As pessoas antigamente eram mais felizes? | Luiz Felipe Pondé

  Рет қаралды 40,755

Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé

Күн бұрын

Пікірлер: 262
@lukaiow
@lukaiow Жыл бұрын
Eu sempre digo que o Pondé é um filósofo pé no chão, não flutua muito nas idéias... Sempre segue nas linhas da realidade e fatos cotidianos. Ao meu ver, é uma característica dele, não que os outos como Karnal e Cortella (que são incríveis) sejam ruins ou alucinados, NÃO! Negativo, eles também são duma inteligência indescritível, mas o Pondé é o único que é mais reto e direto, fala duma forma que o povão entende kkk
@isaiassousa6931
@isaiassousa6931 Жыл бұрын
O ponde é mais realista e pé no chão
@isaiassousa6931
@isaiassousa6931 Жыл бұрын
Eu gosto muito da forma real como o ponde fala sobre as coisas
@KatsuchiyoNinja
@KatsuchiyoNinja Жыл бұрын
Clóvis, te apresenta a filosofia e te explica com o cotidiano e por fim ele abre o campo para o pensar. Na minha opinião o melhor professor entre todos, um verdadeiro mestre na arte de ensinar.
@vagnosantos3362
@vagnosantos3362 Жыл бұрын
@@alecholland1685 não e apenas uma linha e a única linha ,lúcida e linear
@vagnosantos3362
@vagnosantos3362 Жыл бұрын
@@alecholland1685 lógico que não ,discordaria de vc que está fazendo comparação desnecessária,Ponde e de longe o mais realista ,com os fatos do Brasil atual.
@mwendler
@mwendler Жыл бұрын
Esses dias eu estava conversando com um amiga sobre as diferenças entre a infância de hoje (anos 2020) e aquela que tivemos na virada dos anos 70 para 80. Falei que para mim, a nossa época era muito melhor, e dei meus argumentos comparando com a infância atual. Ela me respondeu algo interessante. Para nós fica fácil estabelecermos essa comparação. Vivemos um estilo de vida na infância. Hoje é outro, muito diferente. As crianças de hoje em dia não passaram por aquilo. O que elas vivem se trata da única realidade que conhecem. Elas não tem como estabelecer comparações. Elas são felizes. O que eu penso é que a cada etapa da evolução do homem e da sociedade, as expectativas mudam e vêm aumentado década a década a um nível insustentável. Antes as pessoas eram felizes fazendo as festas de casamento na garagem de casa, com a comida feita pela própria família. Hoje, se não for em uma chácara "instagramável" e a lua de mel em uma praia igualmente "instagramável", não tá bom. Quanto maior a expectativa criada X a realidade vivida, maior a sensação, ou de realização pessoal, ou de angústia, frustração e infelicidade.
@deisebrandolise9000
@deisebrandolise9000 Жыл бұрын
Concordo,pois,como os jovens e crianças vão saber o que elas não viveram?
@ishtarturunen1164
@ishtarturunen1164 Жыл бұрын
Exatamente! Sua amiga pegou num ponto nevrálgico. Também noto que as crianças são felizes hoje, tem menos privações do que nós que nascemos antes dos anos 2000, de uma certa forma nossa infância foi mais simples, mas menos próspera e com mais dificuldades, as crianças de hoje não precisam tolerar tantas coisas, e não sabem o que era o antes de nascerem. Tudo se desenvolve, isso é bom por um lado, mas péssimo por outro, vide instagram e cia.
@rafaelsouza4575
@rafaelsouza4575 Жыл бұрын
Poisé, por um lado é totalmente injusto a comparação, por outro lado se perdeu aquele ócio e maior singeleza da infância de antigamente. Hoje as crianças estão sempre "ligadas" em algo e não tem aquele ócio que nos forçava inventar e experimentar coisas. Por outro lado, acredito que hoje se lida melhor com informação, tem a questão da tolerância também.... Sei lá, é difícil julgar.
@harumistoreanimesmangas6689
@harumistoreanimesmangas6689 Жыл бұрын
Povo doente esse das redes sociais, na boa 😅
@allanzanetti
@allanzanetti Жыл бұрын
É difícil ser feliz numa realidade com estímulos em excesso, que pode gerar desconforto inclusive em pessoas sensatas quando elas optam por parar por um tempo. A lógica produtiva transforma qualquer um em objeto, por mais que se obtenha lucro no processo. Luxo hoje é conseguir viver sem pressa.
@guilhermeguedes3100
@guilhermeguedes3100 Жыл бұрын
“Ignorância é uma benção” “Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.” Eclesiastes 1:18
@varleysilva7617
@varleysilva7617 Жыл бұрын
@@guilhermeguedes3100 ,concordo 50 %, muitos sofrem por serem ignorantes, então para esses a ignorância não é uma benção.
@guilhermeguedes3100
@guilhermeguedes3100 Жыл бұрын
@@varleysilva7617 acredito que eu entendo a sua posição, mas sinceramente não sei dizer qual seria o pior, saber ou não saber, ter esperança ou não tê-la. Na tradição cristã, à esperança é algo bom pois há uma redenção no final, na mitologia grega quando Pandora conseguiu “segurar” a esperança dentro da caixa que estava cheia de todas desgraças, a esperança talvez seria a pior de todas as desgraças pois te leva a crer numa redenção que nunca chegará. Me faz lembrar de um trecho do livro “O Cândido” de Voltaire que diz “Quis matar-me uma centena de vezes, mas ainda amava a vida. Essa fraqueza ridícula talvez seja uma das nossas inclinações mais funestas. Pois há algo mais imbecil do que querer carregar continuamente um fardo que sempre queremos jogar ao chão?" Talvez “certo” estava Cioran quando disse “Todos os seres são infelizes; mas quantos o sabem?”
@CassianoSotomaior
@CassianoSotomaior Жыл бұрын
Vejo que a RESILIÊNCIA era muito maior antigamente. Isso não é sinônimo de felicidade, mas apenas de "não-infelicidade", na medida em que se comrpeendia de uma forma muito mais orgânica que o mundo não está aí para satisfazer os nossos caprichos. Esta ausência de fibra moral foi sendo perdida, em parte, por um aumento do bem-estar social até uma grande escala. Hoje o que muitos consideram "menos que o mínimo" seria considerado "um privilégio" há poucas décadas atrás (vide saneamento básico em certos locais, acesso a informação em tempo real de acontecimentos do outro lado do globo, acesso a medicamentos via saúde pública, etc.,). Por conta disto, desta espécie de "não-infelicidade" de outrora, é que se perpetue a perspectiva romântica da "era de Ouro" sempre atrelada ao "antes". Em suma, antigamente a dignidade para consigo era mais presente, o vitimismo e a infantilização eram mais perceptíveis enquanto fraquezas morais que são.
@astrologia5442
@astrologia5442 Жыл бұрын
concordo plenamente.
@apolonio_oficial
@apolonio_oficial Жыл бұрын
É basicamente isso mesmo, antigamente as pessoas tinham menos mimimi...
@palettepaintings1290
@palettepaintings1290 Жыл бұрын
@adriellyherlenfragosocorde5119
@adriellyherlenfragosocorde5119 Жыл бұрын
As pessoas antigamente não viviam nessa pressão neurótica de ter sucesso, de "ser alguém na vida", não existia a loucura virtual dos dias de hoje. Tudo bem que nenhuma época é impecável, cada tempo tem seu caos. Eu não diria que felizes, mas tenho a sensação de que o mundo antigamente era menos competitivo, menos paranóico , menos estressante. A modernidade trouxe seus bens e seus males. É complicado.
@rafaelsouza4575
@rafaelsouza4575 Жыл бұрын
Verdade, também penso que as pessoas antes eram mais genuínas, e se aceitava sua condição natural de vida. Quem era bonito era bonito, quem era feio era feio, quem era rico era rico, inteligente, burro, forte, fraco, e por aí vai. Hoje, que se por um lado, temos informação e tecnologia pra nos transformados, por outro lado, o sarrafo de satisfação foi lá pra cima, e as pessoas estão toda hora procurando por algo, "produzindo". Seja trabalhando, indo pra rolê, viajando, malhando, fazer mais cursos, não existe mais a calmaria do sentimento de "as coisas são como elas são" somente.
@Odirlei819
@Odirlei819 Жыл бұрын
As pessoas antigamente eram mais realistas e portanto mais felizes. Tenho 45 anos e desde criança ouvia uma propaganda Romântica de que o mundo era algo bom de se viver e que o céu era o limite, uma filosofia existencialista Sartriana que afirmava a existência precede a essência já impregnava os programas de televisão, como por exemplo a série " barrados no baile" onde todo mundo era rico, bonito e legal, e poderiam ser o que quisessem ser.Esse tipo de coisa povoava meu imaginário . Quando me deparei com o mundo concreto " res do chão" percebi que tudo que me foi " vendido era falso", percebi na prática que todo efeito decorre de uma causa, que eu tinha limitações intransponíveis e que eu era apenas mais um na multidão Então a minha conclusão é: As pessoas antigamente eram mais felizes porque não se decepcionaram com fantasias.
@ferdfv
@ferdfv Жыл бұрын
Eu acho que as pessoas não estão felizes nunca. Mas percebo que quanto mais as nossas necessidades básicas todas estão satisfeitas, passa pras necessidades emocionais, e aí vem a infelicidade que não tem jeito!
@leniraparecida3994
@leniraparecida3994 Жыл бұрын
Pra mim que sou de 96, acho que a melhor época foi anos 1990 a 2010. Daí pra lá é só Loucura kkk.
@mikaellecampos6059
@mikaellecampos6059 Жыл бұрын
Sou de 93,e sinto o mesmo. Penso que dos anos 80 pra frente foram bons,depois só ladeira abaixo! Muita loucura,o pessoal perdeu a mão de tudo .
@raphaeldossantos5833
@raphaeldossantos5833 Жыл бұрын
As melhores década foram 1970, 1980 e 1990...PONTO FINAL.
@nouser2000
@nouser2000 Жыл бұрын
a impressão que eu tenho é que o mundo tem mudado rápido demais e estamos expostos a muita informação difusa, isso faz as pessoas se lembrarem de tempos que tudo parecia mais calmo para elas, seja qual tempo for esse e consequentemente achar que eram mais felizes antes
@ajtlgjlpsvc_59341
@ajtlgjlpsvc_59341 Жыл бұрын
Como citou o Pondé, não temos uma régua para comparar e muito do que a gente imagina é somente uma impressão. Ótimo video.
@llucasmotta
@llucasmotta Жыл бұрын
E nunca existirá pq cada pessoa é feliz a sua maneira né?
@ajtlgjlpsvc_59341
@ajtlgjlpsvc_59341 Жыл бұрын
@@llucasmotta Concordo, Lucas! Bem sujetivo a tal felicidade!
@isaacneves5772
@isaacneves5772 Жыл бұрын
"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova;..." Isaías 43:18-19
@celo1390
@celo1390 Жыл бұрын
A infância das crianças dos anos 60..70 ...80..90 era melhor que nos dias atuais? Acho q sim!!
@robertamelissaarte1664
@robertamelissaarte1664 Ай бұрын
Que delícia ouvir voce, Pondé, em um dia de "bode". Se é menos feliz, nao sei, mas, certamente, hoje, a vida é mais cretina.
@evertonhenn1987
@evertonhenn1987 Жыл бұрын
O que piorou é que hoje existem vizinhos festeiros e crianças na rua então isso deixa qualquer um triste. Por outro lado existe anestesia pra arrancar um dente, isso me deixa feliz.
@sergioferreira114
@sergioferreira114 Жыл бұрын
Qt mais simples é a vida mais feliz é a pessoa , se vc tem onde morar e um trabalho que te sustenta , já está de bom tamanho , o resto é vaidade .
@leonardomontanari203
@leonardomontanari203 Жыл бұрын
Eu moro em uma cidade pequena, no interior de MS, e não sinto a mínima vontade de ir para um grande centro urbano. Aqui, os números de violências são baixíssimos, meu trabalho fica a 5 min. de moto. As grandes cidades têm suas vantagens, é claro, mas, se for pra ser pobre, prefiro ficar no interior mesmo.
@jeanlucas6643
@jeanlucas6643 Жыл бұрын
Cara o Pondé parece ser tão lúcido e coerente
@juscelinovieira
@juscelinovieira Жыл бұрын
Depende muito , algumas, pessoas sim outras não
@moises935
@moises935 Жыл бұрын
do ponto de vista social, com certeza antes dos anos 1910
@saicahonoi
@saicahonoi Жыл бұрын
Ele falou um barato que eu nunca tinha me tocado... ninguém ia pra escola antes, o sistema educacional não é preparado pro tanto de gente que tem.
@crtiba
@crtiba Жыл бұрын
Erroneamente associamos conforto com felicidade. Ou o que é mais errado ainda associar alegria, divertimento com felicidade. Mas felicidade não se acha, não se busca, não se encontra. Felicidade se constrói. Pense num tempo na sua vida passado em que você foi realmente feliz. Com certeza será um tempo em que você estava dando duro, trabalhando, correndo atrás de seus sonhos e tinha pouco tempo pra pensar. Felicidade é o caminho não a chegada.
@mauriciobezerradearaujo6400
@mauriciobezerradearaujo6400 Жыл бұрын
Há 43 anos eu fiz a primeira série aqui na cidade de Carapicuíba. Às aulas eram dadas em barracões improvisados. Quando chovia forte o telhado parecia um chuveiro. Sem contar com a enxurrada de barro que havia pouco à frente da sala de aula. É. Acho que melhoramos um pouco.
@Thg8531
@Thg8531 Жыл бұрын
Nunca na história a população em geral recebeu tanto estímulo para consumismo como é hoje, sendo assim, isso afeta a dopamina nas pessoas e reflete na felicidade.
@sidneybulizani6399
@sidneybulizani6399 Жыл бұрын
Acho que a felicidade é o agora que vivemos e fazemos, onde quer que possamos estar...o passado nos ensina para um futuro que devemos sempre nos preparar ...
@guilhermeguedes3100
@guilhermeguedes3100 Жыл бұрын
“Tudo o que ouvimos é uma opinião, não um fato. Tudo o que vemos é uma perspectiva, não a verdade.” Marco Aurélio
@israelcaetano
@israelcaetano Жыл бұрын
Esta frase aí é uma opinião, uma perspectiva também? Lamento, mas do jeito que está posta - com esse "tudo" - ela é autorrefutável.
@guilhermeguedes3100
@guilhermeguedes3100 Жыл бұрын
@@israelcaetano Primeiramente, postei a frase com conexão a resposta que o professor deu, quando ele diz “não dá para dizer se as pessoas eram mais felizes no passado, que parâmetro? Que noção de felicidade vc que dizer?” Pessoalmente quando se trata de felicidade, na minha opinião (que não é absoluta, é baseada unicamente nas minhas experiências e perspectivas) “certo” estava Cioran quando disse “Todos os seres são infelizes; mas quantos o sabem?”, e essa foi sua opinião baseadas nas experiências e perspectivas que ele teve, e imagino que muitos leem essa frase e veementemente discordam dela, pois se dizem muitos felizes em suas vidas. Secundariamente, acredito que a essência da frase não é necessariamente afirmar de forma categórica uma “certeza absoluta”, é justamente levar o pensamento a indagar-se sobre TUDO aquilo que temos como certo, verdadeiro, “real” que se baseiam em nossas limitadas percepções. Vale ressaltar que Marco Aurélio viveu no século 2 DC, naquela época não existia o método científico como conhecemos hj, existia a “filosofia natural” que conhecia quase nada, se comparado com hj. Talvez se ele fosse nosso contemporâneo, ele não teria incluído a palavra “tudo” em seu pensamento, visto que a ciência tem suas insuspeições, atrevo-me a dizer “opiniões factuais”, tais como a Terra não é plana, a Terra não é o centro de tudo etc mas ainda sim, em dado momento, dentro do contexto histórico, a opinião 1000 anos atrás era outro, pois em suas percepções/perspectivas/limitações não permitiam a ter uma opinião diferente. Quem pode dizer quais das “opniões factuais” da ciência se manterão de pé nos próximos 1000 anos, visto que a perspectiva terá sido alterada, talvez a hipótese dos multiversos ou a teoria das cordas (String Theory) será provada. Mas “enfin”, essa é só minha opinião, baseada nas minhas perspectivas, em tudo que meu “eu”/cérebro conseguiu até o momento, mais ou menos, entender.
@desideologia
@desideologia Жыл бұрын
@@israelcaetano mas se vc refutar essa frase, será uma opinião e uma perspectiva, portanto ratifica a própria frase.
Жыл бұрын
Claro que agora as pessoas são bem mais felizes, pois estamos na Era Digital e ficou muuuito mais simples de ganhar grana por exemplo e grana trás sim felicidade, hj não precisamos mais trabalhar de empregado e nem igual um condenado pra ganhar dinheiro como era antes sem a Internet, hoje podemos trabalhar para nós mesmos agora com a Internet e ganhamos $600, $800, $1000 no dia apenas investindo e no conforto de casa e em apenas 1 ou 2 horinhas na frente do PC fazendo investimentos, então...é incomparável 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼
@lucaskazuonishiharu3118
@lucaskazuonishiharu3118 Жыл бұрын
Tenho 26 anos de idade, na minha experiência pessoal, posso dizer que existe um antes e depois da década de 2010. Depois dessa data, me cadastrei em MSN, Skype, Facebook e Twitter...Antes de 2010 era aquela "felicidade nostálgica", mas na real queria ter a facilidade tecnológica atual. Já, nesta década de 2020, com Instagram, entre outras, somos "bombardeados por esse monte de merda" das redes sociais associadas a engajamento. Pra quem usa modo gratuito, tem o tempo vendido pra anunciante. E, da parte dos algoritmos, eles mostram conteúdo que você não gosta, usa nossas emoções, inclusive as negativas para obter engajamento. Pondé fala de maneira certeira e realista o que sentimos atualmente. Entreranto, talvez sem o bombardeio de conteúdo, não seria facilmente notificado sobre este em tela 🤔
@kathrinaheythausen4065
@kathrinaheythausen4065 Жыл бұрын
Tenho 25 anos e amava aquela época sem essa vibe tecnológica. Até 2013 eu ainda pouco usava. A mente da gente completamente diferente
@spcmps3257
@spcmps3257 Жыл бұрын
Dei de cara com o Pondé no shopping no sábado! Kkk fiquei com vergonha de conversar com ele, me arrependo
@Eliane139
@Eliane139 Жыл бұрын
Você me fez lembrar quando dei de cara com o Rivelino na sala de espera, no aeroporto! Achei "brega" pedir autógrafo,deixei passar...😔
@pedroklosterbassil5333
@pedroklosterbassil5333 Жыл бұрын
Não acredito, nossa eu ia ficar o dia todo conversando com ele. Se ele pudesse claro. ne... rsrsr
@pedroklosterbassil5333
@pedroklosterbassil5333 Жыл бұрын
@@Eliane139 Autógrafo daí já é demais né.
@josewilker7933
@josewilker7933 Жыл бұрын
Pondé é um grande filósofo brasileiro, totalmente racional e realista! Até porque a felicidade segundo a sociedade atual só é adquirida se a pessoa trabalhar! Como se o trabalho significasse o homem!
@lucianacristinavalverde429
@lucianacristinavalverde429 Жыл бұрын
Será que não basta ter alegrias? Pra quê tanta felicidade
@geissonaugusto8761
@geissonaugusto8761 Жыл бұрын
As pessoas Talves não fossem mais felizes, mas concerteza eram mais resilientes do que hoje
@ricardodemattos8490
@ricardodemattos8490 Жыл бұрын
Lembro de uma cena de "Downton Abbey" em que o Lord Grantham aconselha uma de suas filhas a não ir ao mercado porque o trânsito estava demais: quatro carros.
@patricialima0702
@patricialima0702 Жыл бұрын
As pessoas sempre têm essa ideia. Mas eu penso que devemos nos focar no presente, não ficar olhando para o retrovisor ou projetar nada para o futuro, e fazer a nossa felicidade, com o que temos hoje e agora. Afinal felicidade é um conceito que pode ser diferente para cada um de nós.
@eltoncarvalho7344
@eltoncarvalho7344 Жыл бұрын
Concordo!
@willianh.2741
@willianh.2741 Жыл бұрын
"A não ser que você resolva parar de tomar vacina" 😂😂😂
@ricksanchez5996
@ricksanchez5996 Жыл бұрын
Não na idade média ou antes na minha opinião, mas no seculo XIX, XX e XXI eu penso que a média das pessoas é e era mais feliz. Quanto a elite socioeconômica da humanidade penso que eles se tornaram mais felizes do que nunca nos tempos atuais. Pra isso levo em conta a tecnologia, medicina, eletricidade, a alimentação e por aí vai pois é difícil ser feliz quando seu estômago está doendo por causa da fome
@jorgelutif1597
@jorgelutif1597 Жыл бұрын
Cada vídeo de Pondé, é uma tempestade de reflexões ...
@joaquimneto7978
@joaquimneto7978 Жыл бұрын
O que é felicidade? Ausência de tristeza?
@saboresnaturais9274
@saboresnaturais9274 Жыл бұрын
Não preciso recuar à Idade Média para ter tudo o que falou. Eu tenho agora, se quiser ter. Eu, ou qualquer um que tenha uma "chacra".
@negancomediante8126
@negancomediante8126 Жыл бұрын
Me lembro da adolescência nos anos 90, aniversário de um Tio no interior. Regada a churrasco e bebidas alcoólicas. Não existia smartphone, internet acessível. Era engraçado ser preconceituoso, o entretenimento eram as pessoas e as relações. Eu peguei vinho escondido, fiquei bêbado. Fui deitar cedo e acabei transando com prima de segundo grau, 5 anos mais velha que está mais bêbada. Outro dia fui em uma festa de família 2022, molecada fumando narguilé, falando palavrão,sensualizando som de Anitta em uma roda todos com celular postando nas redes. E se sentem os desbravadores, ficam alterados e começam a brigar. Antigamente a gente queria ser bom, mas nem sempre conseguia. Hoje as pessoas acha que ser bom é ultrapassado, e quase sempre são infelizes.
@lucaskazuonishiharu3118
@lucaskazuonishiharu3118 Жыл бұрын
Antigamente a virtude estava acompanhada de um perfil reservado, comedido. Hoje tanto virtude quanto ruindade são expostos e exacerbados pra agitar algoritmo e produzir engajamento.
@GabrielAlves94
@GabrielAlves94 Жыл бұрын
“Era engraçado ser preconceituoso”, que frase, mano. A gente é da época que no zorra total tinha a esquete do “isso é uma bichona !!” e todo mundo caía na risada. As coisas estão mudando tão rápido que a gente ainda não sabe lidar com o novo. Qual o limite ? O que é “brincadeira” e o que já vira “preconceito” ? Pra galera mais da antiga, isso acaba ficando um pouco vago.. muitas pessoas n levam em consideração o período histórico que vivemos e o quanto isso pode ter nos influenciado.
@ElIngeniero-1
@ElIngeniero-1 Жыл бұрын
Tenho certeza que sim, vida era mais simples antes, acima de tudo pela enchente de informação que acaba gerando desconforto, incerteza e até mesmo medo, somado a vida sedentária de hoje, resultando em pessoas amarguradas tentando mostrar no Instagram uma vida inexistente no mundo real para "ficar atrais" das outras pessoas que também fazem o mesmo, num ciclo compulsivo depresivo. Seria bom estudo sobre isso: saber se deixar redes sociais faz bem a saúde física e mental.
@FJ21289
@FJ21289 Жыл бұрын
Bem estar constante, era maior! Principalmente na infância.
@alancarlos5129
@alancarlos5129 Жыл бұрын
Para algumas pessoas sim, para as outras não, dependendo de parâmetros específicos. Acho que as novas gerações de uma forma geral vivem melhor, pois a sociedade aprende com as experiências boas ou não.
@sinnerzinn
@sinnerzinn Жыл бұрын
Vou pegar um livro do Pondé dia 25 😀👍🏻👍🏻
@llucasmotta
@llucasmotta Жыл бұрын
Talvez quem fez a pergunta tbm confundiu felicidade com alegria.
@nathaliadeitostucupilitera1184
@nathaliadeitostucupilitera1184 Жыл бұрын
Eu amei esse final 🤣🤣
@fabianadepaularodrigues2344
@fabianadepaularodrigues2344 Жыл бұрын
Bom dia Pondé! Amei a série Borboletas Negras 👏
@uncleversal.s
@uncleversal.s Жыл бұрын
Inteligente infinita, um baita ser humano. 👏🏿
@13letras
@13letras Жыл бұрын
No meu caso específico sempre imaginei o seguinte. Se eu tivesse nascido ANTES da descoberta dos anestésicos provavelmente teria morrido muito cedo. Meus dentes sempre foram ruins e minha tolerância à dor é baixíssima. Por acaso, nasci depois da anestesia e o que teria sido um horror tornou-se apenas um aborrecimento A felicidade (ou o bem-estar), como tudo na vida, é uma grande loteria
@amauryaugustosilveriorighe92
@amauryaugustosilveriorighe92 Жыл бұрын
Obrigado
@lucasgalvao4411
@lucasgalvao4411 Жыл бұрын
Felizes eu não sei. Mas o que eu asseguro é que elas eram mais conectadas pessoalmente. O advento da tecnologia proporcionou alternativas para estabelecer comunicação, e muito disso tem estimulado que as pessoas se comuniquem através das redes sociais, ao invés de fazer como outrora, que era pessoalmente. Estamos vendo maiores índices de depressão que afetam majoritariamente os jovens, e muito disso possa ter ligação com o uso das redes sociais (muitas pessoas por ver o sucesso alheio dos outros geram um sentimento de inconformidade, e desprezo pela sua própria vida). Antigamente as pessoas se contentavam com coisas simples, hoje as pessoas anseiam pelo luxo, da aspiração de querer mais. Hoje em dia riqueza virou sinônimo de felicidade, e como nem todos tem o prestígio de desfrutar dessa riqueza, estão mergulhados em uma infelicidade e insatisfação pela vida.
@13letras
@13letras Жыл бұрын
Como alguém que só resolve as coisas no olho-no-olho (sempre detestei telefone que dirá redes sociais) me sinto estranhamente deslocado quando converso com o pessoal jovem: a cabeça sempre baixa, o celular sempre interrompendo, a incapacidade de focar no assunto e aquela cara de paisagem de quem nunca está verdadeiramente aqui-e-agora. Minha impressão é que estou falando com aliens. A impressão deles deve ser a de conversar com um dinossauro hehehe
@jhonatasoliveira7253
@jhonatasoliveira7253 Жыл бұрын
Maravilhoso como sempre.
@V_1.0
@V_1.0 Жыл бұрын
Quem atrela felicidade a dinheiro, poder e ambição desmedida nunca será feliz.
@AlexFariaOliveira
@AlexFariaOliveira Жыл бұрын
Só pela pergunta já questionei 2 coisas que o Pondé colocou no vídeo: O que é ser feliz? Hoje você tem acesso praticamente ilimitado à informações. Da mesma forma que tem muita merda, tem MUITA informação. Agora temos o Chat.openai que você faz uma pergunta e ele compila respostas e você pode seguir perguntando e aprendendo ao invés de, por exemplo, gastar horas no google ou fóruns ou tendo que ir ao centro cultural ou caçar aquele professor da USP especialista no assunto. Essa é uma era de ouro para quem sabe aproveitar. Fico imaginando como era estudar programação em 1990, ou você tinha amigos, pais ou etc que te colocavam em contato com as pessoas e livros ou esquece. Hoje em dia você liga o KZbin e em algumas horas já rascunha alguma coisa. Me lembro de um trompetista que me contou que quando era jovem marcava com um trompetista do teatro municipal e tinha que atravessar a cidade de onibus E torcer para não ter aparecido um cachê, pois ai o professor ia para o cachê e ele teria ido à toa (não tinha celular né?). Essa era tem MUITOS problemas e grande parte deles é o excesso de merda, mas se você tem foco e sabe fugir da merda é uma era com um potêncial de aprendizado absurdos! Quantas coisas da minha infância que "perdi" e hoje você cava um pouquinho no google e acha. 90, 80 e etc eram assim, ou você agarrava ou perdia pra sempre, hoje se você der uma garimpada você acha de novo.
@patriciatrovatti393
@patriciatrovatti393 Жыл бұрын
Pondé traz ótimas reflexões pra gente. Obrigada!
@RobertoDallossi
@RobertoDallossi Жыл бұрын
As pessoas eu não sei, sei de mim. E eu era mais feliz. Bem mais, diga-se de passagem. E tem outra: não me deixo ser oprimido pela ditadura da felicidade e fazer como milhões de pessoas fazem: colocar uma máscara e fingir para o mundo que é feliz, porque o mundo cobra que você seja.
@viajanteestelar8320
@viajanteestelar8320 Жыл бұрын
Resposta sensata.
@jeanlucas6643
@jeanlucas6643 Жыл бұрын
Talvez o mundo fosse menos acelerado do que é hoje e as pessoas tivessem mais tempo para o ócio e o diálogo, mas com toda certeza as possibilidades de ascenção social eram menores, a informação mais restritiva, a universidade não tão pública.
@ronaldstiene1460
@ronaldstiene1460 Жыл бұрын
O que podemos concluir é que era a mesma merda, cada um com suas dificuldades. O que ferra mt hj, são as redes sociais.
@miriamuspramos9324
@miriamuspramos9324 Жыл бұрын
Fantástico esse Pondé!
@Luiz.Felipe.P.A
@Luiz.Felipe.P.A Жыл бұрын
Excelente ponderação, este flutua nas ideias...
@henrymiguelx
@henrymiguelx Жыл бұрын
Ótimo conteúdo, professor!
@renancalegari
@renancalegari Жыл бұрын
O final é muito bom.
@josefilho2023
@josefilho2023 Жыл бұрын
Cresci em uma cidade muito pequena, morando em uma casa pequena e humilde, sem energia elétrica, só com a luz do candeeiro, etc. Resumindo: Me parece que as pessoas eram mais felizes, isso no final dos anos 90 para 2000. Hoje eu continuo morando na mesma cidade, que aumentou mais, se desenvolveu mais.
@canaldobesouroazul9180
@canaldobesouroazul9180 Жыл бұрын
Anos 90 e não tinha luz?
@Haverbode
@Haverbode Жыл бұрын
@@canaldobesouroazul9180 A casa dele não tinha.
@cgribl6847
@cgribl6847 Жыл бұрын
Mas vc só sente falta real daquilo que conhece ou existe disponível. Ninguém sente falta , de fato, em conhecer a lua, ou outro planeta supostamente habitável - pela indisponibilidade de viagens regulares: talvez apenas um ou outro sonhador sinta! Quando não havia luz elétrica, as pessoas dormiam e acordavam muito cedo No interior, nas fazendas almoçava-se às 9:00 e o jantar às 16 ou 17:00 horas no mais tardar. Quem não conhecia geladeira, nem sabia da existência dela , não se angustiava por sua falta. Micro-ondas ninguém ŕeclamava ou sofria por não possuí-lo! Hoje , sentem porque sabem da sua existência. Não havendo um termo ou objeto para despertar o desejo, mesmo inconsciente, impossível o sofrimento pelo desfrute de qualquer bem ou serviço inexistentes em sua vida real e mesmo parte do imaginário pessoal e coletivo .
@antoniocavalcante4861
@antoniocavalcante4861 Жыл бұрын
Vamos ajudar Ponde a poder chegar em 1.000.000 de inscritos
@pensador7982
@pensador7982 Жыл бұрын
Há também aqueles que acreditam, categoricamente, que o passado era mais feliz e melhor que o presente: os reacionários. Os seus primos próximos, os revolucionários, idealizam a felicidade no porvir.
@hidan1997
@hidan1997 Жыл бұрын
Um idealiza o passado e outro idealiza o futuro, e ambos esquecem de viver o presente.
@natan_soueu6206
@natan_soueu6206 Жыл бұрын
No meu ponto de vista, usamos palavras que são sinônimas das que realmente deveríamos usar. Por isso, quando vamos debater sobre algo não encontra-se parâmetros para definir tal coisa. A palavra não existe, simplesmente isso.
@matheussantana7745
@matheussantana7745 Жыл бұрын
Antigamente quando? Antigamente é muito vasto..
@isaiassousa6931
@isaiassousa6931 Жыл бұрын
Para responder essa pergunta, é necessário definir felicidade
@isaiassousa6931
@isaiassousa6931 Жыл бұрын
@Olha a minha foto, Olha de novo. mas o que é felicidade ?
@renatogimesinvicto
@renatogimesinvicto Жыл бұрын
Quem nunca provou do bom, o ruim é ótimo, no Brasil eu acredito que abriram a importação muito precossemente pq além de produtos ,veio agregado uma cultura do país EUA, então a criatividade foi deixada de lado e obrigação de ser e ter o melhor a nível de primeiro mundo fez com o nosso 3 mundo um grande NÔ Cego, e só se média felicidade por viver ,hoje só se mede se você obter,caso não, me sinto morto e infeliz .
@emanuel_soundtrack
@emanuel_soundtrack Жыл бұрын
Sim, falei com varios antepassados hoje e tirei a duvida. Eles disseram: vem pra cá , Emanuel! Filosofo de verdade nao fica dando palpite toda hora sem base em sua propria teoria.
@eltoncarvalho7344
@eltoncarvalho7344 Жыл бұрын
Ótimo vídeo! 👏👏👏👏
@danubiodeoliveira6108
@danubiodeoliveira6108 Жыл бұрын
Acho que a grande contribuição do Pondé tem sido identificar alguns pontos sob os quais nossa sociedade de consumo pós-moderna foi construída: acho bastante preciso quando ele fala de marketing existencial e felicidade sem soar pedante...
@vivendocomatitude
@vivendocomatitude Жыл бұрын
Com toda certeza
@victorzaidan6493
@victorzaidan6493 Жыл бұрын
Em partes isso era um dos motivos, a vida era mais simples, não tinha esgoto, antibiótico etc, isso daí é ruim se a gente for dizer ''prefere ter ou não esgoto'', óbvio que praticamente todo são dirá que prefere ter, eu também prefiro, mas o sofrimento e compreensão prática da impotência sobre algumas coisas faz ter mais maturidade e maior resistência a frustração, essas coisas hoje são pilares da infelicidade, não sei se antes o pessoal era mais feliz, talvez até sim, hoje está uma porra, a gente tem mais meios de contentamento, mas tem menos Deus, amizade, belas artes (embora eu ame poder ouvir e assistir coisas com tanta facilidade), enfim, isso é o que me parece, e isso é óbviamente um problema maior que a morte e ter uma foça em casa, foi um preço muito caro por todos esses bens, que de bens, são quase só materiais e estética. Com certeza da para fazer um futuro melhor, a gente já tem muito avanço em ciências, produções, materiais, logística e comunicação, agora falta ter também o Deus verdadeiro como foco, e ter relações sólidas de amizade verdadeira, respeito de verdade, não como essas ideologias usam de forma demagoga a palavra, sem contar que para isso é necessário antes virtudes e maturidade, coisas em crise também
@victorzaidan6493
@victorzaidan6493 Жыл бұрын
Óbvio que é uma impressão, mas tem fundamentação lógica e empírica, sim, isso de carreira etc tbm pesa, sem contar que trabalhar em empresa é bom pq vc pode trocar, mas acho que nem se compara ser aprendiz de familiares quando a relação é realmente sólida e tranquila, tudo isso faz mt diferença. A qualidade das coisas caiu a ponto de ser menos que 0, como isso de educação, o pessoal fica pior na escola do que fora dela, saem sem saber interpretar um parágrafo simples, matemática é bem tranquilo por causa de calculadoras, mas as pessoas não sabem fazer contas de divisão as vezes... coisa que da para ensinar bem melhore em casa ou colocando ai em um projeto barato como em igrejas ou confrarias etc, mas né, o estado sabe que a escola só prejudica e por isso faz obrigatório, até muitas particulares estão tão infectadas com ideologia etc que msm tendo um ensino ok em matemática, biologia e geografia não compensam os danos causados. É foda achar que hoje é a melhor época, mas faz parte, raras as vezes onde estava tudo relativamente bem, hoje está tudo relativamente mal, embora se tenha de tudo, e tenha muitos confortos ótimos, mas que, muitas vezes, não passam de confortos
@flaviahora4162
@flaviahora4162 Жыл бұрын
Pura mentira, nunca foi. Cada século com seus problemas e alegrias, e assim vai vivendo a humanidade.
@marcosodinson4457
@marcosodinson4457 Жыл бұрын
Em uma régua, onde antigamente é realmente antigamente, eu ouso dizer que as pessoas viviam e sobreviviam da melhor forma possível. Em nossa contemporaneidade, como o professor citou aí, cerca de 40 ou mesmo 100 anos até aqui é que esta ideia de "felicidade" bateu à porta com a estampa de algo alheio que nós deveríamos "correr atrás", "conquistar", entretanto, é certo, pois já foi escrito, dito e repetido à exaustão que felicidade é um fugaz momento onde conseguimos aquilo que almejamos (basicamente isso). Passado este momento deixamos de ser felizes; e isso é bom, tanto por nos empurrar para um novo objetivo quanto pelo fato de que pessoas que, querem passar a imagem de plena felicidade, pessoas que querem que acreditemos que são alto astral o tempo inteiro, são insuportáveis. Imaginem alguém transbordando de alegria, falando alto e dizendo que a vida é uma festa, que temos que viver cada minuto como se fosse o último a todo momento. Só isso já bastaria para irritar os circundantes.
@me_and_me_
@me_and_me_ Жыл бұрын
Existe alguma forma mais objetiva de atestar isso que você está afirmando? Digo, numa linha temporal como ele está fazendo.
@marcosodinson4457
@marcosodinson4457 Жыл бұрын
@@me_and_me_ Não. Felicidade é um conceito relativamente novo enquanto que "antigamente" pessoas apenas viviam sua vida sem "esta ideia romântica" de felicidade.
@me_and_me_
@me_and_me_ Жыл бұрын
@@marcosodinson4457 A ideia de felicidade vem desde a antiguidade. Mas, foi na Declaração de Direitos de Virgínia, de 1776, que foi consagrado na tradição jurídico-constitucional americana, o direito à busca da felicidade - rigth to pursuit of happiness - que atua como uma limitação do poder do Estado.
@marcosodinson4457
@marcosodinson4457 Жыл бұрын
@@me_and_me_ Muito bem, você fez a lição de casa. Direito de busca da felicidade. Essa busca da felicidade significa exatamente buscar o "quê"? Eu diria que correr atrás do próprio rabo como faz um cão. A felicidade está na paz de sua mente, no seu pensamento próprio, seu ócio criativo e não em algo que lhe digam o "que" é tal coisa. Talvez aí tenha se consolidado o sonho americano, a felicidade de poder ser livre, pagar seus impostos, viajar com a família....tanto faz. Eu tive a intenção de evidenciar o quanto a busca incessante por uma felicidade nunca termina e o quanto as pessoas que insistem em dizer que são felizes o tempo todo apenas não o são. O próprio Pondé disse que antes de determinar o que é a "felicidade" seria uma discussão de horas. Se tiver tempo releia a parte final do meu post, pois o que escrevi sobre a felicidade em si foi banal, mas sobre pessoas sendo felizes o tempo inteiro? Isso é coisa de BBB.
@me_and_me_
@me_and_me_ Жыл бұрын
@@marcosodinson4457 Mas no BBB tá todo mundo se matando pra ganhar o prêmio?
@habananu
@habananu Жыл бұрын
vc está ficando bom nisso hein pondé
@harumistoreanimesmangas6689
@harumistoreanimesmangas6689 Жыл бұрын
Com toda certeza meus avôs e pais tiveram melhores oportunidades de prosperar, estudar e trabalhar com dignidade entre as decadas de 1935 a 1990, do que eu e meus irmãos, primos e sobrinhos tivemos entre 1990 a 2023. Vivemos em um mundo onde quanto mais pessoas PIOR é a qualidade de vida de uma sociedade, nenhum Governo fará milagre, mesmo que tivessemos o MELHOR economista do mundo a frente de todos os projetos, pelo simples fato da gigantesca desigaldade, logo no minimo seriam de 10 a 15 anos pra sairmos do buraco como fez a Coreia do Sul, mas como eu não acredito em Coelho da Páscoa, nem em Saci, oremos Senhores! (Cada um faça seu melhor que já está de bom tamanho).
@charliewu3416
@charliewu3416 Жыл бұрын
Se as pessoas eram mais felizes antes era porque eram mais ignorantes, agora a gente tem toda a informação do mundo do porquê tudo tá uma merda e sempre foi
@niilista26
@niilista26 Жыл бұрын
Eu não era mais feliz antigamente.
@Pazuzu-
@Pazuzu- Жыл бұрын
Que período seria "antigamente"?
@robertoraulino
@robertoraulino Жыл бұрын
Viver como nossos bisavós… nos dias de hoje 😂
@pedroklosterbassil5333
@pedroklosterbassil5333 Жыл бұрын
Na boa. Na minha vida foi fácil descobrir depois de 44 anos o que é Felicidade. Fazem mais de 15 anos que não choro...Está mais que claro que estou Feliz : )
@leonardobizinoto4714
@leonardobizinoto4714 Жыл бұрын
Muito bom !!! Excelente … rsrsrs
@laurencosena
@laurencosena Жыл бұрын
De grosso modo concordo
@marcossouza8435
@marcossouza8435 Жыл бұрын
Por que as pessoas estão cada vez mais certinhas?
@LofiCoffeeStation
@LofiCoffeeStation Жыл бұрын
Pondé, gostaria de sugerir que os vídeos fossem mais longos, de pelo menos 10 minutos. Além de ser mais fácil ficar assistindo quando se faz sub-tarefas, o KZbin também trata com mais relevância. Abraços!
@Ellanore____
@Ellanore____ Жыл бұрын
Não sabemos se eram mais felizes, mas, que hoje são mais tristes são! As farmácias revelam isso!
@jeordesluciano3788
@jeordesluciano3788 Жыл бұрын
Hoje as pessoas deixam de fazer coisas que antigamente eram corriqueiras como sentar na calçada e contar histórias com os amigos, sair para praticar esportes ou até mesmo fazer uma trilha em meio a natureza. Tudo isso é deixado de lado hoje, e deixamos de aproveitar até mesmo a visão de uma paisagem na janela do ônibus pra ficar com o pescoço curvado e a cara em cima da tela do celular, olhando e bisbilhotando a vida de fachada alheia nas redes sociais, já que ninguém posta stories quando se está com diarréia.
@anacarolinademouramoura9628
@anacarolinademouramoura9628 Жыл бұрын
@@jeordesluciano3788 É isso mesmo!
@anacarolinademouramoura9628
@anacarolinademouramoura9628 Жыл бұрын
Melhor comentário.
@me_and_me_
@me_and_me_ Жыл бұрын
Chatisse com 2 s, esseção com 2 s, essepcional e etc., só tô aqui pra me divertir msm. Tem um mais engraçado, é quando trocam ocorreram no passado por ocorrerão, por causa da ordem temporal, hehehehe. É que os grandes sábios e pensadores estão sempre à frente, no que se refere as regras gramaticais por exemplo, e isso deve ser resultado de muita prática e muito esforço na hora de pensar, e mais ainda, chegar a alguma conclusão.
@thiagoazevedo2265
@thiagoazevedo2265 Жыл бұрын
Hoje em dia há muita exposição (procurada por nós mesmos em redes sociais), há uma menor privacidade em função do aumento da população e dos celulares com câmeras (se de pular pelado em um rio tem boas chances sair em alguma rede social). Esse maior acompanhamento da nossa vida pelos outros acaba ensejando uma padronização de comportamentos (aí vem julgamentos, cobranças por um comportamento padrão - se você é fora do padrão já te olharão torto). O aumento da velocidade das coisas não aumentou o tempo de ócio, apenas nos deixou mais acelerados e, com isso, cansamos mais. Atualmente: muita gente, pouca privacidade, menos tempo. Menos tempo e excesso de informações tem tornado as discussões e pensamentos mais superficiais... A vida vai ficando cada vez mais estranha
@rafaellaiabarber
@rafaellaiabarber Жыл бұрын
Saudades dos vídeos que o ponde fumaça o charuto conversando conosco
@leonardowolff2177
@leonardowolff2177 Жыл бұрын
Depois das redes sociais a cida piorou acho. Estamos sendo bombardeados por informações de baixa qualidade. Difícil saber em quem acreditar. Antigamente a produção de conteúdo era mais seleta. Hoje em dia os idiotas fazem muito barulho e não dá pra escutar os que de fato vale a pena escutar. Muito ruído!
@michelebastos983
@michelebastos983 Жыл бұрын
Pontual, cirúrgico!
@spawnundead
@spawnundead Жыл бұрын
Marco Aurélio, imperador Romano já era depressivo na sua época..
@flaviahora4162
@flaviahora4162 Жыл бұрын
Em Roma até eu 😂
@lucasmoreira7680
@lucasmoreira7680 Жыл бұрын
Pra mim essa pergunta é muito simples. É óbvio que as pessoas eram mais felizes antigamente. A vida era mais difícil e com maior escassez, ou seja, as pessoas davam muito mais valor às coisas se contentavam com muito menos. Hoje é tudo muito fácil, rápido e descartável. Quão a motivação de querer crescer, aprender, criar vínculos em meio à tanta facilidade? O mundo hoje está dominado por pessoas entediadas, acovardadas e deprimidas em meio à essas facilidades do 'mundo moderno'. Não vou nem entrar na questão de relacionamentos e valores morais, que aí é pra descer a ladeira mesmo.
@Haverbode
@Haverbode Жыл бұрын
Eles espalham maldades no mundo...Por consequência o mundo está mais triste.
@wannepricila3108
@wannepricila3108 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@FuriaKKK
@FuriaKKK Жыл бұрын
As pessoas eram mais felizes basta olhar para as tribos nómadas
@joaopedroso196
@joaopedroso196 Жыл бұрын
Creio que sim, meus familiares mais velhos a grande maioria relembra de como eram mais felizes no tempo deles, pode ser nostalgia porém eles falam com brilho nos olhos, então acho que sim
@babacofobia
@babacofobia Жыл бұрын
kkkkkkkj
Eu dei uma guinada à esquerda? | Luiz Felipe Pondé
4:19
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 69 М.
How to treat Acne💉
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 108 МЛН
Леон киллер и Оля Полякова 😹
00:42
Канал Смеха
Рет қаралды 4,7 МЛН
O conhecimento nos protege? | Luiz Felipe Pondé
3:43
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 40 М.
Por que a filosofia nos deixa mais tristes? | Luiz Felipe Pondé
3:38
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 25 М.
O que é espiritualidade?
3:46
Prof. Lourdes Santos
Рет қаралды 34 М.
Por que os cristãos são tão hipócritas? | Luiz Felipe Pondé
3:50
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 100 М.
As virtudes quando praticadas se tornam concretas? | Luiz Felipe Pondé
3:51
A felicidade surgiu na era moderna? | Luiz Felipe Pondé
3:18
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 26 М.
Por que a direita não defende pautas sociais? | Luiz Felipe Pondé
4:07
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 214 М.
O preconceito vai sempre existir na humanidade? | Luiz Felipe Pondé
4:56
Por que não me preocupo com a pauta dos animais? | Luiz Felipe Pondé
2:55
How to treat Acne💉
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 108 МЛН