29.Acácio Augusto - Anarquia contemporânea e lutas anti-segurança

  Рет қаралды 3,812

agenciamentos

agenciamentos

Күн бұрын

Conversa com o professor e pesquisador Acácio Augusto sobre Anarquia contemporânea e lutas anti-segurança dentro do canal Agenciamentos Contemporâneos.
O canal Agenciamentos Contemporâneos é uma iniciativa do Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e outros sistemas de Pensamento, que conta com a parceria do Programa de Posgraduação Profissional em Filosofia - Núcleo Montes Claros e o apoio da Coordenação Didática do curso de Filosofia da Unimontes.

Пікірлер: 12
@RafaelCab
@RafaelCab 11 ай бұрын
Boa tarde gente. Agradeço a conversa. Tem essa lissta de referencias diaponivel? Abraço
@ricardovitu31
@ricardovitu31 4 жыл бұрын
Onde tem Acácio é certeza de conteúdo de qualidade.👏👏👍
@antoniomartins4775
@antoniomartins4775 4 жыл бұрын
Conversa filosófica muito boa.
@carloscontente
@carloscontente 4 жыл бұрын
Acácio é muito sangue bom.
@Anarquistas1
@Anarquistas1 4 жыл бұрын
Definição de anarquismo (do grego an-, e arke, contrário à autoridade), é o nome dado a um princípio ou teoria da vida e conduta que uma sociedade sem governo concebe, na qual a harmonia é obtida, não pela submissão à lei, nem pela obediência à autoridade, mas por acordos livres estabelecidos entre os vários grupos, territoriais e profissionais, livremente constituídos para produção e consumo e para a satisfação da infinita variedade de necessidades e aspirações de um ser civilizado. Numa sociedade desenvolvida com base nessas diretrizes, as associações voluntárias que já começaram a abranger todos os campos da atividade humana adquiririam uma extensão ainda maior ao ponto de substituir o Estado em todas as suas funções. Representariam uma rede entrelaçada, composta por uma variedade infinita de grupos e federações de todos os tamanhos e graus, local, regional, nacional e internacional, temporária ou mais ou menos permanente, para todos os objetivos possíveis: produção, consumo e troca, comunicação , serviços de saúde, educação, proteção mútua, defesa do território, etc. e, por outro lado, para a satisfação de um número crescente de necessidades científicas, artísticas, literárias e sociais. Além disso, uma sociedade assim não fingiria ser imutável. Pelo contrário, como acontece em toda a vida orgânica, derivaria de ser a harmonia de um ajuste perpétuo e variável e um reajuste do equilíbrio da multidão de forças e influências, e esse ajuste seria obtido. Resumidamente, se nenhuma força gozava da proteção especial do Estado. Se a sociedade, de acordo com isso, fosse organizada de acordo com esses princípios, as pessoas não ficariam limitadas, no livre exercício de sua capacidade produtiva de trabalho, a um monopólio capitalista apoiado pelo Estado; nem no exercício de sua vontade por medo de punição ou por obediência a entidades ou indivíduos metafísicos que levam a uma diminuição da iniciativa e do servidão intelectual. A pessoa seria guiada por sua própria razão, que necessariamente levaria a impressão da livre ação e reação de seu próprio eu e das concepções éticas do ambiente.
@alberalmeida1919
@alberalmeida1919 4 жыл бұрын
Lutas contra tecnologias de poder e privilégios do saber, como a bioinformática, projeto do genoma humano, taxonomia do covid 19, partido comunista chinês. Eis a síntese contemporânea das lutas contemporâneas.
@yocl5387
@yocl5387 3 жыл бұрын
Só faltou o principal: O capitalismo.
4 жыл бұрын
Gostaria de saber como funciona na teoria anarquista a necessidade de moradia individual das pessoas, produção rural e industrial....Se não tem propriedade como o individuo existe localmente? A lógica de um carro por exemplo não ter dono me parece fácil de assimilar, tipo eu pego um veiculo, uso e deixo disponivel para outra pessoa. Agora eu não gostaria de dividir o meu teto com ninguém rs Eu quero ter um canto meu para ser deixado em paz. A teoria Anarquista e socialista desconstruindo a propriedade privada me parece otima e eu concordo com a maioria do texto. O que me deixa em cheque é essa questão de "onde eu vou dormir em paz?" as vezes parece que o anarquismo e o socialismo são sistemas feitos por pessoas extrovertidas que gostam de estar sempre em grupo kkkkkkkkk Perdoe-me a ignorância mas ainda não achei uma explicação disso.
@TT-hn9gu
@TT-hn9gu 4 жыл бұрын
o fim da propriedade privada não deve ser confundido com o fim da privacidade. o simples facto de eu não ser dono/proprietário de um espaço não é impedimento a poder utiliza-lo de forma individual e com privacidade. no sistema capitalista isto é muito claro, por exemplo, nas cadeias hoteleiras, em que o facto de eu não ser proprietário nao me impede de ter privacidade. no anarquismo a privacidade seria mantida, a diferença é que dentro dele a propriedade seria detida em comum. mas ser detido em comum não significa sobrelotamento. veja-se o exemplo das cooperativas de habitação, das CLT's (community land trusts), etc.
@gabrielomiya647
@gabrielomiya647 3 жыл бұрын
bem atrasado para a discussão mas acredito que talvez você esteja confundindo propriedade com posse... sendo esse o caso, é bastante importante diferenciar esses dois conceitos
Anarcocapitalismo - Acácio Augusto (Conservadorismo em Foco)
24:55
11.Daniel Omar Perez - Autismo e Psicanálise
2:05:53
agenciamentos
Рет қаралды 16 М.
Flipping Robot vs Heavier And Heavier Objects
00:34
Mark Rober
Рет қаралды 59 МЛН
НИКИТА ПОДСТАВИЛ ДЖОНИ 😡
01:00
HOOOTDOGS
Рет қаралды 1,9 МЛН
MY HEIGHT vs MrBEAST CREW 🙈📏
00:22
Celine Dept
Рет қаралды 51 МЛН
Anarquismos e Práticas de autonomia com Acácio Augusto
29:41
Somaterapia
Рет қаралды 2,4 М.
Jessé Souza: Os abandonados e a luta de classes no Brasil de hoje
1:40:07
Escola da Cidade
Рет қаралды 137 М.
A teoria da revolução em BAKUNIN | Curso | Com Acácio Augusto
2:03:55
Amor e Anarquia
1:56:27
Tapera Taperá
Рет қаралды 10 М.
Espiral dos Afetos - Ideias para adiar o fim do mundo
2:47:03
Centro de Artes UFF
Рет қаралды 94 М.
Flipping Robot vs Heavier And Heavier Objects
00:34
Mark Rober
Рет қаралды 59 МЛН