A história da Rodoviária da Luz

Rádio Ônibus

A rodoviária colorida de São Paulo.
No dia 25 de janeiro de 1961, a cidade ganhou “de presente” uma nova rodoviária. Esse empreendimento, que já não existe mais, foi chamado de Terminal Rodoviário Júlio Prestes, Rodoviária da Luz e Estação Rodoviária da Praça Júlio Prestes. A curiosidade? Era revestido de pastilhas coloridas, o que lhe concedia um visual único em uma capital que começava a ficar com “cinza para todo lado”.
A infraestrutura da rodoviária era capaz de atender 10 mil passageiros por dia e de abrigar 2.800 veículos. Além disso, o investimento para sua construção veio da iniciativa privada e soma era a de 250 milhões de cruzeiros. Importante dizer: para aquele aniversário de São Paulo, a rodoviária fora inaugurada de maneira parcial e contou com a presença do então prefeito, Adhemar de Barros.
Mesmo depois de desativado como rodoviária, o local permaneceu funcionando como um centro de compras, conhecido como Fashion Center Luz. Ele seguiria nesta atividade até 2007, quando o local foi demolido para dar lugar a um suposto centro cultural que jamais saiu do papel.
manoeldebritofotografias.blogs...
blogdaarquitetura.com/
vejasp.abril.com.br
saopauloantiga.com.br
diariodotransporte.com.br
Texto
Douglas Nascimento

@haylsonmacedobercot9907 Жыл бұрын
OLÁ, TUDO BEM, EM PRIMEIRO PARABÉNS PELO VÍDEO, HOJE ESTOU COM 68 ANOS DE IDADE, FREQUANTEI ESTA RODOVIARIA NOS ANOS 69, 70, 80 E ATÉ ENCERRAR SUAS ATIVIDADES, FOI MUITO LEGAL NESTA ÉPOCA, VIAJAVA SEMPRE COM MINHA MÃE PRO RIO DE JANEIRO NO EXPRESSO BRASILEIRO, ÚNICA E COMETA, PRO PARANÁ PELA VIAÇÃO GARCIA E OUTRAS, TAMBÉM VIAJÁVAMOS PRO ESPIRITO SANTO NUMA EMPRESA MUITO PRECÁRIA A TRANSCOLIM, SOFRIAMOS MUITO NESSES ÔNIBUS COM O DESCONFORTO DE SEUS ASSENTOS, HOJE TEMOS UM GRANDE CONFORTO E LUXO QUE MUITOS AVIÕES COMERCIAIS NÃO TEM, ÔNIBUS MUITOS MODERNOS. BEM VAMOS FALAR DA RODOVIÁRIA, ME DEIXOU MUITA SAUDADE DESTE LUGAR APESAR DO DESCONFORTO DE TUDO QUE ALI OFERECIA, A CHEGADA COMO DITA ERA UM GRANDE TRANSTORNO E A SAIDA SEMPRE ATRASADA, MAS FOI UMA ÉPOCA DE OURO, PARABÉNS.
@albertoolmos21
@albertoolmos21 Жыл бұрын
Com efeito, muitos desembarcaram nessa rodoviária buscando uma melhor vida. Assim eu cheguei em setembro de 1977 vindo do Rio pela Cometa, e encontrei o meu segundo lar. Não lembro da rodoviária porque só a usei essa vez, saindo rapidinho para buscar um hotel e logo aluguel. Cidade cinzenta, barulhenta, cheia de fumaça, mas como nascido e criado em Santiago do Chile respirei fundo e pensei "Me sinto em casa".
@sergionorgini4286
@sergionorgini4286 Жыл бұрын
Nessa época trabalhava com táxi, fusca vermelho sem o banco da frente. Peguei muitos passageiros ai. Saudades.
@douglascioban8633
@douglascioban8633 Жыл бұрын
Saudades dessa época. Meu avô Belarmino, também foi "motorista de praça " em S.P. Tinha um Fusca verde sem o banco do passageiro... Saudades da minha infância.
@carlbraziliancastellanocas4323
@carlbraziliancastellanocas4323 Жыл бұрын
Ahahhhh, Mappin vendia motor recondicionado de fusca. Tinha até 1200 a base de troca.
@isabelfigueiredo5945
@isabelfigueiredo5945 5 ай бұрын
Meu pai nessa época era motorista de frota de táxi Graúna ou Baraúna ( fusca vermelho ) não tinha banco da frente, era só banco de trás para passageiros...Bons tempos
@zenaideribeiro3667
@zenaideribeiro3667 Жыл бұрын
Cheguei em SP em 1977 pela viação Gontijo. Fiquei deslumbrada com o colorido da rodoviária. Demoliram a rodoviária em vão, pois hoje o centro tá sob o domínio das drogas. Poderiam ter aproveitado para outros fins.
@carmenlima9464
@carmenlima9464 Жыл бұрын
concordo com vc! morei ai também na Rio Branco tenho boas lembranca!
@franciscoarnaldo491
@franciscoarnaldo491 Жыл бұрын
Lembrei do meu desespero ao desembarcar nessa rodoviária vindo do nordeste com 18 anos ,cheio de sonho pra viver em SP, poderia me estender na narração, mas graças a Deus, logo peguei outro rumo ,para o centro oeste , impactado com a realidade . SP foi um teste ,uma escola que consegui ser aprovado ,pra outras etapas da vida.... Desde então deixei meu adeus pra SP......
@cristovaomartins5201
@cristovaomartins5201 Жыл бұрын
EU TAMBEM!
@SEPMeow
@SEPMeow Жыл бұрын
O nordeste tem 9 capitais, pq vcs gostam de migrar para outras regiões ao invés de suas capitais?
@joseneyharoldopereira7271
@joseneyharoldopereira7271 Жыл бұрын
Diversas viagens de Cambara PR desembarcando ai pela Viação Garcia, anos 70, e tambem varias viagens de trem da Sorocabana ate Ourinhos, muito linda era essa rodoviaria e tambem a estação, tempo que andavamos nessa regiao sem medo
@davicorreiadasilva8732
@davicorreiadasilva8732 Жыл бұрын
Fiz muito esse tipo de viagens, ora de ônibus da viação Garcia, ora de trem até Ourinhos, depois pegava ônibus e seguia pra Cambará pr.
@cortedoscortesoficial7468
@cortedoscortesoficial7468 Жыл бұрын
Tinha bastante roubo Menos que hoje Mas era bastante maluf levou pro tiete.
@marciamathiasdellatorre8492 Жыл бұрын
​@@cortedoscortesoficial7468Pois é!os moradores aos redores da antiga Rodoviária, não descansaram ,enquanto não conseguiram fazer com que então,na época nosso querido Governador Maluf,que muitos criticavam ,se obrigasse a construir essa nova e tal rodoviária do Tietê, mais te digo esse foi o governador,que como diziam : roubo mas faço, fazia mesmo :PAS(várias regiões)abrindo vagas de emprego,concursados ou terceirizados,para o atendimento da saúde que na época não era defasada,e para nós funcionários públicos estaduais da Saúde foi o mais fez por funcionários e pacientes,sem contar outros benefícios como a ROTA,COM MELHORAS NA SEGURANÇA!Pois é Paulo Maluf , fez !
@marcusluz316
@marcusluz316 10 күн бұрын
Olá colega do canal , andei muito no trem até Ourinhos , minha mãe é nascida lá e minha família até hoje moram também por lá. Aquelas viagens foram inesquecíveis. A paisagem rural e o apito do trem permanece até hoje na mente. 👊👍
@LuizCarlos-gi2ut
@LuizCarlos-gi2ut Жыл бұрын
Tenho saudades desse tempo a mais linda que já vi em São Paulo
@alcidesbarbosa6418
@alcidesbarbosa6418 Жыл бұрын
As cores da rodoviária ficaram gravadas na minha memória. Boas lembranças! 👍😎
@mariahelenamontagnhera9019
@mariahelenamontagnhera9019 9 ай бұрын
Linda era ❤❤❤❤❤
@emilianobuendia5092
@emilianobuendia5092 Жыл бұрын
a única vez que fui numa barbearia foi ali, chegando de madrugada de buenos aires e tendo de fazer tempo para poder telefonar sem ser esculhambado por causa do horario. muito muito linda, a pesar dos trombadinhas e as damas da noite. era a finais dos ´70 e eu, garoto, era feliz e não sabia.
@josesilvestre8080
@josesilvestre8080 Жыл бұрын
Desembarque nesta rodoviária diá 18 d agosto de 1974 pela empresa trancolin fazia a linha de Ipatinga Minas a São Paulo e 21 de agosto d 1974 primeiro registro na minha carteira de trabalho hoje graças a Deus só apozentado e maro em Ipatinga
@veronicapedemonte2934
@veronicapedemonte2934 Жыл бұрын
Prezado Senhor: Muitos comentários neste vídeo sao bons; mais suas palavras "e eu, garoto, era feliz e não sabia" sao de uma qualidade poucas vezes atingida na literatura...
@mariobispo778
@mariobispo778 Жыл бұрын
Tive o prazer de utilizar essa rodoviária, pra embarcar na viação Bom Finense pro nordeste, juntamente com minha querida mãe. Na época eu tinha 9 anos.
@lazarosantos9106
@lazarosantos9106 Жыл бұрын
Eu acompanhei do início ao fim desse terminal , nessa época eu estudava no bairro de Santa Cecilia , região central da cidade . Tinha problemas ? claro que sim !! Pois bem , desativaram o terminal , acabaram os problemas ? Simples , naquela época a gente andava tranquilamente pela São João , Helvetia , Glete , Mauá J. Paulino === 22 h , 23 h , meia noite , tranquilamente , então , já tem uns 20 anos que não passo por ali nem de dia e muito menos à noite . Então , se o terminal era um reduto de problemas , só me resta querer saber se a CRACOLANDIA é um reduto de soluções .
@wlssolera
@wlssolera Жыл бұрын
Concordo. Acho que houve outros interesses na desativação da Estação Rodoviária. Era uma Rodoviária charmosa. Então quer dizer que os "problemas " foram resolvidos? A cracolandia não traz violência, sujeira, né?
@mariobispo778
@mariobispo778 Жыл бұрын
Eu também concordo, mas a verdade é que São Paulo cresceu muito, e a rodoviária tinha q sair da região, Não é à toa que hoje é uma das maiores do mundo, se não me engano perdendo apenas pra rodoviária de Nova Iorque nos Estados Unidos. Ale se tornou muito pequeno e não atenderia a demanda das empresas e passageiros.
@adilsonalvarengamoreira367
@adilsonalvarengamoreira367 Жыл бұрын
É por aí...
@boanergespereirademoraes5340
@boanergespereirademoraes5340 Жыл бұрын
@EduardoMarcondesRibeiro-hd9id
@EduardoMarcondesRibeiro-hd9id 9 ай бұрын
Comentário sem nexo , Rodoviária com Cracolândia ,,a rodoviária Júlio Prestes,,foi desativada em 1982,, já a Cracolândia começou a surgir em 1990,,a Questão da violência na região surgiu com o aumento de usuários na região,,no tempo da rodoviária,,já existia a insegurança mas não como se vê hoje em dia,, ou seja,,tempo bom que não volta mais
@tadeuoliveira5467
@tadeuoliveira5467 Жыл бұрын
Viajei várias vezes para Batatais na empresa de ônibus Cometa... Muitas saudades... Nós , vivemos momentos mágicos , época de ouro ...
@sergiowilliamtou1598
@sergiowilliamtou1598 Жыл бұрын
Morei na Barão de Paranapiacaba alguns meses em final de 73/74 , quando minha mãe e eu viemos de BH. Brinquei muito por ali , tomei vacina , comia as frutas vendidas nas calçadas ao redor e comia lanches nas lanchonetes da rodoviária. Muitas viagens fizemos ! A última vez que adentrei ao prédio foi em 2005 , nostalgicamente lembrei aqueles momentos , no entanto no local haviam lojas . Mas a estrutura estava lá . Pena que demoliram tudo. Poderiam utilizar o prédio p/ outras finalidades mantendo aquela linda fachada histórica.
@belarminopereira8887
@belarminopereira8887 Жыл бұрын
Nestes mesmos anos 73/74 trabalhei na barão de Paranapiacaba era office boy foi nesse ano que fomos para o viaduto do CHÁ ver o fogo do Joelma.
@joserobertocarvalho9495
@joserobertocarvalho9495 Жыл бұрын
Nessa data o qual voce mencionou que voltou e viu varias lojas é por que o local foi transformado em um Shopping de nome "Shopping da Luz" inclusive tinha alguns vestígios da antiga rodoviária...fui muito la inclusive.
@josearnaldopereira9656
@josearnaldopereira9656 Жыл бұрын
Eu desembarquei na entram
@luzinetedasilva1582
@luzinetedasilva1582 Жыл бұрын
Eu morava em itapevi pegava o onibus himalaia era uma maravilha
@ronaldopereira6070
@ronaldopereira6070 Жыл бұрын
Eu lembro quando criança, desta rodoviária perfeitamente, de subir e descer aquelas escadas, e principalmente dos acrílicos coloridos que a gente via da janela de dentro do ônibus. Quando minha tia morava na capital paulista todo o ano nas festas de final de ano, estávamos lá, Lembro até da empresa que meu pai gostava de viajar de Curitiba a São Paulo, que era a Nossa Senhora da Penha, Inclusive tem o anuncio aos 8:41 na imagem. O saudades. kkk. Antes de demolir fui ali no que era um mini centro comercial, e infelizmente ali perto a cracolândia já existia.
@haylsonmacedobercot9907 Жыл бұрын
REALMENTE MEU AMIGO, DEIXA MESMO, QUANDO CRIANÇA TUDO É ALEGRIA, NÃO IMPORTÁVAMOS COM NADA SÓ PENSÁVAMOS EM CHEGAR NO DESTINO FINAL, EU TAMBÉM IA AO RIO DE JANEIRO E ESPIRITO SANTO VISITAR MINHAS TIAS E TIOS, QUE SAUDAES DESTA ÉPOCA.
@marciamathiasdellatorre8492 Жыл бұрын
Pois é e creio que os moradores que reclamavam da rodoviária de ônibus que tinha ali,hoje estão sem como reclamar da nova construção que existe hoje ali, grande rodoviária não mais de ônibus ! mas : de outros rodoviários com muitos ônibus parados soltando fumaça nos radiadores!!!!!!!!!!que fazer, só recordar daqueles tempos da linda e colorida rodoviária 🤔🤔🤔🤔🤔🤭
@jetrodecamposrodrigues4010
@jetrodecamposrodrigues4010 Жыл бұрын
Tive prazer visitar essa rodoviária quando era criança ainda e era terminal moderno.
@cesaraugustocandidomorais9902
@cesaraugustocandidomorais9902 Жыл бұрын
viagei muitas vez na aviação cometa s/a ,primeiro de turbo jumbo , Dinossauro 1,2 . destino cidade sorocaba . para mim e meus 5 irmão era uma festa ,linda e magestosa a rodoviaria da luz . saudade pois ela deixava minha amada São Paulo mais linda
@josecarlospapa4461
@josecarlospapa4461 Жыл бұрын
Amigo Henrique ...belissima materia ...deu saudade desse tempo ....usei muito na decada de 70s ...parabens
@fasol-aquecimentosolareaut8214
@fasol-aquecimentosolareaut8214 Жыл бұрын
Poxa, que saudades tive ao ver esse vídeo! Lembro que por volta de 1974 viajei com meu pai a passeio para São Paulo! Eu tinha 11 anos de idade. Ele era motorista da empresa Pluma Conforto e Turismo. Fazia a linha São Paulo - Foz do Iguaçu. Uma aventura e tanto! Aqueles coloridos da cobertura ficaram registrados em minha memória. Era um dia de muito sol, próximo do horário do almoço. Tudo brilhava! Trânsito intenso, muita gente pra todo lado. A rodovia Regis Bittencuort, que liga São Paulo - Curitiba, era de pista simples, com filas quilométricas de carros, ônibus e caminhões. Os recentes ônibus, da época, já eram turbinados, uma alegria para alguns motoristas, que arriscavam-se em ultrapassagens. Uma verdadeira aventura! Muito grato pela reportagem. João Marcos, Balsa Nova-Pr.
@valdirantoniocerezer1599
@valdirantoniocerezer1599 Жыл бұрын
Fiz várias viagens a São Paulo pela Pluma. Tinha uma rota que saia aqui de Santa Maria RS a São Paulo e outra linha que fazia a rota Buenos Aires-São Paulo e passava por aqui, tinha troca de motorista em Passo Fundo e Curitiba. Mas o terminal já era o do Tietê.
@fasol-aquecimentosolareaut8214
@fasol-aquecimentosolareaut8214 Жыл бұрын
@@valdirantoniocerezer1599 Realmente Valdir, tinham essas linhas extensas. Outra viagem que fiz, ainda naquela época, era de Rio - Uruguaiana, mas o ônibus seguia até Buenos Aires. No retorno para o Rio, os motoristas entregavam uma caixinha com doces. Na verdade, a caixinha era uma réplica do ônibus da Pluma. Muito mimo em vista de hoje! Abraço.
@valdirantoniocerezer1599
@valdirantoniocerezer1599 Жыл бұрын
@@fasol-aquecimentosolareaut8214 simm era Rio de janeiro-Buenos Aires e não São Paulo, agora lembrei.
​@@fasol-aquecimentosolareaut8214verdade e saudades👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@samuelfrancisco7160
@samuelfrancisco7160 Жыл бұрын
Poxa vida eu também fiquei até emocionado ao ver esse vídeo é também foi em 1974 que desembarquei nesse terminal eu vindo de PE pra tentar uma nova vida!!
@ronaldocarolino5457
@ronaldocarolino5457 Жыл бұрын
Foram várias viagens do Rápido Zefir, pra Santos, Atlântico para S. Sebastião e a lendária Cometa, pro Rio... Época boa...
@sergiohenriquegutierrez5777
@sergiohenriquegutierrez5777 Жыл бұрын
Trabalhei muitos anos,na sala no piso térreo do Juizado de Menores,onde se tirava a Autorização de Viagem de Menores.Saudade. 😭😭😭😭
@elvinovieiramota3066
@elvinovieiramota3066 Жыл бұрын
Trabalhei como taxista de 1969 até 1975, pegava passageiro nesta rodoviária. Nos finais de ano isto era uma muvuca sem fim!!
@parolan72
@parolan72 Жыл бұрын
Meu pai era PM nessa rodoviária, fez muitas amizades
@joseeustaquioribeiro1015
@joseeustaquioribeiro1015 Жыл бұрын
Minha história está associada a está obra prima. De garoto sonhador a Motorista rodoviário, quantos anos... Quantos anos. Hoje aposentado e velhinho vivo das saudades kkkk, vc esqueceu de falar do ônibus mais bonito , os azuis da IMPALA auto ônibus, aquele motor magirus tinha um som inesquecível.
@Mariano-1977
@Mariano-1977 Жыл бұрын
Tive o privilégio de embarcar e desembarcar nessa rodoviária em 1980 pela Andorinha indo para Presidente Prudente tinha 5 anos e lembro perfeitamente de tudo! Saudades !! Era linda !
@miltondacruzmilton369
@miltondacruzmilton369 Жыл бұрын
Fiz esse caminho. E depois segui para Mirante do Paranapanema
@jorgeaparecido3248
@jorgeaparecido3248 Жыл бұрын
Desembarquei em 1976 com 13 anos vindo de Álvares Machado pela viação andorinha
@miltondacruzmilton369
@miltondacruzmilton369 Жыл бұрын
@@jorgeaparecido3248 região que nunca esqueço. Melhor infåncia impossível. Sou muito grato a Deus
@luisantoniodebrito633
@luisantoniodebrito633 Жыл бұрын
Desembarque em janeiro de 1976 com muito choro ďe ter deixado Assis com viação andorinha
@marcialimberti9805
@marcialimberti9805 Жыл бұрын
Quando criança, olhava tudo isso como maravilha do meu mundo!❤
@Luas7645
@Luas7645 2 ай бұрын
Também ia pra sp
@joaopedrovale7687
@joaopedrovale7687 Жыл бұрын
Em 1976, quando viajei de S.Paulo para Goiânia a passeio em casa de parentes, o onibus saiu dessa rodoviária, foram 12 horas de rodagem.
@atirador434fsantos
@atirador434fsantos Жыл бұрын
Se bem contadas, foram 26 da quais somente viajei pela Viação Cometa S/A, por intermédio daquela magnífica obra de arte!
@tone2300
@tone2300 Жыл бұрын
Eu utilizei muito essa Rodoviaria, viagens para Bauru, Expresso de Prata, para Santos, Para Registro Viação 9 de Julho. Tempo bom que o problema era a Rodoviária, hoje tem a Cracolandia.
@Dime9763
@Dime9763 Жыл бұрын
Quando criança eu fui várias vezes com minha irmã mais velha de São José dos Campos para São Paulo pela Pássaro Marrom. Minhas lembranças eram o teto colorido e as escadas. Uma parada na banca de revistas para comprar uma revista de colorir da Vila Sézamo e na lanchonete para tomar uma Fanta Uva. Que saudades.
@RicardoOliveira2015
@RicardoOliveira2015 Жыл бұрын
Meu Deus, quantas lembranças... Vem a emoção (e lágrimas) de ver novamente essas cores, impressas até nas escadas rolantes transparentes, vias estreitas... Embarquei pela Reunidas Paulista e Andorinha, com a primeira fazendo São Paulo x Andradina, pois, não havia ligação direta com Três Lagoas. Lembro do relógio, chafariz, restaurantes e da santa... Para um menino que já amava ônibus e viagens, a Júlio Prestes trazia cores para a cinza capital paulista. Bons tempos, agora eternizados na memória de quem viveu estes dias.
@haylsonmacedobercot9907 Жыл бұрын
VERDADE, ME EMOCIONA MUITO TAMBÉM.
@pauloantoniofernandesquint9064
@pauloantoniofernandesquint9064 Жыл бұрын
Apesar pouca idade lembro das viagens a Minas Gerais pela viacai Salutaris e Itapemirim nesta rodoviaria da luz na última foi no Carnaval 1982 meses depois era inaugurado o terminal Tietê bons tempos
@TheFernandel
@TheFernandel Жыл бұрын
Não conheci a rodoviária, mas conheci a galeria que passou a funcionar no prédio...a região sempre teve um certo charme apesar de ter sido tomada pela cracolândia
@emersondefaria5911 Жыл бұрын
Lembro-me vagamente da antiga rodoviária, de ter viajado para Assis com minha mãe para visitarmos a família num ônibus da Andorinha.
@betolima2100
@betolima2100 Жыл бұрын
Vinha de Goiânia pelo real expresso e tinha fazer embarque para Guaratinguetá onde meus avós moravam passar féria ou ia de passaro Marrou ou cometa muita saudade tempo inesquecível muita saudade e de doer coração
@gilbertoduarte1483
@gilbertoduarte1483 Жыл бұрын
Viajei pela Cometa, mas a Cidade Azul que mais me deixou Saudades...
@carlosresende6326
@carlosresende6326 Жыл бұрын
Estação Rodoviária de São Paulo meu Deus quantas vezes passei por ali viajando pela Pássaro Marrom vindo de Jacareí para ir ao Pacaembu assistir jogos de futebol por sinal dali até o Pacaembu a gente ia a pé pois o trajeto não era longo saudades dos anos 60 e 70!!
@itamirbomfim5549
@itamirbomfim5549 Жыл бұрын
Me deixou saudade,chegava aí 5 da manhã e ia a pé até o início da brigadeiro Luís Antônio,ia tranquilo 👍👍👍👍👍👍
@ricardobraga3400
@ricardobraga3400 Жыл бұрын
Eu me lembro da agência da Cometa na esquina da Av. São João com Av. Ipiranga. Ficavam dezenas de ônibus estacionados no quarteirão adjacente.
@giovaldoaraujobastos4983
@giovaldoaraujobastos4983 Жыл бұрын
Cheguei da Bahia no dia 30 de maio de 1976 em um ônibus da ENTRAN, e desembarquei exatamente nessa rodoviária. Era realmente linda.. Boas lembranças dessa época.
@lucyeli100
@lucyeli100 Жыл бұрын
fui várias vezes aí. conheci escada rolante nesta rodoviária.Era linda!
@carmenlima9464
@carmenlima9464 Жыл бұрын
é verdade! tinha chegado do Norte BP. Boas lembrancas
@AP-pu3yk
@AP-pu3yk Жыл бұрын
Faltou citar uma Empresa: Viação Princesa do Norte. Era o ônibus que eu e minha família pegávamos para nos levar para a cidade de Itaporanga, onde moravam meus avós.
@ivaldosouza4005
@ivaldosouza4005 Жыл бұрын
Tinha 7 anos meu pai meus 2 irmão e minha mãe pegava o Itapemirim para Recife ano 1975.. saldade de confusão do transito da fumaça das no loja de malas calçados tempos bonitos
@flagbusrodoviario
@flagbusrodoviario Жыл бұрын
Meu Deus! Olha essa Rodoviária! Poxa vida cara!! É linda demais! Perfeita, olha as escadas na descida para o embarque e desembarque. E as pastilhas! Sem palavras!! Arquitetura magnifica e que não deveria deixar morrer. Lamento muito por ela estar numa localidade que nao é valorizada por conta do crimes e assaltos ocorridos ao redor da rodoviária. Mas seria uma grande rodoviária para os dias atuais. Imagina...
@emilioribeiro2652 Жыл бұрын
Realmente. Uma construção de estilo, diria "bucólico/psicodélico". Coisas que só o fantástico passado proporcionou!
@flagbusrodoviario
@flagbusrodoviario Жыл бұрын
@@emilioribeiro2652 Verdade! Você vê Emílio que a "Arte" era forte naquela época. Hoje em dia as rodoviárias me parece esquecidas em suas arquiteturas, manutenções e até paisagismo.
@levirobertofagundes7284
@levirobertofagundes7284 Жыл бұрын
Em 1976 tive o prazer de desembarcar, e alguns dias depois embarcar em um ônibus, na estação da luz. Fui a são Bernardo do campo fazer um curso na VW, com meus 16/17 anos, mas está viva em minha memória até hoje. Deslumbrado, pois na época,e até então morava no interior do Paraná
@carlossampaio9176
@carlossampaio9176 Жыл бұрын
Lógico que a outra lembrança do início da minha vida profissional era a parada na Antiga Rodoviária, que na época pressionava o caipira pelo seu tamanho e o grande movimento de pessoas. Minha querida Pindamonhangaba, Rodoviária da Luz, Rifaina, que tempo bom
@escoladavida-andreescritor6820
@escoladavida-andreescritor6820 Жыл бұрын
Minhas recordações dela são a partir de 1972. Viajava sempre pela Cometa, Jundiaí x São Paulo e vice-versa, desde os Jumbo G, depois os Turbo Jumbo e finalmente os Dinossauro. Quando comecei a viajar sozinho já estava nos últimos dois anos de funcionamento dela. Além da Cometa, tive ainda a oportunidade de embarcar num Auto Ônibus Jundiaí, que fazia São Paulo a Várzea Paulista. Lembro das filas de ônibus pelas ruas de Campos Elíseos. Como sempre gostei de ônibus, achava aquilo "o paraíso", quando na verdade para muitos era estresse, tanto para os passageiros como para os motoristas. Cheguei também a ficar algumas vezes "plantado" na Praça Júlio Prestes para anotar as frotas das empresas que operavam nessa rodoviária. Lembro e anotei os "Carioca" da Expresso Brasileiro (Marcopolo III), os primeiros trucados da Garcia, as empresas de linhas curtas da região metropolitana, que operavam com rodoviários e não urbanos, como é hoje; por exemplo a Viripisa (Viação Ribeirão Pires), A.O. Mogi das Cruzes, Guarulhos (que aparece numa das imagens), etc.
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Se inscreva no KZbin hernane Douglas
@jlcazoni
@jlcazoni Жыл бұрын
Sou de Jundiaí e viajei tbm no Jumbo e depois Dinossauro da Cometa.
@carvalho7575
@carvalho7575 Жыл бұрын
Me lembro na década de 70 peguei aí ônibus da 1001 para cidade Niterói RJ. Isso em 1978 e faz 45 anos que passaram. O tempo voa.
@tioclaudiocotiasp5677
@tioclaudiocotiasp5677 Жыл бұрын
Eu Sra criança e ia passear com meu pai e minha mãe, hoje tenho 59 anos só saudade, abração
@gilbertorodrigues4515
@gilbertorodrigues4515 Жыл бұрын
excelente materia,parabens,,,,,viajei para aracatuba pela Reunidas 1964,saindo da julio Prestes,,,,,,DESENVOLVIMENTO.....GRACAS A DEUS
@hildetecarmo1031
@hildetecarmo1031 Жыл бұрын
Essa rodoviária era muito linda, adorava o conjunto de espelhos que tinha no térreo. Cheguei nessa rodoviária em Agosto de 1972,para morar com meu pai no bairro de São Miguel Paulista.
@eziquielpereira9204
@eziquielpereira9204 Жыл бұрын
Embarquei diversas vezes para São José do Rio Preto na decada de 1970, sempre nos feriados prolongados aglomerações e os gatunos e gatunas fazendo a rapa.
@lorizetemesquita8695
@lorizetemesquita8695 Жыл бұрын
Viajei com o Expresso Rodoviário Atlântico que fazia a linha para o Litoral Norte, muitas vezes embarquei rumo à Ubatuba, e posteriormente trabalhei com táxi.
@juliobarbosa1621
@juliobarbosa1621 Жыл бұрын
Recordação da infância quando viajava para passar as férias em Araguari MG com meus pais através da Real Expresso e seus Nielson Scania, que rompiam a Anhanguera durante a madrugada. Bons tempos!
@marisvaldocirqueira3219
@marisvaldocirqueira3219 Жыл бұрын
VIAJEI PARA UBERABA NA REAL EXPRESSO 1980 E TAMBÉM RETORNEI NESSA MESMA E SAUDOSA RODOVIÁRIA.✍🚭🚴🙌
@arcisioteodoro9496
@arcisioteodoro9496 Жыл бұрын
Em 1973 viagei na empresa transcolim
@cidaxavier365
@cidaxavier365 Жыл бұрын
Puxa, que saudade! Quantas lembranças! Viajei por três vezes com meus pais, com saídas dessa Rodoviária. A primeira vez pela Viação Bonfinense rumo a cidade de Senhor do Bonfim na Bahia (terra natal de meu pai). E a segunda e a terceira vez pela Viação Danúbio Azul rumo a cidade de Santa Cruz das Palmeiras interior de São Paulo(terra natal de minha mãe).🥰
@Luas7645
@Luas7645 2 ай бұрын
👍 ❤❤
@joelferreira8804
@joelferreira8804 Жыл бұрын
Me lembro que em feriados prolongados: carnaval, Natal e Ano Novo...por a rodoviária ser muito baixa, com muitos ônibus funcionando ao mesmo tempo, o ár ficava irrespirável pelo acúmulo de fumaça dos escapamentos. Chegava a lacrimejar os olhos. Mas era uma alegria sair em viagem...
@user-fg6vq8jn6m
@user-fg6vq8jn6m Күн бұрын
Em 1977 eu tinha 11 anos e viajei pela primeira vez em minha vida, fui com meu padrinho para Guaxupé/Minas gerais e fiquei fascinado com o colorido da rodoviária e me lembro da gravação que dizia: "Casas pernambucanas anuncia uma boa viagem". Quanta saudade, hj tenho 58 anos e meu padrinho faleceu em 2007. Nasci em São Paulo no bairro da Lapa mas moro em Guarulhos. Lembro da data da viagem 10/09/1977 e foi num sábado de manhã.
@marcelobritomaua
@marcelobritomaua Жыл бұрын
Meus pais, meus sogros e meus tios desembarcaram entre os anos 1960 e 1970. Quando criança embarquei duas vezes para MG, creio que foi pela Itapemirim. Cheguei a frequentar o Shopping entre 1997 e 2006. Pena que não valorizamos nossa história. Abraços!!!
@emilioribeiro2652 Жыл бұрын
*Nessa época a rodoviária já não mais existia
@hermelindolopesfilho7541
@hermelindolopesfilho7541 Жыл бұрын
Faltou vc comentar e citar a Viacão IMPALA operou nesse linda rodoviária! Eu viajei muito para BH com a Impala saudades
@joseednalvo6891
@joseednalvo6891 Жыл бұрын
Eu jovem vir pra São Paulo em 1978 aos 18 anos lembro muito da chegada
@alvaropinto7527
@alvaropinto7527 Жыл бұрын
Viajei no Expresso boscatur para Curitiba trabalhei na Alameda Cleveland me lembro da sua inauguração meu nome é Álvaro Pinto hoje moro em Maringá pra tenho 84 anos.
@carlossampaio9176
@carlossampaio9176 Жыл бұрын
Eu tive o prazer de usar o lindo ônibus pratiado da Cometa. Uma das minhas lembranças do início da minha vida profissional. Viajava doze horas saindo de Pindamonhangaba no Ônibus da Pássaro Marrom para São Paulo e daí usufruir do conforto do Ônibus da Cometa rumo a Cidade de Rifaina , que nessa época era a última Cidade do Estado de São Paulo a receber o famoso telefone público conhecido como Orelhão . Saudades
@adrianodemelo4047
@adrianodemelo4047 Жыл бұрын
Esqueceu de citar Itapemirim, são Geraldo,era muito bonita essa rodoviária,o trânsito era terrível, eu era criança e ficava admirando aqueles ônibus coloridos,um mais bonito que o outro
@acribeiro57
@acribeiro57 Жыл бұрын
Esta Rodoviária fez parte da minha vida, da infância até a idade adulta. Lembro com saudades de cada um de seus espaços. Parabéns e obrigado pelo vídeo que me fez retornar ao passado.
@rosalvosantos6742
@rosalvosantos6742 Жыл бұрын
Saudades..viagem muitas vezes de Barretos a São Paulo antiga viação São Manuel tempo bom não volta mais
@DavidCaligari
@DavidCaligari Жыл бұрын
Quanta saudades da Viação Cometa com seus Flechas e Estrelões
@sergiosardelari
@sergiosardelari Жыл бұрын
Estou ficando velho cheguei a embarcar lá quando criança lembro de uma lanchonete que tinha uma refressqueira que parecia um chafariz jorrava suco e no embarque também tinha um chafariz kkkkkkk
@amarildoleite9455
@amarildoleite9455 9 күн бұрын
Também me recordo deste detalhe da refresqueira. 😅😅
Lembro muito dessa rodoviária.....meu pai trabalhou nela até o fechamento em 1982,era gerente de uma das lanchonetes....eu ia com ele todo sábado,ficava rodando pela rodoviária...era moleque....nem aprontave,né...??!!kkkkkkkk.....saudade.....
@parolan72
@parolan72 10 ай бұрын
Meu pai trabalhou nessa rodoviária, ele era PM da base policial que tinha nessa rodoviária. Conhecia todos, fez muitas amizades
@edilsonlacerda429
@edilsonlacerda429 Жыл бұрын
vendo esse vídeo essa rodoviária lembro quando chequei em São Paulo eu desembarquei nessa rodoviária em julho de 1978 vindo do nordeste. fiquei admirado com a beleza da rodoviária toda colorida.
@tomazrosa4943
@tomazrosa4943 Жыл бұрын
Cheguei nessa rodoviária no dia 28 de fevereiro de 1979 vindo de curitiba .era uma rodoviária linda mas realmente era muito estreito o espaço reservado para os ónibus. Saudade de um tempo bom que não volta mais👏👏👏👏
@jurandirfagiani7427
@jurandirfagiani7427 Жыл бұрын
Maravilhosa reportagem. Eu conheci a Rodoviária Júlio Prestes, cheguei a viajar com meus pais embarcando aí. Muitas saudades deste lugar. Adorei relembrar esses momentos, através da narração e das fotos tão nítidas e belas deste lugar que guardarei na lembrança para sempre. Muito obrigado por isso!!
@olandapinho4994
@olandapinho4994 Жыл бұрын
Quantas recordações 😅
@marciamathiasdellatorre8492 Жыл бұрын
Saudades,muito linda essa Rodoviária,eu viajei para o Rio de Janeiro com a Viação Cometa, tempos dourados😭😭😭😭😭😭,assim como eu creio que muitos recordam com saudades dessa tão linda Rodoviária! Será que os entornos a sua volta ficaram felizes com seu término?tornaram -se,mais comerciáveis,mais lucros,e com menos perigos?ou será que também sentiram como muitos de nós SAUDADES!!!!!!!!!!???????????😔😔
@hvalins
@hvalins Жыл бұрын
Minha primeira viagem interestadual foi nesta rodoviária. Tinha 11 anos e fui com minha mãe, para Viçosa MG, pela Viação Salutaris.
@mestreinsolito
@mestreinsolito Жыл бұрын
parabéns pelo vídeo que me trouxe muitas lembranças. Utilizei muito essa Rodoviária com sua decoração "kitsch" de pastilhas e flores de plástico em profusão, além de cores não só nas TV's como por todo lugar. Eu geralmente usava os serviços da empresa Andorinha. Tenho vívidas memórias de alguns dias específicos, como o dia 19 de janeiro de 1982, pouco antes da Rodoviária da Luz encerrar suas atividades, quando ali pelo começo da tarde eu esperava um ônibus e todas as TV's passaram a noticiar a morte da Elis Regina, ocorrida naquele dia. Incrivelmente, todas as pessoas que estavam vendo as TV's passaram a chorar, foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Elis talvez não tivesse a dimensão do quanto o povo a amava. São Paulo é feita dessas coisas, pessoas e situações.
@TheEdiMarques
@TheEdiMarques Жыл бұрын
Embarquei uma única vez em janeiro de 1982, pela Cometa para São José do Rio Preto. Embora com 8 anos, ficou gravado na memória a descida por uma dessas escadas, o barulho dos ônibus e a muvuca das pessoas embaixo como mostra uma dessas fotos.
@claudiasouza821
@claudiasouza821 Жыл бұрын
Eu morei por 16 anos nesse prédio que aparece na foto. Quando chequei já era o shoping, saí em 2017 por causa da cracolândia. Era ótimo morar aí, tudo perto
@pedrocesarcesar526
@pedrocesarcesar526 Жыл бұрын
Boa noite a todos, que saudades dessa rodoviária. Conheci com a minha saudosa Mãe, em 1974 vindos de Itajaí S. C. Embarcamos na Nossa Senhora da Penha, fomos e voltamos pela Penha. Como no slogam, Vá e venha pela Penha . Foi inesquecível para um garoto do interior que aos 7 anos conheceu a Gigantesca São Paulo. E foi com a minha mãe que em 1983 conheci o novo terminal Tietê. Quantas histórias e saudades.
@giulianotsk4029
@giulianotsk4029 Жыл бұрын
Muito lindo o documentário, eu não conheci a Rodoviária, o nome Júlio Prestes que foi governador de São Paulo, Júlio Prestes foi eleito Presidente do Brasil, mas sofreu o golpe feito por Getúlio Vargas, Júlio nasceu na minha cidade itapetininga SP.
@eliasarrudalima9819
@eliasarrudalima9819 Жыл бұрын
Quantas alegrias tive nesta rodoviária Até hj não reconheço a rodoviária Tietê como a rodoviária de São Paulo
@franciscoassis3071
@franciscoassis3071 Жыл бұрын
Eu cheguei no dia 23 de maio de 82 , a chegada já era na rodoviária Tietê Não sabia que ela teria sido inaugurada no dia 09 de maio de 82 Cheguei , vindo do Estado do Piauí , na viação Itapemirim.
@mauroscripomic3721
@mauroscripomic3721 Жыл бұрын
Achava um terminal bonito, ambiente claro, limpo, iluminado
@luissilva209
@luissilva209 Жыл бұрын
Na realidade até o terminal Tietê foi construído em local inadequado , uma rodoviária para o Estado de São Paulo tem que ser construída na entrada da cidade , em um terreno as margens de uma rodovia como a Bandeirantes por exemplo , sem que os ônibus tenham que passar pela Marginal , salvo aqueles que têm que seguir no sentido do RJ. A ligação com o centro da cidade deveria ser sobre trilhos , para agilizar o tráfego humano .
@susanafrank3486
@susanafrank3486 Жыл бұрын
Mas tem metrô que passa na rodoviária para o Centro e vários bairros.
@luissilva209
@luissilva209 Жыл бұрын
@@susanafrank3486 correto, me refiro à hipótese por mim aventada de construir uma rodoviária fora dos limites da cidade, as margens de uma rodovia.
@fernandobibianolourenco4797
@fernandobibianolourenco4797 Жыл бұрын
Saudades eu viajava pela EAO Mogi das Cruzes antiga Mogizao a cor era azul e laranja o itinerário era Mogi com parada em Arujá adentrava à Dutra e até a rodoviária Júlio Prestes 😀😀😀😀
@edsonclementino4798
@edsonclementino4798 Жыл бұрын
Linda rodoviária
@brazilianman1715
@brazilianman1715 Жыл бұрын
Minha família morou em SP de 80 a 84. Era muito pequeno, mas como sua arquitetura era muito peculiar ainda me lembro dela! Lembro também que sempre que chegávamos nela eu pedia uma soda! Íamos para o Rio pela Cometa e pela Expresso Brasileiro.
@hugoramospalogan3166
@hugoramospalogan3166 Жыл бұрын
Será q nos dias de hoje seria viável construir uma rodoviária ou terminal de ônibus com essa beleza toda? Seria incrível
@emersondefaria5911 Жыл бұрын
Viável até seria, mas a escola arquitetônica prevalente é a brutalista, com o desenho o mais despojado possível, falta hoje em dia senso estético.
@netowork3d
@netowork3d Жыл бұрын
Fácil fazer... é uma estrutura metaliza com painéis de acrílico moldada! Hoje ninguem esta preocupado com design de nada...
@emilioribeiro2652 Жыл бұрын
@@netowork3d Na minha percepção, as estruturas atuais perderam totalmente a "poesia" bucólica que existia dantes, num período difícil e fascinante que coexistiam ao mesmo tempo no passado
@andreluis-gy2lf
@andreluis-gy2lf Жыл бұрын
Se naquele tempo o trânsito ao redor já era ruin. Imagine hj com os articulados naquelas ruas apertadas
@emersondefaria5911 Жыл бұрын
@@andreluis-gy2lf Pois é, eu gostaria de saber quem teve a brilhante ideia de colocar articulados para circularem naquelas rua estreitas e em torno da Sé.
@wellingtonjr2537
@wellingtonjr2537 Жыл бұрын
Que espetáculo de vídeo. Sinto vontade de viajar de volta ao tempo apenas para contemplá-la. Obviamente teve seus defeitos, mas, em se tratando de beleza, à época, deve ter sido um espetáculo....
@emilioribeiro2652 Жыл бұрын
Há, se pudéssemos ter esse privilégio!
@elielzobarbosa2189
@elielzobarbosa2189 Жыл бұрын
Desembarquei nela em 15/9/74. Quantas saudades!!
@joaquimantonio7549
@joaquimantonio7549 Жыл бұрын
Quanta história maravilhosa relatada aqui, que saudade desse lugar pois ficou marcado dentro de mim, lembranças de um tempo e pessoas queridas que não existe mais. em 71 eu desembarquei nesse lugar vindo da Bahia, com 16 anos, quero dizer a vocês que esse lugar era o ponto de encontro de todos da região da Bahia, era onde encontrava parentes e amigos, e tinha notícias da Bahia. que saudade da quelas pessoas a maioria delas já morreram. tem dias que dá uma volta de ir lá ver como está, pelo jeito não existe mais nada. só resta essa saudade que não passa! Que Deus abençoa cada um de vcs que falou da sua história
@SEPMeow
@SEPMeow Жыл бұрын
O local está irreconhecível, prédios genéricos tomaram o lugar da rodoviária.
@RobertoCarlosCamargo
@RobertoCarlosCamargo Жыл бұрын
Olá Henrique, sensacional a história da antiga Rodoviária, eu conheci ela embarcando e desembarcando de viagens e as vezes ia só pra ver a chegada e saída dos ônibus. Tem um detalhe que talvez muitos não lembrem, essa rodoviária começou ficar obsoleta por conta não só dos problemas, mas também o fato de os ônibus no início dos anos 80 começaram ficar mais altos e não cabiam nas plataformas,um exemplo disso foi o lançamento do Tribus da Itapemirim na linha São Paulo/Curitiba pois o embarque e desembarque dele ocorria na praça porque os Nelson /Tribus da Itapemirim não cabiam nas antigas plataformas e outra curiosidade o último ônibus sair dela foi um Expresso Brasileiro Marcopolo III com destino ao Rio de Janeiro. Forte abraço 👏🙏👏
@lindalvafernandes1691
@lindalvafernandes1691 Жыл бұрын
Era linda demais, chamava a atenção de quem vinha de fora, essa época eu era comissária de bordo da Viação Motta, admirava essa rodoviária, saudades desse tempo.
@davicorreiadasilva8732
@davicorreiadasilva8732 Жыл бұрын
Se fosse no dias de hoje, seria muito difícil, devido os novos modelos de ônibus, como os leitos e semileitos.
@joaoantoniodossantos1138
@joaoantoniodossantos1138 Жыл бұрын
Tive esse privilégio de participar dessa história.
@osvaldo1994
@osvaldo1994 Жыл бұрын
Era simplesmente linda esta rodoviária eu embarquei na viação cidade azul saudades dessa estação muito bonita
@sergioantoniodealvarenga642
@sergioantoniodealvarenga642 Жыл бұрын
Sonhos e paixões!!!
@margaridadognani4924
@margaridadognani4924 Жыл бұрын
Nesta Rodoviária vivi momentos muito marcantes na minha vida!!🤗 o bairro dos Campos Elísios foi onde vivi parte da minha infância e adolescência. Oh tempo boomm‼️
@renatodemelopirasaovicente-ope
@renatodemelopirasaovicente-ope Жыл бұрын
Lembro perfeitamente das vezes que passamos por aí, eu , minha irmã e meu pai a caminho de Araxá (MG). Chegávamos cedo vindos de Guarujá, para comprar as passagens e aguardávamos o horário da saída, geralmente por volta das 20:00hs. Empresa Real Expresso até Uberaba e depois ainda tínhamos que pegar outro ônibus. Meu Deus quanta saudade desse tempo !!! Minha mãe faleceu em 1976 e meu pai cuidou de nós sozinho, nas férias de janeiro nos levava para ficar com nossos avós maternos. Também me recordo das viagens de volta de MG para SP, pegávamos o Cometa em Ribeirão Preto ou Franca até SP e depois íamos para o Jabaquara, se não me engano, para pegar outro ônibus para a Baixada Santista. A empresa Cometa tinha uns ônibus muito grandes, que encantava a todos naquela época. Tempo bom que não volta mais... Obrigado pelo vídeo.
@lucasjardim994
@lucasjardim994 Жыл бұрын
Meu pai e meu tio vieram pela primeira vez pra SP da Bahia nos anos 70 junto com meus avós. Meu tio se lembra até hoje da Rodoviaria, ele diz que era uma bela "porta de entrada" pra cidade de tão colorida e linda que era. Uma pena que ela foi construída num local absolutamente errado, e ainda contribuiu para o aumento da criminalidade na região.
@ivofelixoliveira4903
@ivofelixoliveira4903 Жыл бұрын
Passei aí em 77
@gilsontadeu7256
@gilsontadeu7256 Жыл бұрын
Eu cheguei nela em 1968
@marcosbianchi1587
@marcosbianchi1587 Жыл бұрын
Ai que voce se engana, os bandidos malditos vieram depois! É igual voce dizer que aeroportos não pode ter perto de prédios os predios vieram depous que eles eram em locais descampados! Aqui pra ficar melhor tinham que ir embora de são paulo umas 3 milhões de pessoas!
@lucascelmachado
@lucascelmachado Жыл бұрын
Viajei muito pela Viação Cometa, e frequentei muito não só a rodoviária como estação Júlio Prestes nos trens subúrbios, até Sorocaba, Alumínio, Mairinque, e a passeios Até Conchas. Ooooooo época maravilhosa....
@paulodiasdacosta7076
@paulodiasdacosta7076 Жыл бұрын
O nome correto dessa rodoviária era estação rodoviária de São Paulo Trabalhei la tenho ainda carteira profissional com o registro.
@s.r.r.a5033
@s.r.r.a5033 Жыл бұрын
Bom dia, mim lembro bem desta rodoviária, viajei algumas vezes ,daqui de são Paulo, para Araxá, DE Araxá pegava outro ônibus para chegar a CAMPOS ALTOS MG.SEMPRE VIAJAVA PELA EMPRESA CONTIJO NA ÉPOCA. SAUDADES ❤
@neilamartins8364
@neilamartins8364 Жыл бұрын
Muitas saudades deste local. Foi palco de muitas viagens que fiz de Presidente Prudente à São Paulo. Boas lembran"as
A história do Terminal Rodoviário do Tietê
FUI DA LUZ ATÉ PARANAPIACABA DE TREM
Via Trolebus
تجربة أغرب توصيلة شحن ضد القطع تماما
صدام العزي
When You Get Ran Over By A Car...
Jojo Sim
Como era viver em Maringá de antigamente