Рет қаралды 1,727
A história da Rede Globo Oeste Paulista em Bauru começou no dia 23 de junho de 1958 quando o empresário João Simonetti ganhou a concessão do primeiro canal de televisão do interior da América Latina.
A concessão foi dada pelo presidente Juscelino Kubischek. Naquela época, só existiam duas emissoras de televisão no Brasil: a TV Tupi e a TV Record, as duas transmitindo a partir de São Paulo.
Em 1959, João Simonetti pôs no ar a TV Bauru Canal 2 com o slogan: Canal 2, cada vez mais perto de você.
Em 1960, o empresário vendeu a emissora para a Organização Victor Costa.
Em 1965, Victor Costa vendeu a emissora para a Família Marinho.
Em 1984, a Globo implantou a Rede Globo Oeste Paulista - um projeto ousado e inovador. Além da redação em Bauru, foram abertas sucursais nas principais cidades da região: Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto.
A Rede Globo veio fazer história para mostrar uma região próspera, rica em cultura, belezas naturais, campos férteis, cidades em pleno desenvolvimento.
O primeiro telejornal foi apresentado por Gilberto Barros em outubro de 1984. Um timaço de profissionais da Globo São Paulo ajudou a treinar os profissionais e a implantar novos procedimentos.
O Chefe de Jornalismo da Globo em 1984, Raul Bastos, foi um dos líderes do projeto.
“Eu agradeço por ter participado dessa experiência, desse momento”, disse durante um encontro dos profissionais no dia 1.o de novembro de 2014 em Bauru.
A Editora Regional de Jornalismo em 1984, Neusa Rocha, lembra daquele tempo.
“O dia que eu desembarquei em Bauru com Raul Bastos e o Célio Braga, nós viemos de avião. Eu olhei para cidade de cima. Célio Braga falou que era a Cidade Luz. E daquele dia, até me arrepio”.
Foi uma época sem o mundo da tecnologia de hoje. Havia uma determinação de fazer bem feito e levar a Rede Globo Oeste Paulista para perto da comunidade.
Naquele 1984, profissionais de diversos lugares do Brasil chegaram à Rede Globo Oeste Paulista - muitos em início de carreira - como eu, João Marcos Gomide.
Os novatos se juntaram aos mais experientes. Se formou uma geração de talentos convocada para outras missões na Globo e Afiliadas.
Eu, por exemplo, assumi cargos de gestão na Globo em Presidente Prudente, São Paulo e Fortaleza.
Diversos colegas de todas as áreas - engenharia, programação, comercial, administrativo, direção-geral - também ajudaram a espalhar o DNA da Escola Rede Globo Oeste Paulista por todo o país.