportamento do estudante como ser humano.
@autodidatalucas7 ай бұрын
Eu trabalho em escola e vejo muitos relatos de professores do Fundamental 2 dizendo que os alunos não tem com uma base boa do Fundamental 1. Vão para o 6° ano sem saber nada de matemática, principalmente. O Rafa Beli diz que muitos pedagogos se formam sem saber matemática nem pra eles mesmos, muito menos para ensinar.
@monicasilva1787Ай бұрын
@@autodidatalucas Um jogando para cima do outro.
@profa.esp.annerichelle34037 ай бұрын
Os alunos chegam aos anos finais sem um pingo de habilidade, semianalfabeto, e um grande número de negligência familiar. Quando entenderem que a base está falhando em alfabetizar, talvez comece a melhorar. (Os alunos do vídeo relatando que no fundo II é só lição lição, antes era mais fácil) Fico me perguntando: não tinha lição lição no fund I?
@lucasrezende24977 ай бұрын
Documentario suspeito... Essa proposta de um professor único no fund 2 como implicação ao fato da psicologia do desenvolvimento ser ignorada é totalmente falaciosa... ignora a realidade da graduação de pedagogia no Brasil, além de não se falar do problema da formação de professor especialista... Fora esses alunos corroborando tudo que os especialistas falam de forma mecânica como verdade revelada... Outra coisa... A adolescência está quase patologizada, apresentada como um fardo... que absurdo! Essa questão do apoio do Estado ao municipio, os estados mal conseguem pagar professores, em recuperacao fiscal, anos sem concurso, as secretarias das escolas do medio funcionando como sobrevivência de guerrilha... FORA DA REALIDADE!
@monicacristinacampellodeso95848 ай бұрын
Acho que é preciso dar mais importância ao que os alunos pensam. Ouvir os ulunos é importante e o conteúdo mais importante é o proprio aluno. O que vai ser essencial para a vida real futura dos alunos. Eles querem trabalhar em laboratórios com computadores, aprender a fazer filmes, animação mas as escolas nem tem laboratórios e nem computadores. Os alunos podem aprender mais assistindo filmes como um filme de Antônio Bandeiras em que ele é um professor de ensino médio e ensina os alunos a GENTILEZA. Ensinando os alunos Dança de Salão.
@jacquelinedossantossilvalima7 ай бұрын
Na época que eu estudava tinha laboratório mas o professor de ciências não utilizava e faltava era muito. era época de greve pra valorização do professor.
@monicacristinacampellodeso95848 ай бұрын
Acho que se eles tivessem 1 professor para todas as disciplinas talvez fosse menos estressante porque o professor passaria mais tempo com aqueles alunos e os alunos poderiam ter mais tempo para conhecer e participar da vida daquele grupo. Focar mais no aprendizado dos valores e comportamento do grupo, a interação com o professor e o grupo do que cobrar A MATÉRIA. Acho que a cobrança da nota ainda é mais importante para o governo e pedagogos do que os problemas dos jovens dentro da turma principalmente o problema do bullying e da violência (mortes nas escolas). Sou formada em pedagogia mas desisti de ensinar nas escolas por medo da violência.
@douglas432018 ай бұрын
Excelente documentário! Um abrir de olhos para uma etapa tão importante da educação básica que realmente necessita de uma atenção maior.
@estevaorodrigo10 ай бұрын
Medo de começar a discutir o fund 2 e aparecer algum "ceo" da SOMOS vendendo alguma solução.
@biancachagas1895 ай бұрын
Hahahahaha
@teresinhafumikawasaki16567 күн бұрын
Verdade..
@mariaflorafigueiredodearau837511 ай бұрын
Um documentário essencial nas constituições escolares.
@leandroa.freire4448 Жыл бұрын
Agradeço o vídeo! Que aula sobre desenvolvimento integral!
@muriloamati2092 Жыл бұрын
Acho que muito se resume ao problema de nós professores não podermos trabalhar numa única escola pq não temos renda suficiente.
@lucasfeioNF6 ай бұрын
Você hj conseguiria da aula em uma única escola pública?
@noelitexeira9914 Жыл бұрын
Verdade. Os alunos com algum transtorno são invisíveis,infelizmente.
@SuhyllaRodriguesMartins Жыл бұрын
que relato emocionante e importante!
@jefersonmiranda229 Жыл бұрын
Muito bom, apesar de ser uma realidade diferente aqui no sul, porém tem muitas outras situações que acontecem aqui também. Vale a pena assistir. Parabéns aos envolvidos!
@muriloamati2092 Жыл бұрын
Achei interessante seu comentário. Quais aspectos são diferentes aí no Sul?
@uiaracorrea1313 Жыл бұрын
O despreparo é GERAL. ESCOLA, FAMILIAS E JOVEMS NESSE MEIO