No video

64 FOI GOLPE DO IMPERIALISMO; LUTA ARMADA DIGNIFICOU A OPOSIÇÃO, AFIRMA DEL ROIO

  Рет қаралды 5,721

TUTAMÉIA TV

TUTAMÉIA TV

Күн бұрын

Em pouco mais de quinze dias, o jovem bancário José Luiz viajou de avião pela primeira vez, ficou eufórico no comício da Central, conheceu Carlos Marighella que o deixou apreensivo e foi pedir armas para um general golpista.
Detalhes desses momentos intensos daqueles idos de março de 1964 estão no depoimento de Del Roio ao TUTAMÉIA. Então liderança da juventude do PCB, ele foi um dos criadores da ALN (Ação Libertadora Nacional), maior grupo da luta armada contra a ditadura. Anos mais tarde, foi senador na Itália e membro da Assembleia Parlamentar da Europa em Estrasburgo.
Na entrevista, realizada em 4 de março de 2024, poucos dias antes de seu aniversário de 82 anos, José Luiz Del Roio analisa o contexto da ditadura no Brasil e fala da necessidade da luta permanente por memória. Nas suas palavras:
“A resistência armada foi um erro? Não. Era necessário criar uma narrativa de resistência. Como você pode ter um golpe safado, fascista, pró-imperialista, e não resistir? O povo brasileiro precisa saber que houve resistência na sua história. De quilombolas, de camponeses, da armada ao golpe militar. A resistência armada à ditadura dignificou a oposição no Brasil, as forças nacionais que lutavam contra forças imperialistas. Por isso é que a luta é tremenda para esmagar a consciência dessa luta armada. Sempre tentam fazer esquecer. Se conseguirem isso, a história do Brasil vai ser muito mais pobre, e a construção de um projeto nacional será mais difícil. A luta armada é alicerce, por modesto que seja, para a construção de um estado nacional forte e independente”.
Ao TUTAMÉIA, Del Roio lembra que o período que antecedeu o golpe era uma época extraordinária para um jovem. “Tinha todo um projeto de nação, era um momento de grande euforia, revolução cubana, revolução argelina”.
Del Roio foi para o comício do dia 13 de março, na Central do Brasil como uma das lideranças da juventude do Partido Comunista em São Paulo.
“Foi a primeira vez que eu entrei num avião. Eu não conhecia o Rio. Foi uma euforia. Depois do comício, fomos ao comitê central do partido. Encontramos lá o Marighella. Foi aí que eu conheci o Marighella”, recorda.
Del Roio lembra que Marighella “deu um banho de água fria” no grupo de jovens. “Tinha um grande mapa do Brasil atrás dele. Pôs a mão no Nordeste e disse que aqueles quarteis estavam na mão de golpistas. E [percorrendo o mapa com a mão, apontava] aqui na mão de golpistas, e aqui...Ele disse: ‘Minha gente, a situação é grave, a possibilidade de golpe é muito alta. Vocês se preparem para isso’. Ele nos desiludiu bastante”.
Análise praticamente oposta Del Roio ouviu poucos dias depois no secretariado do PC em São Paulo. Foi logo após a “Marcha da família com deus pela liberdade’. Os dirigentes municipais do partido tinham avaliado que o movimento guardava aspectos positivos, pois trazia a política para as ruas.
Quando começaram a chegar as notícias do golpe em andamento, Del Roio acabou indo para a Maria Antônia.
“Na Maria Antônia chegou a informação de que o general [Amaury] Kruel, que era compadre do Jango e comandava o segundo exército, iria resistir. Foi decidido que iríamos conversar com o general, e eu fazia parte da comissão. Fomos em 5 ou 6, já era escuro. Esperamos lá umas duas horas; fomos bem atendidos. Na nossa gloriosa cabeça, nós queríamos armas, estávamos dispostos a combater. Já eram 9 ou 10 da noite, quando um major diz: ‘Gente, desapareçam! O general aderiu ao movimento’. Foi muito gentil. Depois se soube que, enquanto a gente estava lá, o general estava sendo comprado. Tem muitas divergências, se deram um milhão de dólares ou 5 milhões de dólares. Mas um caminhão de dólares foi dado para ele aderir ao golpe”.
Avalia Del Roio sobre o caráter do golpe:
“O golpe final é dado por um traidor no senado e pelo governo dos Estados Unidos. Foi um golpe imperialista. E os generais que fizeram esse golpe são dependentes do imperialismo, não são nacionais. Podem falar português, mas não são nacionais. Fizeram para o grande capital, para as multinacionais”.
Del Roio lembra que a orientação do Partido Comunista para a militância naquele momento agudo foi a de fazer um “recuo organizado”.
“Recuo organizado foi uma palavra de ordem sozinha, solta, profundamente errada. Provocou um trauma violentíssimo no partido. Tanto que a maioria do partido de São Paulo vai aderindo a posições mais de esquerda”, afirma, acrescentando que a resultante desse movimento foi a criação, depois, da ALN.
Na entrevista, Del Roio trata da conjuntura atual e manda um recado para os militantes de hoje:
“Quem luta pela transformação social, pela felicidade coletiva deve ter como corte não a tragédia, a dor. Tem que combater, na medida do possível, de forma firme e dura, mas alegre. Ser um militante político para o socialismo, para a libertação da pátria, pela igualdade dentro da sociedade é uma alegria, é uma felicidade. Então, alegria, alegria, minha gente!”

Пікірлер: 49
@franciscamariadesouza2007
@franciscamariadesouza2007 5 ай бұрын
Não devemos deixar de contar essa história da ditadura!
@-MangalaM-
@-MangalaM- 5 ай бұрын
Entrevista maravilhosa. Tutaméia o único canal em que o entrevistado fala mais do que o entrevistador...Avante!
@elisa8044
@elisa8044 5 ай бұрын
🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟
@tomasdamassa
@tomasdamassa 5 ай бұрын
grande Del Roio, agora diretamente dos estudos domésticos de Tutameia! Excelente programação
@klarakrok
@klarakrok 5 ай бұрын
Figura Admiravel! So a luta politica pode dar Valor! Alta admiraçao e Respeito
@luciofiuza
@luciofiuza 5 ай бұрын
Brilhante entrevistas, parabéns iniciativa do TUTAMÉIA. A entrevista com o jornalista José Luiz Del Roio, ex-senador na Itália, é parte de uma série de depoimentos sobre o golpe militar de 1964. Del Roio, que era estudante universitário em São Paulo na época do golpe e participava do Partido Comunista Brasileiro, oferece sua visão e experiência pessoal sobre aquele momento histórico. Essas entrevistas fazem parte de uma iniciativa do TUTAMÉIA para documentar e preservar as memórias daqueles que viveram o golpe militar. Ao compartilhar esses relatos, o objetivo é oferecer uma perspectiva mais ampla e detalhada sobre os eventos da época e suas consequências.
@leilaaraujo164
@leilaaraujo164 5 ай бұрын
Que testemunho importante e elucidativo. Eu nasci em 70 e sempre quis entender o golpe de 64 e o José Luiz Del Roio quase pintou um quadro. Obrigada, Tutas.
@franciscamariadesouza2007
@franciscamariadesouza2007 5 ай бұрын
De grande importância as entrevistas com essas testemunhas reais desse período histórico.
@mariaezildavieira9950
@mariaezildavieira9950 5 ай бұрын
Esclarecimentos fantásticos , muito grata
@ritaluizapercianame7536
@ritaluizapercianame7536 5 ай бұрын
Como é bom importante esse depoimento para entendermos nossa pais . Os jovens precisam disso
@InezPinto-kp1yl
@InezPinto-kp1yl 5 ай бұрын
Colega os jovens de hoje pende a direita, maior parte voto bozó.
@contrasistema6533
@contrasistema6533 5 ай бұрын
Só um espaço com esse nível p/ receber um arquivo humano como o Del!A Rede Monstro Plim-plim jamais fará isso!
@ritaluizapercianame7536
@ritaluizapercianame7536 5 ай бұрын
Precisa marcar mais entrevista com ele para dar continuidade
@laurita942
@laurita942 5 ай бұрын
Parabéns pela série!
@klarakrok
@klarakrok 5 ай бұрын
Que Intensa e,Doce Figura...italian accent!
@elearamariamanfred8340
@elearamariamanfred8340 5 ай бұрын
Parabéns 💖 💖 💖
@angelicamendoza8232
@angelicamendoza8232 5 ай бұрын
"Esse povo brasileiro precisa saber que houve resistência na sua história." (48:00) Que profundo isso. Que animador ouvir esse incentivo, pois há muita luta pra continuar. Os depoimentos são exemplos, lições que ficam e que precisam ser mantidos vivos!
@silviamachadodenadai4668
@silviamachadodenadai4668 5 ай бұрын
Adorei essa iniciativa das entrevistas, sobretudo essa em particular. Agradeço imensamente.
@ermindaalvesalbuquerquegab8549
@ermindaalvesalbuquerquegab8549 4 ай бұрын
Gente!!! vocês contribuem imensamente com a formação política do povo brasileiro! Precisamos DIVULGAR!!
@Reginaapa.L.deAzevedo
@Reginaapa.L.deAzevedo 5 ай бұрын
❤❤❤
@reginabovo1383
@reginabovo1383 5 ай бұрын
Que aula de historia maravilhosa! Quantos detalhes! Que os professores aproveitem essa entrevista para falar sobre o golpe de 64! Parabéns ao entrevistado e entrevistadores!
@ligiagoncalves6704
@ligiagoncalves6704 5 ай бұрын
Como é bom ouvir como se deram os fatos por pessoas que estavam vivendo ali, dentro dos fatos.
@pauloestevao7798
@pauloestevao7798 5 ай бұрын
Sensacional!!!
@andrecacciatore7126
@andrecacciatore7126 5 ай бұрын
Maravilhosa entrevista! Testemunho da história recente do país! Muitas histórias para nos contar! 💪🏽🇧🇷🌟🙏💖🌷🌞
@Mauro_B._Vieira.
@Mauro_B._Vieira. 5 ай бұрын
A consternação de Rodolfo ao fim da entrevista. Sem palavras, tamanha emoção muito bem registrada.
@franciscamariadesouza2007
@franciscamariadesouza2007 5 ай бұрын
Gostaria de saber mais sobre David Capistrano da Costa, como foi sua atuação desde o início do partido e na intentona. Foi assassinado barbaramente em 1974, pela ditadura. Por favor, falem sobre ele.
@angelicamendoza8232
@angelicamendoza8232 5 ай бұрын
Alegrias! Verdade, precisamos ser alegres pra levar a causa socialista adiante, pois de tristeza já temos muito no mundo! Obrigada pelo depoimento tão bravo, tão otimista! ❤
@AdlihLig
@AdlihLig 5 ай бұрын
Parabéns por essas entrevistas!
@klarakrok
@klarakrok 5 ай бұрын
13 marzo.vivido n memoria.
@Zur404
@Zur404 5 ай бұрын
60 anos depois da resistência ao GOLPE 🇧🇷todos perderam - e não REMEMORAR perderemos muito mais..... principalmente nossos mortos já "comprovados " NÃO há mais desaparecidos!!!!!!!Com certeza perdemos nossas melhores mentes e os q "escaparam " ficaram 'avariados '!!!! .O 🇧🇷seria outro se não fosse L. Johnson 🇱🇷- sempre eles, sempre!!!!
@adriano969
@adriano969 5 ай бұрын
Excelente, bravo Del Roio!
@Zur404
@Zur404 5 ай бұрын
Esperando próxima entrevista TUTAMÉIA c del Roio contando como formou A.L.N! Aguardando 👆☝📹📼🎥📻👏👏👏👏👏
@mauriciojivan
@mauriciojivan 2 ай бұрын
Sim!!! Aguardando este especial com ele. Na verdade, o tutameia é o canal mais qualificado para fazer uma série sobre as organizações da resistência
@marizeliafinger4494
@marizeliafinger4494 4 ай бұрын
Excelente entrevista! O que ele diz sobre os traidores é perfeito. O governo está falhando nisso.
@mariliabarretosouto829
@mariliabarretosouto829 5 ай бұрын
Temos que valorizar todas as nossas lutas por liberdades, por democracia, por um projeto nacional de desenvolvimento do país, com soberania, com inclusão, justiça social, direitos humanos, de vida digna a maioria de brasileiros e brasileiras.
@glauciaprosdocimi4925
@glauciaprosdocimi4925 Ай бұрын
Excelente iniciativa do Tutaméia sobre o golpe. Lindos e tristes relatos…
@angelabrandao618
@angelabrandao618 5 ай бұрын
Como guardar esses depoimentos oara nossos netos e bisnetos? Poderiam fazer um livro. Nossos aparelhos tecnológicos são tão volúveis
@mauriciojivan
@mauriciojivan 2 ай бұрын
o tutameia é o canal mais qualificado para fazer uma série especial sobre as organizações da resistência. Poderia começar por ele, o José Luiz del Roio, sendo entrevistado sobre a aln
@clovisdeoliveira5935
@clovisdeoliveira5935 5 ай бұрын
"aproximar-se para dialogar com uma metralhadora nas mãos"
@adrianakarayannopoulos2906
@adrianakarayannopoulos2906 5 ай бұрын
31:00 'sua farda pode ser verde mas serviram o imperialismo' e a saga continua até hoje, só que apropriaram da bandeira.
@paulocorreagalvaoneto4393
@paulocorreagalvaoneto4393 5 ай бұрын
O Sr. conheceu a Antonieta Dias de Moraes ?
@VALDEMARCORREIA-t8j
@VALDEMARCORREIA-t8j Ай бұрын
brasil nao tem como ser uma potencia economica e estar entre as 4 maiores economias do mundo sem antes ser uma potencia militar e nuclear mas pra encontrarmos a grandeza precisamos ser nacionalista se tivercimos poder militar e nuclear estados unidos nao teria inerferido nos assuntos interno do brasil precisamos de um nacionalista e temos um nome e unico comandante robinson farinazzo do canal arte da guerra e nossa unica saida
@reginavolpe446
@reginavolpe446 5 ай бұрын
Caramba ! Vcs morreram e esqueceram de enterrar !!
@rosapillon
@rosapillon 5 ай бұрын
@portaldojose.
"Os milicos não gostavam de nós", conta Margarida Genevois
1:12:36
TUTAMÉIA TV
Рет қаралды 2,3 М.
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 162 МЛН
这三姐弟太会藏了!#小丑#天使#路飞#家庭#搞笑
00:24
家庭搞笑日记
Рет қаралды 77 МЛН
What will he say ? 😱 #smarthome #cleaning #homecleaning #gadgets
01:00
FGV CPDOC | Entrevista com Lúcia Murat (18/07/2022)
2:04:56
Livro mostra o jogo político que comprometeu o futuro do país
1:05:11
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 162 МЛН