No video

A escola não vai te dar ensino suficiente ● LUIZ FELIPE PONDÉ

  Рет қаралды 13,325

Saber Filosófico

Saber Filosófico

2 жыл бұрын

ASSISTA COMPLETO:
POR QUE OS JOVENS DE HOJE ESTÃO MEDROSOS E ATRASADOS c/ Luiz Felipe Pondé | Papo Hack #13
• POR QUE OS JOVENS DE H...
-------------------------------------
Instagram ● / saberfilosoficooficial
Facebook ● saberfilosoficooficial
Clique no sininho (🔔) para ativar as notificações dos novos vídeos!
INSCREVA-SE NO CANAL: goo.gl/sZEmOV

Пікірлер: 67
@marcelolucasro
@marcelolucasro 2 жыл бұрын
Sou professor e vejo supervisor falando "menas" e professor escrevendo "iram" como futuro de ir... Errado o Pondé não está!
@patricialima0702
@patricialima0702 2 жыл бұрын
A Escola padroniza os alunos, fica todo mundo parecido, e num nível de médio para baixo. Ninguém desenvolve o pensar, pois é muito conteúdo para passar, vira uma " decoreba " alucinada. E o propósito disso é o tal Enem, é " ser alguém na vida". Lamentável!
@Professordanilo
@Professordanilo 2 жыл бұрын
nem acho que o problema é a quantidade, mas a qualidade. Quanto à quantidade eu não questiono: até acho que poderia por mais como computação, legislação etc. São pelo menos 12 anos de estudo, não da para dizer que não da para ser fluente em mais de uma língua e ter um conhecimento bem generalista e útil. Mas a quem interessa uma escola decente? Aos pais, com filhos questionadores? Aos empregadores, com empregados que sabem até mais que eles? Aos políticos? Não interessa a quase ninguém que os jovens detenham conhecimento prático e útil. Escola é um depósito de crianças que ficam ali encubadas até "servirem para alguma coisa" quando ficarem mais velhas. É triste... Muito triste. Penso que o problema não é a receita do bolo, mas a má vontade de quem faz o bolo e que, intencionalmente, o deixa queimar, exagera no sal, não coloca fermento etc. Daí trocam os partidos e mudam a receita, mas mantêm o mesmo confeiteiro. Por isso eu disse no começo: nem questiono se a quantidade de assuntos é grande: não faz sentido criticar a receita se o confeiteiro boicota o processo.
@Professordanilo
@Professordanilo 2 жыл бұрын
Confesso que eu queria ter aprendido mais, muito mais no ensino médio. Eu nunca vou defender um sistema educacional com pouco "conteúdo", até porque, para mim, repertório social é conteúdo; práticas de oficinas em geral (de mecânica a artesanato) é conteúdo; música é conteúdo. Não podemos usar nossos limites (tipo, odeio filosofia, então não devíamos ensinar) para defender que não se deveria ensinar algo na escola. Eu acredito no ser humano e na sua capacidade e acho que poderíamos aprofundar mais, muito mais, porém o que falta é a vontade por parte de alguns de que isso dê certo. PS: não estou te julgando, mas é que você me fez lembrar de alguém que tinha opiniões muitos diferentes das minhas ao ponto de ser insuportável trabalhar com ela. Mas acredito que nem de longe você é como esta pessoa. Não falarei mais pois, se ela (pessoa) não está aqui para se defender, é no mínimo antiético fazer isso. Compartilho com você, pelo menos, seu desapontamento.
@Professordanilo
@Professordanilo 2 жыл бұрын
Desculpe as falhas de escrita. Mas, para não editar os comentários, as deixarei. Imagino que não afete a compreensão das ideias principais.
@patricialima0702
@patricialima0702 2 жыл бұрын
@@Professordanilo 🤝 , não tem problema se lembro alguém que desgostava, sei que não sou essa pessoa. Nem teria problema se tivesse editado algo, eu por exemplo edito quando vejo que houve alguma falha de acentuação, ou algo do tipo. Entendi tudo que quis expressar, não se preocupe, e que bom que temos opiniões comuns. Tudo de bom.
@felipemachado7031
@felipemachado7031 2 жыл бұрын
@@Professordanilo a quantidade é um problema notável e relevante, pois eu mesmo, não queria ter tido uma grade curricular que desperdicasse tantos anos da minha vida aprendendo coisas que eu nem vou usar, queria ter aprendido apenas oque ia me ajudar a entrar no mercado de trabalho e não depender dos meus pais, no Brasil, deveria ter a liberdade de qual tipo de ensino os pais querem da para os seus filhos, assim conseguiremos melhorar a educação aos poucos
@eugeniasantos27
@eugeniasantos27 2 жыл бұрын
Concordo consigo Pondé!!! Eu sou geográfica- geormorfóloga-cartógrafa e durante muitos anos fui professora de Física. Isso só aconteceu porque um amigo engenheiro apercebeu de que eu tinha tanto conhecimento quanto ele de Física!!! Então, eu fui para dar de português e ele deu-me o programa de Física e sem mais delongas mandou-me dar aulas!!! Assustei-me, indignei-me, reclamei e ele disse: - És ou não minha amiga?!! Queres ou ajudar-me e contrubuir para uma Angola melhor?!! Foi a melhor experiência que tive até ao acidente de viação que me impossibitou de continuar a ser professora!!! Adorei a experiência.
@jorcimarferreira4623
@jorcimarferreira4623 2 жыл бұрын
As instituições escolares são, meramente, depósitos temporários de corpos, ou seja, deixa aí... Mais tarde eu volto para buscar. A estética escolar se destina a cumprir uma "formalização", para, diante de uma sociedade vazia de conteúdos, apresentar um conformismo esperançoso: olha como ele(a) é inteligente. Até foto com diploma ele(a) tem.
@arthurturcato4656
@arthurturcato4656 2 жыл бұрын
A sociedade não é vazia de conteúdos, muito mais que isso, escola serve muita das vezes pra aprendermos a debater e tudo mais, muitas das vezes o problema está no aluno favelado que pensa em vender droga e não em estudar, pare de escrever com palavras difíceis pra tentar usar um argumento inválido logicamente.
@HenriqueSilva-pd9jl
@HenriqueSilva-pd9jl 2 жыл бұрын
@@arthurturcato4656 Vc tá colocando o problema de uma sociedade inteira em apenas alguns "alunos" E ainda de forma preconceituosa? Acho que quem tem de melhorar o argumento é vc
@arthurturcato4656
@arthurturcato4656 2 жыл бұрын
@@HenriqueSilva-pd9jl A maioria é assim, a escola é importante para TUDO, sem história você não aprenderá a debater, sem matemática não saberá calcular e etc, a culpa são dos alunos de favela que pensam em drogas e não em estudo, e eu não sou preconceituoso, sou apenas realista, até porque eu vivo em uma favela e sei que é assim.
@valsouza5847
@valsouza5847 2 жыл бұрын
@@arthurturcato4656 Eu concordaria com vc totalmente se vc não reduzisse todo o problema aos "alunos favelados" apenas. Primeiro pq n gosto do termo qnd falado de forma pejorativa, depois, pq nem todo aluno "favelado" usa ou vende drogas. Sei disso pq moro em favela e todos os meus amigos tb, nenhum de nós faz ou já fez isso na vida... enfim, o assunto n é esse exatamente... Vamos lá: Concordo que muitos dos problemas dentro da sala de aula vêm, de fato, do aluno. Por uma série de fatores. O ensino mudou e isso é nítido para quem é professor ou trabalha, de alguma maneira, com educação. Já há algum tempo que a educação é voltada para fazer o aluno refletir, entender o mundo à volta dele. Tanto que nos livros de língua portuguesa, atualmente, há mais textos e interpretação do que gramática (claro que esta última sempre estará lá, afinal, temos que conhecer o padrão da língua). Agora, pergunte aos alunos se eles deixam o professor dar aula. Pergunte se eles conseguem extrair o máximo de conhecimento desse professor. Os alunos, em sua maioria (Não apenas o "favelado") não querem pensar. Eles querem que o professor dê logo a resposta. Para o professor conseguir extrair o mínimo de uma turma, ele tem que suar muito. De 50 minutos de aula, apenas 15 ou 20 são produtivos (Isso pq sou otimista). Já está na hora de sermos realistas e colocar a responsabilidade em quem realmente tem, para, a partir daí, tentarmos resolver o problema focando exatamente no problema. Os professores já mudaram, sim! O sistema também. Mas, apesar disso, os alunos mudaram para pior... Tá aí o que precisamos avaliar...
@arthurturcato4656
@arthurturcato4656 2 жыл бұрын
@@valsouza5847 Primeiramente, não falei de forma pejorativa, apenas lançei o fato sem nem expressar minha opinião sobre gente que vende drogas, segundamente, você disse que a educação mudou, ela realmente mudou e isso está claro pra qualquer pessoa no mundo, mudou e mudou para melhor, antigamente mulheres nem podiam estudar e a internet não existia, além dos castigos dados em aula, então quando você diz que essa mudança na educação foi algo ruim e isso que provocou o falto de interesse dos alunos eu sinceramente não te entendo, até porque você não falou de forma nítida o que acha ruim na educação hoje em dia, mas na minha opinião isso está muitas das vezes ligado diretamente aos alunos favelados que olham ao seu redor e só vêem pessoas que não estudam e etc, isso faz a falta de interesse dele, mas obviamente que não são só alunos favelados que não têm interesse em estudar, mas na maior parte das vezes são eles.
@tiagobatista470
@tiagobatista470 2 жыл бұрын
Admiro a trajetória e o nível intelectual de Pondé, respeito o direito dele pensar que o professor é um vendedor. Porém, discordo dele nesse ponto, uma vez que a ideia que parece implícita na fala dele neste vídeo é a ideia de que a escola é o problema maior da educação básica no Brasil. E porque penso diferente disso? Porque de um ponto de vista mais pessoal, sou professor e sinto na pele toda a pressão imposta pelo Estado aos profissionais da educação, a cobrança absurda que os próprios profissionais se auto impõem, e a cobrança inadequada que a sociedade também faz( inadequada no sentido de que não se pressiona da maneira correta, cobrando o que é justo, nos locais adequados, dentro dos procedimentos estabelecidos). Já de um ponto de vista mais impessoal, o que se verifica na prática da sala de aula é a existência de alunos, na maioria esmagadora, desinteressados, desmotivados e descomprometidos consigo mesmos e com seus futuros, mesmo com o insistente convite professoral ao compromisso com o próprio futuro do aluno. Tudo isso acrescido da incapacidade, muitas vezes demonstrada nas atitudes dos pais, em cobrar, em exigir dos filhos o empenho nas atividades escolares, em transferir para a escola o dever de convencer os seus filhos de que estudar é o caminho para qualquer futuro melhor que se deseje. Eu poderia me estender em apontar falhas na sociedade brasileira e no Estado também, além de falhas na própria educação como um todo, uma vez que não é meu objetivo defender a escola, mas respeitosamente apresentar uma discordância a um intelectual de primeira linha que eu admiro muito e que se possível me fosse, eu teria prazer em conhecê-lo pessoalmente.
@wodangrambyel8234
@wodangrambyel8234 2 жыл бұрын
As escolas públicas se tornaram, praticamente, espaços anárquicos. O professor realmente comprometido, tanto quanto o aluno genuinamente interessado em aprender, são esmagados pela massa que não quer estar ali, pelos maus profissionais da educação e pela péssima qualidade de certos materiais, entre livros e apostilas. A experiência escolar é o maior desestímulo que existe hoje à vida intelectual no país.
@gustavosoares9849
@gustavosoares9849 2 жыл бұрын
É um lado do reflexo do que acontece, a verdade é que não existe o investimento pesado em educação básica e no ensino médio, começando pela infraestrutura, nas minhas escolas nunca tiveram detergente nos banheiros, nem papel higiênico, era tudo bem desorganizado, um exemplo positivo das públicas em que estive durante a adolescência foi a Etec. O salário dos professores não é o mais alto, o que torna menos competitivo o mercado e faz com que se tenha que se dar aula em 3 escolas para manter um salário digno as vezes o que induz a pessoa a ficar sem tempo pra estudar e se atualizar, professores deveriam estudar o dia inteiro e não dar aulas o dia inteiro, acho que quantidade não é qualidade vide o caso da Finlândia. Faltam aulas práticas também, a maioria do conteúdo precisava ser prático, vai estudar matemática? Você só aprende uma forma que é fazendo exercícios sem parar e criando coisas com ela, é loucura achar que o conhecimento vai ser fixado na mente de alguém sem que ela crie algo com isso e só cole respostas sem pensar, e isso se aplica a todas as outras matérias, deveria ser mais rígido passar pelos anos nas escolas e nas universidades, caso contrário a gente cria uma geração de pessoas medíocres que não dão valor pro conhecimento, e não entendem como gerar valor através dele. E o pior é que isso não vai mudar, é algo estrutural nosso que aceitamos culturalmente por estarmos suscetíveis através de vários anos, isso só muda em um choque grande de realidade, a maior parte da população esta preocupada com BBB e não com coisas que transformam o mundo porque são coisas difíceis
@cauaguilherme1774
@cauaguilherme1774 2 жыл бұрын
@@gustavosoares9849 você falou tudo mano!!! Ninguém se preocupa em ter uma mente pensante para ajudar a si e outras pessoas... Tão preocupado com BBB, Lollapalooza, Anitta e etc... Mas são essas mesmas pessoas que depois reclama de tudo só que não contribui em nada pra mudar ao redor de si. Fico muito triste, realmente isso é algo já cultural.
@eduardoolivetto5379
@eduardoolivetto5379 Жыл бұрын
Eu acho que você não entendeu o que Pondé disse. Ela afirma justamente que a educação tornou-se vítima da idealização. Quem mais sofre com isso são os professores e a própria escola, porque em vez de terem que se ocupar ensinando conteúdo, são obrigados a venderem experiências que liberem dopamina para os alunos e para os pais. Massagear o ego dos clientes, em outras palavras.
@gilearsilva2166
@gilearsilva2166 2 жыл бұрын
Bom dia a todos do canal. É necessário fazer muita coisa na educação desse país. E tirar tudo de ideológico de qualquer lado e tornar algo bom o ensino em todo aspecto possível. Boa sorte ao canal e a todos os inscritos. Se cuidem🙏😷👍
@edivaldo-j.r5534
@edivaldo-j.r5534 2 жыл бұрын
Para pensarmos 💡
@barizonMar
@barizonMar 2 жыл бұрын
concordo em partes e discordo da metade!
@vladimirreis5276
@vladimirreis5276 2 жыл бұрын
O ensino fundamental no Brasil é o lugar onde o professor vai poder falar de suas idiossincrasias sem ser contestado. São profissionais pessimamente formados sem metodologia, sem conhecimento da disciplina que deveriam ensinar e usam a sala de aula para dar opinião sobre o mundo.
@nataliaespindolagomes1914
@nataliaespindolagomes1914 2 жыл бұрын
O maior problema das escolas públicas no Brasil são as turmas lotadas de alunos. Com mais de 40 alunos por turma, é impossível ter qualidade de ensino e aprendizagem, já que a anarquia durante as aulas é algo normal, já que a grande maioria dos alunos não gostam de estudar pois sempre tiveram dificuldades em ler ,escrever e de entender o que está lendo, com isso, estudar ou ir para a escola, vira uma tortura para a maioria destes alunos, que também possuem familiares que não valorizam o estudo, pois passaram por isso em sua vida escolar.
@cristovaoozorio
@cristovaoozorio 2 жыл бұрын
O Pondé inicia uma linha de raciocínio,o mobral funcional fica interrompendo com colocações desnecessárias. Essa moçada de hj em dia é muito despreparada pra vida,se tá louco!!!!
@AntonioLemos66
@AntonioLemos66 2 жыл бұрын
Pensei numa forma de fazer um drone libélula muito eficiente e elétrico, no lugar de motores usaríamos apenas alguns reles e eletro imãs q iriam servir para bater as asas. Uma pequena turbina convencional a combustão, iria gerar energia elétrica para carregar as baterias, mesmo quanto ele estivesse pousado. Assim iriamos ter o formato mais eficiente de voo , numa máquina hidrida, elétrica e a combustão, que iria dar uma enorme autonomia de vôo, porque não iria ser necessário carregar pesadas baterias, visto q a energia estaria amazenada na forma de combustível líquido ou gasoso . Uma versão mais limpa, poderia ser feita a base de hidrogênio, então não seria poluente. 🖖🏼👽
@DenisGS794
@DenisGS794 2 жыл бұрын
Será que esse entrevistador seria tão esperto assim, se tivesse nascido pobre e estudado em uma escola de periferia? É muito fácil fazer uma pergunta dessa quando não se vivenciou o clima de uma escola estadual.
@sergiogoncalvesdecarvalho9110
@sergiogoncalvesdecarvalho9110 2 жыл бұрын
No Brasil os professores em grande maioria são incapacitados a ensinar e os alunos não se interessam por ver os conteúdos dados muito fraco na utilidade da vida.
@verdade379
@verdade379 2 жыл бұрын
A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida._Proverbios.13:12.
@eliseusilva3651
@eliseusilva3651 2 жыл бұрын
ponde, para ministro da educacao, bom candidato
@arcanjodaguerradsgt2971
@arcanjodaguerradsgt2971 2 жыл бұрын
Cara se achando o último biscoito do pacote, dizendo que nem ensinar a escrever os professores conseguem, vai você pra sala de aula ficar 40 horas semanais pra ganhar um salário indigno, fala de moral, mas, não tem um pingo de respeito e educação. Já tô vendo a galera do mi-mi-mi malhando aqui kkk
@azedo171
@azedo171 2 жыл бұрын
Tu que se acha né? Distorce a fala do entrevistado pra caber na sua analogia falaciosa ... Vai trabalhar vagabundo! Fica choramingando que nem madame insatisfeita com o casamento... Fraude intelectual.
@danielsenna9666
@danielsenna9666 2 жыл бұрын
Conheço tantoooos professores de inglês que são vendedores. Vendem ilusões de que é possível ser fluente em um idioma estrangeiro sem nunca sair do Brasil. A meritocracia também tem um espaço gigantesco no ambiente escolar
@eduardoolivetto5379
@eduardoolivetto5379 Жыл бұрын
Ué, mas é possível kkkkkkkkk eu fiquei fluente em inglês muito antes de viajar fora kkkkkkkkk não entendi essa sua afirmação. Claro que um intercâmbio é válido para o aprendizado, mas não é obrigatório para ser fluente em outra língua. Para mim, a ilusão que os professores são obrigados a vender (para não serem demitidos ou para conseguirem alunos) é a de que eles irão proporcionar aulas dinâmicas, maravilhosas e cheias de experiências únicas, porque o aluno hoje não quer conteúdo, quer experiência que libere dopamina.
@fabianalemos5109
@fabianalemos5109 2 жыл бұрын
Mas a vida ensina
@williambarros666
@williambarros666 2 жыл бұрын
Ponde esta ERRADO em muitos aspectos! O que eh escrever SERTO?! Vejam bem eu estou CAGANDO para craze, acentos, ortografia. Sou Engenheiro e espero transmitir uma mensagem! E mais. As escolas perdem tempo repetindo regras que nao servem pra nada, especialmente no estudo do portugues. Na minha opiniao deveriamos estudar musica no jardim de infancia. Aprender os simbolos musicais juntos com as letras e silabas. E mais, porque nao QUEBRAR o CURRAL Cultural a que estamos submetidos. Deveriamos estudar uma introducao a lingua escrita de outras Nacoes. Chines, RUSSO, Arabe, Japones, INDIA, etc !! Somente uma introducao, talves da 3a aa 8a series! E so pra terminar. A educacao deveria se basear em 3 pilares: CURIOSIDADE - Caia na panela de FOGO. Nao tenha medo!! CREATIVIDADE - Coragem para criar, inovar !! FORCA/RESISTENCIA (fisica e mental) - VVAGABUNDOS vao tentar de derrubar, invejosos se escrupulos. Pode ser ate mesmo os seus professores !! -- kzbin.info/www/bejne/g3yxfoCIfppqr7c
@williambarros666
@williambarros666 2 жыл бұрын
@@dragonarcard4915 Respeite a origem??!! O que eh isso?! Idioma nativo??!! Qual??!! O TUPI-Guarani?! Veja bem, Quantos IDIOMAS NATIVOS/CULTURAS foram destruidos pelos Portugueses/etc?! Na verdade DA NOJO !! Eu ja me DECLAREI nao COCO-brasileiro em um TRIBUNAL-FARSSA !! -- kzbin.info/www/bejne/mH2UgaZpftyof9k
@joosehjuunior9244
@joosehjuunior9244 2 жыл бұрын
Esse Enem fudeu o Brasil!! Tirou o foco dos alunos!!
@usuarioanonimo1684
@usuarioanonimo1684 2 жыл бұрын
Agora a culpa é do enem? Put# que pari#
@juniorassuncao9508
@juniorassuncao9508 2 жыл бұрын
O cara de preto querendo pagar de intelectual kkkkkk
@silesiadossantosaraujo2536
@silesiadossantosaraujo2536 2 жыл бұрын
E pra que esses palavrões...? Desnecessário...!
@DanielSilva-up9kj
@DanielSilva-up9kj 2 жыл бұрын
Verdade! Essas pessoas acham que estão sendo "descolados" ao debater ideias tão legais através de palavrões. Quando na verdade estão sendo ridículas.
@gabryelgss7342
@gabryelgss7342 2 жыл бұрын
O Pondé tbm não. Rsrsrs
@rogeriocasanova2324
@rogeriocasanova2324 2 жыл бұрын
PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL!
Por que sou ateu? | Leandro Karnal
16:16
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 4 МЛН
Por que a pré-história mudou a minha vida? - Luiz Felipe Pondé
7:37
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 368 М.
Box jumping challenge, who stepped on the trap? #FunnyFamily #PartyGames
00:31
Family Games Media
Рет қаралды 29 МЛН
Кадр сыртындағы қызықтар | Келінжан
00:16
НЫСАНА КОНЦЕРТ 2024
2:26:34
Нысана театры
Рет қаралды 1,8 МЛН
“Quando uma pessoa está mal, ela não desperta inveja”, diz Pondé
9:16
Jornalismo TV Cultura
Рет қаралды 7 М.
Jordan Peterson | Political Correctness and Postmodernism
27:52
ideacity
Рет қаралды 2,7 МЛН
O que é fascismo? | Leandro Karnal
11:57
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 869 М.
Palavras cujo sentido quase todo mundo erra
16:53
Lara Brenner
Рет қаралды 518 М.
Mude, mas comece ... - 18/01/2004
3:33
TV Cultura
Рет қаралды 2,7 МЛН
Verdades absolutas - INÉDITA PAMONHA 100
16:39
Clóvis de Barros
Рет қаралды 8 М.
A geração Z vai servir para alguma coisa? | Luiz Felipe Pondé
4:49
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 161 М.
As pessoas antigamente eram mais felizes? | Luiz Felipe Pondé
4:29
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 40 М.
Platão e a origem da guerra | Clóvis de Barros | INSPIRE-C
5:52
Clóvis de Barros
Рет қаралды 11 М.
Pondé analisa os efeitos da gula e sua visão como pecado
7:10
Jornalismo TV Cultura
Рет қаралды 1 М.