O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
@jon4th4np6 жыл бұрын
Esse canal é muito bom, tem contribuído muito na minha formação acadêmica, cheguei aqui pro recomendação dos meus professores.
@viviap25 жыл бұрын
Sou caloura em Historia e fiquei muitooooo feliz em encontrar esse canal maravilhoso, esta me ajudando muito. Muito Obrigada!!
@gualonso96 жыл бұрын
Excelente vídeo! Não curso e não pretendo cursar História, e justamente por isso este tipo de vídeo me ajuda demais. Já li alguns textos da lista e quero ler o restante.
@Fatenashc6 жыл бұрын
Lista maravilhosa!!! To de acordo com todos os textos... eu li todos eles na minha graduação a um tempo atrás... Agora estou na antropologia...um pouco afastado da historiografia... mas bateu uma nostalgia aqui! Parabéns!
@natashasilva80216 жыл бұрын
Cara, li Ginzburg só na iniciação científica, e achei sua escrita super difícil, tanto que o reli cerca de 3 vezes kkkk....mas gostei do paradigma indiciário. :) Parabéns pelo seu trabalho, agrega muito na nossa profissão.
@obrigahistoria6 жыл бұрын
Depende do capítulo também. O capítulo 2 desse livro acho pesado até hoje.
@antoniodanielcorreia16076 жыл бұрын
ótimas dicas professor Icles, muito obrigado, estou no fim da graduação de história na ufrj e pelo seu canal estou sempre me atualizando em questões de leitura sejam novas ou velhas.
@sudemuner5 жыл бұрын
Antonio Daniel Correia estudei lá no IFCS! Eu adoro aquele lugar
@pedrohfahrenheit73476 жыл бұрын
Tenho só 13 anos, mas a gente segue a onda. Bora adiantar um pouquinho. v( o-o)v
@robsonbertasso6 жыл бұрын
Creio que "A Operação Historiográfica", escrito por Michel De Certeau, cairia bem nessa lista.
@jooaoo1236546 жыл бұрын
Icles, que vídeo incrível! Estou no segundo semestre de História e vai ser de grande ajuda. Agora, diante da minha condição de primeiro ano no curso e tudo mais, eu gostaria de sugerir um vídeo no sentido de... Não sei como dizer exatamente para que não soe "bobão", mas um vídeo sobre como estudar em um curso de humanidades. Parece algo simples, mas muita gente fica perdido nesse início. Essas coisas acabam sendo pessoais, mas por exemplo, qual a importância de um fichamento, como ler um texto (todos nós conhecemos aquela famosa frase "no curso de história você aprende a ler")... Claro, entendo que o canal segue um viés não 100% acadêmico, mas como esse vídeo saiu, quem sabe, né? :v
@Felipebulba5 жыл бұрын
Muito, muito obrigado por ter criado este canal e também pela recente iniciativa do podcast. Tem sido extremamente importante para minha formaçāo. Abraço
@m_knevitz6 жыл бұрын
Cara, muito obrigado por esse vídeo. Estou estudando para uma prova de mestrado e boa parte desses livros estão inclusos na bibliografia. O problema é que a bibliografia tem mais de 20 livros, e vai ser impossível ler tudo, já que a prova é em dezembro e eu estou também concluindo minha graduação agora. Vou pegar esses capítulos que você considerou como mais significativos pra estudar, além dos resumos acadêmicos. Valeu mesmo! Teu canal é foda.
@renandefrancasouza62376 жыл бұрын
Excelente, Icles! Você poderia fazer um vídeo assim sobre sugestões de livros sobre diferentes concepções de sociedade. No sentido das visões do socialismo, capitalismo, comunismo, liberalismo, liberalismo social, conservadorismo. Livros que discutam os temas mas que sejam de leitura mais tranquila para quem não é sociólogo ou historiador. Abraços!
@flaviavianna55215 жыл бұрын
Icles, assisti ao vídeo com sorriso no rosto. Passei por, pelo menos, 75% dos textos na graduação, alguns até duas vezes. Lista excelente para quem está começando.
@saraludwig11386 жыл бұрын
Excelente vídeo!! Gostaria de tê-lo visto quando entrei na graduação hehehe Textos muito importantes e interessantes - e já tô correndo atrás daqueles que ainda não li. Sucesso no canal!
@landimn6 жыл бұрын
Acho que a gente que não é estudante, nem é da área pode e devia encarar estas citações de textos como, sei lá, um desafio, em vez achar ruim que o texto seja de nível mais elevado. É até mais nobre exercitar-se, esforçar-se por tentar alcançar o nível das citações, do que reclamar que a leitura é muito difícil. Algum esforço deve haver. E todo esforço há de alcançar alguma recompensa. Parabéns pelo vídeo, professor.
@profthaina6 жыл бұрын
Quase 80 mil inscritos 😍 bom ver tanta gente interessada em Pesquisa e em História ❤📚
@thamiresbarros77766 жыл бұрын
Quero muito um vídeo sobre Hobsbawm
@yhanoliveira26126 жыл бұрын
Bem massa a lista. Só li no meu primeiro semestre o "Documento/Monumento", dessa lista. Os outros que o professor me passou foram História viva do Jorn Rüsen, Teoria e História uma relação tensionada da D'Alessio, O problema da consciência histórica do Hans Gadamer, a Historiografia alemã no século XIX, dentre outros também complicados de entender. Nem vi direito Marc Bloch.
@BuzzToCommander587936 жыл бұрын
Estou de cabeça na dissertação do mestrado que nem tinha visto a nova abertura do canal! Ótima seleção de textos!
@MellinadeFreitas5 жыл бұрын
Mutíííssimo obrigada!!!
@gustavo9125 жыл бұрын
Leitura ObrigaHistoria como falou do E P. Thompson lembrei do livro da Historiadora Gertrude Himmelfarb que menciona em alguns trabalhos dela. Já leu as obras da Historiadora como O Caminhos da Modernidade: O Iluminismo Frances , Britânico e Americano e Victoria Mind se for o caso de ler outros livros que não mencionei.
@cunhamx6 жыл бұрын
Sobre memória, história/memória, recomendo pra galera o filme "Uma cidade sem passado" de Michael Verhoven, tem no KZbin.
@vitoriahendz5 жыл бұрын
Meu deus, esse canal tem nível de quadro em programa de tv de história de canais fechados. Incrível.
@buenoslibrosblog6 жыл бұрын
Olá! Adorei esse vídeo, acho que serve de apoio até mesmo para um recém - formado em história. Forte Abraço!!
@Biadutrass6 жыл бұрын
Canal maravilhoso, apaixonada!
@jpgr19745 жыл бұрын
Cara, seu canal é maravilhoso!
@netosamuel27306 жыл бұрын
Essa intro ficou muito foda Parabéns pra quem fez esse trabalho
@miguelperes55355 жыл бұрын
Ótimo vídeo.
@marco.nascimento6 жыл бұрын
Só recomendação top, Rogerinho!
@denner.oliveira016 жыл бұрын
Cara, eu te amo!!! (Mas amo mais ainda o seu canal...) = )
@victoriakatarina95996 жыл бұрын
Muito boa a proposta do vídeo ☺
@Samiraa24086 жыл бұрын
caramba que vinheta é essa...rsrs SENSACIONAL!!!!! VIDEO MARA!!!
@Marcelapejodi16 жыл бұрын
Por favor faz um video sobre Livros de apoio para Professores de Historia desde ja muito obrigado
@SuperMonkeybastard6 жыл бұрын
Que lista boa! Eu gosto bastante do Tempo e Narrativa do Ricouer, apesar de ser bacharel em direito. A obra ajuda bastante a entender como se "constrói" uma "verdade", principalmente no âmbito do processo criminal. Que vc acha do Ricouer e obras digamos, mais filosóficas que tratam da história?
@espartacus7836 жыл бұрын
Cara gosto muito do teu canal , parabéns seu canal me motiva bastante a leitura.
@leogama79706 жыл бұрын
Muito bom!, obrigado! Vou ler todos e aguardo o módulo 2. (rsrs) Existe a possibilidade de vc fazer vídeos com aumento gradativo de conteúdo e conhecimento para os entusiasta não acadêmicos (e acadêmicos) da História?
@cristianoalves-urca90016 жыл бұрын
Muito boas indicações
@Tsk-un2vt6 жыл бұрын
Intro boa dms, belo video; me inscrevi
@luanabatista64166 жыл бұрын
Oi vcs podiam fazer um video sobre como é o inicio do curso se e mto difícil mta leitura
@krosgamingwow6 жыл бұрын
É difícil. Primeiros textos não entendia nada, mas é questão de costume.
@joaomarcos28566 жыл бұрын
Sim, exigem bastante leitura. Estou cursando História (Licenciatura). 2º Período, realmente eu ficava e ainda fico com pouca dificuldade pela linguagem acadêmica. Aos poucos se acostuma.
@brennoluiz18896 жыл бұрын
Alguns textos são bem difíceis, estou no 4º período e ainda estou me acostumando com muita coisa. Mas é tudo uma questão de sequência e adaptação. O curso é ótimo.
@mariaaparecidateixerasanta82896 жыл бұрын
Olá bom dia! Gostaria que você fizesse um vídeo sobre história local, é muito difícil encontrar material sobre o assunto.
@alexandresena82996 жыл бұрын
Eu tenho a "Era dos Extremos" do Eric Hobsbawm
@izabellaaquiino6 жыл бұрын
Olá. Haveria possibilidade de fazer um vídeo recomendando uma forma de estudar a história do brasil? Não sou estudante de história, mas tenho muito interesse. Isso, claro, se for possível. Cheguei aqui através do canal do Pirulla e não sei se caberia no canal. Obrigada.
@rosalatina8995 жыл бұрын
VOU--FALIIR!!!
@historiahumana68616 жыл бұрын
Tem algum vídeo sobre a guerra fria no canal?
@13yagoelias6 жыл бұрын
Icles poderia indicar algum canal que fale sobre Economia?
@erbetgamer6 жыл бұрын
Pqp..que delícia de vídeo, cara !
@andrenascimento81956 жыл бұрын
O loco... Ter como apoiador financeiro Paulo Pinheiro Machado já mostra que o nível do canal á alto em todos os pontos.
@joaopdioscorides10536 жыл бұрын
Adorei e achei válido até pras humanidades em geral. Icles, pergunta: cê acha que esses livros são incorporados suficientemente ou reconhecidamente nas graduações em História? Aliás, se não é intrusão perguntar e se cê conhecer ambos, claro, cê acha que há num geral uma dualidade marxistas / ortodoxos contra foucaultianos / progressistas nas graduações da UFSC e da UDESC?
@avisaodeumacriancasobreoun18356 жыл бұрын
Eu queria muito um vídeo sobre a história da revolução russa, eu procurei no canal e só achei historiografia. Poderia fazer um vídeo sobre a história da revolução russa?
@obrigahistoria6 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/pKndoZ19jJhlqtk
@avisaodeumacriancasobreoun18356 жыл бұрын
@@obrigahistoria Obrigado, não tinha encontrado esse vídeo, você também tem da guerra fria?
@OlorinDNarya6 жыл бұрын
"nao, nao faltou, faltou na sua, faz uma aí" xD hilário, muito bom...
@xDieer6 жыл бұрын
Brabo
@cibelecoelho6 жыл бұрын
Gente, mas eu sofri TANTO com o Braudel. Deus me defenda, peguei trauma. Kkkk
@adyelkariu6 жыл бұрын
engajamento
@Shoujofan6 жыл бұрын
Antes de tudo, agradeço pelo vídeo. Aliás, todos os seus vídeos são, no mínimo, muito bons. Sei que é sua lista, então não é uma crítica ao que você selecionou, percebo a linha, afinal, salvo por uns dois textos, um deles, o do Pollak, não é do meu tempo de curso, por assim dizer, e já estou com ele separado aqui para olhar. Agora, o que eu senti falta, e muito, foi de mulheres. A sua lista parece reafirmar que a História é um métier viril, como escreveu a Michelle Perrot. Ela tem livro recente e/ou disponível. Se não tem Perrot, poderia ser uma Margareth Rago, que tem artigos sobre teoria da História que contemplam questões que ficam à margem, ou nem são convocados nos textos que você colocou. Rago cumpriria a cota dos brasileiros, porque, bem, há gente boa produzindo aqui e faz tempo. De novo, reforço o elogio, mas não poderia deixar de apontar essas duas questões e sugeria essas duas historiadoras.
@MrVslucas5 жыл бұрын
David Lowenthal em história, memória e esquecimento tá difícil de achar
@kamarada_junior5 жыл бұрын
As vezes eu fico me perguntando se eu tenho algum deficit intelectual ou se são os autores que não expressam suas idéias de maneira compreensível. No final de um artigo sobre o livro "Como se escreve a História" do Paul Veyne no no blog do Leitura obrigaHISTÓRIA, está escrito que "a obra de Veyne poderia ser lida tranquilamente por qualquer entusiasta da história." Bom, eu estou no 5° período do curso de história e não consegui ler a obra tranquilamente. Na verdade, dos três primeiros capítulos que li, só algumas linhas são compreensíveis pra mim. Então o problema sou eu né?! Mas o engraçado é que em todas as resenhas que lí sobre o livro, as pessoas também pareciam não ter compreendido o que o autor quis dizer, já que elas repetiam as mesmas coisas que o Veyne escreveu sem conseguir explicar o que ele queria dizer com aquilo. No curso de história (que é o que conheço o suficiente pra falar sobre) esse tipo de leitura é comum: textos que se lê, lê e lê e pouco se entende. Isso me faz pensar se o problema não está na forma como esses autores escrevem esses textos. Será que não existe aí uma certa dose de arrogância ou falta de consideração pelo leitor? Será que não há mesmo como ser claro na explicação de uma coisa difícil? O pior é que parece que esse tipo de escrita é cultuada na academia, parece que quanto mais obscuro e confuso é o texto de um autor, mais ele é tido como brilhante e acima da compreensão de nós meros mortais. Daí o motivo de saírem por aí dizendo que a escrita do autor é "deveras intrincada", quando na verdade deveriam dizer que o cara escreve mal! Mas talvez o problema seja que eu realmente tenha um deficit intelectual e que por isso não consigo compreender o que esses autores escrevem; tudo bem. Mas então como explicar que a maioria das pessoas tem dificuldades compreender esses autores? E se disserem que não é a maioria das pessoas que têm um deficit intelectual, mas que são os autores que estão acima da média, a pergunta que me vem é: porque insistir em ser incompreensível e inacessível para a maioria das pessoas? A ideia não deveria ser justamente o contrario, tornar o conhecimento acessível à todos?
@obrigahistoria5 жыл бұрын
Tem que se levar uma série de questões em consideração pra falar sobre isso. Uma delas é a origem dos autores. Nesses anos de academia, por exemplo, eu descobri que, dos autores estrangeiros, me dou muito melhor com os autores britânicos e americanos, e passei a detestar os franceses. A escrita dos franceses costuma ser um saco (Paul Veyne incluso), e me afasta de vários autores importantes, como Michel Foucault, cujos textos eu nunca tive paciência de terminar. Le Goff foi um cara que, com o tempo, fui achando cada vez menos interessante, e uma das experiências mais torturantes que eu tive na academia foi ler "O corpo das imagens", de Jean Claude-Schmitt e "O nascimento do purgatório", do Le Goff (esse eu abandonei faltando umas 100 páginas). O caso desse livro do Veyne eu mencionei a facilidade porque eu realmente achei fácil (dentro do que estamos acostumados na academia), tanto que os primeiros capítulos desse livro foram minha primeira leitura da faculdade e foi tranquilo. Em compensação, o livro tem um longo apêndice chamado "Foucault revoluciona a história". Li esse apêndice quando estava sei lá, na quinta fase do curso talvez, e eu simplesmente não entendi nada. Outro livro dele que comprei foi o "Os gregos acreditavam em seus mitos?", e esse logo no começo percebi que tem uma leitura bem chata. Pelo que ouço falar de colegas mais experientes, a academia francesa tem uma "cobrança informal" por uma escrita rebuscada, que isso é algo deles, e a consequência disso são diversos autores escrevendo de forma enfadonha. Sobre o resto do comentário, falei um pouco sobre isso no vídeo "Um apelo às editoras e historiadores", onde reclamei do excesso de livros de História escritos por gente que não é da área que dominam o mercado editorial brasileiro e a aparente falta de interesse dos historiadores de disputar esse espaço. E cara, é normal não dar conta de todas as leituras no começo. Eu estou com 10 anos de experiência e ainda passo trabalho com certos textos aqui e ali. Não é déficit intelectual, a coisa é mais complexa do que isso.
@kamarada_junior5 жыл бұрын
@@obrigahistoria assisti o vídeo "Um apelo às editoras e aos historiadores" que você citou e agora tô pensando que se eu tivesse visto ele antes, eu nem precisaria ter feito o primeiro comentário. No vídeo você fala tudo o que eu tinha em mente quando escrevi o comentário e muito mais. Foi mal o tom inflamado do primeiro comentário, mas é que eu tava puto (tanto quanto você tá no vídeo) com essa situação que você descreveu muito bem: não existem muitos livros de história (ou filosofia, ou sociologia...) de qualidade, com o rigor necessário e escritos numa linguagem mais acessível ao publico geral. E também não existe muita preocupação, principalmente dentro da acadêmia, em se fazer isso. Fico feliz em saber que já existe alguém falando (e tomando uma atitude) publicamente sobre isso. Sobre a essa questão da"cobrança informal" da academia francesa por uma escrita "rebusca", faz bastante sentido e explica muita coisa. Explica principalmente um Bourdieu da vida. Obrigado pela resposta. ;)
@b1t9796 жыл бұрын
Amigos,o livro " 1421 O ano em que a China descobriu o mundo" é um bom livro ? Tem um conteúdo interessante ? Pois estou um pé atrás porque o mesmo não foi escrito por um historiador.
@henriquecarvalho86496 жыл бұрын
Um amigo meu falou q tem imprecisões, nós somos da historia tb, mas só ele leu
@b1t9796 жыл бұрын
Não é um livro barato também,mas são muitas imprecisões ?Poderia dizer quais ?
@joaoemanuel67356 жыл бұрын
O Naturalista Eu achei algumas críticas sobre esse livro, mas todas em inglês. A maior besteira q ele disse foi o fato de a China ter realizado a primeira viagem de circum-navegação por volta do século XV.
@danmineiro74616 жыл бұрын
Tente livros que não sao estudos de caso
@obrigahistoria6 жыл бұрын
É a minha lista. Fique à vontade pra fazer a sua.
@euojack6 жыл бұрын
esqueceu House, a série.
@matheusdeoliveiravieira33126 жыл бұрын
História pra iniciante??? Koselleck!!
@cassiamv14326 жыл бұрын
Os coxas deviam ler sobre historia e assistir o Obrigahistoria! Kkkk
@rivaldoyasakani15966 жыл бұрын
hobsbawm duas vezes? gosta de um marxista né? hahahahah to de zoas, ou será que não? hahah o cê acha de Certeau?
@LuisPauloMoitinha6 жыл бұрын
Marc Bloch é de lei
@nataoliveira33666 жыл бұрын
Cara...tu tem como fazer algo sobre Gramsci? Pq tem muita gente falando sobre ele no youtube de forma um pouco tendenciosa. Eu vi um pouco dele na universidade e não o vejo dessa forma, no entanto, todo mundo em canais falam dessa tendencia dele de ter estragado o Brasil. Será?