1 a cada 54 crianças tem autismo. É uma epidemia?

  Рет қаралды 27,043

Luna ABA

Luna ABA

Күн бұрын

Пікірлер: 119
@sandrapradoprado9425
@sandrapradoprado9425 4 жыл бұрын
A minha experiência com médicos fora da casinha foi em 2002, eu via que o Gonçalo além de precoce era mt no 220, então fui a uma Neuro, mt bem recomenda, ela examinou o Gonçalo e deu o diagnóstico: - "mãe leve o teu filho em uma igreja evangélica e tbm de educação e limites pra ele, é só o que lhe falta". ( meu filho botinha o capeta no cora, só isso) Saí de lá destruída, é óbvio que o Gonçalo não parou um segundo na consulta e mexeu em tudoooooo. Essa foi a primeira experiência, na segunda foi mais grave ainda pq foi qdo saiu o diagnóstico de autista do Gonçalo, eu fui ao neuro começar com o tratamento pois acabara de saber que meu filho tinha autismo, perguntei ao neuro qual as expectativas e o que eu poderia fazer pra ajudar meu filho e ele me respondeu: - mãe seu filho vai ter uma vida "vegetativa", não vai se desenvolver, pasmem, passamos dois anos, ele só escrevendo em um prontuário sem mal falar comigo nem com o Gonçalo. A minha sorte é que eu larguei mão dele e fui aprender sobre autismo, qdo eu comecei a questionar as coisas com o Neuro, foi que ele se deu conta que sabia menos que eu sobre autismo, aí reavaliou o Gonçalo, fez os testes, ele nem se deu conta o qto o Gonçalo havia evoluído, ele não falava com o Gonçalo, só escrevia naquele prontuário. Lembro a primeira vez que eu pedi a ele pra prescrever um tablet pro Gonçalo usar na escola, pois eu já havia identificado e aprendi que os Asperger tem dificuldade com a letra cursiva, além da memória preservada, o que os leva a achar desnecessário escrever, foi só então que ele levantou os olhos daqueles papéis e fez um teste no computador dele com o Gonçalo, o Gonçalo digitou todo o texto bem fácil sem dificuldade de interpretação, meu filho passou de retardado a gênio em minutos, dali por diante todo cenário mudou, mas se eu não tivesse ido atrás, talvez hoje meu filho fosse aquele vegetal que o próprio médico que atendeu meu filho por anos descreveu. Hoje somos referência em TEA para mts que como esse médico impede as famílias de ter esperança e perspectiva de dias melhores.
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Eiiiita, levar para a igreja é pesado!
@megcosta3719
@megcosta3719 3 жыл бұрын
Ouvi que devo resolver TDHA com aconselhamento bíblico,sou cristã e sei muito bem que TDHA,Autismo e Dislexia não se resolvem com conselhos,por curiosidade já vinha estudando o cérebro bem antes do diagnóstico do meu filho.Obrigada por compartilhar sua experiência.
@franciscadasilvaolimpio2601
@franciscadasilvaolimpio2601 2 жыл бұрын
Glória a Deus 🙌🏼 parabéns pela sua atitude 👏🏼
@Drickabarros
@Drickabarros 4 жыл бұрын
Excelente! Quanto ao acesso desigual devido à raça, nós somos, ao que me parece, uma das poucas famílias da raça negra que fala sobre autismo. Divulgamos em palestras as informações que obtemos de seus canais. Nosso filho, hoje um adolescente com autismo, faz livros desde os 11 anos. Fazemos de tudo, sempre trabalhando para conscientização há quase 3 anos e até hoje não encontramos outra família de pessoas negras. Como sempre, seu trabalho é impecável professor. Obrigada. E ouvimos muitos absurdos. Uma vez fomos expulsos do consultório de um psiquiatra.
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Verdade Adriana, é difícil encontrar famílias negras neste tema, principalmente no Brasil que a desigualdade étnica é gigantesca.
@fernandamelo4448
@fernandamelo4448 2 жыл бұрын
Tem uma mãe preta e autista falando
@LilianLopes-or2ko
@LilianLopes-or2ko Жыл бұрын
Tá MUITO ESTRANHO. Sou professora e estou ESPANTADA com tantas crianças de 2 aninhos já chegando com autismo severo. Se vou na igreja, já tem um monte de filhos da comunidade com autismo. Na família já vejo nascendo priminhos com autismo também. O QUE SSTA ACONTECENDO MEU DEUS....será os remédios para ansiedade/depressão tão comuns hj em dia e sendo tomados como água? Será o agrotóxicos? A poluição? As telas? A água? Os fast foods? Só genética não explica NUNCA isto...Deus tenha piedade dos pais de autistas e os abençoe...e me capacite como
@joyceveras3968
@joyceveras3968 Жыл бұрын
Percebo que há: aumento de diagnóstico precoce, pais nível 1 não diagnosticados com filhos nivel 2 e 3; alterações ambientais que contribuíram para a manifestação genética já presente (pais mais velhos, presença de marcadores inflamatórios na gestação - como diabetes, pressão alta etc). Além da alteração na forma de diagnosticar: antes ou era TDAH, ou TEA, ou Deficiente Intelectual etc... os ambientes terão cada vez mais que se preparar para a inclusão
@magnobraga4619
@magnobraga4619 5 ай бұрын
Talvez não eram levadas para a escola e para a igreja?
@lucienemendoncaferreira7069
@lucienemendoncaferreira7069 4 жыл бұрын
Acredito nos números e nas pesquisas, sei que o trabalho que é feito é muito sério, mas a impressão que se dá é que "tem autista brotando do chão". Meu filho de 06 anos tem 04 anos de diagnosticado e de lá pra cá, eu não paro de ouvir a palavra Autista/Autismo. Eu sei que a maneira de diagnosticar mudou e com isso, os números cresceram, MAS será que a maneira de diagnosticar não teve que mudar, justamente porque passaram a nascer mais crianças com esse tipo de Problemas de desenvolvimento/atraso/transtorno? Eu ouço a afirmação que diz que os Autistas antigamente estavam/eram "escondidos" por suas famílias, e eu não me refiro aos que já era mais velho, mas eu me pergunto: 1) Onde estavam os (que hoje seriam diagnosticados c/ Autismo) que sofriam com o transtorno aos 2 anos, 03 anos,... 09 anos de idade? Já estavam escondidos também? Eu nunca conheci ninguém que hoje eu viesse a pensar: Ah, aquele deveria ser autista, porque na hora de cantar Parabéns na festa, começava a gritar (problemas sensoriais); 2) Ah, aquele colega da igreja/escola/vizinho/parente,... deveria ter autismo porque ele não fala falava (problemas de comunicação); 3) Ah, aquele fulaninho ficava se balançando; que não comia na escola...(interesses restritos, esteriotipados); Que não gostava de ter amigos ou de ficar na sala de aula,... (Problemas de interação Social),... Eu não conhecia casos do tipo. Onde essas crianças estavam q não chamavam a nossa atenção? Em 2016 eu falava que meu filho estava investigando Autismo e ouvia a pergunta: "O que é isso?" Hoje eu digo: Meu filho tem Autismo e ouço: Ah, meu filho também ou meu sobrinho ou meu aluno ou meu vizinho,... todos conhecem alguém no espectro. Quando meu filho entrou na Creche, a professora disse: "Eu nunca trabalhei com alguém com Autismo" e hoje... tem autista dando cabeçada nas escolas, só na sala do meu filho tinham mais 02, no ano passado. Eu acredito que, com o n° crescente de casos, os direitos deles tiveram tb que aumentar e o conhecimento/ divulgação do transtorno também. Por isso eu sempre me pergunto: Não aumentou mesmo? É só impressão ou só mudança no critério diagnóstico? Desculpem o texto imenso. Obrigada Prof. Lucelmo. Eu aprendo muito contigo.
@i.ti.t2466
@i.ti.t2466 3 жыл бұрын
Quando eu era criança, na escola, a diretora chamou minha mãe pq eu não me interessava por nada! Nunca andei em turma e jamais fiz uma festa! Um colega de trabalho disse uma vez que se tivesse tempo iria me estudar oq eu era diferente! Outro colega de trabalho disse que eu era indecifrável! Corri alguns riscos quando jovem por falta de malícia ( eu já estava com 30 anos ) , nunca tive filhos, não tolero bem certos tipos de ruídos ( e escuto ruídos que outros não conseguem escutar facilmente ) , preciso muito me comunicar mas não gosto de assunto bobo, raso, no entanto apesar de falar muito e me repetir bastante, chega um momento que estou esgotado mentalmente! Fisicamente sou bem forte pq pratico exercícios físicos a anos! Na verdade é a única coisa que me faz sentir aliviado! Não durmo bem, não sustento meu sono e não gosto de certos toques em mim sem falar que detesto surpresas! Minha ansiedade é fultime...e não sei qual a última vez que visitei um parente. Simplesmente não sinto falta de ninguém! Então, eu sou uma dessas crianças que vc diz que estavam invisíveis no passado.
@lucienemendoncaferreira7069
@lucienemendoncaferreira7069 3 жыл бұрын
@@i.ti.t2466 Não disse que vocês não existiam, disse que não víamos tantas pessoas que se encaixariam hoje no espectro. Pessoas que hoje pensaríamos: Puxa, tal criança, adolescente, adulto,... deveria estar no espectro pois elas agiam assim dessa maneira que achávamos diferente. Não entendíamos que esse tipo de transtorno existia e que um dia cresceria tanto.
@lucienemendoncaferreira7069
@lucienemendoncaferreira7069 3 жыл бұрын
@@i.ti.t2466 Não disse que vocês não existiam. Disse que o número era muito menor e por isso muitos de nós só fomos "apresentados" ao espectro porque nossos filhos, sobrinhos, conhecidos têm nascido no espectro. Acredito que o critério pra se diagnosticar mudou justamente porque tem muitas crianças nascendo com o mesmo tipo de atraso de desenvolvimento, que hoje é chamado de Autismo.
@lucienemendoncaferreira7069
@lucienemendoncaferreira7069 3 жыл бұрын
@@i.ti.t2466 VC disse:"... eu sou uma dessas crianças que vc diz que estavam invisíveis no passado." MAS não foi questão de não notar, eu nunca conheci ninguém assim. Por isso acredito que o n° de crianças/pessoas aumentou muito. Sinto muito se não pensamos iguais. Eu luto pra que todas as diferenças sejam respeitadas, inclusive as opiniões diferentes.
@LuizFernando.2.23.
@LuizFernando.2.23. 2 жыл бұрын
"Ui sou autista e não gosto de assuntos rasos, nunca visitei parentes" kkkkk vai se fuder irmão, você é autista porra nenhuma é só mais um que tá bancando o diferentao. Tenho 3 autista na minha geração da minha família sendo que meus avós não tiveram nenhum filho autista
@josuebarbosa3522
@josuebarbosa3522 Жыл бұрын
Muito bem explicado, parabens
@arianemacadar3408
@arianemacadar3408 Жыл бұрын
Meu marido fala pra mim ., deixa a menina em paz ela não tem nada… mas ela tem 2 ano 10 meses tá com atraso na comunicação e não entende quase nada q eu mãe falo
@vaniasanchesmarchettiantun6620
@vaniasanchesmarchettiantun6620 Жыл бұрын
Das experiências com médicos, tenho uma recente, a psiquiatra que atendia meu filho saiu do convênio, sendo assim nos encaminharam para outro médico, porém na primeira consulta ele desconsiderou tudo, os acompanhamentos, o diagnóstico/laudo, meu relato, aliás nem deixou eu terminar, falou que agora todo mundo é autista e que será necessário refazer todas as avaliações neuropsicológicas que meu filho fez, isso em 10 minutos de consulta, resumindo...nunca mais piso naquele consultório.
@LilianLopes-or2ko
@LilianLopes-or2ko Жыл бұрын
Muito estranho mesmo 😢😢😢
@nathanchristovao9590
@nathanchristovao9590 2 жыл бұрын
Dados confiáveis pra mim é o que eu vejo no meu dia a dia, e eu tenho visto uma quantidade enorme de crianças com autismo em diversas famílias em diferentes estados do Brasil. Tá muito estranho isso.
@julianadezorzi9096
@julianadezorzi9096 Жыл бұрын
Concordo com vc, antes não se conhecia ninguém.
@guerraartes
@guerraartes Жыл бұрын
A questão que cientistas ganham grana para passar pano e ou maquiagem a realidade.
@danielacampielo5669
@danielacampielo5669 Жыл бұрын
TB gostaria de saber o motivo dessa pandemia de autismo.
@alexmorais179
@alexmorais179 Жыл бұрын
O que vemos no dia a dia é nossa experiência pessoal, ou evidência anedotica, como preferir chamar... Dados científicos são coletados em pesquisas em várias regiões diferentes, com público diverso e critérios bem estabelecidos, por isso se torna muito mais confiável do que a realidade a nossa volta. E sobre o aumento de casos, simplesmente paramos de internar os autistas, chamando-os de "loucos" ou então de dizer que são pessoas que "vivem no seu próprio mundinho", para dar diagnóstico, direitos e tratamento adequado. Aí inevitavelmente sobe a quantidade de diagnósticos... Espero ter ajudado a esclarecer 😊
@tamyrisdeandrade622
@tamyrisdeandrade622 11 ай бұрын
Claro que não se via, antes a maioria ficava trancada em casa e não frequentavam os mesmos espaços e escolas@@julianadezorzi9096
@janielesousasilva7357
@janielesousasilva7357 4 жыл бұрын
Minha experiência Eu desconfiei desde os sete meses, na época meu ex marido dizia que era coisa da minha cabeça, e que era louca, levei com um ano e dois meses na pediatra, relatei minha desconfiança, ela disse que era normal ele não mastigar, não ter senso de perigo, ele não brincar com os brinquedos, mas iria observar, levei ele em outro pediatra ele tinha um ano e nove e o meu filho não falava mais, ele disse que era normal pq ele não ia para creche e não convivia muito com outras crianças, que é normal ele não mastigar, e que só dá pra dá um diagnóstico de TEA com três anos, depois disso passei em outro pediatra que me escutou e me deu encaminhamento para o neurologista pediatra, hj meu filho tem o diagnóstico de TEA, mas estou correndo atrás de um tratamento adequado pelo convênio, já fiz uma avaliação em uma clínica mas preciso do encaminhamento para o tratamento, então fui em um neuropediatra na minha cidade, em uma hora de discussão onde ouvi que não tem como diagnósticar um bebê, nem criança abaixo de três anos com tea, que não existe exame para confirmar, que é normal ele não mastigar, pq pode ser decorrente de outro problema por isso ele não fala, eu sei que eu fiquei uma hora discutindo com esse médico, sobre o autismo, convênio, especialista, tratamento, por fim não me deu encaminhamento. Só perdi meu tempo e paciência. Para muitos médicos o atraso na fala, a falta de interesse em brincar com os brinquedos, ou nem brincar, não apontar, não atender a comandos, não imitar, a faltar de senso de perigo, os atrasos de desenvolvimento é normal por inúmeros motivos, e de vdd sem fundamentos, inclusive em um material disponível e de graça para qualquer profissional da saúde ou para pais ou qualquer pessoa que saiba ler, temos a carteirinha de vacinação que descreve claramente sobre o desenvolvimento da criança e algumas características de algumas doenças, se os médicos disponibilizasse cinco minutos para ler esse livro que é de graça, não diriam tanta bosta e teria o mínimo de conhecimento para diagnósticar uma criança com autismo ou outra doença.
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
É impressionante muitos não conhecerem a carteirinha.
@dingleses
@dingleses 2 жыл бұрын
É oq eu sempre digo: tem muitos que não "são" e sim "estão" médicos.
@psicolilianeguapindaia8585
@psicolilianeguapindaia8585 4 жыл бұрын
Eu já ouvi médicos dizerem ele não tem cara de autistas 😣 fora outros absurdos ... Realmente precisamos de mais médicos informados a cerca do TEA
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
"cara de autista" eu estou para ver ainda kkk
@atelievanildamachado3389
@atelievanildamachado3389 4 жыл бұрын
Da minha parte como mãe cheguei a questionar se eu estava ficando louca. É um sofrimento não saber o que seu filho tem. Também é libertador descobrir e poder compreender seu filho. Na minha experiência como mãe pude ver que foi muito positivo para meu filho se compreender. Ainda não tenho um diagnóstico médico, mas tenho da neuropsicóloga gabaritada e especialista neste assunto. Daniele Costa. Dra. UFMG
@tamyrisdeandrade622
@tamyrisdeandrade622 11 ай бұрын
Já ouvi de um geneticista que era um absurdo terem dado diagnóstico de autismo para meu filho (foram 3), afinal ele era muito bonito e inteligente, então não poderia ser autista...
@AngelaDutra-dt9hd
@AngelaDutra-dt9hd Жыл бұрын
Minha neta tem seis anos é agressiva e foi diagnosticada com distúrbio intelequitual do ASPEQUITRO do autismo chora grita se joga no chão quebra coisas e muda em segundos o que fazer me ajuda😢
@nathamoreterno
@nathamoreterno 4 жыл бұрын
Professor você é sensacional!
@Aline-ex8mq
@Aline-ex8mq 4 жыл бұрын
Aqui na minha cidade (Sorocaba) tem médico que lauda facinho pra Autismo. A criança tem um comportamento diferenciado já é diagnosticada com autismo
@flahtambalo9664
@flahtambalo9664 2 жыл бұрын
O que a fertilizacao em si tem a ver com autismo nao herdado? Gostaria de mais informacoes. Obrigado, mto bom seus videos.
@gabrielanascimentomoreira2809
@gabrielanascimentomoreira2809 Жыл бұрын
Já vi médico pediatra dar diagnótico de DI em 15 min de consulta.
@iaraisabel1
@iaraisabel1 2 жыл бұрын
Eu fui a um neuropediatra que sequer olhou pro meu filho e já meteu um controlado. Achar um bom especialista é ouro. Sobre a questão espiritual, também já ouvi essa balela. Eu estive em outro que alegou que meu filho não era autista (mesmo com laudo do neuropsiquiatra), porque ele falava. Se for discorrer sobre a quantidade de barbaridades que já ouvi, não haverá espaço.
@elianeespiritosanto659
@elianeespiritosanto659 2 жыл бұрын
Já ouvi da psiquiatra do meu filho, dizendo na minha cara que não via nada demais em meu filho, e ainda completou falando que as mães tem mania de ter o primeiro filho e achar que a criança tem que ser um robô tipo, senta , levanta ,come e obedece...Eu fiquei chocada nessa época o meu filho só tinha uns 3 a 4 anos de idade , e não voltei mais lá, peedir muito tempo e meu filho só venho receber o diagnóstico certo aos 11anos de idade. Te sigo aqui de Aracaju Sergipe Dro: Lucelmo parabéns pelo canal .
@vanevane2755
@vanevane2755 Жыл бұрын
Desde hace 12 años o 15 años rsta nacidndi niños con autismo, es una pandemia. Ahora de 100 solo la cuarta parte es sano. A que se debe? Alimentación?
@vaniasanchesmarchettiantun6620
@vaniasanchesmarchettiantun6620 Жыл бұрын
Tenho um filho autista nível 1, desde os 4 anos faz terapias, porém nessa época seu laudo foi em TDAH, sou professora especialista em atendimento educacional especializado, sempre notei características em meu filho que poderia estar dentro do espectro, porém os médicos diziam que era somente TDAH, hoje meu filho está com quase 18 anos, há 1 ano foi fechado o laudo em TEA, por uma neuropsicóloga especialista em TEA
@tativiana7040
@tativiana7040 3 жыл бұрын
No meu caso foi a psicóloga do SUS que “observou” meu filho com 3 anos durante uns 15 minutos e disse que não podia ser autismo porque ele teve contato visual com ela. E posteriormente um pediatra, que mesmo depois do diagnóstico com psiquiatra especialista, questionou o diagnóstico porque meu filho falava.
@vanevane2755
@vanevane2755 Жыл бұрын
Y agora 2023 es una de cada 30
@viviansilva642
@viviansilva642 2 жыл бұрын
Passamos com uma psicóloga que fez ligação entre o fato de termos arrumado um cachorro e o comportamento do meu filho, que meu filho estava imitando o comportamento do cachorro🤦‍♀️
@lunaaba
@lunaaba 2 жыл бұрын
Affffffffff
@brunalopes7500
@brunalopes7500 3 жыл бұрын
Atendo alguns pacientes que médicos passam dietas detox MUITO restritas e óleo essencial. Negam diagnóstico muitas vezes para os pais.
@carlosaugusto1000
@carlosaugusto1000 4 жыл бұрын
Pesquisa de extrema importância. Obrigado meu caro.
@ivoneteraimundaalvesalves7495
@ivoneteraimundaalvesalves7495 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo!
@geisyfiuza2778
@geisyfiuza2778 4 жыл бұрын
A população esta mais consciente em relação ao autismo mas as politicas publicas ainda estão muito so no papel
@ivoneteraimundaalvesalves7495
@ivoneteraimundaalvesalves7495 Жыл бұрын
Já curtir, compartilhei!
@elisabetebezerradesouza8104
@elisabetebezerradesouza8104 Жыл бұрын
Eu tive um quadro de infecção urinária muito forte sem saber que estava grávida, tomei um antibiótico que me dava tontura e muito mal era muito forte, no final da gravidez tbm tive pressão alta, devido ao meu marido ter crises de ansiedade muito fortes no fim da minha gravidez tive que tomar remédio para pressão até o fim da gravidez, minha primeira filha que tinha 6 anos na epoca hoje tem 10 não é austita e o menino de 4 anos é autista... Não sei se isso influenciou
@kelsonmendes6476
@kelsonmendes6476 Жыл бұрын
Eu tenho 4 filho com a mesma mulher, os 3 primeiros tem autismo de grau bem elevados, eu resolvi, por contra própria, não vacinar a mais nova e hoje ela tem 3 anos e ão apresenta nenhum traço de autismo, ela aprendeu sozinha inglês, italiano e alemão e já está aranhando mandarim, aprendeu a ler e escrever sem nunca ter pisado em uma escola. É isso galera, o autismo é "genético", podem confiar, a minha filha mais nova é que se esqueceu de herdar geneticamente o meu "autismo"
@emanuela2940
@emanuela2940 3 жыл бұрын
A segunda neuropediatra que levei meu filho, disse que ele tinha autismo e que era pq trabalhei com dentista. Disse do amálgama que causava autismo, e detalhe, o dentista que trabalhei não trabalhava com amálgama e trabalhei com dentista a partir do primeiro ano do meu filho kkkkkkkkk ela passou uma dieta de glúten, tratamento apenas com TO e Fono (o principal que era psicólogo não passou). Disse que eu era autista (isso não duvido mas nem vou atrás do diagnóstico).. mas a forma com que ela falou me assustou... Ela era mto engraçada kkkk sorte que sou uma pessoa esclarecida e fui buscar mais profissionais e não engoli as bolachas que ela disse. .. ela falou tantas que nem pude descrever KKK ah..ela passou uma lista de remédios homeopáticos disse que autismo não tem nenhuma relação com genética, que não havia um gene codificado, aí achei a gota e levei na brincadeira. Mas uma pessoa leiga, ouve esses absurdos, cara, complicado! informação de qualidade é tudo. Estou fazendo a pós em Aba...estou amando!
@atelievanildamachado3389
@atelievanildamachado3389 4 жыл бұрын
De uma mãe de aluno autista o médico disse que a criança tinha era falta de limites.
@roseanegoncalves7443
@roseanegoncalves7443 2 жыл бұрын
“A mãe é tirada de louca “... bem eu dr ...o senhor acabou de me resumir... comigo foi assim “seu filho fala e olha às vezes logo se vê não tem TEA . Espera ele amadurecer e coloca na escola depois a gente vê isso.🤦🏻‍♀️“Seria cômico se não fosse trágico.”
@flavianaveiga9414
@flavianaveiga9414 4 жыл бұрын
Oi, Lucelmo!! Sou de Juiz se Fora MG, levei meu filho com 1 ano e 9 meses em um super recomendado neuropediatra daqui mesmo da cidade. Fui com a expectativa de ser o banham, pra tirar todas as minhas dúvidas. Resumindo a consulta não demorou 20 minutos,e ele disse que meu filho é muito novo, que é pra eu voltar quando ele tiver 3 anos. Falei a respeito das intervenções precoce, ele disse que ele é muito novo e vai cansar muito. Fiquei pasma pois ele foi totalmente contrário de tudo que já li, e ouvi de especialistas. Enfim mais uma decepção. O que vc me diz a respeito?
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Digo que o rapaz precisa muito estudar, totalmente absurdo, contra toda as evidências. Leve a um profissional de qualidade, as evidências dizem que com 14 meses já possível um diagnóstico estável. Além disso, se há motivos para desconfiança, há motivos para intervenção, que pode ser feita com ou sem diagnóstico.
@MrHeuvaladao
@MrHeuvaladao Жыл бұрын
Existe algum estudo sobre a influência do ácido fólico na incidência do autismo?
@lunaaba
@lunaaba Жыл бұрын
Sim, o resultado das melhores pesquisas é que não há qualquer relação.
@regianemeirelimabarbosa6471
@regianemeirelimabarbosa6471 4 жыл бұрын
Entrevista a Dra Paula Maria Preto Mimura. É a neuro dos meus dois filhos autistas ( será que é genética? hahahahah) A Dra Paula Preto é Neuropediatra em Sorocaba SP. É muito maravilhosa ♥️
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Não a conheço, mas seria um prazer!
@ML-mt3ho
@ML-mt3ho 3 жыл бұрын
Quando o senhor fala sobre a parte genética, é possível mapear esses gens, entre os parceiros?
@lunaaba
@lunaaba 3 жыл бұрын
Grande parte, sim!
@fernandamelo4448
@fernandamelo4448 2 жыл бұрын
Absurdos de médicos: a criança que não fala nada aos dois anos, anda na ponta dos pés, não sabe nem pedir água, não aponta pra nada e o médico diz pra esperar o tempo dela. Eu com o laudo na mão, criança com 4 anos e a pediatra: ela olhou pra mim e sorriu, não parece autista. Criança não entende números e ainda faz xixi na cama e cocô na roupa: professora acho que é manha Por aí vai
@ivanildesazevedo7269
@ivanildesazevedo7269 4 жыл бұрын
Oi. Vc tem artigos que falem dessa nova prevalência do TEA? To precisando para usar como referência. Te agradeço. Abraço
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Está na descrição deste vídeo o do outro, cujo link também está na descrição.
@prof.fernandofernandes4461
@prof.fernandofernandes4461 4 жыл бұрын
Prof...poderia disponibilizar esse estudo p nós?
@marcsuell_cynthiacrivelaro7383
@marcsuell_cynthiacrivelaro7383 4 жыл бұрын
Primeiro gostaria de parabeniza-lo por seu lindíssimo trabalho, sou aluna da pós do CBI Existe algum estudo que relacione o autismo com mioma? Conheço três autistas que na gravidez o mioma crescia na proporção do desenvolvimento da criança.
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Olá, muito obrigado. Nunca vi nenhum trabalho que relacione estas coisas, penso que não haja.
@eliasazevedo2168
@eliasazevedo2168 4 жыл бұрын
Médico prescrever passe, essa é inédita!
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
E é famoso
@reginajacome5254
@reginajacome5254 3 жыл бұрын
Eu tenho um neto com suspeita de autismo, uma tia por parte da mãe dele tem feições atrofiadas tem braço endurecido parece autista severo com mais alguma síndrome, teria sido essa a causa do autismo do meu neto?
@lunaaba
@lunaaba 3 жыл бұрын
Ter uma outra pessoa com autismo na família é um fator de risco importante, mas não é exatamente a causa, que é soma de todas as variantes genéticas de pai e mãe.
@andressaperon8343
@andressaperon8343 4 жыл бұрын
Já vi médico falar que vai sarar e deixar o autismo.... afff
@dethiana
@dethiana 4 жыл бұрын
Oi Bom dia!👋👋
@nandafranhan
@nandafranhan 2 жыл бұрын
Já ouvi que era louca, que eu observava demais meu filho e tinha que deixar ele ser mais livre!
@reizinff6248
@reizinff6248 4 жыл бұрын
No caso do meu filho,creio que foi por tomar amitriptilina na gravidez (até o terceiro mês)Depois tomei fluoxetina até os 9 meses😔😔
@atelievanildamachado3389
@atelievanildamachado3389 4 жыл бұрын
Minha experiência foi a de ouvir da médica psiquiatra que eu estava querendo colocar um carimbo no meu filho.
@DanielOliveira-vs6nx
@DanielOliveira-vs6nx 2 жыл бұрын
Professor, está em "1 para cada 54 crianças"; onde posso conseguir um levantamento estatístico do aumento desse número? Gostaria de fazer um gráfico mostrando os resultados desses relatórios apresentados no tempo.
@DanielOliveira-vs6nx
@DanielOliveira-vs6nx 2 жыл бұрын
2018 era 1/59; 2020 era 1/54 e 2021 foi 1/44. Não sei ainda se no mundo ou se no EUA apenas...
@cshermes481
@cshermes481 Жыл бұрын
Agora é 1 para cada 36 crianças em 2023
@andressaperon8343
@andressaperon8343 4 жыл бұрын
Professor em uma pesquisa recente ( Sandin 2017) você disse que mais atualizado seria 83% genético correto? Só pra saber pq no vídeo disse 81% obrigada
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Olá, se falei 83%, eu errei, o correto é 81%
@andressaperon8343
@andressaperon8343 4 жыл бұрын
Desculpe professor é que na aula de causa do autismo da pós do CBI no módulo 1 disse 83% mas tudo bem era só pra saber melhor mesmo! Obrigada
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
@@andressaperon8343 ahhh lembrei, eu estava falando de outra pesquisa, anterior, esta nova pesquisa ampliou muito nossa noção, passando para 97% de impacto genético.
@andressaperon8343
@andressaperon8343 4 жыл бұрын
Muita informação e de qualidade, top demais ! Obrigada pela gentileza em responder
@vivisapeca1
@vivisapeca1 4 жыл бұрын
Professor existe alguma pesquisa que relacione o aumento da quantidade de líquido aminótico, também conhecido com polidrâmnio, com o autismo? Minha filha teve isso na gestação, e no final teve aumento da pressão arterial e fizeram uma cesárea. Meu neto se desenvolveu bem até 1 ano e 3 meses, porém algumas coisas me deixavam preocupada e o pediatra dizia não ser nada, o fato de ele ter muitos sobressaltos com os braços, aos 6 a 9 meses teve terror noturno, fato que eles dizem não ocorrer em bebês. Na época da gravidez dela, eu só vi uma matéria que sugeria que o bebê poderia ter autismo, porém não encontro mais essa matéria. Poderia me ajudar a entender essa relação? A psicóloga dele sugeriu que ele tenho autismo regressivo, pois até a referida idade acima mencionada o desenvolvimento foi normal.
@lunaaba
@lunaaba 4 жыл бұрын
Do líquido, nunca vi, mas de eclâmpsia (o que ela teve foi pré-clâmpsia, correto?) é um fator de risco, mas não são pesquisas de causa e sim de risco.
@vivisapeca1
@vivisapeca1 4 жыл бұрын
@@lunaaba isso mesmo ela teve pré eclampsia, foram 3 dias controlando a pressão, como estava oscilando muito e o bebê já estava mexendo pouco resolveram fazer a cesária naquele dia mesmo. Obrigada pela explicação
@michelleleal104
@michelleleal104 2 жыл бұрын
A pedagoga disse que é moda😠
@coracaovalenteLMB8795
@coracaovalenteLMB8795 Жыл бұрын
Dr. Luciano , já li que o abuso de álcool e drogas podem ser responsáveis pelo transtorno autista. O que tem de verdadeiro nessa afirmativa.
@lunaaba
@lunaaba Жыл бұрын
Não existem dados que corroborem esta visão.
@apsv85
@apsv85 2 жыл бұрын
Na fertilização in vitro não há seleção e exclusão de genes antes de implantar os embriões no útero?
@user-vp2kd5vk6s
@user-vp2kd5vk6s 3 жыл бұрын
A questão do DIAGNOSTICO eh sério. Vc não está inventando nada. Eu sei bem como eh!
@PauloCesar-ry9dx
@PauloCesar-ry9dx Жыл бұрын
Nova geração de gênios
@biancacpwp5623
@biancacpwp5623 11 ай бұрын
Gênios crianças q não fala nada e usam fraldas. Poucos são autistas aspeger
@quesiasales2011
@quesiasales2011 2 жыл бұрын
Discurso vitimista! 🤢
@vanevane2755
@vanevane2755 Жыл бұрын
El autismo no está asociado a negros, es en los blancos donde se ve más.
@gamercop2
@gamercop2 2 жыл бұрын
Se engana amigo !!! Os números estão 2 para 10
@charllesvrock9750
@charllesvrock9750 2 жыл бұрын
Austimo deve tá relacionado com alimentação e vacinas e remédio eu não acredito nesse aumento por qual que motivo
@lucasdaniel7513
@lucasdaniel7513 2 жыл бұрын
Tá 10 pra 10 burrao
@user-vp2kd5vk6s
@user-vp2kd5vk6s 3 жыл бұрын
Entre os judeus tem mais autistas. Eu acredito.
Contenção em autismo (agressividade com risco)
19:29
Luna ABA
Рет қаралды 47 М.
小丑在游泳池做什么#short #angel #clown
00:13
Super Beauty team
Рет қаралды 33 МЛН
Blue Food VS Red Food Emoji Mukbang
00:33
MOOMOO STUDIO [무무 스튜디오]
Рет қаралды 36 МЛН
Whoa
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 58 МЛН
18 Coisas para NÃO DIZER para Um AUTISTA e Alguns MITOS
20:34
Família Tagarela - Autismo & TDAH
Рет қаралды 1,2 МЛН
Autismo Leve - 100 Sinais de Alerta no Nível 1 de Suporte
1:07:16
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 307 М.
Autismo e Coronavírus - Prof. Dr. Lucelmo Lacerda
16:34
Luna ABA
Рет қаралды 4,7 М.
Dicas para chamar atenção das crianças na terapia
16:32
Mayra Gaiato | Desenvolvimento Infantil e Autismo
Рет қаралды 165 М.
ABA é comprar a criança? Prof. Dr. Lucelmo Lacerda
15:22
Luna ABA
Рет қаралды 21 М.
Pais de AUTISTAS ADULTOS - 7 dicas essenciais
20:19
Luna ABA
Рет қаралды 7 М.
Skinner, minhas desculpas
10:08
Luna ABA
Рет қаралды 16 М.
小丑在游泳池做什么#short #angel #clown
00:13
Super Beauty team
Рет қаралды 33 МЛН