Muito obrigado pelo convite, Omelete/The Enemy. Foi legal demais poder falar sobre essa época incrível, o resultado ficou excelente.
@carlosshiota88274 жыл бұрын
Que incrível sua participação! Muito obrigado por ajudar a manter essa memória viva... conheci seu canal muito recentemente e me delicio com as histórias nostálgicas de como as coisas eram na nossa época!
@PoldroBoni4 жыл бұрын
Vamos compartilhar pessoal, esse vídeo precisa ter bastante views pra incentivar a ter mais conteúdo desse tipo.
@samueloliveira37814 жыл бұрын
Já curti e compartilhei esse vídeo ficou incrível.
@hbmofati4 жыл бұрын
Avaliem no filmow, galera: filmow.com/destravado-a-historia-do-super-nintendo-no-brasil-t290584/
@ricardolourenco91564 жыл бұрын
Cara que produção incrível! O the enemy é foda e o nível de produção do omelete é foda. Que documentário incrível!
@kevin.victor4 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
@kevin.victor4 жыл бұрын
Documentário maior parte foi o foco dos jogos de futebol namoral kkk pra uma empresa grande como essa faltou muita informação nescessária ,erraram ate a data do lançamento do ps1 vei
@camus65254 жыл бұрын
Tantos assuntos paralelos que nem parece que estão contando a história do Super Nintendo !!!
@RafaelSouza-oo2uq4 жыл бұрын
Opa opa, eu tenho 29 anos, abaixo dos 30 anos, vivi e lembro disso tudo. Super Nintendo é o maior console que já existiu até os dias de hoje. Sou colecionador, tenho várias histórias com meus jogos, a mais importante é com meu Secret of Mana, e não troca nada dele para os consoles mais novos. Ótimo vídeo!
@rogeriopradotabatini96784 жыл бұрын
Muito boa reportagem , me lembrei do alejo, muitos gols com ele quando era moleque. Obrigado pela nostalgia !!! Deus abencoe
@carlosshiota88274 жыл бұрын
QUE SÉRIE INCRÍVEL! Me teletransportou de volta aos anos 90...
@Paranhos19814 жыл бұрын
Aguardando a estréia, espero que cada episódio tenho no mínimo 20 minutos :)
@christianhjelmstrom2244 жыл бұрын
Interessante essa história do "Street Fighter de rodoviária". Ela talvez seja o exemplo mais antigo de como Mods (ou seja: customização de um jogo feita de forma "extra-oficial") poderiam dar vida nova a um jogo e torná-lo muito mais interessante que aquele que desenvolvedor tinha projetado. Nunca joguei nenhuma versão hackeada do jogo, mas admiro os Modders que o tornaram mais divertido.
@albertoguedes73674 жыл бұрын
Aqui em Belém-Pa, onde resido, o "Street de rodoviária" era chamado de "Street maluco".
@RussGustavo4 жыл бұрын
11m07: "Afinal, era a primeira vez que a gente podia jogar com as equipes brasileiras". Vamos melhorar a pesquisa, galera. Já jogávamos com times brasileiros desde o Nintendinho, no jogo da Milmar. E o Mega Drive teve o Fifa 95, que tinha até o Bangu, e era oficial no mundo inteiro.
@LeonardoGaliza4 жыл бұрын
Pois é.
@searom964 жыл бұрын
sao muito amadores, deveriam ter um contra regra, alguem q faz os acertos antes de ir ao ar o video ... são muitos amadores . possivelmente nem jogam video game. entraram de gaiato no youtube pensando no lucro $$$ , mau sabe eles q ja foi a epoca q YT dava dinheiro kkk hj em dia é algo ultra raro acontecer, os youtubers q conseguiram, ja fixaram terreno, acabou , fechou a torneira ...
@anselmoufc4 жыл бұрын
Tb erraram em dizer que o primeiro console a usar CD foi o PS. Antes já havia o Mega CD oficial da Tec Toy.
@lcchiarello4 жыл бұрын
ele quis dizer primeira vez com um jogo minimamente decente.
@RussGustavo4 жыл бұрын
@@lcchiarello também está errado. O Fifa 95 é excelente.
@sylasuicker4 жыл бұрын
A verdade é que a Nintendo sempre cagou para o Brasil.
@eduardomilani774 жыл бұрын
Sempre, hoje isto é nitido com o desdém por sequer colocar os jogos em português...
@ezequieldias82124 жыл бұрын
Será pq brasileiro não compra jogos? Sai o video game e já desbloqueiam, uma economia q tb não é favorável. Negócio não é questão pessoal. Se você não lucra, não investe. A sony e microsoft não tem receita apenas com a venda de console e jogos, elas são verdadeiros impérios em que fabricam componentes eletronicos, eletro-eletronicos, tem canal de televisão e gravadora(sony), são grande produtoras de softwares(microsoft) então elas se dão ao luxo de poder ter uma divisão de consoles se quiserem e tiverem público como de fato tem. Mas pra quem vive de vender consoles, jogos e merchandising de suas propriedades intelectuais, é difícil sair investindo assim. Claro que a Nintendo podia melhorar sua relação com nós em alguns aspectos, mas de forma geral se não gerar renda não há investimento. Isso vale pra qualquer empresa na real.
@brenoandrade77754 жыл бұрын
Ezequiel Dias atualmente o Brasileiro compra jogo e é muito. O argumento de Sony e Microsoft tem receitas diversas não cola. Eles trabalham com divisões. Se a divisão não dá dinheiro eles fecham. Hoje em dia o mercado nacional se equipara tranquilamente com o de paises europeus. A Nintendo não vem pra cá por completa falta de interesse.
@ezequieldias82124 жыл бұрын
@@brenoandrade7775 Não creio que o Brasil se equipara com mercado Europeu, a menos que tu pegue como exemplo países pequenos ou que estão falidos, q é sempre ativo, inclusive se pegarmos a união européia a coisa piora pois o euro é muito mais forte do que o nosso real(inclusive esse é 1 ponto q o ministro Guedes quer implantarcom o mescosul pra fazer uma moeda forte na América do sul). Eu concordo que nosso poder aquisitivo aumentou nos últimos anos, mas não conheço mtas pessoas q compram jogos no lançamento todo mês. O Brasil também é como uma China da vida, pirateado sempre que possível. Qdo falo isso não estou dizendo q ñ há exceção, mas muita gente não compra, algumas nem podem.
@ezequieldias82124 жыл бұрын
@@brenoandrade7775 Outro ponto é esse q vc mesmo mencionou, que as empresas trabalham com divisões e se não dão lucro são fechadas, daí vem o questionamento: quantas divisões a Nintendo têm? Acredito que seja a de jogos e a de consoles outra de brinquedos. No teu raciocínio, se não der lucro fecha. Ou seja, ela não tem um monte d outras divisões, portanto tem que se preocupar com essas que tem. Com a Sega foi a mesma coisa, apesar dela distribuir jogos de outras companhias tb, ela só produzia consoles e jogos, a divisão de consoles ficou insustentável e foi fechada. Hoje ela se preocupa com os games. Ou seja se tua fonte de renda tá focada nisso vc só pode investir nisso.
@fecosta2694 жыл бұрын
Qualidade de vídeo e edição excelentes, mas contem alguns erros que devem ser corrigidos nós próximos capítulos, por exemplo, na parte que está falando sobre os hacks de street fighter de arcade , aparece no vídeo, imagens de um super Nintendo aberto, oq mistura um pouco as informações também com relação aos cartuchos piratas, que no geral não eram jogos modificados mais apenas cópias piratas.
@CarmackBR4 жыл бұрын
Teve também o FUTEBOL BRASILEIRO 98. Narrado por Cleber Machado.
@luctenorio4 жыл бұрын
Que saudade, joguei demais, alugava várias fitas, sempre assoprava quando demorava pra pegarkkkkkk o Super Nintendo era bom demais, muita saudade mesmo.
@joaciroliveirasantosjunior71844 жыл бұрын
Caramba The Enemy/Omelete que linda esta matéria. Muito legal de verdade mostrar a história dos games no Brasil. Eu com meus 38 anos fiquei bastante emocionado em saber que fiz parte desta história e que hoje somos relevantes para o mercado de games, por mais que a Nintendo pareça não acreditar tanto assim nisto. Parabéns por esta série e verei os próximos episódios com muito afinco.
@Retrobrosbr4 жыл бұрын
Belíssimo trabalho, vi um pouco dessa história em um documentário da Redbull chamado "Paralelos" que seguia a mesma linha, só que infelizmente era muitíssimo curto. Tava realmente esperando sair algo mais completo sobre essa Maravilhosa História. Com certeza esse conteúdo e conhecimento vai ajudar demais no meu canal, que fala sobre jogos Retro e relembra nossa infância nessa época tão complicada pra se jogar. OBRIGADO! Com certeza vou compartilhar!
@brunofelix32574 жыл бұрын
O super Nintendo custava em em média uns R$ 600 contos, isso na época era muita grana, ainda bem que sempre tinha o tiozão que atravessava a fronteira revendendo de forma mais acessível. Nessa época só tínhamos acesso aos jogos graças a pirataria. Quem nunca jogou futebol no super Nintendo na locadora do bairro a R$ 1,00 meia hora ?
@rafaelserra30824 жыл бұрын
verdade
@andersonmoura35493 жыл бұрын
Essa sua informação está errada, um Super Nintendo em 1995 custava em média 300/330 reais.
@alexfigueiredo41843 жыл бұрын
@@andersonmoura3549 O salário senão me engano era 70 reais.
@andersonmoura35493 жыл бұрын
Negativo, Super Nintendo custou no máximo uns 350 reais quando novo.
@miguellziabarrara2 жыл бұрын
600 conto pra mim é grana ainda kk
@LipeSemFoco4 жыл бұрын
mano, que edição absurda esse vídeo! Parabéns aí pro pessoal do The Enemy!
@ruan318754 жыл бұрын
Meu primeiro console. Apesar do meu favorito ser o ps2, tenho um carinho muito especial pelo super NES e por aquela época.
@uellitonlima44744 жыл бұрын
Parabéns aos idealizadores desse vídeo, trabalho perfeito, trabalho profissional, trabalho em equipe mais que maravilhoso... Parabéns.....
@AlbertHariken4 жыл бұрын
Documentário de qualidade! Amei! 💝
@saulolannes69114 жыл бұрын
Espetáculo o documentário! Parabéns a toda a equipe! Nostalgia estourou o tampo da cabeça!
@JulioSegato4 жыл бұрын
Caraca, que série linda e nostálgica, deu até um arrepio na espinha aqui. Vocês foram bem cuidadosos em considerar diversos aspectos culturais, mercadologicos, técnicos e até de Game Desing. Isso de correr atrás de pessoas envolvidas na questão foi muito legal. Trabalho jornalistico histórico sobre vídeo games de primeira! Parabéns a toda a equipe e pessoas envolvidas. Aguardando ansiosamente os próximos episódios.
@RodrigoECB324 жыл бұрын
Muito show esse video!! Essa serie de videos tem tudo para ser uma das melhores de 2020 já de cara.
@brunodias38044 жыл бұрын
Vídeo top! SNES é minha infância, jogo até hj e como não lembrar de Street Fighter 2 nessa história!
@pedaldiba4 жыл бұрын
Saudades. Tempo bom... de ficar esperando na porta a locadora de games abrir... dá até um nó na garganta.
@Panopticovirtual4 жыл бұрын
O ano era 1998, eu tinha 11 anos de idade e ainda me lembro bem da alegria de ter ganhado um Super Nintendo do meu pai. Meu irmão e eu ficávamos horas a fio jogando. A Nintendo e a Gradiente possuíam canais de comunicação com o público muito legais: havia um caixa postal para contato dos jogadores com a empresa, para a qual meu irmão e eu escrevemos uma carta pedindo dicas e truques para "Killer Instinct". Pois bem, uns 20 dias depois chegou pelo correio uma cartinha da Nintendo com todas as dicas e truques para executar os movimentos especiais dos personagens! Imaginem a alegria de dois moleques tendo sua cartinha respondida pela Nintendo! Nós quase não acreditamos! O legal é que posteriormente escrevemos outras cartas e o pessoal da Nintendo sempre respondeu, da forma mais solícita e cordial possível. Bons tempos esses, viu! Acabamos vendendo nosso Super Nintendo em ótimo estado de conservação, com 15 ou 16 jogos, para inteirar e comprar um Play Station. Se as coisas não fossem difíceis na época, eu gostaria de ter mantido o Super Nintendo também.
@pereiraedson14 жыл бұрын
Maravilha de matéria conteúdo nostálgico que lembra muito bem minha infância nos anos 90.
@thiagodacosta10555 ай бұрын
Que conteúdo incrível. Grande roteiro e linda edição. Parabéns e obrigado pelo trabalho.
@ademirpereirajunior72494 жыл бұрын
Parabéns pelo documentário!👍🏻 Excelente trabalho de reportagem! 👏🏻 Até o próximo episódio... 😉
@ademirpereirajunior72494 жыл бұрын
Top! Já quero ver o próximo episódio! 👍🏻🎮🕹📺
@RobsonXavier4 жыл бұрын
Essa era a melhor era dos Games! Sem Fanboy, sem haters. Eu sempre achei que foi a Sony que tinha procurado a Nintendo para testar o seu "protótipo" no Super Nintendo, e a Nintendo por ver que a Sony era uma futura concorrente de peso acabou desistindo e procurando a Philips. Excelente vídeo! Estão de parabéns!
@GUSTAVTT4 жыл бұрын
muito bem produzido pqp, faltou so mais detalhes, tem canal q acha q videos longos espantam as pessoas, a maioria da gente q joga videogame deixa o video rolando enquanto joga, ou seja enquanto a gente descansa, carrega pedra
@diegomotatavaresmota96364 жыл бұрын
Muito, muito, mas muito obrigado Pela excelente material disponibilizado em formato de documentário Fantástico Parabéns
@altairplay4 жыл бұрын
Não me canso de ouvir essa história.excelente vídeo!
@felipeleite964 жыл бұрын
Espetáculo o documentário, parabéns a toda a equipe! Nostalgia pura!
@fdospass4 жыл бұрын
super star soccer marcou uma era na minha rua. nós fazíamos campeonato todo ano. 5 conto cada um e na final tinha prêmio até pro artilheiro. dinheiro, confete pra cima e troféu pro vencedor. lembrando agora vejo como a gente era dedicado naquela época kkkk era videogame, mas com aquela interação social que agora migrou pra internet. Na final montava a tv no pátio, na frente da casa, o pessoal da rua já chegava pra torcer. (eu não lembro desse allejo, mas com certeza todo mundo lembra do gaúcho do Sport)
@space.ayreon4 жыл бұрын
Excelente material. Quando vi o teaser, torci o nariz e fiquei com os 2 pés atrás, pois tinha medo q chamassem esses youtubers teen, tipo Fiaspo, Gusang, pra falar de consoles antigos, sendo q esses caras não viveram essa época. Não tem problema eles curtirem esses consoles e games antigos hj em dia, mas eles não são referência no assunto, como o Cleber Marques, por exemplo. Esse sim tem bagagem de sobra e fiquei feliz de ver ele participando do projeto. Eu teria mais nomes pra citar, mas pode ser q alguns deles até apareçam em episódios futuros. Vou assistir todos, com certeza!
@casamenteriafotofilme4 жыл бұрын
TOP! ADORO HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES =D
@EBELRACING4 жыл бұрын
A qualidade do vídeo está ótima muito melhor que muitos programas da tv aberta. Parabéns!!!
@fernandodebacker76924 жыл бұрын
Que baita trabalho. Parabéns a todos envolvidos. Ficou top demais.
@etcasinhas4 жыл бұрын
Excelente tributo a esse amigo eletrônico da infância! Excelente visão , no fenômeno Street Fighter 2 , parabéns!
@DrMnike-4 жыл бұрын
Felicidades por hacer un contenido de tan alta calidad para conocer lo que pasaba en tierras brasileñas. Los mexicanos tuvimos mucha suerte de tener la frontera con EEUU muy cerca y el acceso fue demasiado fácil con precios mucho baratos que en Brasil. Parabéns pelo conteúdo tão legal e boa qualidade para conhecer o que acontecia dentro das fronteiras brasileiras!
@munhoes254 жыл бұрын
Excelente matéria! Tenho 35 anos , que nostalgia me bateu! Parabéns quem editou e produziu esse conteúdo.
@desativadofelipeflorencio52714 жыл бұрын
Vídeo realmente excelente, trabalho primoroso. Não imagino o pq do The Enemy não ter explodido ainda, como alguns outros canais de games.
@gregorybandoli62314 жыл бұрын
É difícil entender a Nintendo. Qualquer jogo indie localiza seus jogos para o Brasil, já a Nintendo...
@sullivanncm4 жыл бұрын
Falo isso pro Kingdom Hearts 3 que não tem uma legenda qualquer.
@eduardobenjamin014 жыл бұрын
@@sullivanncm cara, isso é inaceitável! A gente é muito deixado de lado mesmo.
@AndreCarvalhoComix4 жыл бұрын
Nintendo não liga pro Brasil
@rodrigopimentel93804 жыл бұрын
@@AndreCarvalhoComix Verdade. Vivo dizendo isso pras novas gerações de fãzinhos que ficam repetindo que que é questão tributária, e não é. Jogo e coleciono Nintendo desde a década de 90 e sempre foi assim.
@marconijunior75224 жыл бұрын
@@rodrigopimentel9380 A questão é saber porque.
@andrewsferreira73064 жыл бұрын
Muito boa matéria, gostei bastante pois ninguém foi até a Gradiente fazer uma entrevista dessas como o The Enemy fez. Também gostaria de saber (talvez num próximo vídeo) uma posição da Gradiente sobre os tempos finais de parceria com a Nintendo (era GameCube), seria bem interessante!!
@furiousbr4 жыл бұрын
Excelente! No aguardo dos próximos episódios, parabéns Bruno e toda equipe! Fato curioso: Na época que tive meu SNES, minha fita do Super Mario World era paralela e não salvava o progresso, por conta disso nunca terminei o jogo. Só em 2014, quando descobri o mundo dos speedruns, esse foi um dos principais motivos pra praticar o game e terminar sem depender de saves... :D
@felipesanse4 жыл бұрын
Que produção fantástica!! Muito bom!!!
@walterbrunobernardo4 жыл бұрын
Não sei se alguém já falou, mas a "bolha" é uma proteção contra luz UV, esse tipo de memória EPROM era o pendrive da época, para apagar um jogo ou um programa e colocar outro, vc derretia a bolha e iluminava com luz UV assim o jogo era apagado, nas memórias originais não era possível apagar
@iansouza53914 жыл бұрын
Que conteúdo lindo! Parabéns a todos.
@adrianorocha35283 жыл бұрын
Muito bom, eu não sabia disso... Kkk amo o super Nintendo, faz parte da minha história..
@rodrigopimentel93804 жыл бұрын
Sou fã da Nintendo e jogo em seus consoles desde 94 e acho que programas como este, com texto bem escrito e pessoas que realmente sabem o que estão dizendo, faz toda diferença no nosso mercado. Precisamos elucidar pra essa nova geração que fica repetindo que a Nintendo não está aqui por causa de impostos, que a relação histórica é muito diferente, e na minha opinião, há sim, antipatia da empresa, pois sempre teve apoio de empresas brasileiras e oportunidades muito boas de adentrar verdadeiramente o mercado mas nunca o quis. Daqui uns meses o Brasil vai mudar sua política de taxação em games e essa nova geração vai ver que a Nintendo vai continuar nos olhando de longe.
@judathomas47004 жыл бұрын
Só uma correção: O primeiro PlayStation foi lançado em 1994 e não 1995!
@ivonogueira72204 жыл бұрын
1995 nos EUA mas 1994 no Japão
@lordeilluminati4 жыл бұрын
Mais ou menos, o Dreamcast por exemplo foi lançado em 98 no Japão, mas o lançamento americano foi muito mais icônico com o 9/9/99, então ele é muito mais lembrado que o lançamento japonês, sem falar que a lineup inicial japonesa era mais fraca que a americana
@JorgeKum4 жыл бұрын
@Meu nome não é linguiça, é GIRAFALES! se bem que foi no final de 94, não é verdade? razoável 1995 mas entendo o seu cri cri
@kevin.victor4 жыл бұрын
@@lordeilluminati ele é muito mais lembrado por nos do ocidente amigo , os cara do oriente e diferente kkkk dreamcast teve uma base maior no Japão que em qlq outro pais do mundo
@defensordeatena4 жыл бұрын
O mercado brasileiro de games sempre foi uma ramificação do mercado norte-americano. Pegue como exemplo que o padrão de consoles e jogos vendidos aqui são cópias americanas, e não européias e japonesas. Dessa forma, o lançamento americano torna-se assim uma data padrão para lançamento em todo o território americano.
@pedromattos52714 жыл бұрын
Nossa! Muito bem feito, me proporcionou um excelente clima nostálgico. Parabéns! Espere que continue crescendo e que de a mesma emoção que senti a muitas pessoas desse nosso Brasil. Obrigado!
@dgaragebsb4 жыл бұрын
Sensacional .. sou da época .. joguei muito street fighty 1 e 2 nessa época.. o 1 era em fliperama..mas o 2 apareceu e dominou as locadoras aqui em Brasília.. época boa.. fazer amigos em fightys saudáveis kkkkk
@JeffersonArtes4 жыл бұрын
Muito legal ver como foi a evolução dos games no Brasil. Senti um pouco de falta da história mesmo do Super Nintendo, como surgiu a ideia do video game, o design, etc. Ficou mais uma pincelada na história dos games no Brasil. Mesmo assim adorei o vídeo, pq o Super Nintendo com certeza cumpriu um papel muito importante nessa história.
@alexgmrs4 жыл бұрын
Que canal sensacional, nao sei exatamente como parei aqui mas agradavel surpresa. Ja me inscrevi!
@theguitartrashshow3514 жыл бұрын
Gostei muito da reportagem, que venham muito mais episódios assim!
@dann0g4 жыл бұрын
Com esses docs excelentes, uma boa é vocês fazerem sobre os principais RPGs jogados no Brasil. Ragnarok, MU, WoW, Grand Chase, entre outros que estão nas lembranças brazucas desses primeiros jogos online.
@augustosantos71574 жыл бұрын
Parabéns a todos os envolvidos na produção dessa delícia. Produção de excelente qualidade e cheia de informações úteis. Gostei demais
@rafous1824 жыл бұрын
Parabéns ao roteirista e a equipe de edição e montagem! Incrível!!
@omanoguerraoficial354 жыл бұрын
Bom fim de tarde pessoal deus abençoe nossa semana haha vamo aproveita nosso resto de domingo com o melhor KZbin + game mistura perfeita hehe
@leonardomuniz57504 жыл бұрын
cara o vídeo ficou excelente de vdd parabéns pois n é fácil fazer conteúdo assim man, vídeo bem editado bem narrado vídeo ótimo man
@DracoL0C04 жыл бұрын
Muito bom, Brunão. Parabéns a toda equipe.
@Profile6664 жыл бұрын
Olha a produção desse vídeo. Segura o Like
@isaknascimentoferreira4 жыл бұрын
Documentário muito foda,paranbéns.
@MaiconBarbosaRamos4 жыл бұрын
Amo o SNES, a matéria ficou show! A pirataria aqui foi outro nível, o one piece não só é real como está no Brasil.
@KLeoBH4 жыл бұрын
Caramba gente, que documentário sensacional! Parabéns The Enemy e Omelete. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@BrunoMendesx24 жыл бұрын
Parabéns Brother! Muito show! Nintendo sendo Brasileira ou não estou com meu Switch e seus jogos que amo tanto!
@heruberuto5834 жыл бұрын
Que produção extraordinária! Parabéns a toda a equipe da The Enemy.
@claudiocl93174 жыл бұрын
Caraca mano, que vídeo foda, um dos melhores vistos por mim no KZbin. Já esperando sobre as próximas plataformas.
@confrontogamer53584 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, quase chorei, joguei muito o ISSD tanto original e modificado.
@CanutoJonathan4 жыл бұрын
Muito bom. Ansioso para os próximos episódios. Parabéns e obrigado por isso.
@rodrigoquinzel95054 жыл бұрын
Ficou Muito Show Esse Estilo De Vídeo... Parabéns A Todos Os Envolvidos.
@josefernandes95364 жыл бұрын
Excelente vídeo! Qual o tipo de pessoa que dá deslike num vídeo desse?
@claudio900114 жыл бұрын
Muito boa a matéria, parabéns, nostalgia pura
@diegogcoelho4 жыл бұрын
Adorei o vídeo! Ganhou o meu LIKE
@canaldola51274 жыл бұрын
Por mais conteúdo assim. Sem palavras.
@lauroantoni37637 ай бұрын
Tenho 34 anos fui dos anos 90 ... Lembro que meu pai me deu um super Nintendo quando eu tinha 7 anos caramba foi o dia mas feliz da minha vida 💝💕🕹️🎮
@dellobalderi85494 жыл бұрын
Ótimo vídeo, parabéns faz tempo que eu não via um vídeo tão bom assim no KZbin
@dommarcitoprofessor80694 жыл бұрын
Parabéns pelo excelente trabalho! me emocionei muito na parte do internacional super star soccer, tenho minha fita até hj.
@neroplace4 жыл бұрын
A plataforma onde eu comecei minha vida gamer!
@jocafla20104 жыл бұрын
"Campeonato brasileiro, 96!!!" Kkkk mano era muito bom
@AntonioFernandesAM4 жыл бұрын
eu tive, saudade, comprei no mappim à vista e ainda levei dois controles de arcade. Tinha acabado de receber a indenização do mappin onde trabalhei como atendente kkkk
@charlesemersonmachado84203 жыл бұрын
Obrigado! Voltei ao tempo de adolescente em que jogava predador, super pitfall, double dragon 3, werewolf, gauntlet (melhor de todos!), topgear e Ninja Gaiden (todos). Finais de semana em locadora aqui em Floripa.
@MegaDilton4 жыл бұрын
Que ótima informação! Parabéns pelo vídeo
@MarcosValverde_mcs4 жыл бұрын
Na verdade a CAPCOM sentiu-se pressionada após versões hackeadas de SFII, logicamente não licenciadas por ela, tomarem de assalto os fliperamas do mundo (daí o termo "Street Fighter de Rodoviária"). Ela então respondeu com uma versão altamente alterável e disruptiva do jogo: Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting. De resto, ótimo documentário! Espero que chamem especialistas em retrogames como o Eric Fraga nos próximos vídeos.
@Thelryss4 жыл бұрын
Poxa! Sensacional! 👏 Mas num documentário recente do History Channel sobre a história dos videogames, essa parceria da Nintendo e a Sony com o "Play Station" (separado mesmo) era um tanto diferente. Vale a pena conferir também esse documentário do History.
@leoandrade38474 жыл бұрын
Parabéns, o episódio 1 ficou excelente!! Agora fico no aguardo dos episódios das gerações PSOne, PS2 e XBox 360
@fsof174 жыл бұрын
Belo conteúdo The Enemy, parabéns!
@paulohenrique54634 жыл бұрын
Meu primeiro vídeo game. Nostalgia pura ao ver esse episódio.
@alleffraemann9714 жыл бұрын
Ficou muito show o programa. Parabéns!
@NerdolaFamily4 жыл бұрын
Super Nintendo: o melhor console da Nintendo até hj... pelo menos na Minha Opinião !!!
@alves557354 жыл бұрын
Não só da Nintendo, mas de toda a história. Talvez eu esteja sendo passional/saudosista, mas foi o super que levou os vídeo games para outro patamar e consagrou franquias existentes até hj.
@GUSTAVTT4 жыл бұрын
cara... controverso. pq, pra mim, tambem e o melhor de todos os tempos, mas cara... nintendo 64, game cube, game boy color, game boy advance, WII cara... pareo duro
@atroise4 жыл бұрын
Foi em 93, que SNES chegou oficialmete no Brasil. No final de 1990 com 12 anos fui numa locadora, e um dos donos tinha acabado de voltar do japao com um Super Famicom que tinha acabado de ser lancado, disse que pegou fila pra comprar, nao tinha nem nas revistas, fiquei maluco quando vi um Nintendo com som e graficos brilhantes
@PATRICKFUKUDA4 жыл бұрын
Excelente iniciativa, muito bom... Só um adendo, tem que entrevistar gente mais da minha idade que vivenciou essa cena aqui no BR, faltam alguns perrengues técnicos que a gente manjava na época!!!
@ramonlpc4 жыл бұрын
caralho, que saudades tenho do meus snes, video muito bom, parabéns equipe!
@JeanMMary4 жыл бұрын
Mt boa essa matéria. Parabéns pelo conteúdo!
@retrono_814 жыл бұрын
Ahhhh Super Nintendo. Definição de video game!! Eu acho que os videos game em geral no Br, foi muito além de jogos piratas, o próprio Street de rodoviária, era algo mais exclusivo do arcade. Mas de fato, ajudou demais a ser o mercado como o vemos hoje.
@leandroamerico62824 жыл бұрын
Top demais, parabéns pelo documentário, ficou fantástico.