A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE STALIN | Cortes do História Pública

  Рет қаралды 202,407

Ian Neves

Ian Neves

Күн бұрын

Пікірлер: 1 300
@igoroliveira6209
@igoroliveira6209 2 жыл бұрын
Ian, creio que GRANDE parte das pessoas conhecendo a esquerda radical estão justamente sobre essa situação, com medo de mergulharem mesmo no comunismo por conta de figuras polêmicas e políticas que temos dúvidas se são verdade mesmo. É o meu caso pra caralho. Tenho muitas dúvidas sobre Stalin, mas também sobre Guevara e perseguições e sobre Coreia e autoritarismo, alguns camaradas tentaram me ajudar mas infelizmente acho que muitos estão saturados dessas dúvidas e não têm tanto ímpeto de conversar mais e explicar... Confie em mim se fizer vídeos sobre esses "tabus" o comunismo vai crescer e muito nesse youtube
@pedroh3207
@pedroh3207 2 жыл бұрын
É só se livrar das amarras do moralismo liberal. GRAMSCI e Maquiavel ajudam a sair dessa perspectiva além de contextualização histórica, comparar as pessoas com os homólogos de seu tempo.
@oavatar7342
@oavatar7342 2 жыл бұрын
@@pedroh3207 Cara eu tô pensando em ler Gramisci. Tem algum livro para indicar e começar?
@pedroh3207
@pedroh3207 2 жыл бұрын
@@oavatar7342 Caderno dos Cárceres. Mas se quiser alguém que faça uma boa introdução para ele: DIEGO FUSARO é um ótimo introdutor e intérprete de GRAMSCI. Mas leia antes MAQUIAVEL para entender GRAMSCI, porque GRAMSCI traz MAQUIAVEL ao Marxismo. No caso leia O Príncipe. Você tem uma noção de contexto de Renascença? Ou sobre a história das Guerras Italianas que envolveram a França, Papado, Florença, os Medici, Castela, Aragão, Áustria e as querelas do Sacro Império Romano-Germano?
@pedroh3207
@pedroh3207 2 жыл бұрын
Não precisa ler livros sobre essa guerra(é opcional), eu falo sobre saber o contexto dela mesmo que superficialmente. Porque a experiência prática que Maquiavel vai usar para citar suas metodologias em O Príncipe, de como se lidar com o poder e a criação da moral política diferendo da moral religiosa/milenar vai usar muitos exemplos dessa situação.
@oavatar7342
@oavatar7342 2 жыл бұрын
@@pedroh3207 Eu já pensou que a moral só é usada quando nos convém, como a moral religiosa cristã, só é usada quando convém para o religioso cristão e nunca respeita o ponto de vista de outras religiões ou pagãos. Por isso eu sou daqueles que não gosto de ver nada pelo um ponto de vista moral. O que acha?
@sosophia6792
@sosophia6792 2 жыл бұрын
Caras, nunca fui tão grata por ter baixado o ticoteco um dia como estou esses tempos. Conheci o canal por lá, sempre tive muito interesse pelo comunismo desde o ensino médio, mas repetia o discurso de ''é bom no papel'', ''é utópico'' mt pelo q a gente aprende sobre a URSS e mt também pela figura de Stalin, e como vc disse, ficava com um pé atrás. Achei interessante os cortes la e vim ver o canal, não so esse como outros q me apareceram, e estou bem mais aberta a entender e estudar de fato comunismo. Estou no caminho pra ler Marx e Lenin, e esse vídeo sobre Stalin vai ser uma aula maravilhosa pq acho q é uma das grandes figuras q construíram pra impor medo do comunismo na população geral!! Parabéns pelo trabalho
@skysemwalker6120
@skysemwalker6120 Жыл бұрын
Parabéns, entrou em uma bolha com nenhum apego a lucidez e honestidade histórica. Vai ver vídeos que ocultam fatos e dão destaque a outros totalmente irrelevantes ou falsos só para provar o ponto dos comunistas.
@hades0490
@hades0490 9 ай бұрын
​@@skysemwalker6120 não mano, esses são os cristãos kkkkkkkkk aqui não é isso não, a gente sabe ler
@skysemwalker6120
@skysemwalker6120 9 ай бұрын
@@hades0490 Sabem ler e usam um livro ultrapassado, rejeitado pelo meio acadêmico e de antes de os arquivos da URSS serem abertos para negar o holodomor? Se saber ler é isso talvez seja melhor ser analfabeto...
@fabiomateus4257
@fabiomateus4257 7 ай бұрын
​@@skysemwalker6120esse são os neoliberais. Só a esquerda consegue descrever com precisão o que é o capitalismo
@skysemwalker6120
@skysemwalker6120 7 ай бұрын
@@fabiomateus4257 Claro, até porque olhar através de uma lupa materialista enviesada realmente explica algo.
@ilzaclemente5448
@ilzaclemente5448 2 жыл бұрын
Eu desconfio logo quando batem muito em alguém, principalmente quando é sobre política, aí busco já! me informar em alguém confiavel, sobre o socialismo, e vejo o mal batendo duro no bem, no bom. E acordo.
@Glasferr
@Glasferr 2 жыл бұрын
Você é muito ignorante. Ele perseguir a oposição não significa que ele tenha conseguido identificar toda a oposição. muitos não eram loucos de questioná-lo e preferiam ficar calados e ser oposição silenciosa.
@cavallo8566
@cavallo8566 2 жыл бұрын
Fontes?
@maykonwender4295
@maykonwender4295 Жыл бұрын
@@cavallo8566 confia
@kildarealeksen4140
@kildarealeksen4140 4 ай бұрын
Krushev foi um dos que fizeram parte da oposição silenciosa.
@credimar2718
@credimar2718 2 ай бұрын
​@@cavallo8566 abre um livro de história q tu encontra 👍
@credimar2718
@credimar2718 2 ай бұрын
​@@cavallo8566já faz 1 ano 1 tu fez esse comentário, espero q tu tenha saído dessa armadilha mano 🤝
@makosharzol8039
@makosharzol8039 Жыл бұрын
Ian, não sei se vc vai conseguir ver este comentário por esse vídeo ser antigo, mas estou em dúvida com uma coisa sobre Stalin e Soldados Soviéticos (não sei se foi todos).Bom, vi um vídeo de uma pessoa dizendo que Stalin concordou/ordenou que Soldados Soviéticos abus4ssem mulheres alemãs, a fonte da pessoa é o livro do historiador canadense Robert Gellotely, o nome é "a maldição de Stalin"
@Arms2003
@Arms2003 Жыл бұрын
Quem teve a ideia de pintar o Exército Vermelho como estupradores foi o ministro da propaganda nazista, Goebbels, na tentativa de virar o povo alemão contra o exército soviético. Mas na verdade o estupro era um crime punível com a morte por fuzilamento dentro do Exército Vermelho, e existem registros de soldados punidos por essa barbaridade. Mesmo depois de toda a destruição causada pelos alemães, o governo soviético não permitiu que o Exército Vermelho retribuisse da mesma maneira, pois sabia que os civis alemães não eram culpados pelas atrocidades nazistas. O mito do "estupro em massa de mulheres alemãs em Berlim" é a fraude e mentira mais elaborada a esse respeito, espalhada pelo Ocidente a fim de manchar a reputação do exército soviético. Não possuí qualquer comprovação e se trata de uma falsificação histórica e estatística.
@franciscohenriquesantanada562
@franciscohenriquesantanada562 Жыл бұрын
Muito bom Ian, desmistificar o comunismo é importante,aproximar as pessoas da realidade é fundamental. Todos nós,ao longo dos anos, aprendemos e ouvimos falar de comunismo,sobre o olhar do opositor, sempre achei que faltava um pouco mais de desposição e até de boa vontade por parte dos camaradas em ampliar o conhecimento, mostrar de forma abrangente esse campo ideológico. Você é um dos grandes representantes dessa oxigenação,te felicito!
@AlexOliveira-u2f
@AlexOliveira-u2f 10 ай бұрын
Acho que uma comparação que fez muito sentido (ao menos pra compreender de inicio) pra mim a uns anos atras que escutei de um militante foi que o decorrer da historia de Stalin seria como a Dhanerys de Game of thones, de inicio as intenções eram boas, mas a paranoia agregou para que essa paranoia piorasse
@marih7567
@marih7567 Жыл бұрын
Eu só queria um documentário sobre a União Soviética que não fosse anti-comunista
@cobradespirocada
@cobradespirocada 2 жыл бұрын
Aaaaaaaaa, era o vídeo que eu queria
@carmindojr
@carmindojr Жыл бұрын
Monstro.
@leandroinacioaraujo1224
@leandroinacioaraujo1224 4 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo educativo.
@luizcamilo8565
@luizcamilo8565 Жыл бұрын
😱 Caramba! Esse vídeo sobre o Stalin é importantíssimo. Fico aguardando ele.
@matheus6224
@matheus6224 2 жыл бұрын
Estou muito ansioso pelo vídeo sobre o Stalin
@pixstrong4838
@pixstrong4838 Жыл бұрын
O Palmeiras não tem mundial
@gatzsuds
@gatzsuds Жыл бұрын
viu só gente grosseria sai caro vai ser muito muito útil tio e por favor deixa as referências de leitura na descrição porque tem uns vídeos do joão por exemplo que eu simplesmente não consigo achar as referências pra ler que as pessoas me pedem pra embasar a teoria que já tão aceitando
@gatzsuds
@gatzsuds Жыл бұрын
Mao eu consegui prover a evidência mas Stalin foi dificil passar a visão
@mauriciodesouzasoares1570
@mauriciodesouzasoares1570 Ай бұрын
Stalin, uma biografia política do Isac Deustcher.
@Gwenwhyfair
@Gwenwhyfair Жыл бұрын
Infelizmente esse vídeo do Stalin ainda não saiu :´)
@kevindefreitas4677
@kevindefreitas4677 2 жыл бұрын
Todo respeito ao carrasco do nazismo!
@morrisonmachado1994
@morrisonmachado1994 2 ай бұрын
E do seu proprio povo também
@nosrednav18
@nosrednav18 2 жыл бұрын
Podia ter esses livros em ebook. Impresso p/ mim fica muito complicado.
@davipessoa7840
@davipessoa7840 2 жыл бұрын
Esse vídeo do camarada Stalin vai ser uma delicinha!
@andreaffs9536
@andreaffs9536 2 жыл бұрын
Você é um stalinismo
@oavatar7342
@oavatar7342 2 жыл бұрын
Seu Stalinismo.
@gcapeletti
@gcapeletti 2 жыл бұрын
E vc é um nojismo
@pedroh3207
@pedroh3207 2 жыл бұрын
Marxismo-Leninismo.
@oavatar7342
@oavatar7342 2 жыл бұрын
@@pedroh3207 Boa.
@arabecomunista7402
@arabecomunista7402 2 жыл бұрын
Vc é um burocracia
@arturat
@arturat Жыл бұрын
up para um video longo sobre stalin
@henriquelange1
@henriquelange1 Жыл бұрын
esse vídeo completo que o ian cita ja saiu?
@nelsoncanton7177
@nelsoncanton7177 Жыл бұрын
Você acha que Dmitri Volkogonov um bom autor para saber mais sobre Stalin?
@Ana-ci8wj
@Ana-ci8wj Жыл бұрын
E cadê o vídeo/live?
@MrLcabral
@MrLcabral 6 ай бұрын
vai ler Pierre Broué tbm? ;)
@EduardoLuedy
@EduardoLuedy 2 жыл бұрын
No romance "o homem que amava os cachorros", do Leonardo Padura, que conta a história do Ramon Mercader (agente da kgb que foi recrutado para matar Trotsky), Padura pinta um retrato muito inquietante do Stalin. Mas, que diabos, houve o grande expurgo e houve o assassino do Trotsky, não?
@mayumihagane569
@mayumihagane569 4 ай бұрын
Um pequeno desabafo nada a ver com o conteúdo do vídeo. Fui atrás desse livro da editora Ciências Revolucionárias e nunca enviaram o livro, nem sequer me responderam, nem email, nem direct, nem mensagem do whatsapp. Decepção total
@joaovilaca1436
@joaovilaca1436 10 ай бұрын
Stalin merece respeito.
@igorquerubin5846
@igorquerubin5846 9 ай бұрын
Sim.
@comvna
@comvna Жыл бұрын
Um novo olhar sobre o stalin - Ludo Martens também é muito bom
@atyoursix
@atyoursix Жыл бұрын
The Lies of Leon Trotsky in Dewey Commission - Grover Fur
@kikilindo
@kikilindo Жыл бұрын
Tô até hoje esperando o vídeo sobre o stalin
@carlospet4597
@carlospet4597 Жыл бұрын
Para mim Stalin foi um grande psicopata. Mas é isso aí. Negar a história é assim mesmo.
@miguellima6217
@miguellima6217 Жыл бұрын
voce que está negando a história
@rickbolado4672
@rickbolado4672 Жыл бұрын
Bora estudar camarada
@Alissongranja
@Alissongranja 4 ай бұрын
Ja saiu esse vídeo?
@jomarashabussithewizard3121
@jomarashabussithewizard3121 4 ай бұрын
Ainda não.
@rafaelfabale4004
@rafaelfabale4004 2 жыл бұрын
Que tipo de Stalinismo é este? Salve dese Uruguay, muito fã da soberana, amo vcs!
@StfM246
@StfM246 6 ай бұрын
Defender caras como Stalin, Mao, Hitler, é impossível. É forçar muiiiitooo pra não ser grosseiro e dar outro adjetivo.
@matheusalmeida9906
@matheusalmeida9906 6 ай бұрын
Também concordo com você !!! Como um cara faz um vídeo desse praticamente, defendendo o Stálin . SEM NOÇÃO NENHUMA !!
@oavatar7342
@oavatar7342 2 жыл бұрын
Cara quando vejo Trokysistas ficando em em choque e piripaque quando se fala bem do Stalin, eu tenho a certeza o que Fidel falou, Trokysismo é uma arma pervertida do imperialismo. Eu quero muito esse vídeo, pois falam mal pra caramba d URSS e a Stalin. Estou ansioso.
@convoqueseubuda5859
@convoqueseubuda5859 2 жыл бұрын
Um ótimo livro que abre uma boa introdução sobre a criação desses mitos contra Stalin é o Livro: Stalin: história crítica de uma lenda negra do Domenico Losurdo. Além dele apontar esses mitos, ele desconstrói toda essa falácia liberal.
@leiba7803
@leiba7803 2 жыл бұрын
@@convoqueseubuda5859 que "falácias trotskistas"?
@mayarasant6553
@mayarasant6553 2 жыл бұрын
Não gente não se perdam na narrativa, defendam ideologias não políticos, políticos são falhos e podem sim ser ''monstros'' quando te poder, chamar Stalinde heroí é demais não? Por isso não levam as ideias comunistas a sério po
@andersoncardoso255
@andersoncardoso255 2 жыл бұрын
Mais um terra-planista da história.
@oavatar7342
@oavatar7342 2 жыл бұрын
@@andersoncardoso255 Oxi! Um ⛏️ achando que tem detenção absoluta da história. Ficou doido em ouvir isso?
@julianacampos6421
@julianacampos6421 Ай бұрын
Colegas, o Ian fez esse vídeo completo sobre o Stalin?? Não estou conseguindo achar. Alguém pode me ajudar? Quero assistir
@Hugo1749-g8q
@Hugo1749-g8q Ай бұрын
Não, ele não fez, recomendo o vídeo do canal "Rompendo com velhas idéias"
@escuterbdeyungbluds2111
@escuterbdeyungbluds2111 2 жыл бұрын
Nossa, eu necessito DEMAIS de vídeo sobre Stalin e Mao, porque eu me considero comunista e comecei a me aprofundar há poucos meses, mas confesso que a figura desses dois me deixam meio receosa kk (Mas sabendo sobre o trotskismo, fico em dúvida se tenho que detestar Stalin ou Trotsky)
@leiba7803
@leiba7803 2 жыл бұрын
apenas leia
@leiba7803
@leiba7803 2 жыл бұрын
@@Fisolovagem o vídeo que era pura mentira, distorção e propaganda?
@leiba7803
@leiba7803 2 жыл бұрын
apenas leia, cara... pense com a própria cabeça
@CarlosFadiga
@CarlosFadiga 2 жыл бұрын
Objetivamente, há muito mais a desprezar em Trotsky apesar de suas contribuições do que em Stalin apesar de suas contribuições. Reforço o conselho: leia fontes primárias e tire suas próprias conclusões.
@leiba7803
@leiba7803 2 жыл бұрын
@@CarlosFadiga o que seriam as ''contribuições''? só pra eu me inteirar bem...
@feavjo
@feavjo Жыл бұрын
Ian, não sei se esse comentário chega até você, e não quero de maneira nenhuma que meu comentário pareça combativo, pois justamente sou uma dessas pessoas que você cita, que está estudando mais sobre comunismo mas é receoso quanto à figura do Stalin. Queria falar sobre um ponto que poderia ser abordado nesse vídeo sobre o Stalin é de algumas histórias individuais que pintam a figura dele, não só o purge como um todo, como o caso poeta Osid Maldestan que supostamente foi preso pela NKVD após compor um poema satírico sobre Stalin. O relato é feito pela mulher dele em grande parte e é uma histótia bem interessante e me chamou atenção pois diferente dos relatos das grandes atrocidades não veio de nenhuma fonte com claros interesses de desmoralizar o regime, como tem várias. Enfim, se puder explanar um pouco sobre seria ótimo. Obrigado pelos vídeos!
@phillipemeca
@phillipemeca Жыл бұрын
Putz, esse foi um baita argumento, se o Stalin matou toda a oposição como que a oposição que foi ao poder quando ele morreu, caraca, argumento simples, objetivo e irrefutavel! Obrigado Companheiro por mais esse.
@jeffduck3731
@jeffduck3731 Жыл бұрын
Não é irrefutável, Stalin matou a oposição que eram os monarquistas, fascistas e capitalistas. Porém não foi a oposição que entrou no governo após sua morte, o próprio Comitê Geral da União percebeu a bagunça de Stalin na administração soviética após a guerra, ele era paranóico se não fosse não teria executado militares aleatóriamente, médicos e enviado civis ao gulag, veja bem que após a morte dele praticamente a união soviética melhorou no quesito social e econômico.
@phillipemeca
@phillipemeca Жыл бұрын
@@jeffduck3731 melhorou tanto que houve a queda da união soviética, bela melhora essa hein, e jamais voltou a posição de segunda maior potência do planeta, realmente uma melhora espetacular... e quanto a executar monarquistas, fascistas e burgueses, eles não eram oposição, eles eram traidores da revolução, e crime de traição da pátria é comumente penalizado com execução, não só na união soviética, nos EUA até hoje suspeitos de traição, espionagem ou coisas do tipo são mandados para guantanamo para serem torturados e executados, mas lembrando, oposição política é diferente de traição e espionagem.
@lUser456
@lUser456 Жыл бұрын
​@@jeffduck3731Exatamente!
@jbetoreb
@jbetoreb 11 ай бұрын
Porque sua base era composta por um bando de puxa-saco. Para manter o apoio desse tipo de gente, Stalin precisava ser forte (no momento em que demonstrou fraqueza, agonizou até morrer). Depois, foi como em O mágico de Oz: ding dong, the witch is dead.
@tatianarocha4566
@tatianarocha4566 11 ай бұрын
Resposta como tudo todas, é bem relativo
@niiteiu
@niiteiu Жыл бұрын
Desculpa Ian, respeito-o como camarada mas esse argumento de que Stalin não perseguia porque a oposição se tornou predominante na morte dele, é uma falácia e é contrafactual. Robespierre matou melões no terror da revolução Francesa e quem o matou posteriormente foram seus opositores. Não quer dizer que robespierre tenha sido ineficiente na sua ação política de eliminar os inimigos internos, só que foi tão eficiente que atraiu o ódio e medo de seus adversários políticos, levando a restauração. Se Stalin fosse tão eficiente, ou extinguiria todos, ou teria ódio dos que remanesceram... Logo a história apresenta seu resultado.
@joaovilaca1436
@joaovilaca1436 10 ай бұрын
Acho que quando ele fala sobre a oposição ter tomado o poder logo após sua morte ele não quer dizer que Stalin e seus aliados não perseguiram opositores políticos. O que ele está refutando nesse momento é a noção de que Stalin tinha controle absoluto sobre todas as esferas políticas da União Soviética, que ele era um autocrata, que toda a oposição foi exterminada, que Stalin era o mesmo que Deus, sabia quem "pecava" até por pensamento. Essas noções de que Stalin era um malvadão que tomou de assalto a União Soviética são falsas. Tudo que foi feito sob a direção de Stalin como secretário geral não foi feito por conta dos arbítrios de Stalin, ele era só um homem. Isso se aplica às coisas boas e ruins.
@emanuelabdon1375
@emanuelabdon1375 9 ай бұрын
ué? e não existe ódio e demonização sobre stalin? talvez Stalin não tenha extinguido a oposição exatamente pelo debate ser aberto por entre os partidos
@socialismocomocaminho8028
@socialismocomocaminho8028 2 жыл бұрын
Antes da revolução, a concentração de terra na Rússia atingia enormes taxas, e a situação dos camponeses era de miséria e endividamento. Enquanto 28 mil latifundiários possuíam 67,5 milhões de hectares de terra, mais de 10 milhões de camponeses dividiam aproximadamente 80 mil hectares. Em 65% dos casos, os camponeses eram pobres, 34% deles não possuíam maquinário agrícola e 30% não possuíam cavalos. Segundo Emile Dillon, que visitou o interior da Rússia antes da Revolução, “o camponês russo deita-se às seis ou mesmo cinco horas, durante o inverno, porque não pode comprar petróleo para se iluminar. Não tem carne, ovos, manteiga, leite, muitas vezes nem couves, vive sobretudo de pão negro e batatas. Vive? Vai definhando com uma quantidade insuficiente de alimentos”. Depois da revolução, os latifundiários foram expropriados e as terras foram distribuídas aos camponeses pobres e médios. Dirigidos pelo Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e educados na nova sociedade, sob um novo regime de produção, os camponeses passaram a produzir de maneira cada vez mais coletiva, até surgirem, por toda a Rùssia, os kolkhozes e os sovkhozes, propriedades coletivas de produção. Os kolkhozes e sovkhozes começaram a se expandir em torno de 1927, após dez anos de luta de Stalin contra as frações de Bukharin no PCUS, que defendiam a expansão e estímulo às propriedades individuais dos camponeses médios e ricos. Nesse ano, Stalin acelerou a industrialização do país em direção à produção de maquinários industriais para aumentar a produção dos kolkhozes. Como resultado, a quantidade de famílias camponesas organizadas nesse tipo de propriedade saltou de 286 mil, em outubro de 1927, para 1 milhão, em junho de 1929. No plano quinquenal estabelecido pelo PCUS em 1929, previa-se que, em 1932-33, 10% das famílias camponesas teriam se organizado em kolkhozes. A fevereiro de 1930, 31,7% dessas famílias já tinham se somado às propriedades coletivas. A coletivização, em grande escala movida pelas massas mais profundas do campesinato, se movia em grandes saltos. Em junho de 1936, a coletivização havia atingido 90,3% das famílias camponesas. Além disso, cada família tinha direito a sua propriedade individual, na qual poderiam ter três animais de grande porte, dez carneiros e ovelhas, uma porca com criação e um número ilimitado de aves e coelhos. A coletivização e industrialização do campo foram responsáveis por um aumento extremamente expressivo da produção. O investimento na agricultura subiu de 379 milhões de rublos em 1928 para quase 5 bilhões de rublos em 1935. Antes da coletivização, a colheita de cereais rondava a casa de 71,7 milhões de toneladas por ano. Em 1935, essa taxa atingiu 90,1 milhões. Cinco anos depois, a produção foi de 118,8 milhões de toneladas de cereais. A industrialização do campo - com maior produtividade e menos esforço -, fez com que os camponeses pudessem dedicar uma parte maior do seu tempo a atividades intelectuais e de lazer. A melhoria de vida também fazia parte das próprias diretivas do Comitê Central do PCUS, que afirmou que “a construção dos kolhozes é impossível sem uma melhoria consequente dos padrões culturais do povo kolkhoziano”. Assim, a diminuição na jornada de trabalho junto com a estrutura que o Estado socialista soviético deu ao interior do país (escolas, cursos por correspondências, creches, teatros, cinemas, bibliotecas, estações de rádio) elevou significativamente a qualidade de vida do campesinato soviético, antes submetido à brutalidade feudal dos grandes latifundiários. Os camponeses, que logo perceberam as vantagens do novo regime econômico, passaram a defendê-lo com unhas e dentes. O economista francês Charles Bettelheim relata que, durante a ocupação das tropas alemãs nazistas em territórios soviéticos, os camponeses lutavam bravamente para manter o modelo kolkhoziano de produção. Já o soviético Aleksandr Zinoviév, mesmo sendo opositor de Stalin, não pôde deixar de afirmar que, sempre que perguntava aos camponeses se eles voltariam ao modelo de produção individual, todos eles respondiam com uma “recusa categórica” A construção socialista não se deu somente no campo, onde taxas recordes de colheita foram alcançadas pelos camponeses. Também nas cidades, a União Soviética de Stalin, apoiada nas amplas massas populares, fez avançar de maneira nunca antes vista a indústria e a prosperidade dos trabalhadores. A Rússia, antes um país semifeudal e desindustrializado, foi em poucas décadas transformada na industrializada União Soviética. Anna Louise Strong, uma jornalista norte-americana que trabalhou para o jornal soviético Notícias de Moscovo, afirmou que “jamais em toda a história um progresso foi realizado tão rapidamente”. Os preparativos da industrialização se deram com a campanha de aumento do número de membros no PCUS, especialmente de origem operária. A campanha levou a um aumento de mais ou menos 3.700 membros entre 1928 e 1930, enquanto a porcentagem de membros de origem operária elevou-se de 57% para 65% no mesmo período. O intelectual Emile Dillon, que não era muito simpático aos bolcheviques, afirmou: “Por toda parte o povo pensa, trabalha, organiza-se, faz descobertas científicas e industriais. Com efeito, não se trata de uma nação, no sentido do velho mundo, mas de um povo forte, cimentado. Os bolcheviques têm realizado muito mais do que proclamaram e mais do que parecia realizável por qualquer organização humana nas difíceis condições em que têm operado”. Em 1920, Lenin havia proposto um plano geral de eletrificação do país. Em 15 anos, o país deveria construir em torno de 30 centrais elétricas com uma potência de 1,75 milhões de kWh, segundo o plano do chefe da Revolução de Outubro. Sob a direção de Stalin, a URSS atingiu, em 1935, uma potência de 4,07 milhões de kWh. Foi de grande serventia para essa industrialização, em especial para o aumento da produção de maquinários agrícolas, o trabalho voluntário e consciente realizado por estudantes, professores e empregados, que, movidos pelo entusiasmo de construir uma nova sociedade e não para trabalharem a serviço de um explorador, usavam seus dias livres para trabalhos não-especializados nas fábricas. John Scott, um engenheiro norte-americano que trabalhou na União Soviética, atribuiu a responsabilidade desse desenvolvimento “à sagacidade política de Stalin, à sua perseverança e tenacidade” que, lutando contra as posições revisionistas de Bukharin - que defendia a importação de mercadorias - e entendendo a industrialização como uma guerra de classe, defendeu o desenvolvimento da indústria soviética e a independência da pátria socialista. Assim como no campo, a qualidade de vida na cidade também melhorou significativamente. Os operários passaram a ter acesso à cultura e a produzir sua própria arte proletária. O povo passou a ter acesso à educação e à alfabetização. Com a campanha Likbez (erradicação do analfabetismo), as taxas de adultos alfabetizados subiram de 32%, em 1917, para 60,9%, em 1926. Já em 1939, em torno de 89,7% dos adultos do país sabiam ler e escrever. A expectativa de vida no país, apesar da Segunda Guerra Mundial, também cresceu exponencialmente. Em 1924, quando Stalin assumiu a direção do país, a expectativa de vida na União Soviética era de 44 anos. Quando o chefe comunista morreu, em 1953, seu legado foi uma expectativa de vida de 62 anos para o povo soviético. Nas cidades, a elevação da qualidade de vida era também parte das políticas do Estado soviético. Em 1946, durante um discurso-balanço, Stalin afirmou: “Especial atenção será dada ao alargamento da produção de bens de consumo, à elevação de vida dos trabalhadores através da contínua diminuição do preço de todas as mercadorias, assim como à ampla construção de todos os tipos de institutos científicos de investigação”.
@joaovictorrodrigues3984
@joaovictorrodrigues3984 2 жыл бұрын
Bela foto, amigo
@carlospaixao863
@carlospaixao863 2 жыл бұрын
Fonte: vozes da minha cabeça
@vitorvalentin6047
@vitorvalentin6047 Жыл бұрын
@carlos paixão o que o cara mais fez foi citar fonte kkkkkkkkkkk pqp
@vitorvalentin6047
@vitorvalentin6047 Жыл бұрын
@Socialismo como caminho puta texto, camarada, deveria ser fixado pelo Ian
@denysesantosdearaujo1374
@denysesantosdearaujo1374 Жыл бұрын
S E N S A C I O N A L !!!
@paulocesar8599
@paulocesar8599 Жыл бұрын
Vc fala de Stalin, e ainda cita Deus nessa conversa. Cuidado que a bíblia diz: que até às nossas conversas inúteis serão cobrada no dia do juízo final. E essa falácia sua, pra mim é inútil.
@xGuilherme1337
@xGuilherme1337 2 жыл бұрын
Será o começo de um novo quadro? “Por que não odiamos…”
@matheusvillela9150
@matheusvillela9150 2 жыл бұрын
"Stalin destruiu a oposição" é a versão soviética de "O PT aparelhou o Estado"
@carlossouzacosta4254
@carlossouzacosta4254 Жыл бұрын
Mas ele destruiu mesmo '-' ele literalmente prendeu COMUNISTAS alemães por achar que eram espiões, Stalin era um bosta e o fato de comunistas gostarem desse cara mostra o caráter dessa ideologia
@52yuri
@52yuri Жыл бұрын
Stalin, era tão paranóico, que tinha medo de atender o telefone Pq podia ser Trótski
@thiagoramirez05
@thiagoramirez05 3 ай бұрын
Nossa liberal
@DanDuosat
@DanDuosat 10 ай бұрын
O cara dá uma dessa em chamar Bolsonaro de genocida porém apoia outros genocidas como stalin e Lenin. Como um bom NARCISISTA que você é, jamais terá maturidade para isso tudo. Já que gosta tanto de leitura, sugiro que você comece à ler e pesquisar sobre pessoas narcisistas e verá seu espelho verdadeiro de quem de fato é 😂😂😂😂
@lenamonteiro3961
@lenamonteiro3961 6 ай бұрын
Só ficam falando que o Stalin matou melões pq não podem falar que ele era feio.
@angelicadacosta2764
@angelicadacosta2764 Жыл бұрын
O que Stalin fez em relação aos trabalhadores das grandes obras de sua gestão? O ele ele fez com o cientista do banco de sementes?
@harryhoudini2992
@harryhoudini2992 Жыл бұрын
😂😂😂😂 Qualquer coisa que vc fizer será guiada pela sua visão enviesada. Vai tirar qualquer resquício do lado negativo... O que é óbvio que ele tinha em massa numa época nada politicamente correta como aquela.
@robertonaco1728
@robertonaco1728 2 жыл бұрын
Aguardando seu vídeo sobre Stalin.... Grande abraço.
@EuCoruja
@EuCoruja 2 жыл бұрын
Onde se pode ler Kruschev Mentiu em português? Procurei na zLib, mas só tem em espanhol. Como meu espanhol não é muito bom, procurei pra comprar o livro, mas só achei em inglês. Está um valor exorbitante na Amazon. Se tivesse epub em inglês, até baixaria, mas nem isso tô achando.
@condezrov
@condezrov 2 жыл бұрын
Editora ciências revolucionárias...Klaus e João carvalho a frente do projeto
@EuCoruja
@EuCoruja 2 жыл бұрын
@@condezrov lá só encontrei um resumo, na página da editora. Acho que vai ter que servir, né
@renatomism
@renatomism 2 жыл бұрын
Charles, eles (editora Ciências Revolucionárias) lançaram este ano via Catarse. Infelizmente uma tiragem muito pequena. Inclusive ainda não recebi o meu, o João mandou um email ontem dizendo que houve um atraso por conta de não ter ficado satisfeito com a tradução e ela foi refeita, e agora que será impresso. É uma tiragem muito pequena, infelizmente. Mais fácil achar o livro em PDF em inglês (a editora não pode lançar direto uma versão PDF porque há todo o custo de tradução, diagramação, impressão etc etc etc). Mas é provável que em algum momento se encontre esta versão em PDF também.
@renatomism
@renatomism 2 жыл бұрын
Ah, tem um longo vídeo sobre o livro no Canal assimdisseojoao, não é a mesma coisa que ler, é óbvio, mas é bem detalhado.
@EuCoruja
@EuCoruja 2 жыл бұрын
@@renatomism eu leria tranquilamente em inglês, mas não achei PDF nem epub.
@gabrielbalan5692
@gabrielbalan5692 Жыл бұрын
Como tem 6 meses o video, já deve ter rolado, né? Não tô encontrando no youtube
@LukeNoruega
@LukeNoruega Жыл бұрын
Ainda não
@Casoli25
@Casoli25 2 жыл бұрын
Stalin não era um demônio mas santo pouco foi tbem. Espero que esse Ian trabalhe esse tema de forma científica e honesta. Não passe pano e nem demonize mas que trabalhe em cima dos acontecimentos sobre esse tema . Stalin como qq outro grande líder da história, teve seus erros e acertos . É sem dúvida uma figura ímpar e complexa.
@gabrielganzarolli
@gabrielganzarolli 2 жыл бұрын
Forma científica e honesta? Esqueça… vai ser talvez o vídeo mais enviesado que ele já fez
@CrazeeFy
@CrazeeFy 2 жыл бұрын
Stalin errou muito, mas seus acertos foram infinitamente maiores.
@Casoli25
@Casoli25 2 жыл бұрын
@@CrazeeFy Concordo. Mas nao precisamos temer em dizer as falhas de Stalin. Jamais passar pano pros nossos, justamente, pra nos diferenciar -mos da podridão da ala conservadora que demoniza um lado e angeliza do outro.
@gabrielganzarolli
@gabrielganzarolli 2 жыл бұрын
@@CrazeeFy mas será que vocês tem uma cartilha de frases prontas? Não é possível
@leiba7803
@leiba7803 2 жыл бұрын
up
@Vinicyusbezerra
@Vinicyusbezerra 2 жыл бұрын
Eu já tenho alguns anos seguindo produtores de conteúdo na internet e o Ian, dos que me vêm rápido a mente, é dos poucos que faz os projetos que anuncia. Quando ele lançou o vídeo de biblioteca básica eu fiquei Full Ryan George: "Esse é o vídeo que ele prometeu no outro vídeo!"
@BASKIAI
@BASKIAI Жыл бұрын
SIM, ele e a Rita Von Hunty são aqueles que fazem isso com mais frequencia e é muito foda ve a devoção que eles tem no planejamento do conteudo.
@prestesvive6509
@prestesvive6509 6 ай бұрын
Viva o stalinismo
@lucasprysthon
@lucasprysthon Жыл бұрын
Duas perguntas: 4:00 Ian, você ainda vai soltar esse vídeo sobre o Stálin?; 6:52 você cita que "Harari é perda de tempo", mas até agora eu não entendi o motivo por trás disso. Poderia explicar? Espero que esse comentário chegue em você e que, se puder e/ou tiver disponibilidade, você possa responder essas dúvidas. Desde já agradeço. ❤☭
@joaopcasarotto
@joaopcasarotto Жыл бұрын
Também fiquei com essa dúvida sobre o Harari
@lucasprysthon
@lucasprysthon Жыл бұрын
@@joaopcasarotto, fiquei muito surpreso, por que Harari é meu autor preferido, e quando ele disse isso eu fiquei: "ué?". Vamos ver se o Ian fala sobre algo disso.
@viniciusds6607
@viniciusds6607 Жыл бұрын
Sugir o video do Jones Manuel sobre a entrevista do Harari para o Fantástico ano passado: kzbin.info/www/bejne/eJ3IaGBpppesitU
@schiezzo
@schiezzo Жыл бұрын
@@lucasprysthon Acredito que possa existir um discurso direcionado da parte do Ian. Harari é um grande crítico do que Stalin fez ao centralizar o poder na URSS, ele tem pautas socdem fortes. Gosto de alguns livros do Harari, mas ele cai em equívocos.
@guilhermeteodosio40
@guilhermeteodosio40 2 жыл бұрын
"Se Stalin dedicou toda vida a eliminar a oposição, *COMO A OPOSIÇÃO ASSUMIU QUANDO ELE MORREU??"* Talvez.... porque ele morreu? Sei lá, parece um argumento fraco.
@iolandamatos2782
@iolandamatos2782 Жыл бұрын
Sou professora, não consigo passar pano para Stalin. Talvez tenha lido muitos trostkistas e isso tenha moldado minha percepção sobre os fatos. No momento estou lendo "terror e democracia na época de Stalin". Minha maior dificuldade em sala de aula e:l dissociar o comunismo dos horrores cometidos por Stalin em nome do partido.
@gersoncogo7430
@gersoncogo7430 Жыл бұрын
O comunismo, isto é, o Estado grande irmão, nunca foi precursor de liberdades, muito pelo contrário, liberdades individuais sempre foram perigosas a soberania do Estado. Em todas as experiências socialistas da história, o poder exercido por um persona ( vários exemplos) sempre descambou para a violência, opressão, tortura e morte. Comunismo e democracia nunca couberam na mesma sentença.
@Koffiz_copia
@Koffiz_copia Жыл бұрын
Vc é de esquerda?
@iolandamatos2782
@iolandamatos2782 Жыл бұрын
@@Koffiz_copia graças a deus 🙏 iluminista tbm
@gersoncogo7430
@gersoncogo7430 Жыл бұрын
@@iolandamatos2782 vc também tem dificuldade em dissociar mao dos horrores cometidos contra os chineses? E paul pot contra os cambojanos? Que tal kim il sung, da Coreia? A lista é grande, professora. Creio que se vc tem bons princípios, não deveria haver nenhum tipo de dúvidas sobre o tal campo,.que não é democrático, e o que comete de atrocidades contra seu próprio povo. Jamais alguém deveria ser morto ou torturado por pensar diferente. Jamais. Isso é o tremendo paradoxo sem solução que uma pessoa inteligente jamais passaria pano.
@harynalee8095
@harynalee8095 Жыл бұрын
Não consigo defender um cara que matou um monte de gente, pra mim é tão ruim quanto aquele outro ditador chinês
@gordinhosantos890
@gordinhosantos890 Ай бұрын
Estas devendo vídeo sobre o stalin
@Henrique-aero
@Henrique-aero 7 ай бұрын
Quando vai ter o vídeo mano faz um ano pfv
@jonasbona9706
@jonasbona9706 Жыл бұрын
Porra o cara defender Stalin n da
@phph1010
@phph1010 2 жыл бұрын
A violência do regime stalinista é justificada então? Ou não teve violência e é tudo invenção de todos os historiadores que afirmam isso?
@iagoaraujo1292
@iagoaraujo1292 Жыл бұрын
eles nunca vão responder
@fabriciojosebrito5235
@fabriciojosebrito5235 Жыл бұрын
Teve violencia contra a burguesia, mas era uma violencia que não era culpa do stalin sozinho, e sim do partido em si e das decisões do partido, e sim, ela era justificável, e ainda é, uma violência contra a burguesia é se defender da violência da burguesia contra os trabalhadores
@shell2791
@shell2791 Жыл бұрын
Sim
@matesudo
@matesudo Жыл бұрын
Qual violência? Extinguir a fome da Rússia e grandiosa parte do território Soviético?
@seriofrank1657
@seriofrank1657 Жыл бұрын
​@@matesudoVc realmente n fez trabalho de casa de ouvir e ler um pouco do período soviético sob stalin. Si for partir por seu ponto esdrúxula de vista sob uma pessoa então tem muito a elogiar o assassino hitl3r pois ele tmb reduziu em muito a fome ea grande pobreza q estava na Alemanha devido a pesada sensação econômica como punição. Si vc quer tratar um assunto sério vá entender primeiro os art. Dos escritores sob pq stalin foi considerado um autoritário assassino aliais stalin foi denunciado até mesmo antes de historiadores denunciá-lo pasme após a morte de stalin assumiu um outro líder q n me recordo nome no qual acabo denunciando crimes d stalin ou seja nem próprio regime passo pano mas temos vc pra fazer isso .
@dants1109
@dants1109 Ай бұрын
Dia 365 esperando o vídeo
@luanacardeal9407
@luanacardeal9407 2 жыл бұрын
já q tem um monte de bibliografia interessante vc poderia fazer vídeos de resenhas desses livros. Eu sugiro os autores: Soljenitsin, Chalámov e Svetlana Aleksievicth. n são historiadores mas é uma galera de lá q escreve sobre a Urss e gostaria da sua apreciação sobre eles.
@danielcataia6349
@danielcataia6349 Жыл бұрын
Infelizmente os comunistas não apreciam esses grandes autores. Todos ganhadores do Nobel em literatura
@tovjuca-nr5yu
@tovjuca-nr5yu Жыл бұрын
Pela demora e pelo trabalho que o Ian deve tá tendo pra fazer esse vídeo, ele vai ser tipo "O Capital" do Ian kkkkkkk
@sokphia
@sokphia 5 ай бұрын
ESTAMOS ESPERANDO ATÉ AGORA.
@tovjuca-nr5yu
@tovjuca-nr5yu 5 ай бұрын
@@sokphia Esquece, ele falou num vídeo recente (considerando que eu tô postando isso 30/04/2024) não vai mais fazer por ser mais importante questões mais imediatas, ou coisa assim. Eu acho isso um erro tático, mas enfim...
@sokphia
@sokphia 5 ай бұрын
@@tovjuca-nr5yu poxa, tava tão ansiosa pra aprender sobre ele. Porque agora é um assunto que to aprendendo na escola, e queria muito desmentir as notícias falsas sobre ele 😭
@tovjuca-nr5yu
@tovjuca-nr5yu 4 ай бұрын
@@sokphia O negócio é estudar por conta... Quando eu me radicalizei, o principal que eu busquei foi aprender sobre o método de análise, pra eu saber o que tava fazendo. Mas enfim, uma introdução que eu achei legal foi uma entrevista do Glauber Ataíde com o João Carvalho e um outro camarada no canal Filosofia Vermelha. Se quiser dá uma olhada lá
@harryhoudini2992
@harryhoudini2992 Жыл бұрын
Se ele morreu, claro que a oposição pode ter oportunidade pra sair das sombras e tomar o poder. Não colou fanboy 😂😂😂😂 Qualquer coisa que vc fizer será guiada pela sua visão enviesada.
@user-zz4wl9tl6s
@user-zz4wl9tl6s 2 жыл бұрын
Mano, Lênin implorou no leito de morte para que Stalin jamais assumisse o poder na URSS
@heberjonhsonsousasilva1463
@heberjonhsonsousasilva1463 Жыл бұрын
Stalinistas tem mais espaço nessa rede do que trotskistas, pouco se fala sobre o papel de Alan Turing e do pessoal da ciência da computação na derrota do nazifacismo, claro que tudo é mérito do Paizão bigodudo.
@T1mebomb
@T1mebomb Жыл бұрын
Claro que os trotskistas vão querer tirar o mérito dos comunistas soviéticos pra enaltecer os liberais anti-comunistas britânicos. Trotskismo só serve pra ser aliado do imperialismo mesmo
@scorpia3997
@scorpia3997 Жыл бұрын
Eu sou uma nova comunista de apenas 15 anos, e na minha escola a professora de história está na época de falar sobre comunismo, e é muito complicado este momento pois mesmo sendo de esquerda, ela englobou Stalin e Hitler, além de disseminar outras ideias errôneas como "comunismo tem estado, e ele possui tudo do todos" então como a aluna que se levanta para defender o comunismo está difícil pra mim saber pouco de stalin, por favor nos ajude camarada Ian
@Cureize
@Cureize Жыл бұрын
to numa situação parecida, estou tendo que apresentar um seminário sobre stalin e toda minha sala é de direita(inclusive compararam a coreia popular com a italia fascista)
@atendentedomarket7545
@atendentedomarket7545 Жыл бұрын
Não defende a porra desse sistema ilusório, ponto
@solanin.mp4
@solanin.mp4 Жыл бұрын
a história do comunismo é errônea, o stalin foi literalmente uma evolução do bigodinho, mas o comunismo é um bom sistema, a história do comunismo foi horrível e ele matou milhares por conta de stalin, digo isso sendo uma anarquista
@harynalee8095
@harynalee8095 Жыл бұрын
Kkkkkkk eu tb era e me libertei, quando a gente vira adulta, vê que as coisas não são desse jeito
@normanreedus5734
@normanreedus5734 4 ай бұрын
Vou te ajudar!! Você só tem 15 anos,deixe de ser ignóbil e não cai nessa de ser doutrinada por comunistas!! Caia fora desses esquerdalhas.
@leticia_veiga
@leticia_veiga 2 жыл бұрын
Chama o Rodrigo Ianhez, o amigo do Gustavo Gaiofato. Eles já fizeram live desmistificando alguns temas. O Rodrigo é muito foda. Vai te ajudar bastante. ☺️☺️☺️☺️
@ddaprendizado
@ddaprendizado 2 жыл бұрын
acho q esse vídeo do Stalin e talvez uma série de vídeos sobre a união soviética como um todo sejam justamente o q tá faltando no seu canal, mano. depois de te maratonar, esse é justamente o vídeo que estou esperando. e sobre o q vc falou do receio: pode me por na sua estatística aí kkkkkk. eu era ancap no ensino médio e depois q eu deixei de ser burro e tive uma aula de metodologia no curso de economia da UFBA comecei a admirar marx intelectualmente. mas mesmo assim, tenho um grande pé atrás com o comunismo por causa dessas fomes, genocídios e assassinatos q eu nem sei mais se ocorreram ou n. sendo bem sincero, mesmo com vc argumentando pra bem pra kct, os vídeos do euromaidan e do holodomor batem no meu ouvido e soam como propaganda e negacionismo, sendo q eu vejo claramente a materialidade e o rigor da análise. é quase instintivo. e também não é como se eu comprasse a narrativa da mídia burguesa. na real, acho que os dois lados me parecem muito interessados para serem verdadeiros. também por isso (mas não só), estou me interessando mais pelo anarquismo e pelo anarco-comunismo do que pelo comunismo em si. em suma: é muito difícil quebrar o meu ceticismo sobre tudo q envolve o Estado comunista e acredito q pra muita gente também. desculpa pelo comentário gigante, mas achei que essas impressões individuais poderiam ser úteis. muito obrigado pelo trabalho incrível que vc tá fazendo pelo debate :).
@rodrigoferreira9527
@rodrigoferreira9527 2 жыл бұрын
Acho q vc se refere ao negacionismo científico no sentido d negar o progressismo positivo dos cientistas tradicionais,o q é típico d ideólogos trans q relativisam a noção gnosico-cognitiva do saber racional e avaliativo em si,aí o q liberalecos (esquerdistas) e conservadios (direitistas) dzm?..q só trata apenas d um saber relativo às opiniões pessoais d cada um d nós, abstraindo-se completamente d argumentos embasados em fundamentos comprovados historicamente pela humanidade,induzindo-nos a acreditar novamente em crenças do tipo “conto d fadas”..as imprensas relatam contos,e isto já é um fato incontestável,..n existe mídia isenta d impressões pessoais conforme a constante ideológica das políticas exteriores d cada país do nosso hemisfério. A nossa Ciência tem viéses filosóficos para interpretar a análise d cada autor qm se especializa em um tipo d leitura voltada pra uma temática em específico. No caso do autor alemão Ulrich Huar,ele estaria lendo a realidade das sociedades socialistas(pós-capitalistas) cm a lente d um dos autores qm se dedicaram a estudar as ciências sociais das Repúblicas pós-capitalistas q tinham mta mais a melhorar em termos técnico-metódicos..enquanto q a tendência das Repúblicas liberal-burguesas(capitalistas) foi piorar por rejeitar o rigor dos critérios d investigação e pesquisa das realidades empíricas,..caindo-se completamente no achismo e entre outras superstições sobre o q é ou n Ciência. No mundo do faz d conta q acontece,n existem sociedades,mas apenas personagens d contos d fadas. A vdd é q n querem negar histórias fictícias por conta da fragilidade social d poucos,isto é,minorias sociais eleitas pra enganar sorrateiramente mtos q se dedicam tanto pra fzr um trabalho sério e d longo prazo. A Burguesia liberal se ocupa d fzr espetáculo e shows teatrais idealizar esses circos midiáticos projetados pra alucinar e sedar as pessoas em geral
@ddaprendizado
@ddaprendizado 2 жыл бұрын
@@rodrigoferreira9527 eu creio que a mídia burguesa esteja construindo consensos em interesse próprio, especialmente quando se fala de experiência socialistas. o que eu relatei, no entanto, foi um sentimento que eu tenho ao ouvir o outro lado da questão, justamente por estar imerso em narrativa burguesa a vida inteira. ent até eu ter tempo pra pesquisar eu mesmo sobre a questão e entender o que aconteceu de fato, vou suspender meu juízo.
@ddaprendizado
@ddaprendizado 2 жыл бұрын
@@rodrigoferreira9527 mas obrigado pela explicação
@rodrigoferreira9527
@rodrigoferreira9527 2 жыл бұрын
@@ddaprendizado Disponha;)
@rodrigoferreira9527
@rodrigoferreira9527 2 жыл бұрын
@@ddaprendizado É isso,ciclos concêntricos,..é o q Lenin chama d Centralismo Democrático,..o predomínio da narrativa como forma d coação classista,..isto é,o uso da força sobre uma classe sem força d coerção hegemônica..é assim q Stalin queria pra repreender fisicamente os reacionários anti-socialistas..pois ele sabia q a Burguesia eurocética queria normalizar a perseguição às minorias étnicas como os ciganos e mongóis,..esses,estavam sob o alvo d maiorias etnocentricas..ou seja, cidadãos anglofonos,francofonos,germanófilos ou nórdicos e especialmente americanófilos. É uma resistência à perseguição etnofóbico por parte desse regime xenofóbico q é o oeste europeu e seu posicionamento unilateral das Relações Internacionais.
@fexofenadinaGenerica
@fexofenadinaGenerica 2 жыл бұрын
Cara, aguardando muito esse vídeo sobre Stalin. Aí está a grande função de um professor, é direcionar para o aprendizado. Primeiro, se eu procurasse no google, a maioria dos resultados corroboraria para essa visão. Segundo que eu não tenho tempo para ler todos os livros possíveis. Se esse vídeo tiver indicações de leitura principais igual aquele vídeo de introdução ao comunismo vai ser perfeito, afinal sempre bom tirarmos nossas próprias conclusões.
@CarlosEduardo-qt8np
@CarlosEduardo-qt8np Жыл бұрын
Porque é um fato que Stalin promoveu espurgus ao povo da Criméia, ucranianos , finlandeses, poloneses. Se ele matou até o homem mais capaz ( Trotsky) junto todos os ex membros da revolução russa depois da morte de Vladmir Lenin
@seriofrank1657
@seriofrank1657 Жыл бұрын
A maioria quase unânime dos escritores mais respeitados mundialmente tem uma afirmativa sobre quem foi stalin é um grande líder porém tmb criminoso. Só isso q vc precisa saber. Kkkkk
@rosselamartins9080
@rosselamartins9080 2 күн бұрын
Stálin não era um ditador que matou seus colegas, para ter poder sozinho?
@celestesoeiro6959
@celestesoeiro6959 2 жыл бұрын
Sou de Portugal , gosto muito do teu canal, muita saúde e lucidez para continuar; 😘
@No_mato
@No_mato 7 күн бұрын
Kkkkkkk....lucidez é o q falta para esse elemento
@victoraguiar5021
@victoraguiar5021 Жыл бұрын
Negar genocídio é coisa séria rapaz!!! Não adianta nada ser contra o Bolsonaro e vir no youtube falar umas essas loucuras
@Vini_Black-ei6yu
@Vini_Black-ei6yu 7 ай бұрын
Sério irmão? Negar o que o Bolsonaro falou sobre as mortes da COVID também.
@Vini_Black-ei6yu
@Vini_Black-ei6yu 7 ай бұрын
E olha q ele era presidente
@jonask4644
@jonask4644 Жыл бұрын
Dúvida sincera: pq não se coloca Gramsci entre as críticas sérias ao stalinismo? Vejo ela tão importante como a Trotskistas e, a meu ver, melhor. Eu sei que tem.essa visão no Brasil que coloca o Grasmci quase como um liberal criticando o estalinismo, mas no original não é isso. Então pq ele não é ao menos elencado como uma crítica ao estalinismo?
@igorquerubin5846
@igorquerubin5846 10 ай бұрын
Stalinismo não existe, rapaz.
@maikischmitt8649
@maikischmitt8649 10 ай бұрын
​@@igorquerubin5846como assim
@andrevaz4897
@andrevaz4897 2 жыл бұрын
Durutti está se retorcendo em seu túmulo, ao dizer que Stalin ajudou na Espanha.
@jamessonjunior2653
@jamessonjunior2653 8 ай бұрын
O Stalin era tão tosco quando o Bolsonaro e assim como o mesmo carrega uma legião de fãs até hoje.
@igorquerubin5846
@igorquerubin5846 7 ай бұрын
?
@jamessonjunior2653
@jamessonjunior2653 7 ай бұрын
@@igorquerubin5846 político superestimado, totalitarista e cheio de babão.
@GabrielCoimbra-u8c
@GabrielCoimbra-u8c Ай бұрын
Tem livros descrevendo o cotidiano de algum país socialista? Queria ter um horizonte pra estranhar minha realidade, mas só encontro ""depoimentos super imparciais nem um pouco cheios de ideologia.""
@GatoLenin
@GatoLenin Жыл бұрын
Stalin foi anjinho.
@realested
@realested Ай бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mao Tse Tung o homem mais bacana que já existiu Stalin era tão mal que o seu sucessor Kruschev teve que pedir desculpas 😂
@LynKy12
@LynKy12 2 жыл бұрын
Por favor Ian, não esqueça do livro do Losurdo sobre o Stalin, e como ele era admirado inclusive nós EUA antes de sua morte.
@macdowellbc6256
@macdowellbc6256 Жыл бұрын
Quer esmagar um Stalinista? Pergunte sobre Lavrenty Beria.
@LynKy12
@LynKy12 Жыл бұрын
@@macdowellbc6256 nao quero 👍
@pseudonimotrist6383
@pseudonimotrist6383 Жыл бұрын
@@macdowellbc6256 Tu vai pegar um marxista-leninista usando como fonte o Robert Conquest? Achei inocente, falei mais
@frazyfrog
@frazyfrog Жыл бұрын
@@macdowellbc6256 lacrou
@emanuelabdon1375
@emanuelabdon1375 9 ай бұрын
​@@macdowellbc6256conversinha do imperialismo em.
@argcresppor666
@argcresppor666 2 жыл бұрын
salve camaradas, aproveitando esse momento oportuno para um relato pessoal: alguns meses atras eu tinha pedido para uma amiga artista minha que fizesse uma arte de lenin um baseado na mao(a ideia eh boba eu sei mas eu queria muito uma parada assim); na hora ela super curtiu a ideia e pa ficamos de ver isso ai. Quando foi esses dias nós nos encontramos e ela questinou se a arte que pedi era do stalin ou do lenin. Ressaltou que se fosse stalin nao poderia fazer pois "nao queria fazer arte de alguem que algo tipo o holocausto". Fiquei meio sem reação e disse gente ia rever essa ideia (provavelmente ficarei silencio ate que seja totalmente esquecida). Por fim, faz poucos dias isso mas fiquei muito triste kkkkk sei la eu nao conheço nada profundamente do stalin(nem tinha nada a ver com ele)minha amiga tem no imaginario dela que ele um puta de monstro e nem tenho bagagem de explicar que nem isso(correndo risco de passar ideia to relativisando alguem que fez algo "tipo holocausto"); Fiquei meio sem jeito meio bobo com esse role, as pessoas tem uma visao distorcida demais, foi a sensação tive da experiencia desse relato e tal
@hadock6573
@hadock6573 2 жыл бұрын
Eles não vêem o quão necessário as torturas, as mortes e a censura de Stálin eram necessárias
@The.harperpsi2329
@The.harperpsi2329 Жыл бұрын
Chamou camarada já sei que é um esquizoesquerdinha Pqp kkkkkk
@fesztdzn6112
@fesztdzn6112 Жыл бұрын
​@@hadock6573 Falo nada
@credimar2718
@credimar2718 2 ай бұрын
Como assim ver o cara q perseguiu a oposição, fez expurgos, mandava pessoas para trabalho forçado, matou milhões de fome é visto como monstro?????
@carloslima8565
@carloslima8565 Жыл бұрын
Pronto, vai falar que ele não mandou matar ninguém 😏.
@diogovasconcelos2427
@diogovasconcelos2427 Жыл бұрын
O maior genocídia de todos os tempos
@IanNevesOficial
@IanNevesOficial Жыл бұрын
🤪🤪🤪🤪
@diogovasconcelos2427
@diogovasconcelos2427 Жыл бұрын
@@IanNevesOficial Kkkkkkkkk o comunismo nunca funcionou em nenhum país olha pra Venezuela ou cuba, enquanto isso os países mais ricos em idh e pib percapita são capitalista.
@lavyytlav
@lavyytlav Жыл бұрын
@@diogovasconcelos2427 países capitalistas sendo os mais cruéis, vendo o* povo empobrecer e necessitar dos direitos básicos (q na maioria das vezes não são respeitados por conta DA EXPLORAÇÃO do sistema) e ver pessoas desinformadas (sem possuir capital) o defender:😂😂😂😂😂😂
@diogovasconcelos2427
@diogovasconcelos2427 Жыл бұрын
@@lavyytlav eu tenho capital e graças a Deus nasci com pais com boa condição de me criar
@lavyytlav
@lavyytlav Жыл бұрын
@@diogovasconcelos2427 seu capital é uma casa de aluguel, um iPhone e um Fiat uno?
@marcoaureliocordeiro5586
@marcoaureliocordeiro5586 5 ай бұрын
A Família Romanoff, Nicolau, a esposa, as duas filhas, o filho mais novo Aleksev, o Médico da Família e as proletárias, as duas empregadas, operárias, foi morta por quem?
@julianag.2008
@julianag.2008 2 жыл бұрын
Que bacana!! Um vídeo longo sobre Stálin. Achei ousado. Quando der, faz sobre Vargas.
@Verdinandomartins
@Verdinandomartins 7 ай бұрын
Não mexa com a minha esposa!!! NÃO MEXA COM A MINHA ESPOSA!!! (Lenin, Jair)
@Eduardozelandiazyzz
@Eduardozelandiazyzz 5 күн бұрын
não se pode mais fazer piada com nada a gente tem que recorrer à esses caras pra dar risada.
@BretasDoc
@BretasDoc 2 жыл бұрын
Estava pesquisando sobre o assunto literalmente agora. Obrigado!
@aaaaaa-ty5pd
@aaaaaa-ty5pd 8 ай бұрын
ele ja fez o video do stalin? pq se fez eu juro n achei aaaaaaaaa
@gabrielzayon5434
@gabrielzayon5434 2 жыл бұрын
Quanto mais eu assisto esse canal mas eu me identifico com o comunismo
@oiecaradeboi6803
@oiecaradeboi6803 16 күн бұрын
Então cuidado, reveja seus conceitos, leia um pouco mais e veja algumas fotos do regime dele, vc ainda tem salvação
@reichagas
@reichagas 8 ай бұрын
PQP colocar Kruschev como oposição a Stalin é muita desonestidade intelectual...
@EEFL2895
@EEFL2895 7 ай бұрын
Eu não entendo nada de Stalinismo, Lenilismo e Trotikismo. Mas esse vídeo me pareceu supertendencioso e com argumentos rasos. O contraponto de defesa sempre resume a argumentos como: é mentira, era conspiração, é culpa de fulano, etc etc etc. Ansioso pelo vídeo mais aprofundado.
@jonathanandrade8760
@jonathanandrade8760 Жыл бұрын
Eu queria aprender mais sobre o Stalin. Mas eu ainda tenho um problema latente de: em quem confiar? Porque não me parece plausível considerar que o Stalin seja o demônio na terra, mas também não me parece honesto considerar que ele nunca cometeu atrocidades e daí localizar todo o discurso que fale dos problemas do stalinismo como algo trotskista, liberal ou o que quer que seja. Assisti dois episódios sobre o Stalin no História FM, de historiadores especialistas, mas ainda sinto falta de uma abordagem melhor. Fico um pouco desconfortável como historiador em condenar ou idealizar a figura, gostaria de realmente compreender.
@HollyGearalter
@HollyGearalter Жыл бұрын
O pior que ainda sofro com este medo do Stalin. Mas mal posso esperar por este vídeo, pois mal posso esperar para ver como vc vai apresentar os conteúdos.
@AndreTolentino-l1w
@AndreTolentino-l1w 5 ай бұрын
A sorte dos russos foi o marechal Zukov , que se não fosse pôr ele com seus conhecimentos estratégicos e se batesse firmemente contra as ideias militares de Stalin que usava e abusava dos comissários políticos incompetentes para precionar oficiais militares durante as campanhas da frente oriental , os alemães teriam vencido os soviéticos .
@mariaisabelbezerra1449
@mariaisabelbezerra1449 2 жыл бұрын
Tô ansiosa pro vídeo do Stalin aaa
Офицер, я всё объясню
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 3,9 МЛН
Minecraft Creeper Family is back! #minecraft #funny #memes
00:26
Spongebob ate Michael Jackson 😱 #meme #spongebob #gmod
00:14
Mr. LoLo
Рет қаралды 9 МЛН
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 3 Серия
30:50
Inter Production
Рет қаралды 1 МЛН
LENINISMO, STALINISMO E TROTSKISMO, POR ALYSSON MASCARO | Cortes
19:37
A História de Stalin
14:13
Impérios AD
Рет қаралды 1,2 МЛН
COMO ME TORNEI COMUNISTA | Cortes do História Pública
25:46
Ian Neves
Рет қаралды 365 М.
O COMUNISMO MATOU MAIS QUE O N4Z15MO? (corte do À Deriva Podcast)
13:27
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 112 М.
O SOCIALISMO NA ALEMANHA ORIENTAL | Cortes do Ian Neves
25:52
Ian Neves
Рет қаралды 315 М.
REVOLUÇÃO RUSSA
33:32
Chavoso da USP
Рет қаралды 305 М.
OS EXPURGOS DE STALIN
1:04:46
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 16 М.
Che Guevara: monster or revolutionary hero?
12:47
Jones Manoel
Рет қаралды 389 М.
Офицер, я всё объясню
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 3,9 МЛН