Muito corajoso em falar o que falou, sempre me incomodou essa diferença gritante de qualidade sonora Hoje em dia quem tem a capacidade de entender e resolver esse problema, não tem “espaço”. Parabéns, foi cirúrgico!
@paulorobertoferreiradefran20422 күн бұрын
Concordo que ele disse: timbrar primeiro, pq tentar corrigir depois.... é como fazer uma casa com um alicerce ruim, e a parede torta tentar corrigir no reboco...
@digiplaymusic2 күн бұрын
Perfeito o comentário. Sempre foi assim mesmo. Durante muito tempo eu acompanhei gravações no estúdio da RCA em São Paulo e a maioria dos técnicos não sabia equalizar uma bateria.
@alissonzakka2 күн бұрын
Bom, na minha humilde existencia neste plano terrestre, digo que já ouvi relatos, documentários e muita coisa relacionado a bastidores e realmente é bem isso que ele falou mesmo. Um exemplo disso é o Tim Maia que depois de morar nos EUA ele ficava bolado com os técnicos que não sabiam coisas bem básicas e tal...
@RegisFontes2 күн бұрын
Eu nem tenho conhecimento para dizer se o entrevistado está certo ou errado, mas sem dúvida é uma das entrevistas mais legais que já passou por aqui, haha. Muito bom ouvir alguém que pensa genuinamente diferente da maioria!
@lincolnfirmo8221Күн бұрын
Sim. Ele está correto em sua colocação.
@josuesouza83647 сағат бұрын
Lisciel é fera mano. Não é só mais um falando bost@ no youtube. O cara tem muito conhecimento nessa área.
@MrFrosas2 күн бұрын
Lisciel, a verdade que ninguém quer ouvir, um gênio original e experiente... Obrigado!!!
@diegodosteclados67652 күн бұрын
lisciel é inspiração aqui e la fora não tem jeito cara,alguém pode até descordar do lisciel mais é só pra quebrar a cara,eu agradesso muito o lisciel pelas as dicas dele,pois mesmo eu gravando no digital eu evolui muito vendo os videos dele de dicas,lisciel o melhor do mundo!!!!!!!!!
@marcelbr8152 күн бұрын
Novamente, acho sensato o que Lisciel levantou aqui. Os discos de rock e pop gravados no Brasil não chegam perto dos gringos em termos técnicos. Hoje em dia mesmo, no Brasil, ainda se grava tudo separado e muito cru pra tentar acertar depois na mixagem - quando a técnica que funcionou pro Back In Black, Led Zeppelin 4 e o Nevermind, por exemplo, é gravar a banda tocando junta, descendo o braço, na melhor qualidade possível, com o timbre todo resolvido - porque ali está a "cola" do som. Existe uma historia que chamaram um guru da mixagem pra trabalhar num disco do Elton John. Quando ouviram, acharam genial e perguntaram o que ele tinha feito. Ele disse "nada, só acertei o volume, a gravação já estava impecável".
@7thDIMENSIONOFMUSICКүн бұрын
Muito relativo… O Pink Floyd sempre gravou os instrumentos separados e produziu uma série de discos icônicos para a música mundial. Provavelmente, o problema das gravações no Brasil está em não buscar todo o potencial técnico, como o próprio entrevistado relatou sobre o compressor.
@villas-boas6 сағат бұрын
Ninguém grava banda junta, não. Larga de mentira! Isso acontecia quando ainda não existia a tecnologia atual. As maiores bandas da história, gravaram nos moldes atuais. A questão é que o camarada do vídeo não é adepto da tecnologia e por isso, fala mal e se recusa a evoluir. A qualidade sonora hoje é comprovadamente muito melhor. E ninguém tenta "corrigir" nada. A gravação separada dos instrumentos é algo que não só traz benefícios na qualidade, mas nos processos de mix e master. Só fala besteira sobre quem nunca estudou um pentagrama na vida e acha que entende de música.
@Marco77-zd1x5 сағат бұрын
Gravadoras áudiofilas que são as melhores a gravar como Foné,chesky Records,aix Records,unamas etc, só grava música ao vivo com todos os músicos juntos seja jazz,clássico,blues...em igrejas,teatros e clubes de jazz@@villas-boas
@marcelbr81551 минут бұрын
@@villas-boas Pesquisa aí como gravam atualmente o Iron Maiden, Deep Purple, Black Keys, Black Crowes, Pearl Jam, o primeiro disco do Oasis, mesmo o Nirvana (já havia tecnologia), qualquer coisa que o Steve Albini produziu ou qualquer banda de blues e jazz... aí vc pode me chamar de mentiroso. Qualquer estudio profissional tem uma sala "ao vivo" tratada pra capturar ambiência e performance.
@villas-boas37 минут бұрын
@marcelbr815 Senjutsu foi gravado de forma individual instrumento por instrumento, principalmente porque o Kevin Shirley precisou aproveitar melhor a voz do Dickson pós-cirurgia, assim como foram gravados os álbuns anterios desde que ele assumiu as produções. Inclusive, a banda já usa toda aparelhagem digital nos shows ao vivo. Você não sabe do que tá falando!
@venturahowieСағат бұрын
Isso é o básico. Cada etapa tem de ser bem feita, a começar pela captação. Se a captação for ruim, já lascou tudo. Como os gringos dizem, entra lixo, sai lixo. Aqui vi muito dessa mentalidade preguiçosa, faz a captação mais ou menos, o músico questiona, o técnico diz "depois a gente arruma isso na mix". A mix não fica boa, o cara diz "isso arruma depois na master".
@alexandreaugustodonascimen11882 күн бұрын
Essa foi ,sem dúvida, uma das melhores entrevistas do programa!
@dennysrengier1710Күн бұрын
Brasil por muitos anos não tinha recusos, guitarra era ligada em mesa pq não não haviam muitos amplificadores e tampouco conhecimento para captação em estúdio... Projetista da Meteoro viajou pelas grandes fabricas do mundo, fez espionagem industrial pra poder fazer ampli no Brasil. A gente não tinha nem loja pra comprar cordas boas nos idos de 70, 80... A prensagem tbm era de qualidade inferior, muitas começaram com máquinas usadas importadas, de menor qualidade do que ja existia no exterior. Tudo afeta a qualidade final né?
@Leandro.........2 күн бұрын
Pra quem conhece a banda cristã Bride, sabe o quão surpreendente é a qualidade de gravação deles. Em 1988 a qualidade do disco é surreal.
@PauloRoberto-ky4qh2 күн бұрын
Uma aula de verdade 👏👏👏
@chapoladummer2 күн бұрын
Lisciel esta coberto de razão. É quase impossivel ouvir os albuns de estudio dos anos 90 pra baixo... Principalmente se falando em Rock brazuka, sons de bateria de papelão. Eu quando era bem novo eu buscava os albuns ao vivo, pq la eu sabia que o som seria bem melhor que do estudio. Tim Maia mesmo, quer ver um som legal de bateria e banda, pega os ao vivo que la vc passara menos raiva. Agora falar que hj a coisa ficou boa, é claro que "melhorou", todos estão usando plugin e sampler pra tudo. O mesmo som de batera do rock, é o mesmo som do pagode, que é o mesmo som do sertanejo. Hoje os produtores estão usando os mesmos sampler de batera pra todos os estilos. Ninguem mais tira som de batera na unha, é mais facil gravar com uma bateria RMV e colocar os timbres da DW, Yamaha, Tama que ficou mais pratico. Eu não acho que hoje melhorou muita coisa não, melhorou a praticidade, mas rola muita preguiça de tirar som na raça.
@robsoncanamaro2 күн бұрын
Vdd, uma das poucas bandas que dá pra ouvir bem os instrumentos e a mix é muito boa é Charlie Brown jr, principalmente álbum 2 e 3.
@LiscielFranco2 күн бұрын
@@chapoladummer ponto muito bem colocado, como hoje tem computador com simuladores e facil demais mentir, ai a "qualidade" ja ta ai!
@rickblackers882 күн бұрын
Mas o som que ele faz também é de papelão, ouça as bateras que ele apresenta. O estúdio dele é um barracão de madeira, não tem reflexão.
@SuperJimmisКүн бұрын
O Lobão sempre disse isso, ele disse que o resultado final dos álbuns que ele lançava era sempre frustrante...
@7thDIMENSIONOFMUSICКүн бұрын
Lobão reclama de tudo... Não é uma pessoa imparcial para levar em consideração.
@AndreVlaamsValleКүн бұрын
@@7thDIMENSIONOFMUSIC Quando uma pessoa reclama de tudo não é porque ele é chato, é porque tudo pode estar errado mesmo kkkkk
@7thDIMENSIONOFMUSICКүн бұрын
@@AndreVlaamsValle Concordo com você, pode existir as duas vias, mas no caso do Lobão é o extremo. Ele alucina demais em algumas histórias que conta. É um ególatra... 😅✌
@marcelomelobatista59302 күн бұрын
Profissionalismo nunca foi importante para nós brasileiros. O "jeitinho" sempre foi a tónica das produções. Os álbuns do Djavan gravados nos Estados Unidos são maravilhosos.
@brilhantecareca2 күн бұрын
Lisciel é super sincero, gostando ou não dele, precisamos engrandecer este tipo de profissional/pessoa. Sobre a gravação BR, principalmente pra quem gosta de guitarra, morre de raiva de tudo antigo. Semanas atrás eu descobri a banda Rádio Taxi, do Taffo. Quem conhece, sabe da qualidade dele como músico e cantor. Dá agonia de ouvir o timbre magro da guita dele nos álbuns de estúdio. Mas, pensando aqui com vocês, a falta de qualidade de gravação não seria também uma estratégia das gravadoras pra abafar a falta de habilidade de muitos músicos famosos? Digo, nivelar os bons e ruins em uma receita pra vender pro brasileiro médio?
@messejana5horas3602 күн бұрын
conseguiu deixar o tema mais polêmico ainda.
@georgeskormikiaris79502 күн бұрын
Não acho, acho que é falta de conhecimento mesmo.
@mestreobiwanpe2 күн бұрын
Você já ouviu o primeiro álbum do Anthrax? É uma coisa pavorosa. Parece que foi gravado num mini gravador de 3 pistas. O mesmo para varias bandas gringas: Bad Brains, D.O.A, Megadeth (o primeiro álbum), D.R.I, TSOL, e tantos outros.
@brilhantecareca2 күн бұрын
@mestreobiwanpe Vou ouvir daqui a pouco ⚡
@maupric2 күн бұрын
@@mestreobiwanpe Concordo contigo mas nessa época eles estavam aprendendo a gravar esse novo estilo de metal. O primeiro do metalica também acho meia boca e muitas gravações de bandas consagradas também fizeram merda em algumas faixas.
@GregLopesArt2 күн бұрын
Corta o fator marca e deslumbre, nacional e internacionalmente… adicione sinceridade, respeito e valorização de quem realmente merece ser valorizado, independentemente do tamanho. Aí sim, muita coisa fica bem mais inteligível e honesta, embora nem tão conveniente assim pra um tanto de pessoas.
@MsTonismar2 күн бұрын
Concordo com o Lisciel. Desde muito novo até hoje percebo essa diferença na qualidade sonora, principalmente nas vozes. As gravações nacionais parece que a voz é colada em cima de tudo. A sensação que está forada mix. Isso falando de gravações comerciais.
@cledericks36982 күн бұрын
Raimundos foi gravar la fora e deu uma grande diferença
@AndreVlaamsValleКүн бұрын
Eu Quero Ver O Oco soa melhor que St Anger!
@drdj262612 сағат бұрын
@@AndreVlaamsValleLapadas do Povo soa melhor que toda a discografia do Metallica.
@AndreVlaamsValleСағат бұрын
@@drdj2626 aí já é ufanismo da sua parte kkkkkkk
@maupric2 күн бұрын
Ah so sei que o Liciel fala o que sabe e não tem comoromisso com nenhuma marca e é isso que gosto de ouvir sem interesses comercials de nenhuma parte
@SidneiPortela6 сағат бұрын
Concordo e achei muito verdadeiro. Mas existe um fator muito importante que não foi citado: o público. Bastante improvável existir música com enorme qualidade técnica se quem consome o produto não se preocupa com isso...
@BarcelosDiogo23 сағат бұрын
AULAAAA. Tive o privilégio de gravar Hammond no Estúdio do Lisciel!!! Mestre dos mestres. Grande entrevista.
@ofonseprodutor2 күн бұрын
O Lisciel fala tem muita base, eu to no ramo aqui na cidade e a maioria das pessoas quando converso (outros produtores) sao apaixonados por essas texturas brasileiras e acham melhor que as dos gringos e buscam essa sonoridade, ai falam q n precisam estudar e tudo mais, complicado
@maupric2 күн бұрын
Todo produtor brasileiro tem a maldita cultura de achar que basta uma mesa de som gigante e não precisa de mais nada.
@ofonseprodutor2 күн бұрын
@ é isso mesmo
@lexstalioneКүн бұрын
Ele está tão coberto de razão que até numa edição do Rock'n'rio tiveram que chamar os gringos pra operar o som pq os "brasolas" não conseguiam mixar direito as bandas e a banda Casa das máquinas na década de 70 foi gravada por um gringo que já trabalhou com o Pink floyd, que entendeu a proposta da banda e mandou gravar ao vivo no estúdio, com poucos microfones e ficou foda. Além disso, é claro que os timbres dos instrumentos das bandas brasileiras nas gravações sempre foram inferiores aos das gravações gringas, se comparadas nas mesmas épocas. Nas décadas de 70 e 80 então, as baterias brasileiras tinham som de penico.
@Cas55552 күн бұрын
Concordo com o entrevistado. Os discos das bandas de rock dos anos 80 (Paralamas, Titãs, Plebe Rude, Legião Urbana, etc) tem um som de guitarras vergonhoso, insosso. E isso foi proposital, para que pudessem tocar no rádio. O mais incrível é que essas mesmas rádios tocavam U2, Queen e até as baladas do Scorpions, mas criavam regras para os músicos brasileiros. Um exemplo claro é que o disco mais pesado dos Titãs, Cabeça Dinossauro tem guitarras com timbre de pop rock gringo.
@goalreviewstore9917Күн бұрын
Fato
@ProfArthurMoura2 күн бұрын
Esse papo é mais sobre a industrialização tardia do Brasil do que de música
Күн бұрын
Excelente comentário!
@WillyDantas9 сағат бұрын
É um ponto de vista interessante, mas em última instância consta que as gravadoras tinham recurso para fazer as manutenções devidas das máquinas, mas não queriam nem isso nem contratar profissionais com expertise para operar nem treinar os técnicos que ficariam aqui, então vemos eles farem da Jamaica que é ainda mais pobre e menos industrializada que o Brasil e já gravavam do jeito que se deviam fazer. Então, se me permite discordar, a industrialização tardia é um assunto que em parte é uma das raízes do problema, mas não tão diretamente e nem de longe foi o assunto majoritário ainda que implícito, eu vejo que o papo foi mais sobre mentalidade cultural do empresariado brasileiro do mercado fonográfico em querer só lucrar entregando um produto de péssima qualidade, que acabou criando uma cultura de gravação no Brasil que está se perpetuando e que a música brasileira no fim só escapa porque a qualidade dos músicos e das composições é excepcional.
@lurocha4077 сағат бұрын
Acho q não. Ele mesmo afirma que tinham todo o equipamento. Seria sobre capacitação de mão de obra mesmo. Tinham tudo, não sabiam usar e o proprietário não quis trazer ninguém que sabia para ensinar!
@glrmalaquias2 күн бұрын
Eu sou fã do Lisciel, mas o bicho é meio doido mesmo. Acompanho ele há muito tempo, desde quando ele mixava tudo inbox. Na época ele queria descobrir o motivo pelo qual a mix dos gringos é melhor. Daí ele foi pra Seattle ver como eles faziam. A resposta dele pra mix superior dos gringos foi que lá "os cara editam tudo até quebrar o mouse"... Hoje o Lisciel tem aversão a editar qualquer coisa, no entanto continua achando a mix dos gringos melhor.
@LiscielFranco2 күн бұрын
@@glrmalaquias isso, descobri que não é a edição e sim a forma de tocar, e gravar melhor.
@glrmalaquiasКүн бұрын
O Lisciel do passado certamente ia tretar muito brabo com o Lisciel do novo testamento. 😂 Old Lisciel com certeza estaria na lista negra.
@tobiastarso49722 күн бұрын
Amo esse cara.
@WillyDantas9 сағат бұрын
Eu me lembro de uma gravação, o álbum Hourglass do James Taylor, que até hoje me agrada muito tanto pela proposta sonora do álbum e como a mix me parecia tão próxima, não tão espacial propositalmente, e obviamente soa melhor do que a maioria esmagadora de gravações do MPB brasileiro. Mas me impressionei mesmo foi em saber os equipamentos utilizados na captação e mixagem e como resultou. Comecei a prestar mais atenção nestas coisas quando há 10 anos li o livro biográfico do Phil Ramone. A sua mentalidade em relação a todo o processo muda completamente o seu nível de profissionalismo em cada etapa.
@CassimiroBeats6 сағат бұрын
Que aula em forma de corte!
@fernandoamorim862 күн бұрын
Perfeito!! 👏👏
@dyeraoКүн бұрын
Lusciel é mestre, entende muito
@Funkmidia10 сағат бұрын
Bem verdade, no BR a voz na música sempre está acima de tudo, e o resto sempre murcho, até no samba/pagode hoje em dia está assim, uma bateria estridente de pratos e viradas, e o surdo e a percussão sem grave
@EDNILSONARAUJOOFICIALКүн бұрын
Ate que enfim Lisciel foi chamado para um PODCAST. Lisciel esta nervoso. kk
@Ogeiddiego7772 күн бұрын
Lisciel ficou sem graça de falar: sua música é boa, mas a qualidade do seu álbum não é comparável aos seus equivalentes gringos.
@alexandrebruno40822 күн бұрын
ele não chega nem da qualidade de muitos nacionais, quanto mais gringos.
@FabricioSilva-cz4eg2 күн бұрын
@@alexandrebruno4082cara o som do lasciel não deixa a deseja pra nenhum nacional. Tenho uma faixa gravada e masterizado por ele é, o som ta tudo no lugar e com bastante Punch.
@koba-80792 күн бұрын
Deixa sim. Nunca ouvi nada que preste
@TorcuatoMarianoOficial2 күн бұрын
Leva uma mix dele num estudo pro e compara com uma mix Digital do Mick Guzawsky vai ver a distancia da terra para plutao no primeiro acorde. 😂😂😂😂
@flaviomonteirogtr2 күн бұрын
Pensei o mesmo kkkkkkkk
@bvrs6 сағат бұрын
O Sonastério (Bruno Barros, formado no MI na Califórnia) hoje segue exatamente os mesmos princípios de excelência em gravação, assim como o Lisciel. O LAB de produção musical da UFMG (Fernando Braga) tá formando profissionais de qualidade. MG tá lapidando!
@cleitonsatiro2 күн бұрын
Mateus...CALMA! Ainda bem que vc se redimiu no final, mas o fato de fulano ou ciclano terem estudado na Berklee, (o mundo não gira em torno da academia) Não significa necessariamente que a coisa mudou pra bater de frente com os trabalhos gringos, pois, apesar de alguns terem estudado é preciso ter a experiencia e a maturação necessária para que venhamos ter esse efeito nas gravinas. Pelo menos no METAL acho que em São Paulo melhorou bastante, porém, tudo que o mestre falou no vídeo concordo 100%. Lembro de muiiiiita gente rir e tentavam diminuir o NIRVANA na época do NEVERMIND mas quando eu escutei a primeira vez eu peguei um CHOQUE na mixagem! E na época eu era so juvenil, cara que pancada de mix!!! É humilhante tentar comparar com qualquer som brazuca.
@DanielTheodoroAguiarКүн бұрын
Acho que vc não entendeu o ponto. Se o problema era a falta de acessar o "nível gringo", esse problema começou a ser resolvido quando as pessoas foram estudar engenharia de som com os maiores do mundo, assim como no Brasil tivemos uma falta de acesso ao conteúdo didático popular na década de 1960 e que também foi progressivamente sendo resolvido por pessoas que se formaram em música no exterior e trouxeram metodologia. Já tem alguns bons anos que já espalhamos muitos profissionais formados no exterior que estudaram com os maiores músicos e engenheiros do mundo, não somente estudaram como trabalharam com eles também. Nada disso tem a ver com "mundo girar em torno da academia" e sim acesso ao "nível gringo", pois os maiores já foram acessados pelos brasileiros.
@cleitonsatiroКүн бұрын
@DanielTheodoroAguiar sim, mas o Mateus que deu a entender que " O mundo músical" gira em torno da academia. Na verdade, o Mateus sempre faz isso. E eu estou fazendo essa pontuação.
@DanielTheodoroAguiarКүн бұрын
@@cleitonsatiro Discordo de vc, sigo o Starling e estudei com ele por muitos anos, ele nunca disse que o mundo musical gira em torno da academia, inclusive ele ja disse varias vezes que a maior parte dos grandes músicos não possui qualquer tipo de formação musical, acredito que vc formou essa percepção por conta própria e acabou ouvindo algo que não foi dito no video, aliás, se ele disse em algum momento que o mundo musical gira em torno da academia coloque aqui a minutagem por favor.
@guikatinskas2 күн бұрын
acho que um exemplo bom pra ilustrar o que ele quis dizer são os discos mixados pelo andy mills, especialmente o primeiro da banda black rio. Todos com uma sonoridade incrível, gravados no brasil com o mesmo equipamento mas a mão do técnico gringo com experiência fica evidente no resultado final do album.
@oTIEEMANUEL49402 күн бұрын
No Brasil a ofensa só presta se for grande. Se for pouca é falta de educação.
@TorcuatoMarianoOficial2 күн бұрын
Fico triste quando vejo um depoimento desses. E nao consigo ficar calado. É claro que o som dos Gringos é foda! Isso todos nós sabemos. Ate uma criança sabe.Que tudo é diferente.Que os caras estao anos luz do nosso mercado em muitos aspectos. Mas tem muitos albuns com som excelente feitos no Brasil. É so voce buscar os albuns mixados pelo Jorge Gordo,Moogie Canazio,Guilherme Reis,Flavio Sena. É igual aos gringos? Nao E nao é pra ser. Da mesma maneira que se pegar o disco do dave matthews band mixado pelo CLA ou qualquer disco do Foofighters e comparar com as mix dele mesmo vai ficar engraçado. Alias vai ficar bizarro se fizer um AB
@jocapane872 күн бұрын
Exato, até o rock chegou no Brasil 10 anos depois praticamente, e não da pra resumir a indústria fonográfica pelo rock, até pq é uma cultura importada, da mesma forma NENHUM país do mundo é capaz de reproduzir a música brasileira, incluíndo gravação (samba principalmente), da mesma forma, o problema é que Lisciel se acha o suprassumo do fodástico e pra fazer isso precisa se desfazer de todo mundo, achar algo ruim é normal, mas se desfazer e insinuar q todo mundo é ruim aii é foda!!
@TorcuatoMarianoOficial2 күн бұрын
É triste, é vergonhoso e tem gente que apoia isso. Um cara que nao fez nem um disco que seja referência de tudo o que ele critica.
@matheussarmento68122 күн бұрын
Mas é exatamente isso que ele está dizendo, se você comparar as mix dos gringos com a dele, vai perceber o quanto ele é amador perto dos caras
@cledericks36982 күн бұрын
Então é só concordar com o lisciel.
@TorcuatoMarianoOficial2 күн бұрын
@@matheussarmento6812o problema é que tem muita coisa boa, e a explicação dele é claramente de um cara que nunca entrou num estudio nos anos 80. Eu vivia no estudio nessa epoca. Ele esta antes dectudo desinformando as pessoas. E pelo visto nao conhece ninguem. E não tem menor noção de como era. Entao se nao sabe fica calado ao enves de desinformar.
@marcolongitude2 күн бұрын
até hoje eu toco com amps, desejo um som digital para ao vivo pelo trabalho e por ter um backup mas, nada, nada supera um amp... inclusive para baixo ja carregamos amps tambem...
@rosembergfer2 күн бұрын
Concordo contigo!
@goalreviewstore9917Күн бұрын
Mas e se carregar um Amp pequeno pra microfonar no ao vivo, não rola?
@BPJazzКүн бұрын
Muito bom!
@georgeoliveira53452 күн бұрын
Mateus, parabéns pela sua paciência! 👏👏👏 O Lisciel primeiro diz qual o resultado da conta, depois inventa um racional pra coincidir com o resultado que ele inventou. Ele fala muita coisa coerente e tem muito conhecimento, mas a intransigência limita demais o cara. Uma grande pena!
@squeterКүн бұрын
um vinil q eu ouvi e achei foda foi o tempo não para do cazuza ao vivo... eu acho um sonzão de vdd.. vinil de 5 reais no sebo.. soa mto bem
Күн бұрын
Lisciel é foda!!!
@lebrouckeКүн бұрын
Eu moro na Europa a mais de 20 e essa máxima serve pra absolutamente tudo: no Brasil você consegue achar um ou dois profissionais que façam algo bem feito enquanto que fora o mínimo que se espera 'e que algo seja bem feito e você acha com relativa facilidade gente que se destaca. E uma questão cultural. A gente acha lindo nao saber a parte tecnica e teorica de nada.
@orinarirrorilabitoviКүн бұрын
A música brasileira sempre teve um caráter mais acústico e percussivo, o que permitia aos produtores e técnicos de som obter bons resultados com essa sonoridade. Porém, o rock e o new wave foram prejudicados por conta dessa herança técnica do samba/MPB.
@valeapenacomprarisso11 сағат бұрын
Uma vez entrei em Studio para gravar uma música autoral. O dono do Studio já chegou com a bateria toda trigada, plugin de simulador de amplificador na guitarra, baixo ligado em linha e metrônomo. Deu tudo errado. Daí eu falei francamente com ele: "Não somos músicos profissionais, o baterista nunca tocou com metrônomo na vida, o vocalista sempre usou microfones horríveis ligados em caixas multiuso uso. Coloque um microfone no bumbo, um pegando a caixa e chimbal e um outro pegando o som geral da bateria. Microfone os amplfidores e não use plugins. Grave como se fosse um ensaio". O resultado ficou muito melhor.😂😂😂😂😂 Daí o dono do estúdio ouviu e me pediu desculpas, dizendo que não tinha feito quase nada na "produção"😂😂😂😂😂 Eu agradeci e fiquei feliz com o resultado. Soou como nossa banda sempre foi, porém com um som melhor.
@fasgamboa23 сағат бұрын
So um ponto, nao 'e pq foi pra Jamaica gravar que la grava "certo". Provavelmente gravavam com o que tinham, nao com o que desejavam. Isso vale pra muita coisa em muito estilo em muito lugar.
@fernandolima82982 күн бұрын
Lisciel ta 100% correto, sou muito fã desse cara.
@edwayward2 күн бұрын
Não à toa que bandas de Metal Melódico e PowerMetal vão pra alemanha gravar com Adair Daufembach (de Criciúma, mas há mais de 20 anos nos USA) nos estúdios em que gravam os grupos de lá, acho que o vocal do Blind Guardian tem um estúdio.
@NuvemDeAmor-ur62 күн бұрын
Não é uma questão técnica, é uma questão artística do PRODUTOR, os produtores do Brasil são seguidores de cartilha, não entendem a música, não se aprofundam no processo, estão preocupados em fazer a música soar limpa, comprimida, afinada etc .. Rick Rubin é ARTISTA DA PRODUÇÃO, Chris Lord Alge é ARTISTA DA PRODUÇÃO, no Brasil NÃO TEM, produtor que esteja disposto a fazer uma obra, eles não estão nem aí para o intuito da música, eles transformam a música em outra coisa, algo deformado, e saem correndo sorrindo, se achando fod@ por ter entregue uma música lisa, podada, limpa e plastica, o Nirvana no Brasil teria soado como Dream Thetaer, 99% dos produtores DESTROEM A MUSICA NA MIX
@joseuisley80907 сағат бұрын
Sempre pensei sobre isso, por que as músicas brasileiras são tão mal gravadas? Tem um artista chamado Eric Andersen que gravou disco em 1966, e você ouve hoje, mesmo convertido para mp3, a qualidade é incrível, som quase cristalino. E a gravação é apenas um violão, um bandolin e um baixo antigaço e ficou ótimo. Enfim, Brasil.
@CesarVideoLab2 күн бұрын
Sempre ouço Lisciel com muita atenção, eu tenho a impressão de que ele entendeu/percebeu algo q ainda não notei rs
@mariosilva7817Күн бұрын
Pois é, não concordo com tudo que ele fala, mas talvez eu esteja errado, o cara manja muito kkk
@lucianorosa2359Күн бұрын
Não sei se as razões eram essas. Mas que a diferença era grande, com certeza.
@gva1282 сағат бұрын
O cerne da questão, a meu ver, é o fato de que aqui a gente nunca teve cultura de instrumento. As pessoas, em geral, não sabem que música é diferente de letra e que nem é necessário ter um cantor na música. Essa cultura de achar que o cantor é o principal faz com que as indústria faça isso mesmo: uma voz bem na cara e fodam-se os instrumentos. Daí fica fácil gravar qlquer coisa né? As pessoas em geral não tão nem aí, não conseguem ouvir, não sabem diferenciar os instrumentos em uma mixa. Então pra que trazer uns caras fodas pra gravar?
@dk90242 күн бұрын
Também teve o problema que do fim dos 80 em diante esse tipo de gravação xoxa virou o padrão "correto" da indústria e abriu as portas do inferno pra produtor obcecado com esterilizar timbre, composição e dinâmica*. Daí era aquela esquizofrenia: vc, musico ferrado, chegava com tua Gianninizinha de guerra e teus pedais, o produtor esnobava q tu não tinha um "equipo de verdade", te obrigava a gravar tudo clean com a Fender de 10k do estudio... E fazia o teu riff soar no disco como se fosse uma Tonante c/ aquele overdrive da Oliver tocada por qualquer guitarrista de Brasilia de 1985. Passou de falta de know-how pra produtor achando que timbrar tava errado. *Vide: Liminha.
@alxrolling5482 күн бұрын
Não vou usar termos técnicos pois não sou exper no assunto. Mas concordo com poucas coisas que foi dito aí. Sempre fui um grande ouvinte de discos nacionais e internacionais e pra mim o principal prolema está nos arranjos brasileiros timbres etc. Hoje em dia fazemos gravações ótimas em home Studio.
@LiscielFranco2 күн бұрын
@@alxrolling548 hoje faz ótimas "gravações" porque sao plugins que simulam o resultado pronto. nada contra, mas pra questão de aprendizado não vale. nada contra quem usa, óbvio.
@MatheusEvangelistaAudio2 күн бұрын
mas timbres estão em 100% do que ele quis dizer, um timbre de bateria com 8 microfone no JAZZ é ruim, 3 mocrofones é diferente, um baterista tocando fraquinho o timbre é diferente dos gringos. e aí por diante
@alxrolling5482 күн бұрын
@@LiscielFranco...Amigo, admiro sua sinceridade, de verdade, mas tô com 45 anos de idade e gosto de música desde os 9. A banda que me ensinou a gostar de qualidade sonora é o PINK FLOYD, e alguns discos foram produzidos e mixados pelo renomado Allan Parsons. Mas a grande maioria dos álbuns não foram e a qualidade sempre foi a mesma. O que diferencia é a tecnologia das épocas óbvio. Conclusão: Me recuso acreditar que David Gilmour gravaria um disco com uma qualidade ruin aqui no Brasil. Assim como não tem como fazer milagre com um Legião urbana no Exterior.
@goalreviewstore9917Күн бұрын
@@alxrolling548as gravações das bandas de Rock Nacional ficam muito pra trás das bandas gringas nos anos 80 e 90, não tem a mesma "pressão" e qualidade, é um som pequeno.
@alexxandredub12 күн бұрын
Franklin Garrido, Liminha, Capone, Mazzola, Susseking... Tudo fraco? PotaQueoPareo
@LiscielFranco2 күн бұрын
queisso bicho! não fala assim! a galera trabalhou pra caralho, gravaram tudo que é nosso nas condições que eles conseguiram fazer. porem, isso perpetua ate hoje... e pra melhorarmos precisamos entender isso, mas não diminuir o trabalho deles e sim melhorar o nosso.
@flaviomonteirogtr2 күн бұрын
Excelente
@AuraRecordsBR7 сағат бұрын
Acredito que uma questão importante ficou de fora nesse papo: a preguiça! Com o avanço tecnológico, da pra fazer mais com menos e aí os "produtores" não querem se esforçar em timbrar antes. É lamentável cada estúdio que a gente entra e vê o despreparo.
@aripereiraКүн бұрын
Audiófilos sempre falaram isso, mas só agora as pessoas estão dando valor.
@diegodosteclados67652 күн бұрын
ouçam o mago dos magos lisciel franco e vc só tem a ganhar meus amigos!
@lamorim2 күн бұрын
Só falou verdades!!! Até hj a eletrônica dos estúdios brasileiros, são um LIXO!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
@newmusicplusКүн бұрын
O Brasil já começa perdendo pelo mercado aqui que é fraco. É diferente de um técnico em Nashville que precisa estudar, se desenvolver (porque o mercado exige), e será muito bem pago por isso.
@wendcervante810618 сағат бұрын
Quem entende não só de equalização mas de frequência sonora e mix entende o q ele está dizendo!!! Não é só o fato da música do artista ser boa mas a qualidade da gravação... Imagina como seriam as músicas da Elis Regina com uma gravação boa feita por gringos... Por isso entendo o fato da Carmen Miranda ter metido o pé daqui pra gravar lá fora!!!
@sergioferraz635Күн бұрын
Fala com propriedade sobre como funciona a carreira dos músicos e como era as.coisas aqui, o Rock in Rio teve isso e os caras se queimaram com os gringos porque nao eram respeitados.
@JoséVitorrosadesouza2 күн бұрын
A melhor comparação é o som de estúdio no brasil é tipo o futebol jogado no Brasil hj e o som nos eua e Inglaterra é o futebol europeu
@lenafelipeКүн бұрын
Acho curioso quando a gente fala que as gravações do ForestLab soam como demo ensaio, o Lisciel responde falando que é a identidade dele, é uma escolha estética, é o estilo dele. Aí quando a galera que grava no Brasil fala que não colocar compressor na voz é nosso estilo, nossa estética, etc ele não aceita e o assunto é encerrado por ele.
@fabiooliveira99612 күн бұрын
A maioria das pessoas houvem as músicas reproduzidas pelo celular ou por caixas Bluetooth de péssima qualidade. Infelizmente ninguém nota a diferença entre uma boa gravação e uma má ou até entre músicos e cantores bons. O plugin afina a voz e concerta o solo ruim de guitarra
@adeilsonm.camposjr.4259Күн бұрын
Rita Lee - Corista de Rock - Álbum Entradas e Bandeiras: não conheço nada de mixagem, gravação, captação, mas acho que o que foi feito neste álbum de 1976 beira a perfeição. Queria saber qual foi o segredo deste álbum em uma época com tão pouco recurso
@rafaelc.8364Күн бұрын
Tu acha cara ? Eu gosto muito desse álbum, mas o som não acho isso tudo não
@No-one-of-usКүн бұрын
as guitarras estão completamente opacas e sem brilho!
@adeilsonm.camposjr.4259Күн бұрын
@@rafaelc.8364 pô, acho, talvez pq achei a bateria muito foda, groove bacana e tal
@adeilsonm.camposjr.4259Күн бұрын
@@No-one-of-us talvez eu tenha olhado mais pelo prisma da batera
@No-one-of-us6 сағат бұрын
@@adeilsonm.camposjr.4259 de qualquer forma, não é tão ruim, até tá bem gravado, mas...
@estf19822 күн бұрын
Alguns anos atras estava em um bar estava rolando samba raiz , o pandeiro surdo e tantan estavam desafinados, troquei uma ideia na moral com os músicos que no dia seguinte iria tocar na mesma casa, cheguei mais cedo afinei os instrumentos e cara quando os caras passaram o som parecia DVD 😅 ficaram de cara
@zubrycky2 күн бұрын
Não me lembro agora aonde eu li isso mas li uma entrevista (ou do Mazzola ou do Liminha, realmente não me lembro. Preciso conferir isso na minha biblioteca) segundo a qual a razão pela qual os lps gravados no Exterior soavam melhores do que os lps nacionais não era a gravação feita no Brasil mas sim no processo de fabricação de lps no Brasil (na fase de corte, sendo mais específico).
@rafaelc.8364Күн бұрын
Quiseram tirar o deles da reta ne kkkkk
@zubryckyКүн бұрын
@@rafaelc.8364Pode ser que seja isso, mas, ainda assim, a melhor gravação do mundo com a melhor mix e com a melhor masterização é arruinada no processo de fabricação do LP se o corte não for feito direito.
@fabionunes27937 сағат бұрын
Cara, como esse cara trouxe tudo o que detesto nas produções brazucas. Até o heavy metal br produzido fora é infinitamente superior.
@carlosmassinha9 сағат бұрын
Só em relação as gravações, a qualidade no KZbin ou Spotify não é muito boa, cortando as frequências acima de 16000 Hz e mata o timbre dos instrumentos. Infelizmente a qualidade das mídias é ruim. Na época do CD a qualidade era melhor. Então, se o produtor é bom, onde coloca a música, ali vai haver uma queda tremenda da q.qualidade final. Uma pena
@EunucudefaraoКүн бұрын
Top
@FeehSantzOFC2 күн бұрын
Perfeito em, CD do tim maia é muito mal gravado ta maluco, fico triste, vontade de ouvir aquelas musicas com uma qualidade boa, mas não da!!!
@weslleynascimento67472 күн бұрын
Gosto muito do lisciel ! Qual o problema de ter uma opinião propria, convicta ? Kkkk o entrevistador querendo convencer o lisciel kkk e não conseguindo !
@ricardoabade3727Күн бұрын
Infelizmente até os anos 80 a guitarra distorcida era gravado em linha😭😭😭😭
@fmartinbr2 күн бұрын
Comprovando o que o Lisciel disse: Eu adoro o som da guita do Tim Maia =)
@TiagoalvessktКүн бұрын
Realmente a guitarra e o baixo dos americanos tem um timbre sem igual principalmente no soul e funk, nao tem igual, e eu também sou a favor do timbre antes da gravação
@surfzionКүн бұрын
É verdade, ha grandes disco s da década de 70 que estão horrivelmente gravados, Secos e Molhados, Mutantes, Elis, Clube da esquina são alguns exemplos. Uma pena 😢
@TheCostacesarКүн бұрын
Prefiro o som desses discos q qualquer coisa atual
@sandrosouzabatera14 сағат бұрын
Concordo com você!
@robsoncanamaro2 күн бұрын
Quero ouvir as Bandas que o Lisciel gravou, onde encontro?
@jordyatila2 күн бұрын
vou recomendar algumas bandas que ele gravou e que eu gosto, a primeira é a Soul Rueiro: kzbin.info/www/bejne/qn61pYOKn8yEkJY
@jordyatila2 күн бұрын
Velhomoço também é muito boa: kzbin.info/www/bejne/bnLIpJ6EbrtnbJY&pp=ygUWdmVsaG8gbW_Dp28gZm9yZXN0IGxhYg%3D%3D
@jordyatila2 күн бұрын
Outra gravação muito foda é essa: kzbin.info/www/bejne/nJ-6Xnyaqb9rh5I
Tirou onda🌊🌊🌊🌊🌊🌊🌊🌊😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅👏🏼✨✨✨✨✨✨sem piedade. O que salvou os produtores nacionais foram os artistas.
@LiscielFranco2 күн бұрын
@@lucioag7231 infelizmente nunca vamos saber como seria uma Elis, um Milton Nascimento ate o Maluco Beleza bem gravados... lastima
@WankanoExperience2 күн бұрын
Esta é a opinião dele, baseada no seu conhecimento, que eu acho limitado em relação às gravações no Brasil, tanto que ele ainda diz que é só uma especulação. Ele ainda está em um patamar abaixo de produtores e gravações de um Liminha, Mazzola, Sussekind, Robertinho de Recife e até Paulo Anhaia, que tira um som muito melhor do que ele, com qualquer equipamento ! Muitos álbuns nacionais que ele citou, nem foram gravados no Brasil. Mas é isso, são as referências e gostos pessoais dele.
@FabricioSilva-cz4eg2 күн бұрын
O lasciel além de ter trabalhado na maioria desses estúdios famosos do Brasil. é ele que ainda dá manutenção e calibra a maioria dos equipamentos dos estúdios grandes do país. Então meu caro, se existe alguém que tem gabarito pra falar sobre gravação e mixagem e masterização é o Lasciel.
@WankanoExperience2 күн бұрын
@FabricioSilva-cz4eg acho que você está confundindo com Paulo Anhaia, eu acompanho o Lisciel desde o Orkut, nunca ouvi falar que ele trabalhou nos grandes estúdios do Brasil, muito menos com estes produtores que eu citei, nem com grandes artistas famosos. Que eu me lembre, ele veio do digital, tinha estúdio próprio, era o craque na edição digital, "gravava" bateria com Drumagog, dá pra ver nas falas dele sobre a produção nacional, que ele não conhece muita coisa, o que ele fala a gente a chave no KZbin, em entrevistas recentes.
@Zarraman2 күн бұрын
@@FabricioSilva-cz4eg quero saber em qual estúdio grande que ele trabalhou... só sei que ele tem vídeo bem antigo no KZbin e antigamente ele falava que todo mundo tinha de usar pro tools. Hoje fala essas merdas.
@robgodoi2 күн бұрын
João Gilberto reclamava muito das gravações do Brasil
@RodrigoLemosnoral2 күн бұрын
Evento do a o 2025 Starling gravando no Lisciel
@marciogoncalves11502 күн бұрын
George Benson veio gravar no Brasil nessa época, está explicado porque não quis lançar
@TomBragaMusic2 күн бұрын
Não precisei ir pra lá para aprender, mas sim... O conhecimento gringo é bem superior ao que nós vemos na média aqui no Brasil
@basiliodaniel2 күн бұрын
É muito bizarro pensar que ainda hoje, ouvir um disco gringo é MUITO melhor que ouvir disco brasileiro, com mesma tecnologia. Filmes e séries brasileiras, sem comentários. Muito triste.
@maupric2 күн бұрын
"A-gente somos inu-tilll"
@manoel927210 сағат бұрын
Tem gente que ao morrer e chegar no céu vai reclamar achando que o inferno é melhor.... nada tá bom, nada é legal, tudo errado, tudo fora....
@fabiooliveira99612 күн бұрын
Eu sempre achei os álbuns nacionais ruins, timbre. Hoje, depois desse vídeo, entendo o porquê
@jaomusico91422 күн бұрын
Pega o álbum Getz/Gilberto (João Gilberto, Tom Jobim, Stan Getz) gravado no A&R Studio em New York por Creed Taylor. Coloca um bom fone de ouvido ou escuta em alto volume num bom som aquele disco. Vê o peso daquela Bossa, a qualidade daquela mix. Pqp, o negócio é de 1963...
@isaiasandre9164Күн бұрын
Eu só acho que ele fala mas o som dele continua pior ou igual as gravinas ruins brasileiras.. Agora temos sim excelentes engenheiros, estúdios, gravações. boas, essa época já se tornou passado, o rapaz aí disse tudo isso mas o som dele está a altura da crítica, ruim como o que criticou....
@EderMestreКүн бұрын
Uma coisa é certa, gravou errado, não tem plugin que resolva. Na bateria só o Slate trigger.
@leonardogoncalves10993 сағат бұрын
Em outras palavras, ele quer dizer que no brasil não tem ninguém que preste, só ele é bom porque só ele sabe das coisas. Mas na pratica, existem incontáveis trabalhos brasileiros melhores que o dele. Então é muito papo e pouco resultado.
@2011pauloroberto8 сағат бұрын
aquela musica do christian San Bernardino foi gravada fora? é bem diferente do resto da época. Morris Albert.. bem legal e orquestrada tb.. de resto a bateria do Toca raul parece alguem batendo nas caixa de sapato..
@andrefelipelima12 күн бұрын
Do jeito que esse Lisciel fala, só o trabalho dele e os dos produtores gringos é que prestam. Desmereceu completamente o trabalho de todos os produtores daqui e desconsiderou totalmente as especificidades do mercado nacional. Pessoal da MPB não é chegado em compressor e outros efeitos na voz porque a nossa tradição musical é a da naturalidade. Outro ponto, generalizou tudo. Já ouvi muita produção gringa que eu não gostei do resultado, assim como já ouvi muita coisa nacional que eu achei incrível. Pra mim, até hoje o disco que eu achei mais bem produzido na vida é a Antologia Acústica do Zé Ramalho, de 1997. Acho tudo absolutamente perfeito ali. Outra coisa, Lisciel fala muito em certo e errado, isso na produção musical é muito contestável. O importante é soa bem ou soa mal. Acho que ele manda bem em muita coisa, mas pra mim essa parte da entrevista foi uma bola fora total.
@adois-q2y2 күн бұрын
concordo com tudo que você disse, ele parece ter uma magoa bem grande com artistas e produtores de sucesso, ele deixou isso comer a mente dele a ponto de ficar falando essas coisas sem nexo nenhum, o engraçado é que se você ouvir as músicas que ele grava vai escutar que a qualidade percebida é bem inferior quando comparada as músicas que ele critica, vai entenderkkkkk