Рет қаралды 5,633
🤝 FAÇA PARTE DO +QI: bit.ly/3droi2F
📚📖 COMPRE LIVROs COM DESCONTO: amzn.to/2U6Xpus
📱 Instagram: / leoffuzita
💻 Blog +QI: canalmaisqi.bl...
~~~~~
📝 Descrição:
Fala pessoal aqui é o canal +QI, no vídeo de hoje trago um assunto bem curioso, você sabia que somos mais de 190 países no mundo, entretanto já pensou por que quase nenhum deles possui a cor roxa em suas bandeiras?
Se pararmos para analisar ao longo dos anos, a cor roxa quase nunca foi usada para representar um uma civilização, um império ou um reinado.
Mas você sabe o motivo disso? Qual será o problema com o roxo?
Se você ficou curioso continua comigo até o final deste vídeo para descobrir mais sobre está história bem curiosa! Mas antes lembre-se de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber notificação sempre que sair um vídeo novo aqui no +QI! E comente aqui embaixo se você conhece alguma bandeira com a cor roxa!
Nos dias de hoje o roxo é uma cor bastante comum, e conforme especialistas a cor representa o luxo e a riqueza, além de estar ligada ao mundo místico e a espiritualidade. O roxo transmite a sensação de introspecção, a libertação dos medos e de outras inquietações.
Sendo bastante utilizada em locais de meditação, para muitos a cor roxa representa a transformação.
Então será que existe uma explicação oculta sobre está cor? Por que motivo nenhuma quase nenhuma nação optou em colocar o roxo para representar sua bandeira?
Na realidade a resposta é mais simples do que pensamos, até o século 18 a cor roxa possuía um valor muito alto para ser produzida, o pigmento para tingir os tecidos chegava a custar mais do que seu próprio peso em ouro.
Desta forma ao longo dos anos a cor roxa tem sido relacionada ao poder, a riqueza, e a elite.
O corante inicialmente utilizado para produção da cor era vendido pelos Fenícios (1500 a.C. a 300 a.C), conhecidos na história pelo grande poder no comercio marítimo, esta civilização se localizava no Norte da antiga Canaã, ao longo das regiões litorâneas dos atuais Líbano, Síria e norte de Israel.
Uma curiosidade que poucos sabem é que a designação “Fenício” vem do grego antigo e significa púrpura, o que para nos é um tom de roxo, isso pode nos dar uma noção de o quão exclusivo, e de difícil acesso era este pigmento.
Os comerciantes de tecido extraiam o corante a partir de um pequeno caramujo que só é encontrado no Mediterrâneo.
Era necessário muito trabalho para sua extração, à medida que os relatos históricos estimam que era preciso cerca de 10.000 caramujos para a fabricação de apenas uma grama deste pigmento.
Dessa forma na antiguidade apenas pessoas ricas e com muito poder tinham a possibilidade de comprar e vestir peças desta cor.
Uma curiosidade é que a própria rainha Elizabeth I proibiu toda população da Inglaterra de usar peças com a cor roxa em seu reinado, o pigmento poderia ser utilizado apenas por membros da família real.
E o próprio imperador romano Aureliano conhecido por suas inúmeras vitórias e para muito considerado o restaurador da integridade do Império Romano, ficou eternizado por não permitir a sua esposa compra-se um xale tingido de roxo porque custava, aproximadamente, três vezes o seu peso em ouro.
Segundo historiadores o xale teria um valor aproximado de 56 mil dólares hoje.
Créditos:
🎚 Musica: Biblioteca de áudio KZbin.
📸 Imagens: br.freepik.com
~~~~~
Palavras-chave:
#roxo
#bandeirasroxas
#ahistóriadoroxo
A história do roxo | Por que não existe bandeiras roxa.
Bandeiras que tem ROXO: só DOIS países! Por que tão rara