Lendo Gabriela e me sentindo hipnotizado pela escrita de Jorge Amado: bons personagens,bom enredo,bom vocabulário,boa linguagem!!!....e VAMOS QUE VAMOS COM AS NOSSAS LEITURAS!!!....abração!
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Ele deixa tudo com ar de "meu deus quero pegar um avião e ir pra Ilheus passar uma tarde deitado no catre do Nacib e dormir um pouquinho" não dá? hahaha boa leitura!
@juliaamorims5 жыл бұрын
simplesmente perfeito!!!! meus parabéns❤️
@RonaldMuryellison6 жыл бұрын
"Gabriela, cravo e canela" será minha próxima leitura de Jorge Amado. Já li Capitães da Areia e Mar Morto. Livros maravilhosos!
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Depois que ler me conte aqui, Ronald! :DD
@sofiadaterra3 жыл бұрын
amei esse livro!! Tua análise, maravilhosa.
@paulorobertoberti6 жыл бұрын
Um livro maravilhoso demais! O Jorge Amado é um autor sensacional! Infelizmente, os valores outros de tempos outros são incômodos, mas todos que leem tem que fazer exatamente como você, entender que é um retrato do passado e degustar a leitura e enxergar o quão subversiva obra foi na época em que crimes de honra eram legais e aceitáveis, não só para o tempo do livro (1925), mas também para 1958 o ano de lançamento do livro.
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
sabe, essa leitura me incomodou, porém bem menos que "Do Amor e Outros Demônios", de García Márquez. Porque ao final eu realmente consegui perceber que Jorge Amado fez uma obra subversiva em muitos aspectos e rompe com muita coisa, ou seja, tratou mais criticamente a questão, que não foi o que senti na leitura do Gabbo, um tanto quanto romantizada. E vamos que vamos com Gabriela no coração
@paulorobertoberti6 жыл бұрын
Essa leitura do Garcia Marquez deva talvez ser vista de um ponto de vista diferente. Depois do seu vídeo eu fui pegar o original pra ler. A história é realmente bem triste, mas o que ele trata lá talvez, não estou dizendo que é e nem me arrisco a ter certeza, mas talvez ele esteja justamente mostrando um contraste temporal. Naquela época, a pedofilia era normal (uma forma de amor) já a raiva era um demônio, o que dá sentido ao título. Ele se presta a dizer (creio eu) que a compreensão de amor e de perturbação espiritual na época era absurda por si só sem nem acrescentarmos os valores contemporâneos, chamando assim o "amor" de demônio e passando a hidrofobia a um estágio de outro, algo que não tem mais tamanha importância enquanto mal. A gente também tem que lembrar que a década de 90 foi a década em que os escândalos de pedofilia da igreja católica ganharam uma luz diferenciada. Ele talvez estivesse também criticando isto. Enfim! Eu acho que talvez tenhamos que entender por esse prisma. O desenvolvimento do amor do padre segundo a descrição dele mais assusta do que convence e isso talvez já nos fosse uma dica a respeito de uma fina (quase imperceptível) ironia. Eu ainda estou para pesquisar algo da crítica especializada dele para tentar entender melhor isso.
@alefdias44356 жыл бұрын
que vontade de ler esse livro agora!
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Leia Gabrielaa! :DDD e depois me conte aqui. Beijo!
@gabrielakauer85786 жыл бұрын
Senti sua falta na semana passada ☺️☺️ Adorei!!!
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
@sergiob88736 жыл бұрын
Adorei sua resenha e amei o livro. Acho que ele não seria nada se não abordasse a questão política. Foi muito acertada essa dualidade do progresso econômico e da liberdade de si. Incrível também a brasileirice do texto, até na escolha das palavras. Não lembro de nenhum estrangeirismo.
@benithamariaalvesdemelomar28676 жыл бұрын
Comprei pelo seu link, lindo. Amei a resenha 🌷 parabéns
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
ahhh
@gabrielviana63436 жыл бұрын
Ótimo vídeo, costumo ver resenhas antes de começar um livro e a sua foi ótima!
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Obrigado, Gabriel! Como está a leitura? Gostando? Jorge Amado faz bem demais pra gente
@gabrielviana63436 жыл бұрын
Esta ótima, o livro é muito bom. Cada detalhe que ele conta sobre os personagens em um livro com tanta complexidade.
@fabiamelobr6 жыл бұрын
Miiiii ... usa a sua luz hahah. Saudade. Te amo. Parabéns pelos vídeos.
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
hahaha demorei a entender. Obrigado amor
@rpa19836 жыл бұрын
Eu também achei o início um pouco arrastado e cansativo e acabei deixando de lado, mas depois dessa resenha certamente retomarei a leitura!
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
retome sim :D e depois me conte aqui a sua impressão. ^^
@krluskaak6 жыл бұрын
Mickael, você é uma simpatia e sua resenha está ótima! Tem muita coisa que pode ser comentada a respeito desse livro, mas acho que vc foi direto aos pontos pincipais. Parabéns! Concordo com você, essa mentalidade machista que permeia quase todo o livro é bem incômoda pra quem tem um olhar mais progressista sobre a condição da mulher, mas por outro lado não se poderia esperar algo muito diferente num romance que procura retratar uma cidade do interior da Bahia do início do século XX. Esse é um desses livros que a gente termina de ler e fica com saudades da história, né? Deu vontade de ler tudo de novo quando terminei hehe Um abraço!
@SobreoEscrito5 жыл бұрын
Obrigado, Carlos :) desculpe a demora em responder. Simmm nossa eu morro de saudade de Ilheus. Acredita que quando to muito corrido e cansado eu lembro do Nacib tirado soneca depois do almoço e da Gabriela sentada na varanda da casa conversando com a vizinha? Ainda preciso conhecer essa cidade hahahaha
@krluskaak5 жыл бұрын
@@SobreoEscrito hahaha, mas parece uma vida boa mesmo a do Nacib com essa soneca depois do almoço. E estava nos meus planos conhecer Ilhéus mesmo antes de ler o livro, agora tenho um motivo a mais
@gigicazin6 жыл бұрын
Amei seu vídeo!! Você expressou exatamente tudo que senti ao ler o livro! Senti tanta saudade de Ilhéus quando acabei que tive que ler de novo, estou acabado este e vou começar grande sertões veredas
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Gisa, que vontade de ter feito a mesma coisa que você, ler tudo de novo assim que terminei, porém tava sem tempo! Que maravilha. E Grande Sertão é lindo, espero que esteja gostando
@mariaedileuzaduarte34274 жыл бұрын
🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
@JamesThiagoHP6 жыл бұрын
Do Jorge amado só li "Capitães da areia" e "Suor". Achei ambos excelentes, mas meu preferido é Capitães. Tenho aqui em casa "Mar morto" que devo ler assim que mudar um pouco essa vibe de não ficção. kkkkk Tenho muita vontade de ler dele também "Gabriela, cravo e canela" e "Dona flor e seus dois maridos".
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Leiaaaaa vai adorar Jorge Amado :D acredito que também vai ficar irritado com as coisas que eu fiquei hahah mas vai ver que ao final tudo tem um sentido :*
@TrishaEstevam6 жыл бұрын
Acho engraçado a sua percepção de Gabriela, da personagem em si, para nós mulheres negras (algumas, falo por mim por favor não pensem que estou cagando regras) ela é muito sexualiza, nós sempre somos colocada nesse pensamento, claro que a liberdade sexual, afetiva, e de vida mesmo que ela tem é o que todas querem, porém ao mesmo tempo, historicamente a mulher negra sempre pertenceu ao todo... Tenho um pouco de problema com essa construção de mulher dele...
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Trisha Estevam concordo e obrigado por pontuar isso aqui. Me incomodou também MUITO o jeito como ele tratou o abuso sexual da Gabriela pelo tio dela quando adolescente, por isso digo que só ao final ele conseguiu me fazer ver tudo de um jeito diferente. Infelizmente ele não deu um passo à frente quanto à sexualização, você tem toda razão.
@TrishaEstevam6 жыл бұрын
No geral nas obras dele, essa sexualização da mulher negra é bem comum, mas acredito que isso seja também um traço da época em que as historias são narradas, mas claro por ser algo que me toca de forma diferencia que em outro leitor, é o que me chama mais a atenção nas leituras. Esse ano vou reler a obra em conjunto com outros canais em junho vamos ver se ainda sinto o mesmo.
@SobreoEscrito6 жыл бұрын
Assim que eu ler outro livro dele, ou reler Gabriela, vou lembrar dessa nossa conversa e prestar bem mais atenção a esse elemento na narrativa do Jorge Amado. Inclusive sobre a forma como é tratada depois das leituras :) e quando reler em junho vamos conversar de novo :)))
@TrishaEstevam6 жыл бұрын
Vamos! Adoro falar, ainda mais sobre livros :D
@rpa19836 жыл бұрын
Trisha Estevam bela observação! Já tinha ouvido falar a respeito!