Estranho pensar que a Física, a ciência da Natureza, não consiga falar sobre a natureza das coisas... 🤔
@canalcientificar2 күн бұрын
Isso mesmo... Por isso, há um grande esforço dedicado à formulação de interpretações para a física quântica.
@KleberBKalil2 күн бұрын
Tava sentindo falta dos seus vídeos. Feliz 2025, primeiramente! Cara, eu juro que eu tento com todas as forças, mas não passo de um newtoniano. Eu sou, literalmente, aquele que só vê as sombras projetadas na caverna.
@canalcientificar2 күн бұрын
Obrigado! Feliz 2025! Essa é uma dificuldade que a mecânica quântica enfrenta. Exitem interpretações que buscam resgatar o ideal clássico da física newtoniana. A interpretação de David Bohm é uma delas.
@LançamentosBancários2 күн бұрын
No fim das contas, este experimento comprova que nada é material, nada é real, inclusive nosso corpo? E por consequência, estamos num holograma?
@canalcientificar2 күн бұрын
Acho que não é bem assim... Nesse vídeo falamos sobre a relação entre a hipótese da simulação e a física quântica kzbin.info/www/bejne/mKjFdqeZYtGYoKs
@CaioMarino3 күн бұрын
Ótimo vídeo, excelente canal! 👏🏻 👏🏻 👏🏻
@canalcientificar2 күн бұрын
Muito obrigado!
@jefersonjainne59174 күн бұрын
Oi, não sei nem como vim parar aqui,mas gostaria de saber o que seria uma CONSTANTE DE BELL. Isso entrou na minha cabeça só que eu não consigo entender o porquê. Se existe isso me explica.
@kaiocaciari44154 күн бұрын
O aparato de medida/observador reflete a intenção do cientista.. Ou seja, apenas a intenção é o suficiente para modificar a realidade.
@caiocamargoantonio5 күн бұрын
Como na prática consigo emaranhar elementos físicos para obter aplicações práticas tipo (Criptografia e ou Processamento Quântico)???
@canalcientificar5 күн бұрын
Existem várias formas de fazer isso. Depende do sistema físico que se pretende emaranhar. Um exemplo é o caso de fótons gêmeos. São fótons emaranhados, gerados quando pulso de laser é enviado em um cristal que tem propriedades bem específicas.
@cultofthemagi6 күн бұрын
Esse de não ser objeto de estudo da ciencia por não ser observável me parece uma desculpa pra não fazer o trabalho, vcs com certeza ja tiveram um colega de escola assim.
@canalcientificar6 күн бұрын
:)
@carlosvaleriano8117 күн бұрын
Atomo não fi. Fotons
@canalcientificar6 күн бұрын
O experimento de fenda dupla foi realizado com átomos, fótons e até moléculas. Veja esse artigo: Quantum interference of large organic molecules. Nat Commun 2, 263 (2011).
@DanielCarvalho-yw4tp10 күн бұрын
interessante será que o marcador não está interferindo ou interagindo
@canalcientificar9 күн бұрын
Está interagindo, mas não interfere na trajetória dos objetos. Falo mais sobre isso no vídeo kzbin.info/www/bejne/a37Zm5qNmpmfrdk
@felipevcosta10 күн бұрын
Sabe que acontece mas não sabe por que
@canalcientificar9 күн бұрын
Se "porque" se refere à finalidade, o mesmo acontece tb com as outras terias da física.
@felipevcosta8 күн бұрын
@ a física quântica não explica o mecanismo de muitas das suas leis. Muito é baseado em estatísticas. A partícula está em todas as posições ao mesmo tempo e se define quando observada. Isso é muito contra intuitivo.
@felipevcosta10 күн бұрын
A física quântica dá um nó na cabeça dos físicos
@canalcientificar9 күн бұрын
É verdade...
@homemdomatoreidaselva690811 күн бұрын
O q vc quiz dizer através desse vídeo não foi esclarecido, qual sua crença a respeito da física quântica?
@canalcientificar9 күн бұрын
Não sei se o termo crença se aplica a física quântica. Ela é uma teoria científica como qualquer outra. Se alguém realizar um experimento com resultados que a teoria não é capaz de explicar, devemos encontrar uma teoria melhor.
@homemdomatoreidaselva69088 күн бұрын
@canalcientificar mas vc diz q o esperimento é teoria?,no meu vê a teoria foi a menor parte usada ou seja: a prática e a teoria sempre vai andar justas
@vocecurioso387213 күн бұрын
onde posso encontrar essa animação do experimento? muito didático para explicar
@canalcientificar9 күн бұрын
Qual das animações? Aparece em qual instante do vídeo?
@GustavoHenrique-kl9hm15 күн бұрын
Para Aristóteles a dedicação a ciências naturais também é um estudo da Metafísica. Quando estamos falando sobre conceitos, já estamos utilizando Metafísica.
@marcelocostadasilva524215 күн бұрын
Verdade todo enrolado 😂
@luisgalli768816 күн бұрын
Parabéns pelo vídeo, ótima didática!
@canalcientificar16 күн бұрын
Obrigado!
@luciolojr17 күн бұрын
Brilhante as explicaçôes de sua série de vídeos sobre a ciência da idade moderna. Parabéns, Professor! Sou da Filosofia e acho incrível esse período da história. Enquanto leio Koyré assisti seus vídeos que me esclareceram alguns pontos mto interessantes que não havia entendido. Mto obrigado e Feliz Ano Novo! ❤
@canalcientificar17 күн бұрын
Que legal! Fico feliz em saber que o vídeo ajudou. Feliz ano novo!
@WaldianeGomes-r8f19 күн бұрын
Quanto mais a mecânica quântica avança, mais nós descobrimos que o indeterminismo é mais real do que você pensa
@Richard-manel20 күн бұрын
O gato de Shrondinger (não sei escrever) prova meio que as probabilidade existem, mas nada é determinado....
@Richard-manel20 күн бұрын
Pra mim, o determinismo é uma ilusão, ele usa esse argumento, a física consegue prever o futuro quando apresentado as variáveis. A física consegue prever onde vai estar um carro em certo momento utilizando variáveis. Velocidade, tamanho, etc. Só porque somos seres inteligentes o suficiente pra entender variáveis e saber o que vai acontecer, não quer dizer que tudo já esteja escrito e que não temos ações, afinal nós temos pensamento e livre agência. É como se nós estivéssemos de frente pra um escritor de livros, nós podemos saber a próxima palavra que o escritor vai escrever, mas o livro não está escrito. Logo, o universo não é determinado, o universo é previsível.
@HomeroSignorini721 күн бұрын
A incompletude da física quântica é a afirmação de que o estado de um sistema físico, tal como formulado pela mecânica quântica, não dá uma descrição completa do sistema, então assumindo as exigências filosóficas habituais ("realidade", "não-localidade", etc.) Einstein, Podolsky e Rosen haviam proposto suas definições de uma descrição "completa" como aquela que determina univocamente os valores de todas as suas propriedades mensuráveis. A existência de indeterminação para algumas medições é uma característica notória da mecânica quântica, além disso, os limites para a indeterminação pode ser expressa de forma quantitativa pelo princípio da incerteza de Heisenberg. A incompletude pode ser entendida de duas maneiras fundamentalmente diferentes: A mecânica quântica é incompleta, porque não é a teoria "correta", a teoria certa proporcionaria categorias descritivas para explicar todos os comportamentos observáveis e não deixaria "nada ao acaso". A mecânica quântica é incompleta, mas é um retrato fiel da natureza.Incompletude entendida como: 1) poderia vir motivar busca de uma teoria de variável oculta apresentando não localidade, devido aos resultados dos experimentos do teste de Bell Existem ainda muitas variantes de 2) que é amplamente considerado como a visão real que seja ortodoxa da mecânica quântica. O que é virtual não é real, o que é real não é virtual. Esta imagem do espelho é intangível porque é virtual, mas o objeto fonte é tangível porque é real. Que interessante é saber que o reflexo do real é mentira, mas o próprio objeto fonte é verdade.A mentira é o inverso da verdade, e o que é tangivel é o inverso do intangível.
@W.S.37421 күн бұрын
Teletransporte quântico na Vida Humana é impossível msm.
@paulosergiomoscon706522 күн бұрын
Parabéns; aparentemente muito jovem. Com uma interpretação correta e madura; -diferentemente de Hélio Conto e coisas do gênero.
@canalcientificar20 күн бұрын
Obrigado!
23 күн бұрын
Compreendo e tem logica. Porém a doideira resultante, continua acontecendo!
@2222marion24 күн бұрын
Ótima explicação, detalhada e clara para um leigo em física . Obrigado.
@canalcientificar23 күн бұрын
Obrigado!
@Gustav-mh26 күн бұрын
Gosto do teu canal, mas tu levou 32 minutos pra explicar algo que leva 2 minutos.
@KleberBKalil28 күн бұрын
Estive muito ocupado e estou vendo somente agora este vídeo. Seus vídeos, como sempre, são super didáticos, muito obrigado! Compartilho aqui minha opinião - não sobre computação quântica, pois sou leigo - mas sobre a venda de sonhos em tempos de crise, onde se encaixam também os coachs picaretas! Diferentes estudos, em diferentes lugares do planeta, e em diferentes épocas, mostram, por exemplo, a proliferação de religiões e seitas em momentos de crise. A proliferação dos coachs disso e daquilo, incluindo os auto intitulados coachs quânticos, pode ser avaliada também neste contexto. Mas antes ressalto que "crises" não são apenas econômicas, mas também podem ser representadas por guerras, pandemias, crises políticas, sociais, ambientais, etc. As religiões "vendem" a solução, assim o fazem também os coachs picaretas. E no caso desses coachs as crises do mundo atual, como a angústia e a ansiedade provocadas pela velocidade da informação e a busca por encaixe em padrões, criam um ambiente fértil para os picaretas. A apropriação de termos científicos do momento é também um padrão comum entre os picaretas. Na minha área temos um exemplo de apropriação de termos por picaretas. O exemplo é a palavra "sustentabilidade" que no início dos anos 90 estava no topo das discussões científicas. A picaretagem se apropriou de forma tão voraz das palavras "Desenvolvimento Sustentável" e "Sustentabilidade" que, atualmente, se tornaram termos risíveis dentro dos discursos. Acredito que o mesmo vem acontecendo com a termo "quântico". Bom, eu precisaria de mais espaço para um "textão" pois é bem difícil resumir assunto tão complexo sem parecer reducionista. Gostaria de poder entrar em contato com você. Seria interessante um vídeo explorando o conceito de "meta linguagem" e diferenciar da apropriação indevida de termos. Acho que um bom exemplo de meta linguagem seria a "EntropiaTermodinâmica", a qual serve perfeitamente no aprofundamento das discussões acerca da finitude dos recursos naturais. Caso tenha interesse, como eu poderia entrar em contato com você?
@EmersonSilva-uu5vr29 күн бұрын
Professor, eu tenho uma curiosidade sobre como seriam e quais as implicações da interpertação da mecânica quântica em termos mais "realistas", isto é, uma das interpretações divergentes da interpretação de Copenhagen. Por exemplo, sei que o David Bohm tem uma interpretação divergente da interpretação de Copenhagen. O Karl Popper também se aventura em fazer alguns comentários e teorias sobre a física quântica em obras publicadas próximas a seu falecimento. A pergunta seria, quais os impactos práticos e teóricos para a física de uma interpretação mais realista da mecânica quântica? Acho que esse tema renderia um bom debate. Muito obrigado novamente pelo vídeo!
@canalcientificar28 күн бұрын
Sim, essa é uma questão muito importante. Existem vários os aspectos teóricos impactados quando outras interpretações são adotadas. Por exemplo, o formalismo matemático da mecânica quântica de D. Bohm é muito diferente do formalismo tradicional. O livro do prof. Osvaldo Pessoa "Conceitos de Física Quântica" discute essa questão de forma bem cuidadosa.
@ritaaraujobrasil27 күн бұрын
@@EmersonSilva-uu5vr *Hugh Everett* divergia da Interpretação de Copenhague também, com a interpretação de Muitos Mundos (Universos Paralelos).
@EmersonSilva-uu5vr27 күн бұрын
@@ritaaraujobrasil muito obrigado pela sugestão!
@Yuri.Explorer29 күн бұрын
O universo ele é tanto determinista quanto probabilístico. Ele é ambos porque ele é multidimensional, é um Multiverso.
@Yuri.Explorer29 күн бұрын
Apesar de ainda não existir uma comprovação científica, eu tenho convicção de que é um Multiverso.
@ritaaraujobrasil29 күн бұрын
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo para explicar o motivo que leva o *fenômeno do *emaranhamento quântico transcender o espaço-tempo?* Desde já, obrigada!
@canalcientificar28 күн бұрын
Sobre não-localidade, não é? É uma boa ideia mesmo.
@ritaaraujobrasil28 күн бұрын
@canalcientificar Sim, Professor! Sobre a Não-localidade. Grata, nobre professor!
@paulovalente1926Ай бұрын
A alegoria da caverna no livro 7 do A República de Platão já discutia isso, antes da ciência se tornar a ciência como a conhecemos.
@canalcientificarАй бұрын
É interessante que as questões filosóficas vão se repetindo ao longo do tempo. Mas, a posição realista que Platão adota é bem diferente da de Popper.
@ritaaraujobrasil29 күн бұрын
Usando como analogia o Mito da Caverna por Platão, me parece que: - A *escala macroscópica (realidade clássica)* é o lado de dentro da caverna; e - A *escala microscópica (realidade quântica)* é o lado de fora da caverna.
@EmersonSilva-uu5vr29 күн бұрын
Acho que um outro livro do Platão que poderia fazer um bom paralelo é o livro do Timeu do Platão. Me parece que as teorias e teses que ele expõe ali conseguem ser um paralelo (talvez) mais interessante com as teorias da mecânica quântica.
@ritaaraujobrasil29 күн бұрын
@EmersonSilva-uu5vr Vou ler. Obrigada pela indicação do livro.
@EmersonSilva-uu5vr29 күн бұрын
@@ritaaraujobrasilpor nada! Salvo engano até o próprio Werner Heisenberg cita essa obra do Platão.
@ritaaraujobrasilАй бұрын
Se afirmarmos que tudo que estamos detectando com os nossos sentidos são átomos com suas propriedades subatômicas, então, deveremos considerar a realidade sob a perspectiva quântica e afirmar que aquilo que não estamos detectando com os nossos sentidos não existe, sem *preconceito intelectual.* Pra entender o Mundo Quântico (Micro) temos que virar o Mundo Clássico (Macro) ao *avesso.* A *violação da desigualdade de Bell,* já é suficiente para nos _desapegarmos_ unicamente à compreensão clássica. ⚠️ A Teroria Quântica Tradicional é completa e confiável. Não devemos ter medo de chegar à certas conclusões lógicas. Trata-se de sermos honestos intelectualmente.
@ritaaraujobrasilАй бұрын
Pra mim, essa idéia de instrumentalismo é só uma forma de sustentar a defesa de uma crença. Ou a Física descreve os fenômenos da natureza sob uma perspectiva matemática ou não. Prefiro, seguir o entendimento de Niels Bohr.
@canalcientificarАй бұрын
Então, a posição do Bohr é classificada por alguns autores como instrumentalista. O Popper que adota uma posição contrária. Ele elaborou até uma interpretação própria da mecânica quântica.
@ritaaraujobrasil29 күн бұрын
@canalcientificar Perdão, professor! Eu quis me referir à *idéia contrária* ao *instrumentalismo.* ✳️ O *instrumentalismo* faz sentido quando queremos entender a _escala microscópica,_ visto que encaramos uma realidade com base na Contextualidade. Por isso que concordo com Niels Bohr. Na realidade micro as coisas só passam a existir quando são medidas. ✳️ A *idéia contrária ao instrumentalismo* faz sentido quando queremos entender a realidade _macroscópica,_ visto que encaramos uma realidade com base no Realismo Local e no Princípio de Causalidade. Na realidade macro, quando descobrimos algo, apenas revelamos o que já existia, dando a entender que há mais coisas para revelar e que não sabemos de tudo.
@EmersonSilva-uu5vrАй бұрын
Que vídeo incrível !!!!!!!!! Fenomenal e maravilhodo demais poder ter um conteúdo assim disponível no you tube e de forma gratuita! Foi assistindo seus vídeos e lendo alguns livros e artigos que eu tive ideias para montar um projeto de doutorado em Filosofia que aborde tais críticas. Vou assistir mais algumas vezes o vídeo e deixar algumas questões aqui no chat. Muito obrigado pelo conteúdo!
@canalcientificarАй бұрын
Muito obrigado! Fico muito feliz em saber que os vídeos estão ajudando na sua trajetória acadêmica! Sucesso no seu projeto e bons estudos!
@digitandoshshuaАй бұрын
Eu sabia que a interpretação popular provavelmente era fantasiosa mas nao sabia o porquê. Obrigado pela explicação para leigos!
@canalcientificarАй бұрын
Que bom q o vídeo ajudou!
@pauloruan7215Ай бұрын
arigato gyro...
@engedusouzaАй бұрын
@econofisico-pro por favor, pode dar uma olhada aqui?
@brunodimeira7129Ай бұрын
Acredito que estamos vivendo em uma simulação criada com o objetivo de testar nossas escolhas morais e espirituais. O mundo ao nosso redor, com suas crises constantes, caos e desafios, funciona como um cenário elaborado para avaliar como reagimos a situações adversas e, principalmente, como tomamos decisões em momentos de pressão. A vida não é apenas sobre sobreviver ou evoluir materialmente, mas sobre como lidamos com esses testes espirituais que nos são impostos. O propósito da simulação seria fazer com que cada um de nós refletisse sobre nossas ações, valores e o impacto espiritual das nossas escolhas, enquanto interagimos com outras pessoas e lidamos com o que está ao nosso redor. O 'roteiro' da simulação se desenrola em ciclos, com acontecimentos históricos, crises e até situações cotidianas, todas projetadas para dar contexto e significado ao nosso 'papel' no jogo. O que chamamos de 'coincidências', déjà-vus ou momentos inexplicáveis seriam, na verdade, 'bugs' ou pistas deixadas pelos criadores da simulação, algo como pequenas falhas no sistema que nos fazem questionar a realidade e nos conectar com uma dimensão espiritual mais profunda. Acredito que tudo ao nosso redor pode ser uma construção, uma projeção de um sistema maior, onde as leis físicas e espirituais que governam o universo são apenas parte do 'programa'. Essas leis espirituais agem como um guia para nossas ações e decisões, e são fundamentais para o aprendizado e evolução dentro da simulação. No final das contas, a vida não é só sobre o que fazemos no plano material, mas sobre como cultivamos nossa alma e espírito, como somos capazes de crescer moralmente e espiritualmente dentro desse cenário de caos e ordem que nos foi dado. O objetivo final seria alcançar um entendimento mais profundo de como agir moralmente e espiritualmente, para evoluir de acordo com os testes que nos são apresentados e alcançar um nível de consciência maior, onde conseguimos perceber a realidade além do que vemos.
@AlesonSobralАй бұрын
Apreciei o conteúdo! Exposição precisa e aprofundada. Ótima aula.
@canalcientificarАй бұрын
Muito obrigado!
@raimundomaia2209Ай бұрын
Tudo é razão
@paulovasconcelos6916Ай бұрын
O que faz o elétron mudar o comportamento? O aparelho afeta o eletron?Tipo colocou foton para medir um elétron e ele desvia o elétron fazendo parecer uma partícula? Ou. O aparelho ( a armadilha) apenas mostra partículas, e não tem a capacidade de observar o comportamento ondulatório?
@canalcientificarАй бұрын
Na verdade, essa armadilha que mencionei no vídeo não altera a trajetória dos átomos lançados no experimento. A interpretação mais aceita para esse experimento é a de que não devemos pensar em propriedades do átomo isolado. Devemos sempre consderar que o experimento na totalidade (átomo + aparato). Assim, os experimentos são ondulatórios ou corpusculares.
@eelaineflorentinoАй бұрын
Acredito no determinismo. Quando a gente para para observar a vida começando pela a nossa e de uma maneira bem profunda sem julgamentos, chegamos a conclusão que o que fazemos foi algo fora de nossas escolhas e a partir daí começam a virem as consequências e somos apenas bonecos.
@juliocunha8031Ай бұрын
A fisica quântica é mais confusa imprecisa q a física newtoniana!!!! Com Newton sabíamos se o gato estava morto ou vivo!!!
@canalcientificarАй бұрын
É verdade... O problema é que a teoria do Newton não descreve bem os fenômenos microscópicos.
@dallaswalberferraz7505Ай бұрын
professor antes de mais nada prabens, é o melhor canal deste assunto e o sr muito didatico. gostaria que o senhor comentasse qual a contribuicao da ciencia brasileira para a fisica quantica
@canalcientificarАй бұрын
Obrigado! Esse é um ótimo tema para uma próximo vídeo!
@Psicologia_StudyАй бұрын
Sei que isso não tem nada a ver com o vídeo,mas como você conseguiu aquela máquina de choque ? 😮
@canalcientificarАй бұрын
:) Ela não dá choque não, só fica fazendo uns raios. O pessoal chama isso de "globo de plasma".
@Psicologia_StudyАй бұрын
@canalcientificar vlw
@betolins8474Ай бұрын
Esse dizer que é a obeservação ja esta batido, pois essa "observação" é gênero de espécies que podem ser o mero observar ou habilitar um instrumento que intercederá na natureza primordial da onda/partícula. Uma coisa que me deixou abismado é que não sabia que ocasiona o mesmo resultado da fenda dupla disparando átomos e até moléculas como vc mencionou, pois a mecânica quântica ate onde eu sabia era o comportamento das partículas sub-atómicas. Vou pesquisar sobre...
@canalcientificarАй бұрын
A física quântica estuda tb átomos e moléculas. O experimento de fenda dupla já foi realizado com átomos, elétrons, fótons e até moléculas. Esse artigo da Nature relata o experimento com moléculas: Quantum interference of large organic molecules. Nat Commun 2, 263 (2011). www.nature.com/articles/ncomms1263
@alexandrepelosini7369Ай бұрын
Amigo nao sao atomos ,sao eletrons ,assim que vc que ensinar????
@canalcientificarАй бұрын
O experimento de fenda dupla já foi realizado com átomos, elétrons, fótons e até moléculas. Dá uma olhadinha nesse artigo da Nature: Quantum interference of large organic molecules. Nat Commun 2, 263 (2011). www.nature.com/articles/ncomms1263
@nickfilmakerАй бұрын
Eu acho que essa pergunta é a mais fundamental dos dias de hoje.