Em casa eu costumo gravar vídeos tocando para depois postar no KZbin, normalmente sem nenhuma produção. Eu apenas disparo o backing track e toco junto. Por causa disso, quando eu erro algo, tenho que voltar e tocar a música inteira. Mas pra mim isso é um ótimo treinamento.
@brunoquintanilha983318 күн бұрын
O grande lance aí é que eles são de dois mundos completamente diferentes. O Lisciel grava em sua grande maioria bandas de músicos amadores. O Mateus é um músico profissional de jazz de alto nível. Pro Mateus e os músicos do nível dele, não poder consertar uma notinha é muito ruim, porque os caras são super preparados, tocam pra caramba e gravaram uma música super complexa. Então é foda repetir tudo de novo. Além do que, os caras não tem a vida toda pra gravar. O cara sai de uma gravação de disco e já tem outra gig, outra gravação, tem que estudar repertório pra outro trabalho etc. Não dá pra "perder tempo". Já o Lisciel lida com muitos amadores. O músico amador na grande maioria das vezes não está preparado. Se ele sabe que tem a chance de corrigir, aí é que ele nem vai se dedicar pra chegar no estúdio preparado. E ele não vai precisar corrigir "uma notinha", é a música INTEIRA parando e errando e voltando. Ninguém consegue tocar junto no tempo, aí tem que ficar editando tudo. O vocal não afina, daí tem que usar auto tune. O guitarrista tem que ficar tentando 20 vezes cada pedaço do solo. E assim por diante. Esse é justamente um dos principais pontos que o Lisciel fala sobre gravar na fita: quando ele diz que não tem como corrigir, a galera estuda mais, ensaia e se dedica. No final, o resultado é muito melhor do que uma colcha de retalhos de takes. Pro quarteto de jazz do Mateus Starling corrigir uma notinha ou outra não vai tirar a verdade do que foi feito no estúdio, mas uma banda amadora que mal sabe tocar e a música precisou ser inteira editada no mouse sim!
@tonypinheiro482915 күн бұрын
ele moscou, na entrevista o ideal e ouvir o convidadado
@rafhaelt.calegari964113 күн бұрын
Mas entra a questão que o Lisciel frisa várias vezes na entrevista, o Matheus precisa gravar 10 músicas em 1 dia, aí difícil sair algo com poucos erros pelo fator tempo, precisa de mais edição que uma banda que tem 3 dias pra gravar 5 músicas como o pacote básico do Lisciel.
@apocako12 күн бұрын
Tudo desculpa. Quer usar desculpa, blz, mas a qualidade é inferior.
@pedropedrosa_12 күн бұрын
essa conversa entre vocês 2 é umas das mais emblemáticas! são visões distintas dialogando, e desmascarando uma à outra! Um mais enigmático o outro pragmático, um cheio dos dogmas e verdades (que ele mesmo fala que é pra ele, nção precisa ser pra todos, top dmais) e outro aberto querendo entender essa loucura de uma jeito amistoso e construtivo! melhor entrevista! parabéns pros 2
@marcelomorem18 күн бұрын
Glynn Johns segue essa linha. Quase enlouqueceu o Satriani no estúdio, fazendo gravar tudo ao vivo com a banda. É uma forma de produzir e gera um certo tipo de resultado. O oposto do Mutt Lange, que fazia o Def Leppard gravar uma corda da guitarra de cada vez pra montar um acorde. O artista precisa saber o que espera do produto antes de escolher o produtor.
@estructure822018 күн бұрын
Questão é o tempo e retorno..Antes valia a pena , pois mesmo uma banda pequena vendia 50;100 mil cópias! Hoje retorno é pífio, idem a projeção.
@ismaelserpa17 күн бұрын
Cara eu amo esse doc! É o Reel não é? Os caras chegam a dar uma pausa para um cafezinho e uma respirada 😂. Mas sem dúvida o resultado é específico, e gosto pra ckt desse álbum auto intitulado do Satch.
@marcelomorem17 күн бұрын
@@ismaelserpa Esse mesmo. Basicamente o Glynn fez o Satriani gravar do mesmo jeito que ele gravava os Stones 😂
@marcelomorem17 күн бұрын
@@estructure8220 hoje a opção é gravar todos os instrumentos separados, cada um na sua e depois o produtor edita e finaliza tudo. Com a produção digital está cada vez mais fácil e barato. Claro que também produz um certo resultado, que é muito diferente do resultado de gravar todos juntos ao vivo. Mas é uma alternativa.
@eduardodantes182718 күн бұрын
Ninguém é obrigado a gravar com o cara, vai trampar com ele quem concorda com ele. Não vejo polêmica nenhuma.
@repassero18 күн бұрын
Exatamente, as pessoas tem de entender o processo , cada engenheiro, produtor etc tem o seu. Em bandas grandes isso não muda, vejam documentários sobre várias, muitas procuram perfis diferentes e até complicados pq querem um resultado
@miza470918 күн бұрын
Mas aí o cara parece uma coisa. Depois que pessoa entra no estúdio o 👿 se manifesta. Eu quero e distância!
@leandro_mf18 күн бұрын
@@repassero Depende. O iron maiden encontrou atualmente o Kevin shirley.Produtor conformistas e que faz tudo o que a bandar quer: Deixar passar musicas fracas,mal acabadas e agradar a banda,independente da qualidade. Basicamente,só serve pra apertar o botão "rec"...
@TheXRevoltaX18 күн бұрын
Exato, se o cara nao quer isso, so gravar em qualquer outro estudio. Mas ele é justamente o unico que tem os equipamentos analogicos picas, pra gravar em fita com 16 canais. Se voce quiser especificamente isso, vai precisar ir la nele
@miza470918 күн бұрын
@TheXRevoltaX O cara é chato e existe, depois fica doente importando pela ajuda. Eu já vi isso. Gente difícil de lidar, depois morrer implorando a ajuda de pessoas que ele perseguia. Isso é só arrogância. Eu já trabalhei com grandes profissionais, pessoas extremamente competentes e fáceis de lidar. Quanto alguém vê alguém com discurso que chato e temperamento difícil, mas que resultado. Lembre-se sempre que existe pessoas boas que dão resultado. Quanto mais despreparado uma pessoa for, mais ela tende a criar atritos. Eu não teria estômago para trabalhar com um sujeito desse.
@fastarrow223318 күн бұрын
Geddy Lee contou que eles tentaram gravar La Villa Strangiatto em um take só várias vezes, mas no final tiveram que "assumir a derrota" e gravar em três partes....
@gabibonza18 күн бұрын
Imagina, se até o Rush precisou fatiar... O que será de nós, meros humanos...
@rhani.andrade18 күн бұрын
@@gabibonza Né isso! kkkkkkkkkk
@ricardofreitas697318 күн бұрын
Podes crer...kkkkk
@vilelaheaven18 күн бұрын
Atenção com a interpretação, pra isso tem o overdub, e eles fazem isso lá no ForestLab, a base do Rush por exemplo foi de um take inicial, que defini o tempo, no estúdio analógico tb funciona assim, e o rush fez (obviamente de tudo ao tempo), tudo no analógico.
@lucascosta88118 күн бұрын
Se dividiu em 3 partes uma música de quase 10 minutos, significa que ainda assim no mínimo tiveram q gravar 3 minutos valendo 😂 É a mesma proposta do que o Lisciel tá falando 😅
@danielrios653618 күн бұрын
É so ser uma banda direto ao ponto toca e seja feliz ser
@sadazia1018 күн бұрын
Errar é humano todos estão sujeitos .. devemos apenas procurar corrigir e melhorar a cada dia.
@EduardoBarenco18 күн бұрын
Eu já comprei pipoca pra assistir o Mateus gravando lá no forestlab. Imperdível!
@robsonfduarte17 күн бұрын
Tive a sorte de ter aprendido isso em aula. Meu professor me ensinou desde o começo a tocar pensando em uma gravação. Tocando pensando nas frases e na forma da música. Evitar ruídos... Enfim, hoje reconheço muito este valor!!
@cuador25717 күн бұрын
O meu me ensinou a respeitar quando tiver um bordão mas a tocar livre e do meu jeito. Não fico decorando música
@limaanderson312915 күн бұрын
@@cuador257 provavelmente você não deve tocar muito bem.
@rocksim202418 күн бұрын
Fico pensando em quantos caras muitos bons e creativos não teriam vez com o Lisciel
@emerson.youtube14 күн бұрын
Parabens Mateus bateu de frente e colocou suas ideias e experiências...
@ofonseprodutor17 күн бұрын
Um dia quero ter a oportunidade de gravar com o Lisciel dessa forma
@Funkmidia15 күн бұрын
Cazuza gravava no 123 vai... Hoje em dia nem playback o artista tá conseguindo fazer
@RubyDimasStudio18 күн бұрын
Cada musico é diferente , Eu por exemplo ficava mais nervoso quando tinha de repetir um take
@rafhaelt.calegari964118 күн бұрын
Vários acústicos depois eu ficava sabendo que eram praticamente refeitos no estúdio depois, ou seja, você assiste praticamente uma dublagem achando que os caras estão arrebentando...
@alexsamuelpereira759213 күн бұрын
pode citar alguns só por curiosidade?
@youngmafua11 күн бұрын
@@alexsamuelpereira7592praticamente todos os dvds sertanejos de 2013 pra ca
@victorbicudo13746 күн бұрын
Todo e qq dvd "ao vivo" é feito dessa forma. Padrão da indústria
@EricCravo18 күн бұрын
matheus vc também é idealista, só que no modo contrário do Lisciel, vc quer economizar tempo, o Lisciel quer que as pessoas tenham uma experiência em conjunto.
@cedrickmoraes18 күн бұрын
Grande Lisciel! Gravar com ele é um grande aprendizado.
@netomaia78212 күн бұрын
Aprende abre paciência, pq pra aguentar esse pela saco tem que ser um monge.
@fabiocameira775218 күн бұрын
Os solos do EVH são compilados/editados de vários takes. Quem falou isso foi o David Lee Roth, q estava lá, dentro do estúdio.
@LiscielFranco18 күн бұрын
entao o Eddie Van Hallen não grava no Forestlab
@JoaoVictor-uz5cq18 күн бұрын
@@LiscielFranco 🤣🤣🤣🤣🤣
@rodrigomachado959318 күн бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂@@LiscielFranco
@AllMusic7774318 күн бұрын
Mas ele fazia ao vivo igual
@EBJorge-ql1ii18 күн бұрын
Gilmour fazia isso também. Gravava vários solos e pegava as melhores licks, para os melhores tempos. Não sei se chegava a editar.
@juniorconcatto959017 күн бұрын
O apresentador parece estar mais preocupado em questionar e meio que criticar a forma de trabalho do convidado do que tentar entender melhor sua visão!! Inclusive achei excelente a visão e a forma que ele trabalha...Com certeza as bandas devem sair muito satisfeitas e felizes com o resultado..muito simples de entender que ele prefere captar a energia, alma e a sonoridade real da banda do que gravar algo perfeito e artificial, sem vida, como são a maioria das músicas hj em dia.. Acho isso fantástico!!
@LiscielFranco16 күн бұрын
saem mesmo e eu fico empolgado pra gravar todo mundo, é um trabalho maravilhoso do inicio ao fim
@morandonolitoral16 күн бұрын
O Lisciel também não expõe suas idéias como a sua visão, mas como uma verdade absoluta e ignora os fatos distorcendo a realidade.
@xouzindasgameplay16 күн бұрын
mas justamente essa discordancia é a beleza da discussão, uma conversa em que as opíniões e os detalhes tão sempre convergindo sempre só monótono
@RodrigoOliveira-gx8fp16 күн бұрын
Exatamente. O cara é um idiota absoluto. Adoraria gravar com esse cabra.
@renatodosreispereira395915 күн бұрын
Bem colocado, também acho chato o apresentador ficar discordando e batendo no mesmo ponto, deixa a conversa chata e pesada.
@ideiaslivres896918 күн бұрын
Tem a música de mercado, editada, perfeita, vendável, e tem a música real. O Liciel entrega a música real. Ao meu ver, quem vai lá não tem grandes pretensões de mercado. Todas as falam do liciel são bem realistas nesse sentido.
@rocksim202418 күн бұрын
😂😂😂😂😂 larga de ser bobo, larga dessa besteira nem todo dia vc tá tocando bem assim irmão, musica real é aquela música que sai boa
@cristianoutrunner18 күн бұрын
Papo de tiozão
@NEYDSTUDIO18 күн бұрын
Uma vez um músico bom chegou com o violão e gravou violão e voz ao mesmo tempo e ficou perfeito o som execução e afinação....
@magnoneves516015 күн бұрын
Convida o Herbert Rodrigues, guitarrista do Imão Lázaro! Ele tem várias histórias e experiências bacana!
@carloscupim17 күн бұрын
Eu realmente gostaria de ouvir as bandas que ele produziu. Sem polêmicas.
@BPJazz17 күн бұрын
Lisciel é polêmico e traz excelentes reflexões. Muito bom! Antigamente, os caras SÓ faziam como o Lisciel propõe. Ou seja, é possível!!!!
@brunomisso17 күн бұрын
exatamente, hoje em dia todo mundo é músico, produtor, por aí vai..
@araujoviniciusu116 күн бұрын
É possível mas a questão é tempo x dinheiro.
@sergiofreire7318 күн бұрын
Kkkk...gostei, esse cara faz o q acredita mesmo e nao se dobra a facilidades e falta de alma q de certa forma a modernidade traz, nao sei se é facil e positivo pensar e agir assim no dia a dia mas o ideal e seus valores estao sempre em primeiro plano
@MauroSilva31216 күн бұрын
O Lisciel tem o estilo de trabalho dele. Cara, ele tem dedicado toda a vida dele no processo de desenvolvimento do seu estúdio e dos seus métodos. Ele, de certa forma, é um artista! E um artista, tem uma visão antecipada do seu trabalho, sempre. Quem não entende isso ou não quer aceitar o estilo dele, que vá gravar em outro estúdio! E tá resolvido!
@karlokulpa16 күн бұрын
É muito bacana a visão do Lisciel em relação ao processo de gravação!
@BrunoSCLP11 күн бұрын
Quase todos os estúdios trabalham dessa forma como o Mateus falou.... Quantos estúdios trabalham como o Lisciel? O mundo precisa de visões diferentes, opiniões, maneiras de criar diferentes... Parabéns ao Lisciel pela coragem e pela forçca de vontade de ir contra o "mais eficiente, prático e normal".
@celiorodrigues713818 күн бұрын
Como dizia Ronaldinho gaucho" os craques sao todos gente boa ka os cabeças de bagre sao os mais marrentos"
@fariashoffman846416 күн бұрын
Pera ai, no caso o Lisciel seria um Cabeça de Bagre? serio mesmo? kkkkkkkkkkkkkkk
@cba.198616 күн бұрын
Lisciel é gênio, amigo. vc deve estar acostumado com gente que gosta de concordar com tudo e fala oq vc quer ouvir só pra te agradar, mas uma pessoa verdadeira jamais precisa seguir a boiada pra agradar a todos. elçe é chato, chega a ser insuportável mas não diz uma mentira, por mais que possa doer.
@jailson7x15 күн бұрын
Romário gênio e muito marreto
@EduardoCefas15 күн бұрын
É que hoje em dia proficionalismo é ser marrento
@pdro28312 күн бұрын
@@cba.1986gênio onde bicho, tá MT doido é?
@alessandrovargasgtr13 күн бұрын
Metodologia interessante, músico de quarto, como eu, geralmente se apoiam em recursos, pra entregar conteúdo... Excelência deveria ser mais buscada por todos nós!
@araujoviniciusu118 күн бұрын
Bah! Estúdio é uma coisa ao vivo é outra, na minha visão usa-se todos os recursos em estúdio pra se obter um som fóda ao vivo a banda que se prepare pra reproduzir.
@LucasFonseca118 күн бұрын
@@araujoviniciusu1 tem isso também. Muitas vezes em estúdio você está executando pela primeira vez a ideia. Pro ao vivo você tem tempo de treinar e ensaiar.
@felipeinwaves21218 күн бұрын
O problema que se enfeitar muito no Studio, ao vivo não sai igual, timbre, voz, e etc, por isso dou valor quem consegue reproduzir ao vivo o que gravou, não em questão de não errar, mais sim em timbre e ser orgânico. Imagina o cantor no Studio com um timbre dos deuses, e quando tu vai ouvir o cara ao vivo, nem parece que é a mesma voz
@lucascosta88118 күн бұрын
Oq mais vejo de bandas independentes é ter uma puta pegada tocando no ensaio, chega com o CD pronto e tá um som ridículo bunda mole porque gravou tudo separado
@araujoviniciusu116 күн бұрын
@@felipeinwaves212 mas essa questão da execução ao vivo deve ser pensado na hora de gravar pra não ficar uma coisa fora da realidade da banda.
@araujoviniciusu116 күн бұрын
@@lucascosta881 se o problema fosse o processo todo album de banda grande que foi gravado com instrumentos separados o som ia ser merda. Esse exemplo que você descreveu das bandas indies deve ser falha da produção ou da banda.
@nelsonmendeslopes118 күн бұрын
Esta entrevistas é a melhor que vi do canal!!
@decokoy16 күн бұрын
Eu tinha a "síndrome do REC": tocava ok, mas quando o cara falava: "gravando", eu errava kkkk Foi difícil me livrar disso. Hoje em dia eu tento pensar que está gravando, mesmo se estou tocando livremente em casa, para manter a qualidade.
@VitinhooWBatera17 күн бұрын
Tenho começado a desgostar do Mateus Starling por conta do modo de argumentar,e muitas vezes sem um conhecimento básico sobre o guest. Se conhecesse um pouco do trampo do Lisciel,não falaria metade do que falou nesse corte,muito menos no tom sarcástico que usou. Não é sobre ser "exclusivista" ou "elitista". É sobre ir pro estúdio pronto pra gravar,fazer o melhor take possível,não desperdiçar tempo APRENDENDO a música ou criando algo totalmente do zero. Estúdio de GRAVAÇÃO NÃO É lugar de aprender música. A não ser que você ache normal ir tocar num show sem nunca ter ouvido o repertório.
@DanielTheodoroAguiar17 күн бұрын
Falando besteira....já é a segunda vez que o Lisciel vai no programa. Só no primeiro programa eles conversaram por mais de 2 horas. O problema é que vc é um apaixonado pela visão do Lisciel e ficou sentido quando o viu sendo confrontado, é isso que se passa no fundo da sua explanação e questionamento. Fazer o melhor TAKE possível não te exime de tocar uma ou duas notas erradas que vc pode consertar facilmente com um clique de mouse. Esse negócio de nao poder consertar nada depois é pura bobagem, é ego e no fim o que vemos é uma monte de gravação medíocre.
@VitinhooWBatera17 күн бұрын
@@DanielTheodoroAguiar como você não me conhece,nunca ouviu nenhum trabalho que gravei,mixei ou produzi,nem nada do tipo,seu comentário em nada me incomoda. Feliz ano novo pra você e sua família,muito trampo e muitos resultados positivos pra você. Abraço!
@VitinhooWBatera17 күн бұрын
@@DanielTheodoroAguiar e antes que você reafirme que eu estou sendo hater do Mateus Starling (e aproveitando que o próprio Mateus curtiu o seu comentário,o que significa que ele leu ambos): A PROVA DO QUE ESTOU FALANDO É (dentre várias) O EPISÓDIO COM O MICHEL FUJIWARA. Foi bola fora por cima de bola fora. Quando você chama alguém pra entrevistar,o básico do release do cara você tem que saber.
@DanielTheodoroAguiar17 күн бұрын
@@VitinhooWBatera Acho que vc não entendeu que isso aqui é um podcast, não é uma entrevista. Mateus não é jornalista e nem entrevistador, inclusive ele ja falou isso várias vezes. Ele troca ideia com colegas de trabalho e ai ja foram mais de 170 episódios, ou seja, acho que ta rolando bem né? rs... Se vc não está curtindo já a tanto tempo, por que continua voltando aqui? Aliás, faz o seu proprio podcast, já que vc se intitula tão relevante, deve ter amigos interessantes para convidar e criar o seu proprio podcast (faz por live mesmo, só não deixe de fazer) e ai vc mostra toda a sua competência como entrevistador. Estamos no aguardo. Ai a gente vai parar ver se vc vai mandar alguma bola fora, rs... OBS: Criticar o trabalho dos outros sem colocar a cara tapa é muito fácil, espero aqui você fazer o seu.
@VitinhooWBatera17 күн бұрын
@@DanielTheodoroAguiar 🥱🥱🥱🥱 tô esperando você postar o seu vídeo tocando ALGUM instrumento,ou mixando. Já que tu foi no meu canal fazer chacota de um cover que eu gravei NO MEU PRÓPRIO ESTÚDIO,com o meu próprio equipamento,na hora em que eu quis porque eu não sou CLT e vivo de música,diferente do estudante de sociologia e formado em história que tem medo de botar a própria cara no canal que criou há dois meses e não tem nenhum vídeo 👍🏼
@AlexandreMarcos120-cp9bz17 күн бұрын
Preciso de um produtor músical , sou compositor e letrista, mas não consigo realizar minha obra.
@slowjop16 күн бұрын
Meus discos favoritos de jazz são pouquíssimos takes no estúdio, gosto muito da vivacidade de um praticamente ao vivo, mas ai é claro que também estou falando de músicos fora de série. Sei lá, acho que cada um adere ao que traz mais conforto, só que acho sim que uma banda de um rock mais básico deveria sim ser capaz de executar a música maravilhosamente em um estúdio sem ficar por lá editando toda hora, acho melhor pro disco, só que cada um.
@KrisLuthier14 күн бұрын
Interessante esse vídeo, pois preciso da opinião da galera quanto a um projeto meu… Estou produzindo um álbum instrumental e estou fazendo totalmente em improviso… Essa é a ideia do álbum… fazer no feeling da jam! Baixista, bateristas e tecladista seguem o campo harmônico que passei… já estabelecemos a regra de que os timbres não podem mudar dentro da música e só mudamos o timbre quando partimos pra próxima música… Outra regra é que cada música segue um padrão pré definido de tempo pra gente não se perder. Todo resto é improviso… Enfim, começamos a tocar e vamos gravando… vamos improvisando e fazendo a Jam… E nisso sai o que Deus quiser kkkkk. Pretendo no máximo inserir texturas e ajustar mix… pra pessoa que ouvir se sentir dentro da sala com a gente. Gravei de 10 a 15 takes por faixa. O álbum inteiro. Assim.. Depois de gravar a faixa, vou escolhendo os melhores trechos de cada take. Vou cortando e costurando o que acho melhor… Eu acho que seria Impossível eu gravar com um cara que pensa dessa forma, como dito no vídeo. Ou talvez seria perfeito gravar com ele? Kkkkk não sei! As vezes saiu de uma forma tão absurda, apenas seguindo o feeling, que entramos em transe… nem conseguimos fazer igual de novo. Resumidamente, a ideia do meu álbum acho que vai contra tudo que foi dito aí. Ou seria a favor? E mesmo assim é uma ideia interessante. Não existe polêmica quanto a esse assunto… cada um faz da forma que quer… cada caso é um caso! Ele é bom do jeito dele. Eu tento ser bom do meu jeito. E você é bom do seu! 🫵🏼😁
@TaniLopes-o4h18 күн бұрын
muitos músicos tem a expectativa que a produção musical entregue um produto final melhorado. Algo que ajude a vender. Músicos que querem viver da música, é bom saber qual a intenção ou forma do produtor trabalhar. 😅
@RICARDO6805118 күн бұрын
A questão do cara é ser verdadeiro. O que é bem legal.
@Aleklawa18 күн бұрын
Que "pega" saudavel e respeitoso..ambos tem razao em cada ponto de vista
@heldermattos310816 күн бұрын
É a filosofia de trabalho do cara, quem for gravar com ele tem que compor algo que consiga executar com "perfeição" do início ao fim. Agora, convenhamos, em alguns estilos é praticamente impossível não soar como um ensaio, imagina o Angra, Dream theater, Iron Maiden gravando os albuns de studio tudo ao vivo e sem possibilidade de overdub.
@LiscielFranco16 күн бұрын
sem possibilidade de overdub vc inventou agora. e Iron grava tudo junto inclusive o vocal. confere?
@heldermattos310816 күн бұрын
Sim, sei que existe a possibilidade de overdub (talvez não de forma infinita como na gravação digital) mas me referi principalmente ao "preferir não usar", ou usar em último caso, ao invés de ficar com o guitarrista refazendo cada frase mil vezes até ficar perfeito, inclusive acho que a banda só tem a ganhar pq precisa estudar mais e acaba sendo algo mais honesto gravar o que se consiga tocar ao vivo. Mas imagino também que não seja um processo muito acessível para alguns estilos em que os caras gravam coisas em velocidade quase sobrehumana, como alguns subgêneros do metal. Obs: não sabia que o Iron gravava os discos de Studio ao vivo, já li que eles gravavam as demos ao vivo para depois gravar a vera, mas bom saber. Abraço
@lutholiveira8918 күн бұрын
Scott Henderson grava vários takes. No final, são somente opiniões, já que o que importa é ter público para consumir.
@EricCravo18 күн бұрын
a ideia do Lisciel é simples, ele quer que a banda alcance sua melhor performance JUNTA...
@TaniLopes-o4h18 күн бұрын
Quem tem que querer isso é o líder da banda.
@EricCravo18 күн бұрын
@@TaniLopes-o4h ué, ele tá obrigando alguém a gravar com ele?
@TaniLopes-o4h18 күн бұрын
@@EricCravo De certa forma, sim. Quem quiser gravar com ele, tem que satisfazer as expectativas dele primeiro. Ele deixa isso bem claro.
@ars445518 күн бұрын
isso mesmo...e quer que repita a musica varias vezes, ja que os estudios, geralmente, COBRAM POR HORA...vamo la, moçada, voces vao ficar aqui a noite toda tentando acerta essa nota, estou preocupado com voces, quero o maximo de performance voces....kkkkk
@douglasagostinho18 күн бұрын
@@TaniLopes-o4h e ta certo maluco, o estudio e dele ele faz o que bem entender não da conta cai fora, não tem grana cai fora, resumindo ta duro dorme porra
@rafaelodon14 күн бұрын
gostei da expressão "acorde empenado"
@LucasFonseca118 күн бұрын
Mateus tá questionando o que já está resolvido na vida do Lisciel. Quem vê valor na ideia do Lisciel vai lá aceita e grava com ele. Tem trocentos outros produtores fazendo do jeito que o Mateus quer, basta escolher um que se adeque. Não faz sentido querer convencer o Lisciel que ele tá errado.
@deniscardoso96918 күн бұрын
Pelo que entendi (vendo toda a entrevista) é que o Matheus está fazendo o contraponto do Lisciel, uma provocação para entender o pensamento dele. Foi bem bacana a entrevista.
@jocapane8718 күн бұрын
O que não faz sentido é ele insinuar que o músico que quer corrigir alguma coisa, ou que não grava one take é ruim.
@LucasFonseca118 күн бұрын
@ faz sentido dentro da lógica dele. Por que raios você quer questionar o ideal do cara? Eu corrijo nota, não me identifico com essa ideia, mas que o cara e o público dele sejam felizes. E se você procurar os sons que saem do ForestLab, não tem como falar que a fórmula do cara é ruim,
@cassiomorais261618 күн бұрын
Lisciel é simplão demais. Complicado é a galera que não entende ele ou quer mudar ele...
@A4l9e9x218 күн бұрын
Pois é,o Mateus fica nessa de q o Lisciel tem q se adequar ao padrão dos outros produtores pra manter a política do "Bom moço" q aceita tudo como normalização do trabalho...Ele não aceita e pronto...Me pareceu aquela propaganda da margarina q mostra a família feliz...Tem família q não é feliz e pronto !!! Sem hipocrisia e pronto !!! Quando vc ensaia vc não acerta a música ??? E porque na gravação não acerta ???
@hasJazzFunk16 күн бұрын
O produtor tem sempre razao e sempre terá. Quem nao gostar, que va gravar com outro produtor que aceite o que querem. É bem simples.
@eddymarchii18 күн бұрын
No meu ponto de vista cada produtor grava como achar melhor pertinente ao estilo sonoro. Se vai ser todos juntos, se vai ser separado, se vai ser a banda junto e o vocal separado, pra mim pouco importa. O importante é saber o que se quer e o resultado que se quer chegar. Eu acho esse tipo de discussão irrelevante no sentido de que cada um grava como achar melhor e ta tudo tranquilo. Eu só acho que estamos em 2025 e temos que gravar de uma forma que seja compatível com a realidade de cada um. Eu to muito feliz e satisfeito utilizando quase tudo no digital. Mas respeito o Lisciel que é um sujeito inteligente e tem autoridade no assunto.
@CapivaraDoJair18 күн бұрын
Já gravei bastante em estúdio analógico, tá certo vender o peixe dele dessa forma mas quero ver na hora do vamovê por exemplo editar uma master na gilete!
@ars445518 күн бұрын
sem falar nas horas de estudio....a tecnologia te permite reparar em minutos o que o analogico tomaria horas dos musicos enfurnados no estudio pagando por hora...
@ThiagoD3718 күн бұрын
@@ars4455 som bom é mais caro, como tudo na vida
@CapivaraDoJair18 күн бұрын
@ além disso manutenção de equipamentos é enlouquecedor, a Universal Áudio tem chegado na textura de cores que o analógico entrega de forma acessível e prática a ferramenta principal sempre foi o ouvido do produtor/engenheiro
@ThiagoD3718 күн бұрын
@CapivaraDoJair "tem chegado", "prática"...
@RadikalBrasil18 күн бұрын
Falou tudo! O Lisciel quer que a competência dos músicos compense a incompetência dele próprio que não tem a manha de editar gravação em fita na gilete. Se ele for sincero, tenho certeza absoluta que do top 10 dele de discos dos anos 70 e 80, pelo menos 8 tem algum tipo de correção feita na fita. Mas ele não manja, então o músico paga o pato...😂
@paulobobsin719616 күн бұрын
Eu não vejo isso como idealismo já que não verdade o resultado prático é muito melhor se não precisar editar!
@Zemael18 күн бұрын
O Lisciel fez muito como o povo faz atualemente... ai escolheu outro modo mais raiz.
@sergioferraz63516 күн бұрын
Problema é que o Lisciel tem o esquema dele, com o estúdio dele, tudo analógico e tal, ja trabalhou com gente grande e tudo digital mas ele resolveu mudar e tem tido os resultados dele com o pessoal qie vai lá trabalhar com ele ninguém "aceita".pelo contrário vao la justamente por isso
@vt466318 күн бұрын
Num estúdio para gravar, é como os músicos enxergam como deve ser a música. No Ao Vivo, é como da para tocar.
@lucascosta88118 күн бұрын
Tocar pra valer no estúdio não é igual tocar num palco. Pelo visto a maior parte das pessoa aqui não tiveram nem a experiência de ligar um reaper e gravar um som cover em casa de cabo a rabo sem ficar editando no meio.
@vt466318 күн бұрын
@@lucascosta881no meu caso, nem editando fica bom 😂😂 tocar 30 segundos em perfeição já é difícil, imagina uma música inteira.
@DeMariaCanal16 күн бұрын
Qual a dificuldade de entender que o trabalho do Lisciel é uma escolha estética pelo analógico? É sofrível assistir à entrevista e perceber que o entrevistador parece mais interessado em debater com o convidado do que em realmente se aprofundar na paixão do Lisciel pelo mundo analógico. Como já apontaram aqui nos comentários, se fosse um produtor gringo com um baita estúdio nos EUA, todo mundo estaria rasgando seda. Mas, como é um brasileiro gravando artista underground, acaba sendo menos valorizado e questionado de forma desnecessária. P.s: sou a favor do digital e dos avanços que a tecnologia trouxe para o áudio. Mas fiquei realmente incomodado com a condução dessa conversa. Dava pra ser diferente.
@Hudsonsaan15 күн бұрын
Minha banda Gravou 2 Eps e um disco no forestlab com o Lisciel, não nos arrependemos de nada. no primeiro ep foi uma cobrança interna sinistra, depois passamos a entender o lisciel, e tudo foi mais leve, Hoje a Banda Castilio esta 100% satisfeita com tudo que foi gravado e vivido no Forestlab. Obs: temos uma musica gravada de 8:30 hahaha
@jonatasgomes795817 күн бұрын
A cultura do rock é diferente da musica instrumental mais jazz fusion. No rock você pode ensaiar as suas partes, criar seus solos antes e ir com tudo ensaiado pra registrar. Na cultura do jazz, com improvisação a todo inteiro, não dá pra ter a mesma realidade.
@Hum-c8x16 күн бұрын
Dar sim, vai ter que gravar do mesmo jeito a música certa.
@jonatasgomes795816 күн бұрын
@Hum-c8x como que grava a música certa se não tem a música? Tem a harmonia e os músicos vão improvisando em cima?
@GleysonAndradeSilva18 күн бұрын
De duas coisas, ou o cara tem que ser muito bom ou a música tem que ser muito fácil. Qual será das opções a que prevalece?
@heldermattos310816 күн бұрын
O músico fora de série toca coisas difíceis os músicos mais medianos tocam coisas mais simples. Pra ser em único take e sem overdub tem que ser assim.
@chacaranet14 күн бұрын
É por isso que nós estamos na idade da pedra musical. Parabéns, a pedagogia do esforço é que ensina. Se bobear, vamos ter bandas famosas "por cota!!!! Kkkkkk
@tonypinheiro482915 күн бұрын
Mateus Starling, na boa ... dar opinião é uma coisa legal, mas ficar debatendo o trabalho do cara não foi legal, interessante que você não fique questionando muito até para dar oportunidade do cara ser ele mesmo, queremos ouvir o convidado e a forma que ele pensa e trabalha.
@victordiovanii367516 күн бұрын
Pior temos que concordar, é dificil explicar em poucas palavras, mas um take é o perfeito, alterar 1 techo pode ficar bom...pq o cara vai alterar la pra deixar o mais proximo possivel do 1°take, mas a intencidade, a posiçao que estava a palheta, ate sua posiçao, vei na mente de todos a reaçao é de que esta 100% mas esta 99. Se não estiver 98 pra menos hahah
@alnogueira17 күн бұрын
Elvis passou a marca de 1,5 bilhão de vendas tocando e cantando perfeito do início até o fim nas gravações. Beatles fizeram muito sucesso sem Protools. Essa galera tocava a mesma música várias vezes e escolhia o melhor take. Se o artista acha isso complicado, então tem que procurar outra coisa pra fazer.
@DogStar-z9i17 күн бұрын
Porém....não foi a forma que gravou que fez eles venderem e se tornarem famosos.....a música deles eram boas, poderia ter sido gravado assim tudo junto ou separado.....iriam fazer sucesso do mesmo jeito.....o que vale é o resultado final.....e você acabou de provar isso que não importa como se grava e sim o produto final Vc pode ir no estúdio dele ...do produtor mais top do mundo , se sua música não for boa não há produtor ou forma de gravação que vá resolver ....pode ser gravador de rolo ...protools aí o Zé ali grava em um Pc de 5 mil e faz sucesso com a música dele ....música é mágica ...não tem jeito
@robsonlima55618 күн бұрын
Tomara que o Angra grave algum trabalho com o Lisciel quando voltarem do hiato programado, já que tem um vídeo do Bruno Valverde demonstrando interesse. O Sepultura também, quando voltarem ou mesmo antes do fim anunciado, espero que façam alguma gravação lá, pois com o Ross Robbinson, já gravaram utilizando processo parecido com o do Lisciel. Seria interessante também, assistir o Silas Fernandes participando desse tipo de discussão, já que ele é um guitarrista monstro, conhecedor dos novos equipos, ele é meio Lisciel, só que do digital.
@jocapane8718 күн бұрын
Rafael Bittencourt tem parceria com o sonasterio, que tem tudo de melhor e mais um pouco, acho isso meio utópico.
@cristianoutrunner18 күн бұрын
Eles conhecem quem faz mix decente e com analógico sem toda essa marra. Pra quê se submeter ao Lisciel?
@lucascosta88118 күн бұрын
Eu amo Angra e sei bem que não tem mínima condição de juntar uma coisa com a outra. Só o fato de gravarem as baterias do último álbum com microfonacao de verdade já foi lindo
@jocapane8718 күн бұрын
@ desde o primeiro disco eles gravam na Alemanha, lá não tem mic de batera né?
@OldRocker-yy5yx18 күн бұрын
Pra que tanta regra? Ficar limitado só ao analógico hoje em dia é perder a oportunidade de usar um monte de recursos que o mundo digital oferece. E no final das contas não é o fato de usar analógico ou digital que vai definir se a arte é boa ou não. E também não é porque o músico errou uma notinha que ele é ruim e não possa editar. O que atrapalha a arte é ter a mente fechada e ficar se limitando.
@peuhfm18 күн бұрын
É só gravar em outro estudio, 99% dos outros estudios são assim.
@HeitorVallim17 күн бұрын
Eu não sei de onde o Mateus tirou que em Nashville gravam tudo separado... Willie Nelson e muitos outros videos você vê que eles tao na mesma sala tocando geral junto e às vezes nem metrônomo tem
@DanielTheodoroAguiar17 күн бұрын
Precisa se informar melhor colega. Aqui mesmo no Starling Cast já passaram alguns caras que gravam em Nashville um deles é o produtor da Shania Twain Alberto Vaz. O que mais tem em Nashville é o pessoal ir gravar o grosso da banda junto (baixo, bateria e um instrumento harmonico), mas depois faz centenas de overdubbs, inclusive muita gente gravando em casa alguma parte e envia para mix. Sobre metronomo, não se de onde vc tirou esse ideia. No meio pop metronomo é obrigatório.
@HeitorVallim17 күн бұрын
@DanielTheodoroAguiar o grosso junto. Já respondeu o que falei. E overdub é óbvio que tem. Em cima da parada já gravada fazem 394848 overdub e tá tudo na paz. Tô falando Nashville o que representa realmente o som. Os produtores de som de verdade, não galera do pop
@DanielTheodoroAguiar17 күн бұрын
@@HeitorVallim é normal se gravar baixo e batera junto, sempre que possível vc quer fazer isso, isso é um ponto. Ai vc grava baixo e batera e normalmente tem um instrumento harmonico para ter uma guia, quase sempre essa guia será excluída, é apenas uma referencia. Depois vc grava teclados, guitarras, cordas, metais e só depois coloca voz. Existe um abismo em afirmar que isso é gravar todo mundo junto. Gravar todo mundo junto é gravar já visando o resultado final, o que tá ali vai ficar. Quase mais ninguem da musica radiofonica grava junto, isso acabou tem pelo menos 30 anos.
@DanielTheodoroAguiar17 күн бұрын
@@HeitorVallim Desde quando pop não é som de verdade e desde quando Nashville não é pop? Vc achar que musica X ou Y é boa ou de verdade é meramente uma opnião sua que diz unicamente das lentes que vc possui para enxergar o mundo e a musica.
@lauronunes783216 күн бұрын
A gente vê vários grandes musicos reclamando e brigando com o produtor. Eu penso que a obra em si é uma escolha do músico, e o trabalho do produtor é fazer o músico conseguir tocar o que o músico quer, a não ser que o próprio músico desista de alguma parte.
@luki.oficial202515 күн бұрын
PRIMEIRO, músico é como um Ator, ha teatro e filme que é como uma gravaçao de Album e Tocar ao vivo, CONCORDO com tem que tocar o melhor todo mundo junto pra um show ao vivo, assim como o ator tem que fazer o melhor de si no teatro ao vivo, ja em filmes e em albums, o resultado tem que ser trabalhado e editado pra entregar da melhor maneira possivel sem erros, ja imaginou um ator de Hollywood ter de gravar um filme do inicio ao fim sem parar? SEGUNDO, cada um tem um tipo de forma de trabalhar, e niguem e obrigado a trabalhar com niguem, cada um vai aonde quer gravar
@luizhenriqueoliveira579518 күн бұрын
Angra nunca gravaria com ele. Imagina ele e o Kiko com aqueles solos fudidos, que teve que gravar várias vezes.
@FreddyNobre17 күн бұрын
O clima não tá muito bom aí né ?
@alfredforman9816 күн бұрын
Gravar ao vivo com certeza é mais difícil, mas fica mais vivo e viceral NATURALMENTE. Mas se o músico é mediocre, fica difícil. Veja, há guitarrista que NEM TROCA os presets ao vivo! tem um guitar tech no fundo do palco para fazer isso. Pelo amor de Deus. Vai ser encostado....
@Mixtli_018 күн бұрын
Cara, vou tentar explicar minha visão aqui, que é uma visão sobre a maioria dos músicos, talvez Lisciel concorde. Se o músico souber que pode errar, ele não vai se empenhar do mesmo jeito que um músico que sabe que não pode errar. Existem recursos que em vez de te trazer conforto te faz desenvolver um comportamento preguiçoso. O que eu acabei de escrever não se enquadra na situação do que Mateus falou. O caso de Mateus, pelo que eu entendi, é o músico que se empenhou ao máximo e mesmo assim acabou errando uma nota. Ainda assim é difícil esclarecer um assunto nos comentários do KZbin kkkkkkkkk posso ser mal interpretado.
@peuhfm18 күн бұрын
Entendi o que quis dizer, nosso cerebro tenta sempre o caminho mais facil, tenta sempre poupar energia, saber que não pode errar é o basico em atletas de alto nivel por exemplo, pensa em uma final olimpica? o cerebro do atleta muda na competição, então o que falta é ensaio mesmo, caracteristica dos nossos tempos, falta tempo e dinheiro pra ensaiar até não errar mais.
@joaov_ds18 күн бұрын
O problema da situação em que o músico pensa que não pode errar é que isso causa a "ansiedade de gravação". Toque sozinho no seu quarto. Agora grave.
@peuhfm18 күн бұрын
@@joaov_ds então, possivelmente esse musico não o cliente pra ele, tem mercado pra todo mundo
@joaov_ds18 күн бұрын
@@peuhfm mas tem pessoas que não passam por isso? sei não...mas enfim
@dr.marcelo.a.trevelin17 күн бұрын
Penso que se ele tem um método próprio de gravar e produzir, as bandas que trabalham com ele tem que aceitar...problema é que nos dias atuais do mundo digital a tendência é ele ficar sem trabalho logo logo.
@AlexandreOliveira-ig6ks16 күн бұрын
O técnico de gravação fala: ATENÇÃO,GRAVANDO!!! E o “inconsciente” do músico escuta… TENSÃO,TRAVANDO!!!
@TheXRevoltaX18 күн бұрын
Como ja disseram, procura o Lisciel quem quer, quem sabe o valor do que ele tem dentro do estudio e do que ele faz. Pra todas as outras pessoas existem 1001 estudios e produtores espalhados por ai. É simples, n tem discussao
@jocapane8718 күн бұрын
@@TheXRevoltaX a diferença é que esses 1001 estúdios não ficam na internet se desfazendo uns dos outros, eis a diferença.
@TheXRevoltaX18 күн бұрын
@jocapane87 mas voce ta se doendo por nada. O cara falou na entrevista que investiu uma vida em equipamentos analogicos, pra fazer como fizeram nos discos que inspiraram ele a vida toda. Ele diz que entende e respeita quem faz diferente, mas esse é um idealismo dele. E eu entendo o cara perfeitamente pq penso igual, vou gravar la com ele.em brwve. Mas vc nao assistiu a entrevista com ctza
@jocapane8718 күн бұрын
@@TheXRevoltaX Assisti e acompanho ele faz tempo já, ele sempre se desfez de outros profissionais, ele chamou Robertinho de recife de “o coisa” e insinuou que ele não tinha grana, não adianta mano, gente contraditória não consegue esconder a contradição.
@TheXRevoltaX18 күн бұрын
@jocapane87 o Robertinho grava aqui na cidade, eu vendo a entrevista dele aqui achei super arrogante. Dizendo que só usa amplitube, nao microfona amp nunca, grava tudo instrumento a instrumento. E desfazendo de quem acredita no sinal vivo até final do take
@pablocaiado16 күн бұрын
“Tá ligado”
@eduardomonteiro562915 күн бұрын
Lisciel vive no tempo em que era preciso saber cantar para ser cantor e saber tocar para ser músico. Será que ele também aceita sal, tecido e especiarias como forma de pagamento?
@johannesr222718 күн бұрын
Resumindo, mil horas de precomposição, mil horas de ensaio e 5 minutos pra gravar perfeito...
@LiscielFranco17 күн бұрын
exatamente! 3 dias pra ser mais exato.
@lenafelipe18 күн бұрын
Comparem as gravações do ex estúdio do Jean Dolabella Family Mob que, se não me engano, era da filosofia analógica com as gravações do ForestLab. O problema não é o método de gravação em si.
@lucascosta88118 күн бұрын
Family Mob tem outras referências. Eu acho que lá eles seguem um padrão dos estudios 90/2000 q tavam no início do digital. Então tem mesa grande analógica, tem bastante rack de processamento, amplificadores de vdd com bastante Mic, mas tudo gravado numa pegada anos 2000 no digital já. Gosto bastante das duas ideias, depende do artista ❤❤
@lenafelipe18 күн бұрын
@ Interessante. Eu tive a impressão diferente do Family Mob, achei que fosse tudo analógico. De qualquer forma acho que se fala muito sobre os métodos de gravação, equipamentos, ferramentas digitais ou analógicas e muitas vezes se esquece das pessoas envolvidas no processo, músicos, engenheiros, produtores etc.
@wallacecamposjones0111 күн бұрын
É a forma do Lisciel de trabalhar, se não gosta do estilo grava em outro lugar, não concordo 100% no que ele fala, mas gravar de prima deve ser uma super experiência. Se o Dreams theather toca tudo ao vivo, como que eles não conseguem gravar sem errar. Gosto muito das entrevistas do Matheus, mas essa tá parecendo que o o Matheus tá preocupado em discordar o tempo todo.
@cba.198616 күн бұрын
Lisciel é o chatão mais gente boa que existe. NUNCA VI esse cara falar uma mentira, mesmo que doa, ele manda na lata a realidade. é um cara que certamente seria capaz de sair no soco dentro do estudio, mas que tenho certeza absoluta de que o álbum sairia perfeito e soaria do jeito que tem que soar. precisamos de muitos mais pessoas verdadeiras como ele nesse mundo!
@MixandoAD3 күн бұрын
hoje os recuso que tem hoje é prá aliviar pq tem muita gente ruim só os recuso prá salva kkkkk
@rodrigovisentin105516 күн бұрын
Resumindo: se quer ser um musico autoral, precisa no mínimo saber tocar a própria música.
@alnunziato15 күн бұрын
O Lisciel é um cara que deve ser estudado. E penso que o erro milimétrico, na hora da gravação, faz parte. Não vai queimar o take todo por isso. E vira motivo de comentários dos fanáticos. é bom KKK.
@oviajantepassageiro18 күн бұрын
A galera questiona o cara por conta do analógicos! Grandes estúdios pelo mundo, os melhores, nunca abandonaram o analógico! A questão não é essa! O ponto é a mídia: fita! Fita! Fita! Galera! O ponto é a mídia: Fitaaaa! Sim! Exige ser bom sim! E essa é a proposta do Lisciel! Ponto! Talvez ele até poderia oferecer a opção de gravar em Hd. Mas parem de demonizar o analógico! A questão no caso do Lisciel é apenas a mídia final: Fita, fita, fita! Gravador de rolo!! Deu pra entender!!
@jocapane8718 күн бұрын
Analógico é foda, mas mais foda ainda é se desfazer dos profissionais que trabalham no digital.
@jraudiostudio647012 күн бұрын
1:42 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Liciel é dilasca lll rsrsr Irmãos, eu entendo perfeitamente vcs dois, Mateus tentou sugar o meximo do que ele n concorda, e do que ele concorda, Lisciel, foi franco e firme em tudo que que faz, em fins, muito bom, eu sou do time do "saiu isso aqui ruim, mas mais importante, é a vibe do geral, MASSS, tem os do time do "ôpa, p ficar perfeito, leva isso aqui p o digital, arruma aí", os dois na minha opinião, estão lindos, é so seguir a vibe, e tirar o melhor som. Abraço a todos.
@lobo203218 күн бұрын
Então, um músico não pode ter uma ideia que seja a cima da capacidade técnica dele? Não pode compor um tema que não seja capaz de executar? Isso é o oposto do raciocínio que desenvolveu a música e as técnicas para cada instrumento, arranjos etc... então Beethoven sabia tocar, sem errar, todos os instrumentos e partes de suas peças? ou o Zappa? Ou Quincy Jones e vai longe a lista... Uma terapia caia bem. rsrs
@LiscielFranco17 күн бұрын
assim como você não pode achar uma pessoa que você não é. pé no chão mas sem acomodar
@PaulWegmann18 күн бұрын
Tem um ponto importante, quando Mateus fala q Lisciel é idealista, eu penso que é absolutamente o contrário. Justifico: Mateus quer a gravação perfeita e sem erros, poder corrigir para chegar na música ideal. O Lisciel trabalha com o real, não com o ideal, é o que a banda faz que fica registrado. Mas ele faz overdub tb, então tb não acho uma parada tão engessada assim. O outro dia tava ouvindo Inner Urge do Joe Henderson, tem um chorus q o cara mete uma nona aumentada no Db lidio bicho, ardidasso, muita gente consideraria um erro, e assim como essa tem mil exemplos no mundo do jazz, não a toa o ditado "deu jazz" kkk porque nunca foi sobre perfeição e sim sobre expressão. A medida q o jazz vai se "esbranquiçando" vai se contaminando com esses ideais de perfeição. Outra coisa: quem já viu Dream Theater ao vivo sabe que são IMPECÁVEIS. Eles poderiam gravar no Lisciel sem overdub, na boa!
@MateusStarling17 күн бұрын
Não amigo, você está colocando palavras em minha boca. Gravei 4 álbuns solo meus ao vivo, fora o que já gravei com outros músicos, sempre gravei na mentalidade do jazz, dentro da maneira de se encarar o improviso e os erros. Isso nada tem a ver com perfeição ou não ter erros. Se você tem um recurso que pode alterar algo que não te agradou com um click do mouse, então é muita vaidade não usar esse recurso, isso não muda em nada a verdade da sua música. Pegue aí Herbie Hancock, Chick Corea, Chris Potter entre muitos outros, todos usam recursos digitais. Esse assunto nem está em questão para esses caras.
@MateusStarling17 күн бұрын
Ademais, não tem problema nenhum em usar #9 no lidio, inclusive é o sexto grau da menor harmônica, o nome desse modo é Lídio #9, muito usado na música brasileira por Toninho Horta, Ginga e por aí vai.
@jesielsevero18 күн бұрын
Com certeza o Mateus vai arregar d gravar com o lisciel kkkkk😅
@luizhenriqueoliveira579518 күн бұрын
Pense gravar com um cara chato desse.... Eu não suportaria.
@danielsimoes307917 күн бұрын
Imagine ele gravando king Crimson mandando os caras regravarem, principalmente o Bil Bruford. 😂😂😂
@underkiev651418 күн бұрын
Concordo com o lisciel, eu prefiro ouvir o que o musico gravou e nao algo reparado
@leandroroepke953018 күн бұрын
O que faz a música ficar boa é a composição. Se a composição for boa e a gravação for ruim a música continua boa. Mas se a composição for ruim, pode gravar no abbey road que a música continua ruim.
@limaanderson312915 күн бұрын
Sinceramente que bicho doido é este que queira gravar sem ao menos saber executar suas músicas inteiras? Estou com o Lisciel Franco do início ao fim.
@gustavogusmao976217 күн бұрын
Se a banda toda tiver que tocar para consertar uma nota errada de um solo, por ex, isso não é produção. É burrice.
@andrechapetta17 күн бұрын
Mas essa era o padrão durante DÉCADAS.
@gustavogusmao976215 күн бұрын
@ estamos em 2025, querido!
@andrechapetta15 күн бұрын
@@gustavogusmao9762 E por causa disso não precisa saber tocar direito?
@VALDIR56618 күн бұрын
Pô mano, o guitarrista do quem fazia vários Takeshi e, era gravação analógico
@Entropia13817 күн бұрын
Pink Floyd não teria chance com ele 🤷🏻♂️
@LiscielFranco17 күн бұрын
certeza que não.
@ThiagoBrito-musico17 күн бұрын
Curto demais o trampo dele RS, mas vai viver gravando banda lado B, banda independente, banda que não se apega nos mínimos detalhes
@VALDIR56618 күн бұрын
Ele nem vai saber se a nota é out side e, vai falar que é " nota errada"
@pauloO515217 күн бұрын
Cara, é aquela coisa, o sujeito tem o estilo(ideologia) dele, trabalha com ele aquele ou aqueles que aceitam os termos do combinado, né? Prefiro sempre pessoas que são mais abertas e sabem dialogar todo o processo, isso é essencial para que as coisas evoluam e não se construa um desgaste desnecessário. De qualquer forma, respeito acima de tudo!
@dionchagas18 күн бұрын
O cara exige que a banda toque a própria música sem errar. "VOCÊ É UM IDEALISTA" Pó, é o mínimo. Quando o médico faz uma cirurgia, eu imagino que ele faça do começo ao fim sem errar também.
@jocapane8718 күн бұрын
E nem é dificil, já que a grande maioria das bandas q vão lá são powerchords e coisas simples, agora uma música complexa não tem como, alguém vai errar.
@LiscielFranco18 күн бұрын
nem é tao assim...
@Will4431318 күн бұрын
Coisa horrível quando o cara pede pra corrigir um erro em solo, pratica até sair de olhos fechados.
@bruno-rodrigues-818518 күн бұрын
Que comparação sem sentido kkkkkkkkkkkkk Uma banda gravar algo em um take ou em vários não vai mudar em nada o resultado pra você, que nem vai saber como foi o processo. Um médico errar pode simplesmente te matar kkkkkkkkkkkkk São responsabilidades TOTALMENTE diferentes. Uma profissão dá a possibilidade errar sem danos a ninguém, a outra não.
@dionchagas18 күн бұрын
@@bruno-rodrigues-8185 opa, temos aqui um músico que não consegue tocar a própria música direito.
@leofonsecamusic892916 күн бұрын
Achei o Matheus meio prepotente com o Lisciel, meios dono da verdade. O Lisciel faz de uma forma, defende e não larga isso, e quem quiser, que vá gravar com ele. E tem muito! Mas achei o Matheus bem prepotente, com a sensação que tivesse tirando o Lisciel de doido
@fernandor461716 күн бұрын
Várias músicas sensacionais de bandas históricas contém erros (Led Zeppelin, Queen, Beatles, Jimi Hendrix Experience etc). E tá de boas se a música ficar boa no fim.