A cota de tela pro cinema brasileiro, Lei Rouanet e o discurso (ruim) de Lula

  Рет қаралды 25,982

Cortes da Sarjeta

Cortes da Sarjeta

Күн бұрын

VEJA a live na íntegra pelo link: www.youtube.co...
Edição: Max Andreone
💬 APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me...
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Twitter: / linck_alexandre
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#lula #cotas #cinema #cortes

Пікірлер: 292
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
Melhor coisa que fiz recentemente foi ir por conta própria atrás de conhecer pra valer o cinema Brasileiro, mas o foda é depender da iniciativa individual sem nenhuma base educacional pra galera parar de falar besteira na internet. Monopólio de exibição e distribuição dá nisso, tanto empresas estrangeiras quanto a própria Globo monopolizando o Brasil. De todos as variáveis desse assunto de "brasileiro não assiste filme nacional", qualidade das produções tem quase nenhuma influência pra situação que temos hoje. Inclusive, discordo muito da afirmação que "brasileiro não gosta de filme brasileiro", já que em todos os momentos em que houve políticas eficientes na exibição, os filmes nacionais deixavam os gringos comendo poeira: O Ébrio e Homem do Sputnik amassaram qualquer filme da Era de Ouro de Hollywood tipo Casablanca nas bilheterias a ponto dos EUA ameaçarem cortar a importação do nosso café se a gente não diminuíssemos a produção de filmes. E como esquecer que esse ano dois filmes nacionais bateram a bilheteria de Duna 2 nas primeiras semanas, sem cota e com menos salas. Como disse o Scorsese sobre filmes de super heróis, não dá pra afirmar que existe um gosto legítimo se só existe um tipo de produto sendo ofertado.
@hebertaraujo3517
@hebertaraujo3517 Ай бұрын
Sem contar q é bastante difícil julgar essa questão de "gosto do público" quando a maioria dos filmes nacionais não consegue alcançar esse público, justamente por essa porta fechada na exibição e baixo financiamento de distribuição. Se eu não consigo assistir ao filme, não há como julgar se ele é bom ou não. A gente precisa encontrar métodos alternativos de distribuição até pensando nessa formação de gosto.
@kauabrito8691
@kauabrito8691 Ай бұрын
@@guilhermemartinelli9442é complicado quando vc vê por exemplo filmes nacionais indo bem nas bilheterias até que lança um divertidamente 2 da vida e pega todas as salas, por isso que eu acho que é sim nescessário cota de telas pra filme nacional só que feita da maneira certa
@Viniccius365
@Viniccius365 14 күн бұрын
que história mentirosa e sem logica
@kauabrito8691
@kauabrito8691 13 күн бұрын
@@Viniccius365 mano é só tu olhar pra época da embrafilmes por exemplo, os filmes nacionais eram assistidos pela população o tempo todo, claro, infelizmente cheio de censuras, mas ainda assim as pessoas procuravam ver filmes nacionais. Infelizmente os filmes nacionais ficam escondidos enquanto os filmes de empresas como Disney tem um bilhão de salas como os filmes passando e fazendo sucesso independente do filme ser bom ou horrível. Esse papo de só filme bom faz sucesso não faz o menor sentido.
@denersantana5420
@denersantana5420 Ай бұрын
Há boas produções de ficção fantástica e terror no Brasil, mas infelizmente eles não conseguem o financiamento e ficam marginalizados aqui, ao mesmo tempo que são ovacionados fora do Brasil. Os filmes que se destacam infelizmente são uns filmes que parecem terem sido feitos pelo diretor para ele mesmo e seu círculo de amigos.
@ddistortedmil
@ddistortedmil Ай бұрын
Indique aí estes bons filmes de fantasia e terror, por quê, tudo o que eu vejo feito no Brasil com relação á filmes é um porre
@EduSilva2005
@EduSilva2005 Ай бұрын
​​@@ddistortedmilqualquer filme ou curta metragem da filmes de plástico
@gabriel-sg7bs
@gabriel-sg7bs Ай бұрын
Fala esses filmes aí pq é complicado. Filme brasileiro só tem favela, pobreza e criminalidade. Isso a gente já vê todo dia.
@oplayernojento7693
@oplayernojento7693 Ай бұрын
​@@gabriel-sg7bssó o brasileiro que tem essa mentalidade de bosta, os filmes americanos tratam constantemente sobre os mesmos temas cotidianos para eles e vocês acham legal, pq é diferente? Gosto é construído e você só gosta pq foi colonizado culturalmente, e fica inventando desculpa pra legitimar teu gosto. Para com essa merda e nesse sentido seja mais como o americano que valoriza a própria cultura e não fica reclamando do cotidiano em filmes.
@caraqualquer9907
@caraqualquer9907 Ай бұрын
@@gabriel-sg7bs não tem só isso cara .
@mateusgameplaybr5599
@mateusgameplaybr5599 Ай бұрын
Obras primas brasileiras que teve seu destaque no cinema: - Any Malu Show; - As Aventuras de Fujiwara Manchester; - As Aventuras do Homem Cueca; - Boris e Rufus; - Carrapatos e Catapultas; - Carrossel (desenho animado) - Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas); - Irmão do Jorel; - Os Under-Undergrounds; - Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma; - Oswaldo (série de televisão); - Sociedade da Virtude; - Sítio do Picapau Amarelo (série animada); - Turma da Mônica Jovem (série de televisão); - Turma da Mônica (série animada). Obs: só desenho top!
@maosacamerabruini
@maosacamerabruini Ай бұрын
Mas acho que vai muito de gosto, cara. 2/3 do que vc citou aí eu considero beeeem fraco. Mas tem coisa boa, sim, porém sem essa diversidade toda que muitas vezes gostam de pintar.
@willyargumentista9542
@willyargumentista9542 Ай бұрын
"Teu gosto não é teu, teu gosto é formado!" Curioso o quanto é preciso coragem prá dizer certas verdades!
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
Neville de Almeida, em entrevista recente pro Canal Brasil que tem aqui no KZbin, falou que a censura do mercado privado no financiamento de cinema é ainda maior que o da ditadura. Deixar o financiamento artístico na mão do mercado é impossível de dar certo.
@olharcinematografico3200
@olharcinematografico3200 Ай бұрын
Pode me passar o link?
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
@@olharcinematografico3200 O trecho em questão está já no começo por volta de 1min --> /watch?v=W6vauwZW2oM&t=17s&ab_channel=CanalBrasil
@joaocarlos7481
@joaocarlos7481 Ай бұрын
Censura é quando feita pelo estado.
@nomadexperiente2455
@nomadexperiente2455 Ай бұрын
​@@joaocarlos7481nem sempre
@lucas8681
@lucas8681 Ай бұрын
Isso é o mesmo que falar que so existe doutrinação de esquerda ​@@joaocarlos7481
@universo_gambiarra
@universo_gambiarra Ай бұрын
Oi Linck, só uma correção: audiovisual praticamente nem usa Lei Rouanet (apenas para festival, documentários e curtas), audiovisual usa Lei do Audiovisual, que é praticamente a mesma coisa da Rouanet, mas tem o diferencial de usar recurso das majors e dos grandes canais, além do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), que aí sim vem em recurso direto de investimento, com problemas específicos dele. E concordo total que não é só a cota de tela (que sempre tivemos e perdemos durante o hiato do governo Bolsonaro, que não renovou o decreto anual), só que o setor tem achado que isso vai ser a bala de prata. Infelizmente (ou felizmente, sei lá), não é o suficiente.
@maosacamerabruini
@maosacamerabruini Ай бұрын
Mesmo documentários e curtas também usam Lei do Audiovisual. A Rouanet acaba ficando mais para shows e outros projetos culturais.
@ssfsergio
@ssfsergio Ай бұрын
Trabalhei numa rede de cinemas em 2001 e ainda tinha o esquema de "venda casada". Assassinato em Gosfordpark e Amelie Poulin são azarões que entraram nesse esquema. Se tivéssemos uma Lei Rouanet, sistema de cotas de telas e outros incentivos ao cinema nacional hoje, são falarmos de vampiros, lembraríamos das sagas do André Vianco ao invés de lembrar da saga Prepúcio, digo, Crepúsculo, a saga dos vampiros cabaços.
@walbersimplicio6734
@walbersimplicio6734 Ай бұрын
Na Argentina existe uma disciplina de cinema no ensino médio deles. Não por acaso eles exportam e consomem mais cinema Argentina que nós consumimos cinema brasileiro. É um trabalho de base, na arte, cota é importante mas não resolve.
@Accelluter
@Accelluter Ай бұрын
Uma vez, escrevi o roteiro pra um filme sobre o chupa-cabra. Mas não consegui financiamento pela Rouanet. Algo normal, apesar de ser um suspense/terror, e é algo que não gearia retorno por ser nichado. Atualmente, estou fazendo um piloto de animação, a conta-gotas, tudo sozinho. Colegas disseram para abrir um cartase para ter dinheiro para termina-lo. Até fico inclinado a fazer isso. Mas vou tentar novamente a Rouanet para termina-lo (uma vez que propus ele a Netflix, mas disseram que não produzem/financiam projetos, apenas compram a serie já feita, coisa que a americana faz, financiam o produto)
@m_arxesini935
@m_arxesini935 Ай бұрын
90% dos filmes Hollywoodianos são basicamente uma propaganda do sonho de vida americano e a galera compra essa ideia de q nao existe financiamento público nos filmes. A falta de senso crítico do brasileiro é uma parada triste
@ladymorwendaebrethil-feani4031
@ladymorwendaebrethil-feani4031 Ай бұрын
10:04 Eu tambem acho isso ruim na academia. Meio que não só as pesquisas, mas as linhas de pesquisa e áreas inteiras tem que ficar se justificando o tempo todo, especialmente em humanas. Eu fiz história, metade das aulas de teoria da história ou ensino de história, era sobre autores que estavam mais preocupados em dizer "para o que serve a história" do que sobre metodologia e etc. No final, eu achava bem entediante, porque eu fiz história por um único motivo: porque eu gosto, e porque eu queria ter liberdade da minha vida pra fazer o que eu gosto. Acho que qualquer justificativa acaba caindo numa espiral autodepreciativa que acaba sendo mais prejudicial do que afirmativa. 10:52 e a pesquisa ta indo pra esse mesmo caminho.
@tucanopolar787
@tucanopolar787 Ай бұрын
pra min, o conteúdo audiovisual brasileiro só precisa de uma coisa, reconhecimento, tem muita produção boa feito no Brasil, as animações nacionais que a área de conteúdo audiovisual nacional que que eu mais gosto de acompanhar, tem muita coisa boas aí
@joca_sol
@joca_sol Ай бұрын
Não sei se surgiu da mesma política, mas "Acorda Carlo!" é outra produção brasuca que levo no coração também
@PedroHenrique-nh7ub
@PedroHenrique-nh7ub Ай бұрын
Se fosse "acorda pedrinho" ia bombar
@tucanopolar787
@tucanopolar787 Ай бұрын
concordo
@HistoriaRetro-zd3ht
@HistoriaRetro-zd3ht Ай бұрын
Agente secreto é o novo filme do KLEBER MENDONÇA FILHO, que eu tbm to muito ansioso
@haltierys.rangel8519
@haltierys.rangel8519 Ай бұрын
Deixar uma recomendação; o filme mata negra, na Amazon prime. É um filme de terror "trash"muito bizarro tipo evil dead mas é muito bom, eu quase vomitei em alguns momentos 😁. Não sei se foi gravado no norte ou nordeste mas você consegue ouvir um sotaque aparentemente nordestino e o filme se passa em uma floresta que é aparentemente Amazônia.
@danilomfable
@danilomfable Ай бұрын
Eles colocam filmes brasileiros para estrear às 14hs no meio de semana. Quem tem condições de ir ao cinema nesse horário. Enquanto isso várias salas são reservadas para filmes americanos mesmo estando vazias.
@GP-jz1gs
@GP-jz1gs Ай бұрын
Basicamente, os argumentos contra cota pra tela são essencialmente de cunho liberal e extremamente despolitizados. Os mesmos que defendem o capitalismo e da balela do livre mercado são os mesmos que não compreendem os significados de "política indsutrial", de "indústria cultural" e da própria realidade dos países, como o próprio Linck descreveu muitíssimo bem.
@kamandi_
@kamandi_ Ай бұрын
Um exemplo de alteridade nacional, Teve uma cena de cinema cametaense(interior do Pará) vi varios filmes como o classico "Tem boto na rede do tunico" e o "Morto que sabia nadar" além de outros mas com o tempo a cena sumiu e eu nunca fui atrás de saber o porque
@guilhermebatista6164
@guilhermebatista6164 Ай бұрын
O maior problema das cotas para o cinema se chama "grupo globo". Eles possuem a hegemonia nacional na produção de cinema e arrecadação de recursos para si.
@ladymorwendaebrethil-feani4031
@ladymorwendaebrethil-feani4031 Ай бұрын
Negócio nao eh se tem que ter estimulo publico ao cinema, mas como fazer. Acho que da maneira atual nao está dando certo, pq acho que não existe estimulo para a produção nacional sair da caixa. Ao meu ver subsídios vinculados a metas poderiam ser interessantes, ateh mesmo porque as coisas mais caras no cinema, são as que tem cadeia produtiva longa, como por exemplo VFX, e o estado subsidiar esse setor pode resultar na criação de muitos empregos desse tipo dentro do Brasil, que atualmente eh um pais que exporta designer grafico pra tudo quanto eh lugar (pq temos muitos talentos), exatamente porque nao tem empregos nessa area aqui. Então ao meu ver, o governo deveria subsidiar produções que usam esse tipo de coisa para estimular esse tipo de industria, pq elas geram muitos empregos e empregos muito bons. E ao meu ver, sim, deveriam tirar esses critérios subjevistas que acabam no final criando esses projetos ai, que reproduzem os vicios do nosso cinema, e ter critérios mais técnicos aos subsidios (que ao meu ver deveriam ir além da lei rouanet, deveriam ser isenções fiscais para estudios e emprestimos do BNDES), e esses critérios deveriam ser algo do tipo: estudios que fazem filmes tecnicamente ousados que conseguem ter audiencia, recebem grana. Conseguiu exportar o filme? Tambem recebe grana. Obvio, claro que tem que ter na outra ponta alguma forma de incentivar novos diretores/produtores criativos para isso dai nao virar um oligopolio de mega estudios, mas acho que a gente tem que criar uma revoluçao que ganhe o publico, e essa revolução passa por financiar uma industria que tenha uma produção de ponta e que consiga gerar empregos qualificados para as pessoas de diversos setores criativos que nao conseguem empregos bons no Brasil.
@nicolasgameirodasilva4547
@nicolasgameirodasilva4547 Ай бұрын
Sobre a incidência do Código de Direito do Consumidor (CDC) na venda casada dos filmes. Não ha a incidência do CDC neste caso pois não é uma relação de consumo e sim uma relação comercial. O cdc diz em seu artigo 2° diz que consumidor é aquele que utiliza produto ou serviço como destinatário Final. Neste caso o consumidor é o cinema e a pessoa física que vai la consumir os filmes. A relação do cinema com a produtora é outros quinquêntos, é uma relação civil com incidência do código civil que não proíbe a venda casada.
@paulosousa81
@paulosousa81 Ай бұрын
Mas isso é uma das teorias né, no caso a Teoria Finalista, que é a usada principalmente no TJSP, por exemplo. N sei como é em outros estados, já que existem outras teorias que considerariam relação de consumidor.
@hebertaraujo3517
@hebertaraujo3517 Ай бұрын
Tbm me irrito com essas cinebiografias q parecem propaganda do biografado. O pior q até o visual é de publicidade rs. OS documentário biográficos da Globoplay seguem bem essa linha. Parece um "Arquivo confidencial" extendido, com muitas horas de duração.
@JerrydaCosta
@JerrydaCosta Ай бұрын
Eu sou a favor dessas cotas. Já basta o fato de nós brasileiros, no geral, não vermos muita graça em produções brasileiras (eu incluso) porque o nosso senso estético já está a décadas condicionado a apreciar quase exclusivamente filmes dos EUA. Cinema não é só frequentar salas de cinema, também é geração de empregos, cultura. Livre mercado uma ova. Eu me lembro que os EUA taxa absurdamente o suco de laranja e o alumínio brasileiro, obviamente para proteger quem financia as campanhas eleitorais dos políticos norte-americanos. Eu me lembro do Trump puto da vida porque durante o sufoco da pandemia, luvas descartáveis, seringas e coisas afins vinha tudo do exterior e nos países produtores estava havendo restrições para enviar pra fora. Ele desceu a canetada postulando que haveria uma cota para esses itens serem produzidos nos EUA. Tem cota pra emigrantes. Tem cota pra tudo. Nunca ouvi falar de filme comercial americano impedido de ser vinculado no Brasil por falta de sala.
@JerrydaCosta
@JerrydaCosta Ай бұрын
😂" O gosto não é seu!!" Eu gostava da bandeira do Brasil, do verde amarelo. Mas houve tanta queimação de filme que hoje em dia eu estou mais recatado na materialização de meu patriotismo.
@lucasbeserra8398
@lucasbeserra8398 Ай бұрын
EUA é o Brazil? A resposta dessa pergunta refutar sua argumentação, sonhar que com essa leis o Brazil vai criar "o senhor dos anéis brasileiro " . Deveria ter investimento em produções de literatura como livros e hqs já que nesse tipo de mídia não tem limites para criatividade , teatro é totalmente desvalorizado no país deveria ser mais valorizado principalmente nas escolas seria lindo uma peça de teatro mostrando a independência do país ou sobre outros acontecimentos.
@user-fp8hi6cq6i
@user-fp8hi6cq6i Ай бұрын
Lula e discurso ruim já tá virando pleonasmo
@danilomfable
@danilomfable Ай бұрын
Descansa militante
@Xilier
@Xilier Ай бұрын
O Brasil só tem a Globo e, talvez, a Record com poder de investir em filmes mais diversos. Aí já mostra o problema do cinema brasileiro. Além do que os filmes brasileiros não aproveitem dos gêneros em alta no momento. Cadê um filme de animação que o público comum conhece? Não tem.
@tucanopolar787
@tucanopolar787 Ай бұрын
tem você que não anda acompanhando, e inclusive, tem animações nacionais passando em canais pagos de origem gringa, tipo Cartoon network, que não passa animações nacionais, como também criar projetos fora do eixo América, desenho o irmão do jorel foi a primeira obra da Cartoon network a ser feita na AMÉRICA LATINA
@renatoandrade3407
@renatoandrade3407 Ай бұрын
​@@tucanopolar787 em defesa do cara, ele especificou "filme de animação"
@pedromaia6059
@pedromaia6059 Ай бұрын
turma da monica viagem no tempo
@raptorg0168
@raptorg0168 Ай бұрын
@@Xilier o menino e o mundo
@angellopes9353
@angellopes9353 Ай бұрын
Eu queria muito um filme do Zé Carioca, mas esse é possivelmente impossível.
@PrazerCambraia
@PrazerCambraia Ай бұрын
Um CORTE de 24 minutos. 👏
@Blckk89
@Blckk89 Ай бұрын
O problema é que cinema nacional q vem por meio de cota são aquelas comédias pastelão que pelamor. Se houvesse variedade, acredito que reclamariam menos. Mas parece q todo filme nacional em sala é alguma comédia novelesca da Globo.
@SL-ve9lz
@SL-ve9lz Ай бұрын
Porque vende, colega... Nosso contexto social demanda comédia pastelona, especialmente de atores familiares (dramaturgia Globo). Porque a maior potência militar do mundo e viciado em esporte de ação com o maior mercado de esporte do mundo consome tanta mídia propria de ficção e super herói? Porque vivem dentro desse contexto.
@ddistortedmil
@ddistortedmil Ай бұрын
Ainda querem forçar as mesmas piadas da Tatá Werneck e Cia para estes mesmos filmes kkkkkkkk ninguém merece
@Blckk89
@Blckk89 Ай бұрын
@@SL-ve9lz discordo q vende. Uma vez ganhei ingresso de graça no trabalho pra Dois É Demais em Orlando na segunda semana de filme. Não tinha nem 7 pessoas na sala.
@lucashenrique580
@lucashenrique580 Ай бұрын
​@@Blckk89falar de experiência pessoal também é fácil, eu já fui em sessão de filme da Disney que dava pra contar nos dedos a quantidade de gente, esse tipo de coisa a gente só consegue ver a perda ou o lucro que dá quando o próprio estúdio decide revelar quanto deu. Agora uma coisa é fato, se a maior parte dos filmes grandes produzidos aqui são filmes de comédia, então lucro eles devem dar
@Daniel-co6xg
@Daniel-co6xg Ай бұрын
Cara, saiba uma coisa, essa cota não é só colocar filme brasileiro nas salas, ele também tem diversidade de título, então não é pra ter as mesmas comédias com várias salas, ela vai colocar vários títulos distintos, e o Brasil não é só comédia pastelão não.
@magomistico562
@magomistico562 Ай бұрын
Filmes de Terror Brasileiro 🇧🇷 : 1 - O Rastro. 2 - Condado Macabro . 3 - Isolados. 4 - As boas Maneiras . 5 - Quando eu era vivo 6 - Nina . 7 - Morto não fala . 8 - O Caseiro .
@Brenno.S.Goncalves
@Brenno.S.Goncalves Ай бұрын
Eu sou apaixonado por "Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas", uma das melhores animações BR!!! Marcou muito a minha infância.
@kauabrito8691
@kauabrito8691 Ай бұрын
Eu tinha medo pra caramba desse desenho kkkkk
@chicomanara
@chicomanara Ай бұрын
Participei uma vez de uma conversa com o produtor da animação Tito e os Pássaros. Ele disse que foi falar com o pessoal do MBL, depois de um convite. Esse pessoal é tudo iludido, disse ele para gente, porque nem o EUA que eles pagam tanto pau é tão liberal assim.
@darlan226
@darlan226 Ай бұрын
É bom/importante as vezes falar do como a Coreia do Sul conseguiu virar esse fenômeno de indústria cultural pelo mundo afora (dorama, k-pop, oscar pra Parasita) inclusive por conta disso...e passa por Jurrassic Park kkkkk. Tem um episódio massa de Greg News inclusive sobre isso ("K-Pop", o titulo)
@lujacklj6424
@lujacklj6424 Ай бұрын
O argumento dele aqui é muito válido: pra se ter filmes melhores, é preciso ter muitos filmes sendo produzidos. Cinema brasileiro é considerado ruim porque se fazem poucos filmes aqui. A Argentina que é um país menor que o Brasil produz duas vezes mais filmes por ano. Ai dessa quantidade você tem mais chances de terem filmes bons. Em qualquer país do mundo tem filmes bem ruins sendo feitos, mas a diferença é que no meio de 150 filmes ruins produzidos, 50 são bons. Aqui dos poucos 40 longas produzidos por ano, só sai uns 5 bons e olhe lá.
@luisa.3424
@luisa.3424 Ай бұрын
Esse da Maria Bethania foi foda mesmo kkkkkkkkkkkk, a lei é necessária, mas não podem avacalhar como no caso da Maria Bethania.
@theusvehemens
@theusvehemens Ай бұрын
ngm liga pra filme de fabio porchat, se tiverem filmes foda igual por exemplo central do brasil, todos os brasileiros vão assistir, a questão é que verba só é liberada pra mesma galera que só faz filmes merda, kmf só fez 3 filmes, enquanto o próprio porchat fez vários e vários que absolutamente ninguém se importa
@filia_de_sofia
@filia_de_sofia Ай бұрын
Botão de quem queria ver o longa do Linck 👉
@truer1848
@truer1848 Ай бұрын
Gostaria de fazer um acréscimo: a indústria de jogo no Brasil sinceramente tá incrível. Diversos projetos que abusam de experiências diversificadas e que as vezes se entrelaça com a história dos jogos aqui no território, talvez a indústria do cinema possa dar uma olhada para essas produções.
@joaocarlos7481
@joaocarlos7481 Ай бұрын
Acho que os games brasileiros sempre quiserem desenvolvedoras brasileiras e jogos nossos. A um sentimento de pertencimento e união. Já o cinema é visto de outra forma bem diferente por ser visto como um movimento político partidário
@HistoriaRetro-zd3ht
@HistoriaRetro-zd3ht Ай бұрын
Esse tipo de critca só mostra o quão burra, e quão a nossa sociedade é, todo ano é lançado uns 500 filmes norte americanos, desses pelo menos uns 300 devem chegar pra gente, e desses 300, uns 150 devem ser realmente bons, ai eu te pergunto, pq a industria norte americana não sofre o mesmo hate que a industria de cinema brasileira? E outra, como foi abordado no video, TODOS OS PAÍSES, usam de incentivos como cotas para desenvolver a industria interna, EUA faz isso, Coreia do Sul, Japão, China, Alemanha, ou vocês realmente acham que foi o poder mágico do livre mercado que fez esses países terem industrias culturais tão importantes? Façam-me um favor né gente, a gente devia tá defendendo o que é melhor pro nosso país, não sendo contra isso. A gente vive reclamando que o Brasil não dá certo, que o brasil tem problemas que não sei oque, mas na hora de debater os problemas do nosso país ninguem quer, ninguem quer propor reformas e soluções, e quando politicas extremamente beneficas como essa aparecem, a gente ainda reclama, ai me complica né. Porra, esse ano vai sair a série do Senna, Motel Destino que acabou de ganhar o premio Cannes, e ano que vem sai o filme do Kleber Mendonça filho com o Wagner Moura chamado de Agente Secreto, quantos de vocês ficaram sabendi disso?
@danilobcns
@danilobcns Ай бұрын
Cinebiografia pra prestar tem que seguir os moldes de cidadão Kane de criar um personagem fictício pra falar de uma pessoa real. Um filme nacional recente que fez isso e ficou bom é o palhaço Bingo
@kingdomstone
@kingdomstone Ай бұрын
Desde que assisti a série 3% (netflix) minha opinião sobre as produções BR mudou completamente. Eu mesmo não gostava justamente por conta desse vício de retratismo que é chato pra kct.... pena que nã vejo NINGUÉM falar dessa série...
@nopaiva
@nopaiva Ай бұрын
Cara, eu vi a primeira temporada dessa série e entendo perfeitamente o pq das pessoas não falarem dela. Simplesmente pq parece uma novela da globo com péssimas atuações (raras exceções) e situações ridículas, onde a burrice dos personagens é o que move a trama. Odeio soluções preguiçosas de roteiro. Os efeitos visuais são péssimos (até os recortes dos posters são mal feitos) ... enfim. A ideia é ótima. Adorei esse "frescor" que a série trouxe na premissa. Mas a execução é sofrível. Não tive coragem pra assistir a segunda temporada.
@espelhogamer
@espelhogamer Ай бұрын
​@@nopaivanossa eu também não consegui assistir não. Achei legal uma produção brasileira que fugisse dos clichês que a gente tá acostumado, mas a execução... Pai do céu...
@gabri3l92
@gabri3l92 Ай бұрын
Porque é ruim cara
@CrazyPato1979
@CrazyPato1979 Ай бұрын
O Brasil é o “país do futuro”. A gente devia fazer só filme futurista, distopias, utopias, etc. Assim podia demorar o tempo que for, e o filme não perderia relevância 😂
@WAAAGHER30
@WAAAGHER30 Ай бұрын
Os filmes BR antigos eu curto, os atuais BR e foda achar algo bom na minha opinião. Mas uma parte da população nem tem acesso a cinema entao acho essa toda essa merd@ ridícula, e esse lance de ficar chorando falando que os EUA são malvados se não fossem eles seriam os chineses ou russos, pelo simples fato de não nos desenvolvermos como país.
@kauabrito8691
@kauabrito8691 Ай бұрын
Cara é pq tbm tem aquele negócio, os filmes antigos BR que vc assiste hoje são filmes que com o tempo foram reconhecidas como boas obras, isso não significa que naquela época não tinha um bando de filme ruim saindo no meio, hoje a mesma coisa, tá saindo um bando de filme ruim, de vez em quando sai um filme bom mas fica perdido no meio, mas com o tempo é normal que esses filmes bons sejam resgatados e separados desses filmes ruins que vão ser esquecidos (embora realmente o cinema brasileiro atual esteja complicado e completamente monopolizado pela globo)
@WAAAGHER30
@WAAAGHER30 Ай бұрын
@@kauabrito8691 Exatamente mano
@Alexpunk1736
@Alexpunk1736 Ай бұрын
Eu concordo com as cotas envestimento público tá tudo certo agora 90% dos filmes nacionais parecer uma novela ou série da globo também não dá falta criatividade e ousadia no cinema nacional terror ficção ação fantasia precisa melhorar e muito .
@canalestranho8759
@canalestranho8759 Ай бұрын
O negócio é dar uma de Nouvelle Vague e postar os seus longas no KZbin mesmo... Esse é o começo da revolução!
@cmmenna
@cmmenna Ай бұрын
Poha, bicho, sim, sou do teatro e essa relevância é um saco. Utilitarismo da arte.
@joaocarlos7481
@joaocarlos7481 Ай бұрын
Eu respeito a opinião deste canal, apesar de não ser de esquerda. Acredito que o problema do cinema nacional reside no estigma que ele mesmo adotou. Corriqueiramente as produções brasileiras são altamente politizadas, o que frequentemente afasta público não político e o público oposto ideológicamente. Além disso, o cinema deve ser encarado como uma indústria que precisa ser rentável, e não apenas como um veículo de expressão política. Isso cria uma antipatia especialmente entre setores de centro a direita. Para superar essa barreira, o cinema brasileiro precisa diversificar suas temáticas e abordar uma variedade maior de histórias e gêneros, tornando-se mais inclusivo e atrativo para todos os públicos que só irá acontecer quando perder o estigma. Enquanto isso Estamos sendo dominados culturalmente pelos EUA; as novelas que nossas avós assistem são turcas, doramas estão em alta, e passamos décadas adorando a cultura japonesa por conta dos animes.Infelizmente, escrevi meu comentário de maneira porca, sem muitos argumentos de boa sustentação, mas se forem de coração aberto para um diálogo, dá para entender meu ponto.
@PedroAugusto-lv9gk
@PedroAugusto-lv9gk Ай бұрын
Cine holiudy também é um filme tão regional que no restante do Brasil foi transmitido com legenda. Quando virou série na Globo eles tiveram que segurar a mão
@rafaelbrites3607
@rafaelbrites3607 Ай бұрын
mas o problema é que teoricamnete, a lei rouanet seria pra incentivar o pequeno artista, mas acaba patrocinando gente que não devia. Um caso famoso era do diretor do file chato, que demorou anos pra lançar o filme e não devolveu o dinheiro.sem falar que hoje em dia, o pessoal consume mais nos streamings e têm filmes brasileiros, mas eles focam mais no mercado externo.
@pedros.8962
@pedros.8962 Ай бұрын
Entendo seus argumentos Linck, concordo que o Brasil tem que proteger o cinema nacional até certo ponto e tal, mas os filmes nacionais que estão chegando até o brasileiro médio é aquelas merdas de comédia besteirol que ninguém acha graça, as pessoas não querem assistir os filmes porque são brasileiros, até porque há filmes e series excelentes que os brasileiros tem orgulho de dizer que foram feitas aqui, mas porque a maioria dos filmes que chegam são ruins ao ponto de parecer ser só uma forma de lavagem de dinheiro
@pegasusplay4201
@pegasusplay4201 Ай бұрын
O problema é o monopólio da Rede Globo no cinema nacional, a convenhamos que a Rede Globo produz bastante lixo, seria melhor o Estado incentivar outras empresas nacionais a produzir cinema
@maosacamerabruini
@maosacamerabruini Ай бұрын
Existem alguns vícios crônicos do cinema brasileiro. SIM, cotas de exibição são necessárias. SIM, leis de incentivo são fundamentais (um adendo, Lei do Audiovisual é o que normalmente se usa no cinema, ficando a Lei Rouanet pra outras obras culturais e musicais) , PORÉM não se pode viver da grana da pré-produção. Geralmente, aprovam o projeto, recebem a grana e depois disso tocam o "foda-se", pois o "lucro" já foi garantido, a grana que tinha que entrar já entrou, o resto é somente gasto. Meio que só cumprem tabela pra entregar o projeto finalizado e pronto. O empenho acaba assim que o grana entra. Nunca se pensa na produção com excelencia, nunca se prensa na pós-produção, nunca se pensa no marketing, nunca se pensa no PÚBLICO E NA BILHETERIA. Cinema nacional vive de lucro na pré-produção, e NUNCA na bilheteria ou no marketing. Do ponto de vista criativo, outro problema crônico é que cineasta brasileiro FAZ FILMES PARA OUTROS CINEASTAS, NÃO PARA O PÚBLICO. Fazem filmes para auto-regozijo, para a propria bolha, no máááááximo para festivais. Esse elitismo narcisista faz com que o cineasta brasileiro crie para ele mesmo, não para o público. E não existe cinema, nem artistico e nem industrial, que viva sem levar em conta o público e o lucro na exibição.
@enzodesouza3672
@enzodesouza3672 Ай бұрын
Fora que basicamente a MAIORIA dos diretores são um bando de playboy.
@Animagibi
@Animagibi Ай бұрын
eu tenho uma pira com leis de incentivo por causa disso, ai você só se enrola e nunca consegue nada, seria interessante que houvesse agente da cultura que lidasse com isso e fosse uma espécie de padrinho da obra, onde ele o padrinho te orientava em todos os processos e gasto, falo isso pq muitos artistas são só artistas e não sabem e não querem lidar com essa burocracia, talvez a facilitação ajudasse a novos projetos a nascer!
@susususuellenbraganca7747
@susususuellenbraganca7747 Ай бұрын
Uma coisa que me deixou indignada é que eu queria muito ver Maxxine o filme estreiou numa quinta, e por causa do Deadpool X Wolverine o filme só vai passar até terça, quando Deadpool 3 estreia logo eu não vou ver o filme no cinema e fiquei dependente dos 7 mares
@susususuellenbraganca7747
@susususuellenbraganca7747 Ай бұрын
Passou nem 1 semana inteira bicho
@antoniolima6621
@antoniolima6621 Ай бұрын
Eu assisti maxxine Cinema puro
@susususuellenbraganca7747
@susususuellenbraganca7747 Ай бұрын
@@antoniolima6621 cara eu tava a tempos esperando sair vi XXX e Pearl já, só que o filme ficou nem 1 semana no cinema porque vai sair Deadpool 3 e vai dar mais sala pro filme. Vai ser na pirataria mesmo
@Iago.P.S
@Iago.P.S Ай бұрын
Particularmente acho muito errado esses filmes saírem na mesma época com filmes BlockBusters .Todo mundo perde quando isso rola a arrecadação filme é menor , o publico que gosta tem menor tempo para assistir e o brilho do filme é apagado
@antoniolima6621
@antoniolima6621 Ай бұрын
​@@susususuellenbraganca7747nesse caso quem atrapalhou mais maxxine não foi dead pool e sim divertidamente que estreou anteriormente Complicado pra qualquer filme estrear entre bloockbusters
@magnobraga4619
@magnobraga4619 Ай бұрын
O que dá capilaridade é streaming. A questão é quem define o tipo de propaganda, ideologia feita nesses filmes.
@mariabonita-k4f
@mariabonita-k4f Ай бұрын
Rambo, Top Gun e outros filmes de guerra é o puro suco da exaltação do exército americano rs
@piloto015
@piloto015 Ай бұрын
Olha, goso do central do brasil, gosto do cidade de deus, e gosto até do carandiru. Mas a coisa mais bacana q o Brasil já fez pro cinema, nacional e mundial, foi o alto da compadecita. Olha, pra mim merecia o Oscar
@kauabrito8691
@kauabrito8691 Ай бұрын
Sempre esses né cara Cidade de Deus, Central do Brasil, auto da Compadecida e Tropa de elite (eu não tô dizendo que são filmes ruins) mas vai espandir o seu repertório cara fica a indicação: "excitação" do Jean Garret, filme incrível de terror e ficção científica brasileiro recomendo muito e se eu não me engano tá no KZbin então não tem desculpa
@NuzziFilmes
@NuzziFilmes Ай бұрын
Pessoal, o linck não faz mas cinema e não é a melhor pessoa pra falar sobre isso. Tô falando numa boa pq estão perguntando bastante pra ele. Isso mostra que existe uma carência de conteúdos com entretenimento e sobre cinema brasileiro. Por que toda semana tem algumas informações equivocadas. Não tem problema perguntar Claro, mas seria legal perguntar pra quem produz e tem vários por aí.
@raulalmeida4448
@raulalmeida4448 Ай бұрын
12:50 Essa exibição dos outros filmes meia bomba que vem junto com o blockbuster tem período de exibição igual ou mais curto que o do blockbuster, se não der dinheiro vai sair do circuito, até o blockbuster se não render sai também após o período de contrato vai sair da grade, pq tá dando prejuízo, esse argumento é meio fraco pra se dizer que há um enxame de filmes que tiram a chance do filme nacional render, o filme nacional na maioria das vezes ainda tem tanto apelo popular baixo que até o filme meia bomba americano consegue atrair mais gente e isso é uma questão mais subjetiva que objetiva, o público não é burro e geralmente procura um filme mais escapista, aí pagar um ingresso caro com todos os outros custos pra ver um filme de "drama com os atores da globo" é foda, ele já vê isso todo dia na novela das 9.
@giancarlosrodrigues34
@giancarlosrodrigues34 Ай бұрын
Foda que até internamente o cinema brasileiro é sabotado, só ver que 90% dos filmes que a gente tem para ver, são dos sistemas globo. Que no geral só fazem e divulgam 1 tipo de filme, isso gerou um cansaço no telespectador, tanto que Bacurau foi muito aclamado, mas pouca gente de fato teve acesso e viu.
@victorbenetti4636
@victorbenetti4636 Ай бұрын
ah pode crer , essa justificativas são terríveis mesmo, estraga muito toda a ideia inicial da lei
@lazzarot6944
@lazzarot6944 Ай бұрын
Sobre o inglês como lingua que é ensinada nas escolas, acredito que voce foi muito equivocado " ain mais quem definiu isso como lingua mundial" simples as relações comerciais, as relações de pesquisas entre paises manteram isso. Eu faço doutorado em física desda a graduação o ingles foi uma lingua que foi bastante usada pra comunicação entre colaboradores de pesquisa. Ja tive que conversar com colaborador da Arábia Saudita, entre outros países a lingua usada? O inglês. Uma situação muito especifica eu tive que aprender o basico de mandarim. Mas o ingles é uma lingua importante pra ser ensinada nas escolas
@lucaslorencini3453
@lucaslorencini3453 Ай бұрын
A provocação que você não parece ter entendido é a seguinte: como a língua nativa de uma ilhota europeia se torna essa língua comercial? A resposta dessa provocação é que Inglaterra colonizou metade do planeta e os Estados Unidos expandiram esse domínio. Óbvio que o saudita que você mencionou falou contigo em inglês: o país dele tem a maior concentração de bases militares estadunidenses desde o fim da Segunda Guerra Mundial
@lucaslorencini3453
@lucaslorencini3453 Ай бұрын
Ninguém elegeu o inglês como essa língua relevante. Eles impuseram ao mundo na base de tiro, porrada e bomba
@lazzarot6944
@lazzarot6944 Ай бұрын
@@lucaslorencini3453 eu entendi o que ele quis dizer, apenas discordo e acho equivocado. "Ain vou ensinar espanhol pois os países vizinho falam espanhol" e simplesmente esquece que é o inglês que permite mais oportunidade de comunicação ATUALMENTE mesmo o espanhol sendo uma língua muito falada não chega perto da utilidade do inglês. E eu não estou em uma discussão filosofia e/ou social. Eu tô falando de ensino. A escola é feita pra preparar a pessoa e capacitar ela da melhor forma possível.
@lazzarot6944
@lazzarot6944 Ай бұрын
@@lucaslorencini3453 e sim o inglês dominou o mundo pois ingleses e posteriormente os EUA foram imperialistas. MAS ME DIZ O QUE EU VOU FAZER??? voltar no passado e mudar isso não dá. Agora dizer que deve ensinar espanhol nas escolas ao invés do inglês por puro sentimento de "incomodo" de como o inglês se tornou uma "língua mundial" é simplesmente mesquinho
@lazzarot6944
@lazzarot6944 Ай бұрын
@@lucaslorencini3453 eu acredito que seria bom ensinar Tupi e yorubá( esse eu falo um pouco) nas escolas mais que o espanhol até. Mas isso é pessoal, em questão de educação eu sei reconhecer a importância de ensinar inglês nas escolas. Gosto de Linck mas as vezes ele fala umas coisas floreadas com palavra bonita pra jovem revolucionário ter sua mastubaç*o mental. Mas as coisas vão bem além disso
@orthojac
@orthojac Ай бұрын
sim... e as pessoas que não apresentarem 10 ingressos de cinema de fime BR, não vão poder matricular os filhos na escola
@luisemior6525
@luisemior6525 Ай бұрын
obrigada pelo trabalho QnS.
@SamirSiqueira
@SamirSiqueira Ай бұрын
Com um orçamento de US$60 mil, A Bruxa de Blair arrecadou aproximadamente US$250 milhões, o que representa um impressionante lucro de mais de 4000%
@darksdierkann
@darksdierkann Ай бұрын
preciso de uma lista para ontem de filmes br
@phillippemiranda2443
@phillippemiranda2443 Ай бұрын
não adianta empurrar filme brasileiro guela baixo, se o filme não for bom vai ser fracasso de qualquer jeito, oq vai ser pior pq quem ve os fracassos dos filmes br's e injeção de dinheiro do governo pra que esses fracassos aconteça vai despertar mais ainda a ira da população
@cmmenna
@cmmenna Ай бұрын
Aliás, eu adoro produzir, mas odeio buscar edital. Deve ser o TDAH. Eu tenho o diagnóstico, trato, mas nunca conectei uma coisa a outra.
@poutronamodernaeconfortavel
@poutronamodernaeconfortavel Ай бұрын
Essa cotas de tela nao vai almentar o preço dos ingressos ja que vai ter que manter uma sala que nai tanto lucro
@kitsune1977
@kitsune1977 Ай бұрын
o cinema nacional é MUITO bom mas tem pouca variedade de gênero...aqui ou é drama ou é comédia. quase não tem um terror, uma ação, um suspense, uma ficção científica...qdo tem terror é muito mais trash q terror mesmo(muito por causa da falta de dinheiro)...ficção científica mesmo era dos trapalhões. só recentemente descobri uma ficção incrível chamada "abrigo nuclear", depois ainda emendei com o documentário e vi todo o perrengue q passaram pra realizar...filmaços...
@Mickeymala
@Mickeymala Ай бұрын
Brasil tem que parar de passar vergonha fazendo esses filmes merdas com atuação de novela péssima
@kleymachine7961
@kleymachine7961 Ай бұрын
O pior é! Eu concordo com isso tudo… MAS NÃO QUERO ASSISTIR FILME NACIONAL QUE EMULA ZORRA TOTAL😒
@alanlealferreira4929
@alanlealferreira4929 Ай бұрын
eu ja pensei cara que todo mundo aqui deveria saber espanhol, tive na escola uma época e gostei muito, fiquei chateado quando me deparei com sua ausência no ensino médio, eu pensava também todos falando espanhol a nossa volta, deveria ser nossa segunda língua.
@zehvelino6015
@zehvelino6015 Ай бұрын
Estudo do espanhol deveria ser tão obrigatório quanto o estudo do Tupi. Tem vários estudos que comprovam os vários benefícios de aprender diversas línguas.
@alanlealferreira4929
@alanlealferreira4929 Ай бұрын
@@zehvelino6015 verdade, eu também queria aprender sobre nossos antepassado indigenas diga se de passagem, não temos quase nada relevante sobre isso na escola
@agoapk
@agoapk Ай бұрын
21:13 me tirou uma risada sincera
@luciofernandes366
@luciofernandes366 Ай бұрын
Largo aqui que a dificuldade de achar filmes piratas brasileiros não favorece o fortalecimento/ compartilhamento dessa cultura pois só passam em pequenos cinemas de capital 👍
@freittaz8995
@freittaz8995 25 күн бұрын
O Cinema Nacional "mainstream" é tão pobre de ideias e criatividade, que realmente precisam de ajuda estatal pra ter alguma relevância pro publico geral. O meu ponto é que, se abrir essa "porteira", que filmes independentes ( esses sim, com qualidade) ganhem um espaço relevante dentro do circuito de cinemas no Brasil.
@minhogameplays7887
@minhogameplays7887 Ай бұрын
Quadrinhos na safadeza
@JerrydaCosta
@JerrydaCosta Ай бұрын
😂Os X-Men 97 tem cota: Um indígena: Forge. Um latino americano: o Mancha Solar. Um africano: Tempestade. Um europeu: o Noturno. Um asiático: a Jubileu. Um canadense: o Wolverine Até pra filme produzido lá também tem cotas: Rodrigo Santoro, Bebel e Sônia Braga. Tem um cineasta, aquele que fez Era do Gelo. Dale cota para todo lado.😅
@BielSaggi
@BielSaggi Ай бұрын
Ué mas os personagens de X-men possuem todo o contexto sobre minorias e direitos civis e tals.
@Iago.P.S
@Iago.P.S Ай бұрын
Colosso e Magia : São russos Magneto : Judeu e alemão é um grupo bem diversificado klkkkk
@GunzGanzy
@GunzGanzy Ай бұрын
Já consumi muito conteúdo brasileiro e sinceramente, acho fraco, os filmes e músicas, principalmente os atuais. Alguns chamam de vira-lata, outros de lúcido, eu não vou me esforçar para valorizar um país que não se valoriza.
@Viiniciws
@Viiniciws Ай бұрын
Filme eu até aceito tu falar que é ruim, mas música? Se forçar mais caga
@FOxxDAxx-SE
@FOxxDAxx-SE Ай бұрын
Eu torço pela desgraça do Brasil. Dá até nojo digitar esse nome.
@COSMOSSc2
@COSMOSSc2 Ай бұрын
boa reflexao
@NuzziFilmes
@NuzziFilmes Ай бұрын
A pornochanchada não foi um gênero unicamente brasileiro. Depois que saiu o filme garganta profunda esse tipo de conteúdo começou a roubar as salas de cinema no Brasil. E por pressão das salas de cinema os cineastas tiveram que produzir para não perder espaço para a produção internacional. Se existe critica dentro da pornochancada ou cineastas inventivos claro que sim. Mas essa história é pouco contada, sempre colocam a pornochancada como um lado de um pais tropical, onde nao precisa esconder nada, sendo que foi disputa comercial...
@antoniolima6621
@antoniolima6621 Ай бұрын
Vc tá confundindo as coisas Pornochanchada e filme porno são duas coisas totalmente diferentes Filme porno e de sexo explícito e real Pornochanchadas eram inicialmente comédias com algum teor sexual e nudez(tipo american pie Pornochanchada estadunidense) Depois Pornochanchada virou nome genérico pra qualquer filme com núdez produzido pela boca do lixo(Que foi o que o brasil chegou mais perto de ter uma hollywood) Na década de 70 filmes com nudez eram bem mais comuns (no Brasil e fora dele) embora os militares censurassem tudo que podiam O cinema pornô só chegou ao Brasil na década de 80 com o abrandamento da censura
@NuzziFilmes
@NuzziFilmes Ай бұрын
@@antoniolima6621 obrigado pelo seu comentário
@NuzziFilmes
@NuzziFilmes Ай бұрын
@@antoniolima6621 então eu sei a diferença entre eles.. Até onde ouvi dizer de cineastas da boca do lixo, da boca deles mesmo, que a chancada teve que utilizar o sexo por um desejo do público por filmes internacionais. Aí com o tempo o cineastas viraram explícitos, tem uma entrevista do ze do caixao que cita isso. Mas foi uma cobrança das salas de cinema. O ponto que a pornochanchada e depois o explícito, foi um momento de luta com o cinema internacional. Só a chanchada não vendia mais, e os gringos travam trazendo o lado sexual muito forte. Acho que esse é o ponto central.
@NuzziFilmes
@NuzziFilmes Ай бұрын
@@antoniolima6621 eu sei a diferença deles e a ordem que aconteceu. O ponto principal que não é um desejo apenas do brasileiro. Esse movimento foi mundial. As pornochanchada também é por conta dos produtos internacionais, a liberdade feminina. Aí com o surgimento desse filme "garganta profunda de 1972" eles foram obrigados a copiar o gringos. O filme inicial do cinema brasileiro que quebrou a visão do feminino foi o bandido da luz vermelha, onde o feminino nao era uma mulher sofredora e sem ação. Aí depois as pornochanchadas com a influência internacional. E com o tempo foi perdendo a mão pq era uma forma fácil de fazer filme, sexo e prostitutas. Não estou falando nada de errado. E nem você, só aprofundamos o debate.
@NuzziFilmes
@NuzziFilmes Ай бұрын
@@antoniolima6621 sei a diferença entre esse dois gêneros cinematográficos. A grande questão que esse tipo de filme foi uma demanda das salas de cinema. E a pornochanchada foi influenciada pelo cinema internacional, não foi apenas um desejo brasileiro. E a pornochanchada vem a liberdade feminina, muito que a cultura americana pregava. O primeiro filme brasileiro que mudou a forma se enxergar o feminino foi o bandido da luz vermelha de 1968. É a primeira vez que a mulher não é retratada com sofrida e sem ação, com a personagem da Helena ignez. Revolucionário para a liberdade sexual brasileira. Depois esse universo foi expandido pelo diretor, ele fala que queria resgatar a chanchada que havia se perdido com o cinema novo. E influenciou inúmeros diretores. Em 1972 saiu o filme "a garganta profunda" americano, não é o primeiro filme porno popular, mas é um marco pois tinha sexo explícito e "uma narrativa". Quando saiu esse filme houve um choque no mercado nacional. Por mais que o tempo de lançamento não é o mesmo de hoje em dia, mudou a forma de produção desse gênero. E o cinema nacional não fazia sexo explícito ainda pela tradição que havia se construído, mas influenciou. E muitos cineastas diziam nessa época que as salas de cinema pediam pra ter nudez para competir com os filmes internacionais. Agora cada diretor nessa época explorou isso de alguma forma, ou romance burguês, liberdade hippie... e depois nos anos 80 de fato virou explícito, com prostitutas e cinema quase amador, mas por uma cobrança internacional. Não era apenas a liberdade contra a ditadura, existem muitas camadas. Acredito que ninguém falou besteira, mas sim aprofundamos o debate. E a minha tese inicial que o foi uma disputa de poder com os filmes internacionais, e foi assim que hollywood dominou o Brasil.
@brunodallago5159
@brunodallago5159 Ай бұрын
Godzilla vs Kong 2 fez oq o cinema BR deve a seu povo desde q não fizeram besouro 2
@tonirodrigues
@tonirodrigues Ай бұрын
"O problema de São Paulo é que ela continua existindo"? Tá copiando Gregório Duvivier agora?
@rms875
@rms875 Ай бұрын
Eu já maratonei filmes brasileiros e não vou dizer que são ruins, mas também não acho que sejam bons. Existem duas coisas que me incomodam muito no cinema brasileiro. Primeiro, é esse retratismo em praticamente todos os filmes, como você mencionou. E a outra coisa que me irrita ainda mais é a necessidade de pausas longas, momentos exageradamente longos sem motivo. Parece que o diretor sente a necessidade de alongar os filmes de forma forçada para dar um ar mais cult contemplativo. Isso quando não é com atores muito teatrais, que ai me perde totalmente. Eu assisti aquele filme Aquarius recentemente, e o filme não é ruim, porem que parece que o filme foi escrito em cima de ideias aleatorias sobre um lugar. Tipo, 70% do filme se passa mostrando coisas aleatorias de uma localidade e o restante é sobre o que a história quer contar. Isso sem mencionar o audio daquele filme, que foi uma das coisas mais amadoras que ja vi na vida, parecia aqueles podcasts feito de improviso, que um ta com som mais alto que o outro e todo mundo tem eco.
@franciscocristiano5666
@franciscocristiano5666 Ай бұрын
Salve link
@moreirazrael
@moreirazrael Ай бұрын
1:55 PROGAMA
@g.b.l1635
@g.b.l1635 Ай бұрын
Temos que proteger os filmes da Globo contra os filmes da Marvel. Parabens mais um vídeo bosta
@kaueaurelio
@kaueaurelio Ай бұрын
Brasileiro prefere novela brasileira e não filme brasileiro. Acho que cada país tem um estilo de arte favorito do povo.
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
Se a Globo passasse só minissérie da Marvel no horário nobre e novela as 14hrs durante 30 anos seria assim? Só olhar a programação dos cinemas e dá pra entender o porquê.
@kaueaurelio
@kaueaurelio Ай бұрын
@@guilhermemartinelli9442 Mas novela é algo bem antigo no Brasil, foi na época do rádio que elas ficaram populares.
@victorpetrarca2471
@victorpetrarca2471 Ай бұрын
Acho que agora o preferido do brasileiro são os doramas, e não as novelas.
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
@@kaueaurelio filme também mano. Tem filmes dos anos 40 e 50 que bateram E o Vento Levou e Casablanca. Dos anos 80 pra cá que houve um desmonte mesmo.
@walisonoliveira7243
@walisonoliveira7243 Ай бұрын
e esse olho vermelho ai em linck ?? o que que o senhor andou usando ?
@marcoanime7213
@marcoanime7213 Ай бұрын
Desde de que isso não atrapalhe a vinda de animes para a netflix, nao sou contra a cota de tela.
@edsonpinhorodriguesjunior4035
@edsonpinhorodriguesjunior4035 Ай бұрын
👏🏻
@Esquerdista80
@Esquerdista80 Ай бұрын
Muito bom ❤❤❤❤
@Boris.Becker.
@Boris.Becker. Ай бұрын
❤❤❤❤❤❤
@luisf4904
@luisf4904 Ай бұрын
Cinema brasileiro é um outro bom o resto é uma merda
@FelipeMendonca-ee2el
@FelipeMendonca-ee2el Ай бұрын
Como todo cinema, alguma indústria cinematográfica não produz lixo em sua maioria?
@augustosagrado2646
@augustosagrado2646 23 күн бұрын
irmao do jorel e top
@luizf3lip352
@luizf3lip352 Ай бұрын
resumindo, a lei só ajuda filmes ruins saírem no cinema e 90% dos filmes Br são horríveis e 9% são bons 1% são incríveis porém só saem cada 10 anos.
@kauabrito8691
@kauabrito8691 Ай бұрын
Assim como todo país 👍
@nomadexperiente2455
@nomadexperiente2455 Ай бұрын
Fonte confia
@sandromassaru
@sandromassaru Ай бұрын
Retratismo é um termo usual na academia?
@BengalaFraca
@BengalaFraca Ай бұрын
Eu gosto de Godzilla 🐴
@oneshot5084
@oneshot5084 Ай бұрын
Olha Linck se vai nos desculpar mas falar que o cinema brasileiro tem MUITA coisa boa e forçar a barra. São anos e anos de muita porcaria ate vir um filme bom e olha lá... A verdade é que os cara só faz filme que ninguém quer assistir... simples. Nós consumidores assistimos qualquer filme/série independentemente do país que o tenha produzido...para nós só basta nos conectar. As obras nacionais permeiam entre o medíocre e o ridículo... Filmes de uma burguesia alienada que acredita que ta fazendo o favor de nos representar.
@MasterBait.
@MasterBait. Ай бұрын
Concordo com o final, embora não se limite apenas ao cinema. Porém, chegar com a ideia absoluta e rotular tudo é muito limitado, até pq vc muito provavelmente não viu tudo.
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
@@oneshot5084 Papo de quem claramente não conhece nada de cinema brasileiro e nem cinema no geral. "Filmes que ninguém quer ver", verdade, a criança nasce, chora e pede Homem de Ferro né? Gosto é construído. Consumidores não consomem independente de nada, dependem de o que as empresas que monopolizam o mercado exibidor e distribuidor escolheram pra você ver. Nunca é demais repetir, comentário de quem não conhece cinema de lugar nenhum a não ser americano, muito menos o brasileiro.
@oneshot5084
@oneshot5084 Ай бұрын
@@guilhermemartinelli9442 fala aí 10 filme bom brasileiro. Se falar 1 ruim já vou desconsiderar sua opinião.
@raptorg0168
@raptorg0168 Ай бұрын
@@oneshot5084 Já que citar os grandes filmes da nossa história como O Pagador de Promessas, A Meia Noite Levarei sua Alma e Terra em Transe não devem te agradar, ja que são filmes "velhos", vou ficar só nesse século. Estômago Jogo de Cena Marte Um Propriedade Que horas ela volta? As Boas Maneiras Aquarius O Homem que Copiava O Céu de Suely Lisbela e O Prisioneiro O Animal Cordial SEM REPETIR DIRETOR, tem filmes de drama, terror, comédia, suspense, documentário e isso é só o que consigo lembrar de cabeça. E esse papo de se disser 1 que vc considere ruim já tá perdido só mostra sua seletividade critica ao cinema nacional, se de 10 filmes americanos em uma lista 1 é ruim então o cinema americano é ruim? Todos os países tem quase 90% da produção de filmes ruins, dá pra dizer que mais da metade é amadora ou inassístivel, a diferença é que os EUA faz 1000 filmes por ano, o Brasil 100, é óbvio que os 100 filmes legaizinhos deles ocupam volume, mas todo ano tem pelo menos 10 filmes brasileiros que valem a pena ser assistidos, alguns saem só em festivais, outros só em streaming, poucos são os que veem a sala comercial de shopping, é sobre colocar eles na sala pro povo ver que é a cota
@guilhermemartinelli9442
@guilhermemartinelli9442 Ай бұрын
@@oneshot5084 Tome 10 O Cangaceiro Assalto ao Trem Pagador Pagador de Promessas Tocaia no Asfalto Eu Matei Lúcio Flávio O Invasor São Bernardo Trabalhar Cansa Todas as Mulheres do Mundo São Paulo Sociedade Anônima E tome mais 10 Rio 40 Graus Rio Zona Norte Rainha Diaba Excitação Falsa Loura Aquarius Morto Não Fala O Caso dos Irmãos Naves Compasso de Espera Encarnação do Demônio E poderia citar mais 50, 60 aqui. Isso porque nem coloquei doucumentário nem filmes mais experimentais e deixei os mais óbvios de fora.
@LadyAna-mq6nt
@LadyAna-mq6nt 13 күн бұрын
🥑Abacate
@ubaldoizidio7668
@ubaldoizidio7668 Ай бұрын
Na minha humilde opinião o cinema nacional é uma grande fábrica de bost@. O único filme nacional que gostei um pouco ( bem pouco mesmo )foi O Alto da Compadecida. Alguns que muita gente elogia como por exemplo Carandiru, Central do Brasil, Tropa de Elite, Ó paí Ó ( que até o título é horrível ), eu perdi algumas horas da minha vida pra assistir, na esperança de mudar minha opinião mas me arrependo até hoje. Ainda bem que só assisti no máximo 20 minutos de cada filme então não desperdicei tantas horas da minha vida assim
@kauabrito8691
@kauabrito8691 Ай бұрын
Calma calabreso, tem outros filmes bons no cinema nacional kkkkk, não são só esses não e cara é um absurdo definir se um filme é bom com base em 20 minutos
@DenisCavalcantiMartins
@DenisCavalcantiMartins Ай бұрын
Sim, bota cota, botem cota até 100% EU NÃO VOU AO CINEMA MESMO QUE ME DÊEM DE GRAÇA O INGRESSO!!! Qual é a dificuldade de entender que você não vai conseguir vender algo que as pessoas não tem interesse? Se não querem consmuir algo, aumentar a demanada não vai adiantar em nada. É que nem eu querer criar lei para montadora de automóvel para fazer carros SW (as Peruas) porque gosto mais delas do que SUVs sendo que o público ruge por eles. Não rola!
@EduSilva2005
@EduSilva2005 Ай бұрын
Tenta dizer isso pra uma sociedade que o valor de "grátis" é mais valioso do que diamante. Bro, tu tá no Brasil, não na Noruega, Canadá, sla.
@Iyalo-cw7eb
@Iyalo-cw7eb Ай бұрын
a tua cara diz muito do pq
@haltierys.rangel8519
@haltierys.rangel8519 Ай бұрын
O linck passou o vídeo inteiro explicando que não é o governo que vai pagar por essas cotas para você vir falar que a gente vai ter prejuízo por causa disso. Vê se cresce maluco, agora saiu um filme brasileiro foda, porque mais pessoas com ideias novas estão recebendo incentivo. E tu vai deixar de assistir por que foi financiado por uma lei que a esquerda é favorável?
@israeloliveira2083
@israeloliveira2083 Ай бұрын
🤪: Logico que precisa tem regiões sem água sem luz sem asfalto , mas o Link está preocupado com cotas ou não para o cinema , mas ele se intitula " COMUNISTA " 😑😏🤫
@lucascunha1896
@lucascunha1896 Ай бұрын
gostaria do trecho q o link se intitula “comunista”
@enzodesouza3672
@enzodesouza3672 Ай бұрын
Queria entender como uma coisa anula a outra?
@israeloliveira2083
@israeloliveira2083 Ай бұрын
@@enzodesouza3672 Não vc não vai ler tudo pq vc não tem tempo , vc não tem tempo pq vc costuma não ler , o que resulta em vc ser B(_)RR0 ! antes de não ter tempo , daí vc utiliza não ter tempo sendo desculpa por ser B(_)RR0 ! e repete o processo ... Já ouviu o conceito : “ o diabo amarrado “ ; te parece familiar? , um ciclo repetitivo é também alguém preso , preso também é sinônimo de amarrado . Que bom que vc perguntou , geralmente ignorantes enviesados , entendem qualquer fato contra o viés deles sendo uma ofensa , daí reagem aos fatos similares fossem xingamentos , daí o fato de não haver argumentação contra fatos , resultam em duas únicas possibilidades : 1 xingam , 2 fingem que não entenderam , eu sendo um polímata , tenho a absoluta certeza que sua questão não tem intuito de entender , sua questão é um resultado da sua a nível subconsciente ausência de suficiente capacidade de perceber : a ausência de alternativas intrínseca a lógica que comentei contra a ignorância enviesada disfarçada de humanismo no Link . Entretanto a ambiguidade de significados intrínseco a todas palavras , possibilitaria vc argumentar que os parágrafos acima deste são loucura , a ambiguidade cuja é : " vc só está tentando saber algo tadinho " . Utilizando a lógica na sua questão , se vc visse o inicio de incêndio onde uma criança não pudesse apagar , daí vc tivesse a opção de iniciar a toma um COPO DE LEITE ou apagar um incêndio , vc e o Link ambos iniciariam a fazer um lanche , pois ambas as coisa tem EXATAS IGUAIS IMPORTÂNCIA NESTAS SUAS CABEÇAS .
HELLBOY é sobre um cara comum com um emprego arrombado
21:00
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 149 М.
Minha opinião sobre o PL do Es1upro
31:54
Cortes da Sarjeta
Рет қаралды 38 М.
Violet Beauregarde Doll🫐
00:58
PIRANKA
Рет қаралды 49 МЛН
Fake watermelon by Secret Vlog
00:16
Secret Vlog
Рет қаралды 6 МЛН
Bend The Impossible Bar Win $1,000
00:57
Stokes Twins
Рет қаралды 41 МЛН
Jean Wyllys e a (não) conversa da esquerda com evangélicos
23:10
Cortes da Sarjeta
Рет қаралды 39 М.
A morte da crítica na CCXP e a falsidade entre nerdolas e lacrolas
39:34
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 171 М.
Treta cultural faz nerds desaprenderem a interpretar filme com Alien
11:50
Homens são reaças, mulheres são comunistas? Geração Z e a política
22:50
Os filmes que passavam na escola eram absurdos
24:43
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 58 М.
Crise de autoridade e os excessos na suspensão do Twitter
24:43
Cortes da Sarjeta
Рет қаралды 40 М.
THIAGO BRAGA DISTORCENDO A HISTÓRIA DA GU3RR4-FRIA
51:52
Humberto Matos
Рет қаралды 35 М.
Destruindo os MAIORES Mitos do Fascismo
54:06
Brasão de Armas
Рет қаралды 791 М.
As fantasias selvagens de PROMETHEA, a Mulher-Maravilha de Alan Moore!!!
32:27
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 131 М.