Monge, apesar da complexidade do tema, suas explicações são claras, os exemplos são palpáveis, portanto fácil de compreender. Obrigado.
@luciomateus80846 жыл бұрын
Nunca ouvi nenhuma outra religião explicar com tanta sabedoria e honestidade tais conceitos, sem o uso de suposições ou conjecturas ou filosofias equivocadas, não sou budista ainda mais tenho uma profunda admiração sobretudo pelo zen e pelas palavras desses mestres, obrigado 🙏
@marcosantoniocarvalho66694 жыл бұрын
Ele utiliza muito bem alguns dos conceitos da Física para fazer analogias que sejam mais fáceis de serem assimiladas. Muito bom mesmo!
@marlice5804 жыл бұрын
Esse pensamento de que os átomos do meu corpo são muito velhos e que já andaram por aí em supernovas, antes mesmo da terra existir e agora estão arranjados assim em um corpo humano e em tudo que posso ver...é como se fosse uma percepção do tudo e do nada ao mesmo tempo...me parece algo tão maravilhoso que não consigo encontrar as palavras pra me expressar! Obrigada 🙏🌷
@brcacha8 жыл бұрын
Monge Genshô, grande professor do Dharma. Gratidão. Gassho 🙏🏻
@andrepereiraxavier42935 жыл бұрын
Gratidão grande mestre! Sua sabedoria faz um ensinamento tão profundo ser entendido de forma simples e clara! 🙏
Esta é uma verdade terrivelmente dolorosa para nossos ouvidos que foram educados dentro da filosofia cristã. Então o meu corpo não abriga uma alma imutável que permanece após a dissolução do corpo. É um conceito difícil de assimilar mas pleno de sentido, considerando que após uma auto análise não observo em minha mente, e menos ainda em meu corpo, nada de imutável ou permanente...
@marcosantoniocarvalho66694 жыл бұрын
Concordo plenamente! Sábias palavras do mestre!
@zenaidedasilva2173 Жыл бұрын
Brilhante! Mestre. Sua explicação é Sensacional! Grande Mestre !❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉
@mayaravieira16793 жыл бұрын
Muito obrigado pelo conhecimento, Monge, tem sido enriquecedor para mim compreender o Budismo!
@JVilsemar Жыл бұрын
Gratidão!!!
@lucianobrandao34992 жыл бұрын
Muito Claro! Compreensível o Bastante.
@audiodiscoveryvideos8 жыл бұрын
Obrigado Genshô!
@daaaav41223 жыл бұрын
ótimo vídeo, tive uma certa dificuldade para entender esse ponto dentro da doutrina. Muito obrigado pela explicação.
@jorgejb28307 жыл бұрын
Muito bem fundamentado. Grato.
@antoniomollaco53324 жыл бұрын
Monge Gesho imensa gratidão por essa precisa, clara e maravilhosa explicação de anatta
@antoniomollaco53324 жыл бұрын
Monge Gensho
@rejaostocco39363 жыл бұрын
Grato pelo ensinamento!!
@MrHwrry7 жыл бұрын
Monge Genshô, poderia postar algum vídeo explicando sobre o significado do simbolo Ensõ?
@hortadinamica4 жыл бұрын
Em outras palavras, porque há um céu, existem nuvens. Existe o rio, pois existem as margens. Todos os fenômenos são interdependentes. Não existem em si mesmos. Será que comprendi direito?
@silviafreitas72784 жыл бұрын
Sim, é isso mesmo.
@ViniciusRosa245 ай бұрын
Nós não estamos no universo, nós somos o universo
@jenniphermiranda33548 жыл бұрын
🙏🏼
@suss96405 жыл бұрын
De acordo com o Bardo Thodol,que é o que eu compreendo por Justiça,a mim me parece que somos "julgados" pela nossa própria essência/espírito/singularidade/índole/caráter atávico,cuja "morada" no meu entender,é no coração das criaturas viventes/sopro vital;já a alma reside na mente/córtex. e sofre influências do "mal e do bem do mundo concreto". A minha singularidade,trazida à existência pelo meu próprio karma nesta rodada de Samsara,é a minha Essência/espírito eterno e singular,protagonista individual e maravilhosamente único, dentro dos Meus "eternos retornos".Ela não se funde com o todo quando eu sair de Samsara,exatamente pelo sentido de Justiça que o Bardo Thodol me inspira. Ou estou equivocada?Estou confusa mestre...🙏💐
@mongegensho104 жыл бұрын
Não há alma ou espírito permanentes.
@suss96404 жыл бұрын
@@mongegensho10 🙏
@dharma8127 Жыл бұрын
Se falamos em não eu então falamos também que não tem karma‽
@marcelocavalcante75445 жыл бұрын
EU GOSTARIA DE CONHECER ESSE BUDISMO..MORO NO RIO GRANDE SUL
@mongegensho104 жыл бұрын
www.daissen.org.br inscreva-se no daissen virtual
@eduardosoares-dn2po6 ай бұрын
Libertador..............
@augustogabrielcardosodesou11184 жыл бұрын
Gratidão ao nosso Senhor Yaweh Deus Pai, na autoridade do nome do nosso Senhor Deus Jesus Cristo e do Espírito Santo de Deus, pelo vídeo “7 | O Conceito de Anatta | Monge Genshô”! (Dankemon!)
@danielhenrique10165 жыл бұрын
É essála consciência universal,vazio ,essa energia que tudo permeia...não existe tambêm?
@RafaelRodrigues-rx9ry5 жыл бұрын
O que o monge explica se assemelha ao conceito físico chamado "fenômeno emergente".
@adrianamaria75514 жыл бұрын
O budismo acredita em espírito? No budismo as pessoas possuem espírito?
@mongegensho104 жыл бұрын
não
@TheMainMan_X8 жыл бұрын
Um dos conceitos mais básicos do Budismo e mesmo assim existe a má interpretação, de algumas pessoas, de que no budismo há reencarnação.
@chogathchapado5 жыл бұрын
É um conceito básico porém muito difícil de entender. :))
@gusthavosanthos28694 жыл бұрын
Mas existe sim a reencarnação no budismo, ou roda do Samsara, q só é superada através do Nirvana.
@TheMainMan_X4 жыл бұрын
@@gusthavosanthos2869 não, não existe, isso é um conceito alheio ao Budismo, o que existe no Budismo é o renascimento, sua mente nasce e renasce a cada momento dependendo da sua situação emocional, quando você está sofrendo, você renasce no inferno e se torna um demônio, quando você está envolto em prazeres, você no mundo dos deuses, etc, aconselho ler aqui: www.rodadalei.com.br/reencarnacao-e-renascimento/
@gusthavosanthos28694 жыл бұрын
@@TheMainMan_X mas ae vc tá vendo somente sob o ponto de vista psicológico, há sim um transmigrar, a consciência passa de um corpo para outro, como uma chama passa de uma tocha para outra, o karma negativo causa uma continuidade da vida.
@TheMainMan_X4 жыл бұрын
@@gusthavosanthos2869 isso é misticismo e superstição, não há absolutamente nada que comprove ou demonstre isso, além disso, a impermanência e a interdependência, como 2 das 3 marcas da existência, são auto-explicativas, se tudo é impermanente e interdependente, então o que permance independente para transmigrar? E como se dá essa transmigração? Mágica? Acreditar em tal conceito é classificado como um pensamento incorreto no Dharma
@natanaelandrade757728 күн бұрын
Eu acho mais sábio, deixar de acreditar em *ensinamentos* , sejam eles de Jesus, Buda, Maomé, Krishina, ou quaisquer escrituras consideradas especiais, sobrenaturais, ou sagradas ! Mais importante que *simplesmente acreditar* , é estudar com afinco, com prazer, sem pressa de acabar, sem urgência de morte ; pois tudo que é acreditado, pode cair em descrédito ; mas aquilo que é *compreendido com clareza profunda, isso é que conta... ! Deixem de ser meros crentes ! Eles só sabem dar créditos, mas não teem certeza de coisa alguma ! Deixem de serem levianos com os estudos ! Se aprofundem de verdade na investigação da vida ! Leiam tudo, estudem tudo, mas duvidem de tudo ; até chegarem a um denominador inequívoco. Esse não se estremece diante de idéias diferentes e opostas. Este é firme, devido a clareza de consciência ! Copiou ?!
@davidrocha792 ай бұрын
No estado de MAHASAMANDHI podemos conhecer ATMAN,o PAI NOSSO, nosso Buda intimo ,mônada sagrada ou ancião dos Dias, Atman NÃO É UM EU DIVINO, o dualismo é próprio da mente, eu superior eu inferior fazem parte de um mesmo eu pluralizado.
@CortinaBlackout4 жыл бұрын
Este youtuber discorda da interpretação habitual sobre o Anatta kzbin.info/www/bejne/mJu7doWqe6aGo6c
@pedrodecarli62764 жыл бұрын
Fiquei na dúvida agora
@woodcabinasmr52662 ай бұрын
O senhor está terrivelmente errado. Triste ver uma pessoa dedicar sua vida a uma ideia que nem mesmo compreende... Se não tem elemento imutável, que segue de uma existência para outra, todo o seu esforço, dedicação espiritual e a vida de um drogado que vive na zona, após a morte irão exatamente para a mesma condição, inclusive o próprio gautama e um assassino em série irão para o mesmo "vacuo", já que nada deles é real e absolutamente nada permanece e, ainda pior, segundo esta ideia estúpida e descabida o carma gerado pelo assassino vai cair em um ser aleatório que vai nascer e pagar um carma que nem foi ele que gerou, já que ele não existe e não tem alma nem atman que vem de um processo de causa e efeito sobre si próprio. Seguir isso é de um grau espantoso de incoerencia, é dedicar sua vida em busca de um suicidi@ cósmico. Como diria, Ananda coomaraswami um dos maiores catedraticos de budologia "o budismo hoje é conhecido exatamente por tudo aquilo que ele jamais foi"
@Bluedragon866Ай бұрын
Deixa eu ver se eu entendi... você tá dizendo que a ideia é errada porque o universo tem obrigação de compensar ou punir alguém pelo o que foi durante uma vida? "Todo o seu esforço e dedicação espiritual vão pro mesmo vácuo de um drogado que vive na zona". Sim, e? Como isso torna algo falso?